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Revista CEFAC, Volume: 17, Número: 2, Publicado: 2015
  • EDITORIAL Editorial

    Capellini, Simone Aparecida
  • Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia Artigos Originais

    Teles, Lídia Cristina da Silva; Fernandes, Nayara Freitas; Romero, Carla Dellela; Abramides, Dagma Venturini Marques

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Jornalismo e de Fonoaudiologia. MÉTODOS: participaram desta pesquisa 189 estudantes, sendo 89 do curso de Jornalismo (63 mulheres e 26 homens), com idades variando entre de 18 e 28 anos, e 100 de curso de Fonoaudiologia (96 mulheres e 4 homens) com idades entre 18 a 31 anos. Todos os participantes responderam ao Inventário de Habilidades Sociais. RESULTADOS: os estudantes de Fonoaudiologia demonstraram o repertório de habilidades sociais classificado como "Bom acima da média" para habilidades sociais de comunicação (F1), de civilidade (F2), empáticas (F4) e de trabalho (F5) e classificado como "Bastante elaborado" para as habilidades sociais assertivas de enfrentamento (F3) e escore global. Os estudantes de Jornalismo apresentaram a classificação "Bom abaixo da média" para habilidades sociais de civilidade (F2) e "Bom acima da média" para as habilidades sociais de comunicação (F1), assertivas de enfrentamento (F3), empáticas (F4), de trabalho (F5) e escore global. As análises estatísticas demonstraram diferença estatisticamente significante (p=0,001) entre os alunos dos cursos de Fonoaudiologia e Jornalismo no escore global e para as habilidades sociais de civilidade (F2) e de trabalho (F5), com melhores resultados dos estudantes Fonoaudiologia. CONCLUSÃO: os estudantes de Fonoaudiologia apresentaram melhor desempenho nas habilidades sociais representado pelo escore global e de modo específico nas habilidades sociais de civilidade e de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the repertoire of social skills of students of Journalism and Speech, Language and Hearing Sciences. METHODS: 189 students participated in this study, i.e., 89 students of Journalism (63 females and 26 males), aged between 18 and 28 years, and 100 students of speech, language and hearing sciences (96 females and 4 males) with ages varying between 18 and 31 years. The Social Skills Inventory was applied to all of them. RESULTS: speech, language and hearing sciences students demonstrated social skills rated as "good above average" for social communication skills (F1), civility (F2), empathy (F4), work (F5) and as "rather elaborate" for assertive coping skills (F3) and overall score. Journalism students presented were rated as "Good below average" for civility social skills (F2) and "Good above average " for social communication skills (F1), assertive coping (F3), empathy (F4), work (F5) and overall score. The results showed a statistically significant difference (p=0,001) in the social skills of civility (F2), work (F5) and overall score. CONCLUSIONS: the students of speech, language and hearing sciences performed better than the journalism students in the social skills of civility (F2), work (F5) and overall score.
  • Índice de desvantagem para o canto moderno em cantores evangélicos de igrejas tradicionais e pentecostais Artigos Originais

    Pinheiro, Joel; Muniz, Perla do Nascimento Martins; Ramos, Janine Santos; Brasolotto, Alcione Ghedini; Silverio, Kelly Cristina Alves

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar queixas, sintomas vocais e laringofaríngeos e desvantagem vocal de cantores evangélicos, comparando cantores de igrejas tradicionais com cantores de igrejas pentecostais. MÉTODOS: foram analisados 100 cantores evangélicos, de ambos os sexos, divididos em grupos tradicional e pentecostal. Aplicou-se um questionário sobre profissão, autoimagem vocal, queixa, sintomas vocais/laríngeos e o protocolo Índice de Desvantagem Vocal para o Canto Moderno. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente por meio do cálculo da média, porcentagem e comparação entre os grupos (Teste de Mann-Whitney com nível de significância 5%). RESULTADOS: a maioria dos cantores evangélicos não utiliza a voz profissionalmente, e 2% têm conhecimentos sobre técnicas e preparação vocal. O tempo em atividades de canto/ensaio varia de 6 a 8 horas semanais e mais da metade do grupo analisado referiu possuir boa voz. Não houve diferenças significantes quanto às queixas vocais e laringofaríngeas, na comparação entre os grupos. Cantores evangélicos tradicionais apresentaram maior frequência do sintoma vocal "voz forte" quando comparados aos cantores pentecostais, considerando o gênero masculino (p=0,002). Cantores pentecostais do gênero feminino referiram pior resultado para incapacidade (p=0,008), desvantagem (p>0,000) e defeito (p=0,004), quando comparados aos cantores tradicionais do gênero feminino. CONCLUSÃO: com exceção do sintoma "voz forte" mais relatado pelos cantores masculinos do Grupo Tradicional, não houve diferenças significantes em relação à queixa vocal e sintomas vocais entre os grupos estudados. Mulheres do grupo Pentecostal apresentaram pior resultado nas três subescalas, revelando maior desvantagem vocal do que mulheres do grupo Tradicional.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to verify complaints, vocal and laryngeal symptoms, and voice handicap in gospel singers, comparing the singers from traditional churches and the pentecostal ones. METHODS: it was analyzed 100 gospel singers from both sexes, divided in traditional and Pentecostal groups. It was addressed a questionnaire about profession, vocal self-image, complaints, vocal/laryngeal symptoms, and the Modern Singing Handicap Index. The obtained data were analyzed statistically using the mean calculus, percentage, and comparison between groups (Mann-Whitney Test with a significance level of 5%). RESULTS: the majority of gospel singers do not use their voices professionally, and 2% have knowledge about techniques and voice prepare. The time of singing activities vary from 6 to 8 hour per week and more than half of studied group reported a good voice. There were no significant differences regarding vocal and laryngeal complaint in the group comparison. Traditional gospel singers had higher occurrence of loud voice when compared to Pentecostal ones, regarding male gender (p=0.002). Female Pentecostal singers reported worst result to disability (p=0.08), handicap (p>0.000), and impairment (p=0.04) when compared to female singers from traditional group. CONCLUSION: With exception from the loud voice symptom often reported by the male traditional singers, there were no significant differences regarding vocal complaint and symptoms between the studied groups. Women from Pentecostal group had worst result in the three subscales, showing higher vocal handicap than women of traditional group.
  • Tempo máximo de fonação /a/, tempo máximo de fonação previsto e tipo respiratório de mulheres adultas sem afecções laríngeas Artigos Originais

    Cielo, Carla Aparecida; Gonçalves, Bruna Franciele da Trindade; Lima, Joziane Padilha de Moraes; Christmann, Mara Keli

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a diferença entre o tempo máximo de fonação /a/ e tempo máximo de fonação previsto em relação ao tipo respiratório, e correlacionar os tempos máximos em mulheres adultas com capacidade vital dentro da normalidade e sem afecções laríngeas. MÉTODOS: pesquisa transversal analítica, quantitativa e retrospectiva, em banco de dados, de 51 sujeitos do sexo feminino, com diagnóstico otorrinolaringológico de ausência de afecção laríngea, com idades entre 18 e 44 anos (média 27,64). Utilizaram-se os dados: maior valor de tempo máximo de fonação de /a/, tempo máximo de fonação previsto, capacidade vital e tipo respiratório. O valor do tempo máximo previsto para mulheres foi calculado multiplicando-se a capacidade vital por 0,0051, e o valor encontrado foi determinante para a classificação do tempo de /a/ em normal, abaixo ou acima do previsto. RESULTADOS: houve diferença significante entre tempo de fonação previsto e os tipos respiratórios superior (17,44s) e misto (15,17s). Não houve diferença significante do tempo máximo de fonação /a/ nos diferentes tipos respiratórios, nem correlação entre tempo de fonação /a/ e tempo previsto. CONCLUSÃO: não houve correlação entre tempo de /a/ e tempo de fonação previsto e este último foi significantemente maior no tipo respiratório superior do que no misto na população estudada.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to verify the differences between the maximum phonation time /a/ and maximum phonation time predicted in relation to the respiratory type, and correlate the the maximum in adult women with vital capacity within the normal range and without laryngeal affections. METHODS: cross-sectional analytic research, quantitative and retrospective, in the database, 51 female subjects with an otorhinolaryngological diagnosis of absence of laryngeal affections, aged between 18 and 44 years (mean 27.64). It was used: higher value of maximum phonation time /a/, maximum phonation time predicted, vital capacity and respiratory type. The value of maximum time predicted for women, was calculated by multiplying the vital capacity by 0.0051, and the value found was decisive for the classification of phonation time /a/ in normal, below or above expectations. RESULTS: there were significant differences between maximum time predicted and respiratory type superior (17,44s) and mixed (15,17s). No significant difference phonation time /a/ in different and respiratory type, or correlation between phonation time /a/ and maximum time predicted. CONCLUSION: there was no correlation between phonation time /a/ and maximum time predicted and the maximum time predicted was significantly higher in respiratory type superior than in mixed.
  • Disfonias orgânicas por neoplasias: análise de diagramas de desvio fonatório Artigos Originais

    Oliveira, Iára Bittante de; Fernandez, Eliane dos Santos; Gargantini, Elaine Pavan

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar dados acústicos obtidos por meio de diagrama de desvio fonatório de vozes de pacientes disfônicos submetidos a laringectomias parciais com vozes de sujeitos de mesma faixa etária, porém sem queixa vocal. MÉTODOS: foram estudadas as vozes de 28 sujeitos sendo 14 sujeitos laringectomizados parciais e 14 sujeitos sem queixa vocal, compondo um grupo controle. Ambos os grupos do sexo masculino com mesma faixa etária e nível de escolaridade. RESULTADOS: as vozes dos laringectomizados parciais 100% distribuíram-se fora do quadrante de normalidade, sendo que 64,3% se localizaram no quadrante superior direito, 100% apresentaram desvios horizontais e 85,7% tiveram desvio vertical de ruído. Do grupo controle 28,5% distribuíram-se dentro do quadrante de normalidade, 71,5% localizaram-se no quadrante inferior direito, 57,2% apresentaram desvio horizontal de irregularidade - em shimmer e 7,2% em jitter. Apenas 7,2% apresentou desvio vertical de ruído no grupo controle. Houve significância estatística em relação aos parâmetros de jitter, shimmer e GNE (glottal to noise excitation) e entre a distribuição das vozes nos quadrantes direito superior e inferior do diagrama, na presença de vozes alteradas. CONCLUSÃO: o diagrama permitiu analisar e discriminar vozes alteradas daquelas com disfonia após laringectomia parcial diferenciando-as por meio de seus parâmetros, distribuição, localização e tipo de voz sendo considerado um recurso útil para análise vocal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare acoustic data obtained through the phonatory deviation diagram of voices of dysphonic patients submitted to partial laryngectomy with voices of subjects of the same age range, however, without vocal complaint. METHODS: the voices of 28 subjects were studied: 14 submitted to partial laryngectomy and 14 without vocal complaints, composing a control group. Both groups of males with same age and educational level. The perceptual analysis of voices was conducted by GRBASI scale double-blind; and acoustic analysis used software VOXMETRIA(r). RESULTS: voices of partial laryngectomy group (100%) were distributed outside the normality quadrant, 64,3% were located in the upper right quadrant, 100% presented horizontal deviation of jitter and shimmer and 85,7% had a vertical deviation. In the control group, 28,5% were distributed within the normality quadrant, 71,5% were located in the lower right quadrant, 57,2% presented altered shimmer and 7,2% altered jitter. Only 7,2% had a vertical deviation in the control group. Statistical significance was observed regarding the parameters of jitter, shimmer and GNE (glottal to noise excitation) and between the distribution of the voices in the upper right and left quadrants of the diagram in the presence of altered voices. CONCLUSION: the diagram allowed to analyze and discriminate the performance of normal and pathological voice differentiating them through their parameters, distribution, location and type of voice, being considered a useful resource for voice analysis.
  • Uso de substâncias psicoativas, alterações vocais e qualidade de vida em usuários de drogas lícitas e ilícitas Artigos Originais

