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Revista CEFAC, Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2012
  • Propostas acertadas Editorial

    Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves
  • Avaliação do vocabulário expressivo em crianças surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais Artigos Originais

    Ferreira, Michelle Imaculada Otaviani; Dornelas, Sabrina Araújo; Teófilo, Márcia Miliane Maciel; Alves, Luciana Mendonça

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar o desempenho de crianças surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais em teste de vocabulário expressivo. MÉTODO: a amostra foi composta por 64 sujeitos (32 crianças no grupo estudo e 32 no grupo controle) que foram divididos em 4 grupos por idade (5, 6 , 7 e 8 anos). Todas as crianças foram submetidas ao Teste de Linguagem Infantil ABFW - Vocabulário. As respostas foram classificadas em designação do vocábulo usual (DVU), não-designação (ND) e processo de substituição (PS), de acordo com a proposta da autora da prova. RESULTADOS: na maioria dos campos conceituais, o grupo de deficientes auditivos obteve pior desempenho em relação ao grupo controle. Verificou-se que nos dois grupos estudados os piores desempenhos ocorreram nas categorias locais, alimentos e vestuário, em todas as idades. Em ambos os grupos verificou-se melhor desempenho nas crianças de 5 anos de idade, em comparação às demais crianças. Também em ambos os grupos estudados, os processos de substituição foram observados com maior freqüência no campo locais e com menor freqüência em formas e cores. Não houve diferença significante entre as idades. CONCLUSÃO: os campos conceituais com maiores índices de acerto nas crianças surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais foram profissões, brinquedos e instrumentos musicais e móveis e utensílios domésticos. Apesar das diferenças quantitativas observadas em relação aos grupos, observou-se grande similaridade qualitativa quanto às respostas obtidas, sugerindo-se um processo evolutivo semelhante na aquisição lexical dos grupos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the performance of deaf children users of the Brazilian Language of Signs in expressive vocabulary test. METHOD: the sample was composed by 64 subjects (32 children in the study group and 32 in the control group) that were divided in 4 groups by age (5, 6, 7 and 8-year old). All children were submitted to the Language Test for Young Children ABFW - Vocabulary. The answers were classified in designation of the usual word (DVU), no-designation (ND) and substitution process (PS), in agreement with the author’s of the test proposal. RESULTS: in most of the conceptual fields, the hearing loss group obtained worse performance in relation to the control group. It was verified that in both studied groups, the worst performance took place in the categories: places, food and clothes, in all ages. In both groups better performance was verified in the 5 year-old children, in comparison to the other children. Also in both studied groups, the substitution processes were observed with larger frequency in the field places and with smaller frequency in shapes and colors. There was no significant difference among the ages. CONCLUSION: the conceptual fields with higher success indexes in the deaf children users of the Brazilian Language of Signs were professions, toys and musical instruments and furniture and domestic utensils. In spite of the quantitative differences observed in relation to the groups, great qualitative similarity was observed in relation to the obtained answers, suggesting a similar evolutionary process in the lexical acquisition of the groups.
  • Desvio fonológico e a dificuldade com a distinção do traço [voz] dos fonemas plosivos: dados de produção e percepção do contraste de sonoridade Artigos Originais

    Melo, Roberta Michelon; Mota, Helena Bolli; Mezzomo, Carolina Lisbôa; Brasil, Brunah de Castro; Lovatto, Liane; Arzeno, Leonardo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar os valores de voice onset time (VOT) de fonemas plosivos, produzidos por crianças com desvio fonológico e dificuldade na produção do contraste de sonoridade, classificados como surdos e sonoros a partir de uma análise perceptivo auditiva. MÉTODO: participaram do estudo cinco meninos com desvio fonológico e dificuldade no estabelecimento do traço [+voz] das plosivas. Por meio de pares de palavras (['papa], ['baba], ['tata], ['dada], ['kaka] e ['gaga]) inseridas em frases-veículo, extraiu-se o VOT de cada plosiva. Com base na mesma amostra de fala, foi realizada por três fonoaudiólogas, uma análise perceptivo auditiva, na qual deveriam julgar os referidos fonemas como surdos ou sonoros. Os valores do VOT dos fonemas classificados como surdos foram comparados com os valores de VOT dos fonemas classificados como sonoros utilizando-se testes estatísticos. RESULTADOS: verificou-se diferença estatisticamente significante somente entre os valores de VOT julgados como surdos ou sonoros de [p, d, g] em onset inicial, assim como, entre os três pontos articulatórios. As demais variáveis analisadas não mostraram significância estatística. CONCLUSÃO: de maneira geral, constatou-se que o VOT não é uma pista determinante para a percepção da distinção da sonoridade dos casos desviantes. No entanto, esta pista mostrou exercer influência na discriminação dos fonemas de acordo com o ponto articulatório, também no desvio fonológico. A partir da análise acústica observou-se que: (a) a presença de pré-sonoridade influencia no julgamento da consoante como sonora; (b) a duração do VOT positivo não é decisiva para a distinção de sonoridade e (c) um VOT nulo, na sua maioria, é responsável pela identificação de uma plosiva sonora.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the values of voice onset time (VOT) of plosives, produced by children with phonological disorder and difficulty in the production of voicing contrast, classified as voiceless or voiced from a perceptual-auditory analysis. METHOD: five boys with phonological disorder and difficulty in establishing the feature [+voice] of plosives took part in the study. Based on word pairs (['papa], ['baba], ['tata], ['dada], ['kaka] and ['gaga]) inserted in carrier phrases, the VOT of each plosive was extracted. Based on the same speech sample, three speech therapists carried out a perceptual-auditory analysis, where one should judge the phonemes as voiceless or voiced. The values of VOT as for phonemes classified as voiceless were compared with the values of VOT as for phonemes classified as voiced with the support of statistical tests. RESULTS: we found a statistically significant difference only between the VOT values of [p, d, g] judged as voiceless or voiced in initial onset as well as among the three articulatory points. The other analyzed variables did not show statistical significance. CONCLUSION: in general, the results suggest that VOT is not a decisive cue to the perception of distinction of voicing in cases of phonological disorder. However, it showed influence in the discrimination of phonemes according to articulatory point also in phonological disorder. Regarding the acoustics, we observed that: (a) the presence of pre-voicing influences the judgment of the consonant as voiced; (b) the duration of the positive VOT is not decisive for the distinction between voicing and (c) zero VOT, usually it is responsible for the identification of a voiced plosive.
  • Processamento fonológico e desempenho escolar nas séries iniciais do ensino fundamental Artigos Originais

