Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Contemporânea, Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2021
  • Por Que Precisamos de Pesquisa Qualitativa em Estudos de Gestão Editorial

    Lanka, Evelyn; Lanka, Sanjay; Rostron, Ali; Singh, Pallavi
  • Qualidade Decisória dos Gestores Públicos: Contribuições da Inteligência e Gestão do Conhecimento Artigo De Pesquisa

    Melati, Claudia; Janissek-Muniz, Raquel; Curado, Carla Maria Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: nos últimos anos, estudos buscaram analisar de que forma os processos de inteligência e de gestão do conhecimento são compreendidos e aplicados no contexto da gestão pública, ambiente em que esses processos aparecem como um ponto a ser explorado para potencializar a qualidade decisória. Objetivo: analisar como os gestores públicos aplicam inteligência e gestão do conhecimento visando a uma maior qualidade decisória. Método: a partir de protocolo de pesquisa definido e validado, foram realizadas entrevistas com dezessete gestores públicos do sul do Brasil. Para a análise, foi aplicada a técnica de análise comparativa qualitativa utilizando conjuntos fuzzy para identificar caminhos efetivos para tomada de decisão em Governo. Resultados: os resultados indicam a importância da efetiva gestão de dados, informações e conhecimentos para qualidade decisória de gestores públicos, demonstrando que a pouca qualidade decisória está relacionada à ausência ou à reduzida utilização de gestão do conhecimento e inteligência na gestão pública. Conclusão: além de analisar condições e propor caminhos para levar a uma maior qualidade na tomada de decisão dos gestores públicos, foi possível contribuir para a temática de gestão do conhecimento e inteligência na gestão pública, bem como beneficiar o governo com caminhos a serem consolidados e melhor explorados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Context: in recent years, studies have sought to analyze how intelligence and knowledge management processes are understood and applied in the context of public management, environments in which processes appear as a point to be explored to enhance decision-making quality. Objective: to analyze how public managers apply intelligence and knowledge management aiming at a higher decision quality. Method: based on a defined and validated research protocol, interviews were conducted with seventeen public managers in southern Brazil. For the analysis, the qualitative comparative analysis technique using fuzzy sets was applied. Results: the results suggest the importance of effective data, information, and knowledge management for the decision-making quality of public managers, demonstrating that the absence of decision-making quality is directly related to the absence or little use of knowledge management and intelligence elements in the public management. Conclusion: in addition to analyzing conditions and proposing ways to lead to greater quality in decision making by public managers, it was possible to contribute to the theme of knowledge management and intelligence in public management, as well as to benefit the government with paths to be consolidated and better explored.
  • Inovação em Micro e Pequenas Empresas: Recursos e Capacidades Artigo De Pesquisa

    Vasconcelos, Renata Braga B. de; Santos, Joséte Florencio dos; Andrade, Jackeline Amantino de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o artigo buscou identificar os recursos relevantes para composição das capacidades gerencial e comercial no contexto das micro e pequenas empresas (MPEs). Método: por meio de uma revisão da literatura, foram identificados os recursos associados à inovação: liderança, gerenciamento de pessoas, informações e conhecimentos, relacionamento com clientes, fornecedores e sociedades, e resultados. Os recursos foram coletados e mensurados por meio de um questionário estruturado disponibilizado pelo programa Agente Local de Inovação, aplicado a 447 MPEs do estado de Pernambuco, entre 2015 e 2017. Utilizou-se análise fatorial confirmatória para verificar como esses recursos contribuem para composição das capacidades. Resultados: verificou-se que a capacidade gerencial é composta pelo relacionamento com a sociedade e fornecedores, a liderança, o compartilhamento de informações e conhecimentos, e o gerenciamento de pessoas. A capacidade comercial é composta pelo relacionamento com os clientes e os resultados obtidos pela firma. Conclusões: apesar de as MPEs contarem com restrições ao acesso de tecnologias, seus recursos organizacionais parecem contribuir para o desenvolvimento da capacidade de inovação e para obtenção de vantagem competitiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: the article aims to identify the relevant resources for the composition of managerial and transactional capabilities in the context of micro and small enterprises (MSEs). Method: through a literature review, the resources associated with the innovation were identified: leadership, people management, information and knowledge, relationships with clients, suppliers, and society, and results. The resources were collected and measured using a structured questionnaire made available by the Local Agent for Innovation program, applied to 447 MSEs in the state of Pernambuco, between 2015 and 2017. Confirmatory factor analysis was used to verify how these resources contribute to the composition of capabilities. Results: the results demonstrate that the managerial capability is composed of the relationship with society and suppliers, leadership, the sharing of information and knowledge, and people management. Transactional capability is made up of the relationship with customers and the results obtained by the firm. Conclusions: although MSEs have restrictions on access to technologies, their organizational resources seem to contribute to the development of innovation capability and to obtain competitive advantage.
  • Teoria da Tributação Ótima: Contribuições para a Realidade Brasileira Artigo De Pesquisa