    Moreira, Taís de Campos; Gadenz, Camila; Figueiró, Luciana Rizzieri; Capobianco, Dirce Maria; Cunha, Karini; Ferigolo, Maristela; Barros, Helena M.T; Cassol, Mauriceia

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: investigar a qualidade de vida e voz, além das principais alterações perceptivo-auditivas e as medidas acústicas jitter, shimmer e Glottal Noise Excitation em usuários de substâncias psicoativas lícitas e/ou ilícitas que buscaram um centro de tratamento para dependência química. MÉTODOS: estudo transversal. Os participantes responderam aos questionários de Mensuração de Qualidade de Vida em Voz e World Health Organization Quality of Life Instrument-Bref. Além disso foi realizado, um registro vocal da vogal /a/ e de uma contagem de números de 1 a 20. Os registros vocais foram avaliados por meio da escala GRBAS-I (G - grau global da disfonia, R - rugosidade, B - soprosidade, A - astenia, S - tensão) e a análise acústica (jitter, shimmer, Glottal noise excitation) pelo software VoxMetria. RESULTADOS: avaliaram-se 29 protocolos e registros de voz; na amostra, 19 (65,5%) eram homens; a idade média da amostra foi de 37,8 anos. Os escores de ambos os questionários não apresentaram diferenças entre os usuários de drogas lícitas e os de drogas ilícitas. Na análise perceptiva por meio da GRBAS-I, eles mostraram predominância de alterações discretas e moderadas nos itens grau geral da disfonia, rugosidade e instabilidade para usuárias de drogas ilícitas. A medida acústica jitter e o shimmer estavam alterados para homens e mulheres, e o desvio padrão da frequência fundamental também estava alterado. CONCLUSÃO: alterações de qualidade de vida e voz foram identificadas em ambos os usuários. A maioria dos usuários apresentou alterações nas medidas de jittere shimmer. Usuários de drogas ilícitas apresentaram mais alterações de Glottal Noise Excitation e desvio padrão da frequência fundamental.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSES: to investigate the Quality of Life and Voice in addition to the main perceptual-auditory changes and the acoustic measures jitter, shimmer and Glottal Noise Excitation in users of licit and/or illicit psychoactive substances who sought a treatment center for chemical dependency. METHODS: cross-sectional study in which participants responded the questionnaires Voice-Related Quality of Life survey and World Health Organization Quality of Life Instrument-Bref. Voice recordings of the vowel /a/ and a count from 1 to 20 were performed. The voice recordings were evaluated by GRBAS-I (G - overall degree of dysphonia, R - roughness, B - breathiness, A - asthenia, S - strain) scale and acoustic analysis by the software VoXmetria. RESULTS: 29 protocols and voice recordings were assessed, 19 (65.5%) subjects of the sample were male, and the mean age of the sample evaluated was 37.8 years. The scores of both questionnaires indicate no differences between users of licit or illicit drugs. The perceptual analysis through GRBAS-I revealed the prevalence of mild and moderate changes in the items overal degree of dysphonia, roughness, and instability for licit and illicit drug users. Jitter and shimmer were altered for men and women, as was the standard deviation of the fundamental frequency. CONCLUSION: changes in quality of life and voice were identified in users of both licit and illicit drugs. Most users showed changes in jitter and shimmer. Illicit drug users had more changes in Glottal Noise Excitation and standard deviation of the fundamental frequency.
  • Comparação dos atendimentos fonoaudiológicos virtual e presencial em profissionais do telejornalismo Artigos Originais

    Santos, Telma Dias dos; Pedrosa, Vanessa; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar o efeito do atendimento fonoaudiológico virtual e presencial a repórteres de telejornal. MÉTODOS: oito repórteres receberam acompanhamento fonoaudiológico virtualmente e oito receberam acompanhamento presencial. Para análise foram utilizadas cópias de duas reportagens, de períodos dife rentes (pré e pós- intervenção). As reportagens foram gravadas aos pares, de maneira aleatória quanto à data da exibição/gravação e ao grupo, totalizando dezesseis pares de reportagem. Os materiais, pré e pós-intervenção, foram avaliados por juízes fonoaudiólogos especialistas em voz, cegos quanto ao momento da reportagem. Foram utilizados dois protocolos específicos. Um para avaliação do desempenho na tarefa e de naturalidade dos profissionais e outro para análise auditiva e visual dos parâmetros vocais e interpretativos. RESULTADOS: houve melhora no desempenho comunicativo em ambos os grupos na comparação entre o material pré e pós-intervenção. De acordo com os juízes, 61,53% dos repórteres de ambos os grupos passaram a envolver mais o telespectador à notícia no material pós-intervenção e 69,23% passaram a conversar melhor com o telespectador e a transmitir a notícia de forma mais natural. Quanto ao escore do protocolo de análise auditiva e visual, a maioria dos parâmetros do grupo virtual (postura, gestos, expressões, qualidade vocal, pausas e ênfase) apresentou melhora no momento pós-intervenção na comparação com o grupo presencial que apresentou melhora em apenas um parâmetro (pitch). CONCLUSÃO: o estudo mostra que tanto o atendimento presencial quanto o virtual promovem a melhora no desempenho vocal e comunicativo dos profissionais de telejornalismo, confirmando a viabilidade e o resultado da modalidade virtual na prática fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the effect of telepractice and present speech and voice therapist service in television news reporters speech. METHODS: eight reporters received virtual speech therapy and eight reporters received speech therapy face-to-face. For analysis were used copies of two journalistic materials, from different periods (pre and post intervention). The reports were recorded in pairs, randomly about the date of viewing/recording and the group, totaling sixteen pairs of reportage. The material, pre and post intervention, was rated by judges speech voice therapist, blinded as to the state of reportage. Two specific protocols were used. A performance evaluation on task and naturalness of the professionals and one for auditory and visual analysis of the vocal and interpretive parameters. RESULTS: there was improvement in communicative performance in both groups in the comparison between the pre-and post-intervention material. According to the judges, 61.53% of both groups, reporters began to involve more the viewer with the news on post-intervention and 69.23% material began to talk better with the viewer and to convey the news of more natural. There was improvement in the performance score of hearing and visual analysis protocol, most of the parameters of the virtual group (posture, gestures, expressions, vocal quality, pauses and emphasis) showed improvement in the post-intervention time compared with the face-to-face group which showed improvement in only one parameter (pitch). CONCLUSION: the study shows that both face-to-face and telepractice services promote improvement in communicative and vocal performance of telejournalism professionals, confirming the viability and the result of the virtual mode to monitor speech.
  • Qualidade de vida relacionada à voz e à deglutição, a curto prazo, em pacientes submetidos à radioiodoterapia por carcinoma diferenciado de tireoide Artigos Originais

    Nascimento Junior, José Ribamar do; Angelis, Elisabete Carrara-de; Lima, Eduardo Nóbrega Pereira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a qualidade de vida relacionada à voz e à deglutição antes e após radioiodoterapia a curto prazo. MÉTODOS: indivíduos tireoidectomizados indicados à radioiodoterapia foram submetidos a dois questionários de qualidade de vida, relacionados à voz e à deglutição no pré e três meses após radioiodoterapia. RESULTADOS: foram estudados 32 pacientes, 84% do gênero feminino e 16%, do masculino, com média de idade de 46 anos. O tipo histológico mais encontrado foi o carcinoma papilífero clássico (56%). Os resultados indicaram tendência para melhor qualidade de vida associada à voz após três meses de radioiodoterapia. O protocolo de qualidade de vida relacionado à deglutição também indicou melhor qualidade de vida no segundo momento de avaliação. Observou-se maior predomínio com limitação mínima quanto ao questionário de qualidade de vida em deglutição. CONCLUSÃO: a qualidade de vida e dos sintomas vocais e de deglutição a curto prazo após radioiodoterapia é melhor em relação ao pré-tratamento. É necessário investigar outros aspectos como metabólicos, cirúrgicos e individuais para definir o real impacto da iodoterapia na qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the quality of life related to voice and swallowing before and after radioiodine therapy in the short term. METHODS: thyroidectomized individuals indicated for RAI underwent two questionnaires on quality of life related to voice and swallowing before and three months after radioiodine therapy. RESULTS: thirty-two patients, 84% female and 16% male, were studied with a mean age of 46 years. Histological type was classic papillary carcinoma (56%). The results indicated a tendency for better quality of life with respect to voice three months after radioiodine therapy. The protocol for quality of life related to swallowing also indicated better quality of life in the second assessment. Greater minimal limitation on the quality of life questionnaire in swallowing was observed. CONCLUSION: quality of life and voice and swallowing symptoms in the short term after radioiodine therapy is better compared to pretreatment. It is necessary to investigate other aspects such as metabolic, surgical and individual to define the real impact of radioiodine therapy on quality of life.
  • Avaliação eletromiográfica da deglutição dos diferentes tipos clínicos da doença de Parkinson nas fases on e off Artigos Originais

    Monteiro, Douglas; Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Belo, Luciana Rodrigues; Cabral, Etenildo Dantas; Asano, Amdore Guescel; Lins, Otávio Gomes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar os parâmetros eletromiográficos da deglutição dos diferentes tipos clínicos da doença de Parkinson idiopática nas fases on e off. MÉTODOS: foram estudados 20 pacientes com doença de Parkinson, divididos através da Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson em três grupos: tremulantes, rígido-acinético e misto. O exame de eletromiografia de superfície foi coletado sobre a musculatura supra-hióidea durante a deglutição de 3 ml e 10 ml de água e iogurte, que foi repetida 5 vezes para cada volume e consistência. Este protocolo foi realizado no antes e após a medicação, período off e on. RESULTADOS: verificou-se que na fase off, o grupo rígido-acinético apresentou as maiores médias de deglutições em partes e duração das eletromiografias de superfície, enquanto que o grupo misto apresentou as menores médias de amplitude. Na fase on, os três grupos tenderam a melhorar ou manter as médias das variáveis estudadas, porém não houve diferença significante entre os tipos clínicos, antes ou depois da Levodopa. CONCLUSÃO: a terapia medicamentosa através da Levodopa não apresenta diferenças consistentes nas eletromiografias de superfície da deglutição dos tipos clínicos da doença de Parkinson.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the electromyographic parameters of swallowing different types of clinical of idiopathic Parkinson disease on and off phases. METHODS: the study was performed at the Clinic of Neurology, Hospital of the Federal University of Pernambuco. The population of the study were 20 patients with Parkinson disease, divided by Unified Scale for Assessment of Parkinson's disease in three groups: tremor, akinetic-rigid and mixed. The surface electromyography examination was collected on suprahyoid muscles during swallowing and 3 ml water and 10 ml of yoghurt, which was repeated 5 times for each volume and consistency. This protocol was carried out before and after the medication period off and on. RESULTS: it was found that the phase off, akinetic-rigid group had the highest average in parts of swallows and duration of surface electromyography, while the mixed group had the lowest average amplitude. In phase on the three groups tended to improve or maintain the averages of the variables, but there was no significant difference between the clinical types, before or after Levodopa. CONCLUSION: drug therapy through Levodopa shows no consistent differences in surface electromyography of swallowing the clinical types of Parkinson disease.
  • Ressonância da fala após tratamento cirúrgico da insuficiência velofaríngea secundária à cirurgia ortognática Artigos Originais

    Medeiros, Maria Natália Leite de; Ferlin, Flávia; Fukushiro, Ana Paula; Yamashita, Renata Paciello

