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Revista CEFAC, Volume: 12, Número: 2, Publicado: 2010
  • Editorial I

    Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves
  • Fonoaudiologia, aprendizagem e educação

    Zorzi, Jaime Luiz
  • Perfil das habilidades cognitivas no envelhecimento normal Artigos Originais

    Souza, Valéria Lopes de; Borges, Mirian Fernanda; Vitória, Cássia Maria da Silva; Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar as funções cognitivas em idosos no envelhecimento normal e verificar se variáveis como sexo, idade e escolaridade interferem no perfil dessas habilidades. MÉTODOS: foi realizado um estudo prospectivo, observacional transversal, com uma amostra constituída por 50 idosos institucionalizados, sem comprometimento neurológico e queixa de memória, com idade variando de 65 a 89 anos que possuíam grau de escolaridade variando de 0 a 15 anos. O teste utilizado neste estudo foi o Consortium to Establish a Registry for Alzheimer's Disease (CERAD). RESULTADOS: o sexo feminino obteve diferença significante nos subtestes de Memória, Evocação e Reconhecimento. A faixa etária de 65 - 75 anos obteve diferença significante no subteste de Evocação. A faixa de escolaridade de 8 - 15 anos obteve diferença significante nos subtestes de Boston e no de Fluência. CONCLUSÃO: as mulheres tiveram um melhor desempenho nos subtestes que envolviam memória. Os idosos considerados jovens foram melhores na prova de memória relacionada à evocação. Os indivíduos que tiveram um maior grau de instrução obtiveram um melhor desempenho nas habilidades que envolviam linguagem.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the cognitive functions in elderly during normal aging and check if variables such as sex, age and education interfere in the profile of those abilities. METHODS: a prospective, traverse and observational study was accomplished with a sample constituted by 50 institutionalized elderly without neurological compromising and memory-related complaint, with age varying from 65 to 89 years and having an education grade varying from 0 to 15 years. The test used in this study was the Consortium to Establish a Registry for Alzheimer's Disease (CERAD). RESULTS: the feminine gender obtained significant difference in the Memory, Recall and Recognition tests. The age group: 65 - 75 years, obtained significant difference in the Recall tests. The range of education from 8 to 15 years obtained significant difference in the Boston tests and in the Fluency test. CONCLUSION: women had a better performance in the tests that involved memory. The elderly considered youths were better in the proof of memory related to recall. The individuals that had a better instruction grade obtained a better performance in the abilities that involved language.
  • O articulatório e o fonológico na clínica da linguagem: da teoria á prática Artigos Originais

    Santana, Ana Paula; Machado, Maria Letícia Cautela de Almeida; Bianchi, Kátia Simone da Rosa; Freitas, Margareth de Souza; Marques, Jair Mendes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar como os fonoaudiólogos, na prática clínica, têm utilizado as terminologias referentes às alterações fonéticas e/ou fonológicas, assim como discutir as bases teóricas que têm fundamentado as mudanças de nomenclatura. MÉTODOS: foi realizada uma pesquisa exploratória com 60 fonoaudiólogos a fim de coletar dados por meio de respostas às perguntas: Você faz diferença entre Dislalia, Distúrbio Articulatório e Desvio Fonológico? Se sim, qual a diferença? Os dados foram analisados descritivamente através de distribuições percentuais. Foram aplicados testes de significância para a diferença de proporções, utilizando-se o nível de significância de 5%. A análise qualitativa, feita a partir de uma perspectiva discursiva, promoveu a discussão das relações entre Fonética e Fonologia e suas implicações para as alterações fonético-fonológicas. RESULTADOS: quase metade dos fonoaudiólogos entrevistados (45%) assegurou não diferenciar as terminologias utilizadas para designar as alterações fonético-fonológicas ou não saber explicá-las. Os sujeitos que afirmaram diferenciar os três termos, de forma geral, forneceram explicações evasivas ou pouco coerentes para as terminologias. Tais resultados denunciam que a maioria dos sujeitos dessa pesquisa, em suas práticas fonoaudiológicas, apenas reproduz terminologias comumente utilizadas sem um saber mais aprofundado sobre o tema, refletindo o fosso ainda existente entre a teorização linguística e a prática clínica. Esta geralmente tem sido realizada à margem daquela. CONCLUSÃO: evidencia-se, com isso, que, embora muito já se tenha construído em termos de conhecimento científico, na prática, parte dos fonoaudiólogos ainda mantém o caráter tecnicista que fez parte da história da Fonoaudiologia.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate how speech therapists have been using the terminologies that refer to phonetic/phonological disturbance in the clinical experience, as well as to discuss the theoretical basis that has supported their terminological choices. METHODS: an exploiting research was done involving sixty speech therapists in order to get data through their answers to the following questions: Do you make any difference between Dyslalia, Articulatory Impairment and Phonological Deviation? If so, what is the difference? The data were descriptively analyzed through percentage distribution. Significance tests were applied, using significance level of 5%. Data analysis that was carried through in a discursive perspective promoted the discussion on the relationship between Phonetics and Phonology and their implications on phonetic/phonological alterations. RESULTS: almost half of the interviewed speech therapists (45%) said they were not differentiating the terminologies used to name the phonetic/phonological alterations or not knowing how to explain them. The subjects that stated to differentiate the three terms, as a general rule, provided evasive or little clear explanations as for the terminologies. Such results reveal that most subjects in the said research, in their speech therapy experience, just reproduce largely used terminologies without having an appropriate know-how about the theme, reflecting the existence of a gap between the linguistic theorization and the clinical practice. The latter usually has been developed on the fringes of the former one. CONCLUSION: it was shown that, despite the great improvements in linguistic knowledge, in practice, some speech therapists still keep the thecnicist character that took part in the history of Speech Therapy.
  • Consciência fonológica: o desempenho de meninos e meninas bilíngues e monolíngues Artigos Originais

