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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 23, Número: 1, Publicado: 2019
  • Convergência, Comunicação, e Impacto da Pesquisa em Negócios Editorial

    Mendes-Da-Silva, Wesley
  • Humor Incongruente, Efetividade da Propaganda e as Mulheres: Um Experimento no Facebook Artigos

    Ribeiro, Luciana; Petroll, Martin de La Martinière; Scussel, Fernanda; Damacena, Claudio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é analisar como propagandas com humor incongruente veiculadas no Facebook atuam no engajamento, nas atitudes e na intenção de compra das consumidoras brasileiras. Um experimento realizado no Facebook, com 269 consumidoras brasileiras, permitiu testar se a presença de humor incongruente influencia a efetividade das propagandas, confirmando tal hipótese, além de demonstrar que se trata de um apelo humorístico com efeitos positivos sobre o público feminino. Entre as contribuições deste artigo, destaca-se que, seus achados confirmam que engajamento, atitudes e intenção de compra conformam importantes medidas da efetividade das propagandas no contexto virtual; revelam novas facetas sobre a percepção das mulheres quanto a estímulos tradicionalmente destinados aos homens; e apontam as redes sociais como elementos fundamentais à tomada de decisão do consumidor. Evidencia-se, assim, o papel da internet como plataforma de interação entre empresas e usuários e a necessidade de construção de um relacionamento nesta conjuntura, contexto em que o humor incongruente mostra-se capaz de chamar atenção, despertar engajamento, provocar atitudes favoráveis e, deste modo, conduzir a intenção de compra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this paper is to analyze how ads with incongruous humor on Facebook influence female Brazilian consumer engagement, attitudes and purchase intention. An experiment conducted on Facebook with 269 women allowed us to test whether the presence of incongruous humor influences advertisement effectiveness, confirming this hypothesis, demonstrating that humorous appeal has a positive effect on female audiences. Regarding contributions, our findings confirm that engagement, attitudes and purchase intention conform to important measures of advertisement effectiveness in the virtual context; reveal new facets about women's perception of stimuli traditionally designed for men; and show social networks to be fundamental elements for consumer decision-making. Thus, we discuss the role of the Internet as a platform for interaction between companies and users and the need of building a relationship in this context, in which incongruous humor proves to be capable of catching consumer attention, arousing engagement, provoking favorable attitudes and, thereby, driving purchase intention.
  • Consumo de Jornal Impresso e Online: Impresso é Status, Online é Facilidade Artigos

    Assumpção, Marilia; Alfinito, Solange; Castro, Breno Giovanni Adaid

    Resumo em Português:

    Resumo O jornal online tem demonstrado crescente utilização, podendo representar um potencial risco para o mercado de jornal impresso. Para investigar este mercado, o estudo objetiva avaliar como variáveis motivacionais (i.e., valores humanos e axiomas sociais) e os julgamentos afetivo e racional influenciam, comparativamente, o uso de jornal impresso e online. Para tanto, foi adotado o Modelo de Influência Cultural no Consumo (MICC). Foram conduzidas duas etapas com leitores de jornais impresso e online. Uma exploratória, para identificar atributos de jornal, com 11 entrevistas, e outra, por meio de um survey online (N=498), para avaliar as relações entre os construtos do modelo. As análises com Modelagem por Equações Estruturais, identificaram que o uso de jornal é diferente para cada modalidade. Para o jornal impresso, há uma relação afetiva com o produto, mediada pela preferência por jornal impresso. No jornal online, a relação é racional, sob a influência direta da preferência por jornal online. Destaca-se a originalidade da pesquisa ao verificar a perspectiva do consumidor de jornal, identificar idiossincrasias opostas entre as duas modalidades, além de trazer modelos comparativos para este mercado, englobando não apenas atributos de jornal, como aspectos subjetivos ligados ao consumo de jornal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Online newspapers are becoming increasingly popular and may pose a threat to the traditional print newspaper market. To investigate this market, this study aims to assess how motivational variables (i.e., human values ​​and social axioms) and affective and rational judgments comparatively influence the use of print and online newspapers. Therefore, we have applied the Consumer Cultural Influence Model (CCIM) to this subject. Our research investigates print and online newspaper usage in two different ways. One is exploratory designed to identify newspaper attributes through 11 interviews, and the other uses an online survey (N=498) to evaluate the relationships between the model's constructs. The analyses conducted using structural equation modeling, demonstrate that the usage for each type of newspaper is different. Print newspapers involve affective judgment and the establishing of an emotional attachment to the product for those who have a preference for print newspapers. In terms of online newspapers, the relationship is rational for those who prefer online newspapers. The originality of this research has to do with its examination of the perspective of the newspaper consumer, and its identification of opposing idiosyncrasies associated with these differing preferences. It also applies comparative models to this market, dealing not only with newspaper attributes, but also subjective aspects linked to newspaper consumption.
  • Para Onde Estamos Caminhando? Uma Análise das Pesquisas em Governança Corporativa Artigos