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar o efeito da cirurgia corretiva da insuficiência velofaríngea sobre a ressonância da fala de indivíduos nascidos com fissura palatina que passaram a apresentar hipernasalidade, após a cirurgia ortognática. MÉTODOS: foram analisados os resultados da ressonância de 23 pacientes com fissura labiopalatina corrigida cirurgicamente que apresentavam ressonância oronasal equilibrada antes da cirurgia ortognática e foram submetidos à correção cirúrgica da insuficiência velofaríngea, devido ao aparecimento de hipernasalidade após a cirurgia ortognática. Os pacientes foram submetidos à avaliação perceptivo-auditiva da fala para classificação da hipernasalidade, em três situações: 3 dias antes e 5 meses, em média, após a cirurgia ortognática e, 13 meses, em média, após a cirurgia corretiva da insuficiência velofaríngea. A hipernasalidade foi classificada utilizando-se escala de 4 pontos: 1=ausência de hipernasalidade; 2=hipernasalidade leve; 3=moderada e 4=grave. Os escores de hipernasalidade nas três situações estudadas foram comparados por meio do teste de Friedman, com nível de significância de 5% e, posteriormente, pelo teste de Tukey para comparações múltiplas. RESULTADOS: do total de 23 pacientes, houve eliminação do sintoma de fala após a correção da insuficiência velofaríngea em 83% (19/23), sendo os escores médios de nasalidade antes da cirurgia ortognática=1, após a cirurgia ortognática=3 e após a correção da insuficiência velofaríngea=1. Houve diferença estatisticamente significante entre as três situações estudadas (p<0,001). CONCLUSÃO: a cirurgia corretiva da insuficiência velofaríngea foi um tratamento efetivo na grande maioria dos casos que apresentaram hipernasalidade secundária à cirurgia ortognática, com retorno à condição de normalidade.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the effect of surgical management of velopharyngeal insufficiency on the speech resonance in individuals with cleft palate that presented hypernasality after orthognathic surgery. METHODS: twenty-three cleft palate subjects that underwent surgical management of velopharyngeal insufficiency were analyzed. All patients presented normal speech resonance before orthognathic surgery and underwent surgical management of velopharyngeal insufficiency due to hypernasality observed after orthognathic surgery. Patients were submitted to perceptual speech evaluation for classification of nasality in three situations: 3 days before and five months, on average, after orthognathic surgery and 13 months, on average, after surgical management of velopharyngeal insufficiency. Hypernasality was classified using a 4-point scale: 1=absence of hypernasality; 2=mild hypernasality; 3=moderate, and 4=severe. Hypernasality scores in the three situations studied were compared by Friedman test, with a significance level of 5% and then by Tukey test for multiple comparisons. RESULTS: from the total of 23 patients, elimination of the speech symptom after surgical management of velopharyngeal insufficiency was observed in 83% (19/23) of the cases. The mean scores of nasality before orthognathic surgery=1, after orthognathic surgery=3 and after surgical management of velopharyngeal insufficiency=1. There was a significant difference among the three clinical situations studied (p<0.001). CONCLUSION: surgical management of velopharyngeal insufficiency was an effective treatment in most cases of velopharyngeal insufficiency following to orthognathic surgery, reestablishing normal speech condition.
  • Impacto da intubação orotraqueal na deglutição do indivíduo pós-acidente vascular encefálico após cirurgia cardíaca Artigos Originais

    Almeida, Tatiana Magalhães de; Cola, Paula Cristina; Magnoni, Daniel; França, João Ítalo Dias; Germini, Michele FCA; Silva, Roberta Gonçalves da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: associar o grau de disfagia orofaríngea e o tempo de intubação orotraqueal no indivíduo pós-acidente vascular encefálico após cirurgia cardíaca. MÉTODOS: estudo clínico transversal descritivo, retrospectivo, realizado por meio da coleta de dados de protocolos e registros de prontuário, durante seis meses, em Hospital Público de Referência em Cardiologia. Foram analisados 25 protocolos e prontuários de indivíduos submetidos à cirurgia cardíaca, que evoluíram com acidente vascular encefálico e foram assistidos pela equipe de Fonoaudiologia. Os indivíduos foram divididos em dois grupos. O Grupo I (GI) constou de 10 indivíduos com intubação orotraqueal menor que 24 horas e o Grupo II (GII) de 15 indivíduos com intubação orotraqueal maior que 24 horas. Realizada avaliação clínica da deglutição e analisada a associação entre a classificação clínica do grau de comprometimento para disfagia e o tempo de intubação orotraqueal. RESULTADOS: verificou-se que no GI 40% apresentaram disfagia leve, 30% moderada e 20% grave. No GII 13,3% apresentaram disfagia leve, 33,3% moderada e 53,33% grave. Verificou-se associação linear significante entre o grau de disfagia e o tempo de IOT (p= 0,031), indicando que o número de indivíduos com disfagia moderada e grave foi maior no grupo com mais tempo de intubaçao. CONCLUSÕES: constatou-se que o tempo de intubação orotraqueal maior que 24 horas aumentou o grau da disfagia orofaríngea nesta população.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to associate the degree of oropharyngeal dysphagia and orotracheal intubation time in post stroke individuals after cardiac surgery. METHODS: a cross-sectional retrospective descriptive clinical study carried out by means of protocols data collection and chart records during six months in a public hospital of reference in cardiology. We analyzed 25 protocols and medical records of individuals undergoing cardiac surgery who evolved with stroke and were assisted by a team of speech and language pathology. The subjects were divided into two groups. Group I (GI) consisted of 10 individuals with orotracheal intubation less than 24 hours and Group II (GII) of 15 individuals with orotracheal intubation more than 24 hours. After performing swallowing clinical evaluation and analyzing the association between the clinical classification of degree of commitment for dysphagia and orotracheal intubation time. RESULTS: it was found that 40% of the individuals in GI presented mild dysphagia, 30% moderate and 20% severe. In GII, 13.3 % presented mild dysphagia, 33.3% moderate and 53.33% severe. There was a significant linear association between the degree of dysphagia and the duration of intubation (p = 0.031), indicating that the number of individuals with moderate and severe dysphagia was higher in the group with a longer intubation. CONCLUSIONS: we could observe that time of orotracheal intubation more than 24 hours increases the degree of oropharyngeal dysphagia in this population.
  • Desempenho de idosos com adaptação binaural x monoaural em testes de fala no silêncio e no ruído Artigos Originais

    Azevedo, Milena Manoel; Santos, Sinéia Neujahr dos; Costa, Maristela Julio

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar o reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído de indivíduos idosos com perdas auditivas simétricas, usuários de próteses auditivas com adaptação mono e binaural; investigar em qual das duas situações pode ser verificado o melhor desempenho em condições que simulam situações de comunicação do dia a dia. MÉTODOS: foram avaliados 27 indivíduos, 20 do gênero masculino e sete do feminino, com idades entre 60 e 80 anos, com perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderadamente severo e configuração simétrica. Utilizando o teste Listas de Sentenças em Português, realizou-se a pesquisa dos Limiares de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio e no Ruído e Índice Percentual de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio e no Ruído, em diferentes situações de escuta, com adaptação binaural e monoaural. RESULTADOS: os valores médios obtidos para os índices no silêncio foram de 80,89% com adaptação binaural, 76,33% com aparelho somente na orelha direita e 71,16% com aparelho somente na orelha esquerda. Já as médias obtidas nos índices no ruído foram 62,05 % com adaptação binaural, 60,52% com aparelho somente na orelha direita e 60,33% com aparelho somente na orelha esquerda. Ao comparar as diferentes condições de escuta, não foi encontrada diferença estatisticamente significante. CONCLUSÃO: não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os idosos usuários de próteses auditivas com adaptação mono e binaural, tanto no silêncio como no ruído.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate sentence recognition in silence and in noise, by elderly individuals with symmetrical hearing loss, hearing aid users with monaural and binaural fitting, and to investigate which of the situations resulted in the best performance under conditions that simulate daily communication situations. METHODS: 27 subjects were evaluated: 20 males and seven females, aged between 60 and 80, with moderately severe sensorineural hearing loss, based on mild and symmetrical configuration. Using the Portuguese Sentence List test, sentence recognition threshold was investigated in quiet and in noise as well as the percentage indexes of sentence recognition in silence and in noise, in different hearing situations, with binaural and monaural fitting. RESULTS: Average values ​​for the indexes in silence were 80.89% with binaural fitting, 76.33% only in the right ear and 71.16% only in the left ear. The averages obtained in the noise levels were 62.05% with binaural fitting, 60.52% only in the right ear and 60.33% only in the left ear. The comparison of the different hearing conditions showed no statistically significant difference. CONCLUSION: No statistically significant difference was found among elderly hearing aid users with monaural and binaural fitting, both in silence and in noise.
  • Processamento auditivo temporal em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) Artigos Originais

    Romero, Ana Carla Leite; Capellini, Simone Aparecida; Frizzo, Ana Claúdia Figueiredo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar os achados da avaliação comportamental do processamento auditivo temporal em crianças com e sem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. MÉTODOS: participaram desse estudo 30 crianças na faixa etária de 8 a 12 anos, sendo 15 do grupo controle e 15 do grupo pesquisa, com limiares audiométricos dentro dos padrões de normalidade. Como procedimentos foram realizados os testes temporais de padrão de frequência e de duração. RESULTADOS: na comparação entre o grupo controle e grupo pesquisa em ambos os testes - padrão de frequência e padrão de duração foram verificadas diferenças significantes entre os grupos, sendo que o grupo pesquisa apresentou resultados alterados em sua maioria, enquanto que todas as crianças do grupo controle apresentaram resultados normais. Foi possível observar ainda que todas as crianças de ambos os grupos tiveram resultados inferiores para o Padrão de Duração quando comparado aos resultados do Padrão de Frequência e. CONCLUSÃO: a avaliação comportamental do processamento auditivo temporal de crianças com e sem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, mostrou que os sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentaram alterações, enquanto que o grupo sem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade resultados normais em ambos os testes. O presente estudo possibilitou um maior conhecimento da via auditiva central das crianças com e sem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, porém, outros estudos ainda se fazem necessários, principalmente na literatura nacional, a fim de se conhecer melhor o funcionamento do processamento auditivo dessas populações.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare findings of behavioral assessment of auditory temporal processing in children with and without Attention Deficit Hyperactivity Disorder. METHODS: study participants were 30 children aged 8-12 years, with 15 in the control group and 15 in the study group, with audiometric thresholds within normal limits. As procedures, temporal testing of pitch and duration patterns were performed. RESULTS: the comparison between control group and study group presented significant difference in pitch pattern and duration pattern; while the study group showed abnormal results in most cases, all control group children were normal. It was also possible to observe that all the children in both groups had lower results for duration patterns when compared to the results of pitch patterns. CONCLUSION: the behavioral assessment of auditory temporal processing in children with and without Attention Deficit Hyperactivity Disorder showed that subjects with Attention Deficit Hyperactivity Disorder had alterations, whereas the group without ADHD resulted normal on both tests. The present study has enabled a better understanding of the central auditory pathways of children with and without Attention Deficit Hyperactivity Disorder, however, further studies are needed, especially in the national literature, in order to better understand the functioning of the auditory processing of these populations.
  • Capacitação de agentes comunitários de saúde na área de saúde auditiva infantil: retenção da informação recebida Artigos Originais

    Araújo, Eliene Silva; Jacob-Corteletti, Lilian Cassia Bornia; Abramides, Dagma Venturini Marques; Alvarenga, Kátia de Freitas

