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Revista CEFAC, Volume: 13, Número: 5, Publicado: 2011
  • Direitos mais humanos

    Cotes, Cláudia
  • Aeração nasal em crianças asmáticas Artigos Originais

    Cunha, Daniele Andrade da; Silva, Hilton Justino da; Moraes, Klyvia Juliana Rocha de; Cunha, Renata Andrade da; Régis, Renata Milena Freire Lima; Silva, Elthon Gomes Fernandes da; Nascimento, Gerlane Karla Bezerra Oliveira; Andrade, Gutemberg Moura de; Moraes, Silvia Regina Arruda de; Castro, Célia Maria Machado Barbosa de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: identificar a presença de sinais de alterações na expiração de crianças asmáticas. MÉTODO: este estudo foi realizado com 30 crianças com idades entre 6 e 10 anos de ambos os sexos com diagnóstico clínico de asma confirmado pelo prontuário médico e 30 crianças não asmáticas também de ambos os sexos na mesma faixa etária. Foi avaliada a aeração nasal com o espelho milimetrado de Altmann, sendo mensurado o escape de ar nasal objetivando a verificação da saída uni ou bilateral do ar e a relação de simetria entre a narina direita e a esquerda. As imagens foram importadas para o computador por meio do scanner HP da série Scanjet 2400. A análise foi realizada no software Scion Image for Windows (Alpha 4.0.3.2). Para análise das variáveis quantitativas entre grupos foi aplicado o teste t-student e para a análise intragrupos foi aplicado o teste t-Student pareado.Todas as conclusões foram tomadas ao nível de significância de 5%, sendo usados o Excel 2000 e o SPSS v8.0, para as análises. RESULTADOS: não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre as crianças asmáticas e não-ásmáticas, acerca das mensurações quanto à área total e quanto às áreas das narinas direita e esquerda. CONCLUSÃO: não foi identificada a presença de sinais de alterações na expiração de crianças asmáticas, desta forma, faz-se necessário um estudo mais específico das funções nasal e pulmonar.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to identify the symptoms of changes in the exhalation of asthmatic children. METHOD: this study was conducted with 30 children from 6 to 10 year-old, of both genders and with asthma clinical diagnosis confirmed by medical records and 30 non-asthmatic children from 6 to 10 year-old, of both genders, and with same age. We evaluated the nasal ventilation with Altmann millimeter nasal mirror measuring the nasal air escape in order to check their unilateral or bilateral air output and the relation of symmetry between the right and left nostril. The images were imported into the computer through HP scanner - Scanjet 2400 series. The analysis was performed by the Scion Image software for Windows (Alpha 4.0.3.2). All conclusions were based on a significance level of 5%, using Excel 2000 and SPSS v8.0 for the analysis. RESULTS: there were no significant differences between asthmatic and non-asthmatic children about the measurements of total area and the right and left nostril areas. CONCLUSION: there were no symptoms of changes in the exhalation of asthmatic children, being necessary a more specific study as for the nasal and pulmonary functions.
  • Paralisia cerebral: análise dos padrões da deglutição antes e após intervenção fonoaudiológica Artigos Originais

    Vianna, Cláudia Inês Oliveira; Suzuki, Heloisa Sawada

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar os padrões da deglutição antes e após intervenção fonoaudiológica em um grupo de crianças com Paralisia Cerebral que apresentam quadro de Disfagia. MÉTODO: estudo longitudinal, constituído por vinte crianças portadoras de Paralisia Cerebral, com idades entre um e oito anos, de ambos os sexos. Foi utilizada anamnese com os responsáveis e os pacientes foram submetidos à avaliação funcional da deglutição antes e após intervenção fonoaudiológica num período de três meses. RESULTADOS: percebeu-se discreta melhora no padrão de deglutição o que consequentemente trouxe um melhor padrão de alimentação aos pacientes avaliados e orientados. CONCLUSÃO: o presente estudo mostrou que a intervenção fonoaudiológica aos pacientes portadores de Paralisia Cerebral traz como resultado melhorias em seu padrão de alimentação, apesar do curto período de atendimento (três meses).

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze swallowing patterns before and after speech therapy intervention in a group of children with Cerebral Palsy who have dysphagia. METHOD: cross-sectional study, consisting of twenty children with Cerebral Palsy, aged between one and eight years, both genders. We used a clinical history with the family heads and the patients were subjected to functional swallowing assessment before and after speech intervention in a period of three months. RESULTS: slight improvement was noted in the swallowing pattern which consequently brought a better pattern of meals to the patients. CONCLUSION: this study found that the speech intervention in patients with Cerebral Palsy brings as a result an improvement in their usual diet, despite the short treatment period(three months).
  • Identificação da disfunção temporomandibular (DTM) em usuários de dispositivo de proteção auditiva individual (DPAI) Artigos Originais

    Aquino, Hilda Santos de Souza Mendes; Benevides, Silvia Damasceno; Silva, Tatiana de Paula Santana da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever e classificar a presença de disfunção temporomandibular em trabalhadores usuários de equipamentos de proteção auditiva individual. MÉTODO: tratou-se de um estudo transversal descritivo, com caráter observacional, desenvolvido em uma indústria de tintas. A população foi composta por 46 funcionários de ambos os sexos (com 94,44% do gênero masculino) com idade entre 20 a 50 anos (idade media de 36,24 anos), expostos a ruído intenso (90 dBNA) que faziam uso de equipamento de proteção individual auditiva tipo concha. Na coleta de dados foram realizados os seguintes procedimentos: triagem fonoaudiológica das funções orais, avaliação clínica otorrinolaringológica e diagnóstico de disfunção temporomandibular ao exame clínico. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. RESULTADOS: a queixa predominante foi dor na região que envolve a orelha e articulação temporomadibular. Observou-se que 87% apresentaram diagnóstico positivo de DTM, em que 83% tinham dor miofacial, 11% dor miofacial com limitação de abertura oral e 6% apresentaram diagnóstico de dor miofacial associada a deslocamento de disco com redução de abertura. CONCLUSÕES: a maioria dos trabalhadores apresentou disfunção de ordem muscular. Ressalta-se a importância de considerar a possibilidade da influência deste equipamento sobre o aparecimento ou intensificação do transtorno mencionado.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe and classify the presence of temporomandibular joint disorders in workers using individual hearing protection equipment. METHOD: this is a transversal descriptive study, with observational character, developed in a paint industry. The population was composed of 46 employees of both genders (94.44% of which were male) aged between 20 and 50 years (average 36.24-year old), exposed to hazardous noise (90 dBNA) that had been using personal protective equipment (ear muff). In collecting the data, the following procedures were made: speech pathology screening of the oral functions, otorhinolaryngological evaluation and diagnosis of temporomandibular joint dysfunction by using a clinical examination. Data were analyzed using descriptive statistics. RESULTS: the main complaint was pain around the ear and temporomandibular joint. It was observed that 87% showed a positive diagnosis of TMD while 83 % had myofacial pain, 11% myofacial pain with oral opening limitation and 6% showed myofacial pain diagnosis associated with disc displacement with reduction. CONCLUSIONS: the majority of the screened workers showed dysfunctions of muscular order. The possibility that the use of this equipment may influence the occurrence or intensification of the mentioned dysfunction must be emphasized.
  • Consciência fonológica e vocabulário expressivo em crianças com aquisição típica da linguagem e com desvio fonológico Artigos Originais

