Acessibilidade / Reportar erro
Revista CEFAC, Volume: 9, Número: 3, Publicado: 2007
  • Editorial I

    Chiappetta, Ana Lúcia
  • Editorial II

    Mendonça, Maria Thereza Vilardi de
  • Construção da permanência do objeto em crianças nascidas pré-termo muito baixo peso Linguagem

    Bühler, Karina Elena Bernardis; Flabiano, Fabíola Custódio; Mendes, Amanda Elias; Limongi, Suelly Cecilia Olivan

    Resumo em Português:

    OBETIVO: descrever e comparar o processo de construção da permanência do objeto entre crianças com histórico de prematuridade e muito baixo peso e crianças nascidas a termo com desenvolvimento típico. MÉTODOS: participaram deste estudo 22 crianças, sendo 8 crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso (grupo pesquisa - GP) e 14 crianças nascidas a termo (grupo controle - GC). Os sujeitos foram submetidos a avaliações mensais de cognição e linguagem, contendo a avaliação da noção de permanência do objeto. Todas as sessões foram registradas em vídeo e transcritas em protocolo específico. As crianças de ambos os grupos foram avaliadas dos 6 aos 12 meses, sendo considerada para o GP, a idade corrigida. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. RESULTADOS: observou-se diferença estatisticamente significante entre os dois grupos para todas as fases da construção da permanência do objeto, evidenciando o atraso (uma média de 2 a 3 meses de atraso) no desenvolvimento cognitivo, apresentado pelo GP, em relação ao GC, durante o período sensório-motor. CONCLUSÃO: os resultados reforçam a idéia de que as crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso apresentam risco para alterações ou atrasos no desenvolvimento cognitivo e de linguagem, justificando a elaboração de programas de intervenção fonoaudiológica junto a essas crianças, já durante o primeiro ano de vida.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe and compare the process of object permanence construction in very low birth weight preterm and full-term typical developing infants. METHODS: eight very low birth weight infants (experimental group - EG) and 14 full-term infants (control group - CG) were monthly evaluated as for language and cognition abilities, including the assessment of the object permanence notion. All sessions were recorded in video and transcribed in specific protocols. Children of both groups were evaluated from 6 to 12 months of age, considering the corrected gestational age for the EG. Quantitative and qualitative analysis were carried out. RESULTS: we found statistically significant differences between EG and CG concerning all the stages of object permanence development, evidencing cognitive delays (about 2 or 3 months delay) for the EG, when compared with the CG, during the sensorimotor period. CONCLUSIONS: the findings of this study corroborate with the idea that very low birth weight infants are considered at risk for language and cognition deficits or impairments, justifying the elaboration of early intervention programs during the first year of life.
  • A gagueira sob diferentes olhares: análise comparativa das abordagens de quatro autoras Linguagem

    Moraes, Rosivânia de Almeida; Nemr, Kátia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar comparativamente quatro abordagens em gagueira quanto aos aspectos definição, etiologia, avaliação, terapia; demonstrar justificativas para a ausência de disfluências gagas no monólogo. MÉTODOS: revisão bibliográfica sistemática das publicações das autoras: Ana Maria Schiefer, Claudia Regina Furquim de Andrade, Silvia Friedman e Isis Meira, designadas como abordagens 1, 2, 3, 4. RESULTADOS: assemelham-se em: Definição - 1 e 2 quanto ao caráter descritivo, 2 e 3 quanto a auto-avaliação; Etiologia: 1, 2 e 4 quanto ao fator orgânico, 2, 3 e 4 quanto a implicação psicológica, 2 e 3 quanto a ambiental; Avaliação - 1 e 2 quanto ao critério quantitativo, 1, 2, 3 e 4 quanto ao qualitativo; Terapia - 1 e 2. A ausência de disfluências gagas se justificou pelas perspectivas: em 1, pressão do tempo e pragmática; em 2, ajuste neurolinguístico e motor; em 3, paradoxo básico, em 4, antecipação, ansiedade e medo. CONCLUSÃO: 1 e 2 se assemelham quanto definição, etiologia, avaliação, terapia; 1 e 3 quanto avaliação; 2 e 3 quanto definição, etiologia, avaliação; 1 e 4, 2 e 4, 3 e 4 quanto etiologia, avaliação, terapia. As semelhanças mostraram-se parciais, dada a especificidade do referencial teórico de cada abordagem. A ausência de disfluências gagas justificou-se pela inexistência da necessidade de ajuste ao interlocutor e de intenção comunicativa em 1, de ajuste na formulação lingüística e temporal em 2, pela ausência de receio de julgamento em 3, de antecipação, ansiedade e medo em 4.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: this research is a comparative analysis between four different approaches on stuttering, by investigating the line of scientific thought of each author, definition, etiology, evaluation, therapy and raises some hypothesis to justify the absence of dysfluency in a monologue. METHODS: a systematic bibliographic revision of the authors' publications: Ana Maria Schiefer, Claudia Regina Furquim de Andrade, Silvia Friedman and Isis Meira, so designed as approaches 1, 2, 3 and 4. RESULTS: the comparative analysis identified similarities: Definition - between 1 and 2 about descriptive character, between 2 and 3 about self-evaluation; Etiology: between 1, 2 and 4 about the organic factor, between 2, 3 and 4 about psychological implications and between 2 and 3 about environmental; Evaluation - between 1 and 2 about quantitative criteria, between 1, 2, 3 and 4 about qualitative; Therapy - between 1 and 2. The absence of dysfluency was justified by the perspectives: in 1, the time pressure and the pragmatic; in 2, of the Neurolinguistics and Motor adjusts; in 3, about the basic paradox and in 4, of the anticipation, anxiety and fear. CONCLUSION: similarities were found between 1 and 2 on the definition, etiology, evaluation, and therapy; between 1 and 3 about evaluation; between 2 and 3 about definition, etiology and evaluation; between 1 and 4, 2 and 4, 3 and 4, about etiology, evaluation and therapy. The similarities have been partial due to the specificity of theoretical referential of each approach. The absence of speech dysfluency was justified by the inexistence of adjustment to the interlocutor, and the communicative intention in 1, of adjust in the linguistic formulation and temporal in 2, due to the absence of fear of judgment in 3 and the anticipation of anxiety and fear in 4.
  • A relação da postura corporal com a prosódia na doença de parkinson: estudo de caso Linguagem

