Acessibilidade / Reportar erro
Revista CEFAC, Volume: 10, Número: 2, Publicado: 2008
  • Editorial I

    Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal; Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves
  • Editorial II - disfagia orofaríngea: panorama atual, epidemiologia, opções terapêuticas e perspectivas futuras

    Santoro, Patrícia Paula
  • Relação entre Consciência Fonológica e os Níveis de Escrita de escolares da 1ª série do Ensino Fundamental de escola pública do Município de Porto Real - RJ Linguagem

    Ettore, Bruna; Mangueira, Ana Soraya Campos; Dias, Bianca Deschamps Gonçalves; Teixeira, Julianna Barroso; Nemr, Kátia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar o nível de Consciência Fonológica com os níveis de escrita dos escolares de 1ª série do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Porto Real. MÉTODOS: foram avaliados 30 escolares de 1ª série, de ambos os sexos, idade entre sete e 11 anos, avaliados individualmente através da aplicação da prova de Consciência Fonológica (Capovilla&Capovilla) e de um autoditado de cinco gravuras. RESULTADO: o grupo silábico-alfabético/ alfabético apresentou melhor desempenho em 6 provas do teste em relação ao grupo de nível pré-silábico/ silábico. CONCLUSÃO: a partir dos resultados obtidos, concluiu-se que há relação significante entre as habilidades de Consciência Fonológica e os Níveis de Escrita dos escolares de 1ª série do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Porto Real.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the level of phonological awareness with the writing levels concerning first grade students of the elementary education of a public school of Porto Real Municipal District. METHODS: thirty first grade students of both genders, between seven and eleven-year old, were assessed individually through a phonological awareness test (Capovilla and Capovilla) and through a writing test consisting of five pictures. RESULTS: the syllabic-alphabetic/alphabetic group showed a better performance in six tasks of the test than the presyllabic/syllabic group. CONCLUSION: from the achieved results the outcome is that, there is a significant relation between the abilities of phonological awareness and the writing levels of first grade students of the elementary education in a public school of Porto Real Municipal District.
  • Prevalência das alterações fonológicas e uso dos processos fonológicos em escolares aos 7 anos Linguagem

    Patah, Luciane Kalil; Takiuchi, Noemi

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a prevalência de alterações na aquisição do sistema fonológico, quanto ao sexo e faixa etária e identificar os processos fonológicos mais utilizados pelos escolares com alterações fonológicas. MÉTODOS: análise de registros de triagens fonoaudiológicas realizadas em 1076 alunos do 1º ano do ciclo I, com idades entre 7;0 e 7;11 anos, divididos em 4 grupos de acordo com a faixa etária. RESULTADOS: a prevalência encontrada foi de 8,27%. Das crianças alteradas, 77% eram do sexo masculino. Comparando os grupos por faixa etária, o índice de alterações variou de 6,99% a 10,11%, não havendo diferenças estatisticamente significantes. Os cinco processos fonológicos mais utilizados entre as crianças com alteração fonológica foram, em ordem decrescente: Simplificação do Encontro Consonantal (60,67%), Simplificação de Líquidas (47,19%), Ensurdecimento de Fricativas (22,47%), Ensurdecimento de Plosivas (19,1%) e Eliminação de Consoante Final (11,53%). Houve diferença quanto ao uso dos processos comparando-se os sexos. CONCLUSÃO: a alta prevalência dos transtornos fonológicos em crianças de 7 anos de idade aponta a necessidade de programas de prevenção mais precoces. A ocorrência das alterações fonológicas foi maior no sexo masculino, com significância estatística. Comparando-se as faixas etárias abordadas, o índice de alteração não diminuiu conforme o aumento da faixa etária. Há diferenças entre os sexos, não somente quanto à prevalência da alteração como em relação ao uso dos processos, sendo os Processos de Ensurdecimento mais freqüentemente utilizados por crianças do sexo feminino.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the prevalence of phonological acquisition disorders in relation to gender and age and to identify the phonological process most used by scholars with speech therapy disorders. METHODS: analyzing records of screenings applied in 1076 fundamental first year students, aged 7;0-7;11-year old, divided in 4 groups according to age groups. RESULTS: the founded prevalence was 8.27%. In the group of disordered children, 77% were boys. Comparing groups according to age, the disorders index varied from 6.99% to 10.11%, without significant statistical differences. The five phonological processes most used by disordered children were, in decreasing order: Cluster Reduction (60.67%), Liquids Reduction (47.19%), Fricatives Devoicing (22.47%), Plosives Devoicing (19.1%) and Deletion of Final Consonants (11.53%). There were differences in relation to process usage, comparing genders. CONCLUSION: the high prevalence of phonological disorders in 7-year old children suggests that Prevention Programs are required in earlier ages. The majority of disordered children were boys, with statistical significance. Comparing age groups, the disorders rate did not decrease with increase of age groups. There were differences between genders not only in relation to prevalence but also in relation to process usage, being Devoicing Processes more frequent in females.
  • Consciência fonológica e desempenho escolar Linguagem