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a retenção das informações sobre saúde auditiva infantil por agentes comunitários de saúde que participaram de um curso de capacitação. MÉTODOS: participaram do estudo 24 agentes comunitários de saúde que haviam sido capacitados por meio de um Cybertutor, sistema de ensino baseado na web. O conteúdo programático desta capacitação envolveu informações que versaram desde a prevenção à reabilitação da deficiência auditiva. Imediatamente após a capacitação, os agentes comunitários de saúde responderam um questionário de múltipla escolha contendo 20 questões, divididas em domínios (1: conceitos gerais; 2: tipo, prevenção e causas da deficiência auditiva; 3: técnicas de detecção e identificação da deficiência auditiva; 4: aspectos gerais da deficiência auditiva). Os agentes comunitários de saúde responderam novamente o questionário decorridos 15 meses da capacitação. O nível de retenção das informações foi analisado comparando o desempenho nos dois momentos por meio do teste de Wilcoxon e adotando-se nível de significância de 5%. RESULTADOS: houve uma redução significante (p=0,03) em percentual, do conhecimento geral dos agentes comunitários de saúde sobre saúde auditiva infantil (73,5±8,4/66,7±12,5). Na análise por domínios foi possível constatar uma piora nos domínios 1(76,4±14,7/58,3±22,5), 2 (72,9±30,3/64,6±19,4) e 3 (69,4±14,5/68,8±17,2), sendo significante para o domínio 1 (p=0,012). No que se refere ao domínio 4, observou-se discreta melhora (76,0±11,6/78,1±11,2). CONCLUSÃO: houve redução significante, em percentual, do conhecimento geral dos agentes comunitários de saúde sobre saúde auditiva infantil, demonstrando a importância da educação continuada para estes profissionais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the information retention provided to Community Health Workers on infant hearing health training. METHODS: the sample was composed of 24 Community Health Workers prior trained through a cybertutor, a based web education system. The content was ranging from prevention to rehabilitation of hearing impairment. Immediately after training, the Community Health Workers answered a multiple choice questionnaire with 20 questions, divided into domains (1: general concepts; 2: type, prevention and causes of hearing impairment; 3: Techniques of identification and diagnosis of the hearing impairment; 4: general aspects of hearing impairment). The same questionnaire was applied one more time after 15 months. The information retention level was analyzed comparing performance in the evaluations by the Wilcoxon test and the significance level adopted was 5%. RESULTS: it was verified a significant decrease (p = 0.03) in percentage, of the Community Health Workers general knowledge on infant hearing health (73,5±8,4/66,7±12,5). In the analysis by domains it was possible to see a worsening in 1(76,4±14,7/58,3±22,5), 2 (72,9±30,3/64,6±19,4) and 3 (69,4±14,5/68,8±17,2) domains, it was significant in 1 domain (p = 0.012). Regarding to 4 domain, there was a slight improvement (76,0±11,6/78,1±11,2). CONCLUSION: it was observed significant decrease of the Community Health Workers knowledge on infant hearing health, which demonstrates that the community health workers training should occur continuously.
  • Caracterização dos programas de triagem auditiva neonatal das maternidades localizadas no município de João Pessoa-PB Artigos Originais

    Malheiros, Maria Augustta Sobral de França; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar os programas de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) das maternidades localizadas no município de João Pessoa, PB. MÉTODOS: participaram deste estudo um total de cinco instituições hospital/maternidade (um hospital/maternidade federal, uma maternidade municipal, duas maternidades estaduais e uma maternidade privada), sendo selecionadas aquelas que apresentavam um programa de Triagem Auditiva Neonatal. Foi aplicado o questionário "Pesquisa da Triagem Auditiva Neonatal" contendo 29 questões a cinco Fonoaudiólogos e cinco gestores. RESULTADOS: todas as maternidades realizam a TAN no alojamento conjunto, UTI neonatal e berçário de risco intermediário. A triagem auditiva é rotineiramente solicitada pela equipe médica, enquanto que para uma maternidade a triagem auditiva não é solicitada rotineiramente. Todas as triagens são executadas pelo profissional fonoaudiólogo. O método exclusivo para a realização da triagem é o uso das Emissões Otoacústicas Evocadas. O número de encaminhamentos para reteste variou entre 4% e 15%. Todas as maternidades fornecem os resultados da triagem auditiva quanto ao "PASSE" por um laudo escrito. Os casos que necessitam de um acompanhamento ou diagnóstico audiológico são encaminhados para serviços públicos e privados de referência. Quem assegura e acompanha o diagnóstico é o fonoaudiólogo em quatro maternidades. Apenas uma maternidade relata que o serviço social é responsável por esta função. CONCLUSÃO: a metodologia do programa de TAN se mostrou adequada para os bebês do grupo sem risco para a deficiência auditiva, porém não há adequação para os bebês do grupo de risco. A maior deficiência do PTAN em João Pessoa ocorre na etapa do registro dos resultados e controle dos encaminhamentos. Não existe um banco de dados que possibilita controlar o índice de cobertura da TAN, dos retestes, de encaminhamentos e falsos positivos. Há uma dissociação entre as etapas do programa, escassez de recursos e falta de participação efetiva dos gestores, apesar da publicação da lei sobre a obrigatoriedade da realização das EOE em maternidades e das recomendações do Ministério da Saúde para a sua realização.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the Newborn Hearing Screening (NHS) programs of maternity units located in the city of João Pessoa, PB, Brazil. METHODS: a total of five maternity/hospital institutions participated in this study (one federal, one municipal, two state and one private maternity hospital), which were selected for having a NHS program. The questionnaire "Newborn Hearing Screening Survey" containing 29 questions was applied to five phonoaudiologists and five health managers. RESULTS: all maternity units carry out their NHS programs in the rooming, neonatal ICU and intermediate-risk nursery. Hearing screening is routinely requested by the medical staff and authorized in four units. However, in one of the maternity units, hearing screening is not routinely requested. All screenings are performed by the phonoaudiologist. The only method used to screening is Evoked Otoacoustic Emissions (EOE). The number of referrals to retests ranged from 4% to 15%. All maternity units provide the results of the hearing screening by means of a written report. The cases that require monitoring or audiologic diagnosis are referred to public and private services. The phonoaudiologist is the professional that ensures and monitors the diagnosis in four of the maternity units surveyed. Only one unit reported that it is an assignment of the social service staff. CONCLUSION: the methods used in the NHS program were found to be suitable for newborns with no risk for hearing loss, but not for those at risk. The greatest issue concerning the NHS programs in the city of João Pessoa lies in the stages of data recording and control of referrals. There is no database allowing the control of NHS coverage, retests, referrals and false-positives. There is a dissociation between the different steps of the programs, scarcity of resources and lack of effective participation of managers, even though there is a law making it mandatory to perform EOE in maternity units, which is also advocated by the Ministry of Health.
  • Acessibilidade à atenção fonoaudiológica em serviço de média complexidade Artigos Originais

    Lima, Angela Siqueira; Feliciano, Katia Virginia de Oliveira; Kovacs, Maria Helena

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a acessibilidade ao fonoaudiólogo em serviço de média complexidade do Recife. MÉTODOS: estudo avaliativo com triangulação de fontes de informação, realizado de fevereiro a outubro/2011. Participaram 38 menores de dez anos de idade, o fonoaudiólogo e dois funcionários do Serviço de Arquivo Médico (SAME). Utilizaram-se três questionários (acompanhantes das crianças, profissional e funcionários) elaborados com base no referencial de Donabedian. As crianças foram comparadas segundo cadastramento em Unidade de Saúde da Família, usando qui-quadrado e teste exato de Fisher. RESULTADOS: o profissional atendia três vezes por semana, durante um turno. O SAME entre janeiro e outubro/2011 ofereceu 17 vagas à população do distrito, ocorrendo sistemático rechaço de demanda, conforme profissional e funcionários. Das crianças, 73,7% eram meninos, 73,7% com 5-9 anos, sendo 94,7% diagnosticadas na policlínica. Para primeira consulta, 89,5% vieram encaminhadas por médico; 76,3% com agendamento no SAME, 63,9% chegaram de madrugada para aprazar (mediana do tempo de espera foi de 4h30min); 83,3% marcaram na primeira tentativa, 22,2% encontraram dificuldade e 76,3% esperaram até 15 dias pelo atendimento. Observou-se tendência de maior dificuldade na marcação das cadastradas (p=0,069), provocando mais insatisfação. O fonoaudiólogo aprazava retorno. Para 68,4% acessibilidade geográfica foi satisfatória, existindo maior insatisfação quando cadastradas. CONCLUSÕES: apesar das limitações na oferta de consulta, agendamento e coordenação das ações, a maioria das crianças não encontrou dificuldade para ser atendida por fonoaudiólogo. A disparidade entre condições organizacionais e ausência de maiores obstáculos à entrada sugere que este comportamento não representa o padrão da acessibilidade organizacional no serviço avaliado.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the accessibility to speech-language pathologist in service of mean complexity of Recife. METHODS: evaluative study with triangulation of information sources conducted in February-October2011. Participants were 38 children less than ten years old, the speech-language pathologist and two employees from the Medical File Service (MFS). Three questionnaires (children' accompanying, professional and MFS employees) were elabored based on the referential of Donabedian. The children were compared according to Family Health Unit registration using chi-square and Fisher's exact test. RESULTS: the professional attended three times per week during shift. MFS offered 17 vacancies to the population of the district during January-October2011. A systematically rejection of demand occurred, according to the professional and employees. Of all children, 73.7% were boys, 73.7% were 5-9 years old and 94.7% were diagnosed at polyclinic. First consultation, 89.5% were conducted by a physician; 76.3% had appointments made by MFS, 63.9% arrived at dawn (the median waiting time was 4and a half hours); 83.3% made appointments at first attempt, 22.2% had difficulties and 76.3% waited until 15 days for attendance. A trend of great difficulty for appointments for registered ones (p=0.069), causing dissatisfaction. Professional set a return date. Geographic accessibility, 68.4% were satisfactory and had greater dissatisfaction when registered. CONCLUSIONS :despite the limitations in the consulting offers, making appointments and coordinating actions most children did not find it difficult to be attended by speech-language pathologist. The disparity between organizational conditions and absence of major barriers to enter suggests that this behavior represent no pattern of organizational accessibility in the assessed service.
  • Fatores associados à prática do binge drinking entre estudantes da área da saúde Artigos Originais

    Cardoso, Fernanda Mourão; Barbosa, Henrique Andrade; Costa, Fernanda Marques da; Vieira, Maria Aparecida; Caldeira, Antônio Prates

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: identificar a prevalência do consumo de álcool e a de fatores associados ao binge drinking entre acadêmicos da saúde de uma instituição de ensino superior. MÉTODOS: trata-se de uma pesquisa transversal e analítica, cujo instrumento de coleta foibaseadono Alcohol Use Disorders Identification Test. A associação entre o binge drinking e demais variáveis foi investigada pela análise bivariada e Regressão Logística. RESULTADOS: a prevalência de uso de álcool foi de 135 estudantes (74,9%) e do binge drinking foi de 44 (15,3%). O binge drinking foi associado ao sexo masculino e ao tipo de religião. Quanto aos prejuízos para a vida acadêmica, o beber problemático esteve associado às faltas escolares, ao baixo desempenho em avaliações, ao envolvimento em brigas ou eventos fora da lei. CONCLUSÃO: houve alta prevalência de consumo de álcool e prejuízos relativos ao desempenho acadêmico estiveram associados ao binge drinking.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: identifying the prevalence of alcohol consumption and the factors associated with binge drinking among academics of health of a higher education institution. METHODS: this is a cross-sectional analytical study; whose instrument of data collection was based on the Alcohol Use Disorders Identification Test. The association between binge drinking and other variables was assessed by bivariate analysis and logistic regression. RESULTS: the prevalence of alcohol use was of 135 students (74,9%) and binge drinking was 44 (15,3%). The binge drinking was associated with male gender and with the type of religion. Regarding the harms to the academic life, problematic drinking was associated with school absences, low performance on assessments, and involvement in fights or events outside the law. CONCLUSION: there was a high prevalence of alcohol consumption and losses related to academic performance were associated with binge drinking.
  • Nascidos vivos com fissura de lábio e/ou palato: as contribuições da fonoaudiologia para o Sinasc Artigos Originais

    Santana, Tayza Mirella de; Silva, Millena Dias de Pontes; Brandão, Stella Ramos; Gomes, Adriana de Oliveira Camargo; Pereira, Rui Manuel Rodrigues; Rodrigues, Mirella

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar os casos de fissura de lábio e/ou palato atendidos num centro de referência do estado de Pernambuco e os nascidos vivos notificados ao Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos com essa malformação, mensurando a subnotificação dos casos de fissura nesse sistema. MÉTODOS: desenvolveu-se um estudo epidemiológico, cuja população foram crianças nascidas em 2009 e atendidas no centro de referencia para deformidades craniofaciais em Pernambuco, e pelos nascidos vivos no mesmo ano, notificados ao Sinasc com a fissura. Realizou-se um linkage determinístico entre ambas as fontes de dados e foram considerados subnotificados os casos que constaram na lista de atendimentos do centro de referência, mas que não foram notificados no Sinasc. RESULTADOS: dos 138 casos com fissura encontrados no Centro de Referência, 37,70% nasceram com fissura transforame e 66,40% do sexo masculino. No Sinasc, foram notificados 78 nascidos vivos com essa malformação, sendo a maioria do sexo masculino e com distribuição homogênea em relação ao tipo da fissura. Dos 138 casos localizados no Centro de Referência, 86 não foram notificados ao Sinasc, perfazendo uma subnotificação de 110,3%. CONCLUSÃO: existe uma alta subnotificação da fissura de lábio e/ou palato no Sinasc. Apesar dos dados fazerem referência ao estado de Pernambuco, acredita-se que reflete uma realidade nacional.