    Tenório, Sabrina Mª Pimentel da Cunha Pinto; Ávila, Clara Regina Brandão de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar o desempenho escolar e o processamento fonológico de escolares da 1ª e 2ª séries, segundo o sexo e grau de escolaridade e investigar a existência de correlações entre essas variáveis. MÉTODO: participaram 88 escolares (48 meninos e 40 meninas) entre cinco e oito anos de idade, sem queixas relacionadas à fala ou à aprendizagem. Foram avaliados por meio do Teste de Desempenho Escolar (Stein,1994) e pelas provas de nomeação rápida, repetição de pseudopalavras e consciência fonológica, habilidades relacionadas ao processamento fonológico. A análise estatística se deu pelo teste de Mann-Withney U e pelo coeficiente de Spearman, com intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: a maioria dos escolares apresentou classificação de desempenho inferior nos subtestes do Teste de Desempenho Escolar, com maior média de acertos para leitura. Não houve diferença significante entre meninos e meninas. Os escolares da 2ª série mostraram melhor desempenho em escrita, leitura e aritmética, quando comparados aos alunos da 1ª série. Ao contrário dos desempenhos em leitura, escrita, aritmética e consciência fonológica, os desempenhos em acesso lexical e memória fonológica não diferenciaram as séries. Na 1ª série, encontraram-se correlações positivas entre o acesso ao léxico mental e a consciência fonológica, entre leitura e escrita e consciência fonológica, e entre aritmética e consciência fonológica. Na 2ª série, identificaram-se correlações positivas entre escrita, leitura e aritmética e com a consciência fonológica, acesso ao léxico com memória fonológica e consciência fonológica. CONCLUSÃO: os escolares da 2ª série apresentaram melhores escores de desempenho escolar e de consciência fonológica quando comparados aos alunos 1ª, apesar da maioria ter alcançado classificação inferior à esperada para a série, definida pelo Teste. Diferentes variáveis do processamento fonológico correlacionaram-se positivamente com o desempenho escolar.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize school performance and phonological processing of First and Second Grade students according to the following variables: gender; writing, arithmetic, and reading performance; lexical phonological access; phonological short-term memory; and phonological awareness, investigating the presence of correlations between groups and among variables. METHOD: eighty-eight students (boys and girls) with ages between 05 years and 08 years, without speech or learning complaints, took part in the study. Participants had their performance assessed on: writing, reading and arithmetic tasks; subtests of the School Performance Test (Stein, 1994); lexical access; short term phonological memory; and skills related to phonological processing. Data were tabulated and analyzed through Mann-Whitney U test for comparison of school performance variables and phonological processing. Spearman coefficient was used to check the correlation among such variables. The confidence interval adopted was 95%. RESULTS: most students showed lower performance on School Performance Test' subtests, with higher mean accuracy as for reading. No significant difference was observed between boys and girls. In the First Grade group, good to moderate positive correlations between lexical access and phonological awareness; reading and writing and phonological awareness; arithmetic and phonological awareness were observed. In the Second Grade group, good to moderate positive correlations among writing, reading and arithmetic; phonological awareness, lexical access, phonological memory and phonological awareness were observed. CONCLUSIONS: second grade students showed better performance on writing, reading and phonological awareness. In contrast to performance on writing, reading and arithmetic, performance on lexical access and phonological memory did not differ between grades. Good to moderate positive correlations between school performance and phonological processing were observed.
  • Aquisição do sistema ortográfico: desempenho na expressão escrita e classificação dos erros ortográficos Artigos Originais

    Rosa, Clarice Costa; Gomes, Erissandra; Pedroso, Fleming Salvador

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar o desempenho na expressão escrita e classificar os erros da produção ortográfica que ocorrem durante as quatro primeiras séries do ensino fundamental, identificando os erros ortográficos mais freqüentes e descrevendo a evolução dos mesmos, comparando-os por série e gênero. MÉTODO: foi realizado um estudo transversal na população de alunos de 1ª a 4ª série de uma escola estadual do município de Porto Alegre. Foram avaliados 214 sujeitos por meio do ditado de palavras do subteste da escrita do Teste de Desempenho Escolar. RESULTADOS: foram observados maiores níveis de suficiência no domínio da expressão escrita nas séries iniciais; os sujeitos da 4ª série demonstraram dificuldade no domínio das regras de acentuação. Por meio da análise do ditado, constatou-se que os erros de representações múltiplas (14,76%) foram os mais freqüentes nesta população. Quando comparado os diferentes tipos de erros ortográficos verificados nas quatro séries em conjunto, observou-se que houve diferença significante entre as mesmas no decorrer das séries (P<0,05), exceto para os erros de junção-separação (P=0,09), confusão nas terminações am x ão (P=0,36) e confusão entre letras parecidas (P=0,27). Houve maior freqüência de erros ortográficos e menor domínio na expressão escrita para o gênero masculino, mas estatisticamente esta diferença não foi significante. CONCLUSÃO: os erros ortográficos tenderam a diminuir progressivamente com a escolaridade, entretanto o mesmo não ocorreu com o nível de suficiência no domínio da expressão escrita que envolve regras contextuais complexas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSES: to analyze the proficiency in written expression, classifying the errors of orthographic production, which occurs during the first four grades of elementary school, identifying the most frequent and monitoring their developments, comparing the performance by grade and by gender. METHOD: a cross-sectional study was conducted in the population of students from 1st to 4th grade, in the city of Porto Alegre. 214 subjects were assessed by the standardized saying of the School Performance Test. RESULTS: we found higher sufficiency levels in the field of writing for the initial series. On the 4th grade the level of performance was considered to be lower with grammar emphasis' rules. Analyzing the test, it was evidenced that the errors of multiple representations, were the most frequent in this population. When the different types of orthographic errors of the four grades were analyzed together, we observed that there was a significant difference between them (P<0.05), except for the errors of joining and separating (P=0.09), confusion in the endings am x ão (P=0.36), oral/silent exchanges and confusion with letters alike (P=0.27). There were more orthographic errors and less written expression domain for male gender, but it was not statistically significant. CONCLUSION: analysis results show that orthographic errors had a moderate reduction for students in the 4th grade, however, the same did not occur with the level of sufficiency in the domain of the written expression that involves complex contextual rules.
  • Inserção de graduados em fonoaudiologia de uma universidade pública em programas de pós-graduação Artigos Originais