    Zuanetti, Patrícia Aparecida; Schneck, Andréa Pires Corrêa; Manfredi, Alessandra Kerli da Silva

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: verificar a relação entre consciência fonológica e o desempenho acadêmico de escolares, e averiguar se a ordem de preferência para as tarefas acadêmicas é a mesma ordem conseguida por esta criança em seu desempenho. MÉTODOS: avaliou-se 24 crianças de uma sala da 2ª série do ensino fundamental de uma escola pública, aplicando a prova de consciência fonológica por produção oral e o teste de desempenho escolar. Excluíram-se todos os alunos que apresentavam distúrbios fonológicos. RESULTADOS: existe associação entre ordem de preferência e resultado apenas nas tarefas de aritmética e escrita, já na leitura não existe. Em relação ao desempenho nas tarefas de consciência fonológica, o grupo com desempenho escolar médio foi mais hábil em tarefas que envolviam síntese fonêmica, rima, segmentação fonêmica e manipulação fonêmica quando comparados aos alunos com desempenho acadêmico inferior. Quanto à correlação, esta foi positiva e forte entre as variáveis estudadas (consciência fonológica, desempenho escolar, leitura, escrita e aritmética). CONCLUSÕES: quanto mais desenvolvida é a consciência fonológica, melhor é a performance do aluno; Tarefas de rima, síntese, segmentação e manipulação fonêmica estão mais relacionadas à alfabetização. Existe associação entre ordem de preferência e resultado nas tarefas de aritmética e escrita.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to know the relationship between students’ phonological awareness and their school performance, and to study if the students preference order or school subjects agree with their performance order obtained in the tests. METHODS: 24 children in second degree of the public fundamental school was analyzed. They made a oral phonological awareness test and the school performance test. Every student with phonological disturbs was excluded from the study. RESULTS: we observed that there is an association between preference and performance orders just in arithmetic and writing activities. In reading there is no association. Analyzing the results of the phonological awareness test, we observed that the group with medium school performance was more competent than students with lower school performance in activities such as: rhyme, phonemic synthesis, phonemic segmentation and phonemic manipulation. We also observed positive and strong correlation between the studied variables (arithmetic, reading, writing, phonological awareness and school performance). CONCLUSIONS: we concluded that children with more developed phonological awareness have better school performance than others students; activities of rhyme, synthesis, segmentation and manipulation phonemic are more related with literacy; there is association between preference order and performance in writing and arithmetic activities.
  • Influência da consciência fonológica na escrita de pré-escolares Linguagem

    Dambrowski, Adriane Bittencourt; Martins, Cristine Leal; Theodoro, Juliana de Lima; Gomes, Erissandra

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a influência da consciência fonológica no estágio de desenvolvimento da escrita de crianças pré-escolares. MÉTODOS: estudo clínico randomizado comparado. Aplicou-se o protocolo CONFIAS e um ditado de palavras, a uma amostra constituída de 57 crianças, divididas aleatoriamente em grupo intervenção (30) e grupo controle (27). A faixa etária foi de 5 anos e 1 mês a 6 anos e 6 meses. Para o GI foram realizadas 10 intervenções de 30 minutos, com atividades lúdicas de consciência fonológica, enquanto que para o GC não foram realizadas atividades. Após, todas as crianças foram reavaliadas com os mesmos instrumentos. RESULTADOS: na avaliação inicial, 92,6% e 93,4% das crianças do GC e GI respectivamente, eram pré-silábicas quanto ao nível de escrita, e apresentavam pontuações da consciência fonológica semelhantes, para o GC 26 e para o GI 24 acertos. Ao passo que na avaliação final, no GI, 36,7% das crianças evoluíram para o nível silábico e 10% evoluíram para o nível silábico-alfabético da escrita (P<0,0001), contra apenas 14,8% e 3,7% respectivamente, das do GC (P=0,056). Com relação ao nível de consciência fonológica, a evolução do GI ainda é mais marcante, as crianças passaram de 24 para 37 acertos na avaliação final (P<0,0001), enquanto que os sujeitos do GC passaram de 26 para 28 pontos na avaliação final. CONCLUSÃO: a estimulação da consciência fonológica interferiu no estágio do desenvolvimento da escrita.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the influence of the phonological awareness on preschool children writing. METHODS: a randomized comparison study in which 57 children were evaluated in two aspects, namely: the level of phonological awareness (through CONFIAS protocol of phonological awareness) and the level of writing (through word dictation). They were split, randomly, in two different groups: the intervention group (30 children) and the control group (27 children). The age group was from 5 years and 1 month to 6 years and 6 months old. In the intervention group a schedule of 10 play sessions was set up based on phonological awareness activities. Meanwhile, the other group did not have any special activities. Thereafter, all subjects were again assessed with the same tests. RESULTS: in the initial evaluation, 92.6% and 93.4% of the children in the control group and intervention group, respectively, were in the pre-syllabic writing level. Both groups had similar scores in the phonological awareness test, 26 points in the control group and 24 in the intervention group. Although, in the final evaluation 36.7% of the subjects on the intervention group achieved the syllabic level of writing and 10% reached the syllabic-alphabetical level of writing (P<0.0001); against, just 14.8% and 3.7%, respectively, on the control group (P=0.056). As long as the phonological awareness is concerned the children on the intervention group had an even more dramatic progress, they went from 24 points in the first evaluation to 37 points in the final (P<0.0001). Meanwhile, the subjects in the control group went from 26 to 28 points in the final evaluation. CONCLUSION: the phonological awareness practice interfered in the writing level development.
  • O conhecimento de professores de 1ª a 4ª série quanto aos distúrbios da leitura e escrita Linguagem

