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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 21, Número: 3, Publicado: 2017
  • Editorial Editorial

    Kimura, Herbert
  • Estratégias Retóricas de Legitimação nos Relatórios da Administração: Respostas ao Movimento Antitabagista Artigos

    Raffaelli, Susana Cipriano Dias; Garcias, Paulo Mello; Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci; Portulhak, Henrique

    Resumo em Português:

    Resumo O movimento antitabagista brasileiro impulsionou o desenvolvimento de peças regulatórias que desafiaram a legitimidade das empresas do setor. As organizações podem adotar ações estratégicas retóricas, visando ganhar, manter ou recuperar legitimidade. Tais ações são evidenciadas em Relatórios da Administração (RA) por se caracterizarem como instrumentos de comunicação social. Desse modo, o presente artigo almeja identificar como a empresa líder do setor tabagista, a Souza Cruz S/A, utilizou os conteúdos dos RAs como instrumento de estratégia retórica de legitimação, no período de 1986 a 2012. O Institucionalismo Organizacional foi utilizado como referencial teórico, e a metodologia para tratamento dos dados foi a análise de conteúdo. Evidenciou-se que a Souza Cruz S/A empreendeu esforços para manter sua legitimidade no período analisado, intensificando o uso de apelos retóricos (ethos, pathos e logos) em defesa dos argumentos: (a) fumar é uma escolha racional adulta; (b) a legislação favorece o comércio ilegal de cigarros; e (c) as atividades da empresa beneficiam a sociedade. Assim, este trabalho destaca os RAs como fonte de análise em estudos organizacionais, evidencia a retórica como possibilidade estratégica e propícia aos gestores reflexões acerca da influência do ambiente nas estratégias organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Brazilian anti-smoking movement has led to the development of laws that threaten the legitimacy of companies in the sector. The companies can adopt strategic rhetorical actions in order to gain, maintain or recover legitimacy. Such actions are visible in company governance reports (GR) and characterized as social communication. Thus, this study aimed to verify how the leader in the tobacco industry, Souza Cruz S/A, used GR content as strategic rhetoric instruments for legitimacy between 1986 and 2012. Organizational institutionalism is used as the theoretical framework of this paper and data was treated to content analysis. Analysis of Souza Cruz S/A reports show efforts to maintain legitimacy during the analyzed period by using elements of rhetoric (logos, pathos and ethos) to defend its claims that: (a) smoking is an rational adult choice, (b) legislation supports illegal cigarette trade; and (c) company activities bring benefits to society. This study shows that is possible to use governance reports as a source of analysis in organizational studies, presents rhetoric as strategy and invites managers to reflect about the environmental influence on organizational strategies.
  • A Teoria Queer e os Estudos Organizacionais: Revisando Conceitos sobre Identidade Artigos

    Souza, Eloisio Moulin de

    Resumo em Português:

    Resumo A teoria queer desenvolveu-se incialmente na década de noventa, nas ciências sociais e humanas, principalmente nos estudos literários e linguísticos, sendo posteriormente incorporada aos estudos organizacionais. Entretanto, apesar de sua aplicação aos estudos organizacionais, ainda existe uma lacuna acerca do debate sobre seus conceitos e significados. Por isso, este artigo objetiva aprofundar e revisar o debate sobre os aspectos desenvolvidos por essa teoria, focando-se nos conceitos relacionados à produção identitária e subjetiva. Para cumprir este intento, as ideias queer sobre identidade, sujeito, performatividade, performance e identificação são apresentadas e debatidas. Defende-se que a teoria queer é um verbo (ação) ao invés de um substantivo (identidade) e a aplicação de seus conceitos não se restringe somente aos estudos sobre gênero, sexualidade e minorias. Por fim, discute-se a expansão da utilização dos conceitos queer no estudo de outras formas hegemônicas de categorias identitárias presentes no mundo corporativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Queer theory initially developed in the nineties in the social sciences and humanities, especially in literary and linguistic studies, and was later incorporated into organizational studies. However, despite its application to organizational studies there is a lack of debate about its concepts and meanings. Thus, this article aims to deepen and review the debate about the concepts and meanings related to queer theory, focusing on the concepts related to identity and subjectivity production. To fulfill this purpose queer concepts about identity, subject, performativity, performance and identification are presented and discussed. It is argued that queer theory is a verb (action) rather than a noun (identity) and the application of its concepts is not only restricted to studies on gender, sexuality and minorities. Finally, the paper discusses the expansion of the application of queer concepts to other forms of hegemonic identity categories present in the corporate world of work.
  • Tradição Mercantilizada: Construção de Mercados Baseados na Tradição Artigos

