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Revista CEFAC, Volume: 15, Número: 2, Publicado: 2013
  • EDITORIAL Editorial

    Capellini, Simone Aparecida
  • Reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído versus benefício de crianças e adolescentes usuários de próteses auditivas Artigos Originais

    Torres, Enma Mariángel Ortiz; Lessa, Alexandre Hundertmarck; Aurélio, Nilvia Herondina Soares; Santos, Sinéia Neujahr dos; Costa, Maristela Júlio

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar crianças e adolescentes, usuários de próteses auditivas, buscando investigar o benefício proporcionado pela amplificação sonora por meio do teste Listas de Sentenças em Português e do Questionário de avaliação do benefício em crianças e adolescentes, e verificar se existe correlação entre os resultados obtidos por meio dos dois instrumentos de avaliação. MÉTODO: estudo retrospectivo, onde foram avaliados 13 sujeitos com idades entre oito e 14 anos, de ambos os sexos, com perda auditiva de no máximo, grau moderadamente severo na melhor orelha, usuários de próteses auditivas bilateralmente há mais de dez meses e protetizados por um Programa de Saúde Auditiva. Foi realizada anamnese, nova avaliação audiológica básica e aplicados o teste Listas de Sentenças em Português e o Questionário de Avaliação do Beneficio em crianças e adolescentes. RESULTADOS: os resultados obtidos no Teste de Listas de Sentenças em Português e no questionário mostraram que houve benefício com o uso das próteses, tanto no silêncio, quanto no ruído. Entretanto, não houve correlação estatisticamente significante entre os resultados. CONCLUSÃO: embora não tenha sido verificada correlação estatisticamente significante entre os resultados obtidos por meio dos dois instrumentos de avaliação, foi observada melhora no desempenho de reconhecimento de fala fazendo uso das próteses através do teste Listas de Sentenças em Português, tanto na avaliação no ruído, quanto no silêncio e, em resposta ao questionário, os avaliados referiram benefício com o uso da amplificação sonora.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate children and teenagers musing hearing aids, investigate the benefit provided by sound amplification, through the Portuguese Sentences Lists Test and a benefit assessment questionnaire for children and teenagers; and to check the correlation between the results obtained from these two instruments. METHOD: 13 children and teenagers, between eight and 14 years old, both sexes, with a moderately severe hearing loss as the maximun level on the best ear, hearing aids users bilaterally for more than ten months and fitted by a Hearing Health Program were evaluated. An anamnesis was applied, then the subjects were submitted to a basic audiological evaluation, and were evaluated by the Portuguese Sentences Lists Test and a benefit assessment questionnaire for children and teenagers. RESULTS: the results obtained from the Portuguese Sentences Lists Test and the questionnaire showed the subject's benefit with the use of the hearing aids, both in silence and in noise. However, there was no statistically significant correlation between these two instruments. CONCLUSION: although statistically significant correlation has not been verified between the results obtained using two assessment instruments, through the Portuguese Sentences Lists Test, the individuals had improvement in the performance of speech recognition, using the hearing aids, both in quiet and in noise, and in response to the questionnaire, the subjects reported benefit with the use of sound amplification.
  • Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamental Artigos Originais

    Terto, Sulamita da Silva Marcelino; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: esclarecer a relação entre desempenho escolar e aspectos temporais auditivos. MÉTODO: estudo descritivo-transversal com amostra de conveniência, composta por 82 estudantes, na faixa etária de 11 a 13 anos, sendo 43 do sexo feminino e 38 do sexo masculino do 6º ano de uma escola de financiamento privado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cada estudante respondeu a um formulário de caracterização da amostra, realizou o Teste de Desempenho Escolar e foi submetido aos testes que avaliam os aspectos temporais auditivos: Teste Padrão de Duração, Teste Padrão de Frequência e Teste Gap-in-Noise. RESULTADOS: os testes que avaliam os aspectos temporais auditivos não sofreram influência relacionada às variáveis sexo, idade, realização de atividades de musicalização e preferência manual. Com exceção da variável "acompanhamento fonoaudiológico" que apresentou significância estatística no teste Gap-in-Noise. Os subtestes do Teste de Desempenho Escolar que exerceram maior influencia no desempenho nos testes Padrão de Duração e Padrão de Frequência foram Escrita, seguida de Leitura e Aritmética. CONCLUSÃO: a análise dos dados revelou que há correlação entre desempenho escolar e aspectos temporais auditivos. Cabe ressaltar que os testes que avaliam a ordenação temporal complexa (Teste Padrão de Frequência e Teste Padrão de Duração) são influenciados pelo desempenho no Teste de Desempenho Escolar. Porém o mesmo não ocorre com o teste que avalia resolução temporal (Gap-in-Noise).

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to elucidate the relationship between school performance and temporal aspects of hearing. METHOD: a descriptive cross-sectional convenience sample composed of 82 students, aged 11-13 years, 43 females, and 38 males in the 6th grade at a private funding school in the Metropolitan Region of Belo Horizonte. Each student responded to one form of sample characterization, performed the Academic Performance Test and was submitted to tests that evaluated the temporal auditory aspects (Duration Pattern Sequence, Pitch Pattern Sequence and Gap-in-Noise). RESULTS: the tests that assess auditory temporal aspects were not affected by the variables gender, age, music activity performance and, hand preference. The speech therapy variable was statistically significant on Gap in Noise Test. The subtests of the Educational Achievements' Test had the greatest influence on the Duration and Frequency Pattern Sequence performance were writing followed by reading and arithmetic. CONCLUSION: data analysis revealed a correlation between school performance and temporal aspects of hearing. It should be noted that the tests that evaluate the temporal ordering tasks (Frequency Pattern Sequence and Duration Pattern Sequence) are influenced by the Academic Achievement Test performance. However this does not occur with the test that evaluates the temporal resolution (Gap-in-Noise).
  • Perfil audiométrico e de emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção em gestores de trânsito expostos a monóxido de carbono e ruído Artigos Originais

    Rocha, Soraya de Carvalho; Santos, Renata Gomes dos; Frota, Silvana

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar o perfil audiométrico e de emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção em gestores de trânsito, expostos a monóxido de carbono e ruído, bem como constatar a presença de ambos agentes nos postos de trabalho. MÉTODO:estudo transversal, descritivo, com 37 gestores do trânsito, submetidos a anamnese, meatoscopia, audiometria tonal e emissões otoacústicas, distribuídos em: G1, composto por 18 indivíduos sem histórico de exposição concomitante a monóxido de carbono e ruído; e, G2, formado por 19 trabalhadores expostos simultaneamente aos dois agentes. Para pesquisa da presença dos agentes no ambiente foram utilizadas audiodosímetrias e avaliações de curta duração com medidor instantâneo. As variáveis de anamnese foram analisadas segundo o teste t Student e Mann-Whitney. Para as medidas de otoemissões acústicas e de limiares tonais utilizou-se testes de qui-quadrado (χ2) ou exato de Fisher e dos postos sinalizados de Wilcoxon com significância de 5%. RESULTADOS: foi constatada presença de monóxido de carbono e ruído durante a atividade dos trabalhadores. Não foi observada diferença significante na idade e tempo de função. O G2 obteve média de limiares tonais maior que G1, para orelha direita, em 1KHz (p=0,050) e para orelha esquerda em 3KHz (p=0,016) e 4KHz (p=0,028); e, comparados os limiares tonais alterados G2 apresentou diferença maior em 3KHz na orelha esquerda (p=0,003). Nas emissões otoacústicas, G2 apresentou maior ausência de respostas que G1 em 2.730Hz e 3.218Hz (p=0.016) para orelha direita. CONCLUSÃO: trabalhadores expostos a monóxido de carbono e ruído apresentaram piores resultados audiométricos e nas emissões otoacústicas quando comparado ao grupo de não expostos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the hearing profile and otoacoustic emission evoked by distortion product in Traffic Managers exposed to noise and carbon monoxide, as well as to establish the presence of both agents at their work environment. METHOD: 37 workers were divided into two groups: G1 formed by 18 individuals with no history of concomitant exposure to carbon monoxide and noise, and G2 formed by 19 workers simultaneously exposed to both agents. To determine the presence of those agents, audio dosimeter and short period evaluation with instantaneous measurement were used. The variances of anamnesis were studied applying the Student t test and Mann-Whitney test. Otoacoustics emissions and auditory thresholds were analyzed by chi-square or Fisher exact and Wilcoxon test with 5% significance. RESULTS: it was verified the presence of carbon monoxide and noise during the workers' activity. There was no significant difference in age and time of function. The average hearing threshold was greater on G2 for the right ear at 1KHz (p=0,050) and for the left at 3KHz (p=0,016) and 4KHz (p=0,028). The audiometric changes showed that G2 was significantly worse at 3KHz on the left ear (p=0,003) compared to G1. The Emissions showed worse results in G2 when compared to G1 for 2.730Hz and 3.218Hz (p=0.016) on the right ear. It was found significant impairment in both exams responses, in both ears, at the frequency ranges between 2.730Hz and 7.604Hz in G2 group. CONCLUSION: workers exposed to carbon monoxide and noise showed worst results in the auditory thresholds and Otoacoustic Emissions when compared to non-exposed group.
  • Evolução audiométrica em usuários de implante coclear multicanal Artigos Originais