    Fernandes, Graciela Barbosa; Crenitte, Patrícia de Abreu Pinheiro

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar o conhecimento dos professores de 1ª a 4ª série quanto ao distúrbio da leitura e escrita, pesquisando quais dificuldades referentes a esse distúrbio, foram apresentadas por estes professores. MÉTODOS: esses dados foram obtidos, por meio de um questionário informativo de 10 questões, aplicados a 50 professores de 1ª a 4ª série, da cidade de Bauru. Os questionários foram analisados e tabulados, e receberam tratamento estatístico pertinente. RESULTADOS: os resultados obtidos revelaram que os professores possuem um conhecimento superficial a respeito do distúrbio da leitura e escrita, sendo que muitos adquiriram tal conhecimento fora do ambiente de graduação. Verificou-se também que os professores apesar de encaminharem seus alunos ao fonoaudiólogo, possuem visão limitada quanto à atuação deste profissional. O distúrbio da leitura e escrita foi considerado como um problema próprio da criança, sendo pouco reconhecido como uma falha que também pode ser da escola ou da metodologia de ensino. CONCLUSÃO: os professores logram um saber pouco fundamentado a respeito do distúrbio da leitura e escrita; sendo que, as dificuldades giraram em torno: da identificação real do problema; de quais manifestações caracterizam esse problema; e de como intervir e prevenir.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the knowledge of the elementary education of first to fourth grade teachers as for reading and writing disorder, searching which difficulties refer to this disorder, they had been submitted by these teachers. METHODS: these data had been achieved, by means of an informative questionnaire of 10 questions, applied to 50 teachers of the elementary education of first to fourth grade from Bauru city. The questionnaires were analyzed and tabulated, and received statistical treatment. RESULTS: the obtained results reveal that the teachers have a superficial knowledge regarding the reading and writing disorder, being that many had acquired such knowledge outside the graduation environment. It was also verified that although the teachers direct their students to the Speech Pathologist, they have limited vision as for the performance of this professional. The reading and writing disorder is considered as a proper problem of the child, being little recognized as a fault that also can be related to the "school" or of the education methodology. CONCLUSION: teachers have little knowledge about reading and writing disorder; whereas, difficulties are centered around the following reasons: the identification of the real problem; events which characterize this problem; how to intervene and prevent it.
  • Mastigação e dietas alimentares para redução de peso Motricidade Orofacial

    Apolinário, Roberta Menegheli Cardoso; Moares, Rachel Batista de; Motta, Andréa Rodrigues

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: conhecer as orientações sobre mastigação fornecida por acadêmicos de Nutrição a pacientes submetidos à dieta para redução de peso e verificar os padrões mastigatórios de indivíduos que tenham recebido tais orientações. MÉTODOS: aplicação de questionário a 30 acadêmicos sobre as orientações ministradas no caso de perda de peso e de protocolo de avaliação da mastigação em 30 pacientes em dieta alimentar. Os dados foram coletados em três clínicas escolas da Grande Vitória e analisados por meio do Teste exato de Fisher a um nível de significância de 5%. RESULTADOS: dentre os acadêmicos 83,3% realizam freqüentemente orientação sobre mastigação, sendo que 60,0% sobre velocidade/número de ciclos mastigatórios. Todos os casos atendidos são orientados por 63,3% dos pesquisados e 93,3% acreditam na influência da mastigação na redução de peso, sendo para 73,3% decorrente do alcance da saciedade. Quanto aos encaminhamentos para o fonoaudiólogo 96,7% nunca realizaram, tendo 53,3% deixado de informar o motivo. Com relação aos pacientes verificou-se adequação da mastigação, tendo, entretanto 50,0% apresentado estado de conservação dentária ruim; 79,8% preferência por mastigação unilateral e 50% partido o alimento com a mão. Em todos os casos os pacientes receberam as orientações no início do tratamento, sendo que apenas 46,7% as colocam sempre em prática. Nenhuma associação estatística apresentou valor significante. CONCLUSÃO: a maioria dos acadêmicos de Nutrição realiza orientações sobre o processo mastigatório. Quanto aos pacientes, verificou-se a adequação do processo mastigatório, apesar da grande maioria partir o alimento com a mão e preferir um dos lados para mastigar.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to know the orientations about mastication provided by students from Nutrition course to the patients submitted to a weight reduction diet and to check the masticatory standards of those who have received the orientations. METHODS: two methods were used, the first one: 30 forms were applied to the students of Nutrition course in order to know the orientations they provided to the patients; and, the second one: the protocol of evaluation mastication applied in the 30 patients who were under an alimentary diet. Data has been collected in three academic clinics of the metropolitan area of Vitoria, and were analyzed through the accurate Test of Fisher to a 5% significance level. RESULTS: among academics, 83.3% frequently carry through orientations on mastication, being 60% on speed/number of masticatory cycles. All cases are oriented by 63.3% of the students and 93.3% believe in the influence of the mastication in the weight reduction, and 73.3% think that it can be reached by all society. Considering the indication to the speech therapists, 96.7% said they never do that, in this group, 53.3% did not explain why they act so. Considering the patients, the adequate chew was verified, although 50.0% of them had bad dental conservation; 79.7% preferred unilateral mastication and 50.0% use bare hands to handle the meals. In all the cases the patients had received orientation at the beginning of the treatment, and only 46.7% really practice the guidance. No statistics association showed any significant value. CONCLUSION: the majority of the Nutrition students oriented their patients about the masticatory process. Considering the patients, they practice the correct masticatory process, although the majority uses bare hands to handle food and prefer one of the side of the mouth for mastication.
  • Reabilitação em disfagia orofaríngea neurogênica: sabor azedo e temperatura fria Motricidade Orofacial

