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Revista CEFAC, Volume: 13, Número: 2, Publicado: 2011
  • Editorial

    Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves
  • A consciência fonoarticulatória em crianças com desvio fonológico Artigos Originais

    Vidor-Souza, Débora; Mota, Helena Bolli; Santos, Rosangela Marostega

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar as habilidades em consciência fonoarticulatória de crianças com desvio fonológico, comparando-as com as habilidades em consciência fonoarticulatória de crianças com desenvolvimento fonológico normal. MÉTODOS: participaram do estudo 60 crianças, sendo 30 do grupo controle, com desenvolvimento fonológico normal e 30 do grupo estudo, com desvio fonológico. Todos os participantes foram submetidos à avaliação da consciência fonoarticulatória e os desempenhos dos dois grupos foram comparados. RESULTADOS: pode-se verificar diferença estatisticamente significante entre o grupo controle e o grupo estudo nas tarefas de consciência fonoarticulatória, com maiores escores para o grupo controle. CONCLUSÕES: crianças com desvio fonológico apresentam maior dificuldade em habilidades de consciência fonoarticulatória se comparadas a crianças com desenvolvimento fonológico normal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the articulatory awareness skills of children with speech disorders, comparing them to children with normal phonological development. METHODS: the study involved sixty children, thirty from the control group with normal phonological development and thirty from the study group with speech disorders. All subjects underwent assessment of articulatory awareness and we compared the performance of both groups. RESULTS: data show a statistically significant difference between control and study group in the tasks concerning articulatory awareness, with higher scores for the control group. CONCLUSION: children with speech disorders have more difficulty in articulatory awareness skills when comparing their performance to that of children with normal phonological development.
  • Fatores de risco na gagueira desenvolvimental familial e isolada Artigos Originais

    Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de; Souza, Heloisa Aparecida de; Santos, Ana Claudia dos; Cunha, Denise; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar e comparar os achados dos fatores de risco para a cronicidade da gagueira em crianças com gagueira desenvolvimental familial e isolada. MÉTODOS: participaram 60 crianças de ambos os gêneros, divididas em dois grupos: GI - 30 crianças com gagueira desenvolvimental familial; GII - 30 crianças com gagueira desenvolvimental isolada. A coleta de dados foi realizada por meio do Protocolo de Risco para a Gagueira do Desenvolvimento - PRGD (Andrade, 2006), que considera os seguintes fatores de risco: idade, gênero, tipo de surgimento e tempo de duração das disfluências, tipologia das disfluências, fatores comunicativos e qualitativos associados, histórico mórbido pré, peri e pós natal, fatores estressantes que ocorreram próximo ao surgimento do distúrbio, histórico familial, reação pessoal, familiar e social e atitudes familiares. RESULTADOS: quando o grupo I (GI) foi comparado com o grupo II (GII), a única diferença estatisticamente significante foi com relação aos fatores estressantes que ocorreram próximo ao surgimento do distúrbio. CONCLUSÃO: os resultados confirmam a natureza complexa da gagueira, bem como a necessidade de se investigar os vários fatores considerados como de risco para o distúrbio, com intuito de melhorar a compreensão de suas possíveis etiologias.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate and compare the risk factors for stuttering between children with familial developmental stuttering and children with sporadic developmental stuttering. METHODS: 60 children of both genders with stuttering took part, divided in two groups: GI - 30 children with familial developmental stuttering; GII - 30 children with sporadic developmental stuttering. Data were gathered through the Protocol of Risk for the Developmental Stuttering - PRGD (Andrade, 2006), which considers the following factors: age; gender; manner of onset and time of duration for the disfluencies; typology of the disfluencies; associated communicative and qualitative factors; physical and emotional stress; family history concerning stuttering; personal, familiar and social reaction, and familiar attitudes. RESULTS: when Group I (GI) was compared to Group II (GII), the only statically difference was related to emotional stress that occurred near the onset of the disorder. CONCLUSION: the results confirm the complexity of stuttering, as well as the need for investigating the risk factors for this disorder in order to improve the understanding of its possible etiologies.
  • Aquisição dos encontros consonantais por crianças falantes do português não padrão da região metropolitana do Recife Artigos Originais

    Queiroga, Bianca Arruda Manchester de; Alves, Jakelline Miranda; Cordeiro, Ana Augusta de Andrade; Montenegro, Ana Cristina de Albuquerque; Asfora, Rafaella

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar a aquisição dos encontros consonantais em crianças falantes do português não padrão da Região Metropolitana do Recife, considerando variáveis linguísticas e sociais. MÉTODOS: participaram do estudo 100 crianças de creches/escolas públicas, sendo 50 meninos e 50 meninas, na faixa etária de 2:0-6:11 anos, divididas em 10 grupos etários com intervalos de seis meses. Foi aplicado um questionário sócio-econômico e uma prova de avaliação fonológica. RESULTADOS: foram encontradas diferenças discretas no início de produção e domínio do onset complexo entre os sexos, havendo uma tendência a uma aquisição mais precoce pelas meninas. Quanto às idades de início de produção e domínio, observou-se o início de produção aos 2:0-2:5 anos e o domínio aos 4:0-4:5 anos, faixa etária mais precoce que a descrita na maioria da literatura pesquisada. Também se observou que os encontros constituídos por obstruinte + /r/ foram adquiridos antes dos constituídos por obstruinte + /l/. Quanto às variáveis linguísticas, verificou-se a influência da tonicidade, da estrutura silábica e dos contextos linguísticos precedente e consequente na aquisição fonológica. Quanto às variáveis sociais, não foram observadas correlações importantes entre escolaridade materna ou renda familiar com a aquisição fonológica. CONCLUSÃO: diferenças regionais são observadas na aquisição fonológica do português brasileiro e essas diferenças necessitam ser consideradas durante a avaliação fonológica, sobretudo se essa avaliação tiver fins de diagnóstico de desvios fonológicos, sob pena de se cometer diagnósticos incorretos e preconceituosos do ponto de vista sociolinguístico.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the acquisition of the consonantal meetings in children speakers of the non-standard Portuguese in Recife, considering linguistic and social variables. METHODS: 100 children of public schools and nurseries took part in the study, being 50 boys and 50 girls, with ages between 2:0 and 6: 11-year old, divided in 10 groups with intervals of six months. We applied a socioeconomic questionnaire and a phonological evaluation test. RESULTS: discrete differences at the beginning of production and domain of complex onset between the sexes were found, having a trend for an earlier acquisition from girls. About the ages of beginning for production and domain, we observed the beginning of production from 2:0 - 2:5-year old, and the domain from 4:0 - 4:5-year old, earlier than the described in most of the literature. We also observed that the meeting composed by obstruent + /r/ was acquired before the composed by obstruent + /l/. Regarding to linguistics variables, we verified influence of the tonicity, the syllabic structure and the preceding and consequent linguistic context on the phonogical acquisition. Regarding social variables we did not observe important correlations between the maternal education level or familiar income with the phonological acquisition. CONCLUSION: regional differences were observed on the phonological acquisition of the Brazilian Portuguese and those differences should be considered during the phonological evaluation process, mainly if this evaluation is to have purposes of diagnosis as for the phonological disorders, under penalty to commit incorrect and biased diagnostic from the sociolinguistic point of view.
  • Treinamento de habilidades fonológicas e correspondência grafema-fonema em crianças de risco para dislexia Artigos Originais