    Marino, Viviane Cristina de Castro; Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina; Paura, Andréa Carla; Guida, Heraldo Lorena; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar a inserção de egressos do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Marília, em Programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu brasileiros. MÉTODO: foram utilizadas listas de graduados e Curriculum Vitae do egresso e do orientador. RESULTADOS: dos 537 formados, 16,57% cursaram/estavam cursando PPG e destes, 98,88% em mestrado e 37,08% também em doutorado. Na grande área de conhecimento, 50% dos egressos de mestrado vincularam-se predominantemente a programas em Ciências da Saúde, 31,80% em Ciências Humanas e 13,64% em Linguística, Letras e Artes. No doutorado, 33, 33% em Ciências Humanas, 30,30% em Ciências da Saúde e em Linguística, Letras e Artes. Quanto à área de conhecimento, predominou a vinculação, no mestrado, de 30,68% em Fonoaudiologia, 28,41% em Educação, 13,64% em Linguística e 9,09% em Medicina I; e, no doutorado, de 33,33% em Educação, 30,30% em Linguística e 9,09% em Fonoaudiologia; 55,68% dissertações e 51,52% teses focalizaram a linguagem. A UNESP predominou com 39,77% no mestrado e 48,48% no doutorado. Predominou a vinculação a Programas com conceito 4 para 52,27% dos egressos do mestrado e 45,45% do doutorado. Quando constou a informação (55,68%), todos receberam fomento. O Teste de Razão de Verossimilhança não indicou diferenças significativas dos percentuais obtidos entre o mestrado e o doutorado. CONCLUSÃO: os resultados superaram os apresentados para o mesmo Estado, mostraram a característica interdisciplinar da Ciência Fonoaudiológica e o predomínio de temática em linguagem.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the insertion of undergraduate students from a Speech and Language Therapy Course at São Paulo State University - UNESP in Graduate Programs. METHOD: we used a list and the Curriculum Vitae of these students and their respective mentors. RESULTS: of the 537 graduates, 16.57% attended/were attending Graduate Programs, and of these, 98.88% were working at a Master Program and 37.08% at a Doctoral. Regarding the broad area of knowledge, 50% of master's students were enrolled in Health Science programs, 31.80% in Humanities and 13.64% in Linguistics. For doctoral level, 33, 33% were enrolled in Humanities and 30.30% in Health Sciences as well as in Linguistics. Regarding the knowledge specific area, 30.68% of Master's students were enrolled in Speech Pathology programs, 28.41% in Education, 13.64% in Linguistics and 9.09% in Medicine I. For doctorate level, 33.33% were enrolled in Education programs, 30.30% in Linguistics and 9.09% in Speech Pathology. Additionally, 55.68% dissertations and 51.52% thesis were focused on the language area. UNESP was the university that most attended: 39.77% and 48.48% students in master and doctoral programs, respectively. Among the overall students, 52.27% from master and 45.45% from doctoral levels were linked to programs with concept grade 4. When the information was available, all received scholarship. Test of Reason of Probabilities did not show significance differences between master and doctoral levels. CONCLUSION: findings were higher than previously reported for the same state, showing the highly interdisciplinary nature of the field of Communication Disorders, and the predominance of "Language" as the studied theme.
  • Versão e adaptação para o português brasileiro do questionário: crenças e atitudes sobre prevenção de perda auditiva Artigos Originais

    Bramatti, Luciana; Morata, Thais Catalani; Marques, Jair Mendes; Martini, Ulisses Gabriel

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: validar a versão para língua portuguesa do questionário "Crenças e Atitudes sobre a Prevenção de Perdas Auditivas", desenvolvido pelo National Institute for Occupational Safety and Health in 1996. MÉTODO: a validação do questionário seguiu as seguintes etapas: tradução do idioma inglês para o português, pré-teste com um subgrupo de 10 trabalhadores, adaptação lingüística, revisão da equivalência gramatical e idiomática e processo inverso de tradução do português para o inglês, para verificar se houve descaracterização do questionário. Participaram do estudo 31 trabalhadores de uma indústria frigorífica, 17 do sexo masculino e 14 do sexo feminino, com idade média de 29 anos e 7 meses. As questões utilizadas foram medidas seguindo a escala de Likert com cinco graus, onde 1 - corresponde a "concordo totalmente" e 5 - "discordo totalmente". A análise fatorial objetivou explicar a ligação entre um conjunto de variáveis correlacionadas. Os trabalhadores responderam ao primeiro questionário (Versão A) e num prazo de 15 dias responderam ao segundo questionário (Versão B). RESULTADOS: a reprodutibilidade do instrumento foi demonstrada pelo índice geral de Alfa de Cronbach de 0, 8146 para o formulário A e 0, 8569 para o formulário B. As correlações foram significantes indicando a validade de construto e conteúdo da versão em Português Brasileiro para o seu uso com uma população trabalhadora. CONCLUSÕES: o questionário foi traduzido e adaptado para ser aplicado na população brasileira, denominado Crenças e Atitudes sobre a Prevenção de Perdas Auditivas, e servirá como instrumento na avaliação das atitudes e comportamento dos trabalhadores frente ao ruído e prevenção de perdas auditivas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the Brazilian Portuguese version of the instrument "Beliefs and Attitudes on Hearing Loss Prevention", developed by the National Institute for Occupational Safety and Health in 1996. METHOD: the development of the Portuguese scale followed the following steps: translation from English into Brazilian Portuguese, pre-test with a group of 10 workers compared to the target population, linguistic adaptation, review of grammatical and idiomatic equivalence, and reverse translation into English in order to check that the instrument remained true to its original version. Following this elements, the Portuguese instrument was validated with the group of 31 workers. The participating workers came from a meat-packing company. Seventeen were males and 14 were females, and their mean age was 29 years and 7 months. The questions were constructed using a 5-point Likert scale where 1 meant "disagree completely" and 5 meant "agree completely." A factorial analysis was conducted in order to check construct validity of correlated questionnaire items. The participants responded to the first questionnaire (version A) and 15 days later responded to the second questionnaire (Version B). RESULTS: the validity of the entire instrument was demonstrated by a Cronbach's Alpha of 0.8146 for the version A of the instrument and 0.8569 for the Version B. The significant correlations among related questionnaire items indicate the validity of its format and content for the intended usage with a Brazilian Portuguese version with a population of workers. CONCLUSIONS: the questionnaire was translated and adapted to Brazilian Portuguese and will facilitate the evaluation of attitudes and beliefs of Brazilian-Portuguese speaking workers towards noise and hearing loss prevention.
  • Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no Centro Auditivo de Petrolina-PE Artigos Originais