    Carvalho e Costa, Camilla Fagner de; Vieira, Jeferson de Castro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: este ensaio teórico tem como objetivo apresentar fundamentos clássicos e contemporâneos da teoria da tributação ótima (TTO) e problematizar sobre sua presença e possibilidades no debate da política tributária no Brasil. Contexto: tais objetivos se situam no contexto contemporâneo que discute reformas tributárias voltadas para uma gestão pública eficiente e, ao mesmo tempo, socialmente responsável. Métodos: levantado o estado do conhecimento da tributação ótima no Brasil, e a partir da abordagem da economia e do direito político, buscou-se identificar dados secundários sobre a distribuição tributária em países da Organization for Economic Co-operation and Development (OCDE) em análise relacional com dados do Brasil. Resultados: o texto chama atenção para o fato de que a TTO consegue trazer as questões sociais para discussão de políticas públicas de gestão tributária de forma estruturada, tendo como perspectiva a inclusão e a responsabilidade social, a partir da importância de um tratamento diferenciado dos agentes econômicos, físicos e jurídicos, suas necessidades e possibilidades. Conclusão: conclui-se que, a exemplo de outros países, a TTO está presente no debate brasileiro expressando como possível e necessário avançar em uma política tributária que responda às necessidades de arrecadação pública articuladas e conciliadas ao bem-estar social por meio de uma gestão responsável, moderna e transparente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: this theoretical essay aims to present classic and contemporary fundamentals of the optimal tax theory (OTT) and to problematize its presence and possibilities in the scenario of tax policy in Brazil. Context: such objectives are located in the contemporary context that discusses tax reforms aimed at efficient and socially responsible public management. Methods: after surveying the state of knowledge of optimal taxation in Brazil, and from the perspective of economics and political law, we sought to identify secondary data on tax distribution in Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) countries in relational analysis with data from Brazil. Results: the text draws attention to the fact that OTT is able to bring social issues to the discussion of public tax management policies in a structured way, with the perspective of inclusion and social responsibility, based on the importance of different treatment of economic agents, physical and legal, based on their needs and possibilities. Conclusion: it is concluded that, like in other countries, OTT is present in the Brazilian debate expressing as possible and necessary to advance in a tax policy that responds to the needs of public collection articulated and reconciled to social well-being through responsible management, modern and transparent.
  • Uma Proposta de Método Qualitativo para o Estudo da Estratégia como Prática Research Article