    Fukuda, Maryse Tomoko Matsuzawa; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a eficácia do programa de treinamento fonológico e correspondência grafema-fonema em crianças de risco para dislexia da 1ª série. MÉTODOS: participaram deste estudo 30 crianças de 1ª série de ensino público, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade. Neste estudo foi realizada a adaptação brasileira da pesquisa sobre treinamento de habilidades fonológicas e correspondência grafema-fonema composta de pré-testagem, intervenção e pós-testagem. Em situação de pré e pós-testagem, todas as crianças foram submetidas à aplicação do teste para identificação precoce dos problemas de leitura e aquelas que apresentaram desempenho inferior a 51% das provas do teste foram divididas em Grupo I (GI): composto por 15 crianças submetidas ao programa de treinamento; e em Grupo II (GII): composto por 15 crianças não submetidas ao programa de treinamento. RESULTADOS: os resultados desse estudo revelaram diferenças estatisticamente significantes, evidenciando que das 15 crianças submetidas ao programa, apenas uma não respondeu à intervenção proposta, sendo submetida, portanto, à avaliação interdisciplinar e confirmado o diagnóstico de dislexia. CONCLUSÃO: a realização do programa de treinamento das habilidades fonológicas e correspondência grafema-fonema foi eficaz para a identificação das crianças com sinais de dislexia, comprovado pela melhora das habilidades fonológicas e leitura em situação de pós-testagem em relação à pré-testagem, evidenciando que quando é fornecida a instrução formal do princípio alfabético associado ao principio de conversão letra-som da Língua Portuguesa, as crianças que não apresentam dislexia deixam de apresentar suas manifestações com resposta à instrução formal do princípio alfabético.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the efficacy of the phonological training and grapheme-phoneme correspondence program in first-grade children under dyslexia risk. METHODS: thirty municipal public study students of both genders from 1st grade took part, ranging from 6 to 7 year old. In this study we used the Brazilian adaptation of the research on phonological abilities training and grapheme-phoneme correspondence composed of pre-testing, training, and post-testing. In the pre and post-testing situation, all children were submitted to the test for early identification of reading problems and those who presented less than 51% of the tasks of the test were divided into Group I (GI): consisted of 15 children who were submitted to the training program; and Group II (GII): consisted of 15 children who were not submitted to the training program. RESULTS: the results of this study demonstrated statistically significant differences, indicating that from 15 children who were submitted to the program, just 1 child did not answer the proposed intervention, being submitted to interdisciplinary evaluation and confirmed the dyslexia diagnosis. CONCLUSION: the phonological ability training and grapheme-phoneme correspondence program were effective for identifying children with dyslexia symptoms, proven by the improvement of the phonological abilities and of reading in the post-testing situation compared to pre-testing, indicating that when the formal instruction concerning the alphabetical principle of the Portuguese language is provided, children who do not show dyslexia stop demonstrating such manifestations as an answer to the formal instruction of the alphabetical principle.
  • A confiabilidade da informação fornecida pelo indivíduo a respeito de seu posicionamento habitual de língua Artigos Originais

    Cardoso, Ana Fernanda Rodrigues; Bommarito, Silvana; Chiari, Brasília Maria; Motta, Andréa Rodrigues

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a confiabilidade da informação fornecida por adultos e crianças a respeito do posicionamento habitual de língua. MÉTODOS: foram investigadas 30 crianças e 30 adultos em dois momentos, com diferença mínima de sete e máxima de vinte e um dias. Inicialmente foi realizada a observação do posicionamento habitual de língua. Em seguida, o participante foi questionado a respeito de seu posicionamento habitual. Após a resposta, a língua foi estimulada com uma espátula de madeira, a fim de aumentar a percepção. Posteriormente, questionou-se, novamente, o indivíduo. Em seguida, orientou-se o participante a observar onde sua língua permanece habitualmente na cavidade oral, até o segundo momento da avaliação. Nesta oportunidade, o participante foi questionado a respeito de seu posicionamento habitual de língua. Os dados foram analisados por meio da estatística Kappa. RESULTADOS: não foi possível visualizar o posicionamento habitual de língua em 100% da amostra. Quanto à confiabilidade geral das respostas verificou-se classificação entre discreta e regular. As crianças apresentaram respostas pouco consistentes e bastante diversificadas, já em relação aos adultos, parte apresentou respostas corretas logo no primeiro questionamento e parte somente apresentou respostas confiáveis após estimulação de percepção intra-oral. CONCLUSÕES: a confiabilidade da informação fornecida pelos indivíduos da amostra a respeito de seu posicionamento habitual de língua varia entre discreta e regular, sendo, portanto, baixa, tanto em crianças quanto em adultos. Uma possível estratégia a ser utilizada na prática clínica fonoaudiológica é questionar o paciente quanto ao seu posicionamento lingual após determinado período de observação.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the reliability of the information provided by adults and children about the habitual tongue position. METHODS: we investigated 30 children and 30 adults in two phases, with minimum difference of seven and maximum of twenty-one days. Initially we observed the usual position of the tongue. Then the subjects were questioned about the habitual position After the response, the tongue was stimulated with a wooden spatula, in order to enhance perception. Then, the subjects were guided to observe where their tongue was usually positioned in the oral cavity, until the second assessment. This time, the subjects were asked about their habitual position of the tongue. Data were analyzed using Kappa statistic. RESULTS: it was not possible to observe the usual position of the tongue in 100% of the sample. As for the general reliability of the responses, it was found between mild and regular classification. The children showed responses to be little consistent and very diverse. As for the adults, part of them submitted correct answers in the first question and others only submitted reliable answers after intra-oral perception stimulation. CONCLUSIONS: the reliability of the information provided by the individuals in the sample on the usual position of the tongue varies from mild, regular, and therefore low, both in children as in adults. A possible strategy to be used in clinical speech therapy practice is questioning the patients about their tongue position after a period of observation.
  • Medidas faciais antropométricas de adultos segundo tipo facial e sexo Artigos Originais