    Cola, Paula Cristina; Gatto, Ana Rita; Silva, Roberta Gonçalves da; Schelp, Arthur Oscar; Henry, Maria Aparecida Coelho de Arruda

    Resumo em Português:

    TEMA: reabilitação em disfagia orofaríngea neurogênica OBJETIVO: apresentar revisão de literatura sobre os controles neurofisiológicos da deglutição orofaríngea e a influência do sabor azedo e da temperatura fria no mecanismo da deglutição. CONCLUSÃO: quanto à questão do controle central da deglutição, ainda existem controvérsias em relação ao sabor azedo e a temperatura fria. Esses dois parâmetros provocam mudanças na dinâmica da deglutição, podendo trazer benefícios aos indivíduos acometidos por disfagia orofaríngea neurogênica. Porém, tais achados sugerem a necessidade de investigações futuras com populações randomizadas.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: rehabilitation in neurogenic oropharyngeal dysphagia PURPOSE: to submit an overview of the related literature about neurophisiological control of oropharingeal dysphagia and the role of temperature and sour taste on swallowing mechanisms. CONCLUSIONS: as for the neurophysiologic swallowing control, there are still controversies when it comes to sour taste and cold temperature. These two standards can change the swallowing dynamics, and they may bring out benefits to the individuals with neurogenic oropharyngeal dysphagia. Therefore, the findings suggest the need for further investigations with randomized studies.
  • Perfil vocal de regentes de coral do estado de São Paulo Voz

    Rehder, Maria Inês Beltrati Cornacchioni; Behlau, Mara Suzana

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: traçar o perfil vocal de regentes de corais do Estado de São Paulo. MÉTODOS: participaram deste estudo 150 regentes de corais do Estado de São Paulo. A coleta foi feita individualmente pelo mesmo avaliador, nos locais de trabalho dos entrevistados, através de questionário fechado. RESULTADOS: os regentes tem em média 8,4 anos de exercício da profissão, regem 1 coral e já fizeram de 1 a 5 anos de aula de canto. Ensaiam os naipes em separado, cantam junto com os naipes, fazem aquecimento e não fazem desaquecimento vocal. Para a afinação do coral, usam piano e/ou a própria voz. A maior parte considera a voz falada igual a cantada e ambas eficientes, há concordância no que se refere ao dom e a técnica como componentes necessários a uma boa voz cantada. Com os anos de exercício de regência, a tessitura vocal está mais ampla, a qualidade mais estável, a passagem mais controlada e a intensidade no pianíssimo e no fortíssimo permaneceram inalteradas. As queixas vocais mais apontadas foram: pigarro, rouquidão, garganta seca, acúmulo de secreção na garganta, cansaço após fala, cansaço após canto e tensão na garganta. A maior parte dos regentes apresenta até 3 sintomas vocais, não fumam, não bebem, não costumam gritar, não pigarreiam, falam muito e comem tarde da noite. CONCLUSÃO: houve associação de sintomas vocais com piora e/ou restrição de diversos parâmetros específicos da voz cantada. O parâmetro que mais se alterou frente aos sintomas vocais foi a qualidade vocal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to draw the vocal profile of choir conductors in the State of São Paulo. METHODS: one hundred fifty choirs conductors in the State of São Paulo took part in this study. Data collection was carried out by the same researcher, at the working places of the subjects by means of closed survey. RESULTS: the conductor’s average performance of the activity is 8.4 years. They conduct different sections at different times, they sing together with the sections, do warming up but do not do cooling downs. For choir tune up they use the piano and/or their own voice. Most of them consider spoken voice similar to sung voices and both are efficient. There is agreement concerning talent and technique as necessary components for a good sung voice. After having been conductors for years, the vocal range is broader, the vocal quality is more stable and passage more controlled. The intensity at pianissimo and fortissimo remains unaltered. The vocal complains that are most observed were hawks, hoarseness, dry throat, excess of secretion in the throat, fatigue after singing and tension in the throat. Most conductors complained about up to three vocal symptoms, do not smoke, do not drink, do not usually scream, do not hawk, speak a lot and eat late at night. CONCLUSION: vocal symptoms were associated with worsening and/or restriction of several specific parameters of singing voice. The most altered parameter among the symptoms was the vocal quality.
  • Efeitos do som basal em fendas glóticas Voz

