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Revista CEFAC, Volume: 15, Número: 1, Publicado: 2013
  • Editorial

    Capellini, Simone Aparecida
  • Avaliação do grau de inteligibilidade de fala de crianças com desvio fonológico: implicações nas habilidades sociais Artigos Originais

    Carlino, Fabiana Cristina; Prette, Almir Del; Abramides, Dagma Venturini Marques

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a relação entre o grau de inteligibilidade de fala e as habilidades sociais de comunicação em crianças com diagnóstico de desvio fonológico. MÉTODO:participaram deste estudo 10 crianças, diagnosticadas com desvio fonológico, com idade cronológica média de 7,28 anos, sendo três do gênero feminino e sete do masculino, que realizavam terapia de linguagem duas vezes por semana em uma clínica escola de uma cidade de médio porte do estado de São Paulo. As crianças foram submetidas à avaliação da fonologia por meio do instrumento ABFW, sendo que a gravidade do desvio fonológico foi baseada no cálculo do Percentual de Consoantes Corretas (PCC). E em seguida foram filmadas em situações estruturas de interação de maneira tal a obter uma amostra de fala espontânea, para caracterizar o grau de inteligibilidade de fala (GIF), além de observar presença ou ausência dos componentes das habilidades sociais de comunicação (HSC). Para analisar a relação entre GIF e HSC foi utilizado o coeficiente de Spearman. RESULTADOS:foi possível caracterizar as classes de HSC que encontram-se deficitárias em crianças diagnosticas com desvio fonológico, além de verificar uma relação significante e positiva entre o GIF e o HSC, mostrando que quanto maior o GIF maior a dificuldades nas HSC. CONCLUSÃO: o estudo verificou a relação entre GIF e HSC, além de identificar as classes de HSC que encontram-se deficitárias em crianças com diagnóstico de desvio fonológico, favorecendo a elaboração de instrumentos para avaliação e intervenção, permitindo assim, um melhor planejamento para cada caso.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the relationship between the degree of speech intelligibility and social communication skills in children diagnosed with phonological disorders. METHOD: the study included 10 children diagnosed with phonological disorders, with an average chronological age of 7.28 years and three females and seven males, performing speech-language therapy twice a week in a nursing school in a medium-sized town in the state of São Paulo. The children were assessed by the phonology of the ABFW instrument, and the severity of phonological disorder was based on the Percentage of Consonants Correct (PCC). And then they were video-typed in interaction structures situations in such a way as to obtain a sample of spontaneous speech, in order to characterize the degree of speech intelligibility (GIF), in addition to observing the presence or absence of the components of social communication skills (HSC). In order to examine the relationship between GIF and HSC we used the Spearman coefficient. RESULTS: it was possible to characterize HSC classes that are deficient in children with phonological diagnostic, and to check a significant and positive relationship between GIF and HSC, showing that the higher GIF is the greater are the difficulties in HSC. CONCLUSION: this study examined the relationship between GIF and HSC, and identified classes of HSC that are deficient in children diagnosed with phonological disorders, promoting the development of instruments for assessment and intervention, thus allowing better planning for each case.
  • Aquisição da coda simples e complexa com /S/ em crianças com desvio fonológico Artigos Originais

    Mezzomo, Carolina Lisbôa; Giacchini, Vanessa; Dias, Roberta Freitas; Luiz, Simone Weide; Lopes, Silvana Gonçalves

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever a produção das codas finais simples e complexa com /S/ em crianças com desvio fonológico e verificar a influência de variáveis linguísticas e extralinguísticas na aquisição das mesmas. MÉTODO: foram utilizados dados de fala de 66 crianças com desvio fonológico, 33 meninos e 33 meninas, entre 3:0 e 9:0. As amostras de fala foram coletadas transversalmente, com base no instrumento Avaliação Fonológica da Criança. Foram analisadas apenas as palavras alvo contendo coda simples lexical (ex.: talvez), coda simples morfológica (ex.: casas), coda complexa composta por nasal e fricativa (ex.: parabéns) e coda complexa com glide e fricativa (ex.: dois), totalizando um corpus de 481 palavras. Para ambos os tipos de coda foram consideradas como variáveis dependentes a produção correta do /S/, a omissão da coda ou sua substituição. Como variáveis intervenientes consideraram-se os fatores extralinguísticos idade, sexo e grau do desvio e as variáveis linguísticas classe gramatical, tonicidade, número de sílabas, contexto precedente e tipo de coda. Os dados de fala foram analisados estatisticamente através do VARBRUL, com grau de significância de 5%. RESULTADO: o programa estatístico selecionou como significante para a produção correta das codas simples e complexas as variáveis classe gramatical, tipo de coda e a gravidade do desvio em ordem decrescente de relevância estatística, com valor de p < 0,001. CONCLUSÃO: verificou-se que as variáveis gravidade do desvio, tipo de coda e classe gramatical influenciam de forma significante a produção das codas finais simples e complexas com o arquifonema /S/, em crianças com desvio fonológico.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the production of final simple and complex coda with /S/ in children with phonological disorder, verifying the influence of linguistic and extra-linguistic variables in codas acquisition. METHOD: we utilized speech data from 66 children with phonological disorder, 33 boys and 33 girls, aged between 3:0 and 9:0. Speech samples were collected through a crossed-nature study, using the instrument referred to as Child Phonological Evaluation¹, with 481 words being part of the database from a project which was approved by the Ethics Research Committee (CEP) of the institution. Next, the words were statistically analyzed through the statistical program VARBRUL, considering a significance level of 5%. We took into account as dependent variables the correct production of /S/, the omission of the coda or its substitution. As intervening variable, we considered the extra-linguistic factors age, sex, degree of the phonological disorder; and the linguistic variables grammatical class, tonicity, precedent context, and type of coda. RESULTS: the statistical program selected as statistically significant for the correct production of simple and complex coda, the degree of the phonological disorder, the type of coda, and the grammatical class, with the value of p < 0.01. CONCLUSION: we verified, through this study, that the degree of phonological disorder, type of coda, and grammatical class influenced in a significant way on the production of final simple and complex coda with the archiphoneme /S/, in children with phonological disorder.
  • Concepções de professores de IES sobre o desempenho comunicacional e expressivo articuladas à avaliação de discentes sobre esta performance Artigos Originais

    Rezende Netto, Brunella

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar e analisar se professores/oradores possuem conhecimento sobre a importância da comunicação e da expressividade em seu ambiente de trabalho e sua relação com a Fonoaudiologia. De modo específico, objetivou-se ainda articular esse conhecimento com a opinião de alunos acerca da performance comunicativa e expressiva destes professores/oradores, em atividade de palestra. MÉTODO: foi realizada uma pesquisa com professores/oradores em um Congresso de Iniciação Científica promovido pela Faculdade Redentor por meio da aplicação de questionários simples, contendo perguntas relacionadas à comunicação e à expressividade. Participaram do estudo seis professores/oradores e 30 alunos/ouvintes. RESULTADOS: obtiveram-se dados que demonstraram que o conhecimento dos professores/oradores, referentes à comunicação e expressividade estava um pouco aquém do esperado. Porém, houve aprovação por parte dos alunos/ouvintes em relação à produção e apresentação das palestras. CONCLUSÃO: conclui-se que professores/oradores precisam se integrar mais de questões a respeito da comunicação e à expressividade, durante as palestras, com o intuito de ampliar seus conhecimentos para essa prática. Ao responder o questionário, os professores/oradores se mostraram dispostos em melhorar naquilo que eles descobriram serem falhos. Foi por meio desta pesquisa que, a maioria deles percebeu então, que a Fonoaudiologia é a Ciência capaz de auxiliá-los, apresentando técnicas e métodos facilitadores para aperfeiçoar suas apresentações.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate and analyze whether teachers/speakers have the knowledge on communication and express importance at their workplace and their relationship with the Speech Therapy. In a specific way, this study aimed to further articulate this knowledge with the view of students about the performance communicative and expressive of these teachers/speakers, in activity of lecture. METHOD: a research was held with teachers/speakers in a Scientific Initiation Congress at College Redentor through simple questionnaires, they got questions related to communication and expressivity. Six teachers/ speakers and thirty students/listeners took part in the research. RESULTS: data demonstrating that the knowledge of teachers/speakers, relating to communication and expressivity, was a little lower than the expected. On other hand, parts of the students/listeners have allowed the production of lectures. CONCLUSION: we may conclude that teachers/speakers need to be more aware about the communication and expressivity issues, during the lectures, wiling to improve their knowledge. In answer to the questionnaire, the teachers/speakers showed interest in getting better in what they found out to be flawed. Through this research, the majority realized that the Speech Therapy is, in fact, the Science being able to help them, showing helpful techniques and methods in order improve their presentations.
  • Desempenho de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em tarefas metalinguisticas e de leitura Artigos Originais

