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Revista CEFAC, Volume: 19, Número: 1, Publicado: 2017
  • EDITORIAL Editorial

    Silva, Hilton Justino da; Berretin-Felix, Giédre
  • DIA MUNDIAL DA MOTRICIDADE OROFACIAL “Língua presa, funções orofaciais prejudicadas” Editorial

    Susanibar, Franklin; Santos, Ricardo; Marchesan, Irene
  • Desempenho de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão leitora Artigos Originais

    Uvo, Mariana Ferraz Conti; Germano, Giseli Donadon; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar e comparar o desempenho de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão leitora, com escolares de bom desempenho acadêmico. Métodos: participaram deste estudo 30 escolares do Ensino Fundamental I, de ambos os gêneros, na faixa etária de 8 anos a 12 anos e 11 meses de idade, divididos em dois grupos: Grupo I, composto por 15 escolares com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Grupo II, composto por 15 escolares com bom desempenho acadêmico. Os escolares foram pareados em relação à idade, à escolaridade e ao gênero e foram submetidos à aplicação das provas de habilidades metalinguísticas, de leitura e de compreensão de leitura. Resultados: foi possível verificar desempenho inferior do GI em habilidades de identificação de fonema inicial e final, subtração e adição de sílabas e de fonemas, bem como de segmentação de fonemas. O desempenho do GI também foi inferior ao do GII em provas de leitura e de repetição de não palavras. Não houve diferença estatisticamente significante entre o desempenho dos grupos em compreensão leitora. Conclusão: os escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em comparação com grupo controle apresentaram desempenho inferior na decodificação leitora e nas tarefas metalinguísticas consideradas mais complexas, as quais exigem retenção, análise e recuperação de informação. Na compreensão de leitura ambos os grupos apresentaram classificação de desempenho inferior com resultados semelhantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to characterize and compare the performance of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder in metalinguistic skills, reading and reading comprehension in students with good academic performance. Methods: 30 participants from primary schools, of both genders, aged from 8 to 12 years and 11 months, divided into two groups: Group I consisted of 15 students diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Group II composed of 15 students with good academic performance. The students were matched byage, grade level and gender. The students were submitted to Metalinguistic Skills Tests, Reading Protocol and Reading Comprehension Tests. Results: differences were found between Group I and Group II for skills regarding initial and final phonemic identification, syllable and phonemes subtraction and addition, as well as phonemic segmentation. The performance of Group I was also inferior than that of Group II, in Reading protocol and repetition of non-words. There was no statistically significant difference between the groups in reading comprehension performance. Conclusion: students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder presented inferior performance in relation to reading protocol and in more complex metalinguistic skills, which required retention, analysis and information retrieval, when compared to the control group. In regard to reading comprehension, both groups presented lower performance, with similar results.
  • Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com fissura labiopalatina em fase de aquisição da leitura e escrita Artigos Originais

    Prudenciatti, Shaday; Hage, Simone Rocha de Vasconcellos; Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar as competências cognitivo-linguísticas necessárias ao aprendizado da leitura e da escrita de crianças com fissura labiopalatina. Métodos: participaram 120 crianças, de 05 e 06 anos, cursando o Jardim II e o 1º ano do ensino fundamental, compondo dois grupos: G1, formado por 60 crianças com fissura labiopalatina, e G2, com 60 crianças sem alterações no desenvolvimento. Empregaram-se as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, o Perfil de Habilidades Fonológicas e o Boston Naming Test. Resultados: comparando os desempenhos dos grupos, verificou-se diferença estatística nas funções intelectuais, indicando prejuízos nas habilidades cognitivas do G1 (p=0,019). As competências cognitivo-linguísticas foram classificadas “Sob Atenção” para ambos os grupos, sendo mais representativa a defasagem no G1, com 66,7%. Conclusão: as competências linguísticas necessárias para a aquisição da leitura e escrita mostraram-se deficitárias na população fissurada, com níveis de desempenho cognitivo inferior ao esperado para a idade e escolaridade, em grande parte das modalidades avaliadas. Fatores ambientais limitantes e o baixo nível sociocultural da amostra foram sugestivos de interferência adicional à aquisição das pré-competências cognitivo-linguísticas, necessárias ao desempenho satisfatório de tarefas acadêmicas como a leitura e escrita.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify the cognitive-linguistic skills necessary for children with cleft lip and palate, in order to learn how to read and write. Methods: 120 children, with 5 and 6 years old, attending Kindergarten II and 1st grade of primary school, were divided into two groups: G1, consisting of 60 children with cleft lip and palate, and G2, with 60 children without developmental alterations. The Raven Colored Progressive Matrices, the Phonological Skills Profile and the Boston Naming Test were employed. Results: comparing the performances of the groups, there was statistical difference in intellectual functions, indicating loss in cognitive abilities of G1 (p = 0.019). The cognitive-linguistic skills were classified as "Under Attention" for both groups, and discrepancy in G1 was more representative, with 66.7%. Conclusion: the language skills necessary for reading and writing acquisition proved to be deficient in the cleft lip and palate population, presenting levels of cognitive performance lower than expected for the age and education in most of the modalities evaluated. Limiting environmental factors and low socio-cultural status of the sample were suggestive of additional interference to the acquisition of cognitive-linguistic pre-skills necessary for satisfactory performance of the academic tasks, such as reading and writing.
  • Resolução temporal e potenciais corticais em diferentes níveis de proficiência da língua inglesa Artigos Originais