    Ramires, Rossana Ribeiro; Ferreira, Léslie Piccolotto; Marchesan, Irene Queiroz; Cattoni, Débora Martins; Andrada e Silva, Marta Assumpção de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever medidas antropométricas faciais de adultos, segundo tipo facial e sexo. MÉTODOS: participaram 105 adultos leucodermas, 34 (32,4%) homens e 71 (67,6%) mulheres, com idades entre 20 e 40 anos, de uma clínica particular de ortodontia de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram comparados os achados da análise cefalométrica para determinação do tipo de face com sete medidas antropométricas faciais diretas: altura facial anterior- násio ao mentoniano; distância bizigomática- zigomático esquerdo ao direito; altura do terço facial inferior- subnasal ao mentoniano; altura da face média- násio ao estômio; altura do queixo- supramentoniano ao mentoniano; altura da face inferior- estômio ao mentoniano; e altura facial posterior- condílio ao gônio. RESULTADOS: para o sexo masculino, os tipos faciais classificados por meio da cefalometria apresentaram diferenças estatisticamente significantes para os valores médios das medidas antropométricas: altura facial anterior, altura do terço facial inferior, altura da face média e altura da face inferior. Para o sexo feminino, diferenças estatisticamente significantes foram encontradas nas medidas: altura facial anterior, altura do terço facial inferior, altura da face média, altura da face inferior e altura facial posterior. CONCLUSÃO: houve dimorfismo sexual para todas as medidas antropométricas obtidas, as quais tiveram valores médios maiores para o sexo masculino quando comparados ao feminino. Os tipos faciais classificados por meio da cefalometria apresentaram diferenças estatisticamente significantes para quatro medidas antropométricas do sexo masculino e cinco do feminino.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe anthropometric measurements in adults according to facial type and gender. METHODS: 105 Caucasian adults took part, 34 male (32.4%) and 71 female (67.6%) with ages between 20 and 40-year old, in a private orthodontic clinic in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The findings from the cephalometric analysis were compared for determining facial type with seven direct anthropometric measurements: anterior face height- nasion to menton; distance bizygomatique- zygion left to right; lower face height- subnasale to menton; middle face height- nasion to stomion; chin height- supramenton to menton; inferior face height- stomion to menton; and posterior face height- condylion to gonion. RESULTS: for male, the facial types classified by means of cephalometry had significant statistical differences for the average values of the anthropometric measurements: anterior face height, lower face height, middle face height and inferior face height. For female, significant statistical differences were found in the following measurements: anterior face height, lower face height, middle face height, inferior face height and posterior face height. CONCLUSION: there was sexual dimorphism for all collected anthropometric measurements. The male showed higher average values when compared with the female. The facial types classified by means of cephalometry showed significant statistical differences in four anthropometric measurements, for male and five for female.
  • Inclinação de cabeça durante a mastigação habitual nas deformidades dentofaciais classe II e III Artigos Originais

    Deda, Marcela Ralin de Carvalho; Picinato-Pirola, Melissa Nara de Carvalho; Mello-Filho, Francisco Veríssimo de; Voi Trawitzki, Luciana Vitaliano

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: este estudo investiga a diferença entre grupos com deformidade dentofacial (padrão classe II e classe III), em relação à preferência mastigatória referida e inclinação de cabeça durante a mastigação, assim como predomínio intra-grupo de cada um desses aspectos, comparativamente a um grupo controle. MÉTODOS: participaram deste estudo, voluntariamente, 25 pacientes (entre 18 e 35 anos). Doze pacientes com diagnóstico de deformidade dentofacial classe II e 13 pacientes com o diagnóstico de classe III esquelética e 10 voluntários, com equivalência em sexo e idade ao grupo de deformidade, formando o grupo controle. Os voluntários da pesquisa foram questionados sobre a existência de um lado de preferência mastigatória. Em seguida foram filmados durante a mastigação habitual de um biscoito maizena e através das imagens captadas, a postura de cabeça pôde ser analisada. RESULTADOS: não houve diferença entre os grupos em relação à preferência mastigatória referida, entretanto os grupos com deformidades dentofaciais apresentaram predomínio significativo de preferência mastigatória referida. Os grupos com deformidade dentofacial apresentaram maior predomínio de inclinação de cabeça durante a mastigação quando comparados ao grupo controle. CONCLUSÃO: indivíduos com deformidade dentofacial podem apresentar uma preferência mastigatória e alteração de postura de cabeça durante a mastigação.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: the study was conducted in order to investigate the difference among groups with class II and class III dentofacial deformities regarding reported chewing side preference and head inclination during chewing and to determine the intra-group predominance for these features when compared to a control group. METHODS: twenty-five volunteers aged from 15 to 34 years took part in the study, 12 of them with a diagnosis of class II dentofacial deformity, 13 with class III dentofacial deformity, and 10 control volunteers aged from 18 to 32 years matched for sex and age to the groups with deformity. The subjects were questioned on the presence of a chewing side preference and were recorded during habitual chewing of a cornstarch cookie for analyzing head posture through the images. RESULTS: there was no difference among the groups regarding reported chewing side preference, although the groups with dentofacial deformities had a significant predominance of reported chewing side preference. The groups with dentofacial deformities showed a greater predominance of head inclination during chewing when compared to the control. CONCLUSION: individuals with dentofacial deformities may show a chewing side preference and changes in head posture during chewing.
  • Conhecimento dos fonoaudiólogos de Porto Alegre sobre a atuação fonoaudiológica no implante coclear Artigos Originais

    Sleifer, Pricila; Fernandes, Vanessa Américo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar e analisar o conhecimento dos fonoaudiólogos, da cidade de Porto Alegre/RS, sobre a atuação fonoaudiológica no implante coclear, como também, explicitar, por meio de revisão bibliográfica, o que a literatura propõe como competência da Fonoaudiologia na equipe interdisciplinar de implante coclear. MÉTODOS: 81 fonoaudiólogos atuantes em Porto Alegre/RS, em qualquer área da Fonoaudiologia, participaram da pesquisa respondendo a um questionário contendo 18 (dezoito) questões objetivas de múltipla escolha referente à (às) área (as) em que os participantes atuaram ou atuam, se já haviam sido instruídos durante a graduação sobre a atuação fonoaudiológica no implante coclear, ou se haviam realizado algum curso de extensão, aperfeiçoamento ou especialização sobre tal dispositivo. Além disso, foram questionados sobre a definição de implante coclear, os critérios de indicação de implante coclear, qual a formação necessária para que o profissional de Fonoaudiologia atue na equipe de implante coclear, e qual a sua atuação, se houvesse, nos períodos pré, peri e pós-operatório. RESULTADOS: os fonoaudiólogos pesquisados não apresentam o conhecimento adequado quanto à atuação da Fonoaudiologia na equipe de implante coclear. As alternativas em que houve o maior número de erros completos ou parciais foram aquelas referentes a candidatos ao implante coclear, lado de inserção deste dispositivo, atuação fonoaudiológica no período pré, peri e pós-operatório (ativação dos eletrodos). CONCLUSÃO: esta pesquisa permitiu concluir que os fonoaudiólogos pesquisados, atuantes na cidade de Porto Alegre, não têm o conhecimento satisfatório sobre a atuação fonoaudiológica no implante coclear.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to assess the knowledge that speech therapists in Porto Alegre/RS have about speech therapy care as for the cochlear implant and explain through bibliographic review what the literature proposes as the competence of speech therapists in an interdisciplinary team for the cochlear implant. METHODS: 81 speech therapists working in Porto Alegre, RS, from any field of Speech Therpy, answered a questionnaire consisting of eighteen objective multiple-choice questions about the area(s) where they had worked or were working at the time, if they had been taught in college about speech therapy care as for the cochlear implant, or if they had taken any training program, extension or specialization courses about such device. They were also asked about the definition of cochlear implant, the criteria for prescribing it, the necessary qualification of a speech therapist to work in an interdisciplinary team for the cochlear implant, and what their work would be during the preoperative, perioperative and postoperative periods. RESULTS: the interviewed professionals did not demonstrate adequate knowledge about the speech therapist's work in the cochlear implant team. The questions that accounted for the greatest number of complete or partial mistakes were the ones concerning cochlear implant candidates, implant side, and speech therapy care during preoperative, perioperative and postoperative periods (electrode activation). CONCLUSION: this research allowed us to conclude that the interviewed speech therapists in Porto Alegre did not have an adequate knowledge on speech therapy care in the cochlear implant.
  • Avaliação audiológica pré-cirurgia otológica de indivíduos com fissura labiopalatina operada Artigos Originais