    Hoshino, Ana Cristina Hiromi; Cruz, Dorilan Rodriguez da; Goffi-Gomez, Maria Valéria Schmidt; Befi-Lopes, Débora Maria; Matas, Carla Gentile; Fortunato-Tavares, Talita M.; Tsuji, Robinson Koji

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar em quanto tempo após a ativação é possível alcançar os limiares auditivos desejados nos indivíduos usuários de implante coclear (IC) multicanal de diferentes faixas etárias. MÉTODO: estudo seccional retrospectivo a partir de banco de dados, aprovado pelo CEP/HCFMUSP, sob número 779/06. Foram incluídos indivíduos implantados no período de Janeiro de 2005(início da formação do banco de dados) a Setembro de 2008(término da coleta de dados), cujos prontuários possuíam dados dos limiares audiométricos pré-implante e 3, 6 e 12 meses após o IC. Setenta e dois pacientes contemplaram os critérios, divididos em dois grupos por faixa etária: GI (até 17 anos) e GII (18 a 66 anos). Foi utilizada a Análise de Variância (ANOVA) de um fator para verificar a interação entre as médias dos limiares audiométricos e o tempo após o IC. RESULTADOS: observou-se que 15 do grupo GI já alcançaram limiares em torno de 30dBNA aos 3 meses pós implante. O mesmo aconteceu com 26 pacientes do grupo GII. Encontrou-se interação significante entre tempo (F(3,140)=91,973, p=0,00) e a média de limiares auditivos. Nas análises Post-hoc do grupo GI foram observadas diferenças estatisticamente significantes para as comparações entre AASI e 3 meses pós implante (p=0,00) e entre 3 e 12 meses (p= 0,28), para o grupo GII, somente para a comparação entre AASI e 3 meses (p=0,00). CONCLUSÃO: uma mudança significante da audição pode ser observada a partir de três meses após o IC, porém este resultado não se encontra em todos os implantados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate how long after activation one can achieve the desired auditory thresholds in individuals multichannel cochlear implant users from different age groups. METHOD: a retrospective cross-sectional from a database, approved by CEP / FMUSP, under number 779/06. Individuals implanted between January 2005 and September 2008, whose files had preoperative audiometric data and 3, 6 and 12 months after CI were included. Seventy-two patients fulfilled the criteria, and they were divided in two groups according to age: group I (17 year old) and GII (18-66 year old). Analysis of variance (ANOVA) of one factor in order to verify the interaction between the mean threshold and time after CI were used. RESULTS: we observed that 15 of the GI have reached around 30dBNA thresholds at 3 months after implant. The same happened to 26 patients of GII. We found significant interaction between time (F (3.140) = 91.973, p = 0.00) and the average hearing thresholds. Post-hoc analysis in the GI group were statistically significant differences for comparisons between HA and 3 months after implantation (p = 0.00) and between 3 and 12 months (p = 0.28). For GII only for comparison between HA and 3 months (p = 0.00). CONCLUSION: a significant hearing change may be observed beginning from three months after IC, but this result is not found in all implanted subjects.
  • Monitoramento de crianças com indicadores de risco para a deficiência auditiva Artigos Originais

    Araújo, Eliene Silva; Lima, Fernanda de Souza; Alvarenga, Kátia de Freitas

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever uma proposta de monitoramento de crianças, no primeiro ano de vida, que não foram identificadas na triagem auditiva neonatal, mas apresentavam indicadores de risco para deficiência auditiva. MÉTODO: participaram do estudo 258 crianças de risco que haviam obtido o resultado "passa" no Programa de Triagem Auditiva Neonatal Universal da Maternidade Santa Isabel - Bauru/SP no período de junho a novembro de 2008. Foi aplicado, via telefone, um questionário de acompanhamento do desenvolvimento da audição e da linguagem, validado em estudo anterior, contendo questões sobre a audição e a linguagem. Para cada questão havia duas possibilidades de resposta "sim" ou "não" e considerou-se como "falha", a obtenção de pelo menos uma resposta "não". Tal resultado refletia no agendamento da criança para realização de uma avaliação audiológica imediata. RESULTADOS: o questionário foi aplicado com 169 famílias, com as demais não foi obtido contato. Deste total, 164 (97,04%) apresentaram resultado "passa" e cinco (2,96%) resultado "falha". Dentre as cinco crianças, apenas três compareceram para avaliação audiológica e destas, uma não apresentava alterações e duas apresentavam perda auditiva condutiva. Observou-se prevalências distintas entre os fatores de risco e não houve relação (p>0,05) dos mesmos com a evasão no processo de monitoramento. CONCLUSÃO: o monitoramento por meio de aplicação de questionário via telefone mostrou-se viável, entretanto, é necessário o desenvolvimento de estratégias que favoreçam sua execução.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the proposal of monitoring children in the first year of life, who were not identified in the newborn hearing screening program but had risk factors for hearing loss. METHOD: the study included 258 risk children who had obtained the result "pass" in the Universal Newborn Hearing Screening Program of Hospital Santa Isabel - Bauru/SP, from June to November 2008. It was applied by the telephone, a validated questionnaire in a previous study, containing questions about hearing and language. For each question there were two possible answers: "yes" or "no" and we considered "failure" to obtain at least one "no" answer. With such result, the child was scheduled to perform an immediate hearing evaluation. RESULTS: the questionnaire was applied with 169 families; with the others, there was no contact. From the total, 164 (97,04%) obtained "passed" and five (2,96%) "failed". Between these five children, only three showed up for hearing evaluation and one had no disorders; two presented conductive hearing loss. It was observed distinct prevalence among the risk factors and there was no relation (p>0,05) of the risk factors with the evasion in the monitoring process. CONCLUSION: the monitoring through a questionnaire applied by telephone proved to be feasible, however, it is necessary to develop strategies to support their execution.
  • Mudanças fonológicas obtidas no tratamento pelo modelo de oposições múltiplas Artigos Originais

    Ceron, Marizete Ilha; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar as mudanças fonológicas decorrentes da aplicação do Modelo de Oposições Múltiplas no que se refere ao Percentual de Consoantes Corretas-Revisado (PCC-R), no número de fonemas adquiridos no inventário fonológico e nos tipos de generalização. MÉTODO: o grupo pesquisado foi constituído por cinco sujeitos com desvio fonológico. Foram realizadas avaliações fonoaudiológicas e complementares. Os dados da fala foram coletados e analisados por meio da avaliação fonológica pré e pós-tratamento. Os sujeitos foram submetidos à terapia pelo Modelo de Oposições Múltiplas. RESULTADOS: constatou-se que houve diferença estatisticamente significante no que tange ao PCC-R, ao número de fonemas adquiridos, à generalização a itens lexicais não utilizados no tratamento, para outra posição da palavra e para outras classes de sons. Não houve diferença estatística para a generalização dentro de uma classe de sons, porém, observou-se um aumento do percentual no pós-tratamento. CONCLUSÃO: o Modelo de Oposições Múltiplas foi efetivo para o tratamento desses sujeitos falantes do Português Brasileiro, pois proporcionou mudanças no PCC-R, no número de fonemas adquiridos e algumas generalizações (a itens lexicais não utilizados no tratamento, para outra posição na palavra, dentro de uma classe de sons, para outras classes de sons).