    Oppitz, Sheila Jacques; Bruno, Rubia Soares; Didoné, Dayane Domeneghini; Garcia, Michele Vargas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: investigar e comparar as habilidades auditivas entre normo-ouvintes bilíngues estudantes de diferentes níveis de proficiência do inglês por meio de teste comportamental e eletrofisiológico. Métodos: este estudo tem caráter descritivo, quantitativo e transversal. A amostra foi composta por 39 sujeitos (alunos de escolas de idiomas: 13 no nível avançado (GA); 13 no nível intermediário (GI); 13 no nível básico (GB)), com idade entre 18 a 35 anos, limiares auditivos tonais dentro dos limites da normalidade e sem queixas de habilidades de processamento auditivo. Foram submetidos aos testes comportamentais: teste de detecção de gap (RGDT); e ao teste eletrofisiológico potencial evocado auditivo de longa latência (PEALL), com estímulos verbais (sílabas /ba/ - frequente - e /di/ - raro) Resultados: verificou-se diferença estatisticamente significante entre as orelhas para: o GB, para a amplitude de N1 e P2, com maiores valores para a orelha esquerda; o GI, para a amplitude de P1, N1 e P2, com maiores valores para a orelha esquerda, o GA, para a latência do componente N1, com maiores valores para a orelha esquerda, e, para as amplitudes dos componentes P2, N2 e P3, com maiores valores para a orelha esquerda. Entre os grupos, o teste RGDT mostrou menores valores para GA e para latência do componente N1, com maiores valores para o GB. Conclusões: pode-se concluir que o nível de proficiência avançado da língua inglesa estimula a velocidade de conexões neurais desencadeando a ocorrência mais rápida do potencial N1, assim a habilidade de resolução temporal é significantemente melhor à medida que o tempo de estudo aumenta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate and compare hearing abilities in normal hearing bilingual students, at different levels of English proficiency (basic, intermediate and advanced), using behavioral testing and electrophysiological testing. Methods: this study is descriptive, quantitative and transversal. The sample consisted of 60 subjects (language schools students at different English proficiency levels: 20 at advanced level (AG); 20 at intermediate level (IG); 20 at basic level (BG)) with normal hearing and no complaints about auditory processing abilities, aged 18-35 years. They were subjected to behavioral test: Random Gap Detection Test (RGDT) that assesses ability of temporal resolution; and electrophysiological test Long Latency Auditory Evoked Potential (LLAEP) with verbal stimuli (syllables /ba/ - frequent stimulus and /di/ - rare stimulus) evaluating memory, attention and auditory discrimination. Results: it was noticed a statistically significant difference between ears for: BG, to amplitude of N1 and P2, with higher values for left ear; IG to amplitude of P1, N1 and P2, with higher values for left ear; AG to latency of N1, with higher values for left ear, and amplitudes of components P2, N2 and P3, with higher values for left ear. Between groups, RGDT showed lower values of AG, and latency of N1 component, with higher values for BG. Conclusion: there were significant differences in temporal resolution ability, better for students in advanced level of English and also to the latency of evoked cortical N1 with higher values for students at a basic level.
  • La representación social del êthos profesional en fonoaudiólogos de las regiones de Valparaíso y metropolitana Chile Artigos Originais

    Sandoval Ramírez, Marcelo; Bratz, Josephine

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: describir la representación social del êthos de la fonoaudiología. Métodos: investigación de tipo cualitativo, por medio de análisis de contenido a entrevistas focalizadas, realizadas a fonoaudiólogas/os de las regiones de Valparaíso y Metropolitana de Chile. Resultados: del análisis de las entrevistas se levantaron 7 categorías de análisis denominadas: experiencias, habilidades, actuaciones profesionales, creencias, valores, fundamentación ética e identidad profesional que permiten visualizar la existencia de un desafío en la disciplina fonoaudiológica en profundizar sus bases reflexivas. Conclusiones: para que la fonoaudiología se integre a la discusión bioética y asuma su propio discurso ético se hace necesario continuar estudiando las bases reflexivas de la disciplina y enriquecer así su êthos profesional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the social representation of Speech Therapists’ ethos. Methods: qualitative research based on content analysis. The method consisted in focalized interviews to speech therapists from Valparaíso and the Metropolitan regions of Chile. Results: the data collected from the interviews was divided into seven categories called: experiences, skills, professional actions, beliefs, values, ethical foundation and professional identity. This information let us see the need the Speech Therapy discipline has to deepen its reflective practice. Conclusion: for Speech Therapy to become part of the bioethical discussion and have its own ethic discourse it is necessary to continue developing the reflective practice in order to strengthen the professional ethos.
  • Uso da radiografia transcraniana para detectar alterações morfológicas no côndilo mandibular Artigos Originais