    Ferreira, Fernanda Vargas; Prado, Ana Lúcia Cervi; Cielo, Carla Aparecida; Busanello, Angela Ruviaro

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar a associação entre a postura corporal e a prosódia em indivíduos com Doença de Parkinson. MÉTODOS: estudo de corte transversal realizado com cinco sujeitos com Doença de Parkinson da cidade de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, em 2006. Utilizaram-se avaliações da prosódia lingüística e emocional bem como da postura corporal. A análise estatística utilizada foi descritiva. RESULTADOS: foram estudados quatro sujeitos do sexo masculino e um sujeito do sexo feminino com idades entre 37 e 53 anos. Três sujeitos encontravam-se no estágio I, um sujeito no estágio III e um sujeito no estágio IV da doença conforme a escala de classificação da função motora Hohen &Yahr, todos sob o uso de medicação e apresentando os sinais da tríade característica da patologia (rigidez, tremor, bradicinesia) bem como as alterações posturais típicas. Na comparação entre prosódia emocional e prosódia lingüística, encontrou-se melhor desempenho na prosódia emocional e não se evidenciou associação entre os estágios da patologia e alterações na postura corporal e prosódia. CONCLUSÃO: as alterações posturais são sinais característicos da Doença de Parkinson, assim como alterações na prosódia lingüística e emocional. A ocorrência de alterações posturais foi elevada entre os parkinsonianos. Os sujeitos apresentaram melhor performance na prosódia emocional. Não houve evidências de que os estágios da doença estivessem associados às alterações da prosódia e da postura corporal.

    Resumo em Inglês:

    PORPOSE: to investigate the relationship between body posture and prosody in patients with Parkinson Disease. METHODS: the study was carried out with five patients (four males and one female) from Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil, by means of cross-section study, in 2006. Evaluations of linguistic and emotional prosody as well as analysis of body posture were carried out. The statistical analysis was descriptive. RESULTS: the subjects of this study were four men and one woman aged between 37 and 53 years. Three of these patients were classified in stage I of the disease; one in the stage III and the other one in the stage IV, according to the classification of Hohen & Yahr motor function. All of them were under medication and presenting the signals of the characteristic triad of such pathology: rigidity, tremor and bradykinesia, as well as the typical alterations of body posture. In the comparison between linguistic prosody and emotional prosody, subjects showed the best performance in emotional prosody and no associations among the stages of the disease and the alterations on body posture and prosody were evidenced. CONCLUSION: body posture alterations are the characteristic signals of Parkinson Disease as well as the disorders related to linguistic and emotional prosody. The occurrence of posture alterations was high in patients with Parkinson disease. Subjects showed better performance in emotional prosody. There were no evidences that the stages of the disease were related to prosody or body posture alterations.
  • Abordagem contrastiva na terapia dos desvios fonológicos: considerações teóricas Linguagem