    Reis, Anna Tereza Pessoa da Silva; Silva, Fabiane Gonçalves Ferreira da; Farias, Rodrigo Brayner de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar o perfil epidemiológico de pacientes atendidos no Centro Auditivo de Petrolina-PE segundo sexo, idade, cidade em que residem e tipo de perda auditiva no ano de 2009. MÉTODO: participaram desta pesquisa todos os pacientes atendidos no Centro Auditivo de Petrolina-PE no ano de 2009, totalizando 553 indivíduos. Foram considerados apenas os prontuários com dados completos e exames audiológicos realizados, sendo este o critério de inclusão no estudo. Foram excluídos 73 indivíduos que tinham os prontuários incompletos. RESULTADOS: amostra foi composta por 480 prontuários, destes, 55,2% (265) eram do gênero feminino e 44,8% (215) do gênero masculino. Em relação a faixa etária, observou-se que a média de idade foi de 49,1 anos, variando entre 4 e 93 anos. A distribuição da população segundo o tipo de perda auditiva foi de 220 (22,9%) orelhas com limiares auditivos normais, 572 (59,5%) com perda auditiva sensorioneural, 134 (13,9%) mistas e 34 (3,5%) condutivas. Em relação a cidade de origem dos participantes observou-se que 392 (81,6%) indivíduos residem em Petrolina e 82 (18,4%) em outras cidades de Pernambuco. CONCLUSÃO: o presente estudo demonstrou que a deficiência auditiva predominantemente foi do tipo sensorioneural. Em relação ao gênero, houve predomínio do feminino. Apresentou-se considerável número de pessoas com deficiência auditiva acima dos 60 anos, mostrando assim a necessidade de programa de reabilitação de idosos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the epidemiological profile of patients attending the Hearing Center of Petrolina-PE by gender, age, city where they reside and type of hearing loss, in 2009. METHOD: all patients treated at the Hearing Center of Petrolina-PE in 2009 took part in this study, totaling 553 subjects. We considered only the records with complete data and audiological findings, with this being the criteria for inclusion in the study. We excluded 73 subjects whose records were incomplete. RESULTS: the sample consisted of 480 medical records, namely: 55.2% (265) were female and 44.8% (215) male. Regarding age, we noted that the mean age was 49.1 years, ranging between 4 and 93 years. The population distribution according to type of hearing loss was 220 (22.9%) ears with normal hearing thresholds, 572 (59.5%) with sensorineural hearing loss, 134 (13.9%) and 34 mixed (3.5%) conductive. Regarding the city of origin of the participants, the study showed 392 (81.6%) subjects residing in Petrolina and 82 (18.4%) in other Pernambuco cities. CONCLUSION: this study showed that hearing loss was predominantly sensorineural. Regarding gender, there was a female predominance. there was a considerable number of people with hearing loss over 60 year old, and such being the case, showing the need for a rehabilitation program for the elder.
  • Triagem auditiva: concordância entre os métodos comportamental e objetivo Artigos Originais

    Correa, Bruna Machado; Lautenschlager, Larissa; Tochetto, Tania; Pacheco, Luciane da Costa; Maggi, Celina Rech; Gonçalves, Maiara Santos

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a concordância entre os resultados da triagem auditiva por meio de observação de respostas comportamentais e de emissões otoacústicas evocadas transientes. MÉTODO: foi realizado estudo clínico duplo-cego com 139 crianças de um a 180 dias de vida, atendidas no serviço de Triagem Auditiva Neonatal do Hospital Universitário de Santa Maria. Diferentes examinadores verificaram a presença do reflexo cócleo-palpebral e de emissões otoacústicas evocadas transientes. RESULTADOS: das 139 crianças avaliadas, 123 apresentaram reflexo cócleo-palpebral e emissões otoacústicas; 10 apresentaram somente reflexo cócleo-palpebral; três apresentaram somente emissões otoacústicas; três não apresentaram respostas em ambos os testes. Dezesseis crianças deveriam ser retestadas. Nove não compareceram. Das sete crianças retestadas, duas passaram em ambos os testes e cinco mantiveram falha e foram encaminhadas para avaliação de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico. Uma delas não compareceu. Duas crianças tiveram emissões otoacústicas presentes e reflexo cócleo-palpebral ausente. Na avaliação de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico uma delas manifestou audição normal e outra perda auditiva profunda. Uma criança que não evidenciou emissões otoacústicas, mas manifestou reflexo cócleo-palpebral, teve Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico compatível com perda auditiva moderada bilateral. A criança que falhou em ambos os testes apresentou perda auditiva severa bilateral na avaliação de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico. CONCLUSÃO: a presença de emissões otoacústicas concomitante com ausência de reflexo cócleo-palpebral pode ser sinal de neuropatia auditiva. A análise de emissões otoacústicas e a avaliação do reflexo cócleo-palpebral são procedimentos complementares. A aparente discordância entre alguns resultados pode apontar diferentes tipos de comprometimento auditivo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the agreement among the obtained results in hearing screening through the observation of behavioral responses and the transient evoked otoacoustic emissions. METHOD: a double-blind study was carried out with 139 infants attended in Neonatal Hearing Screening service of Santa Maria University Hospital. Different examiners evaluated the presence of eye blink reflex and transient evoked otoacoustic emissions. RESULTS: among the 139 evaluated infants, 123 showed eye blink reflex and otoacoustic emissions; 10 showed only otoacoustic emissions; and 3 failed in both tests. Sixteen infants should be re-evaluated. Nine did not come back to repeat the tests. Seven children were re-evaluated, two passed in both tests; five maintained the failed status and they were referred to evaluation on Auditory Response Audiometry. Two children showed otoacoustic emissions, but did not have eye blink reflex. In the evaluation of Auditory Response Audiometry, one manifested normal hearing and the other showed acute hearing loss. One child who did not evidence otoacoustic emissions, but manifested eye blink reflex, had compatible Auditory Response Audiometry with moderate hearing loss in both ears. The infant who failed in both test showed severe bilateral hearing loss in the evaluation of Auditory Response Audiometry. CONCLUSION: even though the otoacoustic emissions are present, the absence of eye blink reflex should be considered a reason to evaluate the Auditory Response Audiometry, and this can be sign of auditory neuropathy. Considering that the analysis of otoacoustic emissions and the evaluation of eye blink reflex are complement procedures. The apparent disagreement among some results can show different types of hearing disorder.
  • Identificação de problemas vocais enfrentados por cantores de igreja Artigos Originais

    Ribeiro, Vanessa Veis; Santos, Angelika Bissolotti dos; Bonki, Eveline; Prestes, Tatiane; Dassie-Leite, Ana Paula