    Cunha, Vera Lúcia Orlandi; Silva, Cláudia da; Lourencetti, Maria Dalva; Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: comparar e caracterizar o desempenho de escolares com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em tarefas metalinguísticas e de leitura com escolares sem queixa de transtornos comportamentais e/ou de aprendizagem. MÉTODO: participaram vinte escolares do 4º ao 8º ano do ensino fundamental, sendo catorze escolares do sexo masculino e seis do sexo feminino, na faixa etária de 9 a 13 anos. Os escolares foram divididos em dois grupos, sendo o GI composto por dez escolares com diagnóstico interdisciplinar de TDAH e o GII composto por dez escolares sem queixa de transtornos comportamentais e/ou de aprendizagem, pareados com os escolares do GI de acordo com a idade e o nível escolar. Foi utilizado como procedimento a aplicação de protocolo com provas de habilidades metalinguísticas e de leitura de palavras reais e pseudopalavras. RESULTADOS: houve diferença estatisticamente significante entre os grupos nas tarefas de manipulação silábica e fonêmica, como também nas provas de leitura de palavras reais referentes à leitura de palavras regulares e palavras irregulares, bem como para as pseudopalavras. CONCLUSÃO: os escolares com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade apresentaram desempenho inferior nas tarefas consideradas mais complexas, como a manipulação de sílabas e fonemas e na leitura de palavras irregulares, que exigem retenção, análise e recuperação de informação. As dificuldades apresentadas nessas habilidades pelos escolares com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade podem ser atribuídas não a um déficit primário, mas como um fenômeno secundário à desatenção que interferem de forma direta em seu desempenho.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSES: to compare and characterize the performance of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in metalinguistic tasks and reading with students without behavioral disorders and/or learning disabilities. METHOD: twenty students from the 4th to 8th grade of elementary school took part, fourteen students were males and six females, aged between 9 and 13-year old. The students were divided in two groups, with GI composed by ten students with interdisciplinary diagnosis of ADHD and GII composed of ten students without behavioral disorders and/or learning disorder, paired with GI according to age and grade level. The used procedure was the application of a protocol with tasks of metalinguistic awareness and reading of real words and non-words. RESULTS: there was statistically significant difference between groups in the tasks of syllabic and phonemic manipulation, as well as in tasks of reading real words related to the reading of regular words and irregular words, but also for non-words. CONCLUSION: the students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder showed lower performance in tasks considered to be more complex, such as manipulating syllables and phonemes and reading irregular words, requiring retention, analysis and information retrieval. The difficulties showed in these skills by students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder cannot be attributed to a primary deficit, but as a secondary phenomenon to inattention that interferes directly in their performance.
  • Correlação entre vocabulário expressivo e extensão média do enunciado em crianças com alteração específica de linguagem Artigos Originais

    Befi-Lopes, Debora Maria; Nuñes, Camila de Oliveira; Cáceres, Ana Manhani

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: verificar a influência da idade no desempenho lexical e gramatical, e investigar a existência de correlação entre vocabulário expressivo e as medidas de extensão média de enunciado em crianças com alteração específica de linguagem. MÉTODO: participaram do estudo trinta sujeitos com diagnóstico de alteração específica de linguagem, entre 4:0 a 6:11 anos, sendo dez de cada faixa etária. Todos realizaram de forma completa a prova de vocabulário expressivo (ABFW) e de Extensão Média do Enunciado, independente de gênero ou escolaridade. O estudo foi retrospectivo e a coleta de dados se baseou nas filmagens e gravações das provas acima mencionadas. RESULTADOS: o desempenho gramatical não apresentou diferença estatística entre as idades, mas foi observada correlação positiva entre o vocabulário expressivo e o uso de palavras de classe fechada, e entre o vocabulário expressivo e a extensão de palavras por enunciado (p-valor <0,05). CONCLUSÃO: a idade isolada não é capaz de predizer o aprimoramento do vocabulário e da gramática, porém a expansão do vocabulário de substantivos favorece o aumento do número de palavras por sentença e o uso de palavras com função exclusivamente gramatical.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the influence of age on the lexical and grammatical performance, and investigate the correlation between the number of usual verbal description in expressive vocabulary test and measures for mean length of utterance in children with Specific Language Impairment. METHOD: thirty children with Specific Language Impairment between 4:0 and 6:11 year-old took part in the study, and ten were selected from each age range that had the Expressive Vocabulary Test (ABFW) and Mean Length of Utterance Test, independent gender or education. The study was retrospective, based on filming and recordings of those tests as for the data collection. RESULTS: no statistical difference was found in the grammatical performance among ages, but positive correlation was observed among the usual verbal description and parameters MG-2 and EME-P for Mean Length of Utterance Test (p< 0.05). CONCLUSION: age alone is not enough to predict improvement of vocabulary and grammar; however the expansion of nouns in vocabulary promotes the increase in the length of produced utterances and the use of grammar function words.
  • Avaliação eletrofisiológica da audição em indivíduos após traumatismo cranioencefálico Artigos Originais

    Marangoni, Andréa Tortosa; Santos, Renata Beatriz Fernandes; Suriano, Ítalo Capraro; Ortiz, Karin Zazo; Gil, Daniela

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar o potencial evocado auditivo de tronco encefálico e de longa latência em pacientes pós traumatismo cranioencefálico, comparando-os com indivíduos normais. MÉTODO: estudo clínico transversal realizado com 20 indivíduos audiologicamente normais divididos em dois grupos pareados por idade e sexo: a) 10 indivíduos que sofreram traumatismo cranioencefálico (grupo pesquisa); b) 10 indivíduos sem qualquer tipo de alteração neurológica (grupo controle). Foram submetidos à avaliação audiológica básica, ao potencial evocado auditivo de tronco encefálico e ao potencial evocado auditivo de longa latência (P300). RESULTADOS: observou-se no potencial evocado auditivo de tronco encefálico, latências absolutas das ondas I, III e V e intervalo interpico I-III mais prolongados no grupo pesquisa do que no grupo controle, sendo estatisticamente significante para as latências absolutas das ondas I e III à direita e para a onda III e intervalo interpico I-III à esquerda. A amplitude das ondas I, III e V na orelha direita e das ondas III e V na orelha esquerda foram maiores no grupo controle. Em relação ao P300, o grupo pesquisa apresentou maior latência e menor amplitude em ambas as orelhas, sem significância estatística, quando comparado ao grupo controle. CONCLUSÃO: indivíduos que sofreram traumatismo cranioencefálico apresentam alterações no potencial evocado auditivo de tronco encefálico e não apresentam diferenças significantes no potencial evocado auditivo de longa latência (P300) quando comparados a indivíduos sem lesões cerebrais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: this study aimed to characterize brain stem auditory evoked potential and long latency auditory evoked potential in patients that suffered head trauma. METHOD: transverse clinical study performed on twenty normal hearing individuals divided in two groups paired for age and gender: a) ten individuals who suffered head trauma (trauma group); and b) ten individuals with no type of neurological alteration (control group). The individuals underwent a basic hearing evaluation as well as brain stem auditory evoked potential and long latency auditory evoked potential (P300) tests. RESULTS: on the brain stem auditory evoked potential, more prolonged absolute latencies of Waves I, III and V and the I-III inter-peak interval were found in the trauma group in comparison with the control group, with statistically significant differences with regard to the absolute latencies of Waves I and III in the right ear and both Wave III and the I-III inter-peak interval in the left ear. The amplitude of Waves I, III and V in the right ear and Waves III and V in the left ear were higher in the control group. Regarding P300, the trauma group displayed greater latency and lesser amplitude in both ears comparing with the control group, with no statistical significance. CONCLUSION: individuals that suffered head trauma display alterations in the brain stem auditory evoked potential and do not display significant differences with regard to long latency auditory evoked potential (P300) when compared to individuals with no brain injury.
  • Aplicação do teste SSW em indivíduos com perda auditiva neurossensorial usuários e não usuários de aparelho de amplificação sonora individual Artigos Originais