    Bolzan, Geovana de Paula; Cielo, Carla Aparecida; Brum, Débora Meurer

    Resumo em Português:

    TEMA: som basal em fendas glóticas. PROCEDIMENTOS: participaram desta pesquisa dois sujeitos do sexo feminino, com idades entre 20 e 40 anos e diagnóstico otorrinolaringológico de fenda em ampulheta. Houve gravação da emissão sustentada da vogal /a/ e exame videolaringoestroboscópico, imediatamente a seguir, os sujeitos realizaram o som basal em três séries de 15 repetições, e foram submetidos a novo exame laríngeo e gravação da vogal. Os dados pré e pós-realização do som basal foram submetidos às analises acústica, perceptivo-auditiva e videolaringoestroboscópica, realizadas por juízes (três fonoaudiólogas e três otorrinolaringologistas, respectivamente). RESULTADOS: em ambos os sujeitos, houve melhora no fechamento glótico e amplitude de vibração da mucosa das pregas vocais; piora no tipo de voz; aumento das medidas de ruído e de Jitter. CONCLUSÃO: o som basal promoveu redução das fendas glóticas e aumento da amplitude de vibração da mucosa das pregas vocais; piora do tipo de voz, que ficou mais ruidoso; aumento das medidas de ruído e de Jitter, sugerindo irregularidade vibratória, provavelmente devido ao efeito do ajuste do som basal ao mobilizar intensamente a mucosa.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: vocal fry in incomplete glottal closure. PROCEDURE: two individuals aged between 20 and 40 years old presenting an otolaryngological diagnosis of ampoule chink were part of the study. A recording of the sustained emission of /a/ vowel took place, as well as a videostroboscopic examination. Right after, the individuals completed the vocal fry in three series of 15 repetitions, being submitted to a new laryngeal examination and to the vowel’s recording. Both pre-vocal and post vocal fry data were assessed through acoustic, perceptive-auditive and videostroboscopic analysis, carried out by judges (three speech and language pathologists and three otolaryngologists, respectively). RESULTS: for both individuals, there was an improvement in the glottal coaptation and in the amplitude of the vocal folds mucosa vibration; worsen in the voice type; enlargement of noise and Jitter measurements. CONCLUSION: the vocal fry promoted glottal closure reduction and enlargement in the amplitude of the vocal folds mucosa vibration; worsen in the voice type, which became noisier; enlargement of noise and Jitter measurements, suggesting vibratory irregularities, probably due to the basal fry motor adjustments effects when strongly mobilizing the mucosa.
  • Compreensão de fala em situação de mensagem competitiva em afásicos Audiologia

    Ortiz, Karin Zazo; Peroni, Caroline

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar o desempenho de pacientes afásicos com distúrbios leves de compreensão em tarefas de figura-fundo e atenção seletiva para sons verbais em escuta de mensagem competitiva. MÉTODOS: foram incluídos neste estudo pacientes afásicos com distúrbio de compreensão leve, identificados através da aplicação do teste M1-Alpha. Além disso, deveriam apresentar audiometria tonal nas freqüências de 500Hz, 1KHZ, 2KHZ, compatível com a realização de testes auditivos centrais, medidas de imitância acústica normais e reflexos contralateral presentes bilateralmente. Foi utilizado o teste de identificação de sentenças PSI (Pediatric Speech Inteligibility) - versão em português. Inicialmente, todos os pacientes identificaram as frases que compõem o PSI à viva voz. Em seguida, foram submetidos ao Teste de Escuta Monótica e Dicótica. RESULTADOS: os pacientes apresentaram dificuldades de compreensão estatisticamente significantes na situação de mensagem competitiva ipsilateral, nas situações 0dB e -10dB, além de dificuldades de compreensão também na situação de mensagem competitiva contralateral MCC (- 40 dB). CONCLUSÕES: os pacientes afásicos apresentaram dificuldade na compreensão de estímulos verbais em tarefas de figura-fundo e atenção seletiva, perdendo parte da informação nestas condições. Os achados dessa pesquisa puderam contribuir de forma a elucidar em como a lesão cerebral e, conseqüentemente, o prejuízo de habilidades perceptuais auditivas pode interferir na compreensão de pacientes afásicos no dia-a-dia, em que várias mensagens concorrem de forma competitiva.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the performance of aphasic patients with mild comprehension disorders in tasks of back-image and selective attention to verbal sounds in listening tasks with competitive message. METHODS: the patients were submitted to an audiological assessment; acoustic immitance measures and measurements of acoustic reflex. An evaluation of comprehension in a propitious listening situation was made using M1-Alpha test. After that, the individuals who were able to understand simple sentences and presented an oral comprehension compatible with the achievement of the dichotic and monotic listening tests, in the presence of a competitive message (PSI) were included in this research. RESULTS: when we compared performance of patients in the sonorous competition conditions, there was a significant difference between test situations with ipsilateral competitive message. We believe that patient’s difficulty evaluated in this study is related to the message in a sonorous competition situation, mainly in the ipsilateral competitive message situation. CONCLUSIONS: aphasic patients had difficulty in tasks of back-image and selective attention to verbal sounds with competitive message. These findings contribute to show how the brain lesion and consequently the auditory disorder can interfere in daily oral comprehension in aphasic patients.
  • Avaliação vestibular no tremor essencial Audiologia