    Lasch, Sabrina Schützenhofer; Mota, Helena Bolli; Cielo, Carla Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar o desempenho de meninas e meninos, monolíngues e bilíngues, em habilidades de consciência fonológica. MÉTODOS: questionário e triagem auditiva para selecionar a amostra, composta por 89 estudantes, faixa etária entre 4:1 a 8:11 anos de idade, 47 meninas e 42 meninos, dos quais 47 sujeitos eram bilíngues (português e alemão) e 42 monolíngues (português). A amostra selecionada foi submetida à avaliação das habilidades em consciência fonológica, com aplicação do Protocolo de Consciência Fonológica (Cielo, 2001) que propõe tarefas de segmentação de frases em palavras; realismo nominal; detecção de rimas; síntese silábica; segmentação silábica; detecção de sílabas; reversão silábica; exclusão fonêmica; detecção de fonemas; síntese fonêmica; segmentação fonêmica e reversão fonêmica. Para uma análise quantitativa dos dados, realizou-se o teste estatístico de Kruskal-Wallis com p=0,05 quando se comparou o desempenho de meninos e meninas monolíngues, bem como o desempenho de meninos e meninas bilíngues por tarefa de CF. RESULTADOS: quando analisados os sujeitos bilíngues, houve significância estatística na detecção de rima com trissílabos (p=0,0087) e na síntese de quatro fonemas (p=0,0219), com vantagem das meninas; já na análise que comparou meninos e meninas monolíngues, os resultados foram mais equilibrados. CONCLUSÕES: apesar de praticamente não existirem resultados estatisticamente significantes na comparação entre meninos e meninas bilíngues e monolíngues, observou-se superioridade feminina na maioria das tarefas de consciência fonológica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate monolingual and bilingual girls and boys performance, in the skills of phonological awareness. METHODS: questionnaire and hearing screening to select the sample, consisting of 89 students, aged 4:1 to 8:11-years old, 47 girls and 42 boys, of which 47 subjects were bilingual (Portuguese and German) and 42 monolingual (Portuguese). The selected sample was submitted to the assessment of skills in phonological awareness, applying the Phonological Awareness Protocol (Cielo, 2001) that suggests segmentation of sentences in words, nominal realism, rhyme detection, syllabic synthesis and segmentation, syllable detection, syllabic and phonemic reversion, phonemic exclusion, phoneme detection and phonemic synthesis and segmentation. For a quantitative data analysis, a statistical test of Kruskal-Wallis with p = 0.05 was taken when comparing the monolingual boys' and girls' performance, and the bilingual boys' and girls' performance by task of phonological awareness. RESULTS: when the bilingual subjects were analyzed, there was a statistical significance in the detection of rhyme with trisyllable (p=0,0087) and synthesis of four phonemes (p=0,0219), with advantage of girls, while in the analysis that compared monolingual boys and girls, the results were more balanced. CONCLUSIONS: despite of almost lacking statistically significant results in the comparison among bilingual and monolingual boys and girls, female superiority was observed in most of phonological awareness tasks.
  • Estudo longitudinal da compreensão verbal de crianças usuárias de implante coclear Artigos Originais

    Queiroz, Carla Aparecida de Urzedo Fortunato; Bevilacqua, Maria Cecília; Costa, Maria da Piedade Resende da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a compreensão verbal de crianças surdas usuárias de implante coclear (IC) por meio de um estudo longitudinal. MÉTODOS: os participantes foram nove crianças surdas usuárias de IC. A idade cronológica das crianças variou entre quatro e oito anos e o tempo de uso do IC foi, em média, 1 ano e 6 meses na 1ª avaliação, 3 anos e 7 meses na 2ª avaliação e 4 anos e 9 meses na 3ª avaliação. As crianças foram avaliadas longitudinalmente por meio da Escala de Compreensão Verbal da RDLS. Os materiais usados foram brinquedos, objetos e figuras. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. RESULTADOS: os resultados mostraram que as crianças implantadas obtiveram uma evolução estatisticamente significante em relação às habilidades de linguagem receptiva. CONCLUSÃO: o estudo comprova a efetividade do IC para o desenvolvimento da compreensão verbal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the verbal comprehension of deaf children using a cochlear implant (CI) through a longitudinal study. METHODS: the individuals were nine deaf children using CI. The chronological age of the children ranged from four to eight year-old. The time of use of CI was, on average, 1 year 6 months at the 1st evaluation, 3 years 7 months at the 2nd evaluation, and 4 years 9 months at the 3rd evaluation. The deaf children were evaluated longitudinally through the RDLS Verbal Comprehension Scale. The used materials were toys, objects and figures. Data were analyzed qualitatively and quantitatively. RESULTS: the implanted children showed progress in their receptive abilities that were statistically significant. CONCLUSION: the study proves CI effectiveness as for the development of verbal comprehension.
  • Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da língua de sinais Brasileira Artigos Originais

    Almeida, Elizabeth Oliveira Crepaldi de; Filasi, Carolina Ronqui; Almeida, Luiza Crepaldi de

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: investigar a coesão textual em produções escritas por quatro adultos surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira alfabetizados, integrantes de um grupo de discussão nessa língua, sobre o tema violência, coordenado por uma intérprete fluente. Verificar a possível interferência da Libras na escrita em português. MÉTODOS: após terem participado de sessões de discussão sobre o tema violência, cada participante produziu um texto relacionado a algum tipo de violência. Seus textos foram analisados qualitativamente em termos de sua coesão. RESULTADOS: os textos produzidos faziam referência a situações de violência simbólica. O estudo dos textos evidenciou presença de coesão textual sequencial e referencial em todos os textos, embora comprometida. Houve interferência da Libras nas redações. Observou-se que os textos, por si sós, são difíceis de serem compreendidos sem a interação direta com o participante. Apesar da dificuldade na compreensão da língua escrita, que é diferente da estrutura da língua de sinais, o estudo evidenciou que esses surdos podem construir textos com sentido e coesão. CONCLUSÃO: a produção escrita dos surdos pesquisados apresenta coesão, porém com interferência da Libras, o que prejudica, em alguns casos, a compreensão por parte do leitor. Quanto menor a coesão textual, maior a necessidade de explicações do autor sobre o que quis dizer com seu texto.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate text cohesion in written productions of four deaf male adults using Brazilian Sign Language (Libras) and write in Portuguese. Participants integrate a discussion group on violence using that language coordinated by a fluent interpreter. The study also verifies possible interference of Libras on writing in Portuguese. METHODS: after a few sessions, a discussing the theme violence, each deaf participant wrote a text on a violence situation. These texts were analyzed qualitatively as for their cohesion. RESULTS: the study pointed out the existence of sequential and referential text cohesion in all the analyzed texts, although compromised. There was interference of Libras in their writing. The produced texts related in some way to symbolic violence. The texts per se were difficult to understand without direct interaction with the participant. Despite difficulties in comprehension of writing language whose structure is very different from the sign language, it became clear that these deaf persons could construct texts with sense and cohesion. CONCLUSION: the texts produced by the studied deafs have cohesion, although the interference of Libras was harmful in some cases as for the reader's comprehension. As text cohesion diminishes, there is more need for explanations by the author about the meaning of the said text.
  • Perfil auditivo de trabalhadores de um entreposto de carnes Artigos Originais