    Resumo em Inglês:

    OBJETIVO: caracterizar os casos de fissura de lábio e/ou palato atendidos num centro de referência do estado de Pernambuco e os nascidos vivos notificados ao Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos com essa malformação, mensurando a subnotificação dos casos de fissura nesse sistema. MÉTODOS: desenvolveu-se um estudo epidemiológico, cuja população foram crianças nascidas em 2009 e atendidas no centro de referência para deformidades craniofaciais em Pernambuco, e pelos nascidos vivos no mesmo ano, notificados ao Sinasc com a fissura. Realizou-se um linkage determinístico entre ambas as fontes de dados e foram considerados subnotificados os casos que constaram na lista de atendimentos do centro de referência, mas que não foram notificados no Sinasc. RESULTADOS: dos 138 casos com fissura encontrados no Centro de Referência, 37,70% nasceram com fissura transforame e 66,40% do sexo masculino. No Sinasc, foram notificados 78 nascidos vivos com essa malformação, sendo a maioria do sexo masculino e com distribuição homogênea em relação ao tipo da fissura. Dos 138 casos localizados no Centro de Referência, 86 não foram notificados ao Sinasc, perfazendo uma subnotificação de 110,3%. CONCLUSÃO: existe uma alta subnotificação da fissura de lábio e/ou palato no Sinasc. Apesar dos dados fazerem referência ao estado de Pernambuco, acredita-se que reflete uma realidade nacional.
  • Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita Artigos Originais

    Leite, Karoline Kussik de Almeida; Bittencourt, Zélia Zilda Lourenço de Camargo; Silva, Ivani Rodrigues

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: verificar a influência do meio sociofamiliar no processo de aquisição da linguagem escrita de crianças em atendimento fonoaudiológico e conhecer o perfil sociocultural de seus familiares. MÉTODOS: a investigação, de caráter qualitativo, teve como participantes, pais ou responsáveis de crianças atendidas no Estágio de Leitura/Escrita do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública. Para o levantamento sociodemográfico realizaram-se consultas a prontuários destas crianças além de entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro enfocando os hábitos culturais e familiares relativos à linguagem escrita. RESULTADOS: o estudo revelou que os familiares entrevistados eram na maioria de baixa renda, baixa escolaridade, provenientes de ambientes culturais de pouca valorização e estímulo ao uso da leitura e escrita, podendo repercutir no desempenho escolar de seus filhos. CONCLUSÃO: a carência socioeconômica e cultural observada no estudo pode ser minimizada através do apoio de redes sociais comunitárias e de políticas publicas de cultura e educação, visto que há interesse e expectativa das famílias na melhoria da educação de seus filhos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSES: verifying the influence of social-familial factors in the children's process of written language acquisition while attending speech therapy, and learning about their families' sociocultural profile. METHODS: this qualitative research has, as subjects, parents or guardians of children enrolled in the reading/writing training of the Speech-Language Pathology course of a public university. For the demographic survey, consultations to the children's records were done, as also semi-structured interviews based on a guide that focused the cultural and family habits related to written language. RESULTS: the study showed that the interviewed families were mostly poor, with poor education, and came from cultural environments with little valorisation and encouragement for reading and writing, and this might have consequences in the academic performance of their children. CONCLUSION: the socioeconomic and cultural deficiency observed in the study can be minimized through the support of social community network and investments in culture and education, since there is interest and expectation of the families in the education of their children.
  • Discurso oral e escrito de escolares do ensino fundamental Artigos Originais

    Brocchi, Beatriz Servilha; Oliveira, Maria Helena Mourão Alves de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar os aspectos sintáticos e discursivos da produção oral e escrita dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. MÉTODOS: foram sujeitos da pesquisa treze estudantes que cursavam o 6º ano do ensino fundamental de uma escola particular. O material analisado foi constituído de uma produção oral, gravada e transcrita, e uma produção escrita, ambas obtidas a partir de figuras. Na análise dessas produções foram consideradas as estruturas sintáticas e componentes do discurso. RESULTADOS: observou-se que a produção escrita das meninas apresentou uma extensão maior que a dos meninos, enquanto estes, na comunicação oral apresentaram um discurso mais longo. No discurso oral e escrito, todos os participantes priorizaram o uso da coordenação, o que está aquém do esperado para o nível de escolaridade dos estudantes. Com relação à análise do discurso, a maior parte das crianças apresentou nível 1, incompatível com a idade e o nível de escolaridade. CONCLUSÃO: o desempenho dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental na produção oral e escrita foi abaixo do esperado para o nível de escolaridade que se encontram. Este desempenho pode ser explicado por algumas hipóteses, como a fase de transição em que os estudantes se encontram, falta de estratégias fornecidas pela escola para a produção de discursos e falta de estimulação tanto dos pais quanto da escola durante a fase do desenvolvimento da linguagem e processo de aprendizagem da leitura-escrita.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the syntactic and linguistic structures of student's oral and written output. METHODS: the subjects of this research were thirteen sixth-grade, private school students. Each student had two outputs: one oral (recorded and transcribed) and one written, both based on two different pictures. These productions were analyzed in order to investigate syntactic aspects and the speech structure. RESULTS: showed that girls' written productions are longer than boys', who performance better orally. In oral and written productions, both groups prioritized coordination form. According to the speech structure, most part of the children were classified as level 1, performing poorer than expected for their age group. CONCLUSION: these results were below expectation for their school level. This performance can be explained by some hypotheses: these students were in a transition phase; few speech strategies were taught in school; parents and school provide few stimulation during the oral and written language development.
  • Fonologia, processamento auditivo e educação infantil: influências ambientais em crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses Artigos Originais

    Souza, Valquíria Conceição; Dourado, Jordana Siuves; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever e analisar o perfil fonológico de crianças na faixa etária de 4 anos a 5 anos e 11 meses frequentadoras de instituições de ensino infantil do município de Belo Horizonte, comparar o desenvolvimento fonológico das crianças do ensino público e privado e verificar a relação entre o desenvolvimento de linguagem e os recursos dos ambientes familiar e da escola. MÉTODOS: o estudo avaliou o desenvolvimento fonológico e o processamento auditivo de 96 crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos e 11 meses pertencentes a três instituições de ensino infantil e também foi avaliado o ambiente escolar. RESULTADOS: os processos mais frequentes foram simplificação de liquida, simplificação de encontro consonantal e simplificação de consoante final. Na avaliação do processamento auditivo a maioria das crianças obteve resultado adequado. Foi observado que crianças que recebem menor estimulação familiar e frequentadoras de instituições públicas demonstraram chances maiores de apresentarem alteração fonológica. CONCLUSÃO: os resultados do estudo mostram a importância de uma boa estimulação do ambiente no qual a criança está inserida. Deste modo é de grande relevância que mais estudos sejam realizados e que verifiquem a influência do ambiente familiar e da escola na aquisição da linguagem infantil.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe and to analyze the phonological profile of children with ages between 4 to 5 years and 11 months attending childhood education institutions in the city of Belo Horizonte, to compare the phonological development of children of public and private schools and to verify the relationship between language development and resources of the family and school environments. METHODS: the study evaluated the phonological development and auditory processing of 96 children with ages between 4 to 5 years and 11 months from three childhood education institutions and also the school environment. RESULTS: the most frequent processes were liquid simplification, cluster reduction and final consonant deletion. In the evaluation of auditory processing, most of the children achieved satisfactory results. It was observed that children who receive less family stimulation and that attend public schools have greater chances of phonological alterations. CONCLUSION: the results of the study showed the importance of a good stimulation of the environment in which the child is inserted. Thereby it is of great importance to carry out further studies and to verify the influence of the family and school environments in the child's language development.
  • Estratégias de reparo utilizadas na aquisição das obstruintes em dois municípios do Rio Grande do Sul Artigos Originais

    Lopes, Silvana Gonçalves; Vargas, Diéssica Zacarias; Mezzomo, Carolina Lisbôa

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar as estratégias de reparo utilizadas na aquisição das obstruintes em dois municípios do Rio Grande do Sul com diferentes influências dialetais, descrevendo e comparando as variáveis intervenientes nesse processo. MÉTODOS: participaram do estudo 72 crianças, 36 do município de Santa Maria 36 de Agudo, com idades entre 1:0 e 4:0 (anos:meses). O corpus de Santa Maria ficou composto por 3.178 obstruintes analisadas e 3.847 em Agudo. As estratégias de reparo analisadas foram: dessonorização, omissão, posteriorização, anteriorização, plosivização de fricativas e outros. As variáveis extralinguísticas consideradas foram idade, sexo e tipo de input e as linguísticas foram pé métrico; número de sílabas; contexto silábico precedente e seguinte; posição na palavra; classe gramatical; sonoridade e classe da obstruinte. Utilizou-se para a análise estatística o pacote VARBRUL, com significância de 5%. RESULTADOS: houve prevalência da estratégia de omissão para Santa Maria e de posteriorização para Agudo. A dessonorização foi o recurso menos utilizado para os ambos os grupos. Ocorreram tanto semelhanças como diferenças na comparação entre as variáveis intervenientes. CONCLUSÃO: de acordo com os resultados, foi possível concluir que a variação dialetal não interferiu na escolha dos recursos empregados para os sujeitos residentes em Agudo, o que poderia ocorrer devido ao input recebido nesse município, com fonemas dessonorizados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to determine the repair strategies used in the acquisition of obstruents in two municipalities of the state of Rio Grande do Sul that receive different dialectal influences, by describing and comparing the intervening variables in this process. METHODS: 72 children participated in the study, 36 from the municipality of Santa Maria and 36 from Agudo, aged between 1:0 and 4:0 (years: months). The corpora of Santa Maria and Agudo were composed by 3,178 and 3,847 analyzed obstruents, respectively. The analyzed repair strategies were desonorization, omission, posteriorization, anteriorization, plosivization of fricatives, and others. The extralinguistic variables were age, gender, type of input, metrical foot, number of syllables, preceding and following syllable context, position in the word, grammatical class, voicing and class of obstruent. Statistical analysis was performed using the software package VARBRUL, with a significance level of 5%. RESULTS: there was a prevalence of the omission strategy in Santa Maria and the posteriorization strategy in Agudo. Desonorization was the least frequently used resource in both groups. There were both similarities and differences when the intervening variables were compared. CONCLUSION: based on the results, it was concluded that dialectal variation did not interfere in the choice of resources employed by subjects from Agudo, which could occur due to input received in this municipality, i.e. desonorized phonemes.
  • Desenvolvimento da linguagem em crianças com implante coclear: terá o gênero alguma influência? Artigos Originais

    Ramos, Daniela; Jorge, João Xavier; Teixeira, António; Ribeiro, Carlos; Paiva, António

    Resumo em Português:

    OBJECTIVO: avaliar a influencia do gênero no desenvolvimento da linguagem de crianças com surdez severa a profunda neurossensorial, após implante coclear. MÉTODOS: foram estudadas 30 crianças, 12 do gênero feminino e 18 do masculino, entre os 8 anos e 1 mês e os 10 anos com surdez severa a profunda neurossensorial bilateral congênita com implante coclear. Avaliaram-se as estruturas linguísticas semântica, morfossintaxe e fonologia. Utilizou-se o instrumento de avaliação: Grelha de Observação da Linguagem - nível escolar. RESULTADOS: a idade auditiva média foi de 72 meses no gênero feminino e 72.7 meses no masculino. As pontuações obtidas nos três níveis linguisticos foram estatisticamente semelhantes, quando comparados os gêneros. Nas provas de cada estrutura linguística também não se verificaram diferenças estatisticamente significantes. CONCLUSÕES: o gênero não influenciou o desenvolvimento da linguagem oral nas crianças utilizadoras de implante coclear, nas três estruturas linguísticas estudadas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the influence of gender in the development of language skills in children with severe to profound sensorineural deafness after cochlear implant. METHODS: thirty children were studied, 12 females and 18 males, aged between 8 years and 1 month and 10 years of age, with severe to profound congenital bilateral sensorineural deafness with cochlear implant. The language structures analyzed were semantics, morphosyntax and phonology. The assessment tool used was the Language Observation Grid - school level. RESULTS: the average hearing age was of 72 months for females and 72.7 months for males. The scores obtained in the three linguistic structures were statistically similar between genders. Into each structure, the comparasion of each test, were also similar. CONCLUSIONS: gender did not influence the development of oral language in children with cochlear implants, in the three linguistic structures studied.
  • Alterações da linguagem escrita de escolares em fase de alfabetização na visão de professores Artigos Originais

    Almeida, Gleide Viviani Maciel; Kozlowski, Lorena de Cássia; Marques, Jair Mendes

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: o objetivo geral deste estudo é caracterizar, a partir das respostas oferecidas pelos professores, as alterações de aprendizagem que julgam estar presentes nos alunos e identificar as queixas referentes à escrita frequentemente detectadas pelos professores. MÉTODOS: trata-se de um estudo individuado transversal seccional quantitativo. Participaram da pesquisa 21 professores que lecionam no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) nas escolas de Cajati/SP, sendo sete do primeiro ano, seis do segundo ano e oito do terceiro ano. Estes participantes foram subdivididos em dois grupos: G1 - início do ciclo de alfabetização (1º e 2º ano) e G2 - final do processo de alfabetização (3º ano). Foi aplicado um questionário formulado pela autora e respondidos pelos professores. Utilizou-se o teste de Fisher como instrumento estatístico. RESULTADOS: mediante os achados, verificou-se diferença na proporção do histórico de alterações de linguagem anterior à escolarização, sendo maior no ano escolar final. Da compreensão do contexto dos textos com facilidade, relacionada ao ano frequentado pelos alunos é maior entre os escolares dos anos iniciais e a proporção dos escolares que expressam as ideias por meio da escrita é significantemente maior (0,0389) entre os alunos do período da tarde. CONCLUSÃO: o atraso na aquisição da linguagem pode prejudicar o processo de alfabetização que inclui a habilidade pragmática e a função expressiva.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: the overall goal is to characterize the major alterations in learning existent in the students. The specific goals is characterized, from the answers provided by the teachers, changes in learning that judge be present in students and identify complaints regarding written frequently detected by teachers. METHODS: this research is a transverse sectional quantitative individuated study. 21 teachers from the literacy cycle (from the 1st to the 3rdschool year) who work at schools have participated in this study, seven from de first year, six from the second year and eight from the third year. Those groups were divided into two subgroups: G1 - early literacy (1st and 2nd school year) and G2 - end of the literacy (3rd school year). A formulated questionnaire was answered by the teachers. Fisher´s test was used as a statistic instrument. RESULTS: there was a difference in the historical changes proportion of language before schooling, being bigger in the final school year. According to the year attended, the facility in the text comprehension was greater among younger students. Regarding the ability to express ideas through writing the proportion of students is bigger (0.0389) among those that studies in the afternoon. CONCLUSION: the delay in the acquisition of the language can damage the process of literacy what includes the pragmatic ability and expressive function.
  • A eficácia da intervenção terapêutica fonoaudiológica nos distúrbios do espectro do autismo Artigos Originais

    Tamanaha, Ana Carina; Chiari, Brasilia M; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a eficácia da intervenção terapêutica fonoaudiológica para crianças com Distúrbios do Espectro do Autismo. MÉTODOS: a amostra foi composta por 11 crianças. Essas crianças foram divididas aleatoriamente em dois grupos: Seis estavam recebendo intervenção direta e indireta (GT) e cinco apenas atendimento exclusivamente indireto (GO). Foram utilizadas as seguintes partes do teste ASIEP-2: Autism Behavior Checklist, Avaliação de Interação e Amostra do Comportamento Vocal em três ocasiões: no início, seis meses depois, e após 12 meses. RESULTADOS: observou-se maior evolução do GT no Autism Behavior Checklist, Avaliação Interação e na Amostra de comportamento vocal. Tanto as mães quanto a fonoaudióloga perceberam mudanças comportamentais. CONCLUSÕES: a tendência de melhor desempenho das crianças atendidas na intervenção direta e indireta mostrou que esta associação foi fundamental.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the efficacy of the speech and language therapy for Autistic Spectrum Disorders. METHODS: the sample was composed of 11 children. These children were randomly divided into two groups: Six were receiving both direct and indirect intervention (TG group), and five were receiving exclusively indirect intervention (OG Group). We used the following parts of ASIEP-2: Autism Behavior Checklist, Interaction Assessment and Sample of Vocal Behavior on three occasions: at the beginning, six months later and 12 months later. RESULTS: we observed there was greater evolution of Therapy Group-TG in the Autism Behavior Checklist, Interaction Assessment and Sample of Vocal Behavior. The mothers and the Speech Language Pathologist perceived behavioral changes. CONCLUSIONS: the tendency of better performance of the children attended in direct and indirect intervention showed that this association was fundamental.
  • Proposta de utilização da técnica de contagem como preditor da capacidade vital lenta em indivíduos hospitalizados Artigos Originais

    Palmeira, Aline Cabral; Araújo, Rodrigo Cappato de; Escossio, Anna Luiza; Sarinho, Silvia Wanick; Rizzo, José Angelo; Andrade, Flávio Maciel Dias de; Costa, Emília Chagas; Correia Junior, Marco Aurélio de Valois

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar se existe correlação entre a capacidade vital lenta e o tempo máximo de fonação, mais especificamente pela técnica de contagem numérica e se é possível a partir do tempo máximo de fonação estimar a capacidade vital lenta em indivíduos hospitalizados. MÉTODOS: trata-se de um estudo do tipo transversal, crossover e a escolha das técnicas (espirometria e técnica de contagem numérica) foram realizadas de forma randomizada (sorteio simples). A capacidade vital lenta foi mensurada por meio da espirometria e o tempo máximo de fonação foi avaliado a partir da técnica de contagem numérica. RESULTADOS: participaram da pesquisa 221 pacientes hospitalizados. Foi verificada uma correlação positiva entre a capacidade vital lenta e o tempo máximo de fonação avaliados de forma absoluta (r = 0,75; p < 0,001) e relativa (r = 0,76; p < 0,001). A partir da regressão linear simples dos dados, foram verificados equações das retas analisadas de forma absoluta, Capacidade vital lenta = 55 Técnica de contagem numérica + 735 (r2 = 0,56; p < 0,0001) e relativa, Capacidade vital lenta = 0,84 Técnica de contagem numérica + 14 (r2 = 0,57; p < 0,0001). CONCLUSÕES: os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram uma boa correlação entre as técnicas avaliadas, sendo possível estimar a capacidade vital lenta a partir da técnica de contagem numérica em indivíduos hospitalizados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate if there is a correlation between the slow vital capacity and the maximum phonation time by technique of counting numbers and if it is possible from the maximum phonation time estimate the slow vital capacity in hospitalized individuals. METHODS: it is a cross-sectional study, crossover and choice of techniques (technique of numerical count and spirometry) were performed randomly (simple draw). The slow vital capacity was measured by spirometry and maximum phonation time was assessed using the technique of counting numbers. RESULTS: participated in the research 221 hospitalized patients. A positive correlation was observed between the Slow vital capacity and maximum phonation time evaluated on an absolute (r = 0.75; p <0.001) and relative (r = 0.76; p <0.001). From the simple linear regression of the data, were verified equations of the lines analyzed absolutely, Slow vital capacity = 55 Technique of numerical count + 735 (r2 = 0,56; p < 0,0001) and relative Slow vital capacity = 0,84 Technique of numerical count + 14 (r2 = 0,57; p < 0,0001). CONCLUSIONS: the results obtained in this study showed a good correlation between the techniques evaluated, possible to estimate the Slow vital capacity from the technique of counting numbers in hospitalized individuals.
  • Representação social da terapia da fala nos profissionais e não profissionais de saúde portugueses Artigos Originais

    Quintal, Maria Aldora Neto de; Correia, Paula Cristina Grade; Martins, Ana Paula Lopes Tavares; Roldão, Olinda Maria de Brito Marques; Carvalho, Catarina Araújo Ferreira de; Antunes, Luís Alberto Carvalho Jerónimo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: identificar e analisar as dimensões de significação (ou universos semânticos) que organizam as ideias, emoções e imagens em relação à terapia da fala nos profissionais e não profissionais de saúde. MÉTODOS: estudo qualitativo e quantitativo de metodologia transversal, constituído por uma amostra de 166 indivíduos de ambos os sexos, 40 (24.1%) terapeutas da fala, 39 (23,5%) outros profissionais de saúde e 87 (52,4%) não profissionais de saúde. (M=36anos;Range idade=18-75anos).Utilizou-se uma escala analógica visual, um questionário sociodemográfico e um guião de entrevista estruturada, baseada na técnica de evocação livre, ordem de evocação e axioma de importância. A análise dos dados qualitativos foi feita com recurso à Teoria das Representações Sociais, aliada à Teoria do Núcleo Central e a análise dos dados quantitativos com recurso a uma Base de dados no Microsoft Excel, Software SPSS19.0 para o Windows: análise dos perfis por meio de frequências simples, médias e desvio padrão e organização das estruturas analisadas pela técnica do quadro de quatro casas. RESULTADOS: obteve-se para o termo indutor terapia da fala 830 evocações que após homogeneização e análise dos termos evocados, reproduziu 495 unidades de registro, e um sistema representacional de 13 categorias. O núcleo central da representação está centrado na comunicação, qualificação, bem-estar, diagnóstico e tratamento da pessoa com doença. CONCLUSÃO: a comunicação foi a cognição semântica mais consensual sobre a representação social da terapia da fala entre os profissionais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to identify and analyse the dimensions of significance (or semantic universes) that organise the ideas, emotions and images of health and non health professionals in relation to speech therapy. METHODS: a qualitative and quantitative study of crossover design, using a sample of 166 individuals of both sexes: 40 (24.1%), speech therapists, 39 (23.5%), other health professionals and 87 (52.4) non-health professionals. (M= 36 years; ageRange =18-75 years). We used a visual analogue scale, a socio-demographic questionnaire and a structured interview script, based on free recall technique, order of recall and axiom of importance. The Theory of Social Representations and Central Nucleus Theory were used for the qualitative data analysis; the quantitative data analysis employed a Microsoft Excel database, SPSS 19.0 software for Windows: profile analysis using simple frequencies, averages and standard deviations, and organisation structures analysed by the four-house framework technique. RESULTS: 830 recalls were obtained by the cue "speech therapy", which reproduced 495 registry units after the homogenisation and analysis of the terms recalled, and a 13-category representational system. The core representation is centred on communication skills, well-being, diagnosis and treatment of people with disease. CONCLUSION: communication was the most consensual semantic cognition for the social representation of speech therapy among professionals.
  • Percepções dos acadêmicos de fonoaudiologia e enfermagem sobre processos de envelhecimento e a formação para o cuidado aos idosos Artigos Originais

