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Revista CEFAC, Volume: 14, Número: 6, Publicado: 2012
  • EDITORIAL

    Capellini, Simone Aparecida
  • Linguagem oral e escrita em adolescentes infratores institucionalizados Artigos Originais

    Destro, Carla Maria Ariano; Souza, Luiz Augusto de Paula

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: mapear e caracterizar a ocorrência de distúrbios de comunicação oral e/ou escrita em um grupo de jovens infratores institucionalizados, verificando possíveis impactos das dificuldades de linguagem e comunicação na vida social desses sujeitos. MÉTODO: estudo exploratório e descritivo, com 40 internos da Fundação Casa, entre 15 e 18 anos, da unidade UI 25 - Rio Negro, do complexo da cidade de Franco da Rocha - SP. Para a coleta de dados, foram aplicados o Teste do Mini-Exame do estado mental, com o objetivo de detectar eventuais alterações cognitivas; o Teste Montreal, que analisou habilidades simples de linguagem oral e escrita; e uma entrevista semi-estruturada, cujo roteiro versou sobre Saúde Geral, Trajetória Escolar, Trajetória Profissional e percepções sobre o comportamento infracional. RESULTADOS: verificou-se que a maior parte da população era alfabetizada e que não houve ocorrência de déficits cognitivos. Houve índice alto de abandono escolar, oriundo de dificuldades em acompanhar conteúdos escolares e se adaptar às regras e dinâmica escolar, o que indica impactos das dificuldades de linguagem, especialmente da linguagem escrita, em condição que, associadas a outros fatores, favoreceram os comportamentos infracionais. CONCLUSÃO: os jovens infratores apresentaram problemas para se desenvolver e se engajar a valores e normas sócio-culturais, como também escolares, o que impõe limites ao acesso e circulação discursiva desses sujeitos, restringindo os usos da linguagem, na condição de prática social ao desenvolvimento pessoal e da cidadania. Tais achados dão indícios, entre outros fatores, do impacto social que a precária escolarização e socialização dos jovens pode ajudar a acarretar. O estudo demonstra que a linguagem deve ser concebida como prática social, sobretudo, nas formas de expressão e de comunicação desses sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to map and characterize the occurrence of oral and / or written language disturbances in a group of institutionalized juvenile offenders, checking how possible language and communication difficulties impact on these subjects' social life. METHOD: exploratory and descriptive study, with 40 interns of Fundação Casa / IU 25 unit - Rio Negro/ Franco da Rocha city complex - SP, between 15 and 18 year old. For collecting the data we applied the Mini-Mental State Examination - MMSE test, to detect individuals who may have cognitive impairment; the Montreal test, to examine simple oral and written language abilities and a semi-structured an interview, whose script was related to General Health, School Path, Vocational Path and perceptions of criminal behavior. RESULTS: the results showed that the majority of the population was literate and there was no occurrence of cognitive impairment. There was a high rate of school dropouts due from difficulties in following school curriculum and adapting to school rules and dynamics, indicating the impacts referring to language difficulties, especially written language, on condition that, in combination with other factors favored the conduct infractions. CONCLUSION: the young offenders had problems to develop and to engage in socio-cultural patterns and values, including school rules, which impose limits on their discursive access and movement, by restricting the uses of language, as a path to the development of personal social practice and citizenship. The findings provide evidence, among other factors, on the social impact that poor schooling and socialization of young people may come to cause. The study demonstrates that language should be designed as a social practice, mostly in the expression and communication forms of these subjects.
  • Análise dos fatores de risco para gagueira em crianças disfluentes sem recorrência familial Artigos Originais

    Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de; Souza, Heloisa Aparecida de; Santos, Ana Claudia dos; Cunha, Denise de Souza

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar os fatores gênero, idade, tipo de surgimento da gagueira, tempo de duração e tipologia das disfluências, fatores estressantes físicos e emocionais, e fatores comunicativos e qualitativos associados em crianças disfluentes sem recorrência familial do distúrbio. MÉTODO: participaram 43 crianças com alto risco para a gagueira de ambos os gêneros. A coleta de dados foi realizada por meio do Protocolo de Risco para a Gagueira do Desenvolvimento - PRGD. RESULTADOS: a razão masculino/feminino foi de 3,3:1. A única diferença estatisticamente significante dos fatores de risco analisados nos gêneros masculino e feminino foi a maior ocorrência de fatores comunicativos associados no gênero masculino (p=0,003). Houve uma semelhança dos achados entre os meninos e as meninas: quanto ao tempo de duração das disfluências a maioria apresentou mais de 12 meses de duração, a tipologia gaga foi a mais freqüente, a presença de fatores estressantes emocionais ocorreu na maior parte das crianças, e finalmente os fatores qualitativos associados, como taxa de elocução aumentada, tensão visível e incoordenação pneumo-fono-articulatória estiveram presentes em grande parte da amostra. CONCLUSÃO: os resultados desta investigação permitiram concluir que nos casos de crianças com alto risco para a gagueira isolada ocorreu a interação de inúmeros fatores, sugerindo que o distúrbio é multifatorial. Também foi possível concluir que a interação de alguns fatores como gênero masculino, tipologia gaga manifestada por mais de 12 meses, com início persistente, na presença de fatores qualitativos e comunicativos associados pode representar risco maior para o desenvolvimento da gagueira persistente.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the following factors: gender, age, type of the onset of disfluencies, duration and typology of disfluencies; physical and emotional stresses and communicative and qualitative factors associated in children with high risk for stuttering and without familial recurrence of the disorder. METHOD: 43 children with high risk for developing mental sporadic stuttering of both genders. Data were gathered through the Protocol of Risk for Stuttering Developmental- PRGD. RESULTS: the ratio male to female was 3.3:1. The occurrence of communicative factors associated in males (p=0.003) was the only statistically significant difference in the analyzed risk factors in male and female. There was a resemblance concerning the findings between male and female: Concerning the duration of the disfluencies, the majority showed more than twelve months of duration, the stuttering-like disfluencies (SLD) were more frequent, the presence of emotional stresses occurred in the majority of the children, and lastly, the qualitative factors associated, such as fast speech rate, tension, and lack of coordination between respiration and phonation were found in most samples. CONCLUSION: the results of this study suggest that in children with high risk for sporadic stuttering there occurs the interaction of numerous factors, suggesting that this disorder is multifactorial. It was also possible to conclude that the interaction of some risk factors such as male gender, stuttering-like disfluencies (SLD) manifested by more than 12 months with persistent onset, in the presence of communicative and qualitative factors associated may represent increased risk for developing persistent stuttering.
  • A linguagem escrita na perspectiva de educadores: subsídios para propostas de assessoria fonoaudiológica escolar Artigos Originais