    Freitas, Mariana Silva; Naves, Kheline; Frizzo, Ana Claudia Figueiredo; Gonçales, Alina Sanches

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar o desempenho de pacientes usuários e não usuários de AASI, por meio do teste SSW. MÉTODO: o estudo foi realizado em 13 sujeitos com idade entre 55 e 85 anos, com perda auditiva bilateral, sendo seis usuários de prótese auditiva bilateral e sete não usuários de prótese auditiva. O teste de processamento auditivo aplicado foi o teste de reconhecimento de dissílabos em tarefa dicótica SSW. Foi realizado um tratamento estatístico feito por meio da técnica Bootstrap e do Teste de Hipótese Kolmogorov-Smirnov. RESULTADOS: o grupo de usuários apresentou melhor desempenho nas condições estudadas do que o grupo de não usuários, principalmente nas condições competitivas. CONCLUSÃO: os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para a eficácia do uso do AASI na melhora da compreensão de fala da população estudada, não somente pela compensação da perda auditiva periférica, mas também pela interferência no processo de envelhecimento do sistema nervoso auditivo central.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the performance of patients who are users and non-users of hearing aids, through the assessment by the SSW test and reinforce the importance of auditory stimulation through the use of hearing aids in individuals with hearing loss. METHOD: the study was conducted on 13 individuals aged between 55 and 85 year old, with bilateral hearing loss, 6 users of bilateral hearing aids and 7 non-users of hearing aids. The applied test was the SSW test. Before applying the SSW test, these people underwent anamnesis, audiologic and otorhorynolaringologic evaluation. A statistical analysis was performed using the Bootstrap technique and Kolmogorov-Smirnov hypothesis test. RESULTS: the users group showed better performance in the studied conditions then the non-users group, especially under competitive conditions. CONCLUSION: the use of hearing aids contributes to the improvement in speech recognition, through the auditory stimulation.
  • Teste GIN: detecção de gap em crianças com desvio fonológico Artigos Originais

    Assis, Elaine Feltre; Parreira, Letícia Maria Martins Vasconcelos; Lodi, Débora Fraga

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar a resolução temporal: detecção de gaps em crianças com desvios fonológicos por meio do teste GIN e relacionar o grau do desvio fonológico com desempenho no teste GIN. MÉTODO: 6 indivíduos, de ambos os gêneros, 5 meninos e 1 menina, com idade entre 10 e 11 anos, com diagnóstico de desvio fonológico, em atendimento na clínica-escola do curso de Fonoaudiologia da FEAD de Belo Horizonte/MG, todos com ausência de perda auditiva e problemas neurológicos e/ou cognitivos. Os participantes foram submetidos ao Teste GIN, em intensidade de 50dB acima do limiar. RESULTADOS: das 06 crianças avaliadas, 5 (83,33%) encontram-se alteradas e apenas 1 (16,67%) obteve valores dentro do padrão de normalidade. Apesar da pequena amostra, viu-se que 83,33% das crianças com desvio fonológico tiveram limiares do GIN aquém do esperado para faixa etária. Porém não foi possível estabelecer uma relação direta entre grau de classificação do desvio fonológico e o baixo desempenho obtido no teste GIN, no qual apenas 1 criança com desvio médio moderado apresentou pior desempenho no teste GIN. CONCLUSÃO: crianças com desvio fonológico podem apresentar alteração no processamento temporal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the temporal resolution, as for: gaps detection in children with phonological deviation through noise test and related with the degree of phonological performance in noise test. METHOD: 6 patients of both genders, five boys and one girl, aged between 10 and 11 year-old with phonological disorder' diagnosis in attendance at the school clinic of the Speech Therapy course (FEAD Belo Horizonte / MG), all with no hearing loss and no neurological and / or cognitive problems. The subjects underwent the GIN test at intensity of 50dB above the threshold. RESULTS: from the 6 evaluated children, 5 (83.33%) had abnormal responses at gin test and only one (16.67%) had values within the normal range. Despite the small sample, it was found that 83.33% of the children with phonological lapses had GIN thresholds lower than those expected for their age. Unfortunately, it was not possible to settle a direct relationship between the level of disorders classification and low the performance obtained in the GIN test, where just one child with mild moderate lapse showed worse performance in the noise test. CONCLUSION: children with phonological disorder may show changes in temporal processing.
  • Apresentação do processo de confecção da cápsula do aparelho de amplificação sonora individual intra-aural por meio de digitalização Artigos Originais

    Oliveira, Jerusa Roberta Massola de; Amantini, Regina Célia Bortoleto; Dora, Daniela Rossine; Yachioka, Patrícia Lourenço

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: o objetivo deste estudo é apresentar as etapas do processo de confecção da cápsula do aparelho de amplificação sonora individual intra-aural por meio da digitalização. MÉTODO: foram utilizadas otoplásticas e os equipamentos Legato para realizar o escaneamento e Envisiontec para sinterização, ambos disponibilizados pela empresa Phonak. RESULTADOS: os resultados sinalizam para cápsula de aparelho de amplificação sonora individual intra-aurais, plenamente satisfatórias, sendo constatada todas as vantagens documentadas pelo fabricante. CONCLUSÃO: a nova técnica de confecção de cápsula por meio de processo de digitalização demonstrou ser eficaz com alta qualidade e mantendo a impressão fiel da orelha, além de durabilidade significativa.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: the objective of this study is to present the steps involved in making the capsule of intra-aural hearing aids through scanning. METHOD: we used the Legato otoplasty equipment in order to perform scanning and Enisiontec for sintering, both provided by the company Phonak. RESULTS: the results point out to capsule-ear hearing aid, as being fully satisfying and with all the benefits documented by the manufacturer. CONCLUSION: a new technique in order to make the capsule through the scanning process has been proven effective and with high quality and keeping the faithful imprint of the ear, in addition to significant durability.
  • Perfil de pacientes em uso de via alternativa de alimentação internados em um hospital geral Artigos Originais