    Azevedo, Amanda Nogueira; Bernardo, Luciana Dias; Shing, Suely Cátia Alves Chong; Santos, Juliana Nunes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar o perfil auditivo de trabalhadores de um entreposto de carnes e derivados da região metropolitana de Belo Horizonte. MÉTODOS: trata-se de um estudo transversal descritivo em que foram avaliados 53 trabalhadores desse entreposto, com aplicação de questionário e análise de exames audiométricos. RESULTADOS: dos funcionários avaliados, três (5,66%) apresentaram perda auditiva induzida por ruído. Não houve correlação estatisticamente significante entre o tempo de trabalho na empresa e o desenvolvimento de perda auditiva induzida por ruído. Os sintomas auditivos mais encontrados foram dificuldade de entender as palavras (13,2%) e intolerância a sons intensos (11,3%); e os sintomas não auditivos foram dor de cabeça (16,9%) e irritabilidade (11,3%). Observou-se diferença estatisticamente significante (p<0,05) ao correlacionar os indivíduos com audição normal e alterada quanto à presença de zumbido, queixa de não escutar bem e dificuldade de conversar em ambientes ruidosos. CONCLUSÃO: os resultados revelaram que indivíduos com audiometrias sugestivas de perda auditiva induzida por ruído mostraram-se mais vulneráveis ao zumbido, além de apresentarem mais dificuldade de conversar em ambientes ruidosos. No entanto, as demais queixas auditivas e não auditivas foram encontradas em ambos os grupos, independentemente da existência de perda auditiva.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the auditory profile of workers at a Meat and Derivative Warehouse of the metropolitan region of Belo Horizonte. METHODS: it is a transversal study where 53 workers of this warehouse had been evaluated, with application of questionnaire and analysis of audiometric examinations. RESULTS: from the evaluated employees, 5.66% showed induced auditory loss for noise. The exposition time did not relate with induced auditory loss for noise. The most common auditory symptoms had been difficulty to understand words (13.2%) and difficulty to bear the intense sounds (11.3%) and the not auditory symptoms had been headache (16.9%) and irritability (11.3%). Significant difference was observed (p < 0.05) when correlating the individuals with normal and modified hearing with the presence of humming, complaint about listening abilities and difficulty to talk in noisy environments. CONCLUSION: the results reveled that individuals with audiometries suggesting induced auditory loss for noise were more vulnerable to humming, also showing more difficulty to talk in noisy environments. However, the others auditory and non-auditory complaints were raised in both groups, regardless of the existence of auditory loss.
  • Treinamento auditivo para transtorno do processamento auditivo: uma proposta de intervenção terapêutica Artigos Originais

    Samelli, Alessandra Giannella; Mecca, Fabíola Ferrer Del Nero

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a eficácia de um programa informal de treinamento auditivo específico para transtornos do Processamento Auditivo, em um grupo de pacientes com esta alteração, por meio da comparação de pré e pós-testes. MÉTODOS: participaram deste estudo 10 indivíduos de ambos os sexos, da faixa etária entre sete e 20 anos. Todos realizaram avaliação audiológica completa e do processamento auditivo (testes: Fala com Ruído, Sttagered Spondaic Word - SSW, Dicótico de Dígitos, Padrão de Frequência). Após 10 sessões individuais de treinamento auditivo, nas quais foram trabalhadas diretamente as habilidades auditivas alteradas, a avaliação do processamento auditivo foi refeita. RESULTADOS: as porcentagens médias de acertos nas situações pré e pós-treinamento auditivo demonstraram diferenças estatisticamente significantes em todos os testes realizados. CONCLUSÃO: o programa de treinamento auditivo informal empregado mostrou-se eficaz em um grupo de pacientes com transtorno do processamento auditivo, uma vez que determinou diferença estatisticamente significante entre o desempenho pré e pós-testes na avaliação do processamento auditivo, indicando melhora das habilidades auditivas alteradas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the auditory training efficacy in patients with (central) auditory processing disorder, by comparing pre and post results. METHODS: ten male and female subjects, from 7 to 20-year old, took part in this study. All participants were submitted to audiological and (central) auditory processing evaluations, which included Speech Recognition under in Noise, Staggered Spondaic Word, Dichotic Digits and Frequency Pattern Discrimination tests. Evaluation was carried out after 10 auditory training sessions. RESULTS: statistical differences were verified comparing pre and post results concerning the mean percentage for all tests. CONCLUSION: the informal auditory training program used showed to be efficient for patients with (central) auditory processing disorder considering the patients significant improvement in all post test results.
  • Perfil audiométrico de indivíduos expostos ao ruído atendidos no núcleo de saúde ocupacional de um hospital do município de Montes Claros, Minas Gerais Artigos Originais