    Santos, Francine Raquel dos; Piazentin-Penna, Silvia Helena Alvarez; Brandão, Giovana Rinaldi

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever as características audiológicas de indivíduos com fissura labiopalatina operada (FLP) e indicação de cirurgia otológica, comparando os grupos quanto ao tipo e grau da perda auditiva, bem como a curva timpanométrica. MÉTODOS: análise de 150 prontuários, ambos os gêneros, idade igual ou superior a 4 anos, FLP e indicação de cirurgia otológica, divididos em 3 grupos: I - Tubo de ventilação (TV), II - Timpanoplastia e III - Timpanomastoidectomia, analisando aspectos quanto a entrevista audiológica, audiometria tonal limiar e imitanciometria. RESULTADOS: o grupo I apresentou porcentagem maior de cirurgia bilateral (86%), o que não ocorreu nos demais grupos. Na entrevista audiológica, 83% apresentou algum tipo de queixa auditiva, sendo a mais frequente a perda auditiva (64%) com p<0,05 entre os grupos I e II; I e III. O tipo de perda auditiva de maior ocorrência foi condutivo bilateral (56%) seguido de unilateral (35%), com p<0,05 entre os grupos I e II; I e III. A perda de grau leve unilateral foi a de maior ocorrência (41%), seguida de grau leve a moderada bilateral (20%), com p<0,05 entre os três grupos. A curva timpanométrica mais frequente foi a do tipo B bilateral (39%) com p<0,05 entre os três grupos. CONCLUSÃO: a maioria dos indivíduos apresentou algum tipo de queixa na entrevista audiológica e alterações na audiometria tonal limiar e imitanciometria. A maioria dessas alterações foi compatível com problemas de orelha média, com perda auditiva do tipo condutiva, de grau leve e bilateral, independentemente da indicação cirúrgica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the auditory characteristics of subjects with operated cleft lip-palate (CLP) referred to otologic surgery and compare groups regarding the type and degree of hearing loss and tympanometric curve. METHODS: analysis of 150 records, of both genders, about 4-year old, with CLP and referred to otologic surgery, were divided in 3 groups (1- Ventilation tube (VT), 2- Timpanoplasty 3- Timpanomastoidectomy). Aspects were analyzed according to an auditory interview, pure-tone test and immitance measures. RESULTS: as for the surgical reference, VT showed higher prevalence of bilateral surgery (86%), which has not occurred with the other groups. In auditory interview 83% of the subjects had complaints on hearing, especially hearing loss - 64% (p<0.05 among groups 1 and 2, 1 and 3). The most recurrent hearing loss type was bilateral conductive (56%) followed by unilateral (35%) (p<0.05 among groups 1 and 2; 1 and 3), 41% had middle unilateral hearing loss and 20% had moderate bilateral loss, (p<0.05 among the 3 groups). Bilateral type B was the most frequent regarding the tympanometric curve (39%) -p<0.05 among the three groups. CONCLUSION: most of the subjects showed some kind of alteration on the auditory interview, in pure tone test and immitance measures. Many of these alterations were compatible with the middle ear pathology, with middle bilateral conductive hearing loss, regardless of the surgical reference.
  • Indicadores de risco para perda auditiva em neonatos e lactentes atendidos em um programa de triagem auditiva neonatal Artigos Originais

    Griz, Silvana Maria Sobral; Silva, Adriana Ribeiro de Almeida e; Barbosa, Camila Padilha; Menezes, Denise Costa; Curado, Nathália Raphaela Pessôa Vaz; Silveira, Ana Karollina da; Teixeira, Denise Almeida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever os indicadores de risco para perda auditiva presentes em neonatos e lactentes que realizaram a Triagem Auditiva Neonatal no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, nascidos em 2008. MÉTODOS: foram pesquisados os 787 neonatos e lactentes que realizaram a Triagem Auditiva Neonatal no citado Hospital, nascidos em 2008. Foi montado um banco de dados com informações do formulário com histórico familiar e clínico dos pesquisados e resultado da triagem, para análise dos indicadores de risco. RESULTADOS: os indicadores de risco mais prevalentes na população estudada foram presença de hiperbilirrubinemia, nascimento pré-termo, baixo peso ao nascimento, uso de medicamento durante o período gestacional, permanência em Unidade de Terapia intensiva e presença de infecções intra-uterinas durante a gestação. Os indicadores de risco para perda auditiva com associação estatisticamente significante com o resultado falha na triagem foram nascimento pré-termo, baixo peso, permanência em Unidade de Terapia Intensiva, uso de ventilação mecânica e uso de medicamento ototóxicos. CONCLUSÃO: houve ocorrência de indicadores de risco pré, peri e pós-natais, porém apenas foi encontrada significância estatística entre alguns indicadores peri e pós-natais e a falha na triagem.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize neonates and infants who were born in 2008 and have been submitted to the Newborn Hearing Screening Program of the Federal University of Pernambuco Hospital according to the presence of risk factors related to hearing loss. METHODS: a total of 787 newborns took part in the study. Information from clinical charts and tests results were collected in order set up a database. RESULTS: the most prevalent risk factors for hearing loss in the related population was hyperbilirubinemia, prematurity, low weigh at birth, use of medication during pregnancy, presence of diseases during pregnancy and permanence in a Newborn Intensive Care Unit. The factors that have shown significant statistic relation with hearing loss were: prematurity, low weigh at birth, permanence in a Newborn Intensive Care Unit, neonatal ventilation dependence and ototoxic drug exposure. CONCLUSION: we identified prenatal, per natal and postnatal risks factors for hearing loss. Although, only per natal and postnatal risks factors were significantly related to hearing loss.
  • Respostas falso-positivas na triagem auditiva neonatal universal: possíveis causas Artigos Originais