    Kreuzberg, Fernanda; Vicente, Ernesto Fernando Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo A Governança Corporativa tornou-se um dos temas mais discutidos no mundo dos negócios com grande impacto acadêmico e prático. A pesquisa objetiva identificar, a partir da análise da literatura, o desenvolvimento da temática e as oportunidades de pesquisa. A partir da análise de 31 artigos teóricos e 59 artigos empíricos identificaram-se oportunidades de pesquisa dentro de uma abordagem interpretativista e crítica com vistas a orientar estudos em distintos contextos e particularidades. Também foi observada a predominância da Teoria da Agência, todavia com limitada investigação dos conflitos entre acionistas, e entre credores e gestão. As oportunidades de pesquisas voltam-se à compreensão de fenômenos pela análise interligada da Teoria da Agência, Teoria dos Stakeholders, Stewardship e Dependência de Recursos. Foi possível evidenciar, por meio da literatura, que a análise dos mecanismos internos e externos de maneira complementar fornece maiores subsídios às investigações. A pesquisa contribuiu para geração de conhecimento, ao apresentar de maneira sistematizada as principais características dos pesquisadores de GC, os aspectos conceituais e teóricos da área, além de apresentar às potencialidades para futuras pesquisas, quanto à abordagem, teoria e mecanismos de governança corporativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Corporate Governance has become one of the most discussed issues in the business world and has had a broad academic and practical impact. By analyzing the literature related to this area, we seek to examine the development of this subject and potential opportunities for research. Based on 31 theoretical and 59 empirical articles, we have been able to identify research opportunities through an interpretative and critical approach designed to guide studies within a variety of contexts and with various characteristics. We have noted a predominance in the use of Agency Theory, but a limited analysis of conflicts among shareholders and between creditors and management. The research opportunities that we have identified focus on the integrated analysis of Agency Theory, Stakeholder Theory, Stewardship Theory and Resource Dependence Theory. It has also been possible to demonstrate through the literature that the analysis of internal and external mechanisms in a complementary manner can make greater contributions to these investigations. This study contributes to the understanding of this area by providing a systematic presentation of the main characteristics of CG researchers, concepts and theoretical aspects, and it also identifies potential areas for future research related to the approach, theory and mechanisms of Corporate Governance.
  • Efeitos da Participação Orçamentária na Assimetria Informacional, Estresse Ocupacional e Desempenho Gerencial Artigos