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: identificar possíveis problemas vocais enfrentados por cantores evangélicos de Irati-PR. MÉTODO: foram analisados 42 questionários respondidos por cantores de Igreja, onde constavam dados de identificação e um questionário referente a 30 problemas vocais que poderiam ser enfrentados pelos cantores, tanto referentes aos problemas de saúde vocal, quanto relacionados à utilização específica da voz cantada. O questionário já é amplamente utilizado na literatura brasileira. RESULTADOS: a média de problemas referidos foi de 7,78. Mulheres referiram maior quantidade média de problemas vocais (média:9,65) do que homens (média:6,19), havendo diferença estatisticamente significante entre eles (p=0,03). Das 30 questões, apenas uma não foi assinalada por nenhum cantor. Os problemas vocais mais citados foram: dificuldades para atingir notas agudas ou graves (n=29;58%), falta de ar para terminar frases musicais (n=27;54%), sensação de aperto ou bola na garganta (n=25;50%), sensação de voz fraca ou forte demais para o canto coral (n=22;44%), e desafinação (n=18;42%). Além disso, foi possível observar que não houve aumento de problemas vocais com o avanço da idade ou do tempo de canto (p=0,003 e p=0,573, respectivamente). CONCLUSÃO: mulheres referiram mais problemas do que homens no que se refere à utilização da voz no canto coral. A quantidade de problemas vocais independeu da idade e do tempo de canto, o que pode indicar que a falta de técnica pode ser prejudicial até mesmo para indivíduos que cantam há pouco tempo. As queixas mais frequentes parecem ter maior relação com a falta de técnica vocal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to identify possible problems faced by gospel singers of Irati-PR. METHOD: we analyzed 42 questionnaires answered by singers from the church, which contained identifying information and a questionnaire related to 30 vocal problems that could be faced by the singers, both related to vocal health problems and the specific use of singing voice. The questionnaire is widely used in the Brazilian literature. RESULTS: the average value of these problems was 7.78. Women reported higher average number of vocal problems (mean: 9.65) than men (mean: 6.19). There is a statistically significant difference between them (p = 0.03). From the 30 questions, only one was not checked by any singer. The most cited vocal problems were: difficulties to reach high or bass notes (n=29;58%), shortness of breath to complete musical phrases (n=27;54%), tightness or ball in the throat (n = 25; 50%), feeling weak or too strong voice for choral singing (n=22;44%) and discord (n=18;42%). Moreover, it was observed that there is no increase of vocal problems as there is increase of age or singing time (p=0.003 and p=0.573, respectively). CONCLUSION: women reported more problems than men regarding voice use. The amount of vocal problems does not depend on age and singing time, this may indicate that the lack of technique can be harmful even for subjects who sing recently. The most frequent complaints seem to have more relation to lack of vocal technique.
  • Capacidade vital e tempos máximos de fonação de /e/ áfono e de /s/ em mulheres adultas Artigos Originais

    Miglioranzi, Shanna Lara; Cielo, Carla Aparecida; Siqueira, Márcia do Amaral

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a capacidade vital (CV) e os valores de tempo máximo de fonação (TMF) do /e/ áfono (representado por /ė/) e do /s/ de mulheres adultas, estabelecendo o perfil da amostra e comparando-o com o padrão de normalidade proposto. MÉTODO: coleta do maior valor de três medidas de CV, de TMF/ė/ e de TMF/s/; e da estatura auto-referida de 48 mulheres entre 18 e 44 anos de idade, normais de acordo com avaliações otorrinolaringológica, miofuncional, vocal, respiratória e auditiva. Aplicou-se análise estatística descritiva, teste de normalidade de Shapiro-Wilk, e cálculo do coeficiente de variação; adotou-se o nível de significância de 5%. RESULTADOS: valores médios de CV de 3.206ml, de TMF/s/ de 17,49s e de estatura de 1,65m, com distribuição normal; TMF/ė/ sem distribuição normal e média de 10,43s significantemente menor do que os valores da literatura (P<0.001). No entanto, o TMF/ė/ apresentou valores de média e mediana bastante próximos (10,43s e 10,25s) e coeficiente de variação muito similar ao TMF/s/. CONCLUSÃO: para o grupo de analisado, encontraram-se valores médios de CV e de TMF/s/ compatíveis com os referidos pela literatura. Os valores médios de TMF/ė/ se apresentaram abaixo do proposto pela única referência teórica existente, evidenciando a necessidade de mais pesquisas como esta - que investiguem em campo a medida de TMF/ė/ - a fim de estabelecer a faixa normalidade conforme o sexo e obter mais dados científicos sobre o que parece ser a medida mais indicada para a avaliação isolada do controle respiratório durante a emissão.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the vital capacity (VC) and the maximum time values of phonation (MTP) as for the voiceless /e/ (represented by /é/) and the /s/ in adult women, comparing it with the proposed normality pattern. METHOD: collecting VC, MTP/é/, MTP/s/ values and self-reported stature of 48 women between 18 and 44-year old, normal condition according to otorhinolaryngological, myofunctional, vocal, breathing and hearing ratings. We applied descriptive statistical analysis, Shapiro-Wilk normality test and calculated the coefficient variation; we adopted a 5% significance level. RESULTS: mean values: 3.206ml as for VC, 17.49s as for MTP/s/ and 1.65m as for height, with normal distribution, MTP/é/ did not have a normal distribution and whose 10.43s average was significantly lower than the literature values (P<0.001). However, MTP/é/ showed quite close medium and median values (10.43 and 10.25s) and coefficient variation very similar to the MTP/s/. CONCLUSION: for the analyzed group, we found medium VC and MTP values compatible with those reported in the literature. and medium MTP/é/ values below those proposed in the literature. The average values of MTP/é/ were found to be below the one proposed by the existing theoretical framework, showing the need for more similar studies - to investigate the field of measuring MTP/ė/ - in order to set up the normal range according to gender and more scientific data on what appears to be the most suitable for the separate evaluation of respiratory control during emission.
  • Dor muscular em cabeça e pescoço e medidas vocais acústicas de fonte glótica Artigos Originais