    Simonek, Maria Cristina Silva; Azevedo, Marisa Frasson de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a ocorrência de respostas falso-positivas na Triagem Auditiva dentro de uma maternidade particular, suas possíveis causas e soluções. MÉTODOS: foram avaliados 1.110 recém-nascidos eutróficos entre 6 e 48 horas de vida no berçário, com o analisador de Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes (EOATE) modelo Echochek da Ilodynamics Ltd. Na ausência de resposta, foi realizada a manipulação do meato acústico externo (Manobra Facilitadora) e colhido novo resultado. Os que falharam foram retestados em 15 dias. RESULTADOS: 50,09% dos RN falhou na primeira tentativa. Após a manobra facilitadora, 24,41% continuou falhando, mas demonstraram EOATE presentes no reteste. O tempo médio de internação foi de 42,27 h, sendo 93,42% oriundos de cesareana. Pertenciam a convênios particulares padrão enfermaria 98% e 2% quarto individual. A idade média do grupo que passou foi de 24,14 h (± 10,21) e a do grupo que falhou 19,19 horas (±8,43). Possuíam menos de 24 horas de vida no momento do teste 66,12% dos RN, foi constatado vérnix obliterante em 4.9%. CONLUSÃO: face a alta precoce hospitalar, é necessário que o Fonoaudiólogo realize o teste antes das 48 horas de vida do RN. Desta forma, além das causas biológicas inerentes a faixa etária, detectou-se um problema estrutural de administração hospitalar, que independe da habilidade ou experiência do Fonoaudiólogo. A Manobra Facilitadora é altamente recomendada.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the rate of false positive responses in a hospital - based newborn hearing screening program (NHS), their possible causes and solutions. METHODS: during the period we evaluated 1,110 regular nursery newborns, age 6 to 48 hours with Transient Evoked Otoacoustic Emissions (TEOAEs), Echocheck, Ilodynamics Ltd model., at the nurseries, before discharge. In case of absence of response, the ear canal was manipulated. Infants that failed the screening were retested fifteen days after birth. RESULTS: 50.09% failed the first trial, then the ear canal was manipulated, and it decreased to 24.41%. This group showed normal TEOAEs at the retest time; Mean time of hospital discharge was 42,27h, thought 93% cesarian delivery; 98% double room and 2% single room status. The mean age of the "pass" group was 24.14 h (± 10.21) and the "fail" group 19.19 hours (± 8.43). 66.12% had less than 24 hours on the moment of the test. 4.9% were occluded with vernix. CONCLUSION: hospital trend toward "early discharge" after routine deliveries forces the audiologist to carry out the screening before 48 hours. High number of false-positives in NHS, must be seen as a Hospital Administrative Problem not only as a biologic cause, like the "vernix caseosum", and it is not related to the professional experience. Ear manipulation is strongly recommended.
  • Os hábitos posturais e o comportamento vocal de profissionais de educação física na modalidade de hidroginástica Artigos Originais

    Machado, Patrícia Girarde; Hammes, Marli Hatje; Cielo, Carla Aparecida; Rodrigues, Analú Lopes

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: verificar os hábitos posturais e o comportamento vocal de profissionais de Educação Física na modalidade de Hidroginástica; descrever o ambiente de trabalho e sua interferência na postura e na voz; e relacionar a postura e a voz desses profissionais. MÉTODOS: esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa-quantitativa e descritiva. A amostra foi constituída por 17 profissionais de Educação Física que atuavam em academias ou clubes, na modalidade de Hidroginástica. Constituiu-se de três etapas: a primeira, uma entrevista com os responsáveis, na segunda etapa foram observadas algumas aulas de Hidroginástica. A terceira etapa constituiu-se da coleta de dados, em que foi aplicado um questionário relacionado à qualidade de vida e à ocupação, foi realizado um teste para avaliar o comportamento vocal e, por fim, fez-se uma avaliação postural. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 14 (82,35%) mulheres e três (17,65%) homens, com tempo de atuação variando de 1 a 10 anos e a jornada de trabalho de 10 a 40 horas semanais. Homens e mulheres não apresentaram diferença significativa nas alterações posturais em todos parâmetros avaliados. Os homens beberam menos água em relação às mulheres (p= 0,0417). O ambiente de trabalho ruidoso e precisar falar em forte intensidade (voz forte) foram aspectos significativos. CONCLUSÃO: os profissionais do grupo estudado, além de apresentarem alterações posturais que comprometem a respiração e, consequentemente a produção vocal, trabalham num ambiente em que as próprias condições e a falta de recursos disponíveis são os principais motivos por terem sido classificados em "Campeões de abuso vocal".

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the posture habits and vocal behavior of physical education professionals in the hydro-gymnastics modality, and describe the work environment and its impact on posture and the voice of professionals in the city of Santa Maria / RS. As well as relating to posture and the voice of these professionals. METHODS: this research is characterized as a qualitative-quantitative and descriptive research. The sample was made up by 17 Physical Education professionals, who acted in academies or clubs, in the hydro-gymnastics modality. It consisted of three stages: the first one, an interview with the responsible ones, the second stage, some hydro-gymnastics lessons had been observed. The third stage consisted of data collection, where a questionnaire related to quality of life and occupation was applied, a test was carried through to evaluate vocal behavior and, finally, a postural evaluation. RESULTS: 14 (82.35%) women and three (17.65%) men took part in the research, with performance time varying form 1 to 10 years and the working hours from 10 the 40 weekly hours. Men and women did not show significant difference as for the postural alterations in all evaluated parameters. The men drunk little water in relation to the women (p= 0,0417). The environment of noisy work and need to speak in strong intensity (strong voice) were significant aspects. CONCLUSION: the studied group, showed postural alterations that compromise breathing and, consequently vocal production, working in an environment where the proper conditions and the lack of available resources are the main factors to have been classified as" Champions of vocal abuse".
  • Estudo do efeito do apoio visual do traçado espectrográfico na confiabilidade da análise perceptivo-auditiva Artigos Originais