    Pagliarin, Karina Carlesso; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: realizar uma revisão de literatura sobre os modelos terapêuticos utilizados na terapia fonoaudiológica, dando-se ênfase aos modelos com abordagem contrastiva, sendo estes o de Pares Mínimos/Oposições Máximas e o de Oposições Múltiplas. MÉTODOS: foram realizadas buscas a partir de pesquisa de publicações nas bases de dados Medline, Scielo, Bireme e Pubmed, sendo também utilizados livros, teses, dissertações, monografias e artigos de periódicos. RESULTADOS: os modelos de Pares Mínimos/Oposições Máximas envolvem a seleção de pares de palavras que se diferenciam por um único fonema, podendo contrastar poucos traços distintivos (pares mínimos) ou muitos traços (oposições máximas). Esses modelos são preferencialmente indicados para crianças com desvio médio a médio-moderado. No modelo de Oposições Múltiplas, são selecionadas palavras que também diferem em apenas um fonema, porém estes contrastam diversos traços devido à seleção de vários fonemas. Esse modelo é recomendado para desvio severo, pois, em geral, as crianças substituem muitos fonemas do sistema adulto por um único som. CONCLUSÃO: para a escolha do modelo adequado, devem-se levar em consideração a presença e a ausência dos fonemas no sistema fonológico da criança, o tipo e a gravidade do desvio fonológico. Além disso, a seleção do modelo terapêutico adequado pode auxiliar nas generalizações a serem obtidas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: this study aims at reviewing the literature on therapeutic patterns utilized in the phonologic therapy, emphasizing the contrastive approaches, being these the Minimal Pairs/Maximum Oppositions and Multiple Oppositions Approaches. METHODS: searches were accomplished throughout publications based on Medline, Scielo, Bireme and Pubmed data, books, thesis, dissertations, monographs and articles. RESULTS: the Minimal Pairs/ Maximum Opposition Approaches involve the selection of couples of words that are distinguished by a single phoneme, and they may contrast few distinctive features (minimum pairs) or many features (maximum opposition). These patterns are recommended for children suffering from mild to mild-moderate disorder. In the Multiple Opposition Approach, there are words that also differ in just one phoneme, however, these contrast diverse features due to the selection of many phonemes. This pattern is recommended for severe disorder, because, in general, the children replace many phonemes of the adult system by just one sound. CONCLUSION: to choose the appropriate pattern, you must take into account the presence and the lack of phonemes in the sound system of the child, the kind and the severity level of the phonological disorder. Moreover, the selection of the appropriate therapeutic pattern can help to obtain future generalizations.
  • Análise acústica e índice de estimulabilidade sons líquidos do português brasileiro Motricidade Orofacial

    Wertzner, Haydée Fiszbein; Pagan-Neves, Luciana de Oliveira; Castro, Márcia Mathias de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever as características acústicas obtidas por meio da análise acústica (AA) e do índice de estimulabilidade (IE) das líquidas [[l/]; [[r/]; [[lh/]. MÉTODOS: foram analisadas as produções de fala coletadas através da imitação de sílabas de dois sujeitos gemelares de 11:6 anos apresentando os processos de simplificação de líquidas e simplificação do encontro consonantal. As produções foram analisadas acusticamente e por meio do teste de estimulabilidade. RESULTADOS: os dois sujeitos produziram adequadamente o som [[l/]. O sujeito 1 não foi estimulável para o [[r/], tendo substituído-o pelo [[l/] independentemente da vogal subseqüente. O sujeito 2 foi estimulável ao som [[r/] e o produziu de forma correta em apenas uma imitação quando acompanhado da vogal /a/. A AA permitiu verificar que o som [[l/] foi produzido de maneiras diferentes quando emitido de maneira adequada e quando no lugar do som [[r/]. Os dois sujeitos foram estimuláveis para o [[lh/]. A AA das produções entre o som [[lh/] acompanhado da vogal /a/ e da vogal /u/ apresentou diferença estatisticamente significante. A vogal /i/ mostrou-se o contexto menos facilitador para o sujeito 2. CONCLUSÃO: o emprego conjunto desses dois procedimentos mostrou-se eficaz na identificação de alterações acústico-articulatórias fornecendo parâmetros facilitadores para a aquisição de um determinado som, seja ele um parâmetro motor ou acústico.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the acoustic characteristics obtained from the acoustic analysis (AA) and the stimulability index (SI) of the liquids [[l/]; [[r/]; [[lh/]. METHODS: we analyzed the speech production elicited by imitation from two twin adolescents aged 11:6 years-old, showing the phonological process of liquid simplification. Their productions were acoustically analyzed before the stimulability test application. RESULTS: the two subjects correctly produced the sound [[l/]. Subject 1 was not stimulable to the sound [[r/] and his production was substituted by [[l/] independently of the subsequent vowel. Subject 2 was stimulable to the sound [[l/] and produced it correctly only in one of the imitations task when combined with the vowel /a/. The AA showed that the sound [[l/] was produced in different ways when production was either correct or substituted by [[r/]. Both subjects were stimulable to [[lh/]. AA showed statistical differences when the [[lh/] was followed by the vowels /a/ and /u/. The vowel /i/ was the only sound that did not facilitate the production of [[lh/] for the subject 2. CONCLUSION: the combined use of both procedures was effective in identifying motor and acoustical speech problems and helped to find out some parameters that tend to facilitate the acquisition of a sound.
  • Análise da mastigação em indivíduos que apresentam mordida cruzada unilateral na faixa-etária de 07 a 12 anos Motricidade Orofacial