    Kaminski, Tassiana Isabel; Mota, Helena Bolli; Cielo, Carla Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar o desempenho em vocabulário expressivo e consciência fonológica entre crianças com desvio fonológico e com aquisição típica da linguagem e analisar a influência da idade neste desempenho. MÉTODO: os participantes foram divididos em grupos de controle (GC) e estudo (GE) e apresentavam idades entre cinco e sete anos. Foram aplicados os testes de vocabulário expressivo e consciência fonológica, e foi realizada análise estatística dos dados. RESULTADOS: as crianças do GE, de uma maneira geral, atingiram um desempenho inferior aos participantes do GC nas tarefas analisadas. As crianças do GE de cinco e do GE de sete anos apresentaram alguns resultados significativamente inferiores ao GC; porém não houve diferenças entre os grupos de seis anos. Ao comparar o desempenho das crianças com os valores de referência, as crianças de cinco anos, de ambos os grupos, apresentaram dificuldades nas mesmas tarefas, de vocabulário expressivo e consciência fonológica, com variações de complexidade. Os sujeitos de seis e sete anos mostraram dificuldades apenas em vocabulário expressivo. CONCLUSÃO: as crianças com desvio fonológico apresentaram um desempenho inferior em algumas habilidades de vocabulário e consciência fonológica quando comparadas às crianças com desenvolvimento típico. Pode-se concluir ainda que existe influência da idade no desempenho destas habilidades para ambos os grupos, pois, com o aumento da idade, os participantes apresentaram dificuldades apenas em vocabulário e não mais em consciência fonológica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the performance of children with phonological disorder and with typical language acquisition through tests of expressive vocabulary and phonological awareness, and to evaluate the age influence. METHOD: subjects divided into control group (CG) and study group (SG); aged between five and seven years old; tests of expressive vocabulary and phonological awareness were applied; the obtained data were statistically analyzed. RESULTS: comparing both groups, SG children aged five and seven years old showed some significantly lower results than the ones from CG; however, there was no difference between both groups for six years-old children in both skills of phonological awareness and vocabulary. Concerning the scores, lower than expected, the five years-old children presented difficulties in the same tasks of expressive vocabulary and phonological awareness, with complexity variations, except for the SG that showed a bigger difficulty to detect phoneme in word beginning. The six and seven years-old subjects had difficulties only with expressive vocabulary. CONCLUSION: children with phonological disorder showed lower performance in some skills of vocabulary and phonological awareness, when compared to children with typical development. It can also be concluded that age influences the performance in these skills for both groups.
  • Resultados preliminares do estudo da compreensão em sujeitos disatricos Artigos Originais

    Santos, Michele Devido dos; Mac-Kay, Ana Paula Machado Goyano

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: apresentar estudo sobre a compreensão de linguagem em sujeitos disártricos. MÉTODO: estudo retrospectivo, descritivo, de caráter qualitativo e quantitativo com 60 sujeitos com idade entre 40 a 70 anos. Foi realizado o cruzamento das tarefas de compreensão do protocolo Montreal Toulouse (versão alfa): compreensão de palavras orais (CPO) e escritas (CPE); frases simples orais (CFSO) e escritas(CFSE); frases complexas orais (CFCO) e escritas (CFCE). RESULTADOS: com respeito à comparação entre a compreensão oral e a escrita, quanto maior a CPO maior a CPE; quanto maior a CFSO, maior CFSE e vice-versa; relativamente à compreensão oral e escrita, quanto maior a CP, maior CF; quanto maior a CFS, maior CFC e vice-versa; em relação à comparação de idade, gênero, e CFCO e CFCE, não se observa relações significativas. CONCLUSÃO: nos pacientes deste estudo, verificou-se que a compreensão das estruturas mais simples favorece a compreensão das mais complexas; a dificuldade de compreensão de estruturas simples apresenta relação direta com a dificuldade de compreensão de estruturas complexas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to study language comprehension in dysarthric subjects. METHOD: a retrospective, descriptive and qualitative-quantitative study involving 60 subjects, age ranging from 40-70 years. Data crossing was carried out including sub-tests of comprehension related to: spoken words (SWC), written words (WWC), spoken simple phrases (SSPC), written simple phrases (WSPC), spoken complex phrases (SCPC) and written complex phrases (WCPC). RESULTS: the higher the SWC, the higher the WWC; the higher the SSPC, the higher the WSPC, and vice-versa; the higher the WC, the higher the PC; the higher the SPC, the higher the CPC, and vice-versa. No associations with age, gender, SCPC and WCPC were observed. CONCLUSION: both comprehension and difficulty in comprehension are associated with the degree of complexity of linguistic structure.
  • Caracterização do perfil comunicativo de crianças com distúrbios do espectro autístico com diferentes interlocutores Artigos Originais

