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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 26, Número: 4, Publicado: 2022
  • Introdução à Chamada de Artigos Tutoriais de Pesquisa Qualitativa em Estudos de Administração Contemporânea para Edição Especial da RAC: Um Editorial Editorial

    Lanka, Evelyn; Rostron, Ali; Singh, Pallavi; Lanka, Sanjay
  • Novos Problemas, Novos Métodos: Uso da Interactive Qualitative Analysis (IQA) na Pesquisa em Administração Methodological Article

    Behling, Gustavo; Lenzi, Fernando César; Rossetto, Carlos Ricardo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o objetivo deste artigo é apresentar a interactive qualitative analysis (IQA) como uma estratégia de pesquisa qualitativa a ser utilizada nos estudos em administração, detalhando a aplicação do método. Sendo a IQA uma estratégia oriunda da pesquisa em educação, o presente estudo apresenta como contribuição a discussão das potencialidades de sua utilização na pesquisa em administração. Metodologia: a IQA é apresentada a partir do passo a passo da aplicação do método em um problema da área de empreendedorismo. Resultados: a IQA tem como objetivo gerar um mapa mental compartilhado dos membros de um grupo de foco sobre o fenômeno em estudo. Coleta e análise de dados são conduzidas paralelamente e as primeiras análises são realizadas pelos próprios participantes da pesquisa. Os resultados apresentados em um conjunto de relações entre os elementos do mapa mental são teorizados. O caráter indutivo das etapas iniciais da pesquisa, combinado com procedimentos dedutivos, permite novas maneiras de analisar os problemas investigados, reforçando o caráter exploratório da pesquisa qualitativa. Conclusão: o replicável protocolo de coleta e análise de dados promove a confiabilidade e a validade da pesquisa, apresentando evidências de que as interpretações são suportadas pelos dados e permitindo avanços metodológicos e teóricos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: this article aims to present interactive qualitative analysis (IQA) as a qualitative strategy to be used in management research, detailing its application. Since the IQA is a strategy derived from research in education, this study discusses the potentialities of its use in management research. Methods: the IQA is presented by the step-by-step application of the method in a research problem in entrepreneurship. Results: the IQA targets the generation of a shared mental map of the focus group members on the phenomenon under study. The data collection and analysis steps are conducted in parallel, and the research participants themselves carry out the first analysis. The results presented in a set of relationships between the elements of the shared mental map are theorized. The inductive character of the initial stages, combined with deductive procedures, allows discovering new ways of thinking about the investigated problems, reinforcing qualitative research’s exploratory character. Conclusions: the replicable data collection and analysis protocol promotes researches’ reliability and validity, by presenting empirical evidences that the interpretations are guaranteed by the data, allowing for methodological and theoretical advances.
  • Memes como um Atalho para a Cultura do Consumo: Uma Abordagem Metodológica para Ideologias Coletivas Encobertas Methodological Article

    Deus, Elisa Priori de; Campos, Roberta Dias; Rocha, Ana Raquel

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o artigo propõe o uso metodológico de memes como um atalho para explorar a cultura de consumo. Os memes como textos culturais podem revelar ideologias circulantes coletivas que não podem ser acessadas por meio de entrevistas regulares. Contexto: memes são textos culturais que veiculam mensagens fáceis de entender, ganhando força nas redes sociais. Os textos culturais apresentam ludicamente o contexto social e as crenças sociais. Analisamos os memes circulantes durante a pandemia de COVID-19 sobre consumidores idosos no Brasil para traçar um protocolo metodológico. Método: adotamos o modelo de discurso para analisar os memes como uma pesquisa qualitativa de memes como um atalho para discursos culturais. Coletamos memes durante março e maio de 2020 usando as mídias sociais. Os memes foram classificados seguindo uma análise temática. Resultado: é uma proposta de procedimento metodológico para a análise dos memes como texto cultural. O processo inicia-se com o delineamento de um protocolo de coleta de dados, seguido de roteiro de análise de dados, ilustrado pelo contexto de consumidores idosos. Conclusão: a análise dos memes como textos culturais contribuiu para compreensão do comportamento do consumidor por meio do conteúdo cultural atual, revelando ideologias encobertas, que emergem dos consumidores, como sistemas de valores velados que circulam em paralelo às ideologias institucionais de mídia de massa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: the paper proposes the methodological use of memes as a shortcut to explore consumer culture. Memes as cultural texts can reveal collective circulating ideologies that may not be accessed through regular interviews. Context: memes are cultural texts that convey easy-to-understand messages, gaining strength within social networks. Cultural texts playfully present the social context and beliefs of societies. We analyzed circulating memes during the COVID-19 pandemic about elderly consumers in Brazil to outline a methodological protocol. Method: we analyzed memes adopting the discourse model to conduct qualitative research of memes as a shortcut to cultural discourses. We collected memes during March and May 2020 using social media networks. They were classified following thematic analysis. Result: the proposal is a methodological procedure for analyzing memes as a cultural text. The process starts with the outline of a data collection protocol, followed by data analysis guidelines, illustrated by the context of elderly consumers. Conclusion: the analysis of memes as cultural texts contributed to understanding of consumer behavior through current cultural content, revealing contrasting ideologies that emerge from consumers, as covert value-systems, circulating alongside institutional mass-mediated ideologies.
  • A Entrevista de Abordagem Qualitativa em Administração: Um Guia para Pesquisadores Methodological Article