    Oliveira, Jáima Pinheiro de; Natal, Rosyane Meyre Pimenta

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever uma proposta que contribua para o planejamento de ações de promoção de saúde em Fonoaudiologia Educacional, com base em uma investigação de concepções de educadores, acerca do processo de desenvolvimento da linguagem escrita. MÉTODO: estudo descritivo realizado por meio da aplicação de questionários em dezenove professores do Ensino Fundamental de três escolas da rede pública de uma cidade do interior do Estado do Paraná. Os questionários continham perguntas acerca do processo de desenvolvimento da linguagem escrita, bem como fatores que o favorecem e/ou dificultam. A análise de dados foi feita por meio da transcrição e tabulação de respostas discursivas e de múltipla escolha. A partir do conteúdo apresentado nas respostas, foram criadas categorias temáticas a serem discutidas. RESULTADOS: foram constatados sete (35%) relatos de que o processo de desenvolvimento da linguagem escrita inicia-se na fase escolar; O contato com materiais escritos foi citado doze (30%) vezes como apoio para o desenvolvimento da linguagem escrita; Os aspectos individuais foram relatados dezesseis (38%) vezes como causas das dificuldades de aprendizagem; E, houve doze (39%) relatos de encaminhamentos a outros profissionais como solução para essas dificuldades. CONCLUSÃO: os educadores possuem carência de conhecimentos fundamentais para a sua prática pedagógica, no que concerne o processo de alfabetização, muito embora a maioria tenha formação condizente com o que é preconizado pela LDB. Não é possível generalizar tal conclusão, em função da pequena amostra do estudo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe a proposal that may contribute to the development of actions promoting health to back Speech therapists performance in school, based on educators' investigation on conceptions about the written language development process. METHOD: descriptive study performed through application of questionnaires in nineteen elementary school teachers in three public schools in a city in the State of Parana. The questionnaires contained questions on the development of written language, factors that favor and/or hinder this process. Data analysis was carried out through transcription of discursive replies and quantification of multiple-choice answers. From the content submitted in the replies, it was possible to create subject areas to be discussed. RESULTS: seven reports (35%) showing that the development process of written language starts at school were recorded; contact with writing was quoted twelve times (30%) as support for the development of written language; individual aspects were reported sixteen times (38%) as causes for learning difficulties; and there were twelve reports (39%) on forwarding to other professionals as a solution for such difficulties. CONCLUSION: educators have lack of fundamental knowledge for their educational practice regarding the literacy process, although most have training being consistent with what is advocated by LDB. It is not possible to generalize this conclusion, due to the small sized study sample.
  • Aspectos perinatais, cognitivos e sociais e suas relações com as dificuldades de aprendizagem Artigos Originais

    Zuanetti, Patrícia Aparecida; Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar quais aspectos perinatais, cognitivos e sociais são fatores de risco para dificuldade s de aprendizagem em leitura, escrita e aritmética. MÉTODO: participaram desse estudo 45 crianças (média de 8,3 anos). Preliminarmente, os responsáveis de cada criança responderam a um questionário para coleta de informações a respeito da gestação, do nascimento e do desenvolvimento da criança, além dos aspectos sociais que a envolvem. O desempenho das crianças em tarefas de leitura, escrita, aritmética, consciência fonológica, memória fonológica e processamento auditivo foram avaliados. Para a análise das relações entre as variáveis independentes (fatores perinatais, cognitivos e sociais) e as dependentes (leitura, escrita e aritmética) utilizou-se como método estatístico a Regressão Logística. RESULTADOS: a consciência fonológica foi fator de risco para a leitura (OD = 42; p-valor 0,02), para a escrita (OD = 10,8; p-valor 0,01) e para a aritmética (OD = 42; p-valor 0,002). A memória fonológica foi significante para a leitura (OD = 24; p-valor 0,04) e para a aritmética (OD = 4; p-valor 0,04). Observa-se também, que a escolaridade materna elevada funciona como proteção para problemas escolares (OD = 0,3; p-valor >0,001) ou para intensificar essas dificuldades (OD = 2,3; >0,001). Não houve relação entre peso ao nascimento, prematuridade e outras variáveis com desempenho escolar. CONCLUSÕES: crianças que possuem alterações de consciência fonológica e de memória fonológica ou, que são filhas e/ou convivem com pessoas de baixa escolaridade, são crianças com maiores chances de apresentarem dificuldades de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: the main purpose of this study is to analyze the social, cognition and perinatal aspects that increase the risk of a child in reading, writing or arithmetic alterations. METHOD: we analyzed 45 children (about 8.3 year old), in average, and observed their reading, writing, arithmetic, phonological awareness, memory and auditory processing skills. In addition, the children's parents answered a questionnaire about the child's gestation, birth, life and social aspects. In order to check the relationship among the independent and dependent variables (reading, writing, arithmetic), we used the logistic regression. RESULTS: we observed that alterations in phonological awareness increase the risk of a child in reading (OD = 42; p-value 0.02), writing (OD = 10.8; p-value 0.01) or arithmetic (OD = 42; p-value 0.002) alterations. Alterations in phonological memory increase the risk of a child in reading (OD = 24; p-value 0.04) or arithmetic (OD = 42; p-value 0.04). In the study we also observed that high education level of children's mother reduce the risk for children's school problems (OD = 0,3; p-value > 0.001) and mother's low level education (OD = 2.3; p-value > 0.001) affect the children's reading. The weight in birth or prematurity is not related with school performance. CONCLUSIONS: children who have phonological awareness and phonological memory alterations or children who also have low education level mothers have increased the risk as for learning problems.
  • O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com Síndrome de Down pode facilitar a alfabetização e contribuir para a inclusão no ensino regular? Artigos Originais

    Azevedo, Cinthia Coimbra de; Pinto, Cacilda Silveira; Guerra, Leonor Bezerra

    Resumo em Português:

    As leis educacionais asseguram o direito das crianças ao ensino fundamental a partir dos seis anos, propiciando a elas a exposição antecipada a estratégias pedagógicas que visam à alfabetização. A inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down (SD) acontece já na educação infantil e se torna cada vez mais frequente, possibilitando oportunidades ímpares para o desenvolvimento cognitivo dessas, o que inclui a alfabetização. A diversidade de aprendizes com necessidades educacionais individuais, sem o devido apoio de uma equipe interdisciplinar, dificulta a aquisição da leitura e escrita de forma igualitária. O desconhecimento, por parte dos educadores, dos pré-requisitos cognitivos mínimos necessários à alfabetização, também contribui para o seu insucesso. Um desses pré-requisitos é a consciência fonológica, pouco trabalhada intencionalmente já na educação infantil. Estratégias que visam orientar educadores no desenvolvimento objetivo da consciência fonológica em crianças com SD podem facilitar a alfabetização e contribuir para a inclusão escolar. Ou será possível incluir pedagogicamente essa população sem que ocorram adaptações curriculares e um trabalho interdisciplinar efetivo?

    Resumo em Inglês:

    There are laws that ensure the educational rights for children to basic education since they are six years-old, providing early exposure to teaching strategies aiming literacy. Educational inclusion of children with Down syndrome (DS) occurs in early childhood education and has become increasingly common, providing unique opportunities for cognitive development, including literacy. The diversity of learners with individual educational needs, without proper support from an interdisciplinary team, hinders the acquisition of reading and writing equally. The educators' misunderstanding about minimum prerequisites necessary for literacy also contributes to their failure. One of these prerequisites is phonological awareness, ability that usually is not intentionally developed in early childhood education. Strategies that aim to guide educators in the objective development of phonological awareness in children with Down syndrome may contribute to the educational inclusion. Or would it be possible to educationally include this population without any curricular adaptations or an interdisciplinary effective work?
  • Verificação da prótese auditiva realizada face a face e via teleconsulta: medidas repetidas Artigos Originais

    Ferrari, Deborah Viviane; Bernardez-Braga, Gabriela Rosito Alvarez; Campos, Patrícia Danieli

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar as medidas repetidas da resposta de ressonância da orelha externa sem (REUR) e com uso de amplificação (REAR) e o ganho de inserção (REIG), realizados face a face e via teleconsulta. MÉTODO: estudo prospectivo longitudinal. Foram realizadas quatro repetições da REUR, REAR e REIG (com estímulo speech noise apresentado em 65 dB NPS e 0º azimute) em 19 orelhas de adultos ouvintes normais, via face a face (F) e teleconsulta síncrona por controle remoto de aplicativo (T) e vídeo interativo. O software Polycom PVX foi utilizado para compartilhamento e transmissão de áudio e vídeo. A conexão foi realizada via LAN (Local Area Network) USP na velocidade de 384 kbps Foi calculado o erro causal (Dalhberg) entre as quatro medidas para frequências de 250 a 8000 Hz. RESULTADOS: os erros casuais entre as medidas F e T foram muito semelhantes, sendo maiores nas frequências acima de 4 kHz. As diferenças e variações entre as medidas F e T estavam dentro da magnitude de variabilidade do procedimento de medidas com microfone sonda. CONCLUSÃO: as medidas com microfone sonda via teleconsulta fornece resultados confiáveis e similares aos obtidos pelo procedimento padrão.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the repeated measurements of the real ear unaided response (REUR), real ear aided response (REAR) and insertion gain (REIG) conducted as face to face (F) and via telecounselling (T). METHOD: longitudinal prospective study. Four measures of REUR, REAR and REIG (carried out with speech noise stimulus presented at 65 dB SPL at 0° azimuth) were obtained in 19 ears in normal hearing adults, face to face and via synchronous telecounsellings with remote control of the real ear equipment and interactive video. Polycom PVX software was used for desktop sharing and video and audio transmission. The Loca Area Network (LAN) USP was used for the connection (transmission rate: 384 kbps). Dahlberg’s casual errors were calculated for obtaining the measures for frequencies from 250 to 8000 Hz. RESULTS: casual errors between F and T measures were very similar, being greater for frequencies above 4 kHz. The differences between F and T measures were no greater than the variability reported for real ear measures. CONCLUSION: probe microphone measures obtained via telecounselling provides reliable results and similar to those obtained by standard procedures.
  • Rumo às primeiras palavras: o enquadre na terapia fonoaudiológica do bebê com deficiência auditiva Artigos Originais