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analize the phonological changes resulting from the application of the Multiple Opposition Approach concerning the Percentage of Consonants Correct - Revised (PCC-R), on the number of phonemes that were acquired in the phonological inventory and on the types of generalization. METHOD: the researched group included five subjects with phonological disorders. It was carried out phonological and complementary assessments. The speech data were transcribed and analyzed through the phonological assessment pre and post-treatment. The subjects underwent the treatment based on the Multiple Opposition Approach. RESULTS: an increase in PCC-R, number of acquired phonemes and presence of different types of generalization in the final assessment, which was statistical difference, except the results of the generalization within sound class were not statistical difference in the pos-treatment. CONCLUSION: the Multiple Oppositions Approach was effective for the treatment of Brazilian Portuguese speakers because the model provided changes in the PCC-R, number of acquired phonemes and some generalizations (to lexical items non used during treatment, to another position of the word, inside a sound class and to other sound class).
  • Ambientes favoráveis para a produção de /z/, /∫/ e /ℑ/: análise e comparação das mudanças ocorridas no sistema fonológico Artigos Originais

    Wiethan, Fernanda Marafiga; Mota, Helena Bolli

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar os efeitos da terapia fonológica, utilizando o modelo de Ciclos Modificado, e comparar a evolução de dois grupos de crianças com desvio fonológico, um em cujo tratamento foram utilizadas palavras-alvo com contextos fonológicos favoráveis e outro em que foram utilizados os contextos pouco favoráveis e neutros, na aquisição das fricativas /z/, /∫/ e /ℑ/. MÉTODO: os sujeitos foram seis crianças com desvio fonológico e idades entre 4:7 e 7:8, devidamente autorizados a participarem da pesquisa. Os mesmos foram avaliados por meio de exames fonoaudiológicos e complementares para diagnosticar o desvio fonológico. Metade das crianças foi tratada com palavras em que os fonemas /z/, /∫/ e /ℑ/ encontravam-se em ambientes favoráveis e a outra metade com ambientes pouco favoráveis e neutros. Foram realizadas oito sessões e, após estas, nova avaliação de fala foi realizada. Foram analisadas as seguintes variáveis: mudanças ocorridas no sistema fonológico e no percentual de consoantes corretas-revisado. Para a análise dos dados aplicou-se o Teste de Wilcoxon (p<0,05). RESULTADOS: a evolução terapêutica foi estatisticamente significante para todos os sujeitos na maioria das variáveis, porém na comparação entre os grupos favorável e pouco favorável e neutro não foi observada diferença estatisticamente significante. CONCLUSÃO: a terapia resultou em evolução nos sistemas fonológicos de todos os sujeitos, porém a utilização de palavras-alvo com ambientes fonológicos favoráveis não determina melhor evolução terapêutica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the effects of phonological therapy using the Modified Cycles Model, and to compare the evolution of two groups of children with phonological disorder, one in which target-words with favorable phonological contexts were used in the treatment, and another one in which unfavorable and neutral contexts were used, in the acquisition of the fricatives /z/, /∫/ and /ℑ/. METHOD: the subjects were six children with phonological disorder aged between 4:7 and 7:8 year old, authorized to take part in the research. They were evaluated in speech-language and complementary exams in order to diagnose the phonological disorder. Half of the children were treated with words where the phonemes /z/, /∫/ and /ℑ/ were in favorable environments and the other half with the phonemes in unfavorable and neutral environments. There were eight sessions and, after that, a new speech evaluation was performed. The following variables were analyzed: changes in the phonological system and in the percentage of consonants correct-revised. Wilcoxon Test (p<0.05) was applied for analyzing the data. RESULTS: the therapeutic evolution was statistically significant for all the subjects in most variables, but there was no statistically significant difference in the comparison among the groups favorable and unfavorable and neutral. CONCLUSION: the therapy showed improvements in the phonological systems for all subjects, but the use of target-words with favorable phonological environments does not determine a better therapeutic evolution.
  • A disciplina de Libras no contexto de formação acadêmica em fonoaudiologia Artigos Originais

    Guarinello, Ana Cristina; Berberian, Ana Paula; Eyng, Daline Backes; Festa, Priscila Soares Vidal; Marques, Jair Mendes; Bortolozzi, Kyrlian Bartira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a inserção da disciplina de Libras em cursos nacionais de graduação em Fonoaudiologia, enfocando carga horária, período em que é ofertada, a natureza/estrutura da mesma; bem como, a avaliação de graduandos quanto à contribuição de tal disciplina na sua formação acadêmica e nas relações estabelecidas com sujeitos surdos. MÉTODO: foi aplicado um questionário a 240 acadêmicos de sete cursos de graduação em Fonoaudiologia, ofertados em Instituições de Ensino nacionais. Para tanto, adotou-se como critério de inclusão, acadêmicos que já tivessem cumprido a carga horária total da disciplina de Libras. O questionário foi respondido por escrito nas dependências dos cursos. Os resultados, analisados quantitativamente, foram organizados e apresentados em tabelas de frequências absolutas e relativas. RESULTADOS: os achados demonstram que se por um lado dentre os acadêmicos predomina a visão de que a carga horária destinada à referida disciplina é insuficiente, por outro existe uma conscientização por parte dos mesmos quanto à importância e à necessidade da formação em Libras. CONCLUSÃO: a partir de tal estudo pode-se evidenciar a necessidade do aprofundamento de discussões no contexto fonoaudiológico acerca da formação acadêmica voltada a Libras, bem como a definição de critérios e parâmetros que garantam um ensino de qualidade em torno de tal conteúdo. Esse estudo aponta para a necessidade do implemento de pesquisas que ofereçam elementos para o avanço na formação acadêmica fonoaudiológica voltada ao referido conteúdo, bem como, contribuam para a avanço de práticas fonoaudiológicas bilíngues, clínicas e educacionais, dirigidas a sujeitos surdos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the insertion of a sign language discipline in national speech language therapy courses, approaching the number of hours spent with the discipline, the period when its offered, the structure nature, and the students evaluation about this discipline’s contribution for their academic formation. METHOD: a questionnaire was applied to 240 speech language therapy students from seven national speech therapy graduation courses. For that, the insertion criterion adopted was that the students should have already concluded the discipline. The questionnaire was answered, in writing, inside their facilities. The results were quantitative and will be submitted in tables with absolute frequencies. RESULTS: the results show that the students believe that the number of hours spent with the discipline is insufficient; in addition, they are aware about the importance and the need of the sign language discipline. CONCLUSION: this study demonstrates that the discussion about sign language in speech language therapy courses must be broader. The definition of criteria and parameters must also be discussed in order assure learning quality in those contents. The study also shows the need for more research that offers allowance to the advance in the speech language therapy graduation courses in those contents and that also contributes to an advance in bilingual speech therapy clinical, educational and practical needs directed towards the deaf individuals.
  • Avaliação das habilidades pragmáticas e sociais em crianças com distúrbio específico de linguagem Artigos Originais

    Carlino, Fabiana Cristina; Costa, Maria da Piedade Resende da; Abramides, Dagma Venturini Marques

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar as habilidades sociais de comunicação e pragmáticas em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem. MÉTODO: participaram do estudo 18 crianças, entre sete e nove anos, sendo que metade (n=9) constituiu o grupo experimental (GE) e a outra metade (n=9) constituiu o grupo controle GC. Ambos os grupos foram formados por três meninas e seis meninos. As crianças foram avaliadas quanto às habilidades pragmáticas por meio de uma filmagem de fala espontânea. Em seguida, filmadas em situação estruturada de interação com um adulto desconhecido do sexo feminino. As respostas foram classificadas em categorias e agrupadas em Repostas Adequadas (RA) e Repostas Inadequadas (RI), sempre de acordo com o contexto comunicativo estabelecido. RESULTADOS: foi possível observar que quanto maior a limitação em habilidades pragmáticas, pior a iniciativa e desempenho nas relações interpessoais. Houve uma diferença significante entre os grupos GE e GC, mostrando que o GE apresentou desempenho inferior ao GC tanto em habilidades pragmáticas quanto sociais. CONCLUSÃO: ressalta-se a importância de elaborar métodos de intervenção que busquem tanto a melhoria nos aspectos de fala e linguagem quanto nas relações interpessoais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the social skills and pragmatic communication in children with Specific Language Impairment. METHOD: this study involved 18 children between seven and nine year old, with half (n = 9) being the Experimental Group (EG) and the other half (n = 9) the Control Group CG. Both groups were comprised of three girls and six boys. Children were evaluated as for pragmatic abilities through a spontaneous speech footage. Then, recorded in structured situations of interaction with an unfamiliar adult female. Responses were classified in categories and grouped in Adequate Response (AR) and Inadequate Responses (IR), always according to the communicative context established. RESULTS: it was observed that the greater is the limitation in pragmatic abilities, initiative and performance are worst in interpersonal relationships. There was a significant difference between EG and CG, indicating that the EG had underperformed the CG in both pragmatic and social skills. CONCLUSION: we stress out the importance of developing methods regarding intervention that seek to improve the aspects of speech, language, and interpersonal relationships.
  • Associação entre indicadores de risco ao desenvolvimento infantil e estado emocional materno Artigos Originais

    Flores, Mariana Rodrigues; Souza, Ana Paula Ramos de; Moraes, Anaelena Bragança de; Beltrami, Luciane