    Santos, Leonardo Lemos da Silveira; Tureta, César; Felix, Bruno

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: recentemente, a abordagem da estratégia como prática tem buscado superar a dicotomia micro/macro existente na sua literatura, bem como integrar melhor as dimensões da práxis, prática e praticante. Para preencher esta lacuna, o objetivo deste artigo é discutir potenciais métodos para guiar estudos empíricos de estratégia como prática. Métodos: com base em uma extensa revisão de literatura, desenvolvemos um método baseado na fenomenologia, na teoria fundamentada, na etnografia e na análise de narrativas. Esses componentes são apresentados e discutidos no trabalho tendo em vista o contexto dos estudos de estratégia como prática. Resultados: o método apresentado envolve a articulação de quatro abordagens. A fenomenologia é usada para ampliar o entendimento a respeito das experiências dos estrategistas. A teoria fundamentada é considerada como um caminho para desenvolver teorias sobre o fenômeno estudado. A etnografia é empregada como um meio para contextualizar as práticas diárias dos estrategistas. Por fim, as narrativas são o caminho para acessar as histórias dos estrategistas. Conclusões: o método proposto pode ser útil para superar a dicotomia micro/macro existente na literatura de estratégia como prática e para integrar as dimensões práxis, prática e praticante.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: recently, the strategy as practice approach has sought to overcome the micro/macro dichotomy existing in its literature, as well as to better integrate the dimensions of praxis, practice and practitioner. To fill this gap, the aim of the paper is to discuss potential methods to guide empirical studies of strategy as practice (SAP). Method: the paper proposes a method based on an extensive literature review. Phenomenology, grounded theory, ethnography, and narratives are discussed, and their components are presented in the context of strategy as practice studies. Results: the presented method articulates four approaches. Phenomenology is used to enhance the understanding of strategist experiences. Grounded theory is considered a method to develop theories about the studied phenomenon. Ethnography is used to contextualize the daily practices of strategists. Narratives are the path to access the stories of the strategists. Conclusion: the proposed method may be useful to overcome micro/macro dichotomy existing in strategy as practice literature and to integrate praxis, practice and practitioner dimensions.
  • Operação Lava Jato: Impactos no Mercado Segurador de Responsabilidade Civil de Executivos Artigo De Pesquisa

    Rensi, Rafael Tonet; Carvalho, João Vinícius França

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: deflagrada em 2014, a Operação Lava Jato (OLJ) pertence a um processo de mudança de contexto jurídico no sentido de maior responsabilização e penalização de administradores públicos e privados por atos praticados no exercício de suas funções, objeto da cobertura securitária do seguro de Responsabilidade Civil de Administradores e Diretores (D&O). Objetivo: avaliar a relação entre o crescimento da arrecadação de prêmios de seguros D&O e os desdobramentos da operação OLJ no Brasil, sob a hipótese de mudança na percepção de agentes econômicos expostos aos riscos cobertos pelo seguro D&O, em processo conhecido como atualização de probabilidade. Métodos: dados mensais oficiais de todas as seguradoras ativas, dispostas longitudinalmente entre 2003 e 2017, e utilizando o método de regressão para dados em painel em dois estágios. Resultados: a OLJ teve relação significante não apenas para a probabilidade de oferta deste tipo de seguro, mas também sobre o aumento do volume de prêmios arrecadados de D&O, sendo estes resultados consistentes com a hipótese da atualização de probabilidade. Conclusão: a OLJ resultou em elevação dos prêmios arrecadados no ramo D&O, mas verificou-se relação negativa da OLJ com todo o mercado segurador, sugerindo que a operação atuou na retração setorial observada desde a sua deflagração.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Context: triggered in 2014, the Car Wash Operation (CWO) belongs to a process of changing the legal context, in the sense of greater responsibility and penalization of public and private companies’ decision makers for acts practiced in the exercise of their functions, object of the Directors’ and Officers’ liability insurance coverage (D&O). Objective: to evaluate the relationship between the growth in the revenues of D&O insurance premiums and the developments of the OCW in Brazil, under the hypothesis of a change in the perception of economic agents exposed to risks covered by D&O insurance, in a process known as probability updating. Methods: official monthly data for all active insurers, arranged longitudinally between 2003 and 2017, and using two-stage regression method for panel data. Results: the OCW had a positive effect not only to the probability of offering this type of insurance, but also to increase the volume of D&O premiums; these results are consistent with the probability-updating hypothesis. Conclusion: the OCW resulted in an increase in revenues of D&O premiums, but there was a negative relationship between OCW and the entire insurance market, suggesting significance of this operation in the sector retraction observed since its outbreak.
  • Hospital São Felipe: Desafio da Gestão da Capacidade em uma Emergência Hospitalar Caso Para Ensino

    Araujo, Claudia Affonso Silva; Figueiredo, Kleber Fossatti

    Resumo em Português:

    RESUMO Em julho de 2017, a diretoria do Hospital São Felipe, tradicional estabelecimento privado localizado em Minas Gerais, se reuniu para discutir os resultados da pesquisa de satisfação realizada no hospital, em que ficou clara a grande insatisfação dos clientes com o atendimento da emergência. No ano anterior, a emergência do hospital atendera, em média, a cerca de 6.300 pacientes/mês, divididos nas três especialidades: clínica médica, ortopedia e oftalmologia. Ao diretor da emergência foi dado um prazo de 20 dias para apresentar um plano de ação para resolver os problemas identificados em sua área, particularmente os relacionados à espera. A primeira atitude tomada pelo diretor da emergência foi coletar dados que viabilizassem analisar os tempos de espera ao longo do processo. De posse dos dados, ele acreditava que teria uma melhor compreensão do fluxo do processo e que seria capaz de propor soluções para o problema da espera na emergência. O caso foi escrito, com dados fictícios, com o objetivo pedagógico de trabalhar em sala de aula o conceito de gestão de capacidade em serviços e meios de lidar com a variabilidade do processo e da demanda, como é o caso de uma emergência hospitalar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In July 2017, the board of directors of Hospital São Felipe, a traditional hospital located in Minas Gerais, met to discuss the results of the satisfaction survey conducted at the hospital, where it was clear there was great customer dissatisfaction with the emergency service. In the previous year, the hospital emergency service received, on average, about 6,300 patients a month, divided in three specialties: general clinic, orthopedics, and ophthalmology. The director of emergency services had twenty days to submit a plan of action to address the problems identified in the emergency area, particularly those related to the waiting lines: wait time, lack of comfort, inattention of employees, and so on. The first action taken by the director was to collect data that would enable him to analyze wait times during the process: What time did the patient arrive at the emergency service? How long the patient waited to be attended by the receptionist? How long the patient waited for triage? and so on. With these data, he believed that he would have a better understanding of the process flow and would be able to propose solutions to the problem of waiting lines in the emergency area. The case was written with the educational goal of working with the concept of capacity management in services and with ways to deal with the demand variability, especially in high-touch and unpredictable services, as in the case of an emergency service.
  • Bia Brazil: Moda Esportiva Feita no Brasil para o Mundo Case For Teaching

    Kotabe, Masaaki; Nunes, Moema Pereira; Steinbruch, Fernanda Kalil

    Resumo em Português:

    RESUMO Este caso de ensino apresenta a empresa Bia Brazil, uma das empresas brasileiras líderes em exportação do mercado de roupas esportivas, fundada em 1994 por uma ex-ginasta, Beatriz, com sites em português, inglês e espanhol. Em 1996, ocorreu sua primeira exportação para a Costa Rica. Ao longo dos anos, a empresa expandiu sua operação para mais de 40 países. A empresa busca a oferta constante de novos produtos adequados aos requisitos e demanda de cada país. Apesar do crescimento internacional, a presença da empresa no mercado brasileiro permanece pequena. Houve duas tentativas fracassadas de abertura de lojas físicas e, apesar de continuar vendendo no mercado doméstico apenas pela internet, a empreendedora continua a busca por um modelo para crescimento no Brasil. Recomendamos o uso do caso em cursos relacionados com teorias de internacionalização, mais especificamente International New Ventures (Empreendedorismo Internacional) e Born Globals. Algumas conexões com outros cursos podem ser feitas e são recomendadas na análise do caso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This teaching case presents the company Bia Brazil, one of the leading Brazilian exporters of activewear, founded in 1994 by a former gymnast, Beatriz, with websites in Portuguese, English, and Spanish. In 1996, the first exports to Costa Rica took place. Over the years, the company has expanded its sales to over 40 countries. The company seeks the constant offer of new products that meet the requirements and demands of each country. Despite its international growth, the company’s presence in the Brazilian market remains small. There have been two failed attempts at physical stores, and although it continues with only online sales in the domestic market, the entrepreneur seeks a model to grow inside Brazil. We recommend the use of the case in courses related to internationalization, more specifically to International New Ventures and Born Globals. Some connections with other classes can be made and are recommended with the case analysis.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br