    Leão, Rejane Noronha; Dias, Fernanda Abalen Martins

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: traçar o perfil audiométrico de pacientes expostos a ruído, atendidos no Núcleo de Saúde Ocupacional da Fundação Hospitalar de Montes Claros (Hospital Aroldo Tourinho) em Minas Gerais. MÉTODOS: análise de prontuários audiológicos do Núcleo de Saúde Ocupacional da Fundação Hospitalar de Montes Claros/MG de trabalhadores expostos a ruído ocupacional no período de junho a dezembro de 2006. RESULTADOS: a amostra de prontuários caracterizou-se por predominância do sexo masculino (98,3%), com média de 34,7 anos idade. Dos dados obtidos: 37,9% dos trabalhadores não usavam nenhum tipo de protetor auditivo; 19,8% dos trabalhadores foram expostos a um ou mais agente químico; 17% descreveram alguma queixa auditiva; 6,3% usavam algum medicamento; 7,4% citaram doenças prévias; 6,7% relataram deficientes auditivos na família. Identificou-se que 13,2% dos trabalhadores apresentaram perda auditiva na orelha direita (31,8% destas perdas auditivas foram sugestivas de perda auditiva induzida por níveis elevados de pressão sonora) e 15,5% na orelha esquerda (36,77% destas perdas auditivas foram sugestivas de perda auditiva induzida por níveis elevados de pressão sonora). CONCLUSÃO: nesta pesquisa houve uma alta prevalência de alterações audiométricas sugestivas de perda auditiva induzida por níveis elevados de pressão sonora, com predomínio maior de perdas auditivas na orelha esquerda. Também houve diferenças significantes em relação à exposição diária dos trabalhadores ao ruído, ao ruído extra-ocupacional e às funções desempenhadas pelos trabalhadores. Além disso, é preocupante o uso insuficiente e inadequado do equipamento de proteção individual auricular por parte dos trabalhadores expostos ao ruído.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to draw the audiometric profile of patients exposed to noise, attended the Center for Occupational Health Foundation's Hospital of Montes Claros (Aroldo Tourinho Hospital) in Minas Gerais. METHODS: analysis of audiological records of the Center for Occupational Health of Foundation Hospital of Montes Claros / MG of workers exposed to occupational noise in the period June to December 2006. RESULTS: the sample of medical records characterized by male predominance (98.3%), with a mean age of 34.7 years. Data obtained as follows: 37.9% of workers were not using any type of hearing protector, 19.8% of workers were exposed to one or more chemical agent, 17% reported hearing any complaints, 6.3% used some medicine, 7, 4% cited previous diseases, 6.7% reported hearing disability in the family. It was identified that 13.2% of workers had hearing loss in right ear (31.8% of hearing loss were suggestive of hearing loss induced by high levels of sound pressure) and 15.5% in the left ear (36.77% of hearing loss were suggestive of hearing loss induced by high levels of sound pressure). CONCLUSION: in this study there was a high prevalence of suggestive audiometric alterations concerning hearing loss induced by high levels of sound pressure, with higher prevalence of hearing loss in the left ear. There were also significant differences in relation to workers' daily exposure to noise, noise and non-occupational tasks performed by the workers. Moreover, the inadequate and inappropriate use of personal auricular protective equipment by workers exposed to noise is preoccupying.
  • Paciente com paralisa cerebral coreoatetoide: evolução clínica pós-intervenção Artigos Originais

    Silvério, Carolina Castelli; Henrique, Cristiane Soares

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a eficácia da intervenção terapêutica na função de deglutição e na estabilidade clínica de crianças portadoras de paralisia cerebral (PC) coreoatetoide com disfagia orofaríngea. MÉTODOS: 11 crianças portadoras de PC do tipo coreoatetoide, com média de idade de três anos e três meses, que frequentaram terapia fonoaudiológica. Foram levantados os seguintes dados: escala de avaliação funcional da alimentação (Functional Oral Intake Scale - FOIS); grau de severidade da disfagia; broncopneumonias (BCP), hipersecretividade pulmonar e peso; consistência alimentar; sinais de penetração e/ou aspiração laringotraqueal. Os dados foram levantados no relatório de avaliação antes da intervenção terapêutica e no relatório final de evolução, no momento da alta. RESULTADOS: com relação à aplicação da escala FOIS, obteve-se que, tanto antes, quanto após a intervenção, a maioria dos pacientes encontrou-se no nível V da escala, com diminuição no segundo momento. Aumento dos pacientes nos níveis III e IV. Após intervenção terapêutica, houve diminuição de pacientes que ingeriam líquidos, aumento do uso do líquido espesso e do pastoso homogêneo. Houve diminuição da severidade da disfagia, redução dos episódios de BCP e de hipersecretividade pulmonar, aumento de peso e redução dos sinais de penetração e/ou aspiração laringotraqueal. CONCLUSÃO: a intervenção fonoaudiológica, dentro de uma equipe multidisciplinar em disfagia, em crianças portadoras de PC coreoatetoide promove deglutição mais segura e eficaz, com redução dos sinais sugestivos de penetração e/ou aspiração laringotraqueal, dos episódios de BCP e de hipersecretividade pulmonar, e aumento do peso.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the efficacy of therapeutic intervention in swallowing and clinical stability of children with choreoathetoid cerebral palsy and oropharyngeal dysphagia. METHODS: 11 children with choreoathetoid cerebral palsy, three years and three months old on average, under speech therapy. Data related to staff classification (FOIS scale); dysphagia degree; bronchopneumonia, airway secretions and weight; food consistency; suggestive signs of tracheal aspiration. Data were collected in their medical records before and after therapeutic intervention. RESULTS: data related to FOIS scale indicated that before and after therapeutic intervention, the majority of the patients were in V level, with reduction in the second moment. Increase of the patients in the III and IV levels. After therapeutic intervention, there was reduction of the patients who had liquid foods, increase the use of Jelly-O and homogenic pasty. The severity of dysphagia was reduced as well as the incidence of bronchopneumonia and airway secretions, increase in weight and a reduction of suggestive signs of tracheal aspiration. CONCLUSION: speech and language therapy intervention, together with the work of a multidisciplinary dysphagia team, promotes better swallowing efficacy and security, with a decrease in suggestive signs of tracheal aspiration, bronchopneumonia and weight increase.
  • Avaliação da alimentação em crianças com fissura de lábio e/ou palato atendidas em um hospital de Porto Alegre Artigos Originais