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a associação entre os estados emocionais maternos depressivo e ansioso, combinados ou de modo isolado, em relação à presença de risco ao desenvolvimento infantil na faixa etária de 0 a 4 meses. MÉTODO: trata-se de estudo observacional, analítico e de coorte. Para a obtenção dos dados foram utilizados os Inventários de Beck de Depressão e de Ansiedade e analisada a interação mãe-bebê a partir do protocolo de índices de risco ao desenvolvimento infantil em uma amostra de 182 díades. RESULTADOS: o percentual de bebês com pelo menos um índice de risco no grupo de mães que apresentaram depressão e ansiedade combinada foi significantemente maior (34,2%; p<0,001) do que nas mães sem alteração emocional. O mesmo foi obtido em relação às mães com algum nível de depressão ou de ansiedade (26,6%; p<0,01). Ainda, obteve-se correlação significante entre os graus de depressão e ansiedade (G= 0,83; p< 0,01e), o que demonstra que mães com maior grau de depressão, também obtiveram maior grau de ansiedade. CONCLUSÕES: houve associação significante entre ansiedade e depressão maternas e presença de risco ao desenvolvimento infantil, o que indica a necessidade de inserção de políticas públicas para o acompanhamento e tratamento de tais díades quando necessário.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the association between depression and anxiety maternal emotional states, whether combined or isolated and its relation with child development risk in children with zero to four month old. METHOD: this is an observational, analytic and a cohort research. We utilized the Beck Depression and Anxiety Inventories and Child Development Index Risks Inventory for data collection with 182 pairs of mother-child as for their interaction. RESULTS: the percentage of babies with at least one development risk and maternal and maternal anxiety emotional states when combined (34,2%; p<0,001) was significantly higher than with mothers without altered emotional states. There was a significant correlation between depression and anxiety (G= 0,83; p< 0,01e), that shows that mothers with higher degrees of depression also have anxiety states. CONCLUSION: there was association between maternal depression and anxiety and presence of risk for child development, a fact that shows the need for public health programs in order to care and to treat such pairs, when needed.
  • Avaliação das habilidades funcionais e de auto cuidado de indivíduos com síndrome de Down pertencentes a uma oficina terapêutica Artigos Originais

    Martins, Marielza Regina Ismael; Fecuri, Maria Amélia Branco; Arroyo, Marta Alves; Parisi, Márcia Taves

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar as habilidades funcionais e de auto cuidado de indivíduos com Síndrome de Down em uma oficina interdisciplinar terapêutica. MÉTODO: investigação prospectiva, exploratória, comparativa, de corte transversal e abordagem quantitativa com amostra de um grupo teste(T), com síndrome de Down (N=17) e, grupo controle (C) sem a síndrome (n= 20). O instrumento utilizado foi o Inventario de avaliação pediátrica (PEDI) que avalia aspectos funcionais do desempenho de crianças. RESULTADOS: a amostra foi pareada (idade média 5 a 7 ½ anos,desvio padrão 1a 6 meses). O grupo T apresentou um repertório de habilidades funcionais na área de autocuidado inferior aos participantes do grupo C (p<0,05). Nas áreas de mobilidade e função social apesar de apresentarem escores menores não houve diferença estatística entre os grupos. CONCLUSÃO: a monitoração contínua em atividades coletivas no formato de oficinas pode ser útil no conhecimento sobre o impacto destas atividades no perfil funcional destas crianças.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the functional abilities and self-care in Down syndrome people in a therapeutic interdisciplinary workshop. METHOD: prospective, exploratory, comparative and cross-sectional research and quantitative approach with a sample of a test group (n=17) with Down syndrome and control group (n=20) without the syndrome (n=20).The instrument used was the Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) to evaluate functional aspects of the children's performance. RESULTS: the sample was paired (between 5 and 7½ years old, standard deviation 1 year and 6 months old). The group T had a repertory of functional abilities in the self-care area lower than the participants in group C (p<0, 05). In the mobility and function social areas despite the lower scores, it did not differ between groups. CONCLUSION: the continuous monitoring of collective activities in the format of workshops can be useful in knowing the impact of such activities in the functional profile of these children.
  • Aspectos da assistência fonoaudiológica segundo a pesquisa por amostra de domicílios de Minas Gerais Artigos Originais

    Santos, Juliana Nunes; Gomes, Lidiane Beatriz Piotto; Souza, Luiza de Marilac de; Souza, Nícia Raies Moreira de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever o perfil das pessoas entrevistadas pela Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG) que receberam atendimento fonoaudiológico em Minas Gerais em maio de 2009. MÉTODO: análise dos pacientes assistidos por fonoaudiólogos e entrevistados pela PAD-MG. Foram investigadas as variáveis: escolaridade, renda, idade, gênero, percepção do estado de saúde, natureza jurídica da fonte prestadora de serviço. RESULTADOS: 15 pessoas entrevistadas pela pesquisa referiram ter sido assistidas por fonoaudiólogos em maio de 2009, o que corresponde a 0,2% da população mineira (com utilização do peso amostral). Destes, 60% são do sexo masculino com idade entre 1 e 82 anos e 75% relataram bom estado de saúde. CONCLUSÃO: dos entrevistados assistidos por fonoaudiólogos, a maioria recebeu atendimento pelo SUS em consultórios da rede. Houve grande variação da faixa etária sendo que dos jovens e adultos atendidos 66% são alfabetizados. Foi possível perceber uma necessidade de expansão das ações de assistência fonoaudiológica no território estadual de modo a atender todas as parcelas da população, buscando o alcance da universalidade, integralidade e equidade, princípios doutrinários do SUS e norteados da rede de assistência à saúde no estado.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the profile of people interviewed by Household Sample Survey of Minas Gerais (PAD/MG) who received speech-language therapy services in May 2009 in Minas Gerais. METHOD: analysis of patients assisted by speech-language pathologist and interviewed by PAD-MG. The variables considered were: income, age, gender, perceived health status, legal source service provider. RESULTS: 15 interviewed people reported that they were assisted by speech-language pathologists in May 2009, which represents 0.2% of Minas Gerais population (using the sample weight). 60% of these are males aged between 1 and 82 years and 75% reported good health. CONCLUSION: the most of the interviewed people assisted by speech-language pathologists were attended by the Unified Health System. There was a great variation in age, and 66% of youth and adults attended are literate. It was possible to notice a need for expansion of speech-language pathologist's assistance in Minas Gerais in order to attend the whole population, seeking the universality, integrity and equity. These Unified Health System principles are also the guide lines of health care in the Minas Gerais.
  • Avaliação de um programa de acompanhamento de lactentes sob a óptica da família Artigos Originais

    Botasso, Kátia de Cássia; Cavalheiro, Maria Teresa Pereira; Lima, Maria Cecília Marconi Pinheiro

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar um programa de acompanhamento do desenvolvimento infantil na atenção básica em saúde, desenvolvido pela área da Fonoaudiologia, sob a ótica da família. MÉTODO: utilizou-se pesquisa qualitativa, por meio do grupo focal, com realização de dois encontros e participação de oito sujeitos. Todos os participantes convidados para o grupo haviam comparecido, pelo menos, a duas avaliações no programa em questão. A coleta de dados teve a participação de moderador, relatora e observadora. Os dados foram analisados, unindo-se as categorias mais relevantes e frequentes no discurso dos participantes. A discussão se concentrou nos aspectos: acolhimento, promoção de saúde, empoderamento, equipe de saúde, trabalho interdisciplinar, integralidade e vínculo. RESULTADOS: os participantes do programa reconheceram que o Fonoaudiólogo atua na prevenção e promoção de saúde e desenvolve ações de esclarecimento de dúvidas dos cuidadores, empoderando os familiares sobre aspectos do desenvolvimento infantil, estabelecendo o vínculo e a integralidade da atuação. CONCLUSÃO: foi possível avaliar a qualidade do modelo de gestão em saúde vigente, propondo a continuidade deste programa, porém com início durante a gestação, com retornos mais frequentes, enfatizando a importância do trabalho interdisciplinar.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: the aim of our research was to evaluate a child development monitoring program conducted by speech and language therapists taking into account the point of view of the families. METHOD: a qualitative study analyzed a focus group attended by eight subjects during two meetings. All group participants had at least attended two evaluations of the program. Data was collected with the support of a moderator, an observer and a reporter; it was then analyzed by grouping the most relevant and frequent categories found in the speeches of the participants. The discussion focused on the following aspects: reception, health promotion, empowerment, health care team, interdisciplinary work, integrality and bonding. RESULTS: program participants recognized the importance of speech therapists for health promotion and prevention insofar as they offer awareness training to child care providers and empower family members regarding infant development, which results in bonding between professionals and child care providers and integrated work. CONCLUSION: we analyzed the quality of the current health management model and suggest it be continued. However, it should start during gestation, include a higher number of follow up consultations and develop more multidisciplinary work.
  • A elaboraçao de um ambiente virtual de aprendizagem em síndromes genéticas Artigos Originais