    Armonia, Aline Citino; Misquiatti, Andréa Regina Nunes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar e comparar o perfil comunicativo de crianças com distúrbios do espectro autístico com dois diferentes interlocutores. MÉTODO: participaram da pesquisa nove sujeitos, sendo quatro crianças do gênero masculino, com faixa etária variando entre cinco anos e oito meses e onze anos, com distúrbios do espectro autístico e cinco terapeutas de linguagem. Foram realizadas análises do perfil comunicativo dessas crianças com os dois diferentes interlocutores (terapeuta de linguagem da própria criança e terapeuta desconhecida). Para análise dos dados foi empregado o Protocolo de Pragmática e tratamento estatístico dos resultados (p < 0,05; Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon). RESULTADOS: foram levantados o número de atos comunicativos, o meio pelo qual esses atos foram expressos (vocal, verbal e gestual) e as funções comunicativas. Em média, o número de atos comunicativos expressos pelos sujeitos tanto com os terapeutas das próprias crianças (5,10 atos/min) como com a terapeuta desconhecida (4,93 atos/min) não foi estatisticamente significante. Observou-se na situação de interação com o próprio terapeuta que a média do percentual da ocorrência do meio comunicativo verbal (31,50%) e a média de funções mais interativas (33,25%) são maiores do que com terapeuta desconhecida. CONCLUSÃO: os diferentes interlocutores, estudados nesta pesquisa, não tiveram uma influência no perfil comunicativo destas crianças. Deste modo, sugerem-se novos estudos, com inclusão de outros interlocutores, a fim de estabelecer quais variáveis interacionais interferem estatisticamente no perfil comunicativo de crianças do espectro autístico, com o intuito de contribuir para a elaboração de melhores propostas terapêuticas para esta população.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: characterize and compare the communicative profile of children with disturbances of autistic specter with two different speakers. METHOD: nine subjects took part in the research, among them four children of the masculine gender, between five years old and eight months and eleven years old, with disturbances of the autistic specter and five speech and language therapists. We carried out an analysis of the communicative profile respective to these children with two different speakers (proper child's speech and language and unknown therapist). For the analysis of the information we used the Protocol of Pragmatica and statistical treatment of the results (p < 0.05; Tests of Wilcoxon's Signalized Posts). RESULTS: we raised the number of the communicative acts, the mean through those acts was expressed (vocal, verbal and signal) and also the communicative functions. As a rule, the number of the communicative acts expressed by subjects as with proper child's therapists (5,10 acts/min) as with unknown therapist (4,93 acts/min) was not statistically significant. It was observed in the situation of interaction with proper therapist that the mean value for the percentage of occurrence of verbal communicative mean (31.50%) and the average of more interactive functions (33.25%) are larger than unknown therapist. CONCLUSION: the different speakers, studied in this research, do not have influence on the communicative profile of these children. From that, we suggest new studies, with inclusion of other speakers, in order to settle which interactive variables interfere statistically in the children's communicative profile of the autistic specter intention to contribute to the elaboration of better therapeutic offers for these people.
  • Types e tokens na aquisição típica de linguagem por sujeitos de 18 a 32 meses falantes do português brasileiro Artigos Originais

    Scherer, Sabrina; Souza, Ana Paula Ramos de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar comparativamente a mudança em types e tokens e na taxa de type/token em crianças, de ambos os sexos, entre 18 e 36 meses, falantes nativos do português brasileiro, quanto à classe gramatical e à medida total e segmentar. MÉTODO: foram gravadas e transcritas as falas de 60 crianças com desenvolvimento típico de linguagem em atividades lúdicas com as mães ou professora. A seguir, efetuaram-se os cálculos da taxa de type/token (TTR) e de types e tokens (ty/to), na forma total e segmentar, com sua distribuição em classes gramaticais. Os resultados foram analisados estatisticamente, por meio dos testes t-student e análise de variância (ANOVA). RESULTADOS: o número de types e tokens totais apresentou vantagens sobre o segmentar em termos de descrição de classes gramaticais e na diferenciação estatística das faixas etárias de 18, 24 e 32 meses. Evolutivamente substantivos surgem primeiro do que verbos, advérbios e adjetivos e demais classes gramaticais que se completam até 32 meses. CONCLUSÃO: não houve diferença estatística quanto ao gênero. A análise isolada dos types e tokens é mais efetiva do que a divisão dos mesmos (TTR), tendo validade estatística na diferenciação das faixas etárias de 18, 24 e 32 meses. O número de types e tokens segmentar é menos efetivo na descrição gramatical considerando faixa etária e gênero.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to comparatively analyze the change in types and tokens and the rate of type / token in children of both genders, aged between 18 and 36 months, native speakers of Brazilian Portuguese, as for grammatical category and total measure and segmental aspect. METHOD: the speech of sixty children with typical language acquisition was recorded while playing with their mothers or teachers. The type/token ratio (TTR) and the total and segmental types and tokens were calculated, as for their grammatical distribution. The results were submitted to statistical analyses by Student Test and Variance Analysis (ANOVA). RESULTS: the total number of types and the tokens is more effective to describe children grammatical evolution, among 18 and 32 months age, than the segmental one. Substantives emerge first than verbs, adverbs, adjectives and others grammatical categories. All of the grammatical categories are in production at the 32 months of age. CONCLUSION: no statistical differences were found among genders. The analysis of types and tokens is more effective than TTR and differentiated statically the ages: 18, 24 and 32 months. The segmental numbers of types and tokens is a less effective measure for the grammatical description in ages and genders.
  • Omissão de grafemas e características da sílaba na escrita infantil Artigos Originais

    Amaral, Aline Simão do; Freitas, Maria Cláudia Camargo de; Chacon, Lourenço; Rodrigues, Luciana Lessa