    Nogueira, Serjana Cavalcante Jucá; Carvalho, Ana Paula Cajaseiras de; Melo, Cleysiane Barros de; Morais, Edna Pereira Gomes de; Chiari, Brasília Maria; Gonçalves, Maria Inês Rebelo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar a população em uso de via alternativa de alimentação internada em um hospital geral de referência. MÉTODO: estudo transversal prospectivo, tendo-se realizado coleta de dados em 229 prontuários de pacientes em uso de via alternativa de alimentação internados em enfermarias adultas de um hospital geral, identificando-se dados referentes à via alternativa de alimentação em uso, justificativas clínicas, doença(s) de base e demais aspectos clínicos relacionados aos distúrbios de deglutição. RESULTADOS: houve predomínio do sexo masculino (55,02%); 70,3% dos pacientes apresentaram diagnóstico de alguma doença neurológica e a via de alimentação mais utilizada foi a sonda nasoenteral (82,53%). Embora a pneumonia e a desnutrição tenham sido diagnosticadas na minoria dos casos (35,08% e 10,04%), houve associação entre as variáveis pneumonia e disfagia (p=0,0098), não ocorrendo o mesmo entre desnutrição e disfagia (p=0,0759). A disfagia foi citada em apenas em 6,55% dos casos. Observou-se, ainda, alta frequência de ausência de dados referente aos sinais e sintomas de dificuldade de alimentação e de justificativas para indicação da via alternativa de alimentação prescrita. CONCLUSÃO: embora a população estudada tenha apresentado fatores de risco para desenvolvimento de distúrbios da deglutição, como doenças de base com alta ocorrência de disfagia e alteração do nível de consciência e/ou sonolência, a baixa frequência do diagnóstico da disfagia e a constante falta de dados relacionados ao contexto alimentar revelaram a pouca importância dada às manifestações funcionais pela unidade hospitalar estudada.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the population submitted to administration of alternative feeding route admitted to a general hospital in the state of Alagoas. METHOD: data from medical records of 229 patients admitted to adult infirmary were investigated. Data referring to the administration of alternative feeding route in use and clinical aspects related to swallowing disorders were analyzed. RESULTS: there was a predominance of male participants (55.02%) in the sample. From the total sample, 70.3% of participants were diagnosed with a neurological disease and most of them used the nasogastric tube (82.53%) as feeding route. There was an association between the variables pneumonia and dysphagia (p = 0.0098). However, no association between malnutrition and dysphagia was found (p = 0.0759). There was also a high frequency of absence of data concerning symptoms of feeding difficulty as well as about justification for the use of the alternative feeding route. CONCLUSION: the population studied presented risk factors for development of dysphagia. The shortage of data revealed the little importance given to functional manifestation at the hospital context.
  • Qualidade de vida em sujeitos respiradores orais e oronasais Artigos Originais

    Nagae, Mirian Hideko; Alves, Marcelo Corrêa; Kinoshita, Renato Lyuti; Bittencourt, Zélia Z L de Camargo; Gagliardo, Heloisa

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar a qualidade de vida de sujeitos com respiração oral ou oronasal. MÉTODO: compuseram a amostra 49 voluntários, distribuídos em dois grupos: grupo de respiradores orais com 24 sujeitos e grupo de respiradores oronasais com 25 sujeitos, com faixa etária ente 18 e 38 anos de idade, de ambos os sexos. O protocolo utilizado foi o WHOQOL-BREF (versão em português) e o registro e análise dos dados foi realizado pelo sistema Statistical Analysis System. RESULTADOS: os resultados obtidos foram submetidos aos testes de qui-quadrado de Mantel-Haenszele análise de variância. A qualidade de vida dos respiradores mistos se revelou inferior nos domínios ambiental, físico e psicológico em relação aos respiradores orais. CONCLUSÃO: com a detecção das diferenças obtidas, o estudo chama a atenção para a necessidade de aprofundar investigações sobre o perfil dos respiradores oronasais e sua relevância. Para que condutas como desconsiderar o grupo de respiradores oronasais ou agrupá-los como respiradores orais não sejam adotadas de forma inadequada.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the life quality of subjects with mouth or oronasal breathing. METHOD: the sampling was composed of 49 volunteers distributed into 2 groups: mouth breathing subjects’ group with 24 subjects and oronasal breathing subjects’ group (mouth and nose) with 25 subjects, within the 18-38 age group, both genders. The WHOQOL-BREF (Portuguese version) protocol was used and the data analysis and recording were carried out using the Statistical Analysis System. RESULTS: the obtained results underwent Mantel-Haenszel chi-square test and variance analysis. Life quality in oronasal breathing subjects was demonstrated to be better in environmental, physical and psychological domain in relation to mouth breathing subjects. CONCLUSION: considering the obtained differences, the study draws attention to the need for better investigating the profile of oronasal breathing subjects and its relevance, so that the conducts, such as disregarding the group of oronasal breathing subjects or gathering them as mouth breathing subjects, are not improperly adopted.
  • Atividade muscular da mastigação na anquilose temporomandibular Artigos Originais

    Genaro, Katia Flores; Passos, Dannyelle Christinny Bezerra de Oliveira Freitas; Berretin-Felix, Giédre; Trindade Júnior, Alceu Sérgio

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: devido à presença de importante disfunção mastigatória em casos com anquilose da articulação temporomandibular (ATM), este trabalho analisou a abertura bucal e a atividade eletromiográfica dos músculos mastigatórios para detectar mudanças nesses parâmetros após a cirurgia de liberação da anquilose mandibular. MÉTODO: em 7 indivíduos com anquilose temporomandibular, entre 7 e 30 anos (mediana=9 anos), foi mensurada a distância interincisal máxima ativa (DIMA) e registrada a atividade eletromiográfica (EMG) dos músculos masseteres e temporais durante a contração voluntária isométrica máxima (CVIM) e a mastigação habitual, comparando-se os dados pré e pós cirúrgicos pelo teste de Wilcoxon. RESULTADOS: maiores valores foram observados para a DIMA após a cirurgia (p=0,0277); o índice de assimetria, não mostrou diferença entre os dois momentos avaliados para ambos os músculos estudados; os valores da EMG durante a CVIM diminuíram após a cirurgia para os músculos masseter direito (p=0,0179) e esquerdo (p=0,0179), mas não para os temporais; não houve modificação nos valores EMG para os músculos estudados, durante a mastigação. CONCLUSÃO: a cirurgia para liberação da anquilose da ATM resultou em aumento da abertura bucal e diminuição da amplitude dos potenciais de ação gerados durante a contração voluntária isométrica máxima para o músculo masseter, em ambos os lados; não modificou o índice de assimetria dos músculos masseter e temporal, bem como a atividade eletromiográfica do músculo temporal, bilateralmente, durante a contração isométrica máxima e músculos masseter e temporal durante a mastigação habitual.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: due to the presence of major masticatory dysfunction in patients with temporomandibular joint (TMJ) ankylosis, this study analyzed mouth opening and EMG activity of masticatory muscles in order to detect changes in these parameters after surgical release of mandible ankylosis. METHOD: in 7 patients with temporomandibular ankylosis, between 7 and 30 years (median = 9 years), the distance was measured as interincisal maximum active (DIMA) and we recorded the electromyographic activity (EMG) of masseter and temporal muscles during voluntary isometric contraction (VIC) and chewing, comparing the data before and after surgery using the Wilcoxon test. RESULTS: higher values were observed for DIMA after surgery (p=0.0277), the asymmetry index showed no difference between the two evaluated periods for both studied muscles, the values of the EMG during VIC decreased after surgery for the right (p=0.0179) and left (p=0.0179) masseter but not for the temporal muscle, there were no changes in EMG values for the studied muscles during mastication. CONCLUSION: the surgical release of TMJ ankylosis resulted in an increase of mouth opening and decreased amplitude of action potentials generated during maximum isometric voluntary contraction of the masseter muscle on both sides, this did not change the asymmetry index of the masseter and temporal as well as the electromyographic activity of the temporal muscle bilaterally during isometric contraction and masseter and temporal muscles during mastication.
  • Análise das medidas aerodinâmicas no português brasileiro por meio do método multiparamétrico de avaliação vocal objetiva assistida (EVA) Artigos Originais