    Picolini, Mirela Machado; Blasca, Wanderléia Quinhoeiro; Richieri-Costa, Antonio; Maximino, Luciana Paula

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para alunos do ensino fundamental sobre síndromes genéticas. MÉTODO:o AVA, conhecido como Cybertutor, possibilita o aprendizado do aluno pela internet de forma interativa. A metodologia deste estudo foi composta de duas etapas, a de desenvolvimento e a de disponibilização do AVA. O desenvolvimento do conteúdo educacional, gráfico e audiovisual do Cybertutor contou com o auxílio de um geneticista do HRAC/USP e de informações científicas disponibilizadas em livros, artigos, teses e dissertações nacionais e internacionais. O Cybertutor foi disponibilizado na plataforma do Projeto Jovem Doutor (http://www.jovemdoutor.org.br/jdr/) pela equipe técnica da DTM/FMUSP. RESULTADOS: o Cybertutor elaborado possibilitou estruturar o conteúdo educacional, gráfico e audiovisual em tópicos, inserir questões de reforço, lista de discussão e verificar o desempenho dos alunos. CONCLUSÃO: o AVA desenvolvido pode ser uma importante ferramenta de educação em saúde em Síndromes Genéticas, abrangendo as mais diversas regiões do país.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to develop a virtual learning environment (VLE) for elementary school students about genetic syndromes. METHOD: VLE, known as Cybertutor enables student learning through the Internet interactively. The methodology of this study consisted of two stages, the development and availability of the VLE. The development of educational content, graphic and audiovisual Cybertutor's counted on the help of a geneticist at the HRAC/USP and scientific information available in books, articles, thesis and national and international dissertations. The Cybertutor was available on the platform of the Young Doctor Project (http://www.jovemdoutor.org.br/jdr/) by the technical staff of DTM/FMUSP. RESULTS: elaborated Cybertutor enabled the structure of educational content, graphics and audiovisual topics, to insert reinforcing issues, mailing list and check the performance of students. CONCLUSION: the VLE developed can be an important tool for health education in Genetic Syndromes, covering various regions of the country.
  • Perfil das crianças atendidas no setor fonoaudiológico do ambulatório de crianças de alto risco da prefeitura municipal de Franca/SP Artigos Originais

    Pinto, Laudicéia Katiuce; Guimarães, Liliana Mussalim; Coelho, Lucinda Maria de Fátima Rodrigues; Marangoni, Antônio Carlos

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar o perfil das crianças atendidas no setor fonoaudiológico do ambulatório de crianças de alto risco da Prefeitura Municipal de Franca- SP. MÉTODO: trata-se de um estudo descritivo do tipo transversal e contemporâneo, realizado por meio da consulta de 62 prontuários de recém-nascidos atendidos no ano de 2010. RESULTADOS: os resultados revelaram que a maioria da amostra era composta por neonatos do gênero masculino; prematuros, com média de 32 semanas de idade gestacional; baixo peso ao nascer e crescimento intra-uterino adequado; peso médio de 1.774 gramas; fazendo uso de sondas para a alimentação, sendo a sonda parenteral a mais utilizada; ingestão de leite materno associado à fórmula; presença dos reflexos de busca, sucção, mordida e gap. O tempo médio que os bebês levaram para passar para a via oral exclusiva foi de três semanas. A frequência média de atendimentos fonoaudiológicos recebidos ficou em sete estimulações. Verificou-se que os aspectos que interferem na transição da via de alimentação do recém-nascido para via oral exclusiva são: prematuridade e a classificação do peso. CONCLUSÃO: os dados obtidos nessa pesquisa apontam a importância da intervenção fonoaudiológica com relação à estimulação precoce da sucção em recém-nascido pré-termo, estando relacionada com o desenvolvimento global do bebê. A estimulação precoce realizada pelos fonoaudiólogos nos recém-nascidos pré-termos é fundamental para uma alimentação adequada e nutritiva.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to define the profile of children attended in the speech therapy department of the high risk children clinic in Franca/SP. METHOD: it is a cross-sectional descriptive study and contemporary, performed by consulting the records of 62 infants treated during 2010. RESULTS: the results showed that the majority of the sample consisted of male newborns, premature infants, with an average of 32 weeks gestational age, low birth weight and appropriate intrauterine growth, with average weight of 1,774 grams, using probes for food, and the most widely used is parenteral; associated with ingesting milk formula, with the presence of reflexes of searching, sucking, biting and gap. The average number of weeks that babies took to switch to oral feeding was three weeks. The average speech therapy sessions received was seven stimulations. It was found that the issues that interfere with the newborn transition to the oral feeding only are exclusively prematurity and weight classification. CONCLUSION: the data obtained in this study point to the effectiveness of speech therapy intervention in the early stimulation of sucking in newborn pre-term, in relation to the global baby development. Early stimulation of speech therapy in newborn preterm infants is critical for an adequate and nutritious feeding.
  • Mastigação, deglutição e suas adaptações na paralisia facial periférica Artigos Originais

    Mory, Marion Renée; Tessitore, Adriana; Pfeilsticker, Leopoldo Nizam; Couto Junior, Euro de Barros; Paschoal, Jorge Rizzato

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar mastigação, fase oral da deglutição e possíveis adaptações funcionais observadas nos portadores de Paralisia Facial Periférica. MÉTODO: participaram desta pesquisa 30 indivíduos com Paralisia Facial Periférica grau IV, com história de até 30 dias, sem distinção de etiologia e divididos em três grupos, os que apresentavam a paralisia em até 10 dias, de 11 a 20 e de 20 a 30 dias. As funções mastigação e fase oral da deglutição foram avaliadas tanto com alimento sólido e como com água natural. Os indivíduos responderam questões relacionadas às dificuldades imediatamente após a instalação da paralisia. Os dados foram analisados estatisticamente pelo Teste da Razão de Verossimilhança e pelo Teste Exato de Fisher. RESULTADOS: foram constatadas alterações nas funções de mastigação e fase oral da deglutição pela diminuição do tônus no músculo orbicular dos lábios e do músculo bucinador, que diminuindo a pressão intra-oral, favorece o escape de alimento e líquido. À observação da Fonoaudióloga a variável "derrama líquido enquanto bebe" apresentou dados estatisticamente significante (p=0,003) nos três grupos estudados. A variável "acúmulo de alimento entre os dentes e a gengiva no lado paralisado" foi estatisticamente significante nos grupos de 11 a 20 dias (p= 0,002). CONCLUSÃO: os indivíduos da amostra mastigam no lado paralisado com dificuldade, mediante ciclos mastigatórios lentos e inconsistentes. Ocorre um incremento nos movimentos de língua para limpeza de resíduos retidos no vestíbulo oral no lado paralisado. Este é o sintoma que mais incomoda o paciente. Apresentam dificuldade no beber de forma contínua. Desenvolvem adaptações para compensar suas dificuldades funcionais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe mastication, swallowing oral phase and possible functional adaptations observed in Facial Peripheral Paralysis subjects. METHOD: there were 30 subjects with grade IV Facial Peripheral Paralysis, with at the most 30 days paralysis history and no etiology differentiation. They were separated in three groups, 1 to 10 days paralysis, 11 to 20 days and 21 to 30 days. Mastication and swallowing oral phase functions were assessed with both solid food and water. Participants answered questions related to the difficulties right after the paralysis. Data were statistically analyzed using the Likelihood Ratio Test and Fisher Exact Test. RESULTS: changes were observed in mastication and swallowing oral phase due to the lowering of lips tonus, orbicular muscle and buccinator muscle that allows the escaping of food and liquid by decreasing intra-oral pressure. To the speech therapist's observation "spill liquid while drinking" presented statistically significant data (p=0,003) in the three observed groups. Variable "accumulate food between teeth and gums" was statistically significant in groups of 11 to 20 days (p= 0,002). CONCLUSION: sample subjects chew with difficulty in the paralyzed side, showing slow and inconsistent mastication cycles. There is an increased tongue movements for cleaning the residues kept in oral vestibule in the paralyzed side. This is the most annoying symptom according to the patients. They develop adaptation strategies to compensate their functional difficulties.
  • Medidas orofaciais em nipobrasileiros após crescimento puberal Artigos Originais