    Campillay, Paloma Letelier; Delgado, Susana Elena; Brescovici, Silvana Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a alimentação de crianças fissuradas e descrever suas características; verificar o tipo de alimentação e suas dificuldades alimentares. MÉTODOS: foi um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo. Participaram 23 pacientes fissurados de zero a nove anos, que realizaram avaliação do sistema estomatognático e cujos responsáveis foram entrevistados. Realizou-se análise estatística descritiva dos dados obtidos na avaliação, assim como análise teórica. RESULTADOS: o tipo de fissura mais encontrada foi a Fissura Transforame Unilateral. Das 23 crianças, duas (8,75%) foram amamentadas exclusivamente. As maiores dificuldades alimentares foram: seis (26,1%) dificuldade para sugar, 10 (43,5%) engasgos, quatro (17,4%) dificuldade para deglutir, três (13,0%) dificuldade para mastigar e 12 (52,2%) tinham refluxo nasal. As alterações das funções do Sistema Estomatognático mais frequentes foram a interposição lingual importante na deglutição e mastigação do tipo mascagem. CONCLUSÃO: a fissura transforame, mesmo sendo mais complexa, não excluiu o aleitamento materno exclusivo; o tipo de alimentação relacionado com a idade dos pacientes apresenta-se de maneira adequada; boa parte dos pacientes ainda usa a mamadeira com bico comum, constituindo um hábito deletério. As maiores dificuldades na alimentação relatadas pelas mães foram engasgos, refluxo nasal e dificuldade de sugar. As crianças que não apresentaram queixas de dificuldade de alimentação eram portadoras, na sua maioria, de fissura pré-forame incisivo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate feeding in children with cleft lip and/or palate and describe their characteristics; to check the sort of feeding and their feeding difficulties. METHODS: we used a quantitative, cross-sectional, observational and descriptive study. Twenty-three cleft patients from 0 to 9-year old were evaluated in this study. Interviews were accomplished with the sponsors. We carried out a descriptive statistical analysis of the data obtained in the evaluation, as well as the theoretical analysis. RESULTS: the most found sort of cleft was the Unilateral Transforame Cleft. From the 23 children, two (8.75%) were exclusively breastfeeding. Major feeding difficulties were: six (26.1%) difficulty to suck, 10 (43.5%) choking, four (17.4%) difficulty to swallow, three (13.0%) difficulty to chew and 12 (52.2%) had nasal reflux. The more frequent alterations of the Stomatognathic System were found in the swallowing important lingual interference and mastication of chewing type. CONCLUSION: the transforame cleft, even being more complex, did not exclude the exclusive breastfeeding; the sort of feeding related with the patients' age, presents itself in an appropriate way; part of the patients still use the bottle with a common nipple, constituting a harmful habit. Major difficulties in feeding reported by mothers were choking, nasal reflux and sucking difficulty. The children that did not have complaints of feeding difficulty were the ones with incisive preforame cleft.
  • Ocorrência de mordida aberta anterior e hábitos bucais deletérios em crianças de 4 a 6 anos Artigos Originais

    Zapata, Maritza; Bachiega, Joanna Carolina; Marangoni, Analúcia Ferreira; Jeremias, José Eduardo Massucato; Ferrari, Raquel Agnelli Mesquita; Bussadori, Sandra Kalil; Santos, Elaine Marcílio

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a ocorrência de mordida aberta anterior e de hábitos orais deletérios em crianças de quatro a seis anos de idade. MÉTODOS: foram avaliadas 266 crianças de quatro a seis anos incompletos, de ambos os gêneros, na cidade de Suzano - São Paulo. As avaliações constaram de aplicação de ficha de avaliação para detecção de ocorrência de hábitos bucais deletérios aos responsáveis e da realização de exame clínico constituído por avaliação da oclusão das crianças. RESULTADOS: verificou-se que 221 crianças (83,1%) apresentaram pelo menos um hábito bucal deletério, sendo o mais frequente o uso de mamadeira 167 (75,6%). A ocorrência simultânea de hábitos deletérios e alterações de oclusão dentária foi observada em 119 crianças (44,1% da amostra) e nestas, a maior prevalência foi a presença da mordida aberta anterior, presente em 89 (79,8%). CONCLUSÃO: a mordida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente significante entre hábitos orais deletérios, como uso de mamadeira, chupeta e ocorrência de bruxismo e presença de mordida aberta anterior.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to determine the occurrence of anterior open bite and harmful oral habits in children from four to six-year old. METHODS: a total of 266 four-to-six-year-old male and female children in the city of Suzano (São Paulo, Brazil) were evaluated. An assessment chart for detecting the occurrence of harmful oral habits was administered to the guardians and clinical exams were performed for assessing occlusion in the children. RESULTS: a total of 221 children (83.1%) had at least one harmful oral habit, the most frequent of which was the use of a feeding bottle (n=167; 75.6%). The occurrence of simultaneous harmful habits and dental occlusion abnormalities was observed in 119 children (44.1% of the sample); among these children, the greatest prevalence was of anterior open bite (n=89; 79.8%). CONCLUSION: anterior open bite was the most prevalent occlusion alteration in the children and had a statistically significant association with harmful oral habits, such as the use of a bottle and/or pacifier and teeth grinding.
  • Os efeitos da estimulação sensório motora oral na sucção nutritiva na mamadeira de recém-nascidos pré-termo Artigos Originais

    Yamamoto, Raquel Coube de Carvalho; Bauer, Magda Aline; Häeffner, Leris Salete Bonfanti; Weinmann, Ângela Regina Maciel; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar o desempenho da sucção nutritiva, na mamadeira, em recém-nascidos pré-termo submetidos à estimulação sensório-motora-oral. MÉTODOS: pesquisa do tipo ensaio clínico controlado de intervenção. 20 recém-nascidos pré-termo foram distribuídos em grupo estimulado e grupo controle. Estes grupos foram submetidos à avaliação fonoaudiológica em dois diferentes momentos: na liberação da alimentação por via oral; e quando atingiam alimentação plena por via oral num período de 24 horas. As avaliações foram filmadas, e os resultados foram analisados pela pesquisadora. Para análise dos dados utilizou-se o Teste exato de Fishe r e o Teste "T" de Studen t do software estatístico STATA 10.0. Considerou-se p < 0,05. RESULTADOS: recém-nascidos do grupo estimulado, na segunda avaliação, apresentaram resultados com diferença estatística significante quanto a força de sucção forte (p=0,003), presença dos três reflexos adaptativos (p=0,001), coordenação da sucção/deglutição/respiração (p=0,003), no tempo total de sucções (p=0,01) e na frequência de sucção (p<0,01). O número total de sucções apresentou diferença estatística significante (p<0,05) entre as avaliações do grupo controle. Quanto ao ritmo e a relação entre o volume de leite prescrito e ingerido não apresentou resultados com diferença estatística significante. CONCLUSÃO: a estimulação sensório-motora oral parece favorecer o desempenho nas funções de sucção nutritiva de recém-nascidos pré-termo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the nutritive sucking performance in preterm infants that underwent sensory-motororal stimulation. METHODS: a controlled clinical trial of intervention was performed in 20 preterm infants divided into experimental and control group. The infants received a speech therapist evaluation in two different times: at the beginning of the oral feeding (first speech therapist evaluation) and when they reached full oral feeding (second evaluation). Statistical data analyses used STATA 10 package and they were analyzed for treatment group differences with Fisher's exact Test and Student's unpaired t-test (p<0.05). RESULTS: infants in the experimental group, in the second evaluation, differed statistically in the pressure of strong sucking (p=0.003), presence of the three adaptive reflexes (p=0.001), coordination among sucking, swallowing and breathing (p=0.003), the total time for sucking (p=0.01) and of number of sucking/time (p<0.01). The total number of sucks showed a statistically significant difference (p<0.05) among the evaluations of the control group. No differences were observed among the groups as for sucking rhythm, and prescribed and ingested milk volume. CONCLUSION: in this study, sensory-motor-oral stimulation contributed for a better sucking performance, during bottle feeding, in preterm infants.
  • Qualidade de vida relacionada à voz de professores universitários Artigos Originais