    Dalmoro, Marlon; Nique, Walter Meucci

    Resumo em Português:

    Resumo A mercantilização das sociedades contemporâneas tem sido apontada como um processo responsável pela elevação do mercado à posição de intermediário dos sistemas sociais e culturais, inclusive da tradição. Fazendo uso de um estudo etnográfico na cultura gaúcha, buscamos analisar como as práticas culturais têm contribuído para a preservação da tradição por meio de dinâmicas de mercado. Para tanto, adotamos um olhar interpretativo sobre as práticas que múltiplos agentes desempenham no mercado e o reflexo destas na mercantilização da cultura tradicionalista gaúcha. Resultados apontam a tradição como uma invenção que serve de referência cultural para a construção de um mercado por três grupos distintos de agentes: produtores, consumidores e organizadores. Esses agentes fazem uso de construções históricas, do orgulho em ser gaúcho e do vínculo identitário como referência cultural para guiar três estratégias distintas de mercantilização: tangibilização, aproximação mercadológica, e valorização da tradição. Concluímos que a mercantilização da tradição pode transformar o mercado num ambiente fecundo para a preservação de tradições culturais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Contemporary society marketization has been identified as the process responsible for elevation of the market to the position of intermediary in social and cultural systems, including traditions. Through an ethnographic study of the southern Brazilian gaucho culture, we analyze how cultural practices have contributed to preservation of traditions through market dynamics. For this, we adopt an interpretative approach to identify multiple agents’ practices responsible for the marketization of traditional gaucho culture. Findings recognize tradition as an invention used as cultural reference for market construction by three distinct groups of agents: producers, consumers and organizers. These agents make use of historical constructions, pride in being gaucho and local identity roots as cultural reference to guide three different marketization strategies: commodification; marketing approaching, and; valuation and valorization of tradition. We conclude that marketization of traditions can transforms the market into a fertile environment for cultural tradition preservation.
  • Papel Moderador da Marca e Mediação do Valor Percebido na Intenção de Recompra Artigos

    Milan, Gabriel Sperandio; Toni, Deonir De; Lima, Vinicius Zanchet de; Eberle, Luciene

    Resumo em Português:

    Resumo O nível de preço, o valor percebido na troca relacional e o comprometimento podem impactar a intenção de recompra. Neste sentido, este estudo, a partir de uma revisão da literatura, identificou que a percepção do nível de preço, do valor e do comprometimento afetivo e normativo podem interferir na intenção de recompra. A partir destes pressupostos teóricos, esta pesquisa teve por objetivo, em um primeiro momento, analisar o impacto destes construtos sobre a intenção de recompra de smartphones de duas marcas; em um segundo momento, identificar a moderação da marca sobre as relações do modelo teórico apresentado; e, em um terceiro momento, identificar a mediação do valor percebido sobre a percepção do nível de preço e a intenção de recompra. Assim, a partir do estudo com 732 consumidores de smartphones, identificou-se que nove das dez hipóteses propostas foram confirmadas. Outra contribuição desta pesquisa se refere ao papel moderador da marca e o papel mediador do valor percebido sobre a intenção de recompra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The price level, perceived value and commitment may impact repurchase intentions. In this sense, this study, based on a literature review, identified that the perception of price level, value and affective and normative commitment may interfere with repurchase intentions. From this theoretical assumption, this research first aimed to analyze the impact these constructs have on the repurchase intention of two different brands of smartphones; second, to identify the moderation brand has on the relations from the theoretical model; and third, to identify the mediation effect on the perceived value of price and repurchase intention. Nine of the ten proposed hypothesis were supported by this study of 732 smartphone consumers. Another contribution of this research refers to the mediating roles brand and perceived value have on repurchase intention.
  • Os Desafios da Primeira Gestão: Uma Pesquisa com Jovens Gestores Artigos

    Amaral, Renata Celeste Guberfain do; Oliveira, Lucia Barbosa de

    Resumo em Português:

    Resumo Demerouti, Bakker, Nachreiner, & Schaufeli, 2001

    Resumo em Inglês:

    Abstract The transition into a first management position is often marked by great challenges, which can be even greater when the new manager is young and has little personal and professional experience. Thus, the purpose of this exploratory study was to investigate the challenges faced in this transition and the ways found to overcome them. The job demands-resources model (JD-R model; Demerouti, Bakker, Nachreiner, & Schaufeli, 2001) served as a conceptual base for the research, conducted among 15 new managers who assumed their positions by 29 years-old. The results showed that most of the challenges are related to managing subordinates. As for the ways or resources used to face such challenges, participants highlighted on-the-job experience, previous life experience albeit limited by their age, and relationships with current and former managers, friends, peers or the team itself. Very few new managers had formal support from their organization during the transition. Finally, from the participants’ experiences it was possible to identify five ideal types, based on the relationship between the complexity of the situation and the difficulties felt by the new manager, taking into account the mobilization of different resources.
  • Estratégia como Prática Social: um Estudo de Práticas Discursivas no Fazer Estratégia Artigos