    Gama, Ana Cristina Côrtes; Santos, Luiza Lara Marques; Sanches, Natália Aparecida; Côrtes, Marcela Guimarães; Bassi, Iara Barreto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a concordância intra e inter-sujeitos na avaliação perceptivo-auditiva realizada de forma isolada e simultaneamente à apresentação do traçado espectrográfico correspondente, a fim de verificar se a apresentação simultânea dos estímulos vocais e espectrográficos aumenta a concordância da avaliação perceptivo-auditiva da voz. MÉTODOS: trata-se de um estudo longitudinal, em que seis fonoaudiólogas avaliaram, em dois momentos distintos, 105 vozes disfônicas e não disfônicas, de forma perceptivo-auditiva: primeiramente sem e posteriormente com a apresentação dos espectrogramas correspondentes. Vinte por cento das vozes foram repetidas aleatoriamente nos dois momentos, a fim de se analisar as concordâncias intra-avaliadoras. Utilizou-se a escala GRBASI para realização da avaliação vocal. Para análise da concordância inter-avaliadores, foi utilizado o índice estatístico Kappa Fleiss e, para cálculo da concordância intra-avaliador, foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significante entre as avaliações perceptivo-auditivas inter-sujeitos com e sem a leitura espectrográfica, porém houve aumento da concordância entre os avaliadores para as variáveis G, R, B e S. Não houve diferença estatisticamente significante entre as avaliações perceptivo-auditivas intra-sujeitos sem e com o apoio visual do espectrograma, entretanto, houve aumento da concordância intra-avaliadores após a apresentação do estímulo visual, para as variáveis G, B e I. CONCLUSÃO: o apoio visual do espectrograma não aumenta significativamente a confiabilidade da avaliação perceptivo-auditiva da voz, mas a auxilia, uma vez que promove um aumento da concordância inter e intra-avaliadores.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the concordance of the auditory-perceptive evaluation between intra and inter-raters, done as an isolated form and simultaneously accomplished to the correspondent spectrographic tracing in order to check whether the presentation of the vocal stimulus and spectrographic together increases the perceptual voice evaluation reliability. METHODS: this is a longitudinal study, where six speech and language therapists evaluated in two distinct moments 105 dysphonic and non-dysphonic voices of a perceptual voice evaluation form: firstly without, and afterwards with correspondent spectrograms presentations. Twenty percent of the voices were repeated randomly in both instances, in order to check for the intrarater agreement. GRBASI scale was used for the vocal evaluation. For inter-rater reliability analysis was used the statistical index Kappa Fleiss, and for intrarater reliability was used the Spearman's coefficient correlation. RESULTS: in the perceptual voice evaluation there was not statistically significant difference among inter-rater reliability with and without the spectrographic. However, there was an increase of the concordance among appraisers for G, R, B and S. There was no statistically significant difference among intrarater reliability with and without the visual support of spectrogram, however, there was an increase in the intrarater concordance for the variables G, B and I, after presenting the visual stimulation. CONCLUSION: spectrogram's visual support does not significantly increase the perceptual voice evaluation reliability, but helps it, once that it promotes better inter and intra-appraisers' concordance.
  • Hábitos auditivos e comportamento de adolescentes diante das atividades de lazer ruidosas Artigos Originais

    Lacerda, Adriana Bender Moreira de; Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira; Zocoli, Angela Maria Fontana; Diaz, Carolina; Paula, Karla de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: identificar atitudes e hábitos auditivos de adolescentes frente ao ruído (ambiental e lazer). MÉTODOS: amostra: 125 adolescentes, ambos os gêneros, média de idade de 16,7 anos, estudantes do ensino fundamental e médio de escolas de diversos municípios paranaenses. Utilizou-se a versão brasileira do questionário Youth Attitude to Noise Scale (YANS) para explorar atitudes dos adolescentes diante do ruído e questões relacionadas aos hábitos auditivos e dados demográficos dos adolescentes. Análise por estatística descritiva, testes de Fisher e Qui-quadrado. RESULTADOS: atitudes: 40,2% dos adolescentes concordam que barulhos e sons altos são aspectos naturais da nossa sociedade, 32% sentem-se preparados para tornar o ambiente escolar mais silencioso e 41,6% consideram importante tornar o som ambiental mais confortável; 38,4% dos adolescentes apresentam zumbido e consideram-se sensíveis ao ruído. A maioria (85,6%) dos entrevistados relatou não se preocupar antes de ir a shows e discotecas, mesmo com experiências precedentes de zumbido; 75,2%, não fazem uso de protetor auditivo. Hábitos auditivos: 46,4% referiram que ouvem música com fones de ouvido diariamente e 34,4% ouvem música com equipamento de som em casa. Diferenças significantes entre os gêneros, foram observadas na prática de atividades esportivas e náuticas e grupo musical. CONCLUSÕES: os integrantes desse estudo apresentam atitudes positivas para o ruído e os hábitos mais comuns foram ouvir música com fone de ouvido ou equipamento de som (casa ou carro).

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to identify the attitudes and the hearing habits of adolescents in relation with environmental noise and in leisure activities. METHODS: 125 teenagers of both genders (68% male and 30.4% female) were included in the study, with an average age of 16.7 years. The adolescents were invited to answer the Brazilian version of the Youth Attitude to Noise Scale (YANS) questionnaire in order to study their attitude towards noise, teenagers' habits and demographic data. Descriptive statistics was used to characterize demographic data and Fisher and Square Chi tests to analyze gender differences. RESULTS: to attitudes: 40.2% agree that noise and high sounds are natural aspects of our society, 32% are prepared to make the school atmosphere less noisy. 85.6% of the teens said that they do not worry before going to shows or even discos and that they had had precedent experiences of buzzing after resonant events, and 75.2% said they never use any hearing protective equipment. To habits: 46.4% of the sample said that they hear music daily using ear phones; 34.4% hear music with house sound equipment in high volumes. Significant results (p < 0.05%) between genders were found in sporting and nautical activities as well as in shooting practices and musical groups. CONCLUSIONS: the members of this study have positive attitudes towards noise and the most common habits were listening to music with headphones or stereo (home or car).
  • Perfil populacional de pacientes com distúrbios da comunicação humana decorrentes de lesão cerebral, assistidos em hospital terciário Artigos Originais

    Talarico, Thais Rodrigues; Venegas, Mayra Jacuviske; Ortiz, Karin Zazo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar a população de pacientes com lesão neurológica, queixa e presença de distúrbio da comunicação, assistidos num Hospital Terciário. Os objetivos específicos foram: verificar a prevalência de cada tipo de transtorno de fala e/ou de linguagem, da etiologia neurológica e a origem dos encaminhamentos em relação ao total de pacientes. MÉTODO: Trata-se de um estudo retrospectivo, em que foram analisados todos os prontuários dos pacientes atendidos em 5 anos (2002 a 2006), no Núcleo de Investigação e Intervenção Fonoaudiológica em Neuropsicolingüística do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo,. RESULTADOS: o estudo revelou 244 casos atendidos entre 2002 e 2006. Quanto à caracterização da amostra encontramos: quanto ao sexo, 56% eram homens; quanto à idade, 44,3% encontraram-se entre 41- 64 anos; quanto à escolaridade, 39,8% dos pacientes apresentaram 1 a 4 anos de escolaridade; quanto aos encaminhamentos para o atendimento no setor 35,7% eram procedentes do ambulatório de Neurologia da UNIFESP; quanto à etiologia da lesão, 69,3% foram diagnosticados com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Sobre o diagnóstico fonoaudiológico, 56,1% foram diagnosticados com Afasia em relação à linguagem e 33% com Disartria em relação à fala. CONCLUSÃO: a afasia foi o transtorno de linguagem mais prevalente; o mesmo ocorreu com a disartria em relação à fala; o AVC foi a etiologia neurológica predominante; em relação ao número geral de casos avaliado verificou-se que 50% do grupo atendido estavam em programas de reabilitação; a maioria dos pacientes foram encaminhados pelo serviço de Neurologia do Hospital São Paulo - UNIFESP.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the population of patients with neurological lesion with communication disorders, assisted by a Tertiary Hospital. Specific objectives0 to check the prevalence of each type of speech and / or language disorder, neurological etiologies and the origin of the referrals for the total of the patients. METHOD: we analyzed all medical records of seen patients in the past 5 years (2002 to 2006) from the outpatient clinic of Acquired Neurological Disorders - Department of Speech Pathology and Audiology (UNIFESP) through a retrospective study. RESULT: the study showed 244 cases in the period from 2002 to 2006. As for the characterization of the sample, the following data were found, namely: for gender, 56% were men; 44.3% aged from 41 to 64 years; for schooling, 39.8% of the patients had 1 to 4 year schooling; for the referrals 35.7% were from the Neurology outpatient clinic of UNIFESP; for the injury etiology 69.3% were diagnosed with stroke. Aphasia and dysartrhias were the most common disorders. CONCLUSION: the stroke and traumatic brain injury stood out as the etiology that most attached the patients; In relation to the overall number of evaluated cases, it was found that 50% of the group have had rehabilitation program and the majority of the patients were referred from the service of Neurology, Hospital São Paulo - UNIFESP.
  • Caracteristicas vocais acústicas de homens com voz e laringe normal Artigos De Revisão