    Fabrício, Mariana Zerbetto; Kasama, Silvia Tieko; Martinez, Edson Zangiacomi

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: observar a qualidade de vida relacionada à voz dos docentes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), além de descrever seus conhecimentos referentes à saúde vocal, fornecendo assim, dados que possam motivar futuras ações para prevenção e tratamento da disfonia. MÉTODOS: foram utilizados o Protocolo de Qualidade de Vida em Voz (QVV) e um questionário que investigou sintomas vocais, uso da voz e atitudes diante dos sintomas. RESULTADOS: registrou-se que 82% dos docentes participantes atingiram escores iguais a 100 para o domínio sócio-emocional, 38% para o domínio físico e 38% para o escore total. Uma grande parte (31%) considera sua voz "muito boa", mas deve-se considerar que 26% dos entrevistados não avaliaram sua voz. Com relação às atitudes que os docentes tomam frente a um problema vocal, 53% relatam diminuir o uso da voz. Os sintomas de maior incidência relatados pelos docentes foram garganta seca, tosse e perda de voz. CONCLUSÃO: o presente estudo mostrou relatos de satisfação vocal e alto índice de qualidade de vida, porém observou-se uma prevalência elevada de sintomas vocais, demonstrando a necessidade de ações preventivas e de orientação vocal para esses professores.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to observe the voice-related quality of life of teachers from the Ribeirão Preto Medical School, University of São Paulo (FMRP/USP), to describe their knowledge on vocal health, and to provide data that can motivate future actions for preventing and treating dysphonia. METHODS: data collection instrument was Quality of Life and Voice Protocol (QLV). It was also used a questionnaire that investigated vocal symptoms, vocal use and attitudes before the symptoms. RESULTS: 82% of the teachers who participated in the survey achieved scores equal to 100 for the socio-emotional domain, 38% for the physical domain and 38% for the total score. A large portion (31%) believe his voice "very good" but it must be considered that 26% of respondents did not examine their voice. Regarding the question about the attitudes that teachers take before a vocal problem, 53% reported decrease in the use of voice. The higher incidence of symptoms reported by teachers was dry throat, cough and voice loss. CONCLUSION: this study showed reports of voice satisfaction and high quality of life, but there was a high prevalence of vocal symptoms, demonstrating the need for preventive actions and voice education for these university teachers.
  • Percepção da voz e saúde vocal em idosos coralistas Artigos Originais

    Penteado, Regina Zanella; Penteado, Letícia Aranha Pires Barbosa

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a percepção da voz e de suas alterações e os cuidados de saúde vocal de idosos coralistas. MÉTODOS: são sujeitos 10 idosos (seis mulheres e quatro homens) do Coral Evangélico de Piracicaba (SP). Foi aplicado o questionário Qualidade de vida e voz (QVV), realizada entrevista aberta sobre o que acham da voz, queixas e cuidados e a avaliação vocal. Procedimentos de análise: análise de Conteúdo/análise temática, análise descritiva das questões, cálculo do escore global do QVV e análise perceptivo-auditiva fonoaudiológica por meio da escala GRBASI e avaliação dos parâmetros vocais. RESULTADOS: nove idosos avaliaram a voz como boa e apresentaram imagem vocal positiva, com escore médio de 96,5 pontos no QVV. Apesar disto, manifestaram dificuldades relacionadas com a respiração, articulação, modulação, além de alterações vocais em grau leve (rugosidade e soprosidade) na avaliação fonoaudiológica. Os cuidados com a voz se mostraram insuficientes para a promoção da saúde vocal. CONCLUSÃO: o grupo de idosos coralistas pesquisado, apesar de não ter queixas e estar satisfeito com a voz, apresenta dificuldades relacionadas aos cuidados de saúde vocal, à percepção da voz e do processo saúde-doença vocal bem como parâmetros alterados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the perception of voice, its alterations and vocal health care in aged chorus members. METHODS: subjects are ten (six woman and four man) aged members of Piracicaba's Evangelic Chorus. QVV (Quality of life and voice) questionnaire was applied through an open interview on voice, complaints and cares; and vocal evaluation. Analysis procedures: Content/thematic analysis, descriptive analysis of the questions, calculating the QVV global score, and perceptual auditory analysis using GRBASI scale and evaluation of vocal parameters. RESULTS: nine subjects evaluated their own voice as good and showed a positive vocal image, with a mean score of 96.5 points in QVV. Despite this fact, they referred difficulties linked to respiration, articulation and modulation, besides a low degree of vocal alterations (hoarseness and soprosity) in speech-language pathology evaluation. The cares with voice are insufficient for promoting vocal health. CONCLUSION: the group of aged chorus members shows difficulties related to vocal health care, voice perception and the health-illness vocal process as well as alterations in vocal parameters.
  • Cuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicos Artigos Originais