    Figueiredo, Renata S. L.; Novaes, Beatriz

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever e discutir a questão do enquadre no processo terapêutico fonoaudiológico de um bebê deficiente auditivo e suas implicações no método clínico. MÉTODO: estudo de caso por meio de gravações de sessões terapêuticas durante um ano, as quais foram selecionadas, descritas e transcritas conforme método de transcrição proposto por Tait (1992). Foram analisados: contexto das situações de terapia, as técnicas e o método clínico, que contribuíram para o tipo de enquadre terapêutico preconizado e para o desenvolvimento de linguagem da criança estudada. RESULTADOS: o estudo de caso de um bebê deficiente auditivo, identificado no terceiro dia de vida, que iniciou processo terapêutico e indicação de aparelhos de amplificação, com dois meses de idade. Foram problematizadas particularidades do enquadre terapêutico, tais como: espaço físico da sala de terapia, participação da mãe nas sessões. Esses aspectos são fundamentais, mas não suficientes para o atendimento. O espaço potencial que se estabelece na relação terapeuta-mãe-bebê, também abordado no presente estudo, propiciou situações que favoreceram o desenvolvimento de linguagem da criança e ajustes das expectativas da família quanto ao desenvolvimento. As situações propiciadas pelo espaço potencial são montadas para serem interessantes à criança e à mãe, e visam promover o progresso do bebê. CONCLUSÕES: este estudo permitiu explicitar as particularidades do enquadre e as características do processo terapêutico do bebê deficiente auditivo. Demanda, portanto, que a formação do fonoaudiólogo inclua conhecimentos sobre: desenvolvimento infantil dos primeiros anos de vida, processo de construção da relação mãe-bebê, aliados a técnicas terapêuticas que possibilitem transformações no contexto deste enquadre particular.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe and discuss the setting in the therapeutic process of a hearing impaired baby and implications as for the clinical methods in speech and language pathology and therapy. METHOD: a case study through recordings of therapy sessions for a year .Parts of a selected session were described, transcribed, and analyzed. RESULTS: the case studied was a baby that fails in a hearing screening with three days of life, who began therapeutic process and an indication of amplification devices when she was two months old. The settings showed several aspects that were specific to babies, as it follows ahead: size, furniture, and acoustics of therapy room; frequency of therapy sessions; presence of mother and /or other caretakers in the therapy room. Those were necessary but not sufficient for the therapeutic process aiming at language development. The potential room established in the relationship mother-baby-therapist was crucial to promote language development and to deal with family's expectations. The intervention in the first year can be named diagnostic intervention since it contributes to the diagnosis. CONCLUSIONS: the case studied allowed for discussing aspects related to the therapeutic setting and characteristics of the intervention process when the subject is a baby. The discussion implies that the speech pathologist and audiologist should have background in child development and on mother-baby relationship in the first years of life.
  • Ocorrência de falhas na triagem auditiva em escolares Artigos Originais

    Farias, Vanessa Vieira; Camboim, Elizangêla Dias; Azevedo, Marisa Frasson de; Marques, Lauralice Raposo

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: determinar a ocorrência de falhas na triagem auditiva em escolares e comparar os resultados obtidos nas escolas da rede pública com os da particular. MÉTODO: participaram deste estudo de frequência, 90 escolares matriculados em uma escola da rede pública e outra da rede particular. Os alunos foram submetidos à meatoscopia e às emissões otoacusticas, verificando a influencia das variáveis sexo e rede de ensino aos resultados da triagem auditiva. RESULTADOS: foi constatado que 62,2% dos escolares passaram na triagem auditiva e 37,8% falharam, sendo observado maior índice de falha entre os alunos da escola pública. CONCLUSÃO: conclui-se que, na população estudada, a ocorrência de falha na triagem auditiva em escolares é 37,8%, sendo significantemente superior nos alunos da escola da rede pública quando comparados aos da particular.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSES: to determine the occurrence of failures in the hearing screening in students and compare the results obtained in public schools with the particular ones. METHOD: 90 students enrolled in a public and private school took part in this study. The students were submitted to otoscopy and otoacoustic emissions, checking the influence of gender and education network as for the results of hearing screening. RESULTS: we observed that 62.2% of the students passed the hearing screening and 37.8% failed, and we observed higher failure rate among students from public schools. CONCLUSION: we may conclude that in the studied population, the occurrence of failed hearing screening in school is 37.8% and this was significantly higher in students from public schools.
  • Maturação auditiva central e desenvolvimento do balbucio em crianças usuárias de implante coclear Artigos Originais

    Almeida, Mabel Gonçalves; Lewis, Dóris Ruthi
  • Achados na triagem imitanciométrica e de processamento auditivo em escolares Artigos Originais

    Etges, Camila Lucia; Reis, Mariana Citton Padilha dos; Menegotto, Isabela Hoffmeister; Sleifer, Pricila; Soldera, Cristina Loureiro Chaves

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: verificar os achados da triagem imitanciométrica e dos testes da avaliação simplificada de processamento auditivo em escolares. MÉTODO: participaram da pesquisa alunos de 1ª a 4ª séries, de sete a dez anos de idade, de uma escola de ensino público de Porto Alegre. Foram avaliados 130 escolares na triagem imitanciométrica, que foi constituída por timpanometria e pesquisa do reflexo acústico ipsilateral e avaliação simplificada do processamento auditivo, incluindo testes de localização sonora, memória sequencial para sons verbais e memória sequencial para sons não verbais. RESULTADOS: na triagem imitanciométrica 43,08% dos escolares passaram, tendo a curva tipo A como mais frequente. O reflexo acústico em 4000 Hz teve percentual de presença inferior comparado com os demais. Passaram nos testes da avaliação simplificada do processamento auditivo 76,15% das crianças. Além disso, foi observado que o teste no qual os escolares obtiveram pior desempenho foi o de memória sequencial para sons verbais. Falharam na triagem imitanciométrica e na avaliação simplificada de processamento auditivo 12,3% dos escolares. CONCLUSÃO: a curva timpanométrica tipo A foi a mais frequente na população estudada. Na avaliação simplificada do processamento auditivo a maioria dos sujeitos passou, tendo maior frequência de acertos no teste de localização sonora. Não houve associação estatística entre o resultado da triagem imitanciométrica e o resultado da avaliação simplificada de processamento auditivo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check acoustic immittance screening findings and results of the simplified evaluation of auditory processing in school children. METHOD: the subjects under this study were students from the 1st to the 4th grade, with ages ranging from seven to ten year-old, from a public school in Porto Alegre. 130 students were evaluated in the immitance screening, which consisted of a tympanometry and an ipsilateral acoustic reflex, and a simplified evaluation of auditory processing. This has also involved the tests of sonorous localization, and verbal and non-verbal sequential memory. RESULTS: in the screening immittance, 43.08% of the students passed and the type A curve was the most frequent. The acoustic reflex at 4000 Hz had a lower percentage of appearance when compared with the others. In the tests for simplified evaluation of auditory processing, 76.15% of the children passed. Moreover, it was observed that the worst performance of the evaluated students was found in the verbal sequential memory test. CONCLUSION: the type A tympanometric curve was the most frequent in this population. In the simplified evaluation of auditory processing, most subjects passed, obtaining higher frequency of correct answers in the sonorous localization test. No statistical association between the results of the immittance screening and the simplified evaluation of auditory processing was found.
  • Percepção dos usuários do sus: expectativa e satisfação do atendimento na Estratégia de Saúde da Família Artigos Originais