    Boton, Luane de Moraes; Morisso, Marcela Forgiarini; Silva, Ana Maria Toniolo da; Cielo, Carla Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a relação entre a presença de dor na musculatura da cabeça, face, boca e pescoço envolvidos no processo fisiológico da função mastigatória e nos aspectos lateral e posterior da articulação temporomandibular (ATM) e medidas vocais acústicas da fonte glótica. MÉTODO: amostra de 24 mulheres com idades entre 16 e 56 anos com queixas e sintomatologia de Disfunção Temporomandibular (DTM). Aplicação de um questionário de anamnese, exame clínico específico para verificação da presença de dor na musculatura da cabeça, face, boca e pescoço e nas ATM; avaliações otorrinolaringológica, do sistema estomatognático, audiológica e gravação digital da voz com análise vocal acústica da fonte glótica por meio do software Multi Dimensional Voice Program Advanced da KayPENTAX. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente pelo teste do qui-quadrado ao nível de significância de 0,05. RESULTADOS: houve significância estatística entre: ausência de dor no masseter superficial e alteração do índice de turbulência vocal (VTI); ausência de dor no aspecto posterior da ATM e alteração do coeficiente de perturbação do pitch (PPQ) e alteração da variação da frequência fundamental (vf0); presença de dor no pterigóideo medial e normalidade do grau de quebra vocal (DVB). CONCLUSÃO: verificou-se que não houve relação entre as medidas de voz alteradas e a presença de dor nos músculos avaliados, mas algumas medidas alteradas se relacionaram com a ausência de dor muscular, sugerindo que outros aspectos da DTM, que não a dor, podem ocasionar alteração de medidas vocais acústicas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the relationship between pain presence in head, face, mouth and neck muscles involved in the physiological process of chewing function and in the lateral and posterior aspects of temporomandibular joint (ATM) and acoustical glottic source vocal measures. METHOD: 24 women with ages varying between 16 and 56 year old with signs and symptoms of Temporomandibular Joint Dysfunction (TMD) took part of this study. We applied an Anamnesis questionnaire, a specific clinic exam to check pain presence in head, face, mouth, neck muscles and in the ATM, otorhinolaryngology, stomatognatical and pure tone audiometric evaluations, the voice recorder and the acoustic voice analysis by the Multi Dimensional Voice Program Advanced software from KayPentax. The results were analyzed thought the qui-square test with statistical significance of (p<0.05). RESULTS: there were statistical significance between the pain absence in the superficial masseter and the alteration in the acoustic vocal parameter, such as Voice Turbulence Index (VTI); pain absence in the temporomandibular posterior aspect joint and the alteration of pitch perturbation quotient (PPQ) and the fundamental frequency variation (Vfo); pain presence in the medial pterygoid area and normality in the degree of voice breaks (DVB). CONCLUSION: we found that there was no statistical significance between the alteration in voice parameters and the presence of pain in the evaluated muscles, but some parameters with alteration can have a relation with pain absence; this suggests that other aspects of temporomandibular joint disorder can interfere in the acoustical voice parameters.
  • Avaliação da performance mastigatória em indivíduos respiradores nasais e orais Artigos Originais

    Oliveira, Rosany Larissa Brito de; Noronha, Walter Pinheiro; Bonjardim, Leonardo Rigoldi

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar, por meio da mastigação sequencial de uma "pastilha" artificial de Optosil, o desempenho mastigatório de indivíduos respiradores nasais e orais. MÉTODO: participaram sessenta sujeitos dentados na faixa etária de 14 a 22 anos. Uma "pastilha" de Optosil foi fornecida a cada participante, que executou 20 ciclos mastigatórios, os fragmentos foram colocados numa coluna de sete peneiras, sendo, posteriormente pesados numa balança de precisão. Os dados obtidos foram submetidos à análise descritiva e inferencial (Teste T e ANOVA). RESULTADOS: os grupos respiradores nasais e respiradores orais foram constituídos de 30 jovens cada, com idade média de 17,87 e 17,83 anos respectivamente. Com relação ao gênero houve predominância do gênero feminino no grupo respirador oral e do gênero masculino no grupo respirador nasal Os cinco diagnósticos mais prevalentes no grupo respirador oral foram hipertrofia de adenóide, rinite alérgica, sinusite, asma e hipertrofia de amígdala. Por fim, ao ser realizado o Teste T, não foi encontrada diferença estatística na performance mastigatória nos respiradores orais e nasais (p>0,05). CONCLUSÃO: o padrão respiratório não foi um fator determinante na performance mastigatória.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: the purpose is to evaluate, through the chewing sequence of an Optosil artificial "tablet", the masticatory performance in nasal breathing and mouth breathing. METHOD: we attended sixty dentate subjects aged 14-22 year old. An Optosil "tablet" was supplied to each participant, who executed 20 masticatory cycles, the Optosil fragments had been placed in a column with seven bolters, and the retained particles were weighed on a precision analytical balance and the masticatory efficiency value was calculated. The gotten data were submitted to the descriptive analysis and inferential analysis (test T and ANOVA). RESULTS: the nasal breathing and mouth breathing groups were composed by 30 young people each, with a mean age of 17.87 and 17.83 year old, respectively. Regarding gender, the females predominated in the mouth breathing group and the males in the nasal breathing group. The five most prevalent diagnoses in the mouth breathing group were adenoid hypertrophy, allergic rhinitis, sinusitis, asthma and tonsillar hypertrophy. Finally, when we carried out the t test, there was no statistical difference in masticatory performance in mouth breathing and nasal breathing (p> 0.05). CONCLUSION: it was concluded that the breathing pattern was not a determining factor in the masticatory efficiency.
  • Características de mastigação e deglutição na doença de Alzheimer Artigos Originais

    Tavares, Thaíza Estrela; Carvalho, Cecília Maria Resende Gonçalves de

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: comparar as características de mastigação e deglutição em idosos com e sem Doença de Alzheimer (DA). MÉTODO: estudo comparativo desenvolvido com 86 idosos, na faixa etária entre 60 e 93 anos, de ambos os sexos, distribuídos nos grupos controle (sem DA, n=43) e experimental (com DA, n=43). A função cognitiva e o estadiamento da DA foram avaliados por meio da aplicação da CDR (Clinical Dementia Rating). Para a caracterização da mastigação e deglutição foi aplicado o protocolo de avaliação miofuncional orofacial. RESULTADOS: as características de mastigação e deglutição sofreram variações importantes quando comparados os dois grupos. Houve diferença significante para movimentos mandibulares, reflexo de deglutição, deglutições múltiplas, presença de resíduos e dificuldade para ingerir comprimidos. CONCLUSÕES: as características de mastigação e deglutição, de maneira geral, sofrem maior comprometimento nos idosos com DA, quando comparados a idosos saudáveis.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the characteristics of chewing and swallowing in elderly with and without AD. METHOD: a comparative study carried out with 86 elderly people, aged between 60 and 93 years, of both genders, distributed in control (without AD, n = 43) and experimental (AD, n = 43) groups. Cognitive function and staging of AD were evaluated by applying the CDR (Clinical Dementia Rating). For characterizing chewing and swallowing we applied the miofunctional assessment protocol. RESULTS: the characteristics of chewing and swallowing have varied considerably when comparing both groups. There was a significant difference as for mandible movements, swallowing reflex, swallowing multiple residues and difficulty to swallow tablets. CONCLUSIONS: the characteristics of chewing and swallowing, in general, suffer more in AD patients when compared to healthy elderly.
  • Protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês Artigos Originais