    Mendes, Juliana; Soares, Vânia Muniz Néquer; Massi, Giselle Aparecida Athayde

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: identificar as percepções dos acadêmicos de fonoaudiologia e enfermagem sobre o envelhecimento e a formação para o cuidado ao idoso. MÉTODOS: participaram do estudo vinte e cinco acadêmicos de Fonoaudiologia e Enfermagem, de faculdades públicas e privadas, situadas na região sul do Brasil. Para a obtenção das informações, utilizou-se de entrevista com roteiro temático, composto por questões abertas. A organização e análise das informações seguiram os passos propostos pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que utiliza quatro figuras metodológicas: ancoragem, ideia central, expressões chave e discurso do sujeito coletivo. RESULTADOS: emergiram das falas dos acadêmicos participantes da pesquisa, seis ideias centrais e seus respectivos discursos, que versam sobre o envelhecimento e o cuidado aos idosos na visão teórica e prática. CONCLUSÕES: os acadêmicos entendem o envelhecimento como um processo natural, porém permeado de modificações e transformações multidimensionais. Referem que o cuidado multiprofissional é essencial na atenção à saúde do idoso, contudo, a formação na graduação não é específica e tampouco suficiente para a prática profissional direcionada aos idosos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to identify speech therapy and nursing undergraduates' perceptions on aging and education for elders' care. METHODS: twenty-five (25) speech therapy and nursing undergraduates participated in the study from public and private colleges located in southern Brazil. A thematic interview guide with open questions was used for data collection. Data organization and analysis followed the steps proposed by the technique of the Discourse of the Collective Subject, which uses four methodological figures - anchoring, central idea, key phrases and discourse of the collective subject. RESULTS: six central ideas and respective discourses emerged from the participants' accounts, which address aging and elders' care in a theoretical and practical view. CONCLUSIONS: undergraduates view aging as a natural process, however permeated by multidimensional modifications and changes. They point out that multiprofessional care is essential in elders' healthcare, however undergraduate education is neither specific nor sufficient for elderly-oriented professional practice.
  • Fonoaudiólogos brasileiros titulados doutores no período de 2009 a 2013: perfil da formação Artigos Originais

    Paz-Oliveira, Andréa; Carmo, Michele Picanço do; Ferreira, Léslie Piccolotto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a formação de fonoaudiólogos brasileiros titulados doutores no período de 2009 a 2013. MÉTODOS: o levantamento dos dados foi realizado por meio de consulta à Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico a partir dos termos "Fonoaudiologia" e "doutores", e considerado como critério de inclusão ser fonoaudiólogo e ter-se titulado doutor no período determinado. Os dados foram categorizados segundo as variáveis: sexo, ano de defesa da tese, instituição de ensino, inserção do programa em que a tese foi desenvolvida, segundo área de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e temática desenvolvida na tese, de acordo com as áreas estabelecidas na Fonoaudiologia e reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Os dados foram analisados de forma descritiva e estatística. Aplicou-se o teste de associação pelo qui-quadrado e para a análise de tendência foi aplicada a regressão polinomial de segunda ordem. Assumiu-se um nível descritivo de 5%. RESULTADOS: o período avaliado totalizou 271 doutorados defendidos. Desses, maior número de teses foi realizada por mulheres (266-98,2%), no ano de 2012 (72-26,6%), em universidades públicas (216-79,7%), situadas na região Sudeste (188-69,4%), em programas pertencentes à área de Ciências da Saúde (174-64,2%) e de temática relacionada à linguagem (95-35,1%). CONCLUSÕES: o levantamento, somado a pesquisas anteriores, evidencia um total de 775 doutores, com perfil semelhante ao levantado anteriormente, mas diferindo quanto à inserção de fonoaudiólogos em programas de pós-graduação não relacionados apenas à área de saúde, refletindo a ampliação dos diversos campos de atuação desse profissional.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the formation of Brazilian speech-language pathologists (SLP) PhDs in the period 2009-2013. METHODS: data collection was done through consultation with the Lattes Platform from the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) with the descriptors "Language and Hearing Sciences and "PhDs" and considered as inclusion criteria to be speech-language pathologist and have earned a PhD degree in the determined period The data were categorized according to the variables: gender, year of submission of the thesis, School, insertion of program by area of ​​expertise of the CNPq and theme developed in the thesis according to the areas set out in the Language and Hearing Sciences and recognized by the Brazilian Society Speech, Language and Hearing Sciences. Data were analyzed descriptively and statistically. We applied the test of association using the chi-square for trend analysis to second-order polynomial regression was applied and and it was taken a significance level of 5%. RESULTS: the reporting period totaled 271 PhDs degrees and the largest number of theses was achieved by women (266- 98.2%), in 2012 (72- 26.6%), in public universities (216- 79.7%), located in the Southeast region (188 -69.4%), belonging to the Health Sciences Programs (174- 64.2%), and written on language-related topics (95- 35.1%). CONCLUSIONS: the survey, coupled with previous research, showing a total of 775 doctors with similar profile to the previously researches but differing in the SLP insertion in graduate programs not only linked to the health areas, reflecting the expansion of the various performance of this professional fields.
  • Atuação interdisciplinar odontologia/fonoaudiologia no tratamento de paciente com cárie precoce da infância Relatos De Casos

    Inagaki, Luciana Tiemi; Prado, Daniela Galvão de Almeida; Iwamoto, Alexsandra Shizue; Pereira Neto, João Sarmento; Gavião, Maria Beatriz Duarte; Puppin-Rontani, Regina Maria; Pascon, Fernanda Miori

    Resumo em Português:

    A integração interdisciplinar entre odontologia e fonoaudiologia pode proporcionar tratamento adequado das alterações dentárias e miofuncionais. Este relato de caso clínico apresenta o tratamento odontológico em criança com três anos de idade com cárie precoce da infância leve, com consequente perda dos incisivos centrais superiores devido a trauma, a reabilitação estética e funcional e tratamento fonoaudiológico. Os procedimentos clínicos odontológicos foram instrução de higiene bucal, aconselhamento dietético e realização das restaurações com resina composta devido ao acometimento por lesão cariosa dos dentes 64, 84, 85, 74, 75 (oclusal); e dentes 51, 61, 52 e 62 (face vestibular). Após um ano de preservação foi realizada a exodontia dos dentes 51 e 61 (com história de trauma anterior à primeira consulta), devido a reabsorção externa avançada. Em seguida, mantenedor de espaço estético-funcional removível foi colocado na região anterior superior. Avaliação fonoaudiológica foi realizada utilizando o protocolo Miofuncional Orofacial (MBGR), sendo verificadas as funções orofaciais, mobilidade e tônus muscular. Foram atribuídos escores para cada item avaliado no protocolo. Confirmou-se dificuldade de mobilidade dos lábios e língua com diminuição do tônus da bochecha e alterações na fala. A terapia fonoaudiológica foi estabelecida durante três meses com periodicidade semanal, havendo melhora em todos os aspectos alterados, confirmados pela adequação dos escores do Protocolo MBGR. No tratamento odontológico foram observados resultados clinicamente satisfatórios para a criança e responsáveis. Concluiu-se que o trabalho interdisciplinar entre a Odontologia e Fonoaudiologia proporcionou tratamento adequado para as condições bucais apresentadas pela criança, proporcionando saúde bucal e prognóstico favorável.

    Resumo em Inglês:

    The integration of interdisciplinary dental and speech therapy can provide adequate treatment of dental and myofunctional alterations. In this case report, the dental treatment of three-year-old children with early childhood caries, premature loss of primary maxillary incisors due trauma, esthetic and functional rehabilitation and myofunctional therapy is presented. The dental care procedures included oral hygiene instructions, dietary recommendations and resin composite restorations of teeth 64, 84, 85, 74 and 75 (occlusal surface) and 51, 61, 52 and 62 (smooth surface) which were affected by dental caries. After one year of follow-up, teeth 51 and 61 were extracted (dental trauma history reported in first appointment), because the teeth presented extensive external reabsorption. Subsequently, esthetic and functional space maintainers were placed in the maxillary anterior region. Speech evaluation was performed using the MBGR protocol (orofacial myofunctional), in which the orofacial functions, mobility and muscular tone were analyzed. Scores were attributed to each item available in the protocol. Thus, the difficulty of lip and tongue movements were confirmed, in addition to reduced cheek tonus and alterations in speech. Myofunctional therapy was instituted for three months, once a week and this led to improvement in all aspects, with changes being confirmed by adequate scores obtained in application of the MBRG protocol. After dental treatment, clinical results satisfactory to both children and parents were observed. It was concluded that interdisciplinary approach involving dentistry and myofunctional therapy provided adequate treatment for oral conditions presented by children, providing oral health and favorable prognosis.
  • Treinamento auditivo nas alterações do processamento auditivo: estudo de caso Relatos De Casos

    Stroiek, Susan; Quevedo, Lenita da Silva; Kieling, Carla Hernandez; Battezini, Ana Carolina Lago

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é verificar a eficácia de um programa de Treinamento Auditivo comparando o desempenho inicial, nos testes de avaliação do processamento auditivo, com o desempenho após o treinamento auditivo. Para este estudo de caso, desenvolvido na clínica de Fonoaudiologia da Universidade de Passo Fundo, foi selecionado um indivíduo que apresentava alterações de linguagem, queixas compatíveis com alterações de processamento auditivo, avaliação audiológica básica normal e avaliação do processamento auditivo alterada. Para isso, foram utilizados os testes Pediatric Speech Intelligibility, Staggered Spondaic Word, Dicótico de Dígitos, Random Gap Detection Test, Masking Level Difference e Pitch Pattern Sequence. Os resultados obtidos na reavaliação com os testes de Processamento Auditivo após oito sessões de treinamento auditivo apontaram melhoras na decodificação e codificação que se encontravam alteradas, persistindo um leve prejuízo na organização. A evolução do indivíduo de grau severo para leve comprova a eficácia do Treinamento Auditivo.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to verify the effectiveness of an Auditory Training program comparing the initial performance in the tests of auditory processing evaluation, with the performance after the auditory training. For this case study, developed at the Speech Therapy clinic in the University of Passo Fundo, a subject was selected that presented language alterations, complaints compatibles with auditory processing disorders, basic hearing evaluation with normal results and altered results in the auditory processing evaluation. For this, the tests Pediatric Speech Intelligibility, Staggered Spondaic Word, Dichotic Digits, Random Gap Detection Test, Masking Level Difference, and Pitch Pattern Sequence were used. Auditory Processing tests reevaluation after 8 sessions of the auditory training showed improvements in the abilities that were previously altered, persisting a mild difficulty in organization. The progression from severe to mild degree of the subject proves the effectiveness of the Auditory Training.
  • Os múltiplos aspectos da linguagem em processo demencial: um comparativo entre contexto doméstico e institucional Relatos De Casos

    Mello, Jayne Guterres de; Garcia, Michele Vargas; Fedosse, Elenir

    Resumo em Português:

    Analisar a expressão e interpretação/compreensão verbal e seus mecanismos subjacentes (audição, equilíbrio corporal, voz e motricidade orofacial) de duas idosas com quadro clínico de demência - uma vivendo em ambiente familiar e outra em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. São apresentados os casos de duas idosas: uma mulher de 85 anos, com diagnóstico de Demência de Alzheimer, que reside com o marido e uma de suas filhas; e uma mulher de 90 anos, com diagnóstico de Demência Vascular, que reside em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Realizou-se uma avaliação fonoaudiológica integrada, considerando a linguagem em seus múltiplos aspectos (audição, equilíbrio corporal, voz e motricidade orofacial), na qual foram observadas manifestações linguísticas que retratam menor produção verbal por parte da idosa institucionalizada. Os resultados obtidos por meio das avaliações de audição (acuidade e processamento), equilíbrio corporal, voz e motricidade orofacial revelaram características esperadas no processo de envelhecimento saudável. As condições orgânico-fisiológicas das idosas foram compatíveis com o processo natural de envelhecimento, enquanto que as linguístico-cognitivas se apresentaram mais comprometidas. O funcionamento da linguagem apresentou características similares - esperadas para o envelhecimento em processo demencial - em ambas as idosas, porém, a idosa institucionalizada apresentou manifestações linguístico-cognitivas mais comprometidas. Este estudo evidencia a conveniência da atuação fonoaudiológica no envelhecimento, sobretudo, com demência, tanto no contexto familiar quanto institucional.