    Arakawa, Aline Megumi; Lopes-Herrera, Simone Aparecida; Caldana, Magali de Lourdes; Tomita, Nilce Emy

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: este trabalho buscou analisar as percepções quanto à satisfação e expectativas dos usuários dos serviços de saúde de um território atendido pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), do município de Bauru, Estado de São Paulo, e assim, promover um direcionamento no acolhimento e atenção dada aos indivíduos ali atendidos. MÉTODO: trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Fizeram parte da pesquisa 10 usuários da ESF selecionados por meio de amostragem oportunista. Foi utilizado um questionário semi-estruturado e as entrevistas foram gravadas em áudio para posterior análise do discurso. A referida pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FOB/USP bem como pela Secretaria Municipal de Saúde, sob protocolo numero 167/2009.Para aprovação neste CEP, a pesquisa contou com o cadastro no Conselho Nacional de Saúde (CONEP), via Sistema Nacional de Ética em Pesquisa (SISNEP) RESULTADOS: verificou-se com os resultados obtidos que os usuários estão satisfeitos com o atendimento recebido. Além disso, notou-se a presença da participação popular quanto à divisão de responsabilidades no cuidado à saúde. No entanto, apresentaram queixas quanto à lentidão no referenciamento para a média e a alta complexidade. CONCLUSÃO: a Fonoaudiologia concentra parte das suas atividades na média e alta complexidade, níveis citados como insatisfação do usuário. Assim sendo, sugere-se o desenvolvimento desta pesquisa em locais cuja atuação fonoaudiológica esteja presente.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: this study aimed to evaluate users' health care satisfaction and expectations, of Family Health Strategy (FHS), in Bauru, State of São Paulo, and thus, promote the receptivity and attention direction given for the attended people. METHOD: this is a qualitative study that used the collective subject discourse analysis. It was approved by the FOB/USP Research Ethics Committee and the Municipal Health Department, case number 167/2009. Ten users of FHS were selected through opportunistic sampling. A semi-structured questionnaire was used in the interview and was recorded for discourse analysis. RESULTS: it was observed by the results of the interviews that the users are satisfied with the service they get. We also noted that the presence of popular participation on the division of responsibilities in health care. However, they were not satisfied with the waiting time for referring to medium and high complexity procedures. CONCLUSION: the Speech-Language and Hearing Pathology focuses its actions in secondary and high complexity levels, whereas such levels are cited as user's dissatisfaction. Therefore, we suggest the development of this research in such locations where Speech-Language and Hearing professionals are present.
  • Levantamento da prevalência de distúrbios da comunicação em escolares do ensino público fundamental da cidade de Vila Velha/ES Artigos Originais

    Dadalto, Eliane Varanda; Nielsen, Carmem Silva Carvalho Barreira; Oliveira, Eduardo Augusto Moscon; Taborda, Anelize

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: levantar a prevalência de distúrbios da comunicação na comunidade escolar do município de Vila Velha - ES. MÉTODO: participaram da pesquisa 1.103 crianças de 15 escolas municipais de ensino fundamental avaliadas em cinco momentos: a) levantamento situacional; b) apresentação da proposta e orientações à comunidade escolar; c) triagens fonoaudiológicas; d) triagens auditivas, e) retorno dos resultados à comunidade escolar. Neste trabalho, serão descritas as etapas c) e d) RESULTADOS: na triagem auditiva, das 1.103 crianças avaliadas, 22,4% falharam demonstraram algum tipo da alteração auditiva. Na triagem fonoaudiológica, das 1.014 crianças avaliadas, 30,4% apresentaram algum tipo de alteração na comunicação: 25% alteração de fala, 32,5% alteração na motricidade oral, 17,8% alteração na voz, 8,8% alteração de linguagem (oral e/ou escrita) e 15,9% apresentaram associação de duas ou mais alterações. CONCLUSÃO: as alterações mais encontradas, em ordem de frequência, foram: de motricidade orofacial, de fala, de voz, de audição, de linguagem (oral e/ou escrita). Verificou-se, ainda, em muitas crianças, a presença de duas ou mais alterações.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the prevalence of communication problems in Vila Velha County Schools. METHOD: 15 municipal elementary schools took part in the study. 1103 children were evaluated in five stages: a) assessment, b) presentation of proposal and training of school community c) speech triages d) hearing triages e) presentation of results to school community. RESULTS: on hearing screening of 1103 children being screened, 22.4% failed, demonstrating some kind of hearing impairment. The speech screening of 1014 assessed children - 30.4%. had some type of alteration in communication: 32.5% alteration in oral motor function, 25% showed to have a speech disorder, 17.8% voice alterations, 8.8% language impairment (oral or written) and 15.9% had a combination of two or more alterations. CONCLUSION: the most common communication problems in order of frequency were: problems in oral motor function, speech disorder, voice alterations, hearing impairment and oral and written language impairment. We have also found many children with more than one communication trouble.
  • Formação acadêmico-profissional dos docentes fonoaudiólogos do estado da Bahia Artigos Originais

    Nardi, Vanessa De; Cardoso, Carla; Araújo, Roberto Paulo Correia de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a formação do corpo docente graduado em Fonoaudiologia com vistas ao delineamento do perfil acadêmico-profissional do mesmo. MÉTODO: estudo observacional, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa/ qualitativa, os dados de formação do universo de docentes fonoaudiólogos foram coletados por meio de questionário elaborado para esta finalidade e tratados com base na estatística descritiva. RESULTADOS: a análise mostrou o universo de 62 docentes, distribuídos por quatro IES, majoritariamente do gênero feminino e jovens, tendo realizado a graduação em outros estados, e cuja formação acadêmico-profissional demonstrou ser tecnicista e especializada com prerrogativa dos saberes técnicos pertinentes à profissão. CONCLUSÕES: é possível perceber que, apesar de uma formação que em sua maioria não contemplava a área da saúde coletiva, os docentes percebem essa necessidade e procuram, dentro das áreas de atuação, estabelecer alianças com ações preventivas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the qualification of teaching staff in Speech and Language Pathology toward the design of academic and professional profile of the same. METHOD: data dealing with the qualification of the universe of Speech and Language Pathology teachers were collected through a questionnaire specifically designed for this purpose and treated based on descriptive statistics. RESULTS: analysis showed the universe of 62 faculty members spread over four IES, mostly females and young, who had graduated in other states, and whose academic and professional training proved to be technical and specialized with the prerogative of technical knowledge being relevant to the profession. CONCLUSIONS: it is perceivable that, although with a qualification that mostly did not include the area of public health, teachers realize this need and seek, within the areas of performance, to set forth alliances with preventive actions.
  • Escolaridade materna e desenvolvimento da linguagem em crianças de 2 meses à 2 anos Artigos Originais