    Martinelli, Roberta Lopes de Castro; Marchesan, Irene Queiroz; Rodrigues, Antonio de Castro; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: apresentar uma proposta de protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês com escores. MÉTODO: inicialmente foi realizada uma revisão da literatura relacionada, consultando as bases de dados Web of Science, Pubmed, Embase, All Evidence-Based Medicine Reviews e Scielo, bem como livros textos das áreas de anatomia, odontopediatria e fonoaudiologia. Todos os aspectos julgados relevantes nos trabalhos encontrados foram incluídos na versão inicial, que foi submetida à avaliação de três fonoaudiólogas especialistas em motricidade orofacial, sendo obtida a versão consenso, que foi aplicada em 10 bebês nascidos a termo buscando verificar a exequibilidade do instrumento. RESULTADOS: com base na literatura consultada e no estudo piloto, foi elaborado o protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês. A primeira parte é composta por história clínica contendo questões gerais de identificação e questões específicas sobre antecedentes familiais e amamentação. A segunda parte é composta pelo exame clínico, constituído de avaliação anatomofuncional e avaliação das funções orofaciais. CONCLUSÕES: o protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês foi desenvolvido a partir de uma proposta teórica e depende de sua aplicabilidade para se configurar como um teste validado. Espera-se que o mesmo possa auxiliar os profissionais da saúde a avaliar e diagnosticar as variações anatômicas do frênulo e sua possível interferência na amamentação, norteando condutas eficazes e promovendo uma prática baseada em evidências. A segunda fase deste trabalho deve compreender a pesquisa experimental e a análise estatística dos dados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to present a protocol proposal to evaluate the lingual frenum in babies with scores. METHOD: initially was performed a review of the literature, referring to the databases Web of Science, Pubmed, Embase, All Evidence-Based Medicine Reviews and Scielo as well as textbooks in the areas of Anatomy, Pediatric Dentistry and Language and Hearing Sciences. All aspects considered relevant were included in the work found in the initial release, which was assessed on three Speech Language Pathologists specialist in Orofacial Myology, obtaining the consensus version, which was applied in 10 term infants to verify the applicability of the instrument. RESULTS: based on literature and the pilot study, the protocol was designed to evaluate the lingual frenum in infants. The first part consists of the clinical history containing general questions of identification and specific questions about family history and breastfeeding. The second part is composed by clinical examination, that consists of anatomofunctional evaluation and evaluation of orofacial functions. CONCLUSIONS: the evaluation protocol of the frenum of the tongue in infants has been developed from a theoretical proposal and depends on its applicability to be configured as validated test. It is hoped that it may help health professionals to assess and diagnose the anatomical variations of the frenum and its possible interference with breast feeding, guiding and promoting effective conduct an evidence-based practice.The second phase of this work will be the experimental research and statistical analysis.
  • Manifestações clínicas e fonoaudiológicas na Síndrome de Turner: estudo bibliográfico Artigos De Revisão

    Mandelli, Suhamy Aline; Abramides, Dagma Venturini Marques

    Resumo em Português:

    TEMA: síndrome genética e achados fonoaudiológicos. OBJETIVO: descrever as manifestações clínicas e fonoaudiológicas em indivíduos com a Síndrome de Turner CONCLUSÃO: foram levantados 23 artigos sobre a Síndrome de Turner dos quais 7 discorriam sobre a audição e suas alterações nesses indivíduos, 6 sobre linguagem receptiva e/ou expressiva e praxia, 5 sobre aspectos psicológicos e cognitivos além de 28 artigos referentes às manifestações clínicas em geral. Por meio do levantamento bibliográfico pode-se observar que as manifestações fonoaudiológicas na Síndrome de Turner são pouco estudadas e, dentro da fonoaudiologia as manifestações audiológicas como perda de audição e otites são as mais estudadas, ao contrário dos aspectos práxicos e de recepção/ expressão da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: genetic syndrome and Speech, Hearing and Language Pathology findings. PURPOSE: to describe the clinical and speech, hearing and language manifestations in subjects with Turner syndrome. CONCLUSION: twenty-three articles on Turner' syndrome were collected, of which 7 described hearing and its alterations in these subjects, 6 described the receptive and/or expressive language and praxis, 5 described the psychological and cognitive aspects, besides those, 28 articles referred to the clinical manifestations. Through the literature research it was observed that speech, hearing and language manifestations of Turner syndrome are little studied and, within Speech, Hearing and Language Pathology, hearing manifestations such as hearing loss and ear infections are the most studied, unlike the issues of praxis and language reception/expression.
  • Valores referenciais da eletromiografia de músculos envolvidos na deglutição: uma revisão sistemática Artigos De Revisão

    Belo, Luciana Rodrigues; Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Menezes, Danielle Carneiro de; Lins, Otávio Gomes

    Resumo em Português:

    TEMA: normalidade da eletromiografia de superfície de músculos envolvidos na deglutição. OBJETIVO: investigar se a literatura aponta valores referenciais de normalidade para a duração, amplitude e características dos eletromiogramas dos músculos envolvidos na deglutição (orbicular da boca, masseter, músculos da região supra-hióidea e músculos da região infra-hióidea cobertos pelo músculo platisma). CONCLUSÃO: a busca resultou em 33 referências, das quais somente cinco enquadraram-se nos critérios de inclusão. Apenas uma referência foi classificada com um bom nível de qualidade pela escala de Jadad com modificações. Os artigos selecionados podem não apontar valores referenciais confiáveis principalmente para a amplitude e morfologia da eletromiografia de superfície, pois utilizaram uma freqüência de amostragem inadequada para os registros eletromiográficos o que potencializa a obtenção de dados distorcidos da atividade muscular. Tendo em vista a variabilidade inter e entre os sujeitos, a literatura sugere a realização de técnicas de normalização do sinal eletromiográfico.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: normal surface electromyography (sEMG) of muscles involved in swallowing. PURPOSE: to investigate if the literature indicates normal parameters for duration, amplitude and characteristics of the electromyograms of the muscles involved in swallowing (orbicularis oris, masseter, muscles of the suprahyoid muscles and the infra-hyoid region covered by the platysma muscle). CONCLUSION: the search resulted in 33 references, of which only five were within the inclusion criteria. Only one reference was classified with good level of quality by the Jadad scale with modifications. The selected articles cannot point reliable reference values mainly for EMG amplitude and morphology, because they used a inappropriate sampling rate for the EMG recordings that maximizes the achievement of distorted data for the muscle activity. Literature suggests the normalization of techniques for the electromyographic signal due to the variability between and among subjects.
  • A comunicação não-verbal na área da saúde Artigos De Revisão