    Pastana, Silvana da Gama; Costa, Simone de Menezes; Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a função de mastigação relacionada à mordida cruzada posterior unilateral em crianças na faixa etária de sete a doze anos. MÉTODOS: dez indivíduos de ambos os sexos com mordida cruzada unilateral posterior sem intervenção ortodôntica. Na avaliação fonoaudiológica os itens considerados foram: corte do alimento, lado da mastigação, ritmo, postura labial, escape de alimentos, movimento de mandíbula, participação exagerada da musculatura perioral, acúmulo de alimento no vestíbulo da boca, posição e tamanho do bolo alimentar. RESULTADOS: dos dez indivíduos avaliados, 80% apresentaram mastigação unilateral do mesmo lado da mordida cruzada posterior unilateral e 20% mastigação bilateral. Dos oito indivíduos analisados com mastigação unilateral, os resultados encontrados foram: corte anterior, sem escape de alimentos e movimentos rotatórios 100%; ritmo lento 50% e rápido 50%; lábios fechados 75%; participação exagerada da musculatura perioral 62,5%; sem acúmulo de alimentos 87,5%; bolo alimentar centralizado 75%; tamanho do bolo pequeno 62,5%. CONCLUSÃO: dos casos avaliados, observou-se que 80% confirmam a relação entre mastigação unilateral e mordida cruzada posterior unilateral. Na mastigação, não foram evidenciadas quaisquer outras alterações que possam estar relacionadas à mordida cruzada posterior unilateral e mastigação unilateral.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the function of chewing, related to the posterior unilateral crossbite in children aged between 07 to 12 years. METHODS: 10 samples of both genders with posterior unilateral crossbite, with no orthodontic treatment history. During the speech language pathology evaluation the examined items were: food cutting, side of the chewing, rhythm, lips position, food escape, jaw movement, exaggerated participation of the perioral muscles, food accumulation in the vestibule of the mouth, position and size of the alimentary cake. RESULTS: from the 10 evaluated samples, 80% demonstrated unilateral chewing of the same side of the posterior unilateral crossbite and 20% bilateral chewing. From the 08 analyzed samples, the results were: previous cut, without escape of food and rotatory movements 100%; slow rhythm 50% and fast rhythm 50%; closed lips 75%; exaggerated participation of perioral muscles 62,5%; without accumulation of food 87,5%; alimentary cake cente-red 62,5%; small cale size 62,5%. CONCLUSION: from the evaluated cases, it was observed that 80% confirmed the relation between unilateral chewing and unilateral posterior crossbite, corroborating the literature’s reporting. In the chewing, no any alterations related to the posterior unilateral crossbite and unilateral chewing have been noted.
  • Anquilose temporomandibular bilateral: aspectos fonoaudiológicos e procedimentos clinidos Motricidade Orofacial

    Marzotto, Silvana Regina; Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: apresentar uma proposta terapêutica miofuncional orofacial, os procedimentos utilizados e resultados em caso de anquilose temporomandibular bilateral, buscando ressaltar a importância do trabalho interdisciplinar e a contribuição da fonoaudiologia para a reabilitação do sistema estomatognático nesses casos. MÉTODOS: relato de caso de paciente adulto, gênero masculino, encaminhado para avaliação e procedimentos fonoaudiológicos após três meses da realização de cirurgia articular, tendo como queixa principal grande restrição na abertura da boca. Na avaliação fonoaudiológica foi constatado: abertura da boca máxima em 25 mm, ausência de movimentos de lateralidade e de protrusiva, mordida aberta anterior em 8 mm, dor constante em região temporal, dificuldade para realizar mastigação, deglutição, articulação da fala. Constou dos objetivos terapêuticos: estimular e possibilitar a execução de movimentos mandibulares minimizando progressão de tecido cicatricial restritivo e reabilitação miofuncional. Procedimentos quanto ao aumento da amplitude através de relaxamentos, alongamentos, massagens, movimentos isotônicos, isométricos, isocinéticos e manobras específicas foram essenciais para estabilizar a abertura da boca, liberar os movimentos mandibulares e coordená-los, melhorando a funcionalidade do sistema estomatognático. RESULTADOS: após 24 sessões: ganho de 16 mm na abertura passando para 41 mm; redução da mordida aberta anterior para 4 mm, melhora da higiene oral, da articulação da fala, das condições alimentares com ganho de força mastigatória e redução dos mecanismos compensatórios; eliminação da dor em região temporal, além de melhora na estética facial. CONCLUSÃO: a terapêutica fonoaudiológica miofuncional orofacial mostrou-se eficiente em adulto com anquilose temporomandibular bilateral pós-cirúrgico, com estabilidade dos resultados mantida segundo controle anual.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to submit an oral miofunctional therapeutic proposal, the procedures used in cases of bilateral ankylosis of the temporomandibular and the results, joint standing out the importance of interdisciplinary work and the oral miofunctional therapy contribution to rehabilitation of the stomatognatic system in these cases. METHODS: this case report is about an adult, male, referred to evaluation and specific procedures three months after the joint surgery. Core complaint was great restriction of mouth opening range. The oral miofuncional exam assessment has shown: mouth opening of 25 mm, lack of laterality and protrusion movements, previous open bite of 8 mm, difficulty in chewing, swallowing, speech articulation and pain in temporal muscles. The therapeutical objectives were: stimulate and allow the execution of mandible movements, preventing restrictive cicatricial tissue and functional rehabilitation. Procedures related to increasing the amplitude through looseness, stretching, massages, and specific maneuvers as distraction and lever had been essential to stabilize the opening of the mouth, to liberate the mandible movements partially and to co-ordinate them as long as it improves the functionality of the stomatognatic system. RESULTS: after 24 sessions were: gain of 16 mm in the opening, passing to 41 mm with stability according to annual control; reduction of the previous bite open for 4 mm; improvement in the hygienic cleaning, in the speech articulation, in the alimentary conditions with acquisition of chewing strength and reduction of the compensatory mechanisms; elimination of pain in the region of the temporal muscles in addition to improvement in the facial esthetics. CONCLUSION: the oral miofunctional therapeutic reveals itself efficient in adult with bilateral ankylosis of the temporomandibular joint, after surgical procedure, with stability of results maintained according to annual control.
  • Achados fonoaudiológicos na insensibilidade congênito a dor com anidrose: relato de caso Motricidade Orofacial