    Beber, Bárbara Costa; Cielo, Carla Aparecida

    Resumo em Português:

    TEMA: características vocais acústicas do filtro e das medidas da fonte vocal masculina. OBJETIVO: realizar uma revisão de literatura descrevendo e discutindo os aspectos que envolvem as características vocais acústicas de homens com laringe normal relacionadas às medidas da fonte e ao filtro vocal. CONCLUSÃO: as medidas de Jita, ShdB e NHR tendem a ser maiores nos homens, enquanto a f0, PHR/HNR e o ATRI tendem a ser menores. As espectrografias tendem a apresentar formantes graves, com média de alcance menor, com escurecimento variável e menos regular do que nas mulheres.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: vocal acoustic characteristics of the filter and the male measures of the vocal source. PURPOSE: to accomplish a literature review describing and discussing the aspects that involve the vocal acoustic characteristic in men with normal laryngeal related to measures of the source and the vocal filter. CONCLUSION: the measures related to Jita, ShdB and NRH tend to be bigger in men, when f0, PHR/HNR and ATRI tend to be smaller. Spectrographies tend to show deep formants with darker variation and less regular than in women.
  • Refluxo laringofaríngeo e bulimia nervosa: alterações vocais e larínegas Artigos De Revisão

    Cielo, Carla Aparecida; Didoné, Dayane Domeneghini; Torres, Enma Mariángel Ortiz; Lima, Joziane Padilha de Moraes

    Resumo em Português:

    TEMA: Características da bulimia nervosa (BN) e do Refluxo Laringofaríngeo (RLF) e alterações vocais e laríngeas que podem decorrer da exposição da laringe ao ácido gástrico. OBJETIVO: Descrever, por meio de revisão de literatura, as características do RLF e da BN, relacionando-os com as alterações vocais e laríngeas que podem se originar da exposição da laringe ao ácido gástrico que ocorre em ambas as condições. CONCLUSÃO: A BN se caracteriza por um transtorno alimentar de causa principalmente psicológica em que ocorre ingestão compulsiva de grande quantidade de alimentos, seguida de episódios de vômitos auto-induzidos com a finalidade de evitar o ganho de peso. O RLF consiste em uma variação clínica da DRGE, na qual o fluxo retrógrado do alimento e do ácido gástrico entra em contato com a laringe e suas estruturas. Em comum, a BN e o RLF apresentam este mecanismo de regurgitação que pode atingir a laringe. Dentre os sinais e sintomas laríngeos e vocais decorrentes da regurgitação do ácido gástrico sobre a laringe estão: globus faríngeo, disfonia, rouquidão, tosse seca, disfagia, halitose, lesões inflamatórias nas pregas vocais, laringite, amigdalite, edema e eritema glótico posterior e ou de aritenóides, da região retrocricóidea e interaritenóidea, estenose subglótica, irregularidades na mucosa das pregas vocais, hipertrofia de mucosa laríngea, leucoplasia, carcinoma, laringoespasmos, granulomas, úlcera de contato, nódulos vocais, pólipos vocais, edema difuso, granuloma, fixação uni ou bilateral de aritenóides, edema de Reinke, laringomalácia, estridor, e odinofagia.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Characteristics of bulimia nervosa (BN) and laryngopharyngeal reflux (LPR) and laryngeal and voice disorders that can arise from exposure to gastric acid of the larynx. PURPOSE: To describe, through literature review, the characteristics of LPR and the BN, linking them with laryngeal and voice disorders that can stem from exposure to gastric acid of the larynx, occurring in both conditions. CONCLUSION: BN is characterized by an eating disorder, where there is a mainly psychological compulsive ingestion of large quantities of food, followed by episodes of self-induced vomiting in order to prevent weight gain. LPR consists of a clinical variation of gastro esophageal reflux disease (GERD), in which the retrograde flow of food and stomach acid comes into contact with the larynx and its structures. In common, BN and LPR have this mechanism of regurgitation that may reach the larynx. The signs and symptoms arising from the vocal and laryngeal regurgitation of gastric acid on the larynx are: globus pharynx, dysphonia, hoarseness, dry cough, dysphagia, halitosis, inflammatory lesions on the vocal cords, laryngitis, tonsillitis, swelling and redness and / or posterior glottis of the arytenoids, and the retrocricoid and interarytenoid region, subglottic stenosis, irregularities in the vocal folds mucosa, hypertrophy of the laryngeal mucosa, leukoplakia, carcinoma, laryngospasm, granulomas, contact ulcer, vocal nodules, vocal polyps, diffuse edema, unilateral or fixing bilateral arytenoids, edema, laryngomalacia, stridor and odynophagia
  • Atendimento fonoaudiológico em grupo Artigos De Revisão

    Araújo, Manuela Luchesi Brazil; Freire, Regina Maria Ayres de Camargo

    Resumo em Português:

    Tema: atendimento fonoaudiológico em grupo na área da Fonoaudiologia. Para sua realização, visitou-se os textos publicados em revistas científicas da área, nos últimos 15 anos, e os capítulos de livros e dissertações que se detiveram em tematizar o atendimento fonoaudiológico em grupo. Objetivo: identificar, entender e discutir: 1) os princípios teóricos que justificam a indicação do atendimento em grupo, que o estruturam e o sustentam de maneira a explicitar como a dinâmica do grupo age sobre os sintomas ; 2) os critérios para a composição e formação dos grupos e, principalmente, 3) a intervenção do fonoaudiólogo e a possibilidade de eficácia de sua terapêutica. Conclusão: o levantamento bibliográfico identificou diferentes práticas fonoaudiológicas em grupo, atreladas a diversas perspectivas teóricas. No que diz respeito aos critérios de formação, à função do fonoaudiólogo no grupo, à prevalência do atendimento em grupo em relação ao individual, houve divergências de opiniões, dado que os textos visitados, não (cor)responderam com a consistência teórica esperada. Tal resultado se deve ao fato de haver uma certa adoção irrefletida de conceitos de outras áreas, sem argumentação e sem a reestruturação que sua transposição para a clínica fonoaudiológica, exigiria. Sugere-se que estas incoerências ocorrem porque não se evidencia a preocupação em articular os estudos teóricos aos elementos que configuram a clínica fonoaudiológica, a saber: a semiologia, a etiologia, a diagnóstica e a terapêutica.