    Oliveira, Karina Vitor de; Faria, Bárbara Silveira de; Silva, Juliana Preisser Godoy e; Reis, César; Ghio, Alain; Gama, Ana Cristina Côrtes de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: definir medidas aerodinâmicas em falantes do português brasileiro, sem queixas vocais, obtidas pelo programa EVA. MÉTODO: participaram do estudo 20 homens e 20 mulheres, que tiveram suas vozes analisadas. RESULTADOS: os valores médios referentes à pressão subglótica para vozes femininas e masculinas foram, respectivamente: Pressão subglótica= 5,84 hPa e 6,7 hPa, média da intensidade= 79,21 dB e 81,7 dB, média do fluxo oral= 0,09 dm³/s e 0,16 dm³/s, eficiência glótica= 13,87 dB/hPa e 12,78 dB/hPa, eficiência laríngea= 188,08 dB/(hPa.dm³/s) e 97,11 dB/(hPa.dm³/s), resistência laríngea= 96,26 hPa/(dm³/s) e 52,64 hPa/(dm³/s), média da frequência fundamental (F0)= 208,28 Hz e 136,56 Hz e pico da pressão do fluxo oral= 0,093 e 0,098. Houve diferença estatisticamente significante em relação ao gênero para as medidas de média de intensidade, eficiência laríngea, resistência laríngea e média da frequência fundamental. Os valores médios referentes ao fluxo oral para vozes femininas e masculinas foram respectivamente: Pressão subglótica= 6,05 hPa e 6,6 hPa, média da intensidade= 65,50 dB e 66,3 dB, média do fluxo oral= 0,10 dm³/s e 0,13 dm³/s, eficiência glótica= 11,12 dB/hPa e 11,77 dB/hPa, eficiência laríngea= 144,83 dB/(hPa.dm³/s) e 97,89 dB/(hPa.dm³/s), resistência laríngea= 78,98 hPa/(dm³/s) e 61,81 hPa/(dm³/s), média da F0= 222,52 Hz e 139,20 Hz e pico da pressão do fluxo oral= 0,047 e 0,053. CONCLUSÃO: o EVA é um programa ainda novo no Brasil, e a análise de medidas aerodinâmicas, em falantes do português brasileiro, permite a obtenção de valores de referência, possibilitando assim comparações com estudos futuros.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to define aerodynamic measures in Brazilian Portuguese speakers without voice complaints, obtained by the EVA program. METHOD: the study included 20 men and 20 women who had their voices analyzed. RESULTS: the mean values with subglottic pressure for female and male voices were: Subglottic pressure = 5.84 hPa and 6.7 hPa; average intensity = 79.21dB and 81.7dB; oral mean flow = 0.09 dm3/s and 0.16 dm3/s; glottic efficiency = 13.87dB/hPa and 12.78 dB/hPa; laryngeal efficiency = 188.08 dB/(hPa.dm3/s) and 97.11dB/(hPa.dm3/s); laryngeal resistance = 96.26 hPa/(dm3/s) and 52.64 hPa/(dm3/s); mean fundamental frequency (F0) = 208.28 Hz and 136.56 Hz and peak mouth pressure flow = 0.093 and 0.098. There was a statistically significant difference in relation to gender for the measures of average intensity, efficiency, larynx, laryngeal resistance and mean fundamental frequency. The average flow for the oral female and male voices were: subglottic pressure = 6.05 hPa and 6.6 hPa; average intensity = 65.50 dB and 66.3 dB; oral mean flow = 0, 10 dm3/s and 0.13 dm3/s; glottic efficiency = 11.12 dB/hPa and 11.77 dB/hPa; laryngeal efficiency = 144.83 dB/( hPa.dm3/s) and 97.89 dB/( hPa.dm3/s); laryngeal resistance = 78.98 hPa/(dm3/s) and 61.81 hPa/( dm3/s); average F0 = 222.52 Hz and 139.20 Hz and peak pressure oral flow = 0.047 and 0.053. CONCLUSION: EVA is a new program in Brazil, and analysing the aerodynamic measures in Brazilian Portuguese speakers, allows us to obtain reference values, thus allowing comparisons with future studies.
  • Autoavaliação vocal e qualidade de vida em voz de indivíduos hipertensos Artigos Originais

    Ribeiro, Vanessa Veis; Santos, Angelika Bissolotti dos; Prestes, Tatiane; Bonki, Eveline; Carnevale, Luciana; Leite, Ana Paula Dassie

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: obter dados de autoavaliação vocal e qualidade de vida em voz de indivíduos hipertensos MÉTODO: trata-se de estudo transversal, exploratório e descritivo. Participaram 84 indivíduos, 33 homens e 51 mulheres, de 54 a 87 anos (média de 68 anos) que foram divididos em: Grupo Pesquisa (GP) - 42 indivíduos portadores de hipertensão arterial e que recebiam tratamento medicamentoso específico para a doença há pelo menos um ano; Grupo Controle (GC): 42 indivíduos não hipertensos e com bom estado de saúde geral autorreferido. Todos os participantes responderam a um questionário composto por perguntas objetivas sobre autoavaliação vocal e ao protocolo Qualidade de Vida em Voz (QVV). RESULTADOS: não foram observadas diferenças quanto à autoavaliação vocal de indivíduos do GP e GC (p=0,075). Os escores médios totais obtidos no QVV também foram semelhantes entre os grupos (p=0,080). Houve diferença entre os grupos quanto à autopercepção do sintoma de "voz fraca", que teve maior ocorrência no GP (p=0,015). CONCLUSÃO: a utilização de medicamentos específicos para a hipertensão não promoveu diferenças na autoavaliação vocal e na qualidade de vida do grupo estudado, com exceção da percepção de "voz fraca". Indivíduos hipertensos e não hipertensos apresentaram escores abaixo do que se espera para sujeitos com vozes saudáveis e sem queixas vocais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to get data of vocal self-assessment and voice quality of life in hypertensive individuals. METHOD: this is a cross-sectional, exploratory and descriptive study. There were 84 individuals ,33 men and 51 women, 54 to 87 years (68 years-old average) who were divided into: Study Group (SG) - 42 individuals with hypertension and receiving specific drug treatment for this disease for at least one year; Control Group (CG): 42 non-hypertensive individuals with good self-reported general health. All participants answered a questionnaire with questions about vocal self-assessment and Voice-Related Quality of Life protocol (V-RQOL). RESULTS: it was not observed differences in vocal self-assessment of individuals in groups SG and CG (p = 0,075). Total average scores obtained in V-RQOL were also similar between both groups (p = 0,08). There was a difference between the groups regarding the self perception of the symptom of "a weak voice", which was more frequent in the SG (p = 0,015). CONCLUSION: the use of specific medications for hypertension didn't cause differences in vocal self-assessment and quality of life of the studied group, except for the perception of "weak voice". Non-hypertensive and hypertensive subjects had lower scores than subjects with healthy voice and without vocal complaints.
  • Estágio curricular Supervisionado: percepções do aluno-terapêuta em Fonoaudiologia no âmbito hospitalar Artigos Originais

    Queiroz, Moisés Andrade dos Santos de; Teixeira, Camila Lima Verde; Braga, Cleiciane Martins; Almeida, Kelly Alves de; Pessoa, Rakel Ximenes; Almeida, Rita de Cássia Araújo; Mesquita, Thamyris Marron de; Muniz, Maria Cláudia Mendes Caminha

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: construir uma descrição da percepção dos estagiários do curso de fonoaudiologia em leito hospitalar. MÉTODO: pesquisa realizada durante a disciplina de Estágio Supervisionado II em Fonoaudiologia do último semestre do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza no período de fevereiro a junho de 2010. Optou-se por uma abordagem qualitativa registrando-se, por parte dos estagiários-pesquisadores, suas impressões pessoais, por meio da construção de diários e notas de campo, no atendimento a pacientes neurogênicos à beira do leito. RESULTADOS: as categorias encontradas dividiram-se em: ansiedade e frustração; insegurança e incapacidade; angústia, tristeza e medo; empoderamento profissional; empatia e lembranças e; sentimentos negativos. Os sentimentos ressaltaram o medo de intervir com o paciente. Porém, a rotina faz o estagiário mais seguro quanto aos seus procedimentos e, com o tempo, é possível controlar os sentimentos em relação às medidas a serem tomadas junto ao paciente. CONCLUSÃO: concluiu-se que as percepções referidas pelos estagiários estão diretamente relacionadas ao impacto emocional inicial. A falta da vivência interfere na atuação, fazendo o aluno buscar o apoio do docente. É pela experiência que o estagiário adquire conhecimento técnico-prático, proporcionando uma reflexão crítica que o leva à autoconfiança. A importância de levar o aluno ao pensamento crítico-reflexivo torna-o um profissional consciente de seu papel na sociedade, possibilitando a um atendimento mais humanizado e diferenciado implicando em uma melhora na qualidade de atendimento do paciente debilitado.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to build a description of perception of students-therapists of Speech, Language and Hearing Sciences in hospital bedside. METHOD: the research was carried out during the discipline of supervised traineeship II in Speech, Language and Hearing Sciences the semester of the Undergraduate in Speech, Language and Hearing Sciences of Fortaleza University in the period from February to June 2010. It was a qualitative approach registering the personal views of the students-therapists-researchers by the construction of daily and field notes, in the care of neurologic patient’s bedside. RESULTS: the categories found were divided into: anxiety and frustration, insecurity and failure, anxiety, sadness and fear; professional empowerment, empathy and memories; and negative feelings. The feelings underscored the fear to intervene with the patient. However, the routine makes the trainee more secure about their procedures and, over time, it is possible to control the feelings in relation to the measures to be taken regarding the patient. CONCLUSION: it was concluded that the perceptions reported by trainees are directly related to the initial emotional impact. The lack of experience interferes with the performance, making the student seek the support of teachers. It is through experience that the trainee acquires techno-practical knowledge, providing a critical reflection that leads to confidence. The importance of leading the student to critical and reflective thinking makes him aware of his professional role in society, enabling a more humane and differential treatment resulting in an improved quality of weakened patient care.
  • Prevalência de alterações de fala em crianças por meio de teste de rastreamento Artigos Originais