    Roza, Rosemere Teixeira; Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: relatar um caso de insensibilidade congênita a dor com anidrose de uma criança de 3 anos de idade, assim como discutir os achados fonoaudiológicos, em relação aos aspectos do sistema estomatognático, destacando-se o processo de reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios. MÉTODOS: relato de caso, baseado nos dados colhidos na anamnese, avaliação clínica, busca em prontuários e entrevista com responsável. RESULTADOS: verificou-se um déficit considerável em todas as funções estomatognáticas, presença de lesões auto-mutilantes com perda tecidual em língua, lábios, mãos e dedos, o que acarretou uma desnutrição grave, quadros de anemia e freqüentes internações. Após intervenção fonoaudiológica, a paciente vem obtendo melhora nas funções acima afetadas, tonicidade dos órgãos fonoarticulatórios, regressão da desnutrição, anemia, auto-mutilação e traumas decorrentes da insensibilidade aos estímulos dolorosos. CONCLUSÃO: a terapia fonoaudiológica neste relato de caso é necessária pela possibilidade de retardar sintomas que aparecerão com a progressão da doença. Dessa maneira, a atuação precoce da fonoaudiologia em consonância com os demais profissionais da equipe de saúde, pode retardar a evolução do quadro clinico, visando uma melhor qualidade de vida para o paciente e para sua família.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: case report of congenital insensitivity to pain with anhydrosis of a 3-year-old child as well as discussing the speech-language findings, in relation to the aspects of the stomatognathic system, highlighting the process of rehabilitation for speech and hearing organs. METHODS: case report, based on the data gathered in the anamnesis, clinical evaluation and interviews with child's parents. RESULTS: a considerable deficit was verified in all the stomatognathic's function, presence of self-mutilation behavior with loss tissue in tongue, lips, hands and fingers that gave rise to a severe malnutrition, anemia pictures and frequent hospital internments. After the speech-language pathologist therapy program the patient has been obtaining improvement in the aforementioned affected functions, tonicity of the speech and hearing organs, and regression of malnutrition, anemia, self-mutilation and current traumas of the insensibility to the painful stimulus. CONCLUSION: the speech-language therapy in this case report is important, pointing out for the possibility of delaying symptoms that will appear with the progression of the disease. In that way, the early performance of the speech-language pathologist in consonance with the other health professionals, may retard the evolution of the clinical picture, seeking a better quality of life for the patients and for their family.
  • Avaliação da aeração nasal pré e pós a realização de manobras de massagem e limpeza nasal Motricidade Orofacial