    Sá, Tassiana Barbeiro Fragoso de; Cattoni, Débora Martins; Nemr, Kátia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever medidas orofaciais em nipobrasileiros após crescimento puberal e verificar diferenças entre medidas de mulheres negras, brancas e nipobrasileiras. MÉTODO: a casuística foi composta de 90 sujeitos japoneses ou descendentes de japoneses, sem histórico de miscigenação, ambos os sexos, entre 20 e 50 anos, sem queixas ou atendimentos fonoaudiológicos atuais ou prévios em motricidade orofacial, sem tratamento ortodôntico atual e sem alteração cognitiva. As medidas avaliadas foram: lábio superior, lábio inferior, filtro, terço superior da face, terço médio da face, terço inferior da face, lados da face, abertura máxima de boca e abertura máxima de boca com a língua na papila. O instrumento utilizado foi o paquímetro eletrônico digital da marca Jomarca. Os dados foram comparados com os achados na literatura referentes às mulheres negras e brancas. RESULTADOS: os dados coletados mostraram homogeneidade entre as medidas; os valores para todas as medidas foram maiores nos homens, com relevância estatística positiva. As diferenças mais significantes entre as negras, brancas e nipobrasileiras foram: terço superior e filtro das nipobrasileiras menor do que de negras e brancas. Para o terço médio não houve diferença estatística significante. O lábio superior das nipobrasileiras é maior do que das brancas e o lábio inferior das nipobrasileiras menor do que das negras. Lados da face sem diferenças estatísticas. CONCLUSÃO: foi possível verificar que as médias das medidas foram sempre maiores nos homens, que houve relações significantes entre algumas medidas orofaciais e que houve diferença estatisticamente significante entre as estruturas das brancas, negras e nipobrasileiras.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe orofacial measurements in nipobrazilians individuals after pubertal growth and to verify the differences among black, white and nipobrazilians women measures. METHOD: the sample was composed by 90 Asian, Japanese and Japanese descendants, with no history of miscegenation, both genders, from 20 to 50 years old, with no complaints, current or previous speech therapy in orofacial mycology, not being orthodontic treated and with no cognitive impairment. The evaluated measurements were: upper lip, lower lip, philtrum, upper face, middle face, lower face, sides of the face, mouth aperture and maximum aperture of mouth with the tongue in the papilla. The instrument used was a Jomarca digital caliper. The data were compared to black and white women findings from the literature. RESULTS: collected data showed homogeneity among the measurements; the values for all measures were higher in men, with positive statistical relevance. The most significant differences among black, white and nipobrazilians were: smaller nipobrazilian's upper third and philtrum than in black and white women. There was no statistically significant difference for the middle third. Nipobrazilians upper lip was bigger than in white women and nipobrazilians lower lip was smaller than in black woman. Face's sides did not show statistical differences among ethnic groups. CONCLUSION: in the studied sample it was possible to verify that the averages of the measurements were always higher in men, there were significant associations among some orofacial measurements and there was statistically significant difference among the structures of white, black and nipobrazilians women.
  • Relação entre o tempo e o tipo de amamentação e as funções do sistema estomatognático Artigos Originais

    Neu, Aline Prade; Silva, Ana Maria Toniolo da; Mezzomo, Carolina Lisbôa; Busanello-Stella, Angela Ruviaro; Moraes, Anaelena Bragança de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar a relação do tempo e tipo de aleitamento com as funções de mastigação, deglutição e respiração. MÉTODO: a amostra foi constituída por 52 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 5 a 8 anos. Utilizando-se de questionário, foram coletados dados referentes ao tipo e tempo de amamentação e respiração das crianças. As mesmas foram submetidas à avaliação clínica das funções, a qual baseou-se no Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores Expandido (AMIOFE- E). Os dados foram analisados de forma descritiva e estatística. Para testar a normalidade da variável quantitativa, utilizou-se o teste Lilliefors. Todas as relações entre variáveis foram realizadas por meio do teste Qui-quadrado, considerando nível de significância de 5%. RESULTADOS: não houve relação estatisticamente significante entre o tempo e o tipo de aleitamento e as variáveis respiração e deglutição. Encontrou-se significância estatística entre tipo de aleitamento e a mastigação, mas não entre o tempo de aleitamento e esta variável. Além disso, a relação significante não seguiu padrão esperado. CONCLUSÃO: foi possível concluir que, de um modo geral, não houve relação significante entre o tempo e o tipo de aleitamento com as funções estudadas, exceto pela significância entre o tipo de aleitamento e a mastigação. Provavelmente a falta de significância deva-se ao fato do desenvolvimento de todo o sistema estomatognático ter origem multifatorial. A significância estatística encontrada para a função de mastigação, visto que foi com padrão inesperado, pode ter ocorrido em virtude do restrito número de sujeitos em cada subgrupo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the relation between time and type of feeding with chewing, swallowing and breathing functions. METHOD: the sample consisted of 52 children of both genders, aged between 5 and 8 year-old. Through a questionnaire, we collected data regarding type and duration of children’s breastfeeding and breathing. The children were submitted to clinical evaluation of functions, based on the Orofacial Myofunctional Assessment Protocol with Expanded Scores (AMIOFE-E). Data were descriptively and statistically analyzed. For testing the normality of the quantitative variable, we used the Lilliefors test. All relations among the variables were checked through Chi-square test, considering a 5% significance level. RESULTS: there was no statistically significant relation between duration and type of feeding and breathing and swallowing variables. There was a statistical significance between feeding type and chewing, but not between feeding duration and this variable. Furthermore, the significant relation failed to follow the expected pattern. CONCLUSION: it was possible to conclude that, generally, there was no significant relation between time and type of feeding and the investigated functions, except for the significance between type of feeding and chewing. Probably, the lack of significance is due to the fact that the development of all the stomatognathic system has multifactorial sources. The statistical significance found as for the chewing function, since it showed an unexpected pattern, may have occurred because of the restricted number of subjects in each subgroup.
  • Qualidade de Vida em Voz: estudo na doença de Parkinson idiopática e na disfonia espasmódica adutora Artigos Originais

    Lopes, Bárbara Pereira; Graças, Riviana Rodrigues das; Bassi, Iara Barreto; Neto, Antônio Lobo de Rezende; Oliveira, João Batista de; Cardoso, Francisco Eduardo Costa; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar o impacto causado pela alteração vocal na qualidade de vida (QV) dos pacientes com doença de Parkinson (DP) idiopática e com disfonia espasmódica adutora (DEA). MÉTODO: o estudo foi realizado com 56 indivíduos do sexo feminino, dos quais 28 compunham o grupo controle; 14, o grupo de DEA, no período anterior ao tratamento com toxina botulínica; e 14, o grupo de DP idiopática. Os participantes preencheram o questionário de Qualidade de Vida em Voz (QVV) validado para o português brasileiro. Para verificar a diferença entre as médias dos grupos foi utilizado o método de análise de variância por postos de Kruskal-Wallis e o teste de Tamhane para comparações múltiplas, com significância <0,05. RESULTADOS: as médias de idade dos grupos foram 66,18 para o grupo controle, 67,21 DP e 59,7 DEA, não havendo diferença estatística entre as médias. No protocolo QVV as médias dos domínios sócio-emocional, físico e escore total foram maiores para o grupo controle, seguido pelo grupo de DP idiopática e por fim o grupo da DEA, sendo a diferença entre elas estatisticamente significante. Além disso, houve diferença estatística para cada par de grupos, referente aos domínios do protocolo QVV, exceto no que se refere ao par controle e DP idiopática, no domínio sócio emocional (p=0,076). CONCLUSÃO: o maior impacto negativo na QV relacionado à voz está nos indivíduos com DEA, seguido por aqueles com DP idiopática e por fim os indivíduos do grupo controle.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the impact of voice disorders on quality of life of patients with idiopathic Parkinson's disease and with adductor spasmodic dysphonia. METHOD: the study consisted of 56 females, 28 in the control group; 14, the adductor spasmodic dysphonia group in the period prior to treatment with botulinum toxin; and 14, the group of idiopathic Parkinson's disease. The participants filled in the Voice-Related Quality of life (V-RQOL) questionnaire validated for Brazilian Portuguese. To check the difference between averages of the groups it was used the method of analysis of variance by Kruskal-Wallis and Tamhane test for multiple comparisons, with significance <0.05. RESULTS: the average age of the groups were 66.18 for the control group, 67.21 for the Parkinson's disease group and 59.7 for the adductor spasmodic dysphonia group, with no statistical difference between the groups. In the V-RQOL protocol the mean domain social-emotional, physical functioning and total score were higher in the control group, followed by group of Parkinson's disease and, finally, the group of adductor spasmodic dysphonia with statistically significant difference between them. In addition, there was statistical difference for each pair of groups, concerning the areas V-RQOL protocol, except as regards the pair control and Parkinson's disease group in the social-emotional domain (p= 0,076) CONCLUSION: the negative impact of voice on quality of life is greatest in the adductor spasmodic dysphonia group, followed by Parkinson's disease group and at last, the control group.
  • Coralistas amadores: auto-imagem, dificuldades e sintomas na voz cantada Artigos Originais