    Zonatto, Vinicius Costa da Silva; Weber, Aline; Nascimento, Juliana Constâncio

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa investiga os efeitos da participação orçamentária na assimetria de informação, no estresse ocupacional e no desempenho gerencial junto a 121 gestores com responsabilidade orçamentária em organizações industriais brasileiras. Pesquisa descritiva, realizada por meio de levantamento, cuja abordagem é quantitativa. Os resultados evidenciam que na amostra observada os níveis de participação orçamentária diferem entre os gestores, assim como seu desempenho. A participação e o desempenho estão negativamente associados à ambiguidade de papéis e ao estresse no trabalho. Estes achados sugerem que maiores níveis de participação orçamentária contribuem para a redução da ambiguidade de papéis, dos níveis de estresse ocupacional e o alcance de melhor desempenho. As relações entre assimetria de informação e conflito de papéis com a participação e o desempenho não foram estatisticamente significativas. Estas evidências permitem concluir que a participação orçamentária influencia a ambiguidade de papéis, o estresse no trabalho e o desempenho gerencial, não sendo possível inferir conclusivamente sobre seus efeitos em relação à assimetria de informação e ao conflito de papéis. Fornece evidências de que os efeitos da participação no desempenho ocorrem de maneira direta e indireta, quando mediados pela variável de ambiguidade de papéis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study investigates the effects of budgetary participation on asymmetrical information, occupational stress and managerial performance among 121 managers with budgetary responsibility in Brazilian industrial organizations. Descriptive research was conducted by means of a survey and a quantitative approach. The results indicate that the levels of budgetary participation observed in this sample differ among managers, as does their performance. Participation and performance are negatively associated with role ambiguity and stress at work. These findings suggest that higher levels of budgetary participation contribute to a reduction in role ambiguity and occupational stress levels and the achievement of better performance. The relationships between asymmetry of information and role conflict and participation and performance were not found to be statistically significant. This evidence makes it possible to conclude that budgetary participation influences role ambiguity, stress at work and managerial performance, but it was not possible to infer that it affects the asymmetry of information and role conflict. Thus, we have found that participation affects performance both directly and indirectly when mediated by the variable of role ambiguity.
  • Força de Clima: Seu Papel Moderador na Relação Entre Clima e Turnover Artigos

    Iwai, Tatiana; Bortoluzzo, Adriana Bruscato; Nakata, Lina Eiko; Costa, José Eduardo Teixeira

    Resumo em Português:

    Resumo Na literatura, o efeito da qualidade do clima, definido como as percepções positivas sobre o ambiente de trabalho, nos resultados organizacionais já é relativamente bem conhecido e estudado. No entanto, nos últimos anos, a literatura de clima tem prestado atenção crescente em um novo construto: força de clima, que se refere ao grau de consenso entre as pessoas sobre o clima dentro da unidade de trabalho ou organização. Para avançar na investigação do papel de clima nos resultados organizacionais, o presente trabalho examina o efeito de força de clima no turnover em nível organizacional. Para isso, usou-se uma amostra composta de 25.288 indivíduos de 150 empresas de médio e grande porte de diversos setores em que se testou o efeito direto e o moderador de força de clima em cinco dimensões de clima no nível de turnover coletivo. Os resultados obtidos mostraram que, após controlar a qualidade do clima organizacional, a força de clima modera a relação entre qualidade de clima e turnover coletivo em três das cinco facetas de clima estudadas, de forma que, quando a força de clima é alta, a influência do clima organizacional no turnover é potencializada, enquanto que, quando a força de clima é baixa, essa influência se enfraquece. Porém, não há efeito direto entre força de clima e turnover coletivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The effects of climate quality, defined as the shared perceptions of the work environment, on organizational outcomes is already well known and studied in the literature. However, in recent years, climate literature has paid increasing attention to a new construct: climate strength, which refers to the degree of agreement among employees about climate within a work unit or organization. To further investigate the role climate plays in organizational outcomes, the current study examines the effects of climate strength on turnover at the organizational level. For that, we used a sample composed of 25,288 individuals from 150 medium and large-sized organizations from different industries and tested the direct and moderating effect climate strength has on five climate dimensions at the level of collective turnover. The results obtained showed that, after controlling for organizational climate quality, climate strength moderates the relationship between climate quality and collective turnover in three out of five climate facets. When climate strength is high, the influence of organizational climate on turnover is strengthened, but when climate strength is low, this influence weakens. However, there was no direct effect found between climate strength and collective turnover.
  • Efeitos do Exploration, Exploitation e Ambidestria no Desempenho das Organizações de Software Artigos