    Pietra, Laís Cristina Fonseca; Santiago, Mônica de Oliveira; Valerio, Claudia Scigliano; Taitson, Paulo Franco; Manzi, Flávio Ricardo; Seraidarian, Paulo Isaias

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o objetivo deste estudo foi avaliar a acurácia das radiografias transcranianas (TRANS) convencionais na identificação das alterações morfológicas nos côndilos mandibulares. Métodos: a amostra consistiu em 36 côndilos mandibulares, obtidos a partir de 18 crânios secos humanos, aleatoriamente selecionados, sem identificação de idade, gênero ou etnia. Três especialistas em radiologia oral examinaram as TRANS para identificar possíveis alterações nos côndilos. Um quarto examinador realizou o exame macroscópico, que foi considerado o padrão ouro do estudo. As imagens das TRANS e os exames macroscópico foram classificados como (1) côndilos com alteração ou (0) côndilos sem alteração. A análise estatística foi realizada através do teste X 2 e da curva ROC (receiver operator characteristic). O teste Kappa intra e interexaminadores foi realizado para os examinadores 1 a 3. Resultados: o teste X2 mostrou uma associação estatisticamente significativa entre as alterações no côndilo vistas nas imagens TRANS e a presença de alterações macroscópicas (p ( 0,05). A área sob a curva ROC foi de 0,83, com 96% de sensibilidade e 70% de especificidade. O valor Kappa para a concordância intraobservador foi de 0,78, enquanto que a concordância interexaminador foi de 0,71. Conclusão: o uso de radiografias transcranianas apresentou-se como método eficaz para a detecção de alterações morfológicas no côndilo mandibular.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to evaluate the accuracy of conventional transcranial radiographs (TRANS) to identify morphological changes in mandibular condyles. Methods: the sample consisted of 36 mandibular condyles, obtained from 18, randomly selected, dried human skulls, without the identification of age, gender, or ethnicity. Three experts in dental radiology examined the TRANS to identify possible changes in the condyles. The fourth examiner performed the macroscopic examination, which was considered the gold standard of the study. The condyles in both TRANS images and macroscopic examinations were classified as mandibular condyles with change (1) or no change (0). Statistical analyses were performed using the X 2 and the receiver operating characteristic (ROC) curve. Kappa intra- and interobserver tests were performed for examiners 1 to 3. Results: the X2 test showed a statistically significant association between changes in the condyle in the TRANS images and the presence of macroscopic changes in the condyle (p ( 0.05). The area under the curve was 0.83, with 96% sensitivity and 70% specificity. The weighted kappa value for intraobserver agreement was 0.78, while the interobserver agreement was 0.71. Conclusion: the use of TRANS proved to be an effective method to detect morphological changes in the mandibular condyle.
  • Medidas antropométricas orofaciais de crianças segundo o tipo facial Artigos Originais