    Escarce, Andrezza Gonzalez; Camargos, Thaís Vital de; Souza, Valquíria Conceição; Mourão, Marlene Pedrosa; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a influência do nível de escolaridade materna no desenvolvimento da linguagem de crianças de 2 a 24 meses. MÉTODO: trata-se de estudo transversal realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no Distrito de Venda Nova em Belo Horizonte, Minas Gerais. A amostra foi composta por 351 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 2 e 24 meses. A pesquisa se deu por meio da aplicação do Protocolo de Perfil Comunicativo. RESULTADOS: a maioria (70,1%) das crianças avaliadas possuía desenvolvimento adequado à sua idade e a maioria das mães da amostra (54,1%) possuía entre 9 e 12 anos de estudo. CONCLUSÃO: o presente estudo não demonstrou diferenças com significância estatística no que diz respeito à escolaridade materna e o desenvolvimento da linguagem de crianças de 2 a 24 meses, pertencentes a uma UBS, localizada no Distrito Sanitário de Venda Nova em Belo Horizonte, Minas Gerais. No entanto, vale ressaltar a homogeneidade da amostra, em que a maioria das mães possuía entre 9 e 12 anos de estudo, ou seja, até o ensino médio completo ou não, sendo este um fator diferencial.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the influence of maternal educational level in the language development of 2 month to 2-year old children. METHOD: it is a cross-sectional study performed in a Basic Health Unit (BHU) located in the District of Venda Nova in Belo Horizonte, Minas Gerais. The sample consisted of 351 children from both genders, between and 24 months old. The research was conducted applying the Communicative Profile Protocol. RESULTS: most of the children had development that was appropriate for their age and the majority of mothers in this sample (54.1%) had between 9 and 12 years of study. CONCLUSION: this study showed no statistically significant differences with regard to maternal education and language development of children between 2 and 24 months old, members of a BHU, located at the District of Venda Nova in Belo Horizonte, Minas Gerais. However, it is worth emphasizing the homogeneity of the sample, where the majority of these mothers had between 9 and 12 years of study, or even complete high school or not, which makes up the differential factor.
  • Análise comparativa entre dois ângulos cervicais com a oclusão em crianças com e sem DTM Artigos Originais

    Biasotto-Gonzalez, Daniela Aparecida; Silva, Daniela Santos; Costa, Joelma Magalhães da; Gomes, Cid André Fidelis de Paula; Hage, Yasmin El; Amaral, Ana Paula; Politti, Fabiano; Gonzalez, Tabajara de Oliveira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar dois ângulos cervicais com as classificações oclusais em crianças de 6 a 10 anos com e sem Disfunção Temporomandibular (DTM),identificar se há prevalência de DTM quanto ao gênero, e se há influencia da oclusão sobre os ângulos estudados. MÉTODO: realizou-se um estudo observacional transversal com 91 crianças de ambos os gêneros de uma Instituição de Ensino privado, dispostas em Grupo A (sem DTM) e Grupo B (com DTM). Todas as crianças foram avaliadas seguindo uma ficha cadastral constituída de dados referentes a sexo, idade, peso, altura e exame clínico intra-oral para classificação oclusal de Angle. O diagnóstico e a severidade da DTM, foram verificados pelo questionário proposto por Fonseca. Para avaliação dos ângulos cervicais (A1 e A2) foi utilizada a fotogrametria e o Software Alcimagem®. RESULTADOS: entre as crianças avaliadas, 52 (57,14%) apresentaram maloclusão, sendo 29 com DTM e 23 sem DTM, 39 (42,85%) apresentaram normoclusão, sendo 18 sem DTM e 21 com DTM. Quando comparados os ângulos (A1 e A2) a classe oclusal, foi encontrada diferença significante entre as crianças normoclusivas e maloclusivas com o ângulo A1 (p=0,04). CONCLUSÃO: esse estudo demonstrou que o ângulo A1 (C7, ATM e Ápice do Mento) foi estatisticamente significante quando associado com a condição oclusal. Não foi encontrado associação, na população estudada, entre ângulo cervical e DTM. Além disso, também foi possível observar que, a prevalência de crianças do gênero feminino com DTM é significantemente maior que a do gênero masculino. Esse estudo demonstrou que a maloclusão pode alterar somente o ângulo A1 e que a DTM não interfere nos ângulos cervicais estudados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare two cervical angles with occlusal classifications in children between 6 and 10 years old with and without Temporomandibular Disorders (TMD), to identify if there is a prevalence of TMD according to gender, and if there is influence of occlusion on the studied angles. METHOD: it was conducted a cross sectional observational study with 91 children of both gender in Group A (without TMD) and Group B (TMD). All children were evaluated following a registration form consisted of sex, age, weight, height data and intra-oral clinical examination for occlusal classification of Angle. The diagnosis and severity of TMD were scanned by the questionnaire proposed by Fonseca. For the cervical angles evaluation (A1 and A2) it was used the photogrammetry and the Alcimagem® software. RESULTS: among the evaluated children, 52 (57.14%) presented malocclusion, 29 with TMD and 23 without TMD. 39 (42,85%) presented normal occlusion, 18 without TMD and 21 with TMD. When the angles were compared, it was found a difference between normal occlusion and malocclusion children with the angle A1 (p=0.04). CONCLUSION: this study demonstrated that the angle A1 (C7, TMJ and Mentum Vertex) was statistically significant when associated to the occlusal condition. No association was found in the evaluated population, between TMD and cervical angle. Besides, it was also observed that the prevalence of female children with TMD is significantly larger than the male. This study demonstrated that malocclusion can change only the angle A1 and the TMD does not interfere with the studied cervical angles.
  • Efetividade da fonoterapia e proposta de intervenção breve em respiradores orais Artigos Originais

    Marson, Andréia; Tessitore, Adriana; Sakano, Eulália; Nemr, Kátia

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: verificar o efeito da intervenção fonoaudiológica em um grupo de respiradores orais e propor terapia fonoaudiológica mínima no tratamento da respiração oral. MÉTODO: estudo prospectivo longitudinal, casuística de 40 sujeitos respiradores orais tratados no Hospital das Clínicas - setor de Reabilitação Orofacial do Ambulatório de Respirador Oral da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Realizada documentação fotográfica, avaliação clínica, aplicação de protocolo para categorizar modo respiratório, postura (lábios e bochechas); força e praxias (lábios, bochechas e língua) nas semanas 0, 12 e 24. A proposta terapêutica constou de treino e conscientização da respiração nasal; manobras para aquecimento e vascularização da musculatura orofacial; aplicação de pontos e zonas motoras na face; manobras passivas; uso do impulso distal; exercícios miofuncionais e registro da percepção dos pacientes sobre suas condições olfativas e obstruções nasais.Teste estatístico: não paramétrico de Igualdade de Duas Proporções, p < 0,05. RESULTADOS: houve adequação da função respiração nasal. Aumento da força de lábios, língua e bochechas. Melhora nas praxias: bico direita, bico esquerda, estalo e vibração de lábios. Vibração e estalo de língua. Inflar simultaneamente as bochechas, inflar bochecha direita e esquerda. O tempo com maior ganho terapêutico foi de 12 semanas. A partir deste dado foi esquematizado protocolo com 12 sessões estruturadas abordando estratégias utilizadas nesta pesquisa. CONCLUSÃO: a pesquisa demonstrou que o uso da reabilitação miofuncional para pacientes respiradores orais foi eficiente com maior evolução terapêutica observada na semana 12.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the effect of speech and language therapy on a group of mouth breathers, as well proposing a minimum therapy for mouth breathing treatment. METHOD: longitudinal prospective study, casuistic on 40 mouth breather subjects who were patients from the Otorhinolaryngology Ambulatory of UNICAMP Hospital. On weeks 0, 12 and 24, we proceeded photographical documentation, clinical assessment, and protocol application in order to categorize the breathing mode, posture (lips and cheeks), strength and movement (lips, cheeks and tongue). The applied therapeutic proposal consisted of practicing and awareness on nasal breathing; maneuvers to warm and vascularize the orofacial muscles; application of points and motor zones on the face; passive maneuvers; use of distal impulse; myofunctional exercises and register of patients’ perception on their olfactive conditions and nasal obstructions. A non-parametric two proportion equality test was used, p < 0.05. RESULTS: nasal breathing function was adjusted. Increase on lip, tongue and cheek strength. Improvement on the movement: lips pouted to the right and left, snap and lip vibration. Vibration and snap of tongue. Simultaneous inflation of the cheeks, inflation of left and right cheeks alternately. The highest therapeutic gain occurred on 12 weeks. From such data it was possible to come up a protocol made up of 12 structured sessions using the strategies from this study. CONCLUSION: the study has demonstrated the effectiveness of using myofunctional rehabilitation for mouth breathers, and the highest therapeutic evolution took place during the 12th week.
  • Modificações faciais em clientes submetidos a tratamento estético fonoaudiológico da face em Clínica-Escola de Fonoaudiologia Artigos Originais

