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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2017
  • Editorial Editorial

    Kimura, Herbert
  • Os Circos Contemporâneos como Heterotopias Organizacionais: Uma Etnografia Multissituada no Contexto Brasil-Canadá Artigos

    Oliveira, Josiane Silva de; Cavedon, Neusa Rolita

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo buscamos entender os circos contemporâneos desde a perspectiva das heterotopias organizacionais. Realizamos uma aproximação teórica entre Estudos Baseados em Práticas nos Estudos Organizacionais e o conceito de heterotopias desenvolvido por Michel Foucault. A partir de uma etnografia multissituada focada nos processos organizativos do circo contemporâneo no Brasil e no Canadá, identificamos conjuntos de práticas organizativas que alteraram as relações de forças no campo das artes nos contextos estudados, resultando na produção de outros espaços - ou heterotopias, de acordo com Michel Foucault - na sociedade que possibilitaram os circos se constituírem como organizações. Como contribuição teórica, apresentamos o conceito de heterotopias organizacionais para as análises de organizações que se constituem com base em multiplicidade socioespaciais. A contribuição metodológica do artigo é a apresentação da etnografia multissituada como estratégia de pesquisa de estudos dos processos organizacionais estabelecidos em diferentes contextos culturais e localidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study seeks to understand contemporary circuses from an organizational heterotopia perspective by carrying out a theoretical approach between Practice-based Studies in Organizational Studies and the concept of heterotopias, developed by Michel Foucault. Through a multi-sited ethnography focused on the organizational processes of contemporary circuses in Brazil and Canada, we identified sets of organizational practices altering the relationships of forces in the field of Arts in the researched contexts, resulting in the production of other spaces - or heterotopias, according to Michel Foucault - in society enabling the circuses to be constituted as organizations. We present the concept of organizational heterotopias as a theoretical contribution to analyze organizations based on socio-spatial multiplicity. The methodological contribution of this paper is the introduction of multi-sited ethnography as a research strategy for studies on organizational processes established in different cultural contexts and locations.
  • Novas Fontes, Novas Versões: Contribuições do Acervo da Comissão Nacional da Verdade Artigos

    Costa, Alessandra Sá Mello; Silva, Marcelo Almeida de Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo Na área de estudos organizacionais, o interesse dos pesquisadores em utilizar fontes e acervos históricos em suas pesquisas cresce a cada dia (Rowlinson, Hassard, & Decker, 2014; Yates, 2014). Como forma de enriquecer e aprofundar a discussão sobre esse movimento, a presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre possíveis contribuições das fontes reunidas, sistematizadas e produzidas pela Comissão Nacional da Verdade (CNV). Instituída para investigar as graves violações dos direitos humanos cometidas no regime da ditadura civil-militar brasileira, a CNV (a partir de seu acervo) oferece aos pesquisadores das organizações novas versões dos fatos históricos, o que torna possível não só problematizar e rever versões históricas oficiais hegemônicas, mas também investigar fenômenos organizacionais sob outras perspectivas. Assim, após a descrição do processo de constituição e de composição do seu acervo documental, foram elencadas quatro avenidas de pesquisas iniciais: (a) sobre o apoio e a participação da sociedade civil na constituição e manutenção do governo civil-militar brasileiro; (b) sobre a formação de redes de agentes sociais envolvidos no processo de criação e de trabalho da CNV; (c) sobre as relações de trabalho durante o período, como a atuação dos sindicatos ou as práticas de recursos humanos sob um regime autoritário; e (d) sobre o tema da história e memória das empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the area of organizational studies, researcher interest in using historical sources and archives grows every day (Rowlinson, Hassard, & Decker, 2014; Yates, 2014). In order to enrich and expand upon the discussion about this movement, the aim of this article is to consider the possible contributions made by sources produced, unified and systemized by the National Truth Commission (CNV in Portuguese). Initially set up to investigate serious human rights violations committed during the Brazilian military dictatorship, the CNV (through its archives) offers organizational researchers new versions of historical facts, thereby allowing them to not only problematize and review official hegemonic historical versions but also to investigate certain organizational phenomena from a range of different perspectives. Thus, after beginning with a description of the process involving the constitution and composition of the CNV's documental archives, the article lists four initial avenues of research (a) the support of civil society in constituting and maintaining the civil-military government in power; (b) the creation of networks of civil agents working on the process of setting up and running the CNV; (c) the labor relations during this period, including union activities and the practices adopted by human resource managers under the authoritarian regime; and finally, (d) the theme of companies' historical backgrounds and memory.
  • Tangibilidade e Intangibilidade na Identificação do Desempenho Persistente: Evidências no Mercado Brasileiro Artigos

    Medeiros, Ayron Wanderley; Mol, Anderson Luiz Rezende

    Resumo em Português:

    Resumo Carvalho, Kayo e Martin (2010) apontam que o desempenho acima da média e persistente de uma organização pode ser explicado por sua capacidade de explorar adequadamente os recursos e competências tidos como raros e valiosos. Esta pesquisa investigou se a persistência do desempenho superior de companhias abertas brasileiras, por setor, pode ser atribuída à tangibilidade, à intangibilidade, aos níveis de governança corporativa e ao grau de responsabilidade social das companhias. A amostra se constituiu das empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa e as informações foram coletadas na base de dados da consultoria Bloomberg. Utilizou-se uma abordagem de painel dinâmico, por meio do Método dos Momentos Generalizados de Sistema (GMM-SYS) de Arellano e Bover (1995) e Blundell e Bond (1998). Os resultados apontam para a evidência significativa de que a intangibilidade impõe reduções à persistência do desempenho das companhias, na grande maioria dos setores. A tangibilidade e níveis de governança corporativa apresentam efeito heterogêneo sobre o desempenho persistente. Os níveis de responsabilidade social impactam, positivamente e significativamente, a persistência do desempenho superior das companhias abertas no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Carvalho, Kayo and Martin (2010) point out that the above-average performance and persistent of an organization can be explained by its ability to properly exploit the resources and skills seen as rare and valuable. This research investigated if persistence of superior performance by Brazilian companies, by sector, can be attributed to tangibility, intangibility, corporate governance levels and the degree of company social responsibility. The sample consisted of Brazilian companies listed on the BM&F Bovespa Brazilian stock exchange and information was collected from the Bloomberg consulting database. We used a dynamic panel approach using the System Generalized of Moments Method (GMM-SYS) from Arellano and Bover (1995) and Blundell and Bond (1998). The results indicate significant evidence that intangibility imposed reductions to the persistence of company performance in most sectors. Tangibility and corporate governance levels have heterogeneous effects on persistent superior performance. Social responsibility levels positively and significantly impact the persistence of superior performance of public companies in Brazil.
  • Diferenças no Composto Varejista de Lojas Físicas e Virtual da Mesma Rede Artigos

    Machado, Mário Duarte dos Santos; Crispim, Sergio Feliciano

    Resumo em Português:

    Resumo A diversificação dos formatos de loja e a dispersão dos limites entre os canais de varejo - fato movidos pela ampliação do alcance da internet - têm levado varejistas a deixarem de operar um único canal de vendas para tornarem-se multicanais. Diante dessa realidade, o presente estudo visa identificar e analisar as diferenças em componentes do composto de varejo - sortimento, preço, faixas de preços e serviços - em lojas físicas e virtuais de varejistas que operam os dois canais. A pesquisa foi desenvolvida em quatro fases: (a) definição dos varejistas e localização das lojas, seleção dos departamentos e das categorias de produtos; (b) coleta de dados; (c) análise dos dados e identificação das diferenças; (d) realização de entrevistas semiestruturadas com líderes das empresas. A partir de uma amostra com 756 modelos em seis categorias de produtos, constatou-se que o varejo virtual é mais competitivo que o varejo físico em relação ao sortimento (91% maior), aos preços praticados (de 13% a 15% menores), às vantagens de pagamentos (de 3 a 12 vezes sem juros) e à amplitude de faixas de preços. Mantidos esses diferenciais competitivos e garantidas a credibilidade na entrega e a possibilidade de troca ou devolução, o varejo virtual tem uma perspectiva consistente de crescimento proporcionalmente maior do que a do varejo físico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Diversification of store formats and dispersion of boundaries between retail channels - facts arising from the expansion of the scope of Internet - have led many retailers to move from single channel to multichannel operation. With this in view, the present study aims to identify and analyse the differences in retail components - assortment, price, price ranges and services - between physical and virtual stores operating both channels. The research was developed in four phases: (a) definition of retailers and location of stores, selection of departments and product categories; (b) data collection; (c) data analysis and identification of differences; (d) semi-structured interviews with company leaders. A sample of 756 models in six product categories shows that virtual retail is more competitive than physical retail as to assortment (91% higher), prices(13% to 15% lower), more attractive payment terms(3-12 installments without interest) and width of price ranges. If these competitive advantages are kept along with the guarantee of credibility in delivery and possibility of exchange or refund, virtual retail is bound to have a consistent growth perspective proportionally greater than that of physical retail.
  • O Vir a Ser da Estratégia como uma Prática Social Artigos