    Coelho, Ana Cristina de Castro; Daroz, Irandi Fernando; Silvério, Kelly Cristina Alves; Brasolotto, Alcione Ghedini

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: conhecer a auto-imagem, dificuldades e presença de sintomas negativos após o canto em coralistas amadores com diferentes classificações vocais, idades e experiência. MÉTODO: cento e vinte e cinco cantores responderam a um questionário que abordou dados de identificação, informações sobre a auto-imagem da voz cantada, dificuldades apresentadas no canto e ocorrência ou não de sintomas vocais após o canto. RESULTADOS: a comparação por naipes evidenciou maior dificuldade na emissão de sons agudos para os contraltos e baixos, maior dificuldade na emissão graves para os sopranos, maior dificuldade na transição de registro grave para agudo para os baixos, e maior cansaço vocal para os contraltos. Na divisão por idade, tanto adultos jovens e adultos referiram maior soprosidade do que os idosos. Os adultos referiram melhor intensidade vocal do que adultos jovens. Os adultos jovens consideraram seu timbre de voz adequado mais frequentemente do que adultos. Em relação à experiência, os cantores menos experientes referiram percepção de voz rouca em maior número do que os cantores mais experientes, que referiram apresentar intensidade adequada durante o canto em maior número do que os demais. Cantores menos experientes referiram maior ocorrência de rouquidão após o canto do que cantores mais experientes. CONCLUSÃO: as dificuldades encontradas no canto estão atreladas ao naipe, e não dependem da idade e nem da experiência. Sintomas estão relacionados ao naipe e ao grau de experiência com o canto. A auto-imagem vocal negativa também está relacionada ao naipe e ao nível de experiência, sendo que a auto-imagem positiva é mais comum em cantores experientes.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate vocal self-perception, difficulties and presence of negative symptoms after singing of amateur choir singers of different vocal classifications, age and experience. METHOD: one hundred and twenty five singers answered a questionnaire containing identification data, information about self-perception of the singing voice, difficulties with singing and negative symptoms after singing. RESULTS: the comparison considering vocal classification evidenced greater difficulties with high notes for altos and basses, greater difficulty regarding the transition to high notes for basses and greater vocal fatigue for altos. Comparing the singers by age, both adults and young adults referred more breathiness than the elderly. The adults referred better vocal intensity than the young adults. The young adults referred better timbre than adults. Regarding the experience, the less experienced singers reported self-perception of hoarseness and presence of hoarseness after singing in greater number than the experienced singers. CONCLUSION: the difficulties with singing are connected to the vocal classification and do not depend on age or experience. Vocal symptoms are related to the vocal classification and to the experience with singing. Negative self-perception is also related the vocal classification and to the experience with singing, and positive self-perception was more reported by experienced singers.
  • Instrumentos para avaliação da linguagem pós-lesão cerebrovascular esquerda Artigos De Revisão

    Pagliarin, Karina Carlesso; Oliveira, Camila Rosa de; Silva, Bruna Matias da; Calvette, Luara de Freitas; Fonseca, Rochele Paz

    Resumo em Português:

    O tema deste estudo é a avaliação padronizada da linguagem em pacientes com lesão cerebrovascular esquerda (LHE) que pode ser muito útil no estabelecimento do diagnóstico, prognóstico e plano terapêutico, complementando observação, entrevistas e tarefas clínicas. Este estudo teve como objetivo identificar quais instrumentos de investigação de linguagem têm sido utilizados para avaliação de quadros neurológicos súbitos envolvendo o hemisfério esquerdo (HE) e analisar quais componentes linguísticos são os mais avaliados. Foi possível identificar nove instrumentos utilizados internacionalmente que avaliam diferentes componentes linguísticos em pacientes com LHE; no contexto nacional, porém, foram encontradas apenas duas baterias para avaliação dessa população, ficando evidente a necessidade da construção e/ou de adaptação de instrumentos para a população brasileira. Os componentes linguísticos mais investigados foram nomeação e compreensão oral, respectivamente. A avaliação da linguagem torna-se essencial nos quadros envolvendo o HE, pois déficits linguísticos podem acarretar prejuízos sociais, ocupacionais e familiares.

    Resumo em Inglês:

    The theme of this study is the language assessment in patients with left brain damage (LBD). It is necessary as it helps to establish the diagnosis, prognosis and rehabilitation planning, adding findings to clinical observation, interview and tasks. The purpose is to identify which language instruments have been used to assess non-progressive neurological disorders involving the left hemisphere (LH) and to analyze which language components are the most assessed ones. It was possible to identify nine international instruments that assess different components of language in LBD patients. In the national context, however, only two batteries to assess this population were found, highlighting the need for construction and/or adaptation of language assessment tools for the Brazilian population. Naming and oral comprehension were the most examined linguistic components, respectively. The evaluation of language is essential in the neurological disorders that affect the LH, because language deficits can lead to an impaired social, occupational and family life.
  • Contribuição da ausculta cervical para a avaliação clínica das disfagia orofaríngeas Artigos De Revisão

    Bolzan, Geovana de Paula; Christmann, Mara Keli; Berwig, Luana Cristina; Costa, Cintia Conceição; Rocha, Renata Mancopes

    Resumo em Português:

    Para auxiliar na avaliação funcional da deglutição, a maior parte dos fonoaudiólogos utiliza recursos instrumentais como a ausculta cervical. Em vista disso, o objetivo deste estudo foi verificar na literatura a contribuição da ausculta cervical para a avaliação clínica das disfagias. Para tanto, foram revisados periódicos nacionais e internacionais, indexados nas bases de dados Springer, Lilacs, Bireme, Medline e Scielo, entre os anos de 1992 e 2011. A partir da análise dos estudos foi possível verificar que a ausculta cervical vem se modernizando com a evolução tecnológica, possibilitando a realização de estudos quantitativos dos sons da deglutição; que ainda há evidências pouco claras das correspondências entre os componentes sonoros da deglutição e os eventos fisiológicos da fase faríngea; que não foram evidenciadas diferenças nos sons da deglutição entre crianças e adultos; e que alguns estudos apresentaram concordância entre a ausculta cervical e a avaliação videofluoroscópica da deglutição, e outros ainda apresentaram correlação positiva entre estas duas avaliações. Assim, considerando-se que a videofluoroscopia da deglutição em nosso país ainda é um exame de difícil acesso, com custo relativamente alto, acredita-se que a ausculta cervical constitui um importante recurso para o diagnóstico e acompanhamento clínico em casos de disfagia orofaríngea.

    Resumo em Inglês:

    In order to assist on the functional assessment of swallowing, most speech therapists make use of instrumental resources such as cervical auscultation. Thus, the objective of this study was to search the literature in order to find the contribution of cervical auscultation for assessing dysphagias. To this end, international and national journals were reviewed. These journals were indexed in Springer, Lilacs, Bireme, Medline and Scielo databases, comprising the period between 1992 and 2011. From the analysis of the studies, it was possible to verify that: cervical auscultation has been modernized with the technologic evolution, enabling the realization of quantitative studies of the swallowing sounds; there are still few clear evidence of the connections between the sound components of swallowing and the physiological events of the pharyngeal phase; no differences were observed between the swallowing sounds in children and adults; in some studies, cervical auscultation was positively correlated with the videofluoroscopic assessment of swallowing, and others presented positive correlation between these two assessment procedures. Hence, considering that the swallowing videofluoroscopy examination is still difficult to access, with relatively high cost, it is believed that cervical auscultation constitutes an important resource for the diagnosis and clinical monitoring in cases of oropharyngeal dysphagia.
  • Características acústicas da oclusiva glotal associada à sequência de Pierre Robin: estudo de caso Artigos De Revisão

    Marino, Viviane Cristina de Castro; Berti, Larissa Cristina; Lima-Gregio, Aveliny Mantovan

    Resumo em Português:

    A fissura de palato, em associação à Sequência de Pierre Robin, pode favorecer o desenvolvimento de produções atípicas (compensatórias), na fala da criança, como é o caso da oclusiva glotal (golpe de glote) comumente observada em substituição aos sons oclusivos (vozeados ou não). No presente estudo, foi realizada a análise dos parâmetros fonético-acústicos da oclusiva glotal produzidas em /k/ e /g/ por uma criança do gênero feminino, com 5 anos, que apresentava fissura de palato reparada, associada à Sequência de Pierre Robin. Para isso, foram selecionadas seis palavras em que a oclusiva velar encontrava-se na posição inicial da palavra e combinada com as vogais /a/, /i/ e /u/ na posição acentuada. Foi ainda realizado julgamento perceptivo-auditivo por três fonoaudiólogos, que apresentou concordância quanto à presença da oclusiva glotal de 100% para ambas as relações (intra e inter-juízes). Na inspeção dos dados via espectrograma foi observada variabilidade dos parâmetros espectrais (burst e transição formântica) e essas variações também puderam ser computadas considerando as vogais separadamente. A análise estatística revelou diferença estatisticamente significante entre as duas consoantes velares (/k/ e /g/) nos parâmetros espectral (burst), temporal (VOT e duração relativa da oclusiva na palavra) e os relativos às características acústicas das vogais adjacentes às oclusivas (período estacionário de F3). Por fim, as características acústicas da oclusiva glotal sugeriram que a criança pode ter utilizado de estratégias para marcar contrastes fônicos na língua, ainda que os mesmos não tenham magnitude suficiente para serem resgatados auditivamente pelo ouvinte.