    Melo, Fabíola Maria Gomes de; Cunha, Daniele Andrade de; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: identificar a modificação da aeração nasal após a realização de manobras de massagem e limpeza nasal. MÉTODOS: vinte crianças na faixa etária de quatro a onze anos com diagnóstico de rinite alérgica foram submetidas à avaliação da aeração nasal com o auxílio do espelho milimetrado de Altmann. Inicialmente houve a marcação do ar expirado na placa metálica, posteriormente foram realizadas manobras de massagem e limpeza nasal para retirada da secreção, havendo uma nova marcação para a comparação dos resultados. Foi aplicado o teste Kolmogorov-Smirnov para observar a suposição de normalidade dos dados e o teste t-student para amostras pareadas, sendo todas as conclusões tomadas ao nível de significância de 5%. RESULTADOS: pode-se observar que as médias obtidas da quantificação da aeração nasal após as manipulações e limpeza na região foram significativas p<0,001. CONCLUSÃO: a partir dos resultados obtidos nesta pesquisa foi possível observar um aumento significante na aeração nasal após as manobras de massagem e limpeza nasal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to identify the modification of nasal aeration after the accomplishment of maneuvers of massage and nasal cleanness. METHODS: twenty children aging from four to eleven years with diagnosis of allergic rhinitis have been submitted to evaluation of nasal aeration with the Altmann's milimetric mirror. Initially, we was marked the air exhaled on the metallic plate, afterwards we made a massage and nasal cleanness for removing of the secretion, having a new benchmark to compare the results. Kolmogorov-Smirnov test was applied to test the assumption of normality for the data and t-student test for paired samples. All conclusions were taken under 5% significance. RESULTS: it was observed that the obtained averages of the nasal aeration after the manipulations and cleanness in the region were significant: p<0,001. CONCLUSION: from the results obtained in this research it was possible to observe a significant increase in the nasal aeration after the massage and nasal cleanness.
  • Desenhos e depoimentos: recursos para investigação da percepção e do conhecimento vocal Voz

    Pereira, Priscila Fabiana Agostinho; Penteado, Regina Zanella

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar, em desenhos e depoimentos sobre a voz, os aspectos de percepção e de conhecimento vocal em participantes de grupos de vivências de voz. MÉTODOS: análise documental de relatórios finais de quatro grupos de Vivência de Voz realizados nas disciplinas Estágio em Fonoaudiologia Comunitária I e II de um Curso de Fonoaudiologia para análise de conteúdo dos desenhos e depoimentos escritos de 53 sujeitos. RESULTADOS: as categorias identificadas pela análise dos desenhos e dos depoimentos foram: imagem vocal ou valoração atribuída à voz com freqüência da imagem/valoração positiva nos desenhos e negativa nos depoimentos. Quanto aos atributos vocais, houve freqüência do atributo auditivo-proprioceptivo, com menor ocorrência dos atributos sócio-cultural, psico-emocional e profissional. Os parâmetros vocais com maior ocorrência foram os de loudness, pitch, articulação e qualidade vocal. CONCLUSÃO: desenhos e depoimentos escritos sobre a voz se mostram como recursos que podem possibilitar a expressão da percepção e conhecimento dos sujeitos acerca da sua voz e necessitam ser melhor explorados nas ações educativas fonoaudiológicas que prezam pela troca de saberes, diálogo e participação ativa dos sujeitos, coerentes com a perspectiva da promoção da saúde.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the aspects of perception and vocal recognition in voice training groups through the participants' drawings and statements about voice. METHODS: documental analysis of final reports from four Voice Training groups which took place in the probationary period in Community Speech-Language-Pathology I and II of one Speech-Language-Pathology course for the analysis of content of the drawings and statements written by 53 subjects. RESULTS: the categories identified by the analysis of drawings and statements were: vocal image or value attributed to voice with a positive image/value prevailing in the drawings and negative one in the statements. As for vocal attributes, the auditive-proprioceptive attribute prevailed, whereas there was less stress on socio-cultural, psycho-emotional and professional attributes. Vocal parameters with higher occurrence were loudness, pitch, articulation and vocal quality. CONCLUSION: drawings and statements written about voice are showed as resources which can enable the expression of perception and knowledge of the subjects about their voice and need to be better explored in educational and speech and language training areas which have the exchange of knowledge, dialogs and active participation of subjects in high regard and are coherent with the health-promoting perspective.
  • Conduta fonoaudiológica e avaliação estroboscópica no diagnóstico diferencial do cisto Voz

    Pastana, Silvana da Gama; Gomes, Esinéa; Castro, Luciana

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever o trabalho fonoaudiológico, após diagnóstico diferencial do cisto intracordal, por meio do exame de videolaringoestroboscopia associado à fonação inspiratória. MÉTODOS: relato de caso, baseado em dados de anamnese, da avaliação clínica fonoaudiológica, do exame videolaringoestroboscópico e conduta terapêutica específica. RESULTADOS: identificação do cisto intracordal em prega vocal direita com alterações encontradas no exame laringológico, compatível à avaliação clínica fonoaudiológica. Verificou-se que, após conduta direcionada, a paciente obteve melhora na vibração e amplitude da onda mucosa da prega vocal direita, com manutenção de períodos de estabilidade vocal. CONCLUSÃO: a eficiência dos procedimentos depende diretamente das avaliações e diagnósticos precisos dos profissionais envolvidos, o que permite uma conduta direcionada ao caso e, menor tempo de tratamento.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the voice therapy after a cyst differential diagnosis by means of videostrobolaryngoscopy associated with inspiratory phonation. METHODS: vase study based on clinical evaluation anamnesis data of phonoaudiologic, videostroboscopic examination, and specific therapeutic conduct. RESULTS: cyst identification in right vocal fold and alterations found in the laryngological examination which were compatible with phonoaudiologic clinical evaluation. After guides speech therapy, we verified evolution in vibration and amplitude of the mucous wave of the right vocal fold, with maintenance of periods as for vocal stability. CONCLUSION: the efficiency of the preceding methods directly depends on the precise evaluations and diagnosis, of the involved professionals, which allows for a conduct guided to the case and less treatment time.
  • Principais características da produção vocal do deficiente auditivo Voz