    Cheron, Cibele; Salvagni, Julice; Colomby, Renato Koch

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: este artigo explora diferentes formas de utilização de entrevistas com abordagem qualitativa, partindo da premissa de que a entrevista não é exclusivamente subjetiva ou objetiva, mas intersubjetiva, permitindo aos participantes discutir e expressar suas interpretações sobre o mundo social. Objetivo: busca-se orientar a aplicação da entrevista, passo a passo, em pesquisas em administração e áreas afins, oferecendo um guia simplificado para auxiliar pesquisadores iniciantes e experientes. Método: em razão do seu objetivo, este artigo-tutorial é descritivo e explicativo, interdisciplinar e subsidiado por fontes bibliográficas. Resultados: são feitas considerações teóricas sobre a entrevista, conceituando aspectos essenciais, relacionados à estruturação, desenvolvimento e avaliação. Também são elencados fatores decorrentes da intersubjetividade inerente ao ato de pesquisar, tais como os tipos potenciais de entrevista, as dimensões da preparação, as diferentes possibilidades de perguntar, as questões sobre a condução do encontro, as dimensões inerentes ao trabalho analítico, entre outros. Conclusão: como desfecho, sugere-se que o entrevistador observe a assimetria da relação com o entrevistado, a presença inevitável de vieses e distorções e o rigor no planejamento da investigação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Context: this paper explores different ways of using qualitative approach interviews, based on the assumption that the interview is not exclusively subjective or objective, but intersubjective, allowing participants to discuss and express their interpretations about the social world. Objective: the aim is to guide the use of the interview, step by step, in research in administration and related areas, offering a simplified guide to assist beginning and experienced researchers. Method: due to its objective, this tutorial article is descriptive and explanatory, interdisciplinary and supported by bibliographic sources. Results: theoretical considerations about the interview are made, conceptualizing essential aspects related to its structuring, development and evaluation. Also listed are the factors resulting from the intersubjectivity inherent in the act of researching, such as the potential types of interview, the dimensions of the preparation, the different possibilities of asking, the questions about the conduct of the meeting, the dimensions related to the analytical work, among others. Conclusion: as an outcome, it is suggested that the interviewer observe the asymmetry of the relationship with the interviewee, the inevitable presence of biases and distortions, and the rigor in planning the investigation.
  • Pistas para o Desenvolvimento Paradigmático dos Métodos de Pesquisa Qualitativa On-Line Methodological Article