    Berwig, Luana Cristina; Figueiredo, Fernanda Sartori Pedrotti; Bolzan, Geovana de Paula; Milanesi, Jovana de Moura; Marquezan, Mariana; Busanello-Stella, Angela Ruviaro; Silva, Ana Maria Toniolo da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar as medidas antropométricas orofaciais segundo o tipo facial de crianças do sexo masculino e feminino. Métodos: participaram do estudo 126 crianças, 64 do sexo feminino e 62 do sexo masculino, com idade entre sete anos e 11 anos. As medidas antropométricas orofaciais foram comparadas entre os tipos faciais obtidos por meio da análise cefalométrica. Inicialmente foi realizada análise descritiva dos tipos faciais de acordo com os sexos. Por meio da Análise de Variância, foi realizada a comparação das medidas antropométricas no sexo masculino e feminino isoladamente e, posteriormente, foi realizada a análise independe do sexo. Os dados foram analisados considerando nível de significância de 5%. Resultados: encontrou-se um número maior de braquifaciais, seguidos de mesofaciais e dolicofaciais na totalidade da amostra. Na comparação das medidas antropométricas entre os três tipos faciais, evidenciou-se no sexo masculino diferença significante na medida de terço facial inferior e no sexo feminino, nas medidas da altura facial, terço inferior e lábio inferior. Quando comparadas as medidas antropométricas de forma independente do sexo, evidenciou-se diferença significante no terço inferior, lados direito e esquerdo da face, lábios superior e inferior. Conclusão: como esperado, nas análises de todos os resultados, considerando ou não os sexos, as medidas antropométricas orofaciais foram menores nos braquifaciais, com maior evidência encontrada nas medidas relacionadas ao plano vertical inferior.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: assess anthropometric orofacial measurements of boys and girls according to facial type. Methods: participants were 126 children, 64 girls and 62 boys, aged between seven and 11 years. Anthropometric orofacial measurements were compared between the facial types obtained by cephalometric analysis. Initially, a descriptive analysis of facial types was conducted based on sex. Anthropometric measurements in boys and girls were compared separately by analysis of variance, followed by sex-independent analysis. Data were analyzed considering a significance level of 5%. Results: a larger number of brachyfacial individuals were found in the sample, followed by mesofacial and dolichofacial subjects. Comparison of facial measurements for the three types showed a significant difference in the lower third of the face among boys, and in face height, lower third and lower lip among girls. When anthropometric measurements were compared independently of sex, a significant difference was observed in the lower third, right and left sides of the face, as well as the upper and lower lips. Conclusion: as expected, analyses of all the results, considering sex or not, found lower anthropometric orofacial measurements in brachyfacial individuals, which was most evident in measurements related to the lower vertical plane.
  • Amplitude e velocidade dos movimentos mastigatórios em pacientes com doença de Parkinson Artigos Originais

    Albuquerque, Lucas Carvalho Aragão; Silva, Hilton Justino da; Pernambuco, Leandro Araújo; Lima, Sandro Junior Henrique de; Cunha, Daniele Andrade da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar a amplitude e a velocidade dos ciclos mastigatórios avaliados por eletrognatografia em um grupo de indivíduos idosos e confrontar esses dados com outros dois grupos de sujeitos com doença de Parkinson (DP) diferenciados pela característica motora predominante. Métodos: os 42 participantes foram divididos em três grupos: A com 15 voluntários e média de idade de 62 anos, sendo 8 do sexo feminino; B com 14 voluntários Parkinsonianos com rigidez predominante e média etária de 58 anos, dos quais 7 eram mulheres; e o grupo C com 13 voluntários, com DP e tremor predominante, com média de idade de 64 anos, sendo 4 mulheres. Empregou-se o teste ANOVA para diferença de médias, com contraste post-hoc de Dunnett ou teste t de Student, todos em nível de significância de 0,05. Resultados: houve maiores diferenças entre as medias dos grupos A e B no numero total de ciclos mastigatórios (A= 23,13 ± 1,41 B=18,21 ± 1,70) [p=0,034] e nas amplitudes máxima de abertura de boca (A= 34,66 ± 2,04 B=26,72 ± 2,49) [p=0,018], lateralização para direita (A=7,02 ± 0,59 B=5,80 ± 0,97) [p=0,036] e para esquerda (A=6,44 ± 0,64 B=3,35 ± 0,80) [p=0,039]. Conclusão: tendo o grupo de idosos superado as medias, na movimentação mandibular durante a mastigação, do grupo de parkinsonianos com rigidez significativamente. Podemos concluir que, é provável que fatores como a rigidez parkinsoniana possam comprometer a mastigação de indivíduos com a doença de Parkinson.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to characterize the amplitude and speed of masticatory cycles evaluated by electrognathography in one group of elder individuals and to compare these data with those of two other groups of Parkinson's disease subjects. Methods: 42 volunteers participants in this study were divided into three groups: A with 15 volunteers, average age of 62 years, 8females, B with 14 volunteers characterized by a Parkinson’s hypokinesia, average age of 58 years, of which 7 are female, and C with 13 volunteers characterized by a Parkinson’s tremor, with average age of 64 years, being 4 female. It was used the ANOVA test for difference of means with post-hoc Dunnett's contrast or Student's t-test, all at 0.05 significance level. Results: there were greater differences between the means of groups A and B in the total number of masticatory cycles (A = 23.13 ± 1.41 B = 18.21 ± 1.70) [p = 0.034] and in the maximum mouth opening amplitudes (A = 34.66 ± 2.04 B = 26.72 ± 2.49) [p = 0.018], lateralization to the right (A = 7.02 ± 0.59 B = 5.80 ± 0.97) P = 0.036] and left (A = 6.44 ± 0.64 B = 3.35 ± 0.80) [p = 0.039]. Conclusion: the elderly group exceeded the means, in the mandibular movement during chewing, of the rigid group of parkinsonians. We may conclude that factors such as parkinsonian stiffness are likely to compromise the chewing of individuals with Parkinson's disease.
  • A influência de dentaduras implanto-suportadas sobre o estado nutricional de indivíduos idosos Artigos Originais