    Resumo em Inglês:

    Background: the theme of this literature review is the group therapy in the Speech Therapy area. To perform it, we studied the texts published in scientific journals of the field, in the last 15 years, in the form of articles, book chapters and dissertations, which were focused on the group therapy. Purpose: the goal is to identify, understand and discuss, the following themes: 1) the theoretical principles that justify the indication of group therapy, structuring and maintaining it in order to explain how the dynamics of the group may act on the symptoms; 2) the criteria for the composition and formation of groups and especially, 3) the intervention of speech therapists and the possibility of their therapeutic effectiveness. Conclusion: it was concluded that the literature review on group therapy in the area of Speech Therapy identified different practices, linked to different theoretical perspectives. Regarding the criteria for group formation, the function of the speech therapist in the group, the prevalence of the group intervention in relation to the individual intervention, and there were differences of opinion since the review of the literature did not correspond to the expected theoretical consistency. This happened because there is a certain reflected adoption of concepts from other areas, without argumentation and without a restructuring demanded by the transposition to the speech therapy clinic. This is because there is no evident concern to articulate the theoretical studies to the elements that make up the speech therapy clinic, namely: the semiology, the etiology, the diagnosis and the therapeutics.
  • Síndrome de Beckwith-Wiedmann: relato de caso da intervenção fonoaudiológica Relatos De Casos

    Lavra-Pinto, Bárbara de; Luz, Maria Júlia; Motta, Ligia; Gomes, Erissandra

    Resumo em Português:

    TEMA: descrever a evolução de um caso de Síndrome de Beckwith-Wiedmann com macroglossia submetido à fonoterapia quanto aos aspectos estruturais e miofuncionais do sistema estomatognático. PROCEDIMENTOS: inicialmente foram coletados os dados do prontuário e foi realizada a entrevista inicial com a mãe. Após, a paciente, com 1 ano e 2 meses de idade, foi submetida à avaliação fonoaudiológica clínica e foram realizados exames complementares (avaliação otorrinolaringológica, exame videofluoroscópico e avaliação audiológica). Após seis meses de terapia miofuncional com a utilização de técnicas passivas, foi realizada uma reavaliação. RESULTADOS: na avaliação fonoaudiológica inicial observou-se flacidez de lábios e bochechas; ausência de vedamento labial; língua com tensão diminuída, hemi-hipertrofia direita e acentuada projeção anterior; dificuldades na mastigação e na deglutição de alimentos sólidos. Decorridos seis meses de terapia miofuncional, constatou-se maior rigidez da musculatura de lábios e bochechas, posteriorização da língua com aumento da tensão muscular, e desempenho adequado na mastigação e deglutição de alimentos sólidos. CONCLUSÃO: a intervenção fonoaudiológica precoce, baseada em técnicas de terapia miofuncional, apresentou resultados considerados satisfatórios para este caso de Síndrome de Beckwith-Wiedmann com macroglossia.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: describe structural and myofunctional aspects of the stomatognathic system for a case of Beckwith-Wiedmann syndrome with macroglossia that received speech therapy intervention. PROCEDURES: first, the patient clinical data was collected from hospital files. An initial interview was carried through with the mother. Then, the patient was submitted to a clinical myofunctional evaluation. Some additional complementary examinations were also held (otolaryngological assessment, videofluoroscopy examination and audiological evaluation). After six months of myofunctional therapy using passive techniques, the patient was revaluated. RESULTS: in the first myofunctional evaluation we noted lips and cheeks' flabbiness, absence of lip seal and tongue with reduced tension, right hemihypertrophy and significant anterior projection. Difficulties in mastication and swallowing of solid food were also observed. After six months of myofunctional therapy, an increase in lips and cheeks' muscle stiffness, tongue posteriorisation with superior muscular tension, and appropriate performance in mastication and swallowing of solid food were evidenced. CONCLUSION: a precocious speech-therapy intervention, based on myofunctional therapy techniques, showed good results in this case - Beckwith-Wiedmann syndrome with macroglossia.
  • Dialogismo e comunicação aumentativa alternativa em um caso Relatos De Casos

    Brancalioni, Ana Rita; Moreno, Ana Clara; Souza, Ana Paula Ramos de; Cesa, Carla Ciceri

    Resumo em Português:

    TEMA: a evolução linguística de um sujeito com síndrome não esclarecida, caracterizada por prejuízos motores e ausência de fala, a partir da introdução do recurso da prancha de Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA). PROCEDIMENTOS: realizou-se um estudo de caso de um sujeito, que no início da pesquisa tinha 6 anos e 8 meses. O período estudado compreendeu agosto de 2007 a dezembro de 2008. Este sujeito já se encontrava em atendimento fonoaudiológico desde 2002, com queixa de escape de saliva e ausência de fala, apresentando poucas evoluções fonoaudiológicas, no que se refere à oralidade. Durante o período estudado, a intervenção fonoaudiológica preconizou a introdução da prancha de CAA em um funcionamento dialógico que incluiu a família e a escola. Foram realizadas avaliações observacionais por meio do PROC antes e após o período estudado. RESULTADOS: a evolução do menino foi positiva tanto em relação à compreensão, quanto expressão linguística. O uso da CAA favoreceu o surgimento da fala. Tanto na família quanto na escola, foi possível perceber boa incorporação do uso desse recurso considerando a perspectiva teórica em que foi introduzido. CONCLUSÃO: a CAA, em uma perspectiva dialógica, apresentou-se com boa generalização de uso, o que permitiu avanços linguísticos no caso estudado.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the linguistic evolution of a subject with unknown syndrome, characterized by motor impairment and absence of speech after the introduction of Augmentative and Alternative Communication (AAC) board. PROCEDURES: we performed a case study of a subject that was 6 years and 8 months old at the beginning of the study. The study period was from August 2007 to December 2008. The subject had already been undergoing speech-language therapy since 2002, with complaint of saliva flow and absence of speech. He had little phonoaudiological progress in terms of orality. During the study period, the subject was given speech-language intervention through introduction of AAC in a dialogic functioning that involved his family and school. Observational assessments were performed using the PROC before and after the study period. RESULTS: the subject's progress was positive in relation to understanding and linguistic expression. Use of AAC favored manifestation of speech. Both within the family and at school there was good incorporation of such resource, considering the theoretical perspective in which it was introduced. CONCLUSION: AAC, in a dialogic perspective, had good generalization of use, which enabled linguistic progresses in this case.
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