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: (1) verificar se as omissões ortográficas ocorriam preferencialmente na sílaba completa ou em partes da sílaba; (2) caracterizar a distribuição das omissões de acordo com a posição silábica do elemento omitido; (3) em ambas as possibilidades, verificar se as omissões ocorriam preferencialmente em posições acentuadas ou não-acentuadas de palavras. MÉTODOS: dados extraídos de textos produzidos por pré-escolares de 5-6 anos. RESULTADOS: quanto ao primeiro objetivo, omissões de partes de sílabas foram significativamente mais freqüentes (p < 0,0001). Quanto ao segundo objetivo, as omissões em coda silábica foram estatisticamente mais significativas (p < 0,0000). Com relação ao terceiro objetivo, as posições acentuadas se mostraram como relevantes apenas para as omissões de partes de sílaba (p < 0,0000). CONCLUSÃO: as omissões na escrita infantil têm caráter altamente complexo, fato que deve ser levado em consideração nos instrumentos de avaliação da escrita infantil.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: (1) verify if orthographic omissions occurred mainly in the whole syllable or in syllable parts; (2) characterize the distribution of these omissions according to syllabic parts of the omitted graphemes; (3) in both possibilities, verify if such omissions mainly occurred in stressed or unstressed word positions. METHODS: data collected from texts produced by 5 to 6-year-old Brazilian pre-school children. RESULTS: as for (1), omissions in syllable parts occurred significantly more often (p < 0,0001). In (2), omissions in syllabic coda were statistically more significant (p < 0.0000). While in (3), the stressed positions were relevant only to omissions concerning syllable parts (p < 0.0000). CONCLUSION: the omissions in children writing are highly complex. So that this complexity should be taken into account in writing evaluation procedures.
  • Eficácia do treinamento de habilidades fonológicas em crianças de risco para dislexia Artigos Originais

    Fadini, Cíntia Cristina; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: identificar os sinais da dislexia em escolares de 1ª série e verificar a eficácia do programa de treinamento fonológico em crianças de risco para a dislexia que freqüentam a 1ª série escolar e investigar dentre as crianças de risco que não apresentaram melhora após o treinamento se há presença do quadro de dislexia por meio de diagnóstico interdisciplinar. MÉTODO: participaram deste estudo 30 crianças de 1ª série de ensino público, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade. Neste estudo foi realizada a adaptação brasileira da pesquisa sobre treinamento de habilidades fonológicas composta de pré-testagem, intervenção e pós-testagem. Em situação de pré e pós-testagem, todas as crianças foram submetidas à aplicação do teste para a identificação precoce dos problemas de leitura e aquelas que apresentaram desempenho inferior a 51% das provas do teste foram divididas em Grupo I (GI): composto por 13 crianças submetidas ao programa de treinamento; e em Grupo II (GII): composto por 17 crianças não submetidas ao programa de treinamento. RESULTADOS: os resultados deste estudo revelaram diferenças estatisticamente significantes, evidenciando que das 13 crianças submetidas ao programa, 11 apresentaram melhor desempenho em situação de pós-testagem em relação à pré-testagem. Apenas 2 crianças não responderam à intervenção proposta, sendo submetidas à avaliação interdisciplinar. CONCLUSÃO: a realização do programa de treinamento das habilidades fonológicas foi eficaz para as crianças de risco para dislexia, comprovados pela melhora das habilidades fonológicas e de leitura em situação de pós-testagem em relação à pré-testagem.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to identify the symptoms of dyslexia in 1st grade students and verify the effectiveness of the phonological training program in children under risk of dyslexia and verify children under risk who have not improved after training for the presence of dyslexia through interdisciplinary diagnosis. METHOD: the participants of this study were 30 children from the 1st grade in public schools, of both genders, from 6 to 7 years and 11 months old. In this study we adapted the research about training phonological skills. The phonological training program was adapted in three stages: pre-testing, training and post-testing. All children were submitted to the test for early identification of reading problems; only 13 children showed difficulty in performing more than 51% of the test and were submitted to the training program. The children were divided as follows: Group I (GI) with 13 children who were submitted to the program; and group II (GI) with 17 children who were not submitted to the program. RESULTS: there were statistically significant differences, suggesting that 11 children submitted to the program showed better performance at a post-test when compared to pre-testing, only 2 children did not respond to the proposed intervention, being submitted to an interdisciplinary evaluation. CONCLUSIONS: the accomplishment of the phonological skills training program was effective for the children under risk of dyslexia, proven for the improvement of the phonological and reading skills in a situation of post-testing in relation to pre-testing.
  • Contraste fônico encoberto entre /t/ e /k/: um estudo de caso de normalidade e de transtorno fonológico Artigos Originais

    Berti, Larissa Cristina; Marino, Viviane Cristina de Castro

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar, com auxílio de análise acústica, o estabelecimento do contraste fonológico de produções de um sujeito com transtorno fonológico que apresenta neutralização (pela análise de oitiva) do contraste entre as oclusivas alveolar e velar. MÉTODOS: foram analisadas as produções das oclusivas /t/ e /k/ combinadas com as vogais /a/ e /u/ na posição acentuada em dois sujeitos - com e sem transtorno fonológico - ambos do sexo masculino, com faixa etária entre 5 e 6 anos. Os parâmetros fonético-acústicos analisados incluíram a inspeção acústica da forma de onda, os parâmetros relativos às características espectrais do burst; os parâmetros acústicos relativos às características acústicas das vogais adjacentes às oclusivas e os parâmetros acústicos relativos ao padrão temporal. RESULTADOS: nas produções da criança com transtorno fonológico observou-se a presença de contrastes encobertos entre as oclusivas investigadas, marcadas tanto pelo uso inadequado quanto pelo correto das pistas fonéticas, mas com valores insuficientes. Nas produções da criança sem transtorno fonológico observou-se o uso de pelo menos uma pista fonética relativa às principais características de um segmento oclusivo que, com magnitude suficiente, propicia o resgate do contraste entre /t/ e /k/ pelos ouvintes. Nas produções de ambos os sujeitos as pistas fonéticas foram dependentes do contexto vocálico. CONCLUSÃO: um determinado contraste fônico pode ser entendido como uma constelação de pistas fonéticas que variam em sua interdependência e significância perceptual.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate, using an acoustic analysis, the establishment of phonological contrast between alveolar and velar stop sounds in a child with phonological disorders that neutralizes this contrast. METHODS: productions of stop /t/ and /k/ sounds combined with the vowels /a/ and /u/ in the stressed position were investigated in two male children between 5 and 6-year old, one with phonological disorders and the other with no disorder. The analyzed acoustic parameters included acoustic waveform inspection, acoustic parameters related to spectral burst characteristics, acoustic parameters related to the characteristics of vowels adjacent to occlusive sounds and acoustic parameters related to temporal patterns of the productions. RESULTS: findings from this study indicated presence of covert contrast in the two stop sounds produced by the child with phonological disorders, marked by both inadequate phonetic cues and adequate phonetic cues, but with insufficient values. Productions of the child without phonological contrast evidenced the use of at least one phonetic cue related to the primary acoustic characteristics of stop segments, which allows for auditory perception of the contrast between /t/ and /k/ sounds. The productions of both children - with and without phonological disorders - were vocalic context dependent. CONCLUSION: a determined phonetic contrast can be understood as a constellation of phonetic cues that vary in terms of their interdependency and/or perceptual significance.
  • Coordenação motora fina de escolares com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade Artigos Originais