    Zeigelboim, Bianca Simone; Mittelmann, Cláudia

    Resumo em Português:

    TEMA: o tremor essencial é familial em cerca de 50% dos casos, com uma herança autossômica, possui início insidioso e é lentamente progressivo. PROCEDIMENTOS: avaliou-se no Setor de Otoneurologia de um Hospital Particular em fevereiro de 2007, uma paciente do sexo feminino, branca, 59 anos, casada, artista plástica, com história de tremor na cabeça desde os dois anos de idade (sic). A paciente relata queixa de tontura há vários meses de origem súbita sem acompanhamento de náusea e/ou queda. Nega perda de força muscular e formigamento em membros superiores e inferiores, rebaixamento da acuidade auditiva e zumbido. A paciente relata que um de seus filhos possuiu tremor nas mãos há dois anos e avós maternos e paternos com Parkinson. Realizaram-se os seguintes procedimentos: anamnese, inspeção otológica e avaliação vestibular por meio da vectoeletronistagmografia. RESULTADOS: observaram-se os seguintes achados ao exame vestibular: nistagmo de posicionamento com características centrais, nistagmo espontâneo presente com os olhos abertos, nistagmo semi-espontâneo do tipo múltiplo e hiper-reflexia em valor absoluto à prova calórica 20ºC (OD e OE). CONCLUSÃO: o exame vestibular mostrou-se sensível e importante para captar alterações em provas que sugerissem envolvimento do sistema nervoso central.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: essential tremors are family-related in about 50% of the cases with an autosomal inheritance and they register an insidious beginning with a slow progression. PROCEDURE: a 59 year old, white female patient, married and whose occupation is a plastic artist with a history of head tremors since she was two years (sic) old was evaluated in the Otoneurology sector of a private hospital, during the period from February 2007. The patient had been complaining of dizziness from unknown origin for several months without accompanying nausea and/or falls. She denied any loss of muscular strength or tingling in her upper and lower members and neither any lowering of her auditory sharpness nor buzzing. The patient informed that one of her children suffered hand tremors two years ago and also that both grandparents had Parkinson’s disease. The following procedures were performed: anamnesis, otological inspection and vestibular evaluation through vectoelectronystagmography. RESULTS: the following findings from the vestibular exam were observed: positioning nystagmus with central characteristics, spontaneous nystagmus with the eyes open, semi-spontaneous nystagmus of the multiple and hyperreflexia type in readings absolute to the caloric test at 20ºC (RE and LE). CONCLUSION: the vestibular exam was shown to be sensitive and important for garnering alterations in tests that suggested involvement of the central nervous system.
  • O estudo da prova calórica em pacientes idoso Audiologia

    Bezerra, Débora Cristina de Oliveira; Frota, Silvana

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: realizar o estudo da prova calórica em pacientes idosos com queixa de tontura, acompanhada ou não de zumbido com finalidade de traçar um perfil dos idosos quanto os sintomas vestibulares. MÉTODOS: fizeram parte da amostra 143 pacientes, com faixa etária variando de 60 a 90 anos de idade; todos realizaram o exame otoneurológico. Foram excluídos pacientes idosos com queixa de desequilíbrio e aqueles que apresentaram a queixa de zumbido desacompanhado da tontura. RESULTADOS: o estudo demonstrou que a normorreflexia, em valores absolutos, encontra-se entre 82,3% a 91,2% e os valores relativos são de 93%. Referente aos dados colhidos na anamnese, o que chamou a atenção, foi que do total de pacientes analisados, encontrou-se a tontura acompanhada de zumbido em 69% dos casos e o elevado uso de medicação em pacientes nesta faixa etária. CONCLUSÃO: na população estudada houve um predomínio da tontura acompanhada de zumbido. Em relação à prova calórica, o trabalho demonstrou a alta prevalência de pacientes com valores absolutos e relativos normais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to accomplish the study of caloric testing in senior patients with dizziness, accompanied or not of with buzzing. METHODS: 143 patients were analyzed with age varying from 60 to 90 years; all of them did an otoneurologic evaluation. Senior patients with unbalance complaints and with buzzing unaccompanied with dizziness were excluded from this study. RESULTS: 82.3% to 91.2% of the patients obtained normoreflexia in absolute values and over 93% obtained normal results in relative values. Referring to the data obtained in the anamnesis, what got attention was 69% of dizziness accompanied with buzzing. And the high medication of the patients in this age group. CONCLUSION: there was a prevalence of dizziness accompanied with buzzing in the studied population. Concerning the caloric testing, the study demonstrated the high prevalence of patients with normal absolute and relative values.
  • Prótese auditiva: satisfação do usuário com sua prótese e com seu meio ambiente Audiologia