    Berretin-Felix, Giédre; Silva, Tatiane Aparecida da; Machado, Wellington Monteiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar o estado nutricional de indivíduos idosos submetidos a procedimentos de reabilitação oral cirúrgico-protético. Métodos: foram avaliados 15 pacientes completamente edêntulos com idade igual ou superior a 60 anos (10 mulheres e 5 homens). Todos os indivíduos usaram prótese removível em ambos os arcos e tiveram suas próteses mandibulares substituídas por próteses com implante, foram submetidas à avaliação nutricional, compreendendo aspectos antropométricos, análise bioquímica do sangue e avaliação dietética antes da cirurgia e três e seis meses após a cirurgia. Resultados: a análise estatística da avaliação antropométrica não revelou diferença significativa entre os períodos de estudo, para todos os parâmetros investigados. A avaliação bioquímica revelou um aumento significativo da albumina três meses após o tratamento odontológico, voltando a níveis inferiores após seis meses. A avaliação dietética evidenciou que a ingestão calórica, macronutrientes proteínas e carboidratos não foram alterados após o tratamento odontológico. Por outro lado, a ingestão de lipídios foi menor seis meses após o tratamento odontológico em comparação com os resultados anteriores. Conclusão: portanto, a colocação de próteses dentárias completas implantadas nos idosos investigados neste estudo não modificou a condição nutricional no curto prazo, sugere que os sujeitos mantiveram as características alimentares anteriores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: the aim of this study was to evaluate the nutritional status of elderly individuals submitted to surgical-prosthetic oral rehabilitation procedures. Methods: fifteen patients completely edentulous aged 60 years or more were assessed (10 women and 5 men). All individuals wore removable dentures in both arches and had their mandibular dentures replaced by implant-supported prostheses, were submitted to nutritional evaluation comprising anthropometric aspects, biochemical blood analysis and dietary evaluation before surgery and at three and six months after surgery. Results: statistical analysis of the anthropometric evaluation did not reveal significant difference between the study periods, for all parameters investigated. The biochemical evaluation revealed a significant increase in albumin three months after dental treatment, returning to lower levels after six months. The dietary evaluation evidenced that the caloric intake, macronutrients proteins and carbohydrates was not altered after dental treatment. Conversely, the ingestion o lipids were lower six months after dental treatment compared to the previous results. Conclusion: therefore, the placement of implant-supported complete dentures in the elderly individuals investigated in this study did not modify the nutritional condition in the short term, suggests that the subjects maintained the previous dietary characteristics.
  • Caracterização da força da língua por meio de medidas objetivas Artigos Originais

    Motta, Andréa Rodrigues; Las Casas, Estevam Barbosa de; César, Cibele Comini; Bommarito, Silvana; Chiari, Brasília Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a força axial da língua e parâmetros relacionados por meio do FORLING. Método: foram analisados os dados de 92 participantes, entre homens e mulheres, com média de 23,3±7,7 anos. Resultados: no parâmetro força média da língua, identificaram-se valores médios de 13,0 N, já para a força máxima observou-se valor médio de 18,3 N. A força média e a máxima da língua apresentaram correlação positiva e associação altamente significante (p<0,001). A energia acumulada pela língua indicou valores de 131,1 N/s. O tempo médio gasto para que se alcance a força máxima da língua foi de 3,8 segundos, indicando um efeito do treinamento ao se comparar a 1ª à 3ª medida, com redução dos valores (p<0,001). Conclusão: o instrumento demonstrou ser capaz de mensurar parâmetros importantes para o fonoaudiólogo, indicando ser uma promissora ferramenta complementar à avaliação clínica fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze axial tongue strength and related parameters by using the Forling. Methods: data regarding 92 participants, including men and women with a mean age of 23.3 ± 7.7 years, were analyzed. Results: the mean value of the mean tongue strength was 13.0 N, and the maximum strength value was 18.3 N. The mean and maximum tongue strengths showed positive correlation and highly significant association (p < 0.001). The energy accumulated by the tongue was 131.1 N/s. The mean time required for the maximum tongue strength to be reached was 3.8 s, and the decrease in time (p < 0.001) from the first to the third measurements indicates an effect of training. Conclusion: the instrument proved to be capable of measuring parameters that are important to the speech-language pathologist, indicating that it can be a promising complementary tool for clinical evaluation.
  • Instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literatura Artigos De Revisão