    Okuda, Paola Matiko Martins; Lourencetti, Maria Dalva; Santos, Lara Cristina Antunes dos; Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: descrever e comparar o desempenho da coordenação motora fina em escolares com dislexia e com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade utilizando parâmetros de desempenho motor e idade cronológica da Escala de Desenvolvimento Motor. MÉTODO: participaram 22 escolaresdo ensino fundamental, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 11 anos de idade distribuídos em: GI: 11 escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e GII: 11 com dislexia. Como procedimento, provas de motricidade fina da Escala de Desenvolvimento Motor foram aplicadas. RESULTADOS: os resultados revelaram diferença estatisticamente significante entre a idade motora fina e a idade cronológica de GI e GII. Conforme a classificação da Escala do Desenvolvimento Motor, 90% dos escolares de GI e GII apresentaram desenvolvimento motor fino muito inferior ao esperado para a idade e 10% dos escolares com dislexia apresentam desenvolvimento normal baixo ao esperado para a idade e 10% dos escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade apresentaram desenvolvimento inferior ao esperado para a idade. CONCLUSÃO: concluímos que tanto os escolares com dislexia como os com TDAH deste estudo apresentam atrasos na coordenação motora fina, demonstrando que os participantes desta pesquisa apresentam dificuldades em atividades que exijam destreza, quadro característico do transtorno do desenvolvimento da coordenação. Estudos complementares estão sendo conduzidos pelos autores deste estudo para poder verificar e comprovar se o perfil motor fino dos escolares encontrados neste estudo se assemelham ou se diferem de acordo com o quadro apresentado pelos mesmos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe and compare the fine motor coordination performance of students with dyslexia and with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder. METHOD: the study included 22 elementary school students of both genders, aged from 6 to 11-year old, divided into: GI: 11 students with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder and GII: 11 students with dyslexia. For the procedure, tests of fine motor skills from the Motor Development Scale were applied. RESULTS: the results showed a statistically significant difference between the fine motor age and chronological age of the students at GI and GII. According to the classification of the Motor Development Scale, 90% of students from GI and GII demonstrated fine motor development much lower than expected for their age, 10% of the students with dyslexia demonstrated low normal development as for the expected value according to age and 10% of students with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder demonstrated inferior development than what is expect for their age. CONCLUSION: we concluded that both students with dyslexia and with ADHD in this study show a delay in fine motor coordination, demonstrating that the participants of this research have difficulties in tasks that require dexterity, characteristic condition of the coordination development disorder. Additional studies are being conducted by the authors of this study in order to ascertain and to check if the fine motor profiles of students in this study is similar or differ according to their condition.
  • Efeito imediato de técnicas vocais em mulheres sem queixa vocal Artigos Originais

    Pereira, Eliane Cristina; Silvério, Kelly Cristina Alves; Marques, Jair Mendes; Camargo, Paulo Antonio Monteiro

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar o efeito imediato das técnicas vocais vibração, som nasal e sobrearticulação na voz e na laringe de mulheres sem queixas vocais. MÉTODO: participaram da pesquisa 32 sujeitos do sexo feminino, com idades entre 20 e 45 anos, sem queixas vocais, com qualidade vocal avaliada entre normal e alteração de grau leve Os sujeitos foram submetidos à análise perceptivo-auditiva pela escala visual analógica da vogal /ε/ e fala espontânea, análise acústica e laringoestroboscopia antes e após a realização das técnicas. RESULTADOS: a análise perceptivo-auditiva revelou melhora significante dos parâmetros impressão global da voz, rouquidão e estabilidade na vogal /ε/ e articulação na fala espontânea. A análise acústica evidenciou melhora significante do jitter e shimmer. A laringoestroboscopia evidenciou significante melhora no fechamento glótico e melhora na movimentação muco-ondulatória das pregas vocais. CONCLUSÃO: as técnicas vocais estudadas são capazes de proporcionar melhora imediata significante da qualidade vocal e da configuração laríngea.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the immediate effect of vocal techniques: vibration, nasal sound and overarticulation. METHOD: 32 female subjects with normal to mild dysphonia took part in the study, with ages from 20 to 45 years. Subjects were submitted to perceptual analysis and laryngostroboscopic exams before and after the use of vocal techniques. RESULTS: subjects' vocal classification in perceptual analysis after accomplishing the vocal techniques showed significant improvement on parameters voice global impression, hoarseness and stability; and, in spontaneous speech, one showed a significant improvement on the parameter articulation. The acoustic analysis evidenced significant improvement of the jitter and shimmer. Laryngostroboscopic examination evidenced a significant increase in the glottic closing and an increase in the mucondulatory movement of the vocal folds. The results found in perceptual evaluation are compatible with some studies in the literature on the effect concerning the application of vocal techniques. However, laryngological findings identified significant improvements that are rarely described in the literature. CONCLUSION: the studied vocal techniques are capable to provide significant immediate improvement of vocal quality and laryngeal configuration.
  • Medidas da dinâmica respiratória em idosos participantes de grupos de terceira idade Artigos Originais

    Fabron, Eliana Maria Gradim; Sebastião, Luciana Tavares; Oliveira, Gleiciane Aparecida Gonçalves de; Motonaga, Suely Mayumi