    Melo, Newton Claizoni Moreno de; Dourado, Débora Coutinho Paschoal

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: neste artigo, problematizamos como os métodos de pesquisa on-line foram reduzidos a adaptações de técnicas anteriores de coleta de dados e discutimos como as propriedades idiossincráticas dos ambientes on-line podem impulsionar o desenvolvimento paradigmático de métodos qualitativos on-line. Proposta: identificamos cinco pistas para o desenvolvimento paradigmático de métodos de pesquisa qualitativa on-line: (1) as novas socialidades que emergem das interações on-line; (2) os processos envolvidos na afirmação de identidades e selves on-line; (3) a crescente dificuldade na distinção entre privado e público no ambiente on-line, e o que a privacidade significa nesse contexto; (4) o aumento da agência dos participantes em pesquisas qualitativas on-line; e (5) a crescente indistinção entre os fenômenos sociais em seus contextos on-line e off-line. Conclusão: ao utilizar ontologias e epistemologias que não consideram as especificidades da experiência on-line, e ao focar excessivamente na adaptação de métodos conhecidos aos novos ambientes, nós pesquisadores ficamos limitados a conceber a experiência on-line e a operar nela através de categorias off-line. Dessa maneira, perdemos a oportunidade de desenvolver métodos nativos e paradigmáticos de pesquisa qualitativa on-line, que poderiam proporcionar um melhor entendimento dos fenômenos que investigamos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: in this paper, we problematize how online methods were reduced to mere adaptations from previous data collection techniques, and then discuss how some of the idiosyncratic properties of the online scope may drive the development of future, paradigmatic, online qualitative methods. Proposition: we identified five clues for the paradigmatic development of online qualitative methods: (1) the new socialities allowed by online interactions; (2) the processes involved in asserting identities and selves online; (3) the increasing difficulty in distinguishing what is private and what is public online, and what does privacy mean in this context; (4) the increase of participants’ agency in online qualitative research; and (5) the declining distinction between offline and online social phenomena. Conclusion: by using ontological and epistemological assumptions that do not consider the specificities of online experiences, and by focusing excessively on adapting known methods to the new settings, we researchers are bound to conceive the online experience and operate in it using offline categories. This way, we might be missing the opportunity to develop native, paradigmatic, online qualitative methods that, ultimately, would allow for a better understanding of the phenomena we investigate.
  • Estudos Decoloniais, Métodos Não Extrativistas e Pesquisa-Ação Participativa em Contabilidade Theoretical Essay

    Silva, Cleia Maria da; Sauerbronn, Fernanda Filgueiras; Thiollent, Michel

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o artigo discute como a contabilidade apoia o capitalismo financeiro no Sul Global por meio de linguagens e práticas neocolonialistas, com o objetivo de propor uma agenda decolonial baseada em metodologias não extrativistas para recuperar conhecimentos alternativos e (re)construir novos. Método: revisitamos a literatura contábil crítica, conectando-a à epistemologia decolonial. Portanto, descrevemos os pressupostos por trás de diferentes métodos não extrativos, e contrastamos a pesquisa-ação participativa (PAR) com diferentes abordagens de produção e consumo de conhecimento. Também foram delineadas algumas estratégias operacionais da PAR, discutindo pesquisa-ação em estudos de gestão e contabilidade e o potencial para uma agenda participativa em contabilidade. Resultados: os resultados evidenciam métodos não extrativistas para respeitar e valorizar diferentes visões de mundo em um determinado fenômeno social. Assim, são apontadas alternativas de pesquisa não tradicionais e emancipatórias para produzir um novo “sentipensante” na contabilidade para descolonizar saberes, corpos e mentes. Conclusões: este artigo apresenta a PAR como permitindo a (re)existência de diferentes visões de mundo ao reconhecer sua capacidade de recuperar e reconstruir o conhecimento “com” os participantes. Assim, o método apoia o engajamento programático com vozes subalternizadas para coproduzir a pluriversalidade na contabilidade em vez de reproduzir universalismos e para apoiar acadêmicos e profissionais para transcender a modernidade ocidental.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: this paper discusses how accounting supports financial capitalism in the Global South through neocolonialist languages and practices, aiming to put forth a decolonial agenda based on non-extractive methodologies to recover alternative knowledge and (re)build new ones. Method: we revisited critical accounting literature, connecting it to decolonial epistemology. We described the assumptions behind different non-extractive methods and contrasted participatory action research (PAR) with different approaches to knowledge production and consumption. We also outlined some PAR operational strategies, discussed action research in management and accounting studies, and examined the potential for a participatory accounting agenda. Results: non-extractive methods can respect and value different worldviews in each social phenomenon. This points to non-traditional and emancipatory research alternatives to produce a new sentipensante in accounting to decolonize knowledge, bodies, and minds. Conclusions: this paper presents PAR as allowing (re)existence of different worldviews by recognizing its ability to recover and rebuild knowledge ‘with’ participants. PAR supports programmatic engagement with subalternized voices to coproduce pluriversality in accounting - instead of reproducing universalisms - and bolsters academics and practitioners to transcend Western modernity.
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