    Resumo em Inglês:

    Analyzing the expression and interpretation/verbal comprehension and its underlying mechanisms (hearing, body balance, voice and orofacial motricity) of two elderly women with clinical picture of dementia - one living in the family environment and another on a home for the aged. Are presented the cases of two elderly: an 85-year-old woman, with diagnosis of Alzheimer's Dementia, which resides with her husband and one of their daughters, and a 90-year-old woman diagnosed with Vascular Dementia residing in a home for the aged. Considering the language on its multiple aspects (hearing, body balance, voice and orofacial motricity) was held a complete speech evaluation, on which were observed linguistic manifestations that depict less verbal production on the part of the institutionalized elderly. The results obtained by the hearing assessments (accuracy and processing), body balance, voice and orofacial motricity revealed expected features in healthy ageing process. The organic-physiological conditions of the elderly were compatible with the natural process of ageing, while the linguistic-cognitive ones presented themselves more committed. The functioning of the language presented similar features - expected on the ageing in dementia process - in both elderly, but, the institutionalized one presented linguistic-cognitive manifestations more committed. This study demonstrates the convenience of the action of the Speech, Language and Hearing Sciences in the ageing, especially with dementia, not only in a family context but also in an institutional one.
  • Discriminação fonêmica na aquisição de segunda lingua em adulto - estudo de caso Relatos De Casos

    Carvalho, Beatriz dos Santos; Mancopes, Renata; Mota, Helena Bolli

    Resumo em Português:

    O objetivo é investigar a discriminação fonêmica para a segunda língua de um adulto falante de espanhol como língua materna e em aquisição do português brasileiro como segunda língua, a partir da percepção do próprio falante. Foi desenvolvido a partir de um estudo de caso, por meio da análise de conteúdo de uma entrevista semiestruturada. Após a transcrição ortográfica da entrevista, foi realizada leitura exaustiva e flutuante dos dados, buscando analisar o que se repetia no discurso do paciente. Evidenciaram-se alguns determinantes que apontaram para categorias discursivas de análise. Foram criadas cinco categorias e selecionadas 11 sequências discursivas para discussão. A partir destas sequências discursivas, evidenciou-se o importante papel da discriminação fonêmica no aprendizado da segunda língua, bem como a dificuldade em desenvolvê-la quando se trata de uma segunda língua em idade tardia, pois ela torna-se restrita, não natural. A discriminação fonêmica parece ser facilitada por algumas características do interlocutor, que tornam os traços acústicos mais salientes. Além disto, a alteração nesta habilidade pode gerar circunstâncias complexas na interação entre os pares. Quando há melhora na discriminação fonêmica, há melhora na produção e na compreensão da fala, evoluindo o domínio da língua e consequentemente a interação social. Os resultados permitiram observar que o melhor desenvolvimento da segunda língua parece acontecer quando a exposição a esta ocorre nos anos iniciais, pois ainda há grande plasticidade das habilidades auditivas e a discriminação fonêmica não está restrita sendo um indicativo de que o ensino formal da segunda língua e as habilidades de percepção deveriam ser estimuladas nesta fase.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to investigate the discrimination of phonemes for second language of an adult who speaks Spanish as native language who is acquiring Brazilian Portuguese as second language, according to the perceptions of the speaker himself. The article was developed from a case study of qualitative cross-sectional nature using a semi-structured interview. A comprehensive reading and skimming of data were performed following the orthographic transcription of the interview, seeking to analyze what was recurrent in the patient's speech. Some determinants were shown and pointed to discursive categories of analysis. Five categories were created and 11 discursive sequences were selected for discussion. Based on the discursive sequences it was possible to attest the importance of the discrimination of phonemes in the learning process of second language, as well as the difficulty of developing second language in late age because it becomes restrict and unnatural. The discrimination of phonemes seems to be facilitated by some characteristics presented by the interlocutor that make the acoustic traces more prominent. Furthermore, the change in this ability can generate complex circumstances in the interaction between the pairs. Once there is an improvement in the discrimination of phonemes, there is also an improvement in both the speech production and comprehension, facilitating the language domain and the social interaction between pairs. Results demonstrated that the a better development of second language seems to be associated to the early exposure to the second language because in the first infancy there is still a great plasticity of auditory skills and the discrimination of phonemes is not restrict indicating that the formal teaching of second language and the perceptual skills should be stimulated at this age range.
  • Potencial evocado auditivo de tronco encefálico por condução óssea: uma revisão integrativa Artigos De Revisão

    Curado, Nathália Raphaela Pessôa Vaz; Muniz, Lilian Ferreira; Silveira, Ana Karollina da; Silva, Adriana Ribeiro de Almeida e; Griz, Silvana Maria Sobral

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi de realizar uma revisão de forma integrativa sobre os procedimentos utilizados nos critérios de aquisição do exame de Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico por condução óssea com fins ao auxílio no diagnóstico de problemas auditivos. Foi realizada uma busca nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Utilizaram-se as seguintes palavras-chave: Potencial Evocado Auditivo, Eletrofisiologia e Condução Óssea, encontrados por meio de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Os resultados apresentados são referentes aos 35 estudos selecionados. A maioria dos estudos optou pelo uso do estímulo clique, com transdutores por condução aérea os fones supra-aurais, como o TDH-39, para o estímulo por condução óssea, o vibrador Radioear B-71, com pressão de 425+/-25g. Observou-se que a mastoide foi à região onde mais se posicionou mais o vibrador ósseo. A maioria dos estudos refere usar polaridade alternada, com taxa de apresentação diversificada, sendo 57,7/s a mais utilizada e filtro de 30-3000 Hz, com uma janela de 15 ms de duração. Para taxa do estímulo a maioria dos estudos utilizou de 2048, e um total de estímulos de 2 registros. O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico é um exame que vem sendo pesquisado há muitos anos e muito se tem descrito na literatura sobre seus aspectos de aquisição e analise, além de destacar a importância da sua utilização na população neonatal.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to conduct an integrative review of the procedures used in the acquisition criteria of the Bone-Conducted Brainstem Auditory Evoked Potentials examination in order to help in the diagnosis of hearing problems. A search was conducted on the following databases: Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) and Scientific Electronic Library Online (SciELO). The following keywords were used: AEPs, Electrophysiology and Bone Conduction, found via Descriptors in Health Sciences Headings (MeSH). The results shown are for the 35 selected studies. Most studies opted to use click stimuli and supra-aural headphones, such as the TDH-39, as conduction transducers, and the Radioear B-71 vibrator, with a pressure of 425+/- 25g, for bone conducted stimulation. It was observed that the the bone vibrator was most frequently placed in the mastoid region. The majority of studies report using alternating polarity, with different presentation rates, the most widely used being 57.7/s, with a 30-3000 Hz filter and a window of 15 ms. Most studies used a stimulus rate of 2048, and a total of 2 stimulus recordings. The Brainstem Auditory Evoked Response exam has been studied for many years and much has been written in the literature regarding acquisition and analysis, in addition to underscoring its importance for newborns.
  • O uso da crioterapia no tratamento das disfunções temporomandibulares Artigos De Revisão

    Furlan, Renata Maria Moreira Moraes

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma revisão integrativa sobre a produção científica referente ao uso da crioterapia no tratamento das disfunções temporomandibulares, caracterizando as técnicas utilizadas, duração de aplicação da técnica, área estimulada e frequência de realização. Foi realizado um levantamento da literatura nas bases de dados Medline, LILACS, SciELO, Biblioteca Cochrane e IBECS. Os termos utilizados foram: crioterapia, temperatura baixa, transferência de calor, hipotermia induzida, articulação temporomandibular, transtornos da articulação temporomandibular, síndrome da disfunção da articulação temporomandibular e seus correspondentes em inglês e espanhol. Foram incluídos artigos que abordaram a crioterapia no tratamento das disfunções temporomandibulares, publicados em inglês, espanhol ou português, no período de 1980 a 2013. Foram considerados: técnica de aplicação, duração de aplicação, área corporal e frequência de realização. Inicialmente foram encontrados 34 estudos, dos quais 13 contemplaram os critérios de seleção propostos. Os dados foram tabulados e apresentados em ordem cronológica. A retirada do calor corporal pode ser realizada por meio da aplicação de compressas frias, bolsas com agentes frios ou aerossóis refrigerantes, aplicados sobre as áreas dolorosas, sobre regiões musculares com "trigger points", ou sobre músculos mastigatórios. O tempo médio de aplicação do estímulo variou de 10 a 15 minutos para as bolsas com agentes frios e cerca de 10 segundos no caso do spray refrigerante, repetindo-se cerca de 2 a 4 vezes por dia, precedendo as técnicas de alongamento muscular. A literatura não apresenta um consenso quanto à intensidade do estímulo térmico.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this research was to perform an integrative review of scientific bibliographic production on the use of cryotherapy on temporomandibular disorders treatment, highlighting the techniques, duration, stimulated body area and frequency of application. Literature review was accomplished on Medline, LILACS, SciELO, Cochrane Library and IBECS databases. The descriptors used were: Cryotherapy, Cold Temperature, Induced Hypothermia, Heat Transference, Temporomandibular Joint, Temporomandibular Joint Disorders, Temporomandibular Joint Dysfunction Syndrome and their equivalents in Portuguese and Spanish. Articles that addressed the cryotherapy for the treatment of temporomandibular disorders, published in English, Spanish or Portuguese, between 1980 and 2013, were included. The following data were collected: technique, duration of application, stimulated area and frequency of application. Initially, 34 studies were found, but only 13 were about the selection criteria proposed. Data were tabulated and presented in chronological order. The decrease of body heat can be conducted through application of cold compresses, cold bags or vapocoolant sprays applied to the painful areas, trigger points regions, or in masticatory muscles. The average time of application of the stimulus was 10 to 15 minutes for cold bags and about 10 seconds for vapocoolant sprays, repeated approximately 2 to 4 times per day, preceding muscle stretching techniques. The literature has no consensus about the intensity of the thermal stimulus.
  • Instrumentos sistemáticos e formais de avaliação da linguagem de pré-escolares no brasil: uma revisão de literatura Artigos De Revisão

    Lindau, Tâmara Andrade; Lucchesi, Fernando Del Mando; Rossi, Natalia Freitas; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    Instrumentos sistemáticos e formais de avaliação da linguagem em crianças com idade entre dois e cinco anos são de suma importância, tanto para a investigação de possíveis alterações quanto para propor intervenção fonoaudiológica. No entanto, atualmente, são poucos os instrumentos disponíveis no Português brasileiro para investigações e uso clínico. O objetivo do presente estudo, portanto, foi apresentar uma revisão bibliográfica sobre instrumentos sistemáticos e formais de avaliação da linguagem falada em pré-escolares, utilizados em investigações científicas no Brasil, construídos em âmbito nacional ou em processo de adaptação e validação. Foram descritos sete diferentes instrumentos em 22 artigos científicos, número este baixo em comparação a outros países e, sobretudo, em comparação a publicações não científicas, que não necessariamente validam a eficiência do instrumento. Sugere-se maior investimento, tanto na construção de instrumentos quanto na adaptação e validação de instrumentos já utilizados em outras línguas.

    Resumo em Inglês:

    Systematic and formal instruments of language in children aged between two and five years are of predominant importance both for the investigation of possible alterations and to propose language intervention. However, currently there are few instruments available in Brazilian Portuguese for research and clinical use. The aim of this study therefore was to present a review on systematic and formal assessment instruments spoken language in preschool, used in scientific research in Brazil, built nationally or in the adaptation and validation process. Seven different instruments have been described in 22 scientific papers, which is a low number compared to other countries, and especially in comparison to non-scientific publications, not necessarily validate the efficiency of the instrument. It is suggested increased investment both in the construction of instruments as in the adaptation and validation of instruments already used in other languages.
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