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar medidas da dinâmica respiratória em participantes de grupos de terceira idade. MÉTODO: participaram 41 pessoas, 32 do sexo feminino e nove do masculino, idade média de 69,90 anos. A avaliação foi realizada por meio das medidas de tempos máximos de fonação (TMF) das vogais /a/, /i/, /u/, das consoantes /s/ e /z/ e contagem de números; relação s/z; medida de capacidade vital (CV) e cocientes fônicos simples (CFS) e composto (CFC). RESULTADOS: os valores médios dos indivíduos do sexo masculino para os TMF das vogais, consoantes e contagem de números foram respectivamente, 18,11s; 19,22s; 19,11s; 15,22s e 15,61s e 18,77s, sendo 0,98 o valor da relação s/z. No sexo feminino, as médias das mesmas medidas de TMF foram respectivamente 13,94s; 14,19s; 13,98s; 10,11s e 11,63s; 13,90s, sendo 0,92 a relação s/z. A média de TMF das vogais foi significativamente maior que a média das consoantes no grupo feminino. O valor médio da CV sem oclusão nasal no sexo feminino foi de 2.247ml e no masculino de 3.211 ml. Foi verificada relação significante entre a medida de CV e a variável idade, no grupo feminino. Os valores médios do CFS nos grupos de homens e mulheres foram respectivamente 182,11 ml/s e 176,58 ml/s e do CFC, 184,35 ml/s e 186,93 ml/s. CONCLUSÃO: as medidas da dinâmica respiratória dos participantes estiveram próximas aos valores de referência para adultos na literatura, bem como próximos aos de estudos de idosos, havendo diferenças para mais ou para menos nas diferentes medidas estudadas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the measures of respiratory dynamics in elderly citizens taking part in elderly groups. METHOD: we studied 41 participants, 32 female and nine male, mean age of 69.90 years. The evaluation included measures of the maximum phonation time (MPT) of vowels /a/, /i/, /u/, consonants /s/ and /z/, and counting numbers; s/z ratio; value of Vital Capacity (VC), Simple Phonic Quotient (SPQ) and Composed Phonic Quotient (CPQ). RESULTS: the mean values of MPT, for males, of vowels, consonants and counting numbers were respectively 18.11s; 19.22s; 19.11s; 15.22s and 15.61s and 18.77s, and the s/z ratio was 0.98. For females, the means for the same measures of TMF were respectively 13.94s; 14.19s; 13.98s; 10.11s and 11.63s; 13.90 s and 0.92 to the s/z ratio. The mean time of vowels emission was significantly higher than the mean value for the consonants in the female group. The mean value of VC without nasal occlusion was 2.247ml for females and 3.211ml for males. Significant relation between the VC and age was observed in the female group. The mean values of SPQ found for the male and female groups were, respectively, 182.11 ml/s e 176.58 ml/s. The mean values of CPQ were 184.35 ml/s for the males and 186.93 ml/s for the females. CONCLUSION: measures of respiratory dynamics concerning the participants were close to the reference values in literature for adults as well as close to those of older studies, and differences were a little more or less than the different studied measures.
  • Aplicação dos testes de padrão temporal em crianças com gagueira desenvolvimental persistente Artigos Originais

    Silva, Rosimeire da; Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de; Cardoso, Ana Cláudia Vieira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar e comparar o desempenho das crianças com diagnóstico de gagueira nos testes de padrão temporal, com crianças sem queixas e/ou sinais de transtornos psiquiátricos ou neurológicos, dificuldades de fala, audição, linguagem e/ou aprendizagem. MÉTODO: participaram 30 crianças entre 9 e 12 anos de idade, de ambos os gêneros, divididas em dois grupos: GI - 15 crianças com gagueira desenvolvimental persistente; GII - 15 crianças sem queixas e/ou sinais de transtornos psiquiátricos ou neurológicos, dificuldades de fala, audição, linguagem e/ou aprendizagem. Para avaliação do processamento auditivo temporal, foi aplicado os Testes Tonais de Padrão de Frequência (PPS-Pitch Pattern Sequence Test) e Testes Tonais de Padrão de Duração (DPS - Duration Pattern Sequence Test). RESULTADOS: o grupo II apresentou desempenho superior no teste de padrão de frequência e de padrão de duração quando comparado ao grupo I. Os resultados indicaram que houve diferença estatisticamente significante entre os grupos estudados. CONCLUSÃO: os participantes do grupo I apresentaram desempenho alterado nos testes de padrão temporal, o que indica que existe relação entre a gagueira e o transtorno do processamento auditivo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize and compare the performance of children with diagnosis of stuttering under temporal pattern tests with the performance of children without complaints. METHOD: we evaluated 30 children between 9 and 12-year old, both genders, divided in two groups: GI - 15 children with persistent development stuttering; GII - 15 children without complaints and/or signals of psychiatric or neurological upheavals, speech, hearing, language and/or learning difficulties. To evaluate the auditory processing we applied Pitch Pattern Sequence Test (PPS) and Duration Pattern Sequence Test (DPS). RESULTS: group II showed a better performance on PPS and DPS tests when compared with group I. The results indicated that there was a significant statistical difference between the two groups. CONCLUSION: the subject on group I showed a bad performance on the tests applied, indicating that there is a relation between stuttering and auditory processing disorder.
  • Triagem auditiva neonatal: das alterações auditivas à análise molecular Artigos Originais