    Ramos, Ana Paula; Bortagarai, Francine Manara

    Resumo em Português:

    TEMA: a comunicação é a base fundamental das relações interpessoais, podendo ser verbal ou não verbal. A comunicação não-verbal completa, contradiz ou substitui a comunicação verbal. OBJETIVO: realizar uma revisão bibliográfica do uso e do conhecimento da comunicação não-verbal pelos profissionais da saúde. CONCLUSÃO: embora os artigos enfatizem a relevância do conhecimento da comunicação não-verbal para melhorar a percepção do paciente como sujeito e humanizar os atendimentos de saúde, diversos profissionais da saúde e estudantes dessa área demonstraram pouco conhecimento acadêmico e profissional sobre essa forma de comunicação.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: communication is the fundamental basis of interpersonal relationship and it can be verbal or non-verbal. Non-verbal communication completes, contradicts or substitutes verbal communication, improving the perception of the patient as a subject and humanizing health services. PURPOSE: to conduct a bibliographical review on the use and knowledge of non-verbal communication by health professionals. CONCLUSION: although the articles emphasize the relevance concerning the knowledge of non-verbal communication in order to improve the perception of the patient as a subject and humanizing health services, many health professionals and students from this area showed little academic and professional knowledge on this communication mean.
  • Achados otoneurológicos em um caso de miopatia inflamatória Relatos De Caso

    Zeigelboim, Bianca Simone; Klagenberg, Karlin Fabianne; Malucelli, Diego Augusto de Brito; Liberalesso, Paulo Breno Noronha; Paulin, Fabiane

    Resumo em Português:

    TEMA: a polimiosite é uma enfermidade sistêmica idiopática caracterizada por um processo inflamatório não supurativo que acomete a musculatura esquelética e manifesta-se clinicamente por fraqueza muscular proximal e simétrica. Possui incidência variável, cerca de um caso para cada 100 mil habitantes, havendo predominância no sexo feminino. PROCEDIMENTOS: avaliou-se no Setor de Otoneurologia de uma Instituição, um paciente com diagnóstico de polimiosite, com 60 anos, do sexo feminino, que referiu dificuldade para escutar no ouvido direito, zumbido, ansiedade, insônia, dificuldade nos movimentos do pescoço e dor irradiada para ombros e braços. Foram realizados os seguintes procedimentos: anamnese, inspeção otológica, avaliação audiológica e vestibular. RESULTADOS: a) na avaliação audiológica apresentou, perda auditiva neurossensorial de grau moderado na orelha direita e limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade na orelha esquerda; b) na imitanciometria apresentou, curva timpanométrica do tipo "A" e presença dos reflexos estapedianos bilateralmente; c) no exame vestibular observou-se, nistagmo semi-espontâneo do tipo múltiplo e ausência do efeito inibidor da fixação ocular. CONCLUSÃO: observou-se alteração nos exames realizados, principalmente, no exame labiríntico que demonstrou a importância de sua realização e a sensibilidade na captação de alteração que sugeriu envolvimento do sistema nervoso central contribuindo dessa forma, para uma intervenção e acompanhamento terapêutico mais rápido e eficaz.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: polymyositis is an idiopathic systematic disease characterized by a non-suppurative inflammatory process which attacks the skeletal musculature and manifests itself clinically by proximal and symmetrical muscular debility. It shows a variable incidence, approximately one in every hundred thousand inhabitants, predominately in females. PROCEDURES: a patient, 60 years, female and diagnosed with polymyositis was evaluated in the Otoneurology Sector of an Institution, referred having hearing difficulties in the right ear, tinnitus, anxiety, insomnia, difficulties in neck movement and shoulders and arms disseminated pain. The following procedures were carried out: anamnesis, otological inspection, audiological evaluation and vestibular exam. RESULTS: a) in the audiological evaluation there was sensorineural hearing loss from moderate degrees in the right ear and normal hearing thresholds in the left ear; b) in the imitanciometry there was a type "A" tympanometric curve and the presence of the stapedial reflexes, bilaterally; c) in the vestibular exam, semi-spontaneous multiple nystagmus and an absence of the inhibiting effect for ocular fixation were observed. CONCLUSION: alterations were observed in the accomplished exams, mainly in the vestibular exam, which demonstrated the importance for being carried out; and the sensitivity in the acquisition of the alteration which suggested an involvement of the central nervous system, contributing, thus, to a faster and more effective intervention and therapeutic accompaniment.
  • Intervenção fonoaudiológica em recém-nascido pré-termo: estimulação oromotora e sucção não-nutritiva Relatos De Caso

    Calado, Diane Fernanda Bernal; Souza, Rosana de

    Resumo em Português:

    TEMA: intervenção fonoaudiológica em recém-nascido pré-termo, com uso das técnicas de estimulação oromotora e sucção não-nutritiva. PROCEDIMENTOS: participaram da intervenção fonoaudiológica dois recém-nascidos gemelares com idade gestacional corrigida de 35 semanas e 2/7 dias. Foi realizada a avaliação fonoaudiológica para verificar a prontidão do prematuro para o início da alimentação por via oral e a eficiência da alimentação por via oral por meio das relações: volume aceito pelo volume total prescrito e volume aceito pelo tempo de aceitação da dieta. Posteriormente foi sorteada a técnica que cada recém-nascido receberia. RN1 recebeu a técnica de estimulação oromotora e o RN2 recebeu a técnica de sucção não-nutritiva. Em seguida, receberam 10 sessões de terapia fonoaudiológica e foram reavaliados. RESULTADOS: após as sessões de estimulação os recém-nascidos apresentaram melhora nos reflexos orais e no padrão de sucção não nutritiva e melhoraram no aproveitamento da dieta oral. CONCLUSÃO: ambos os recém-nascidos foram beneficiados com a intervenção fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Preterm Newborns speech therapy with the use of oromotor stimulation and non-nutritive sucking. PROCEDURES: two Twin Newborns took part in this speech therapy with corrected gestational age of 35 weeks and 2/7 days. The clinical speech assessment was performed in order to check the premature readiness for the beginning of oral feeding and the efficiency of oral feeding by some relations such as the accepted volume by the total prescribed volume and the accepted volume by the time of the diet acceptance. Later on we picked up the technique that each newborn would receive. The First newborn got the oromotor stimulation and the second newborn has got the non-nutritive sucking technique. They went 10 (ten) sessions each and have been revaluated. RESULTS: after the stimulation procedures both newborns showed improvement in their oral reflexes and pattern of non-nutritive sucking and also improved the use of oral diet. CONCLUSION: both Newborns were benefitted from the speech therapy.
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