    Caldeira, Helena Jesini Meira; Antunes, Stéffany Lara Nunes Oliveira; Rossi-Barbosa, Luiza Augusta Rosa; Freitas, Daniel Antunes; Barbosa, Mirna Rossi; Caldeira, Antônio Prates

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: conhecer a prevalência de alterações de fala em crianças que frequentam o 1º ano do ensino fundamental em escolas públicas de Montes Claros - MG no ano de 2010, por meio de teste de rastreamento, verificar os resultados da triagem com a variável sexo e conhecer os principais processos fonológicos presentes nas crianças pesquisadas. MÉTODO: utilizou-se o Teste de Rastreamento de Distúrbios Articulatórios de Fala - TERDAF adaptado, um instrumento validado para este fim. Os alunos foram selecionados aleatoriamente para a aplicação do teste. RESULTADOS: foram avaliadas 404 crianças com média de idade de seis anos e cinco meses, 52,0% eram do sexo feminino. A prevalência de alterações de fala foi de 33,7%. Pode-se observar presença de ceceio em 8,4% das crianças. Dos 137 alunos com alguma alteração nos processos fonológicos, os mais utilizados foram: substituição de /λ/ por /i/ ou /y/, /l/ por /r/, /z/ por /s/ e omissão do /l/ e /r/. A chance de alterações de fala em crianças do sexo masculino foi 2,53 vezes àquela do sexo feminino. A média do tempo gasto durante o teste foi de um minuto e dezoito segundos. Conclusão: a prevalência de crianças com alterações de fala está em acordo com outros estudos. Ações do profissional fonoaudiólogo em pareceria com educadores contribuem para facilitar a aprendizagem como medida preventiva.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to determine the prevalence of speech disorders in children attending the first grade of primary education in public schools in Montes Claros - MG in 2010, through a screening test, in order to check the screening results with the sex variable and on the main phonological processes exhibited by the surveyed children. METHOD: we used an adopted validated instrument for this purpose (Screening Test for Speech Articulation Disorders). RESULTS: a total of 404 children with a mean age of six years and five months and 52,0% were female. The prevalence of phonological disorders was 33,7%. It was possible to observe the presence of lisp in 8.4% of children. Of the 137 students with any changes in the phonological processes, the most used were: replacement /λ/ with /i/ or /y/, /l/ a /r/, /z/ with /s/ and omission of /l/ and /r/.. The chance of phonological disorder in male children is 2,53 times that in female child. The average time spent during the test was 1 minute and 18 seconds. CONCLUSION: we found a high prevalence of phonological disorder demanding not only effective therapeutic intervention program, but also preventive measures. Prevalence of children with speech disorders is in agreement with other studies... Actions of the professional speech therapist in partnership with educators help to facilitate learning as a preventive measure...
  • Análise das atribuições dos fonoaudiólogos do NASF em municípios da região metropolitana do Recife Artigos Originais

    Fernandes, Thaís de Lima; Nascimento, Cynthia Maria Barboza do; Sousa, Fabiana de Oliveira Silva

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar as atribuições dos fonoaudiólogos no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de acordo com preconizações da portaria GM nº 154 de 24 de janeiro de 2008. MÉTODO: os dados foram coletados por meio de um questionário semi-estruturado, aplicado aos fonoaudiólogos do NASF da Região Metropolitana do Recife (RMR), dividido em dois eixos, um relacionado ao perfil do fonoaudiólogo e outro referente às atividades desenvolvidas e organização do processo de trabalho. RESULTADOS: verificou-se que 100% dos entrevistados são do sexo feminino e afirmaram ter experiência em trabalhos com comunidade. Destes, 80% realizavam atendimentos domiciliares e 60% relataram experiências com trabalho multiprofissional ou interdisciplinar. Quanto às atribuições desenvolvidas pelas fonoaudiólogas no NASF, observou-se que 60% realizaram o diagnóstico de área antes do início do trabalho, confirmando a pactuação de grupos prioritários comas Equipes de Saúde da Família (ESF). Todas afirmam realizar ações integradas entre ESF, NASF e equipamentos sociais, existindo projetos intersetoriais e ações de inclusão de pessoas com deficiências em 80% destes. Dentre as entrevistadas, 60% priorizam ações de reabilitação. CONCLUSÃO: o estudo sobre o perfil profissional e o processo de trabalho dos fonoaudiólogos atuantes nos NASF pode ajudar a identificar os desafios enfrentados no seu cotidiano e subsidiar ações que promovam mudanças na formação e atuação desses profissionais em direção a um cuidado mais integral e resolutivo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to examine the roles of speech therapists at Family Health Support Centers (NASF) according to GM directive No. 154, of January 24, 2008. METHOD: data were collected through a semi-structured questionnaire applied to the speech therapists who work at NASF in the Metropolitan Region of Recife (RMR). The questionnaire is divided into two axes, one related to the profile of the speech therapists and the other one regarding the activities and organization of the work. RESULTS: it was found that 100% of those surveyed are women, who claim to have experience in low-income communities. 80% of them performed home care service and 60% reported experience in multi- or interdisciplinary work. Regarding the work process of speech therapists at NASF, it was observed that 60% had a diagnosis of the area before starting the work, confirming the agreement with the Health Family Groups (ESF) to prioritize groups. All of them claim to perform integrated actions along with ESF, NASF and social institutions, with projects and intersectoral actions to include people with disabilities in 80% of them. Among the ones surveyed, 60% prioritize actions for rehabilitation. CONCLUSION: the study on the professional profile and the work process of speech language therapists at NASF can help identify challenges in their daily routines, as well as support actions that promote changes in training and work process toward a more integral and effective care.
  • Tempo de aleitamento materno exclusivo em recém-nascidos prematuros e a termo Artigos Originais

    Silva, Waléria Ferreira da; Guedes, Zelita Caldeira Ferreira

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: determinar o tempo de aleitamento materno exclusivo de recém nascidos prematuros e observar se estes apresentam um índice de aleitamento materno exclusivo diferente do apresentado pelo município de Maceió, na I e II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal. Além de comparar o tempo de aleitamento materno e aleitamento materno exclusivo de recém nascidos prematuros e a termo e verificar as causas do desmame precoce e suas consequências. MÉTODO: trata-se de uma investigação de campo, de caráter exploratório e longitudinal da prevalência do aleitamento materno exclusivo de recém nascidos prematuro e à termo. RESULTADOS: o percentual de aleitamento materno e de aleitamento materno exclusivo de prematuros aos 6 meses. Houve diferença significante para a variável peso ao nascimento. Dentre as causas do desmame precoce, os fatores educacionais seguidos dos fatores culturais apareceram em maior porcentagem. Como consequência do desmame precoce a prática de hábitos orais ocorreu em 98,1% das crianças. CONCLUSÃO: as crianças prematuras permaneceram mais tempo em aleitamento materno e em aleitamento materno exclusivo que as nascidas a termo. Os fatores educacionais e culturais foram as principais causas do desmame precoce e sua consequência foi o uso de chupeta e mamadeira.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to determine the benefits of exclusive breastfeeding. However, only a minority of women engage in breastfeeding practices. This research is aimed to establish the time of exclusive breastfeeding as for preterm babies and observe whether they have a different level of exclusive breastfeeding in relation to the level achieved by the city of Maceió at the I and II PPAM-CDF. Additionally, other goals are to compare the breastfeeding and exclusive breastfeeding types of preterm and term newborns and determine the causes of early weaning and its consequences. METHOD: this is a field investigation with exploratory and longitudinal nature on the prevalence of exclusive breastfeeding of preterm and term babies. RESULTS: as for the percentage of breastfeeding and exclusive breastfeeding of preterm babies at 6 months old. There were significant differences in the birth weight variable. The causes for the early weaning, we found to be educational factors, followed by cultural factors. As a consequence of early weaning, the practice of oral habits occurred in 98.1% of the children. CONCLUSION: preterm children remained more time in breastfeeding and exclusive breastfeeding than the term babies. The educational and cultural factors were the main causes for the early weaning, and the consequence was the use of pacifier and bottle.
  • O rei Sebastião que era muito resmungão Original Articles