    Silva, Isabella Bonamigo da; Lindau, Tâmara Andrade; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO A prematuridade é considerada um fator de risco para o desenvolvimento global de crianças, sobretudo da linguagem falada. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros, utilizados em investigações científicas em âmbito nacional, e destacar os resultados dessas avaliações. Onze artigos foram selecionados, os quais utilizaram 8 instrumentos para a avaliação de habilidades relacionadas à linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros. Destes 8 instrumentos, 6 são internacionais adaptados para a cultura brasileira e 2 construídos por pesquisadores brasileiros. Dentre os instrumentos utilizados no Brasil têm-se: duas escalas e um instrumento de triagem; um protocolo de observação; dois instrumentos para avaliação de habilidades específicas; e dois para avaliação dos níveis receptivo e expressivo. Em relação aos resultados das avaliações observou-se que pré-escolares nascidos prematuros podem apresentar alterações na linguagem falada. Destaca-se que, apesar das investigações já realizadas, a dimensão dos problemas linguísticos a respeito do desenvolvimento de crianças nascidas prematuras ainda deve ser objeto de estudo, considerando a heterogeneidade desta população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Prematurity is considered a risk factor for the overall development of children, especially of the spoken language. The current study had as purpose to introduce a bibliographic review about assessment instruments of spoken language in preschoolers born premature, used in scientific research nationally, and to contrast the results of this assessment. We selected eleven articles and eight assessment instruments related to the spoken language skills of preschoolers born premature. Out of these eight instruments, six of them are international adapted for the Brazilian culture, and two of them were built by Brazilians researchers. Among the instruments used in Brazil, there are: two scales and one screening instrument; one observation protocol; two assessment instruments of specific skills (i.e., vocabulary, fluency); and two for assessment of the receptive and expressive skills. The results of the evaluations revealed that preschool children born preterm might show changes in the spoken language. It is emphasized that, despite previous researches, the dimension of the linguistic problems of the development of children born premature still must be studied, considering the heterogeneity of this population.
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) aplicadas à dislexia: revisão de literatura Artigos De Revisão

    Cidrim, Luciana; Madeiro, Francisco

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão integrativa da literatura, contemplando artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais que abordam o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), tais como computador, tablets, iPads, mobile phones, e-readers, realidade virtual e ambiente virtual de aprendizagem, aplicadas à dislexia. A base de dados escolhida para este estudo foi constituída de artigos científicos publicados no período de 2010 a 2015, a partir das seguintes bases eletrônicas de dados: Science Direct/Elsevier, SciELO - Scientific Electronic Library Online, MedLine - Medical Literature Analysis and Retrieval e o Portal de Periódicos da CAPES. Foram selecionados para este estudo 21 artigos científicos, sendo 20 (95,23%) artigos internacionais e um (4,77%) artigo nacional. Os trabalhos contemplados, no presente estudo, em geral, visam a construção e aplicação de instrumentos tecnológicos que possam vir a minimizar as dificuldades do disléxico no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita. Em meio à escassez de artigos publicados no Brasil, verifica-se a necessidade de mais estudos sobre essa temática, tendo em vista os benefícios das TIC no âmbito da avaliação e intervenção em dislexia constatados em artigos internacionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The current paper aims to present an integrative literature review of scientific articles published in national and international journals, approaching the use of information and communication technology (ICT) such as computers, tablets, iPad’s, mobile phones, e-readers, virtual reality and virtual learning environments, applied to dyslexia. The database consists of scientific articles published between 2010 and 2015, from the following platforms: Science Direct/Elsevier, SciELO - Scientific Electronic Library Online, MedLine - Medical Literature Analysis and Retrieval and Portal de Periódicos da CAPES. Scientific articles were selected, corresponding to 20 international (95.23%) papers and 1 national (4.77%) paper. The works considered in the present paper in general aim at the development and application of technological instruments that can minimize the difficulties by dyslexics in reading and writing learning. Due to shortage of articles published in Brazil, there is a need for more studies on this topic in view of the benefits of ICT within evaluation and intervention in dyslexia observed in international articles.
  • Influência de fatores de risco sobre o desenvolvimento da linguagem e contribuições da estimulação precoce: revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Carniel, Camila Zorzetto; Furtado, Maria Cândida de Carvalho; Vicente, Jéssica Batistela; Abreu, Roberta Zucoloto de; Tarozzo, Rosa Maria; Cardia, Sylvia Elaine Terenciane Rodrigues; Massei, Maria Cecilia Ignatti; Cerveira, Regina Celia Granato Firmino