    Prado, Aline do Carmo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever as principais características da produção vocal do deficiente auditivo, analisando quais os parâmetros da qualidade vocal são alterados pela deficiência da audição. MÉTODOS: foi realizado um levantamento bibliográfico em Bibliotecas de Universidades e pesquisa em periódicos indexados na Base de dados Lilacs e Medline, dando ênfase aos estudos referentes ao tema desde 1971 até os estudos mais recentes. RESULTADOS: os achados foram divididos em seis parâmetros: Características da Fala; Ressonância; Respiração; Parâmetros Acústicos; Aspectos Fonéticos e Tratamento Fonoaudiológico. CONCLUSÃO: com a revisão da literatura, foi possível identificar as principais características da produção vocal do deficiente auditivo. A discriminação e a realimentação auditivas são essenciais na produção da voz, e, no caso dos deficientes auditivos, como não desenvolvem o feedback auditivo, não conseguem ter controle sobre sua voz: (ressonância, intensidade, freqüência, articulação e respiração). A relevância da contribuição da Fonoaudiologia fica clara graças à garantia de melhora nas condições de comunicação desses indivíduos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the principals characteristics of hearing impaired voice production, and analyze which aspects of vocal quality are modified by deafness. METHODS: searching the vast published literature, by a survey* in public libraries and search in indexed periodicals in Lilacs and Medline, emphasizing the studies which are related to the subject since 1971 until most recent studies. RESULTS: The results have been separated into* six categories: speech features; resonance; breathing, acoustic features; phonetic aspects and speech therapy treatment. CONCLUSION: It was possible to identify the principal features of impaired * hearing voice production. The hearing feedback and discrimination are essential for voice production, not developed in hearing impaired people, so they do not have ability to control their voice (resonance, intensity, frequency, pronunciation and breathing). The relevance of Speech Therapy is clear, as it guarantees the improvement of these communication conditions in these subjects.
  • A contribuição da leitura orofacial na comunicação do neuropata auditivo Audiologia

    Horacio, Camila Paes; Goffi-Gomez, Maria Valéria Schmidt

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a contribuição da leitura orofacial na percepção de fala do neuropata auditivo. MÉTODOS: foram incluídos neste estudo quatro indivíduos selecionados a partir dos seguintes critérios: pacientes adultos com neuropatia auditiva; idade superior a 18 anos e inferior a 60 anos; diagnóstico de neuropatia auditiva firmado pela equipe médica e nível mínimo de escolaridade (ser alfabetizado). Para a coleta de dados, foram realizadas as provas de percepção de fala sem e com leitura orofacial, que incluíram repetição de palavras dissilábicas e trissilábicas e repetição de frases em apresentação aberta (open-set). RESULTADOS: verificou-se uma variação importante quanto ao grau da perda auditiva em todos os indivíduos e, em relação ao índice de reconhecimento de fala, observou-se discriminação variando de muito pobre a moderada. Observou-se que em todas as provas com apoio da leitura orofacial, houve melhora significativa do ponto de vista clínico da percepção da fala. CONCLUSÃO: o uso da leitura orofacial em provas específicas facilita a percepção auditiva, contribuindo para uma comunicação mais efetiva.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the contribution of lip reading for the recognition of speech in patients with auditory neuropathy. METHODS: four subjects were included in the study according to the following criteria: adult patients with auditory neuropathy, with ages over eighteen and under sixty years; auditory neuropathy diagnosis given by the medical team and minimal literacy level. Speech perception tests were performed with and without lip reading, including dissyllabic and trissyllabic word recognition and open set sentence recognition. RESULTS: there was an important variation regarding the level of hearing loss in all the subjects; and a discrimination varying from poor to moderate was noted in relation to the speech recognition index. We observed that in all the tests with lip reading, there was a significant improvement of speech perception. CONCLUSION: the use of lip reading in specific situations enhances hearing perception, contributing for a more effective communication.
  • Potenciais evocados audotivos de longa latências: um estudo de caso de afasia de expressão Audiologia