    Dias, Maria Rosário; Pedrosa, Cátia da Silva

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: one major cause of dysphonia can be linked to the presence of vocal folds nodules - a condition commonly seen in children due to vocal misuse and/or vocal abuse. The present health education project, also directed to parents and educators, aims at making children (the project's chief target-population) aware of how to make a correct use of their voice. METHOD: the target population includes parents, educators and children from both sexes and aged between five and eight years old. RESULT: a health education initiative was developed, which main instrument consists in a children's literature book, supplemented by an interactive CD. The instrument relies on a simple and easy-to-follow story where the issue of child dysphonia is addressed. CONCLUSIONS: the developed health education instrument is substantial for its chief target-population; it works as a suitable vehicle for promoting, in children, access, sensibility and awareness regarding aspects of one's voice one should be attentive to.
  • Ambientes linguísticos para a produção das fricativas /z/, /∫/e /ℑ/: variabilidades na aquisição fonológica de seis sujeitos Relatos De Casos

    Wiethan, Fernanda Marafiga; Mota, Helena Bolli

    Resumo em Português:

    TEMA: percursos de aquisição fonológica de crianças tratadas com ambientes favoráveis em oposição aos ambientes pouco favoráveis e neutros para a produção de /z/, /∫/e /ℑ/na terapia fonológica. PROCEDIMENTOS: foram selecionadas seis crianças com desvio fonológico e idades entre 4:7 e 7:8 para participarem do estudo. As mesmas estavam devidamente autorizadas por seus responsáveis. Foram realizadas avaliações fonoaudiológicas e complementares para diagnóstico do desvio fonológico. Os sujeitos foram pareados de acordo com a gravidade do desvio fonológico, sexo, faixa etária e aspectos do sistema fonológico em relação aos fonemas alterados. Metade das crianças foi tratada com palavras em que os fonemas /z/, /∫/e /ℑ/encontravam-se em ambientes favoráveis e a outra metade com ambientes pouco favoráveis e neutros. Foram realizadas oito sessões e, após estas, novas avaliações foram realizadas para descrever e comparar qualitativamente os percursos de aquisição fonológica dos sujeitos por meio do Modelo Implicacional de Complexidade de Traços. RESULTADOS: os resultados indicaram discreta vantagem na evolução terapêutica de dois sujeitos tratados com ambientes favoráveis, em relação a seus pares. Porém, uma criança tratada com ambientes pouco-favoráveis e neutros, obteve resultados mais positivos do que seu par. CONCUSÃO: os ambientes favoráveis à produção das fricativas /z/, /∫/e /ℑ/ não determinaram o sucesso terapêutico, porém influenciaram positivamente a evolução fonológica dos sujeitos do estudo.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: routes of phonological acquisition in children treated with favorable environments in contrast with unfavorable and neutral environments for production of /z/, /∫/and /ℑ/in phonological therapy. PROCEDURES: six children with phonological disorder aged between 4:7 and 7:8 were selected to take part in the study. They were properly authorized by their parents. There were speech-language and complementary evaluations in order to diagnose the phonological disorder. The subjects were matched according to the severity of the phonological disorder, gender, age and aspects of the phonological system in relation to the altered phonemes. Half of the children were treated with words in which the phonemes /z/, /∫/and /ℑ/ were in favorable environments and the other half with unfavorable and neutral environments. There were eight sessions and, after that, new evaluations were made in order to describe and qualitatively compare the routes of phonological acquisition in the said subjects through the Implicational Model of Features Complexity. RESULTS: the results indicated a small advantage in the therapeutic evolution of two subjects treated with favorable environments, in relation to their matches. However, children treated with unfavorable and neutral environments obtained more positive results than their matches. CONCLUSION: the favorable environments for production of fricatives /z/, /∫/and /ℑ/ did not determine the therapeutic success, but positively influenced the phonological evolution in the subjects in the study.
  • Trabalho fonoaudiologico em oficina de cozinha em um caso de Prader-Willi Relatos De Casos

    Zambotti, Nathalia; Souza, Luiz Augusto de Paula

    Resumo em Português:

    TEMA: o objetivo deste estudo é descrever e analisar os efeitos do trabalho fonoaudiológico em Oficina de Cozinha, em processo terapêutico de um paciente portador da síndrome de Prader-Willi. PROCEDIMENTOS: a pesquisa é um estudo de caso de uma criança de 5 anos portadora da Síndrome de Prader-Willi, que apresentava atraso de linguagem e transtornos alimentares. A criança participou durante sete meses do processo terapêutico em Oficina de Cozinha, associado à terapia fonoaudiológica individual. O registro do material clínico foi realizado sistematicamente por escrito, ao longo de cada uma das sessões. RESULTADOS: o caso estudado modificou para melhor seu funcionamento miofuncional oral e de linguagem, como por exemplo: organizando sua função mastigatória e ganhando autonomia da capacidade discursiva. Assumindo a indissociabilidade entre o orgânico e o psíquico, a criança, que apresenta marcas orgânicas advindas da Síndrome, usufruiu de potencialidades da Oficina de Cozinha. CINCLUSÃO: as Oficinas de Cozinha, na condição de dispositivo terapêutico fonoaudiológico, mostrou-se pertinente à articulação biopsíquica no tratamento de pacientes cujas marcas orgânicas determinam limites e especificidades à aquisição e à circulação na linguagem, como são os casos de portadores da síndrome de Prader-Willi.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: describe and analyze the effects of the speech-language work in the Kitchen Workshop on the therapeutic processes of a patient with Prader-Willi syndrome. PROCEDURES: the research is a clinical case study on one child, 5-year old, with Prader-Willi Syndrome, with a delay in speech and feeding problems. The child took part during seven months of the therapeutic process in Kitchen Workshop, associated with individual speech therapy. The clinical material was recorded systematically in writing throughout each one of the sessions. RESULTS: the studied case ameliorated his myo-functional oral functioning and language, such as: organizing his chewing ability and gaining autonomy of discourse. Assuming the inseparability between the organ and the psychic, the child, that showed definite organic marks, could benefit from the potential of the Kitchen Workshop. CONCLUSION: the Kitchen Workshops, under the position of a therapeutic speech-language method, showed the relevance of the biopsychic articulation in the treatment of patients whose organic marks determined limits and specifics to acquisition and circulation in the language, as in this case of Prader-Willi Syndrome.
  • Estudo de caso discutido à luz das diferentes abordagens para a terapia da gagueira Relatos De Casos

    Silva, Larissa Severa da; Ferreira, Maria Inês Dornelles da Costa

    Resumo em Português:

    TEMA: na atualidade, a gagueira pode apresentar definições distintas de acordo com a abordagem defendida pelos autores para fundamentar tal distúrbio. O trabalho tem como objetivo discutir tais abordagens na terapia do caso em questão, aplicando suas técnicas terapêuticas e adequando-as conforme o contexto em questão e a aceitação do indivíduo para com as atividades, promovendo o desenvolvimento dos objetivos, procedimentos e técnicas utilizados na terapêutica para a gagueira. PROCEDIMENTOS: estudo longitudinal de um paciente de 14 anos, atendido em dois momentos: entre 2005/2006, ano em que recebeu alta com indicação de monitoramento, e 2008/2009 época em que retorna ao atendimento devido à recidiva. No estudo, são consideradas as diferentes abordagens: psicolinguística da fluência, neurolinguística e motora da gagueira, vertente contextualizada e abordagem fenomenológica da gagueira. RESULTADOS: na evolução, observou-se a diminuição considerável da gagueira e dos movimentos compensatórios, bem como, comportamento e postura adequados e uma melhor socialização. CONCLUSÃO: o estudo das abordagens consideradas na terapia propiciou a realização do atendimento que atingiu os objetivos propostos. Além disso, o paciente contribuiu no direcionamento da terapia conforme sua aceitação e aplicação em sua vida, revelando, dessa forma, quais condutas foram mais efetivas e puderam contribuir de forma mais direta com a sua qualidade de vida e sua evolução.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: stuttering may currently have different definitions according to the approach advocated by the authors to substantiate such a disorder. The paper aims to discuss such approaches in the therapy of the case, applying its therapeutic techniques and adapting them according to the context at issue and take the individual to activities, promoting the development of goals, procedures and techniques used in the stuttering therapy. PROCEDURES: a longitudinal study of a patient being 14 year old, met on two occasions: in 2005-2006, the year he was discharged with an indication for monitoring, and 2008/2009 season in returning to treatment due to relapse. In the study, the different approaches considered were: psycholinguistics fluency, stuttering and motor neurolinguistics, contextual and phenomenological aspects of stuttering. RESULTS: in the evolution, there was a considerable decrease in stuttering and compensatory movements, as well as appropriate behavior and attitude and improved socialization. CONCLUSION: the study on the approaches considered in the therapy enabled the performance of the service that hit the targets. In addition, the patient contributed for directing the therapy as per the acceptance and application in his life, revealed by the results of more effective behaviors, contributing to the quality of life and evolution.
  • Produção de conhecimento sobre narrativas orais: contribuições para as investigações em linguagem infantil Artigos De Revisão

    Oliveira, Jáima Pinheiro de; Bonki, Eveline; Braga, Tania Moron Saes; Schier, Ana Cândida

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo indicar um panorama geral sobre a produção de conhecimento no que tange os padrões para o desenvolvimento da narrativa oral, nos últimos quatro anos por meio de uma revisão bibliográfica sistematizada, voltada para a temática de intervenção em linguagem infantil, com o uso de narrativas orais. A revisão foi realizada em uma única etapa, com critérios específicos, utilizando os seguintes descritores: narrativas, narrativa, narrativas de crianças, linguagem e desenvolvimento, linguagem oral, habilidades linguísticas, linguagem falada, linguagem infantil, narração/narração de histórias e linguagem. O período considerado foi de 2007 a 2011. Foram obtidos 900 registros, dentre os quais, nove (1%) atenderam aos critérios estabelecidos para análise. A maioria dos estudos relacionou-se com análises psicolinguísticas. Apenas um estudo utilizou método experimental. No período considerado foram produzidos poucos estudos abordando narrativas orais infantis; a sua grande maioria levou em consideração, fundamentalmente, aspectos cognitivos e linguísticos no processo de desenvolvimento da habilidade narrativa; a grande maioria das pesquisas foi realizada com crianças que possuem algum tipo de alteração em seu desenvolvimento linguístico. Considera-se que a produção de conhecimento, em relação ao desenvolvimento de narrativas orais infantis, exige, atualmente, um olhar voltado para as intervenções que utilizem metodologia experimental. Por fim, considera-se que é necessária uma atenção maior em relação ao desenvolvimento típico da habilidade narrativa.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to indicate an overview about knowledge production regarding the standards for the development of oral narrative in the past four years through a systematic literature review, focused on intervention thematic in child language, with the use of oral narratives. The review was held in a single step, with specific criteria, using the following descriptors: storytelling, narrative, children narratives, language and development, oral language, linguistics skills, spoken language, child language, narration/storytelling and language. The period considered was from 2007 to 2011. There were obtained 900 records, among which, nine (1%) met the criteria established for this review. The majority of studies were related to psycholinguistics analysis. Only one study used experimental method. In the analyzed period, few studies addressing children's oral narratives were produced; the vast majority took into consideration, primarily, cognitive and linguistic aspects in the development process of narrative skill; the vast majority of researches have been conducted with children who have any type of alteration in their linguistic development. It is believed that the production of knowledge, in relation to the development of oral narratives for children, currently requires a care towards interventions that use experimental methodology. Finally, it is believed that greater attention is required in relation to the development of narrative skills.
  • Produção científica em saúde auditiva no Brasil: análise do período de 2000 a 2010 Artigos De Revisão

    Silva, Kléber Rangel; Ferreira, Marcela Cristina; Guia, Ana Cristina de Oliveira Mares; Oliveira Neto, Raimundo de; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como tema a análise do estado da arte sobre saúde auditiva no Brasil e a investigação da construção da produção científica nesta área. O objetivo é descrever, analisar e construir a linha histórica da produção científica em saúde auditiva no Brasil, no período de 2000 a 2010, tendo como referência a implantação, desenvolvimento e avaliação da política de Saúde Auditiva no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). As primeiras publicações encontradas são do ano de 2005. Com o passar dos anos, principalmente nos dois últimos, o número de publicações cresceu gradativamente. O eixo temático com maior número de artigos relacionados foi Usuários. O tema avaliação, com enfoque na satisfação do usuário, foi o mais abordado. Os temas gestão e capacitação de profissionais também foram recorrentes.

    Resumo em Inglês:

    The theme of this study is the analysis of the state of art in hearing health in Brazil and the investigation of scientific production in this area. The aim is to describe, to analyze and to build the story line of scientific hearing health in Brazil during the period between 2000 and 2010; the reference were the deployment, development and evaluation of hearing health policy of the Sistema Único de Saúde (SUS). The first studies are from 2005. Since then, especially in the two last years, the number of studies grew gradually. The category Users was the one with more articles included. The theme evaluation, focusing on users' satisfaction, was the most explored, followed by management and enablement of health professionals.
  • Distúrbio específico de linguagem: a relevância do diagnóstico inicial Artigos De Revisão

    Crestani, Anelise Henrich; Oliveira, Luciéle Dias; Vendruscolo, Josiane Fernanda; Ramos-Souza, Ana Paula

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é relatar a revisão de estudos sobre o distúrbio específico de linguagem quanto à percepção que a família apresenta deste distúrbio, formas clínicas e sua relação com os marcos evolutivos em linguagem. Pretende-se também analisar aspectos orgânicos e sociais relacionados tal distúrbio, co-morbidades, terapêuticas e prognóstico clínico. A pesquisa proposta teve como fonte de dados artigos dos últimos sete anos encontrados em revistas indexadas no Medline. Entre os dados encontrados, destacaram-se as percepções parentais acerca do distúrbio, a necessidade do diagnóstico do especialista de linguagem e a eficiência dos programas de intervenção precoce com agentes comunitários de saúde. Os dados analisados sugerem que marcos evolutivos de linguagem devem ser conhecidos e observados pelos profissionais da saúde que atendem à infância para detecção precoce deste distúrbio. O progresso terapêutico, a aprendizagem escolar e adaptação social podem ser maiores se a intervenção iniciar já ao segundo ano de vida.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this work is to relate review researches about speech language impairment in relation to the families' perceptions, clinical categorization, language evolution, genetic and others medical researches, comorbities, speech and language therapies and prognostic. The data researched was of the seven last years journals of Medline e Scielo. Among the findings, the distinguished ones were the families' perception about speech language impairment, the necessity of language pathologist diagnosis and the efficiency of early intervention programs with health agents. Language evolution stages may be known and observed by infancy health professionals for the early detection of speech language impairment. The therapeutic progress, the school and social adaptation may be better if the intervention begins at two years old.
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