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do estudo foi identificar evidências na literatura a respeito da influência dos fatores de risco sobre o desenvolvimento da linguagem da criança e as contribuições da estimulação precoce. Trata-se de uma revisão integrativa, que utilizou as bases de dados Lilacs, PubMed e SciELO e os descritores: linguagem infantil, fatores de risco, prematuro, criança pós-termo, índice de Apgar, estimulação precoce. A partir dos achados, extraíram-se os seguintes dados: autores, ano de publicação, objetivo, desenho do estudo, participantes e critérios, variáveis estudadas, principais achados. Para a organização e análise foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo do tipo temática. Foram identificados 1.421 artigos, 29 atenderam os critérios de inclusão. Os estudos foram categorizados por resultados afins; A maioria dos artigos selecionados trata do efeito da prematuridade sobre o desenvolvimento da linguagem. Quatro estudos investigaram a associação entre fatores de risco e problemas no desenvolvimento da linguagem. Um dos estudos avaliou crianças em idade escolar e associou valores de Apgar com DEL. Foi unanime a recomendação acerca do acompanhamento e intervenção precoce. Conclui-se que os fatores de risco elencados influenciam negativamente no desenvolvimento da linguagem. Reforça-se a recomendação do atendimento precoce e qualificado dessas crianças, evitando e/ou minimizando alterações futuras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to identify evidence in the literature regarding the influence of risk factors on child language development and point out the contributions of early stimulation. In this integrative literature review, the databases Lilacs, PubMed and SciELO and the descriptors Child language; Risk factors; Premature; Postterm child; Apgar score; Early intervention were used. From the findings, the following data were extracted: author, year of publication; objective and study design; participants and inclusion criteria; studied variables; main findings. For the organization and analysis of the studies, we used the thematic content analysis technique. We identified 1,421 articles; 29 met the inclusion criteria of this study. The studies were categorized by similar results. Most of the articles reveal the effect of prematurity on language development. Four studies investigated the association between risk factors in general and problems in language development. One study evaluated school-age children and associated Apgar scores with SLI. The authors' recommendation was unanimous about the monitoring and early intervention. We conclude that the risk factors listed in the study negatively influence children's language development. We reinforce the recommendation of early and qualified care for these children, as it contributes to proper development, in order to avoid and / or minimize risks and future changes.
  • Síndrome da deiscência do canal semicircular superior: relato de dois casos Relatos De Casos

    Godoy, Carolina Calsolari Figueiredo de; Ávila, Kelle Cristine Erhrdt Wiggers; Andrade, Adriana Neves de; Gil, Daniela

    Resumo em Português:

    RESUMO A Síndrome da Deiscência do Canal Semicircular Superior (SDCSS) é caracterizada pelo desgaste da camada óssea que recobre o canal semicircular superior. São sintomas comuns da SDCSS a presença de vertigem associada à nistagmos induzidos por estímulos sonoros intensos ou por modificações das pressões intracraniana ou da orelha média. O objetivo deste trabalho é descrever os achados audiólogicos e vestibulares de dois pacientes com diagnóstico de Síndrome da Deiscência do Canal Semicircular Superior, com diagnóstico confirmado por meio de tomografia computadorizada. Foram realizadas meatoscopia, anamnese, audiometria tonal e vocal seguida das medidas de imitância acústica, Weber audiométrico, pesquisa do fenômeno de Túlio e manobra de Valsalva, realizados pela mesma pesquisadora em uma única sessão. Foram observados gap aéreo-ósseo, curva timpanométrica tipo A e reflexos acústicos presentes. O gap aéreo-ósseo apresenta-se com maior amplitude nas frequências baixas. As queixas auditivas não foram relatadas pelas pacientes como os primeiros sintomas. O Weber mostrou lateralização, nos dois casos, confirmando a presença de gap. O fenômeno de Túlio apresentou-se positivo para vertigem em ambos os casos. A manobra de Valsalva apresentou alteração em apenas um caso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Superior Semicircular Canal Dehiscence Syndrome (SSCDS) is characterized by bone wear layer overlying the superior semicircular canal. Common symptoms of SSCDS the presence of vertigo associated with nystagmus induced by intense sound stimuli or changes in intracranial pressure or middle ear. The aim of this study is to describe the audiological and vestibular findings of two patients diagnosed with Superior Semicircular Canal Deiscence Syndrome, with confirmed diagnosis by computed tomography. Meatoscopy, anamnesis, pure tone audiometry and vocal followed by the acoustic impedance measurements, audiometric Weber, research Tulio phenomenon and Valsalva maneuver, performed by the same researcher in one session were held. Air-bone gap were observed, type A tympanometric curve and acoustic reflex. The air-bone gap is presented with greater amplitude at low frequencies. Hearing complaints were not reported by patients as the first symptoms. Weber showed lateralization in both cases, confirming the presence of gap. The Thulium phenomenon is positive for vertigo in both cases. The Valsalva maneuver showed a change in only one case.
  • Treinamento auditivo acusticamente controlado em um indivíduo adulto após traumatismo cranioencefálico Relatos De Casos

    Castan, Andrea Tortosa Marangoni; Luiz, Cyntia Barbosa Laureano; Gil, Daniela

    Resumo em Português:

    RESUMO A avaliação eletrofisiológica e comportamental do processamento auditivo tem sido uma importante ferramenta para o diagnóstico e monitoramento terapêutico de indivíduos pós traumatismo cranioencefálico. No presente relato de caso o paciente foi submetido à avaliação eletrofisiológica e comportamental do processamento auditivo pré e pós treinamento auditivo acusticamente controlado (TAAC) e seis meses após a intervenção. O TAAC foi organizado em oito sessões, enfocando o treinamento das habilidades auditivas de ordenação temporal, fechamento auditivo e figura-fundo. Na avaliação pós TAAC foi observada melhora quanto aos processos gnósicos de codificação, organização e não verbal. Em relação à avaliação eletrofisiológica houve melhora na morfologia e na latência das ondas do potencial evocado auditivo de tronco encefálico e na amplitude do componente potencial evocado auditivo de longa latência (P300). Na reavaliação após 6 meses do TACC foi verificada estabilidade e melhora da avaliação comportamental e eletrofisiológica. O treinamento auditivo acusticamente controlado mostrou-se eficaz ao desenvolver e refinar diferentes habilidades auditivas como demonstrado na avaliação eletrofisiológica e comportamental do processamento auditivo e os benefícios mostraram-se estáveis no longo prazo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Electrophysiological and behavioral assessment of auditory processing has been an important tool for the diagnosis and therapeutic monitoring in individuals after traumatic brain injury. In this case report, the patient underwent electrophysiological and behavioral assessment of auditory processing pre and post acoustically controlled auditory training (ACAT) and six months after the intervention. The ACAT was organized in eight sessions, focusing on the training of auditory abilities of temporal ordering, auditory closure and figure-ground. Post evaluation ACAT showed better results considering the processes of encoding, organization, and non-verbal. Electrophysiological evaluation showed improved morphology and shorter latencies in auditory brainstem response and higher amplitude of long latency auditory evoked potential (P300). During the reassessment six months after of the ACAT, stability and improved behavioral and electrophysiological evaluation were observed. Acoustically controlled auditory training proved to be effective in developing and refining different auditory abilities as demonstrated in electrophysiological and behavioral assessments of the central auditory processing and the benefits were stable long term.
  • Achados de fala, deglutição e qualidade de vida na mielinólise extrapontina: relato de caso de uma adolescente com germinoma do sistema nervoso central Relatos De Casos

    Coça, Kaliani Lima; Bergmann, Anke; Ferman, Sima; Portela, Lícia Neves; Ribeiro, Márcia Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho é um relato de caso que descreve os achados fonoaudiológicos e de qualidade de vida apresentados por uma adolescente com um tumor do sistema nervoso central acometida pela mielinólise extrapontina. A mielinólise extrapontina é uma doença desmielinizante aguda que pode ser causada por variações abruptas na osmolaridade sérica, como o que ocorre na rápida correção da hiponatremia. Os dados foram obtidos a partir da avaliação clínica fonoaudiológica, de questionários pediátricos sobre a qualidade de vida e dados contidos no prontuário médico. A paciente apresentou mutismo, disartria e disfagia decorrentes da mielinólise extrapontina, com impactos significativos na sua comunicação verbal, alimentação e qualidade de vida. Os escores de qualidade de vida após a mielinólise extrapontina apresentaram piora quando comparados aos do período anterior à doença. Recebeu atendimento fonoaudiológico hospitalar e ambulatorial. Foram observadas evoluções nos padrões de fala, deglutição e mobilidade das estruturas orofaciais, com reversão parcial dos déficits neurológicos. A atuação fonoaudiológica, como parte de uma equipe multiprofissional de saúde, é de grande importância na reabilitação funcional dos pacientes acometidos por esta doença.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper is a case report describing the speech-language and quality of life outcomes presented by a teenager with a central nervous system germ cell tumor affected by extrapontine myelinolysis. The extrapontine myelinolysis is an acute demyelinating disease that can be caused by abrupt changes in serum osmolality, as in the rapid correction of hyponatremia. Data were obtained from clinical assessment protocols, pediatric inventory about quality of life and medical records information. The patient presented mutism, dysphagia and dysarthria caused by extrapontine myelinolysis, with significant impacts on their verbal communication, feeding and quality of life. The scores of quality of life after extrapontine myelinolysis decreased compared to the time before the disease. She received speech-language therapy during hospital admission and in the outpatient clinic. We observed changes in patterns of speech, swallowing and mobility of orofacial structures; with partially reverse of neurological deficits. The speech therapists, as part of a multidisciplinary team of health care, are of great importance in the functional rehabilitation of patients affected by this disease.
  • ERRATA: Comunicação não verbal com profissionais da voz: o que se pesquisa na fonoaudiologia Errata

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