    Mello, Jaqueline Medeiros de; Moraes, Ana Maria Silveira Machado de; Mendonça, Jeferson Cedaro de; Silva, Daniela Álvares da; Hegeto, Laise Adriane; Della-Rosa, Valter Augusto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a prevalência da deficiência auditiva em um programa de triagem auditiva neonatal e investigar mutações do gene GJB2 naqueles com suspeita de deficiência auditiva. MÉTODO: foi realizado estudo longitudinal com 908 RN a termo, pós-termo e pré-termo que foram submetidos à realização da triagem auditiva por meio do teste de Emissão Otoacústica Evocada por Estímulo Transiente (EOA-T) e reflexo cócleo-palpebral (RCP). Para os recém-nascidos, em que houve falha na triagem auditiva em uma ou ambas as orelhas, eram encaminhados para uma segunda avaliação. No reteste, quando o teste de EOA-T resultasse em não passa em uma ou ambas as orelhas, a criança era encaminhada para avaliação e conduta otorrinolaringológica. Após realização do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) a equipe de avaliadores decidia se deveria encaminhar a criança para investigação da mutação. Quando havia suspeita de deficiência auditiva era colhido 3 mL de sangue venoso periférico para a pesquisa de mutação do gene da conexina 26. RESULTADOS: foi constatado a presença de deficiência auditiva condutiva em 2 recém-nascidos (0,22%) e neurossensorial em 1 (0,11%). Na criança com deficiência auditiva neurossensorial foi detectada a presença da mutação 35delG. CONCLUSÃO: a avaliação audiológica em conjunto com exames moleculares das principais mutações do gene GJB2 em recém-nascidos com suspeita da deficiência auditiva contribuiu para a rapidez do diagnóstico audiológico, visando uma intervenção precoce, aconselhamento genético e prognóstico educacional da criança.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to assess the prevalence of hearing loss in a newborn hearing screening program and investigate mutations in the GJB2 gene in those with suspected hearing loss. METHOD: we performed longitudinal study of 908 term infants, post-term and preterm infants who underwent hearing screening by the test Emission Transient Evoked Otoacoustic (EOA-T) and cochlear palpebral reflex. For newborns, those who failed the hearing screening in one or both ears, were referred to a second evaluation. In the retest, while the EOA-T test result in not passing on one or both ears, the child was referred for evaluation and otorhinolaringology management. After completing the Auditory Evoked Potential test, the team of evaluators decided whether it should refer the child to investigate the mutation. When there was suspicion of hearing impairment we collected 3 mL of peripheral venous blood for the detection of mutation in the connexin 26 gene. RESULTS: we observed the presence of conductive hearing loss in 2 neonates (0.22%) and sensorineural in 1 (0.11%). In children with sensorineural hearing loss we detected the presence of 35delG mutation. CONCLUSION: the audiological assessment in conjunction with molecular tests of the main GJB2 gene mutations in newborns with suspected hearing loss contributed to the rapid audiological diagnostic, seeking early intervention, educational and genetic counseling and prognosis of the child.
  • Instrumentos de avaliação breve da comunicação: ferramentas existentes e sua aplicabilidade clínica Artigos De Revisão

    Casarin, Fabíola Schwengber; Pagliarin, Karina Carlesso; Koehler, Cristine; Oliveira, Camila Rosa de; Fonseca, Rochele Paz

    Resumo em Português:

    TEMA: a avaliação breve da comunicação é um recurso útil aos profissionais da saúde, pois fornece informações que subsidiam tanto o diagnóstico funcional, quanto o planejamento e a execução de avaliações expandidas e de medidas de reabilitação a serem realizados em cada caso. OBJETIVO: apresentar uma revisão sistemática acerca do uso de instrumentos padronizados de avaliação breve da comunicação e caracterizar as populações alvo descritas. CONCLUSÃO: encontraram-se 18 artigos, com 10 instrumentos breves, sendo a população mais examinada a de pacientes pós-acidente vascular cerebral. Os componentes lingüísticos prevalentes nas avaliações foram expressão, compreensão, leitura e escrita.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the brief assessment of communication is a useful resource to health professionals. It provides information on the functional diagnosis, planning and execution of expanded evaluations and rehabilitation programs to be undertaken in each case. PURPOSE: to submit a systematic review on the use of standardized instruments regarding brief assessment of communication, and characterize the target population. CONCLUSION: based on the conducted research, 18 manuscripts with 10 brief instruments were found. The most examined population was post-stroke patients. Expression, comprehension, reading and writing were the most prevalent linguistic components in the evaluations.
  • Aspectos temporais auditivos: produção de conhecimento em quatro periódicos nacionais Artigos De Revisão

    Terto, Sulamita da Silva Marcelino; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    TEMA: o presente artigo foi produzido com base na revisão de artigos publicados desde o ano 2005 em quatro periódicos nacionais importantes na área da Fonoaudiologia (Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, Revista CEFAC e Revista Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia) a respeito dos aspectos temporais auditivos. Este estudo aponta para três temas abordados: Aspectos temporais, Ordenação temporal e Resolução temporal. OBJETIVO: delinear o perfil da produção de conhecimento na área de aspectos temporais auditivos tendo como referência quatro periódicos nacionais. CONCLUSÃO: o levantamento realizado nesta pesquisa permitiu verificar que existe um número reduzido de estudos nacionais relacionados ao tema sobre aspectos temporais auditivos. Considerando-se somente os quatro periódicos nacionais, menos de 9% das produções científicas abordaram essa temática.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: this article was produced based on a review of articles published since 2005 in four major national journals in the fields of Speech (Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, Revista CEFAC and Revista Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia) on the temporal aspects of hearing. This study points out to three addressed issues: temporal aspects, temporal ordering and temporal resolution. PURPOSE: to delineate the profile of knowledge production in the area of auditory temporal aspects with reference to four national journals. CONCLUSION: the survey conducted in this research showed that there is a small number of national studies related to the issue concerning the temporal aspects of hearing. Considering only the four national journals, less than 9% of the scientific production addressed this issue.
  • Saúde e comunidades quilombolas: uma revisão da literatura Artigos De Revisão

    Freitas, Daniel Antunes; Caballero, Antonio Diaz; Marques, Amaro Sérgio; Hernández, Clara Inés Vergara; Antunes, Stéffany Lara Nunes Oliveira

    Resumo em Português:

    TEMA: os quilombos fazem parte de uma época triste da história do Brasil. A escravidão deixou profundas marcas no país; feridas que ainda insistem em não cicatrizar. Neste enredo de exclusão, desigualdades e racismo institucionalizado, emergem as comunidades de remanescentes quilombolas, lutando por acesso e políticas inclusivas para suas populações. O acesso em saúde no Brasil é, ainda, uma questão muito polêmica desde a criação do Sistema Único de Saúde. As populações quilombolas reivindicam direito à saúde plena e integral. OBJETIVO: apresentar aos profissionais de saúde uma reflexão sobre as questões pertinentes às populações quilombolas e suas dificuldades na defesa de seus direitos de acesso à atenção em saúde. CONCLUSÃO: são evidentes na trajetória do SUS no Brasil as grandes falhas na inclusão de pessoas historicamente marginalizadas, alijando-as do processo de crescimento humano e social. As políticas públicas em saúde devem buscar a equidade por meio da atenção inclusiva a grupos especiais, de maneira especial à comunidades quilombolas brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Quilombos are part of a sad time in the history of Brazil. Slavery has left deep marks in the country; wounds that still insist on not healing. In this story of exclusion, inequality and institutionalized racism, emerging communities of afro-descendents, fighting for access and inclusion policies for their populations. Access to health care in Brazil is still a very controversial issue since the creation of the Unified Health System (SUS). The quilombolas claim full right and access to complete health care. PURPOSE: to introduce health professionals to reflect on issues relevant to the said populations and their difficulties in defending their rights of access to health care. CONCLUSION: it is evident in the trajectory of SUS in Brazil that there are major flaws in the inclusion of historically marginalized people, jettisoning them in the process of human and social growth. The public health policies should seek equity through comprehensive care for special groups, especially the poor maroon communities in Brazil.
  • Três análises de linguagem no autismo Relatos De Casos