    Panhoca, Ivone; Pupo, Aline Cristina de Salles

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a qualidade de vida de cuidadores de afásicos, utilizando-se o "Questionário de sobrecarga do cuidador (Burden Interview - Zarit)". MÉTODOS: responderam as 22 questões do questionário, 30 cuidadores de afásicos, de ambos os sexos, que eram atendidos em uma clínica-escola de uma faculdade de Fonoaudiologia do interior do estado de São Paulo. Além disso, foram coletados os seguintes dados: sexo; idade; nível de escolaridade; há quanto tempo ocupava a posição de cuidador; grau de parentesco com o afásico; quais suas maiores dificuldades no trato com o afásico; tipo de afasia da pessoa sob seus cuidados (e acometimentos associados). Foram analisadas tais variáveis a fim de verificar como elas influenciavam na sobrecarga e, além disso, verificou-se a relação entre a pontuação geral do questionário e a questão em que o próprio cuidador respondia como avaliava sua sobrecarga como cuidador. RESULTADOS: constatou-se que as variáveis "parentesco" e "dificuldades no trato com o afásico" estão relacionadas com a sobrecarga do cuidador, sendo que as maiores sobrecargas foram encontradas nos que cuidam de afásicos que apresentam maiores comprometimentos linguísticos e que se irritam facilmente quando não são compreendidos. Quanto ao grau de parentesco os pais de afásicos são os que se sentem mais sobrecarregados, seguidos pelos cônjuges, filhos e irmãos. CONCLUSÃO: os resultados encontrados mostraram que o cuidador do afásico apresenta sobrecarga física e emocional, sendo de extrema importância conhecer suas necessidades, para melhor assisti-los e orientá-los, buscando minimizar a sobrecarga e melhorando a qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to value aphasics' caregivers quality of life using the "Caregiver Burden Questionnaire (Burden Interview - Zarit)". METHODS: thirty aphasics' caregivers, of both genders, answered twentytwo questions of the questionnaire, and were attended in a clinic-school at a Speech Therapy University located in the western part of São Paulo state. Besides, the following details were collected: gender; age; school education; time working as caregivers; degree of relationship aphasic-caregiver; difficulties faced during the aphasics' treatment; the type of aphasia that the person under their cares has (and associated attacks). Such variables were analyzed in order to check how they were influencing the burden and, in addition to the relation between the general score of the questionnaire and the question answered by the caregivers valuing their own burden. RESULTS: we found that the variables "relationship" and "difficulties faced during the aphasic treatment" are related to the caregiver's burden, although the higher burdens were found in caregivers who take care of aphasics showing severe linguistic compromising and become easily irritated when they are not understood. In terms of relationship, aphasic's parents are those who feel more burdens, followed by the spouses, children and brothers. CONCLUSION: the results showed that the aphasic's caregivers shows physical and emotional burden, being of extreme importance knowing their necessities, to better assist and guide them, trying to minimize the burden and improving quality of life.
  • Características morfofuncionais do trânsito orofaríngeo na bulimia: revisão de literatura Artigos De Revisão

    Santos, Catarina Matos Brito; Cansanção, Vanessa de Oliveira; Pernambuco, Leandro de Araújo; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    TEMA: deglutição e bulimia. OBJETIVO: apresentar e discutir os achados científicos descritos na literatura quanto às características orofaríngeas relacionadas à deglutição em portadores de bulimia nervosa do tipo purgativa. CONCLUSÃO: a bulimia nervosa acarreta uma série de alterações em estruturas e funções que compõem o trânsito orofaríngeo, como erosão dentária, hipersensibilidade, enfraquecimento e fratura dos dentes, problemas de oclusão, cáries, doenças periodontais, dessensibilização intra-oral, hipogeusia, úlceras, granulomas, queilite angular, hipertrofia das glândulas parótidas, tosse e odinofagia. Existe um predomínio na literatura científica de relatos sobre alterações morfológicas em detrimento das funcionais. Poucos relatos abordaram diretamente a relação entre a bulimia e deglutição, apenas mencionando superficialmente as possibilidades de desencadeamento da disfagia orofaríngea.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: deglutition and bulimia. PURPOSE: to submit and discuss the scientific research concerning oropharyngeal characteristics related to deglutition in patients with purging type bulimia nervosa. CONCLUSIONS: bulimia nervosa entails a series of changes in structures and functions that compose the oropharyngeal tract, such as dental erosion, hypersensitivity, weakness and fracture of the teeth, occlusion problems, caries, periodontal diseases, intraoral desensitization, hypogeusia, ulceration, granulomas, angular cheilitis, enlargement of the parotid glands, coughs and odynophagia. There is a prevalence in the scientific literature of reports about morphologic alterations on the detriment of the functional ones. Few reports discussed the relationship between bulimia and deglutition, superficially mentioning the possibilities for triggering oropharyngeal dysphagia.
  • Fonoaudiologia X ronco/apneia do sono Artigos De Revisão

    Soares, Elisângela Barros; Pires, Joicy Barbalho; Menezes, Michele de Alicrim; Santana, Suzany Karla Silva de; Fraga, Juliana

    Resumo em Português:

    TEMA: sendo o sono necessário para termos energia, o ronco e a apneia do sono tornam-se obstáculos que acarretam problemas de saúde, como também problemas sociais, conjugais, escolares, entre outros. OBJETIVO: contribuir para um maior conhecimento do profissional fonoaudiólogo sobre as causas, consequências, diagnóstico e formas de tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS), a fim de favorecer a definição da conduta por este profissional, seja ela, encaminhar para um diagnóstico, tratar (por meio de fonoterapia) essa patologia ou indicar o tratamento médico, seja ele, cirúrgico ou conservador. CONCLUSÃO: as possíveis alterações fonoaudiológicas encontradas nestes pacientes são: língua alargada apresentando hipotonia, palato mole com volume aumentado, dificuldade na alimentação devido ao aporte insuficiente de ar e ao bruxismo, possivelmente causado pela tensão e ansiedade decorrentes das noites mal dormidas. Outras alterações podem ser encontradas decorrentes do tratamento cirúrgico empregado em alguns casos, como a disfagia ou até mesmo alterações na fala e na ressonância da fala decorrente de uma uvulopalatoplastia. O enfoque do tratamento fonoaudiológico é a mioterapia dos músculos envolvidos, priorizando a musculatura palatal. Percebe-se que o fonoaudiólogo pode contribuir para amenizar os sintomas encontrados nestas patologias, proporcionando uma qualidade de vida melhor aos seus portadores.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: sleeping is necessary to provide us with energy. However, snoring and sleep apnea become obstacles that cause not only health problems, but also social, marital and educational issues. PURPOSE: contribute with a better understanding of the causes to the speech therapist, as well as the diagnosis and forms of treatment for Obstructive Sleep Apnea (OSA). Facilitate the definition of conduct by the therapist, be it a guide for a diagnosis, a treatment for that disease (through speech therapy) or the indication of medical treatment (surgical or conservative). CONCLUSION: some possible speech pathologies found in these patients are: enlarged tongue presenting hypotonia, soft palate with increased volume, difficulty in feeding due to insufficient intake of air and bruxism, possibly caused by tension and anxiety of bad night's sleep. Other changes can be found due to surgical treatment used in some cases, such as dysphagia or even alterations in speech and resonance of speech caused by an uvulopalatoplasty. The focus of speech therapy is the myotherapy of the involved muscles, prioritizing the palatal muscles. It is perceived that the speech therapists can help to ease the symptoms found in these diseases, providing a better life quality for their patients.
  • Desenvolvimento infantil na fenilcetonúria: atuação fonoaudiológica Artigos De Revisão

    Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Gejão, Mariana Germano; Ferreira, Amanda Tragueta; Silva, Greyce Kelly da; Anastácio-Pessan, Fernanda da Luz

    Resumo em Português:

    TEMA: a fenilcetonúria é manifestada por deficiência parcial ou total da enzima hepática fenilalanina hidroxilase que, em excesso, tem efeito tóxico para as funções do sistema nervoso central, refletindo no desenvolvimento global do indivíduo. OBJETIVO: apresentar as alterações no desenvolvimento verificadas em estudos científicos com indivíduos portadores de fenilcetonúria e refletir sobre as habilidades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem. CONCLUSÃO: indivíduos com fenilcetonúria são de risco para alterações nas funções cognitivas, linguísticas, motoras e comportamental-social. Déficits nas funções executivas e habilidades neuropsicolinguísticas são comuns e acarretam defasagens para o desenvolvimento das habilidades de linguagem. Os achados justificam o encaminhamento de proposta para o Ministério da Saúde com vistas à contratação de Fonoaudiólogos nos Programas de Triagem Neonatal credenciados.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: phenylketonuria is manifested by partial or total deficiency of the hepatic enzyme phenylalanine hydroxylase that, in excess, has a toxic effect on the central nervous system functions, reflecting in the individual's global development. PURPOSE: to submit the alterations in the development verified in scientific studies with individuals with phenylketonuria, and to contemplate the abilities related to language development. CONCLUSION: individuals with phenylketonuria are risky for alterations in the cognitive, linguistics, motor and social-behavior functions. Deficits in the executive functions and neuropsychological abilities are common and imply in discrepancies as for language abilities development. The findings justify the proposal forwarding to the Ministry of Health with views to contracting a Speech and Language Pathologist in the accredited Neonatal Screening Programs.
  • Desvios fonológicos na educação infantil Relatos De Caso

    Nunes, Djakelânia Alves; Payão, Luzia Miscow da Cruz; Costa, Ranilde Cristiane Cavalcante

    Resumo em Português:

    TEMA: desvio fonológico na Educação Infantil. PROCEDIMENTOS: analisar a intervenção fonoaudiológica baseada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica em uma população de crianças com desvios fonológicos, estudantes da Educação Infantil. RESULTADOS: com a análise dos dados, verificou-se maior predominância de processos de simplificação de líquidas, simplificação de encontros consonantais e simplificação da consoante final. Ocorreu a intervenção fonoaudiológica, na qual apenas uma criança não conseguiu superar as dificuldades encontradas anteriormente no processo de organização fonológica, apresentando ainda ausência de traço distintivo no sistema. CONCLUSÃO: a intervenção fonoaudiológica fundamentada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica ampliou o inventário fonético e o sistema fonológico dessas crianças, melhorando o contraste entre os fonemas e o desempenho das habilidades de manipulação dos sons da fala, consequentemente, proporcionando a inteligibilidade de fala.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: phonological deviations in elementary school. PROCEDURES: analyzing the phonetic approach based on the ranking of distinctive features and on phonological awareness in a population of children with phonological deviations, students of elementary school. RESULTS: with the analysis of the information, we noted a great predominance simplification of liquids process, simplification of consonant cluster and simplification of final coda. Speech therapy took place, in which a child did not just get to overcome the difficulties found previously in the process of phonological organization, still presenting absence of distinctive trace in the system. CONCLUSION: the phonetic approach to phonological deviation based the ranking of distinctive features and on phonological awareness expanded the phonetic inventory and those children's phonological system, improving the recruiting between the phonemes and the performance of the abilities concerning manipulation speech sounds, consequently providing speech intelligibility.
  • Intervenção fonoaudiológica com gêneros textuais em um grupo de escolares Relatos De Caso

    Schneider, Ane Caroline Brisch; Souza, Ana Paula Ramos de; Deuschle, Vanessa Panda

    Resumo em Português:

    TEMA: terapia com gêneros textuais em um grupo de escolares. OBJETIVOS: analisar os resultados terapêuticos a partir da introdução de gêneros textuais como funcionamento terapêutico em um grupo de escolares com queixa de distúrbios de aquisição da linguagem escrita. PROCEDIMENTOS: participaram deste estudo cinco sujeitos, matriculados na 5ª ou 6ª série do ensino fundamental, em escolas distintas da rede pública de ensino da cidade de Santa Maria/RS, com idade entre 10 e 13 anos e histórico de fracasso escolar e repetência. A análise da produção textual com temática livre foi realizada por meio do protocolo de Lubian (2007). A intervenção terapêutica se deu entre setembro de 2007 e junho de 2008. Ao término do trabalho terapêutico a produção textual foi novamente analisada segundo o mesmo protocolo. RESULTADOS: o trabalho com gêneros textuais facilitou a motivação para ler e escrever e teve, como consequência, a melhoria da progressão e coesão textuais, além da adequação dos aspectos formais da escrita como ortografia e pontuação. O trabalho em grupo foi essencial para que os integrantes pudessem ressignificar os sentidos atribuídos à queixa a partir de constante diálogo com troca de experiências de situações escolares e familiares. CONCLUSÃO: a terapia com gêneros textuais foi motivador para outras práticas de leitura e escrita no grupo estudado. Além disso, o estudo de casos demonstra que não se tratam de distúrbios, mas práticas de letramento insuficientes.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: therapy with textual genders in a group of school children. PURPOSE: to analyze the therapeutic results from the introduction of textual genders as a therapeutical tool in a group of children with difficulties in the acquisition of written language. PROCEDURES: five children enrolled in 5th and 6th grades in distinct schools of public education in the city of Santa Maria/RS, age group ranging between 10 and 13 years and a school report of failure and repetition. The textual production analysis with free thematic was carried out by using the scale of Lubian (2007). The therapeutic intervention occurred between September 2007 and June 2008. The textual production was again analyzed, at the end of the therapeutic work, according to the same scale. RESULTS: the work with textual genders increased motivation for reading and writing and, thus, showed improvement in textual progression and cohesion, as well as adjustment to the formal aspects of writing, such as orthography and punctuation. Group work was essential to enable the members of the group to give a new sense of meaning on the complaint through the constant dialog, with exchange of school and family situations. CONCLUSION: the therapy with textual genders motivated other practices in reading and writing in the studied group. Additionally, the case studies show no reference to real disorders, but lack of efficient practice in written language.
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