Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Contemporânea, Volume: 22, Número: 2, Publicado: 2018
  • A Inclusão do ORCID nas Submissões para a RAC Editorial

    Kimura, Herbert
  • Strategies in Universities: Tensions Between Macro Intentions and Micro Actions Artigo

    Meyer Junior, Victor; Pascuci, Lucilaine Maria; Meyer, Bernardo

    Resumo em Português:

    Resumo No contexto universitário, as estratégias assumem uma configuração distinta em razão da permanente disputa entre a alta administração e a área acadêmica. Isso desencadeia um conflito que contrapõe macro intenções da administração a micro ações das unidades acadêmicas. Neste estudo, examinamos em que extensão estratégias acadêmicas são impactadas pelas tensões desencadeadas por macro intenções da alta administração e micro ações da gestão acadêmica. A pesquisa baseia-se em estudo comparado abrangendo três universidades brasileiras. Identificamos como principais fontes de tensões entre alta administração e gestão acadêmica: a complexidade organizacional, o contexto político, a estrutura frouxamente acoplada e a autonomia profissional. Resultados revelaram um difícil alinhamento entre intenções e ações enquanto estratégias relevantes são praticadas no setor acadêmico. Concluímos que modelos gerenciais importados do mercado apresentam benefícios duvidosos e controversos na gestão de universidades. A maioria das estratégias foi representada por micro ações na área acadêmica, derivadas de iniciativas espontâneas, insights, intuições e ações não intencionais de gestores acadêmicos e professores, com significativo impacto tanto no desempenho acadêmico quanto no organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the university setting, strategies take on a different configuration due to a permanent dispute between top administration and the academic sector. This triggers a conflict between macro intentions and micro actions at the academic level. In this study, we examined to what extent academic strategic actions are impacted by tensions triggered by the macro intentions of top management and micro actions in the academic management. This research is based on a comparative study involving three Brazilian universities. We identified key sources of tension between top managers and academic managers, such as organizational complexity, the political context, a loosely coupled structure and professional autonomy. The outcome revealed a difficult alignment between intentions and actions while relevant strategies were practiced in the academic sector. We concluded that managerial business models imported from the market led to dubious and controversial benefits in university management. Most strategies were represented by micro actions in the academic area derived from spontaneous initiatives, insights, hunches and non-intentional actions of academic managers and professors that had a considerable impact on the universities' academic performance.
  • Os Determinantes dos Ratings de Crédito dos Bancos Brasileiros Artigo

    Lima, Fabiano Guasti; Fonseca, Camila Veneo C.; Silveira, Rodrigo Lanna Franco; Assaf Neto, Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente estudo é identificar os determinantes das classificações de crédito em bancos brasileiros de capital aberto no período 2006-2015. Para tanto, um modelo Logit ordenado foi aplicado, considerando um painel desbalanceado. Os resultados indicaram que variáveis relativas a desempenho, liquidez, adequabilidade/qualidade do ativo e tamanho tiveram impacto estatisticamente significativo no nível de rating dos bancos. Verificou-se ainda uma piora dos ratings de crédito, a qual pode ser explicada pela retração da atividade econômica observada no Brasil durante o período de análise.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this study is to identify the determinants of listed Brazilian banks' credit ratings during the period 2006-2015. We applied an ordered logistic model, using an unbalanced panel. Results show evidence that profitability, liquidity, asset adequacy and quality, and size variables significantly affect bank credit-rating levels. Findings also suggested that credit ratings trended down, which could be explained by the significant contraction of economic activity in Brazil during the period.
  • Os Papéis dos Agentes de Suporte a Empresas de Base Tecnológica Artigo

    Silva, Sergio Evangelista; Gonçalves, Carlos Alberto; Silva, Joaquim Ramos; Venâncio, Ana Isabel Ortega

    Resumo em Português:

    Resumo O principal papel dos agentes de suporte à inovação (ASIs) é apoiar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica (EBTs). Entre estes agentes destacam-se aceleradoras de empresas (AEs), incubadoras de empresas (IEs) e parques tecnológicos (PTecs). Ainda são recentes na literatura artigos que abordam estes três tipos de agentes em conjunto, o que indica que este é um tema que atualmente começa a se desenvolver, sendo, todavia, promissor em vista da importância econômica do desenvolvimento de EBTs e de ambientes de inovação. Com efeito, o objetivo deste artigo é analisar os papéis, os pontos comuns e as diferenças entre estes três tipos de ASIs, no que tange ao seu apoio ao desenvolvimento de EBTs. A abordagem utilizada é a qualitativa, em que foram obtidos dados de um total de vinte e três agentes, distribuídos entre AEs, IEs, PTecs e EBTs, localizados no Brasil, ou em Portugal. Como resultado, apresenta-se uma visão sistemática e abrangente destes três tipos de ASIs, baseada nos construtos: espaço físico e serviços básicos, gerencial, aculturação e redes de relações sociais. Adicionalmente, como implicação prática, conclui-se que este artigo pode ser utilizado como fonte de referência para o desenvolvimento, tanto de ASIs quanto de EBTs.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The main role of innovation agents (IAs) is to provide support for the development of new technology-based firms (NTBFs). These agents include business accelerators (BAs), business incubators (BIs), and science parks (SPs). Studies addressing these three types of agents all together are relatively recent in the literature. This indicates that this is a new but promising topic due to the economic importance of NTBFs and innovation environments. Therefore, the purpose of this article is to examine the roles, similarities, and differences among these three types of IAs, concerning their support for the NTBFs' development. The qualitative research method was used to investigate and collect data from a sample of twenty-three agents consisting of BAs, BIs, SPs, and NTBFs, located in Brazil or in Portugal. As a result, a comprehensive and systematic view of these three types of IAs is presented based on the following constructs: physical space, basic and managerial services, acculturation, and social networks. Furthermore, as a practical implication, this article can be used as a reference source for the development of IAs and NTBFs.
  • Effects of Entrepreneurial Characteristics and University Environment on Entrepreneurial Intention Artigo

    Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de; Iizuka, Edson Sadao; Pedro, Matheus

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo teve como objetivo investigar os efeitos das características empreendedoras e do ambiente universitário na intenção empreendedora do estudante universitário. Foi desenvolvido e validado um modelo que considera o ambiente universitário, a autoeficácia e assumir riscos como influenciadores diretos da intenção empreendedora, e as características empreendedoras como influenciadoras da autoeficácia. A metodologia empregada foi quantitativa e os dados foram analisados por meio de Modelos de Equações Estruturais com a técnica de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). A amostra utilizada foi composta por 287 estudantes universitários do último ano dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os resultados indicam que a intenção empreendedora dos estudantes é influenciada pelo ambiente universitário, pela atitude em relação a assumir riscos e pela autoeficácia. A autoeficácia, por sua vez, é influenciada pelas características de planejador, liderança e inovador dos estudantes. A pesquisa colabora com reflexões complementares aos estudos sobre empreendedorismo, apresentando um modelo para avaliação das características empreendedoras dos estudantes e do contexto empreendedor das instituições de ensino, e comprovando que existe uma relação positiva entre o contexto e a educação empreendedora com a intenção empreendedora dos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate the effects of entrepreneurial and university environment characteristics on the entrepreneurial intention of the undergraduate student. We developed a model that considers the university environment, self-efficacy, and risk-taking as direct influencers of entrepreneurial intention, and entrepreneurial characteristics as influencers of self-efficacy. We employed quantitative methodology and data were analyzed by Structural Equation Models using the Partial Least Squares (PLS-SEM) technique. The sample consisted of 287 students in the final year of undergraduate programs at the State University of Campinas (Unicamp). The results indicate that the entrepreneurial intention of students is influenced by the university environment and the attitude toward risk-taking and self-efficacy. Self-efficacy, in turn, is influenced by student characteristics regarding planning, leadership, and innovation. The research corroborates with complementary reflections on entrepreneurship studies, showing a model for evaluation of entrepreneurial characteristics of students and of the entrepreneurial context in educational institutions, and proving that there is a positive relationship between the context, entrepreneurial education and entrepreneurial intention of the students.
  • Influência da Cultura Organizacional Mediada pelo Assédio Moral na Satisfação no Trabalho Artigo

    Silva, Lindomar Pinto da; Castro, Miguel Angel Rivera; Dos-Santos, Marcos Gilberto

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo investigou a relação entre cultura organizational, a partir de Cameron e Quinn (2006), assédio moral, na perspectiva de Leymann (1990, 1996), e satisfação, a partir da abordagem de Spector (2006), além do efeito mediador do assédio moral entre cultura e satisfação no trabalho, que é a lacuna que este trabalho procura preencher. Os dados foram coletados de trabalhadores de empresas das cidades de Salvador e Feira de Santana, na Bahia, entre os meses de agosto e dezembro de 2016. Obtiveram-se 912 questionários respondidos, analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os principais resultados indicam: (a) as culturas clã e adhocrática são preditoras do assédio moral negativamente, e a cultura mercado influencia-o positivamente, (b) o assédio moral como mediador entre cultura e satisfação possui efeitos significativos em todos os tipos culturais. A principal contribuição é a identificação do efeito do assédio moral na relação entre cultura organizacional e satisfação. Do ponto de vista gerencial, sugere-se que ações visando à satisfação devam considerar culturas que minimizem o assédio moral, além da atenção especial para este fenômeno, já que ele é capaz de minimizar os efeitos positivos da cultura sobre a satisfação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article investigated the relationship between organizational culture, based on Cameron and Quinn (2006), moral harassment in the view of Leymann (1990, 1996) and satisfaction, from the approach by Spector (2006), as well as the influence moral harassment has in mediating the relationship between organizational culture and job satisfaction, which is the gap that this work seeks to fill. Data were collected among workers from different segments in companies from the cities of Salvador and Feira de Santana, Bahia, between August and December 2016. Nine hundred and twelve questionnaires were collected, which were analyzed through structural equation modeling. The main results indicate: (a) clan and adhocratic cultures are negative predictors of moral harassment, and market culture shows to influence it positively; (b) moral harassment as a mediator between culture and satisfaction has significant effects on all cultural types. The main contribution is the identification of the effect of moral harassment on the relationship between organizational culture and satisfaction. From the managerial point of view, it is suggested that actions aimed at satisfaction should consider cultures that minimize moral harassment, in addition to the special attention given to this phenomenon, since it is able to minimize the positive effects culture has upon satisfaction.
  • Os Conflitos sob a Mediação do Laboratório de Mudança: Uma Aprendizagem Expansiva Artigo

