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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 26, Número: 5, Publicado: 2022
  • Nudging e Arquitetura da Escolha: Perspetivas e Desafios Editorial

    Leal, Cristiana Cerqueira; Branco-Illodo, Ines; Oliveira, Benilde M. do Nascimento; Esteban-Salvador, Luisa
  • O Nudging e a Arquitetura da Escolha no Contexto da Banca Carta Executiva

    Rosa, Paulo Monteiro
  • Políticas Nudge no Contexto da COVID-19: Uma Ação Necessária ou Dilema Ético? Theoretical-Empirical Article

    Correa, Ana Luize; Ames, Maria Clara F. Dalla Costa; Zappellini, Marcello Beckert

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o objetivo deste estudo é discutir os nudges no contexto pandêmico do SARS-CoV-2, retomando algumas reflexões sobre a ética e revisando-as sob o novo cenário imposto pela pandemia. Marco teórico: o arcabouço teórico da Economia Comportamental fundamentou a análise dos nudges, enquanto o utilitarismo, a deontologia e a ética das virtudes foram as teorias morais clássicas utilizadas para a reflexão dos aspectos éticos. Métodos: fizemos uma revisão da literatura sobre nudges e pesquisamos os últimos estudos sobre este assunto aplicados à mitigação da COVID-19. Na seção de discussão ética, referências clássicas são utilizadas para articular nudges com as seguintes teorias morais: utilitarismo, deontologia e ética das virtudes. Resultados: os resultados indicam que a tendência em termos de intervenção é enviar mensagens de nudge e aumentar o comprometimento, principalmente para direcionar um comportamento desejado e aumentar a adesão a políticas. Muitos experimentos não mostraram resultados significativos e alguns inconvenientes na aplicação de políticas indicam que os nudges devem ser revistos em cenários de crise, como em pandemias. Na discussão ética, três teorias morais podem justificar alguns aspectos dos nudges. Conclusões: este artigo mostrou algumas falhas e inconsistências tanto na teoria do nudge quanto na sua aplicação durante a pandemia, as quais podem ser resolvidas através da discussão de aspectos éticos. Sugere-se que conectar estes problemas com as teorias morais pode ser uma solução para alguns impasses encontrados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: the aim of this study is to discuss nudges in the SARS-CoV-2 pandemic context, bringing back some reflections on ethics and revising them in the light of the new setting imposed by the pandemic. Theoretical approach: the theoretical framework of Behavioral Economics was the basis for nudges’ analysis, while utilitarianism, deontology, and virtue ethics were the classic moral theories used to reflect on ethical aspects. Methods: we undertook a literature review about nudges searched through the latest studies about this subject applied to COVID-19 mitigation. In the ethical discussion section, we used classical references to articulate the nudge theory with the following moral theories: utilitarianism, deontology, and virtue ethics. Results: our findings indicate that the trend intervention during the pandemic is ‘nudging messages’ and ‘increase people’s commitment,’ mainly to nudge people toward the desired behavior and increase policy adherence. Many experiments did not show significant results, and some drawbacks in policies’ applications indicate that nudges might be revised in crisis scenarios, such as a pandemic outbreak. The ethical discussion section relates three moral theories that justify some of the nudge’s aspects. Conclusions: this paper showed some flaws and inconsistencies in nudge theory and its application during the pandemic that can be solved by discussing ethical aspects. We suggest that connecting these problems with moral views might be a solution for some deadlocks found in the nudge theory.
  • Expectativas, Incerteza Econômica e Sentimento Artigo Teórico-Empírico

    Franco, Douglas de Medeiros

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o presente artigo pretende ajudar a desvendar se e como a incerteza econômica interage com a estrutura informacional do sentimento. Métodos: a estratégia empírica baseia-se em teste de causalidade não linear e não paramétrico para investigar a interação entre as variáveis enquanto distribuições. Este artigo constrói principalmente a partir da literatura sobre formação de expectativas. Resultados: foi encontrado que a incerteza com base na mídia (ex-ante) antecede o sentimento, no máximo, até o segundo momento de sua distribuição. Além disso, o sentimento ajuda a prever a estrutura informacional da incerteza dos fundamentos (ex-post) e momentos de ordem superior da incerteza ex-ante. Conclusão: sentimento pode ser considerado um canal para incerteza através do tom das expectativas e de expectativas errôneas. Medidas de incerteza ex-ante podem ainda ajudar a calibrar o cálculo racional custo-benefício da atenção ao atuar como indicador antecedente do maior valor da informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: this article aims to help unravel if and how economic uncertainty interacts with the informational structure of sentiment. Methods: the empirical strategy is based on a non-linear and non-parametric causality test to investigate the interaction between variables as distributions. This article builds primarily on the literature on expectation formation. Results: it was found that uncertainty based on the media (ex-ante) precedes sentiment, at most, until the second moment of its distribution. In addition, sentiment helps predict the informational structure of fundamental uncertainty (ex-post) and higher order moments of ex-ante uncertainty. Conclusion: sentiment can be considered a channel for uncertainty through the tone of expectations and erroneous expectations. Ex-ante uncertainty measures can also help calibrate the rational cost-benefit calculation of attention by acting as a leading indicator of the increasing value of information.
  • Economia Comportamental e Seguros de Automóveis: O Papel dos Vieses e Heurísticas Artigo Teórico-Empírico

    Graminha, Pedro Brandão; Afonso, Luís Eduardo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: este trabalho analisa como os efeitos de enquadramento, de ancoragem e de certeza podem influenciar o comportamento do consumidor de seguro de automóveis. Métodos: foi realizado um experimento, com a aplicação presencial de seis versões de um questionário com 14 questões, para 163 respondentes de uma instituição de ensino. Foram elaboradas perguntas visando a analisar a existência dos efeitos de ancoragem, de certeza e de enquadramento, além do efeito de franquia (presente em diversos ramos de seguros). O arcabouço teórico do trabalho é a economia comportamental. Resultados: as pessoas mais jovens, os(as) solteiros(as) e os homens possuem maior propensão ao risco. Embora os achados de forma geral corroborem as evidências da literatura, os resultados sobre o efeito de certeza foram contrários ao esperado. O pagamento da franquia aumentou a aversão ao risco dos respondentes. Conclusões: a existência de vieses e heurísticas pode fazer com que a aquisição de seguros ocorra de forma não ótima. O conhecimento do processo de tomada de decisão é importante para as seguradoras e para os consumidores. Também é relevante para os reguladores, com a finalidade de subsidiar medidas que visem à eficiência do mercado e à proteção dos consumidores, por meio do desenho de uma arquitetura de escolhas adequada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: this paper analyzes how framing, anchoring, and certainty effects may affect the behavior of the consumer of auto insurance. Methods: an experiment was carried out, with the face-to-face application of six versions of a questionnaire with 14 questions, for 163 respondents from an educational institution. Questions were prepared to analyze the existence of the framing effect, the anchoring effect, and the certainty effect, in addition to the deductible effect (present in several insurance products). The theoretical framework of the paper is the behavioral economics. Results: younger people, singles, and men are more prone to risk. Although the findings in general corroborate the evidence in the literature, the results of the certainty effect were contrary to expectations. The payment of the deductible increased the respondents’ risk aversion. Conclusions: the existence of biases and heuristics can cause the purchase of insurance to occur in a non-optimal way. Knowledge of the decision-making process is important for insurers and consumers. It is also relevant for regulators, in order to subsidize measures aimed at market efficiency and consumer protection, through the design of an appropriate choice architecture.
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