    Moro, Michele Paula; Souza, Ana Paula Ramos de

    Resumo em Português:

    TEMA: Linguagem no Autismo. OBJETIVOS: analisar, comparativamente, dados de linguagem obtidos por meio de dois protocolos, um da interação mãe-criança e outro de atos comunicativos da criança entre si e com a análise dialógica da díade mãe-filho. Outro objetivo foi discutir as implicações de tais análises para o planejamento terapêutico. MÉTODO: a amostra constou de três sujeitos na faixa etária de 2 anos e 1 mês a 4 anos e 6 meses, com diagnóstico de distúrbio de linguagem secundário ao espectro autístico. A coleta foi realizada por meio da filmagem de sessões de interação lúdica, de 30 minutos, dos sujeitos com suas mães. Os procedimentos de análise foram: a transcrição das filmagens, conferência das mesmas, aplicação de dois protocolos, um de análise da interação mãe-filho e outro de comportamentos comunicativos da criança, e uma análise qualitativa da atividade dialógica da díade. RESULTADOS: Os resultados do protocolo de interação mãe-filho demonstraram freqüência similar de categorias dos comportamentos das três mães, com elevado número de perguntas e de diretividade intrusiva. No mesmo protocolo, as crianças demonstraram brincar exploratório e funcional, estereotipias verbais e não verbais, fato também observado no protocolo de pragmática. O protocolo de interação permite observar melhor que os comportamentos infantis e maternos possuem relações, mas apenas a análise qualitativa possibilita identificar a natureza dialética de tais relações. CONCLUSÃO: O protocolo que analisa a interação provê informações fundamentais ao planejamento terapêutico, adicionais ao protocolo de foco exclusivo no conhecimento pragmático do sujeito. Aquele protocolo, em conjunto com a análise qualitativa, permite uma seleção mais qualificada das estratégias de intervenção em cada caso.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Language in autism. PURPOSE: the data obtained through two protocols and also from the dialogical analysis of the pair mother-son were analyzed comparatively and the therapeutic implications of these analysis were discussed. METHODS: The sample was made of three children between 2 years and 1 month and 4 years and 6 months with diagnosis within the autistic spectrum. The collect was carried out through video recording of mother-child play interaction sessions during 30 minutes. Data analysis procedures were: video transcription and checking, application of two protocols, one concerning mother-son interaction analysis and another one child communicative behaviors, and a qualitative analysis of the linguistic function with the pair. RESULTS: The mother-child interaction protocol showed similar category frequencies between the three mothers, and elevated frequency of questions and intrusive directivity. In the same protocol, children demonstrated exploratory and functional play, verbal and non-verbal stereotypes, which were also observed in the child communicative behaviors protocol. The mother-child interaction protocol allows to better show the mother-child behavior linkage than the communicative one, but only qualitative analysis exposed the nature of this linkage. CONCLUSION: The interactional protocol showed better information for therapeutic plan than the child communicative behaviors did. That protocol, with qualitative analysis, permitted more qualified election of therapeutic strategies.
  • O fonoaudiólogo e a escola - reflexões acerca da inclusão escolar: estudo de caso

    Gertel, Marta Cecília Rabinovitsch; Maia, Suzana Magalhães

    Resumo em Português:

    TEMA: refletir acerca do papel do fonoaudiólogo na condução das estratégias terapêuticas para a inclusão escolar durante o atendimento de uma criança com Transtorno Global do Desenvolvimento. PROCEDIMENTOS: pesquisa de natureza clínico-qualitativa desenvolvida por meio de estudo de caso. O material utilizado foi elaborado a partir de registros em forma de relatórios e abrangem os atendimentos à escola, de julho/2002 a novembro/2004. Os recortes no material obtido retratam o percurso seguido ao longo do eixo da história do paciente enfatizando os momentos significativos que geraram desenvolvimento do processo terapêutico fonoaudiológico no que se refere à comunicação oral, integração social no ambiente escolar. RESULTADOS: o paciente envolvido neste estudo frequenta classe de ensino regular e, a partir dos atendimentos fonoaudiológicos, apresentou desenvolvimento significativo em seu comportamento social no ambiente escolar, além de efetivo avanço em sua comunicação oral. CONCLUSÃO: considera-se significativo o papel do fonoaudiólogo no atendimento à Escola de modo que terapeuta e educador propiciem o respeito à singularidade de cada criança. Prover condições e estratégias para que a Escola se transforme em um ambiente favorável para o desenvolvimento da criança com necessidades especiais favorece mudanças na constituição de suas relações interpessoais e abre caminho para que se consolide sua inclusão na comunidade.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: to reflect and discuss about the role of a speech therapist in therapeutical strategies for a child with Pervasive Development Disorder in the inclusive educational system. PROCEDURES: this is a case report research of a child with Pervasive Development Disorder. The clips of the clinical material includes written reports, obtained in appointments with the school, showing the course followed during the patient's history, giving emphasis to the significant moments that generated the development of the therapeutical process related to oral communication and interaction with his group-class [teachers and students]. RESULTS: the patient involved in this study attends a regular school class and due to the therapeutical interventions showed a significant development in relation to his group-class [teachers and students] and social behavior, besides the effective improvements in his oral communication. CONCLUSIONS: in our understanding the role of the speech therapist is significant in leading with the school in order to provide a favorable physical and emotional environment that should respect the singularity and the development of each child. Therapeutical targets can be focused on the purpose that School need changes in order to promote a favorable environment for children with special needs. These situations make the difference as for to consolidate the social and community inclusion.
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