    Paniza, Maurício Donavan Rodrigues; Cassandre, Marcio Pascoal; Senger, Carine Maria

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo qualitativo analisa como os conflitos perpassam uma atividade de trabalho por meio da aplicação da metodologia intervencionista do Laboratório de Mudança (LM) na gestão de resíduos de um hospital-escola. À luz da Teoria da Atividade Histórico-Cultural, discutem-se os pressupostos teóricos da aprendizagem expansiva: o tipo de aprendizagem que se almeja em uma intervenção sob o LM, e os conflitos que podem emergir de tal experiência organizacional, compreendido o construto conflito em uma perspectiva epistemológica plural. A operacionalização da pesquisa deu-se mediante análise documental do registro fílmico de doze sessões do LM, em que participaram vinte trabalhadores de níveis hierárquicos diversos. A análise das sessões trouxe oito tipos diferentes de manifestações de conflitos potencialmente ampliadores da compreensão da gestão de resíduos na organização em análise. Tais conflitos, embora refletidos em situações do presente, estavam ligados às contradições históricas que atravessavam a gestão de resíduos do hospital-escola. O resultado prático é a consideração de que, quando o conflito emerge em práticas organizacionais, pode ser refletido historicamente e transversalmente à atividade, sinalizando a complexidade que cerceia a gestão e as práticas organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This qualitative study analyzes, through Change Laboratory (CL) interventionist methodology, how conflicts emerge in work activity in the waste management of a teaching hospital. We discuss the theoretical assumptions of expansive learning in light of the Cultural-Historical Activity Theory (CHAT): the type of learning desired in a CL intervention, the conflicts that can occur from such organizational experience, understanding the conflict construct from a plural epistemological perspective. The research was conducted through documental analysis of film records of twelve CL sessions, in which twenty workers from different hierarchical positions participated. Analysis of the sessions raised eight different types of conflict manifestations that can potentially amplify the comprehension of waste management in the organization analyzed. Such conflicts, although reflected in situations of the present, were connected to historical contradictions that passed throughout the waste management at the teaching hospital. The practical result is the consideration that when conflict emerges in organizational practices, it can historically and transversally reflect activity, which signals the complexity that permeates management and organizational practices.
  • Acessibilidade e Tecnologia na Construção da Cidade Inteligente Artigo Tecnológico

    Alperstedt Neto, Carlos Augusto; Rolt, Carlos Roberto de; Alperstedt, Graziela Dias

    Resumo em Português:

    Resumo O crescimento populacional resultante do processo de urbanização sem o devido planejamento gerou uma série de problemas sociais nas cidades, tais como acesso à moradia, violência, desemprego e exclusão social. Neste contexto, questões ligadas à acessibilidade surgem de forma proeminente, principalmente considerando o aumento da conscientização das pessoas pela igualdade de direitos. Entretanto, o uso da tecnologia permite uma revisão deste problema ajudando não somente as questões relativas à acessibilidade, mas, sobretudo, no sentido de tornar as cidades mais humanas e inteligentes. A partir deste contexto, este trabalho objetivou a construção de um artefato tecnológico com vistas a mitigar o problema e propagar informações acerca da acessibilidade. Para isso, foram buscados fundamentos nos conceitos de crowdsensing e cidades inteligentes, utilizando a design research como método. As técnicas de coleta de dados abrangeram questionários fechados, entrevistas e dados iconográficos. O resultado final foi a apresentação de um aplicativo que pode ser acessado em um computador ou smartphone, de forma ativa ou passiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Population growth resulting from the urbanization process without proper planning has generated a number of social problems in cities, such as acess to housing, violence, unemployment and social exclusion. In this context, accessibility issues emerge prominently, mainly considering the increase in the awareness of people for equal rights. The use of technology provides a revision of this problem, helping not only in issues such as accessibility, but above all in the sense of making cities more human and intelligent. From this context, this work aimed to construct a technological artifact to mitigate the problem and propagate information about accessibility. The fundamentals are based on crowdsensing concepts and smart cities, and use the design research method. Data collection techniques include closed questionnaires, interviews, and iconographic data. As result, we present an application that can be used from a computer or smartphone, either actively or passively.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br