    Arizola, Hilda Gabriela Arantes de; Brescovici, Silvana Maria; Delgado, Susana Elena; Ruschel, Caroline Kurtz

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: identificar possíveis modificações faciais em pacientes submetidos à tratamento estético fonoaudiológico da face na Clínica-Escola de Fonoaudiologia e verificar se estas modificações foram percebidas pelo cliente, por terceiros e por fonoaudiólogos, e constatar o grau de satisfação do cliente com o resultado. MÉTODO: participaram do estudo 11 mulheres com idade de 40 a 50 anos (média de idade 44,5 ± 3,6 anos), excluíram-se as com tratamento fonoaudiológico estético ou cirurgia faciais prévios e patologias neurológicas. Submeteram-se a 10 sessões de terapia, com exercícios estáticos e dinâmicos. Responderam questionário sobre modificações percebidas por elas ou referidas por terceiros. Suas fotos pré e pós tratamento foram analisadas por fonoaudiólogos especialistas em motricidade orofacial identificando presença ou ausência de modificações. Em escala análoga visual de 100 mm, marcaram seus graus de satisfação com aparência facial pré e pós tratamento. RESULTADOS: todas (100%) perceberam modificações faciais: diminuição das rugas dos olhos e dos lábios (100%) e diminuição do sulco nasolabial, lábios mais definidos, pele mais viçosa e brilhante e suavização das marcas de expressão (90,91%). Terceiros referiram modificação: diminuição das olheiras pele mais viçosa e brilhante (45,45%). Não se encontrou concordância entre os três especialistas, embora tenham percebido em maior ou menor grau modificações na maioria das variáveis analisadas. O grau médio de satisfação com a aparência facial aumentou de 46,18 para 82,09 (p=0,05). CONCLUSÃO: o tratamento fonoaudiológico proporcionou modificações faciais percebidas pelas clientes, por terceiros e pelos especialistas. Elas mostraram-se mais satisfeitas com o aspecto estético da face após a intervenção fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to identify possible facial changes in patients undergoing aesthetic facial treatment at the Practice School of Speech Therapy and checking whether these changes were perceived by patients, other people and by audiologists, as well as checking their satisfaction as for the results. METHOD: the study included 11 women aged 40 to 50 years (average 44.5 ± 3.6 years). Exclusion criteria: women undergoing previous speech therapy treatment, aesthetic facial surgery, or neurological disorders. They were submitted to 10 therapy sessions, with isotonic and isometric exercises. Furthermore, they answered a questionnaire about perceived changes. The "before and after" pictures were analyzed by speech-language pathologist being specialists in oral motricity who identified the presence or absence of changes. In a 100mm visual analogue scale, the satisfaction score on the facial appearance after and before treatment was flagged. RESULTS: all patients (100%) have perceived facial changes: eye and lips wrinkles' reduction as well as nasolabial furrow, more defined lips, youthful and shining skin, and mitigation of wrinkle expressions (90.91%). The others have referred the following changes (45.45%): reduction of undereyes' shadows, youthful and shining skin. The specialists have not found agreement, although they have realized changes in greater or lesser degree in the majority of the variables analyzed. The average degree of facial appearance satisfaction increased from 46.18 to 82.09 (p=0.05). CONCLUSION: speech treatment has proportioned facial changes which were noted by the patients, by others and by the specialists. The patients have shown more satisfaction with their faces' aesthetic aspects after the speech treatment.
  • Interferência da disfagia orofaríngea no consumo alimentar de indivíduos com mucopolissacaridose II Artigos Originais

    Ferreira, Ana Carolina Rocha Gomes; Oliveira, Alane Cabral de; Veiga, Larissa de Lima Pessoa; Santana, Liziane Damasceno; Barbosa, Pauliana Buarque; Guedes, Zelita Caldeira Ferreira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: o presente estudo visou relacionar o grau de disfagia com o consumo alimentar de indivíduos com mucopolissacaridose II (MPS II). MÉTODO: foram incluídos indivíduos com MPS II do departamento de genética da Universidade Estadual de Alagoas e excluídos aqueles com outros tipos de mucopolissacaridoses, bem como que estivessem em uso de via alternativa de alimentação. Realizadas avaliações antropométrica, dietética, fonoaudiológica para disfagia, clínica otorrinolaringológica e a videoendoscopia da deglutição. RESULTADOS: foram estudados 07 indivíduos, do gênero masculino, entre 5 e 14 anos de idade, dos quais mais de 50% faziam uso de anti-hipertensivo e 42,8% manifestavam a forma grave da doença. Seis deles apresentaram déficit de altura/ idade e mais de 70% encontravam-se obesos segundo o Índice de Massa Corporal (IMC). Foi observada disfagia em cinco deles, com média diária de consumo calórico de 920,15 ± 244,09 calorias, contra 1264,94 ± 106,85 calorias para aqueles sem disfagia, com variação intra-individual significativamente maior no grupo de portadores de disfagia (p < 0,05). Além disso, os indivíduos sem disfagia apresentaram consumo alimentar mais elevado de carboidratos, proteínas e lipídios. Já para os micronutrientes, com exceção da média de consumo diária de ferro e vitamina E, todos os outros avaliados apresentaram médias diárias de consumo maiores no grupo sem disfagia (p < 0,05). CONCLUSÃO: foi observada uma elevada frequência de disfagia nos portadores de MPS II estudados, e isso foi associado ao baixo consumo alimentar calórico e desequilíbrio na proporção e quantidade de macronutrientes e de parte dos micronutrientes.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: this study aimed to relate the degree of dysphagia and food consumption of individuals with mucopolysaccharidosis II (MPS II). METHOD: it was included individuals with MPS II of the genetics department at the State University of Alagoas and excluded those with other types of mucopolysaccharidosis and in use of alternative way of supply. There were performed anthropometric, dietetic, speech therapy for dysphagia,clinical evaluation and otorrinolarigologic videoendoscopy swallowing. RESULTS: there were studied 07 individuals, male, between 5 and 14 years old: from them, more than 50% were taking anti-hypertensive and 42.8% had the severe form of disease. Six had serious deficit height / age and over 70% were obese according to Body Mass Index (BMI). Dysphagia was observed in five subjects, with daily average caloric intake 920.15 ± 244.09 calories, against 1264.94 ± 106.85 calories for those without such changes, with significantly greater intraindividual variation in the group of patients with dysphagia (p <0.05). In addition, individuals without dysphagia had higher food intake of carbohydrates, proteins and lipids. As for micronutrients, except average daily intake of iron and vitamin E, all other assessed had higher average daily consumption in the group without dysphagia (p < 0.05). CONCLUSION: it was observed a high frequency of dysphagia in the studied patients with MPS II, and this was associated with low caloric food consumption and imbalance in the proportion and amount of macronutrients and part of micronutrients.
  • Índice de sintomas do refluxo Faringo-Laríngeo: relação com os principais sintomas de refluxo gastresofágico, nível de uso de voz e triagem vocal Artigos Originais