    Teixeira, Cleide Fernandes; Augusto, Lia Giraldo da Silva; Caldas Neto, Silvio da Silva

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar o nível de satisfação dos usuários com sua prótese auditiva e com seu meio ambiente. MÉTODOS: estudo descritivo de corte transversal, com 256 indivíduos (m= 48,33%; f= 51,67%), com idade média de 50 anos, recém protetizados, com perda auditiva do tipo sensorioneural (n= 268) e mista (n=32), através do questionário de auto-avaliação International Outcome Inventory for Hearing Aids - IOI-HA para determinar o grau do benefício e a satisfação dada pela amplificação sonora. RESULTADOS: para 68% o uso da prótese melhorou a qualidade de vida, evidenciado pela alta pontuação (média=26,45). A relação do usuário com sua prótese foi significativamente melhor (p<0,001*) do que com o meio ambiente. Na avaliação subjetiva dos problemas auditivos, 78,5% referiram ter problemas de grau leve a moderado e 21,5% de grau moderadamente severo a severo. CONCLUSÃO: o IOI-HA é uma ferramenta, simples, fácil de aplicar além de servir como um instrumento facilitador durante o período de aclimatização com a prótese. A melhora na qualidade de vida foi mais referida pelos homens principalmente em relação ao nível de satisfação com a prótese e a diminuição do impacto da deficiência nos outros. O nível de dificuldades dos problemas subjetivos referenciados na vida diária foi mais útil do que as informações objetivas ilustrada no audiograma. A análise mostrou forte associação entre a percepção do individuo com o grau de sua perda auditiva. Indivíduos com percepção de perda auditiva de grau moderadamente severo ou severo mostram maior restrição de participação em suas vidas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the level of user satisfaction with the hearing aids and with their environment. METHODS: cross study of a group, with 256 subjects (m= 48.33%; f= 51.67%), average age of 50 years, just fitted with their hearing aid, with sensorioneural (n=268) and mixed (n=32) hearing impairment, through the Questionnaire International Outcome Inventory for Hearing Aids Outcome Inventory - IOI-HA to determine the degree of the benefit and the satisfaction brought by the sound amplification. RESULTS: for 68% the use of the hearing aids improved their quality of life, revealed by their high punctuation (mean= 26.45). The relationship of the user with its hearing aid was significantly better (p<0.001*) than that related to the environment. In the subjective evaluation of the auditory problems, 78.5% have stated to have auditory problem of light to moderate degree and 21.5% problems of moderately severe to severe. CONCLUSION: the IOI-HA is a tool, simple and easy to apply and it is used as an instrument in helping us during the period of acclimatization with the hearing aid. The improvement in the quality of life of the men that were most referred was about the satisfaction level with the hearing aid and with less impact concerning the others. The level of difficulties about the subjective problems referred in the daily life, was more useful than the information revealed in the audiogram. The analysis showed the strong association regarding the self perception with the degree of hearing loss. The subjects with perception of severe or moderately severe auditory loss degree showed more participation restriction in their life.
  • Triagem auditiva: perfil socioeconômico de mãe Saúde Coletiva

    Lima, Maria Luiza Lopes Timóteo de; Assis, Ana Beatriz Rigueira de; Mercês, Greice Bandeira das; Barros, Paulo Freitas de; Griz, Silvana Maria Sobral