    Resumo em Inglês:

    The cleft palate, in association with Pierre Robin Sequence, may foster the development of atypical (compensatory) productions on the child’s speech such as the use of glottal stop as a substitution for occlusive sounds (voiced or voiceless). Acoustic parameters of glottal stop for /k/ and /g/ produced by a 5 year-old girl with cleft palate repaired in association with Pierre Robin Sequence were analyzed. For this study, we used six words consisting of velar stops in the initial word position combining the vowels /a/, /i/ e /u/ in the stressed position were selected. There was total agreement (100%) as for the presence of the glottal stop for both intra and inter-judges. Inspection of the data via spectrogram showed variability of spectral parameters (burst and formant transition), and variations could also be computed, separately considering the vowels. Statistical analysis revealed a statistical difference between the two velar consonants (/k/ and /g/) in spectral (burst), temporal (VOT and duration of occlusion on the word) parameters and those relating to the acoustic features of vowels adjacent to stops (stationary period of F3. The acoustic features of glottal stop suggest that the child may have used strategies to set out phonic contrasts in the language, but these strategies did not have enough magnitude to be perceived by the listener.
  • Relação entre potenciais evocados auditivos de média latência e distúrbio de processamento auditivo: estudo de casos Relatos De Casos

    Romero, Ana Carla Leite; Sorci, Bruna Balisa; Frizzo, Ana Cláudia Figueiredo

    Resumo em Português:

    O Potencial Evocado Auditivo de Média Latência é um teste objetivo promissor na audiologia na pesquisa neuro-diagnóstica das disfunções do sistema auditivo. Tem como vantagens a precisão e objetividade na avaliação e por isso é útil em crianças. O presente estudo teve como objetivo analisar os potenciais evocados auditivos de média latência em dois pacientes com distúrbio de processamento auditivo e relacionar as medidas objetivas e comportamentais. Para tanto foi realizado estudo de caso de dois pacientes (P1= feminino, 12 anos; P2= masculino, 17 anos), ambos com ausência de alterações sensoriais, distúrbios neurológicos, neuropsiquiátricos. Ambos foram submetidos à anamnese, inspeção do meato acústico externo, avaliação audiológica e avaliação do exame de potencial evocado auditivo de média latência. Houve associação significante entre os resultados dos exames comportamentais e objetivos. Na anamnese, houve queixas referentes à dificuldade de escuta em ambiente ruidoso, localização sonora, desatenção, além de trocas fonológicas na escrita e na fala. Foram observadas alterações no processo de decodificação auditiva à direita em ambos os casos na avaliação comportamental do processamento auditivo e no exame de potencial evocado auditivo de média latência a resposta da via contralateral direita foi deficitária, confirmando as dificuldades dos pacientes estudados na atribuição de significado às informações acústicas em condição de competição sonora à direita nos dois casos. Para os casos estudados comprovou-se à associação entre os resultados, porém há necessidade de novos estudos com maior amostra para confirmação dos dados.

    Resumo em Inglês:

    The Auditory Evoked Middle Latency Response is one of the most promising objective tests in audiology and in revealing brain dysfunction and neuro-audiologic findings. The main advantages of its clinical use are precision and objectivity in evaluating children. This study aimed to analyze the auditory evoked middle latency response in two patients with auditory processing disorder and relate objective and behavioral measures. This case study was conducted in 2 patients (P1 = 12 years, female, P2 = 17 years old, male), both with the absence of sensory abnormalities, neurological and neuropsychiatric disorders. Both were submitted to anamnesis, inspection of the external ear canal, hearing test and evaluation of Auditory Evoked Middle latency Response. There was a significant association between behavioral test and objectives results. In the interview, there were complaints about the difficulty in listening in a noisy environment, sound localization, inattention, and phonological changes in writing and speaking, as confirmed by evaluation of auditory processing and Auditory Evoked Middle Latency Response. Changes were observed in the right decoding process hearing in both cases on the behavioral assessment of auditory processing; auditory evoked potential test middle latency shows that the right contralateral via response was deficient, confirming the difficulties of the patients in the assignment of meaning in acoustic information in a competitive sound condition at right, in both cases. In these cases it was shown the association between the results, but there is a need for further studies with larger sample population to confirm the data.
  • Avaliação vocal de crianças disfônicas pré e pós intervenção fonoaudiológica em grupo: estudo de caso Relatos De Casos

    Ribeiro, Vanessa Veis; Leite, Ana Paula Dassie; Alencar, Bruno Leonardo Freire de; Bail, Denise Ienk; Bagarollo, Maria Fernanda

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo caracterizar a dinâmica vocal de crianças disfônicas pré e pós-terapia fonoaudiológica em grupo por meio de avaliação perceptivo-auditiva e acústica da voz. Participaram seis crianças, dois meninos e quatro meninas, com idades entre sete e dez anos, com diagnóstico de disfonia funcional ou organofuncional. As crianças foram submetidas à anamnese, análise perceptivo-auditiva e acústica da voz, antes e após processo terapêutico grupal semanal, num total de doze sessões de quarenta minutos cada. Como estratégias terapêuticas foram propostas atividades de dramatizações, desenhos, brincadeiras, elaboração de painéis e realizados exercícios vocais (de forma coletiva e lúdica). Buscou-se a troca de experiências entre os membros do grupo, a construção conjunta de conhecimentos sobre a produção da voz e saúde vocal, e, a atuação direta por meio de técnicas e exercícios. Os dados foram analisados usando um nível de significância de 0,10. Quanto aos parâmetros de rugosidade e grau global da disfonia da avaliação perceptivo-auditiva, houve diferença entre as avaliações realizadas antes e depois do processo terapêutico grupal (p=0,024 e p=0,074, respectivamente). Em relação à análise acústica da voz pré e pós-terapia, não houve diferença para frequência fundamental e intensidade vocal média (p=0,288 e p=0,906, respectivamente). Já para as medidas de ruído, jitter e shimmer, houve diferença entre as avaliações iniciais e finais (p=0,079 e p=0,046, respectivamente). A terapia fonoaudiológica em grupo promove modificações na dinâmica vocal de crianças disfônicas, no que se refere aos parâmetros perceptivo-auditivos e acústicos.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at featuring the dynamic vocals of dysphonic children before and after speech therapy group by assessing perceptual and acoustic voice. Participants were six children, two boys and four girls, aged between seven and ten year old with a diagnosis of functional dysphonia or functional-organo one. Children were submitted to an interview, perceptual analysis and acoustic voice before and after weekly group therapy process, which amounted to twelve sessions of forty minutes each. As therapeutic strategies we have been proposed drama activities, drawings, games, preparation of panels and vocal exercises conducted (collectively and playful). We tried to exchange experiences among group members, the joint construction of knowledge about voice production and vocal health, and through the direct performance of techniques and exercises. Data were analyzed using a significance level of 0.10. As for the roughness parameters and the overall level of dysphonia perceptual assessment, there were differences between the assessments before and after the therapy process group (p=0.024 and p=0.074, respectively). Regarding the acoustic voice analysis before and after therapy, there was no difference in fundamental frequency and vocal intensity mean (p = 0.288 and p=0.906, respectively). As for the measures of noise, jitter and shimmer, there was no difference among the initial and final evaluations (p=0.079 and p=0.046, respectively). The speech therapy group promotes changes in the dynamic vocals of dysphonic children, in relation to the perceptual and acoustic parameters.
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