    Severgnini, Elizandra; Galdamez, Edwin Vladimir Cardoza; Vieira, Valter Afonso

    Resumo em Português:

    Resumo A literatura apresenta lacunas da utilização das competências, recursos e capacidades (exploitation) em conjunto com a exploração de novas competências (exploration) para o alcance do desempenho. Pouco se conhece sobre como as dimensões de exploitation e exploration deveriam ser analisadas, tais como separadamente, por meio de continuum, em sequência, por meio interativo ou por (in)congruência. Dado à ausência de comprovação de como essas duas dimensões podem elucidar a performance, o problema que surge é: Como a congruência das dimensões de ambidestria podem elevar o desempenho? O objetivo do trabalho foi examinar como a congruência entre dualidades afeta o desempenho. Por meio de um levantamento com 227 empresas de software, nós testamos hipóteses relacionadas à congruência e interação dos dois fatores da ambidestria. Os resultados mostraram que (a) as dimensões de exploration e exploitation; (b) a ambidestria média e (c) a ambidestria por meio de um continuum explicam o desempenho, que (d) a interação exploitation × exploration não tem relação com o resultado da organização e que (e) a convergência de ambas as dimensões aumenta o resultado organizacional. Os achados são coerentes com a tese de Gibson e Birkinshaw (2004) e rejeitam as teses de Gupta, Smith e Shalley (2006) e Cao, Gedajlovic e Zhang (2009).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The literature presents some shortcomings in the use of current skills, resources, and capabilities (exploitation) with the exploration of new competencies to achieve performance. Little is known about how the dimensions of exploitation and exploration should be analyzed; whether separately, by continuum, in sequence, through interactive or (in) congruence. Given the lack of empirical evidence of how these two dimensions can elucidate performance, the problem that arises is: How can the ambidextrous congruence boost performance? The purpose of the paper was to examine how the congruence between dualities affects organizational performance. Through a survey of 227 software companies, we tested hypotheses related to the congruence and interaction of the two ambidextrous factors. The results showed that (a) the dimensions of exploration and exploitation, average ambidexterity, and ambidexterity by means of a continuum explain the performance; (b) exploitation vs. exploration interaction is not related to the organization's result; and (c) the convergence of both dimensions increases the organizational result. The findings are consistent with the thesis of Gibson and Birkinshaw (2004) and reject the thesis of Gupta, Smith and Shalley (2006) and Cao, Gedajlovic and Zhang (2009).
  • Empreendi, e agora? Oportunidades no Setor de Alimentação Saudável Casos Para Ensino

    Massolino, Beatriz Saggioro; Galina, Simone; Gomes, Erasmo José

    Resumo em Português:

    Resumo Os casos Pé de Açaí, fundada em 1998, e da Livre & Leve, concebida em 2013, ambas de alimentação saudável, mostram as diferentes trajetórias e desafios trilhados pelas empresas e seus fundadores. O principal tema abordado nos casos está relacionado ao empreendedorismo e inovação, especificamente são apresentados: as vantagens e desvantagens de se empreender em momentos distintos da valorização de alimentos saudáveis no Brasil; as diferenças entre os empreendedores de ambos os negócios, considerando seus perfis, suas motivações, suas estratégia; e as inovações necessárias para os negócios iniciarem e se manterem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Two health food case studies, Pé de Açaí founded in 1998, and Livre & Leve launched in 2013, demonstrate the different trajectories and challenges that these companies and their founders have faced. They mainly focus on entrepreneurship and innovation, specifically: the advantages and disadvantages of undertaking these ventures within different contexts in terms of the valuation of the health food market in Brazil; the differences between these entrepreneurs in terms of their profiles, motivations, and strategy; and the innovations necessary for a business to succeed in this environment.
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