    Dias, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti; Rossetto, Carlos Ricardo; Marinho, Sidnei Vieira

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo foi realizado na abordagem contemporânea da Estratégia como Prática Social (EPS) com destaque para as práticas discursivas. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como as práticas discursivas contribuíram no fazer estratégia de uma Instituição de Ensino Superior comunitária. A literatura apontou que pesquisas em EPS devem utilizar abordagem qualitativa, que foi a perspectiva adotada neste trabalho. Como método, optou-se pelo estudo de caso único e, para a coleta dos dados, foi utilizada a observação sistemática em cinco reuniões do planejamento estratégico, entrevista qualitativa com gestores dos cinco níveis hierárquicos da Universidade e, também, a análise documental. Para analisar os dados, foi utilizada a análise semiótica peirceana-Dias (2015). Dessa análise, verificou-se que contribuíram no fazer estratégia: o contexto histórico-social; a relação de poder entre os estrategistas das áreas acadêmica e meio, que está implícita nas práticas discursivas; as vozes dos praticantes que emergiram dos dados (vozes do líder, gestor e consultor externo); e o processo decisório que, na perspectiva da EPS, pode ter trazido limitações, uma vez que os cento e onze estrategistas não participaram de todas as etapas do planejamento, sobretudo os da área meio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study was conducted using a contemporary approach of Strategy as Social Practice (SSP) highlighting discursive practices. This research aimed to understand how discursive practices contributed to a community higher education institution’s strategic practices. We adopted a qualitative approach as suggested by the literature for research in SSP. We chose to do a single case study and collected data through systematic observation of five strategic planning meetings, qualitative interviews with managers at five hierarchical levels of the university, and document analysis. We used Peircean semiotic analysis for data analysis (Dias, 2015). Based on this analysis, we determined what contributed to strategizing: the historical and social context; a power relationship between the academic area strategists and a means, which is implicit in the discursive practices. The voices of practitioners also emerged from the data: leader, manager and external consultant. From the SSP perspective, the decision-making process may have brought limitations since the one hundred and eleven strategists did not participate in all stages of planning, especially in terms of the means.
  • Coprodução de Serviço de Vigilância Sanitária: Certificação e Classificação de Restaurantes Artigos Tecnológicos

    Age, Luiza Moritz; Schommer, Paula Chies

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho descreve o processo de elaboração de uma proposta de Certificação e Classificação por Qualidade Nutricional para restaurantes em formato bufê, a ser aplicada pelo serviço de vigilância sanitária municipal. O processo caracteriza-se pela coprodução no design de serviços públicos, visando à promoção da saúde para enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Participaram pessoas e organizações com diferentes conhecimentos sobre o tema, reunidos em sete encontros. O roteiro de inspeção para certificação e classificação dos restaurantes foi coproduzido em seus critérios, pontuações, classificações e símbolo. A avaliação dos participantes demonstrou que a maneira pela qual se conduziu o processo foi, no geral, adequada, porém é necessário investir em outras formas de abordagem com consumidores e representações de restaurantes para que participem mais ativamente. O trabalho potencialmente contribui para que outros setores da vigilância sanitária municipal e demais organizações públicas desenvolvam instrumentos de trabalho de forma coproduzida, para facilitar uma escolha mais saudável de alimentos pelos consumidores, ajudar a melhorar a qualidade nutricional dos alimentos servidos em restaurantes tipo bufê, e contribuir para o enfrentamento das DCNT no âmbito municipal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research describes the development process for a proposal on Certification and Classification regarding the Nutritional Quality of buffet restaurants, to be applied by city Health Inspection Services. The process is characterized by co-production in the design of the public service, aimed at improving public health by fighting Non-Communicable Chronic Diseases (NCD). People and organizations with different knowledge on the subject participated in the process, which consisted of seven meetings. The steps for the inspection, certification and classification of restaurants were co-produced according to criteria, grades, classification and symbols. The participants considered the proposal development process to be adequate overall. However, it is necessary to invest in other approaches towards consumers and restaurant representatives in order for them to be more active participants. This research has the potential to contribute to help other sectors of city Health Inspection and other public organizations co-produce working tools; to make it easy for consumers to choose healthy food; to help improve nutritional quality of food served in buffet restaurants; and finally to contribute to fighting NCD in cities.
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