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever as características socioeconômicas e demográficas das mães cujos filhos participaram da triagem auditiva neonatal. MÉTODOS: o estudo foi desenvolvido em maternidades públicas da cidade do Recife, por meio de entrevistas realizadas com as parturientes. Após a entrevista, as mães foram convidadas a comparecer às clínicas-escola de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco e da Faculdade Integrada do Recife, para realizar avaliação auditiva em seus filhos. RESULTADOS: participaram do estudo 1.021 mães, sendo observado que: a idade destas variou de 13 a 50 anos, com maioria (69,5%) entre 20 e 35 anos; 59,4% são casadas ou têm união consensual; 39,1% são solteiras e a maior parte (34,1%) possui primeiro grau incompleto e 3,4%, o 3°grau. Quanto ao fator renda pessoal, a maioria (72,8%) apresenta inferior a um salário mínimo; 90,3% possuem bens, sendo que 83,6% televisão, 56,7% casa própria e 40,7% telefone e, como atividade, identificou-se (63,7%) como sendo dona de casa. CONCLUSÃO: as características socioeconômicas e demográficas das mães participantes da triagem auditiva neonatal foram marcadas por mulheres adultas jovens, que possuem marido ou parceiros, baixa escolaridade e renda familiar, possuem acesso à televisão e não possuem trabalho fora de casa. Tais resultados representam uma importante base diagnóstica para as necessárias ações de gestão, assistência e ensino na área de saúde materno-infantil. Portanto, a partir dos achados pode-se melhor fundamentar programas direcionados para as mães com as características socioeconômicas e demográficas identificadas. Entretanto, para se atingir todas as mães, o estudo também forneceu indícios de grupos minoritários que merecem, certamente, novas pesquisas seqüenciais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the socio-economic and demographic aspects of mothers related to a newborn hearing screening program in Recife. METHODS: this study was developed in public hospitals in Recife, through interviews carried out with the mothers. After each interview, the mothers were invited to carry out hearing screening in their babies in audiological clinics at the Universities, with no any burden. RESULTS: 1,021 mothers took part in this study, with the following features: age varying from 13 to 50 years, with the majority (69.5%) between 20 and 35 years-old, 59.4% were married or had formal consented union, 39.1% were single, and the majority of mothers (34.1%) did not finished high school, 3.4% completed university graduation, the majority of the mothers (72.8%) earned less than one minimal wage per month, 90.3% had goods such as TV (83.6%), their self-owned house (56.7%), and telephone (40.7%). CONCLUSION: the results showed the socio-economic and demographic aspects of the mother involved in the newborn hearing screening program were married young adults, with low educational level and low income. They mostly had no outside job and owned a TV set. Therefore, from de findings we can better substantiate programs direct towards mothers with the indicated socioeconomic features. However, for reaching all mothers, the study also provided indications of minority groups that deserve, certainly, new sequential studies.
  • Amamentação no alojamento conjunto Saúde Coletiva

    Marques, Maria Cecilia dos Santos; Melo, Adriana de Medeiros

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a amamentação em bebês do Alojamento Conjunto, identificar e avaliar as dificuldades no início do aleitamento materno. MÉTODOS: estudo transversal descritivo. A amostra foi constituída de 100 binômios mãe/recém-nascidos, em maternidade pública estadual que atende ao parto de alto risco pelo Sistema Único de Saúde. Utilizando protocolo do Fundo das Nações Unidas para Infância para observação e avaliação da mamada, foram registrados os comportamentos de cada dupla, computando-se a freqüência de comportamentos desfavoráveis ao aleitamento materno exclusivo. Além disso, foram coletados dados no prontuário do bebê e aplicado um questionário com as mães. RESULTADOS: a freqüência de binômios que apresentaram comportamentos sugestivos de sérias dificuldades (escore ruim) com o inicio do aleitamento materno variou entre 16% e 44%, conforme o aspecto da mamada avaliada. As dificuldades encontradas foram: adequação da sucção; má posição corporal da mãe e do bebê durante a mamada; o aspecto da anatomia das mamas; respostas da dupla e afetividade. Estas dificuldades foram mais significantes quando o parto foi cirúrgico (p<0,05) e a mãe não recebeu orientações sobre aleitamento materno (p<0,05). CONCLUSÃO: foi encontrado grande número de binômios mãe/bebê com comportamento sugestivo de dificuldades iniciais na amamentação. Também foi observada a necessidade da realização de um trabalho de orientação junto às mães o quanto antes, a fim de que estas adquiram uma técnica correta de amamentação.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze breastfeeding in rooming-in babies, identify and analyze the difficulties in the beginning of breastfeeding. METHODS: descriptive transverse study. The sample was made up by 100 mother/new-born binomials, in public maternity hospitals that offer high-risk parturition service. Using a United Nations Children’s Fund’s protocol to watch and evaluate the sucking, the behavior of the double was recorded, calculating the periodicity of behavious that are unfavourable to the exclusive breastfeeding. Above that, data was collected at baby’s handbook and a questionnaire was applied with the mothers during the time of rooming-in internment. RESULTS: the Binominal's frequency, that showed behavious suggesting sever serious difficulties (low score) at the beginning of the breastfeeding, varied between 16% and 44%, according to the aspect of the evaluated sucking. The most common difficulties were the fitness to the sucking, the bad position of mothers and babies bodies during the sucking and the aspect of the breasts’ anatomy. These problems were more important when the parturition was surgical (p<0.05) and the mother did not received any guidance about breastfeeding (p<0.05). Conclusions: high prevalence of the binomials mother/new-born with suggestive behavior of difficulties was identified. We noted the need for a previous instructive job with the mothers as early as possible, so that they may acquire a correct breastfeeding technique.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br