    Rese, Natália; Kuabara, Flávia Harumi Souza; Villar, Eduardo Guedes; Ferreira, Jane Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa tem por objetivo compreender como a estratégia torna-se uma prática social em contextos submetidos a lógicas diversas da lógica capitalista. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa narrativa em um empreendimento social, tendo esta organização o objetivo de potencializar os resultados de Escolas de Educação Especial por meio da gestão. A análise dos dados deu-se a partir da Tipologia proposta por O’Connor (2002) e das características da narrativa apresentadas por Pentland (1999). Para se tornar uma prática social em um contexto onde não o é, dá-se um exercício qualificado de sensegiving e sensemaking. Como resultados, observam-se: (a) a narrativa desenvolvida na conversação com os investidores é carregada de histórias situacionais; (b) a narrativa desenvolvida na conversação com o público atendido é carregada de histórias genéricas; e (c) o sentido dado pelos estrategistas e construído pelos diferentes praticantes dá-se em um processo narrativo de negociação de significado, cuja legitimidade está assentada nas histórias pessoais, e cuja plausibilidade, nas histórias genéricas e situacionais. Em termos de conclusão, entende-se que a estratégia se torna uma prática social na medida em que seus significados passam a ser compartilhados nesse novo espaço e então orientam as atividades (práxis) cotidianas da estratégia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to understand how strategy becomes a social practice when submitted to various capitalistic logics. The study was developed from a narrative perspective in a social enterprise whose goal is to enhance the results of Special Education Schools through management. Data analysis was based upon the typology proposed by O’Connor (2002) and from narrative features discussed by Pentland (1999). For something to become a social practice in a context where it is not, it undergoes an exercise where it is qualified as sensegiving and sensemaking. Observed results show that: (a) the narrative as developed in conversation with investors is loaded with situational histories; (b) the narrative as developed in conversation with the public is loaded with generic histories; (c) the meaning given by the strategists and constructed by the different practitioners is presented as a narrative about the meaning negotiating process, where legitimacy is based on personal histories and plausibility on generic and situational histories. In conclusion, we understand that strategy becomes a social practice in that its meanings come to be shared in this new space and, thus, come to guide the ordinary activities (praxis) of strategy.
  • A Mediação da Ambidestria do Vendedor na Relação entre Estresse e Desempenho Artigos

    Vieira, Valter Afonso; Rosa, Marco Aurelio Garcia; Faia, Valter da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo sugerimos que a ambidestria do funcionário medeia o efeito negativo do estresse de trabalho no desempenho com vendas. Nós ampliamos a literatura sobre ambidestria, não mais posicionando-a como mediadora dos efeitos já conhecidos do contexto, do desenvolvimento do produto, da flexibilidade estratégica e da natureza dinâmica do ambiente, mas sim como mediadora dos efeitos do estresse sobre o desempenho. Um levantamento foi realizado com 307 funcionários de linha de frente que vendem produtos e serviços e gerenciam carteiras de clientes em instituições bancárias. Os achados mostraram que a capacidade do funcionário em balancear as atividades de provisão de serviços aos clientes e as atividades de vendas configura ambidestria, desencadeando maiores níveis de desempenho. Os resultados também demonstraram que o efeito negativo da percepção de ambiguidade de papéis sobre as medidas de desempenho (satisfação no trabalho e desempenho com vendas) é mediado pelo comportamento ambidestro do funcionário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper we suggest that an employee's ambidexterity mediates the negative effect of job stress on sales performance. The traditional literature posits ambidexterity as mediator in the context of product development, strategic flexibility and dynamic nature of the environment. We extend the ambidexterity literature by positing it as a mediator in the relationship between stress and sales performance. A survey was developed with 307 frontline bank employees who sell products and services and manage client accounts in banks. The findings showed that the ability of the salespeople to balance provision activities with sales services activities improves ambidexterity, which in turn has a positive impact on performance. The results also showed that the negative effect of perception of role ambiguity about performance measurement (work satisfaction and sales) is mediated by a salesperson's ambidextrous behavior.
  • Gerenciamento do Ponto de Corte na Concessão do Crédito Direto ao Consumidor Artigo Tecnológico

    Crespi, Hugo; Perera, Luiz Carlos Jacob; Kerr, Roberto Borges

    Resumo em Português:

    Resumo O crédito direto ao consumidor é concedido de forma massificada por meio de modelos informatizados de credit scoring que visam eliminar os maus pagadores, assim evitando prejuízos financeiros decorrentes da inadimplência. No entanto, ao recusarem os maus pagadores, esses modelos, balanceados por critérios meramente financeiros, também recusam um grande número de bons pagadores, o que pode reduzir o potencial de ganhos da empresa varejista. Esta pesquisa teve por objetivo mostrar que, incluindo a margem operacional para definir o ponto de corte para concessão de crédito, a rentabilidade da empresa pode melhorar. Foram utilizadas a medida estatística Receiver Operating Characteristic (ROC) e a abordagem de Stein (2005) para construir simulações em torno de valores reais praticados no mercado, as quais permitiram confirmar que, ao flexibilizar o ponto de corte levando em consideração a margem operacional, o resultado geral da empresa pode ser maximizado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Credit issued directly to consumers is processed in volume through credit-scoring computer models that analyze a large number of potential clients in order to eliminate those that have poor payment histories. This avoids financial losses that arise from payment default. However, by refusing consumers who might default based on purely financial criteria, these models also refuse a large number of consumers with potentially good payment behavior, which can also reduce retailers' potential gains. The main objective of this paper is to verify whether corporate earnings can improve by considering the operating margin when defining the cutoff for direct lending to consumers. We used a statistical measure known as the Receiver Operating Characteristic (ROC) curve and the approach offered by Stein (2005) to build simulations around real market values, which allowed us to confirm that by being flexible and taking into account the operating margin, companies may improve net earnings.
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