    Zucato, Barbara; Behlau, Mara Suzana

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: relacionar o Índice de Sintomas do Refluxo Faringo-Laríngeo - ISRFL com os principais sintomas do refluxo gastresofágico - RGE (azia/queimação e dor retroesternal), com o nível de uso da voz e com uma triagem vocal. MÉTODO: participaram deste estudo 179 voluntários maiores de 18 anos, 107 mulheres e 72 homens, classificados em dois grupos de acordo com o escore total do ISRFL, grupo positivo (escore total igual ou maior a 13 pontos) e negativo (abaixo deste). Os participantes foram questionados sobre a presença dos sinais característicos do refluxo gastresofágico (azia/queimação e/ou dor retroesternal), sobre a demanda de uso da voz (baixa/alta demanda) e submetidos à triagem vocal durante a entrevista. RESULTADOS: quanto ao ISRFL, 35 (19,6%) indivíduos compuseram o grupo positivo (escore médio de 20) e 144 (80,4%) o grupo negativo (média de 4,34 pontos). Os sintomas característicos do RGE foram maiores no grupo positivo: azia/queimação em 54,2% (19) verso 30,5% (44), dor retroesternal em 51,4% (18) verso 20,1% (29), sendo que 74,3% dos indivíduos do grupo positivo e apenas 43,1% do negativo apresentaram algum dos sintomas. Quanto à triagem vocal, 37,1% do grupo positivo e 13% do negativo falharam. Não houve diferença de demanda vocal auto-relatada entre os grupos. Foi encontrada associação estatística entre IRFL positivo, os sintomas de refluxo gastresofágico e fracasso na triagem vocal (p< 0,001). Não houve associação quanto ao uso da voz. CONCLUSÃO: o ISRFL positivo pode estar relacionado com os sinais do RGE e com a alteração na qualidade vocal percebida em triagem.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to determine the relation between Laryngopharyngeal Reflux Symptoms Index (LPRSI) and the main symptoms of gastroesophageal reflux disease (GERD) - heartburn and retroesternal pain - voice usage level and voice screening. METHOD: there were 179 volunteers, older than 18 years old, 107 females and 72 males divided into two groups according to the LPRSI total score: positive group (total score equals or greater than 13) and the negative group (below 13). Participants answered questions about the presence of typical GERD signs (heartburn and/or retroesternal pain), the voice usage level (high or low demand) and submitted to voice screening during the interview. RESULTS: for LPRSI, 35 (19.6%) subjects made up the positive group (average score of 20) and 144 (80.4%) subjects made up the negative group (average score of 4.34). The typical GER symptoms were greater in the positive group: heartburn in 54.2% (19) versus 30.5% (44), retroesternal pain in 51.4% (18) versus 20.1% (29), and 74.3% of the subjects in the positive group and only 43.1% of those in the negative group showed one of the symptoms. For voice screening, 37.1% of the positive group and only 13% of the negative one failed it. There was no difference in voice demand related by any volunteer in neither groups. Statistical relation was found between positive LPRSI, GERD symptoms and voice screening failure (p<0.0001). No relation to voice usage was found. CONCLUSION: a positive LPRSI may be related to signs of GERD and to altered voice quality noticed during the screening.
  • Medida do tempo máximo de fonação de professoras do município de Niterói/RJ Artigos Originais

    Mendonça, Rosangela Alves de; Sampaio, Tânia Maria Marinho; Provenzano, Lúcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: medir os limites do tempo máximo de fonação pré e pós-aplicação do Programa de Exercícios Funcionais Vocais de Stemple e Gerdeman em professoras, com e sem alteração vocal, que atuam no ensino fundamental do Município de Niterói-RJ. MÉTODO: participaram do estudo 17 professoras, que aceitaram participar espontaneamente da aplicação do programa de exercícios: vogal /i/ sustentada, glissando ascendente e descendente da palavra /nol/, e escala de tons musicais Dó,Ré,Mi,Fá,Sol, com emissão de /ol/, pelo tempo máximo de fonação. A medida do tempo foi coletada pré e pós-aplicação do programa por meio da vogal [ε], após a participante ter sido submetida a exame de videolaringoestroboscopia. RESULTADOS: verificou-se expressivo ganho do tempo máximo de fonação do pré para o pós-exercício e o valor do programa, que em sua aplicação, prioriza a execução dos exercícios com o maior tempo possível de fonação. CONCLUSÃO: o Programa de Exercícios Funcionais Vocais de Stemple e Gerdeman favoreceu o aumento do tempo máximo de fonação intrassujeito, possibilitando melhores condições de saúde vocal no desempenho profissional e social.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to measure the limits of the maximum phonation time pre and post application of the Stemple and Gerdeman Vocal Function Exercises Program in teachers of the Elementary School Education level in Niterói/Brazil, with or without voice alterations. METHOD: there were 17 female teachers who spontaneously agreed to participate. The exercise program that was applied consisted in the sustained vowel /i/, ascending and descending gliding on the word /nol/, and musical scale tones Do Re Mi Fa Sol - issuing the /ol/ for the maximum time of phonation. The measure of the maximum phonation time was counted pre and post exercise program through the vowel /ε/. RESULTS: the results revealed that the teachers presented an expressive increase in the maximum phonation and time duration of the post-exercise program. CONCLUSION: the Stemple and Gerdeman Vocal Function Exercise Program applied to teachers enhanced their professional performance increasing the maximum phonation time intrasubjects.
  • Discriminação fonêmica e sua relação com o transtorno fonológico Revision Articles

    Oliveira, Karine Leyla de Castro; Costa, Ranilde Cristiane Cavalcante

    Resumo em Português:

    Foi realizada uma revisão não sistemática sobre a importância da discriminação fonêmica para a aquisição dos sons da fala e sua relação com o transtorno fonológico. Os estudos indicam que a discriminação fonêmica representa uma habilidade essencial no processo de aquisição dos sons da fala e que as crianças com transtorno fonológico apresentam dificuldade nesta habilidade.

    Resumo em Inglês:

    It was performed a nonsystematic review on the importance of the phonemic discrimination to the phonological acquisition and its relation to the phonological disorder. Studies indicate that phonemic discrimination represents an essential ability in the process of acquiring sounds of speech and that children with phonological disorder present difficulties in that ability.
  • Métodos quantitativos para avaliação da força de língua Artigos De Revisão

    Furlan, Renata Maria Moreira Moraes; Valentim, Amanda Freitas; Motta, Andréa Rodrigues; Barroso, Márcio Falcão Santos; Costa, Cláudio Gomes da; Las Casas, Estevam Barbosa de

    Resumo em Português:

    Por muitos anos, pesquisadores têm procurado métodos para quantificar a força da língua e muitos instrumentos foram construídos para este fim. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão crítica da literatura sobre instrumentos para quantificar a força de língua. Os 30 aparelhos encontrados foram agrupados em quatro diferentes categorias: bocal contendo sensores (n=9), sensores fixados nos dentes, palato ou em placas palatais (n=8), bulbos preenchidos com fluidos e conectados a sensores de pressão (n=7) e outras tecnologias (n=8). Esses instrumentos podem, potencialmente, auxiliar o fonoaudiólogo na avaliação miofuncional orofacial, fazendo com que o diagnóstico de força da língua seja mais preciso. Alguns aparelhos apresentam desvantagens, tais como não serem sensíveis a pequenas mudanças de força, dificuldades na reprodutibilidade do posicionamento e outros pontos específicos. A grande variação de valores de força/pressão máxima e média encontrados relaciona-se à grande diversidade dos métodos, que empregam diferentes tecnologias.

    Resumo em Inglês:

    For several years, researchers have been looking for methods to quantify tongue force and a lot of devices were constructed for this purpose. The purpose of this study is to present a critical literature review about the devices to quantify tongue strength. Thirty devices were found. They were grouped into four different categories: mouthpiece containing sensors (n=9), sensors attached on teeth surface or on palatal plates (n=8), bulbs filled with some fluid and connected to a pressure sensor (n=7) and other technologies (n=8). These methods can, potentially, help speech-language pathologists in the orofacial myology evaluation, making the diagnosis of tongue force more reliable. Some of them present disadvantages such as not being sensitive enough to small changes in force, difficulties in positioning reproducibility and other specific points. The large variation in maximum and average strength/pressure values are related to the large diversity of the methods, which use different technologies.
  • Características clínicas, comportamentais, cognitivas e comunicativa na síndrome Smith-Magenis Relatos De Casos

    Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Silva, Greyce Kelly da; Furlan, Renata Heloísa; Abramides, Dagma Venturini Marques; Vieira, Gustavo Henrique; Moretti-Ferreira, Danilo; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    TEMA: o objetivo deste estudo foi descrever os aspectos clínico, comportamental, cognitivo e comunicativo de indivíduos com o diagnóstico genético da Síndrome Smith-Magenis. PROCEDIMENTOS: participaram dois indivíduos do sexo masculino, de nove e 19 anos. Realizou-se a avaliação genética clínica e laboratorial (teste FISH, utilizando sonda para região 17p11.2). A avaliação psicológica constou da observação comportamental e aplicação da Escala Wechsler de Inteligência. A avaliação Fonoaudiológica foi realizada por meio de procedimentos formais e informais e avaliação auditiva periférica. RESULTADOS: a análise genética clínica evidenciou as características fenotípicas da síndrome Smith-Magenis, confirmada pela avaliação laboratorial. A avaliação psicológica evidenciou o fenótipo comportamental peculiar da síndrome Smith-Magenis e comprovou a deficiência intelectual de grau moderado nos dois indivíduos. A avaliação fonoaudiológica mostrou alterações no desempenho linguístico, com alterações nos níveis fonológico, semântico, sintático e pragmático e nas habilidades psicolinguísticas, interferindo nas habilidades comunicativas e de aprendizagem. A avaliação auditiva indicou audição periférica dentro de parâmetros de normalidade. CONCLUSÃO: a avaliação multidisciplinar favoreceu a descrição dos aspectos clínicos, comportamentais, cognitivos que pertencem ao fenótipo comportamental da síndrome Smith-Magenis e permitiu verificar que estes apresentam graves alterações da linguagem oral, das habilidades psicolinguísticas e do processamento das informações visuais e auditivas com reflexos marcantes no desenvolvimento das habilidades comunicativas e processos de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: this study aimed to describe the clinical, behavioral, cognitive and communicative features of subjects with Smith-Magenis Syndrome genetic diagnosis. PROCEDURES: the subjects were two males, 09 and 19 year old. We performed a clinical and laboratory genetic evaluation (FISH assay using probes for the region 17p11.2). The psychological evaluation consisted of behavioral observation and application of the Wechsler Intelligence Scale. Speech evaluation was performed by means of formal and informal procedures and peripheral hearing evaluation. RESULTS: the clinical genetic analysis showed the phenotypic characteristics of Smith-Magenis syndrome, confirmed by laboratory evaluation. The psychological evaluation revealed the peculiar phenotype behavioral of Smith-Magenis syndrome and confirmed the moderate intellectual disabilities in two subjects. Speech evaluation showed changes in language performance, with changes in phonological, semantic, syntactic and pragmatic levels and psycholinguistic skills, interfering with communication and learning skills. The hearing test showed peripheral hearing within normal parameters. CONCLUSION: the multidisciplinary approach made easier the description of clinical, behavioral, cognitive aspects, belonging to the behavioral phenotype of Smith-Magenis syndrome and showed that these changes have severe oral language alterations in skills and psycholinguistic processing of visual and auditory information with remarkable consequences on the development of communicative skills and learning processes.
  • Características vocais de gêmeos monozigóticos Relatos De Casos

    Cielo, Carla Aparecida; Agustini, Rosane; Finger, Leila Susana

    Resumo em Português:

    TEMA: características vocais de gêmeos monozigóticos e sua relação com a normalidade. PROCEDIMENTOS: participaram da pesquisa dois pares de gêmeos adultos, um par de cada sexo, que realizaram avaliação otorrinolaringológica, auditiva, vocal perceptivo-auditiva e acústica da fonte glótica. Os dados foram apresentados de forma descritiva e discutidos comparativamente com os dados de normalidade da literatura e do programa utilizado. Para testar a diferença entre as médias e a normalidade, utilizou-se o teste t de Student (significância 5%). RESULTADOS: não houve diferenças quanto ao ataque vocal, articulação, loudness, ressonância, modo e tipo respiratórios em ambos os pares de gêmeos monozigóticos avaliados, estando os resultados dentro dos padrões de normalidade. Houve sinais de hipertensão muscular relacionada à produção vocal em ambos os pares, o tipo de voz foi considerado discretamente alterado em ambos os pares, e houve diferença quanto ao tempo máximo de fonação dos gêmeos. Todas as medidas acústicas relacionadas à frequência fundamental estiveram dentro dos padrões de normalidade do Multi Dimensional Vocal Program. CONCLUSÃO: os resultados encontrados no presente estudo se apresentaram dentro da normalidade e parecem seguir a tendência daquelas descritas em estudos que avaliaram gêmeos monozigóticos.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: vocal features of monozygotic twins and their relation with the normative data for unrelated peers. PROCEDURES: the sample was composed of two pairs of adult twins, one pair of each gender had undergone otorhinolaryngologic, auditive, vocal auditory perceptual and acoustic evaluations. Data was showed in a descriptive way and discussed comparatively with the normative data for unrelated peers on literature and on the applied program. The test t of Student (significance 5%) was used to test the differences between the average and the normative values. RESULTS: there were no differences related to voice onset, articulation, loudness, resonance, breathing type and mode in both evaluated monozygotic twin pairs, and they were adequate. There were signs of muscular hypertension related to vocal production in both pairs, the type of voice was considered slightly altered in both pairs and there was a difference regarding the twin's Maximum Phonation Time. All the acoustic measurements were in accordance to the normative patterns of Multi Dimensional Vocal Program. CONCLUSION: the measurements found in this study seem to follow the trend of those described in studies that evaluated monozygotic twins.
  • Consciência do próprio desvio de fala e processamento auditivo no desvio fonológico Relatos De Casos

    Dias, Roberta Freitas; Quintas, Victor Gandra; Melo, Roberta Michelon; Mota, Helena Bolli; Mezzomo, Carolina Lisbôa

    Resumo em Português:

    TEMA: a habilidade de reconhecimento do próprio desvio de fala e sua possível relação com o processamento auditivo em crianças com diagnóstico de desvio fonológico. PROCEDIMENTOS: participaram do estudo oito sujeitos com diagnóstico de desvio fonológico e idades 5:0;26 e 7:7;2. O sistema fonético/fonológico foi avaliado por meio do instrumento - Avaliação Fonológica da Criança. Aplicou-se ainda o teste de consciência do próprio desvio de fala, o qual tem por finalidade fazer com que a criança ouça e julgue os desvios existentes em sua própria fala. Para avaliação do processamento auditivo, utilizou-se a Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (Triagem), e os testes especiais de Fala no Ruído e o Teste de Dissílabos Alternados. RESULTADOS: todos os sujeitos obtiveram resultados abaixo do esperado, com valores abaixo de 50% do valor máximo possível nos testes de processamento auditivo. Quanto à consciência do próprio desvio de fala, todos os sujeitos apresentaram esta habilidade, mas em valores bastante variáveis ainda que o desempenho dos testes do processamento auditivo não tenham sido satisfatórios. Este achado sugere que as crianças neste período (5-7 anos), mesmo apresentando dificuldade para entender ou interpretar o que ouvem, são capazes de perceber os erros que apresentam na fala. CONCLUSÃO: a consciência do próprio desvio de fala está presente nos sujeitos com desvio fonológico, independentemente do desempenho apresentado em tarefas do processamento auditivo.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the ability of recognizing the own speech impairment and its possible relationship with the auditory processing in children with phonological disorder. PROCEDURES: this study included eight subjects diagnosed with phonological disorders, age between 5:0;26 and 7:7;2-year old. The phonetic / phonological system was evaluated by the Phonological Assessment of Child Speech. The Awareness of the own Speech Impairment Test, which aims to make the child listening and judging the deviations existing in their own speech, was applied. For evaluating the auditory processing, we used the Simplified Assessment of Auditory Processing (Screening), and Speech in Noise and the Alternate Dichotic Dissyllable Special Tests. RESULTS: all subjects were rated below expectations, with values below 50% of the maximum possible value in the tests of auditory processing. As for awareness of their own speech impairment, all subjects showed this ability in quite variable values even though their performance in the auditory processing tests was not satisfactory. This finding suggests that children in this period (5 to 7-year old), even the ones with difficulty to understanding or interpreting what they hear, are able to realize the mistakes they have in speech. CONCLUSION: the awareness of the own speech impairment is found in subjects with phonological disorder, regardless the performance in auditory processing tasks.
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