    Melo, Iracema Hermes Pires de; Vieira, Ana Cláudia; Advíncula, Karina Paes; Griz, Silvana; Cunha, Daniele Andrade da; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: relatar os resultados do teste de potencial evocado auditivo de longa latência (PEALL) e da avaliação de linguagem de um paciente com afasia. MÉTODOS: o estudo avaliou um individuo do gênero masculino que sofreu uma lesão cortical na área frontal esquerda há 20 meses participando de terapia fonoaudiológica por 4 meses submetido ao exame PEALL no pré e pós tratamento. RESULTADOS: a avaliação da linguagem revelou 64,94% de acertos do total de pontos, apresentando melhor atuação na atividade de compreensão/expressão da linguagem oral, porém com maior dificuldade em organização da linguagem escrita. Quanto à avaliação do N2, foi observado atraso em hemisfério cerebral direito (HD) e esquerdo (HE), a amplitude do N2 encontrou-se diminuída em ambos os hemisférios, a latência do P3 encontrou-se atrasada em HE. Para a amplitude do P3, observou-se valores aumentados em HE. A melhora observada nos componentes N2 e P3 no exame pós tratamento, possivelmente seja devido à influência da estimulação dos exercícios fonoaudiológicos. CONCLUSÃO: esses resultados sugerem a importância da fonoterapia em indivíduos portadores de afasia e do exame de PEALL no acompanhamento da evolução clínica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to report the test results for evoked potential auditory of long latency (PEALL) and the language evaluation of a patient with aphasia. METHODS: a man volunteer that suffered a cortical injury in the left frontal area for 20 months took part in a speech therapy for 4 months and was submitted to PEALL examination in the pre and post treatment. RESULTS: the evaluation of the language showed 64.94% of hits with regards to the total of points, showing better performance in the activity of understanding/expression as for the verbal language, however, with more difficulty in organizing the written language. As for the evaluation of N2, a delay was observed in the right cerebral hemisphere (HR) and left hemisphere (HL). The amplitude of N2 diminished in both hemispheres. The latency of P3 was delayed in HL. For the amplitude P3, one observed increased values in HL. The improvement observed in the components N2 and P3 in the examination after treatment, is possibly due to influence of stimulation of speech exercises. CONCLUSION: these results suggest the importance of speech therapy in individuals with aphasia and the examination of PEALL in the follow-up of clinical evolution.
  • Intercorrência audiológica em músicas após um show de rock Audiologia

    Pfeiffer, Marcela; Rocha, Rita Leniza Oliveira da; Oliveira, Fernanda Ribeiro de; Frota, Silvana

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar mudança temporária do limiar de audição de músicos, após exposição a níveis de pressão sonora elevados de um show de rock. MÉTODOS: foi utilizada uma amostra com seis músicos componentes da banda. Foram feitos: anamnese ocupacional, determinação dos níveis mínimos de audição e reflexos acústicos, antes e após o show de rock. A mensuração do ruído da sala do exame e do palco foi realizada por meio de um dosímetro. Os resultados foram comparados e analisados estatisticamente, utilizando-se o teste t Student, com critério para determinação de significância de p maior do que 0,05. RESULTADOS: para a dosimetria, foi encontrada a exposição ao ruído do show com valor de LAVG igual a 98,5 dB. Dentre os aspectos comportamentais relacionados ao ruído, o zumbido foi a queixa mais presente entre os integrantes. Na audiometria tonal, as maiores diferenças pré e pós-exposição, foram encontradas nas freqüências altas, sendo a orelha direita a que apresentou maiores mudanças temporárias de limiar. Os resultados foram significantes nas freqüências de 2000, 3000, 4000 e 6000 Hz, na orelha direita (p=2,7; p=2,59; p=3,7 e p=2,86) e, na freqüência de 4000 Hz, na orelha esquerda (p=2,87). Na medida do reflexo acústico após o show, a orelha direita obteve o maior índice de ausência de reflexo, com o índice de 40%; entretanto, foram encontradas diferenças estatisticamente significantes, na presença de reflexo acústico na comparação pré e pós-exposição, apenas na orelha esquerda (p=3,64). CONCLUSÃO: músicos expostos a níveis de pressão sonora intensos apresentaram alteração temporária do limiar e alteração do reflexo acústico.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: verifying the temporary threshold shift in musicians after a high sound pressure level music exposure in a rock concert. METHODS: the sample has been made up of six band's musicians, who underwent an occupational anamnesis, pure tone audiometry and acoustic reflex measurements, before and after the rock concert. The noise levels of the room and the stage were determined by means of a dosimeter. The results were compared and statically analyzed using the t Student test with significance criterion of p> 0.05. the noise level found in the room and stage during the concert was 98.5 dB. As for the behavioral aspects related to the noise, tinnitus was the most prevalent complaint among the subjects. In pure tone audiometry, statistically significant differences were found in the hearing thresholds, before and after exposure, mostly in the right ear for the high frequencies. The results were also statistically significant at the frequencies between 2000Hz and 6000Hz, for the right ear (p=2.7; p=2.59; p=3.7 e p=2.86), and at the frequency of 4000Hz, for the left ear (p=2.87). The right ear's acoustic reflex has shown the highest index of absence (40%); however, we found statistically significant differences in the presence of the acoustic reflex, before and after exposure, only for the left ear (p=3.64). CONCLUSION: musicians exposed to high sound pressure levels in rock concerts have shown temporary threshold shift at the pure tone audiometry and acoustic reflex measurements.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br