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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 20, Número: 1, Publicado: 2016
  • Editorial Editorial

    Kimura, Herbert
  • Capacidade de Absorção, Aprendizagem Organizacional e Mecanismos de Integração Social Artigos

    Picoli, Florindo Rhaoni; Takahashi, Adriana

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é buscar compreender de que maneira se dá o processo recursivo de capacidade de absorção e de aprendizagem organizacional, por meio de mecanismos de integração social, na utilização do Programa Paraná Digital em duas instituições de ensino público de Curitiba - Paraná, no período de 2007 a 2013. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada por meio da estratégia de estudo de caso comparativo, com uma perspectiva temporal de corte transversal. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, pesquisa documental e observação não participante. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para compreender os dados obtidos. Verificou-se que a completude do processo de capacidade de absorção leva à plena aprendizagem organizacional, e que as falhas em um processo impactam o outro, demonstrando a recursividade, que é mediada por mecanismos de integração social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this paper is to seek to understand how the recursive process related to organizational capacity for absorption and learning occurs through social integration mechanisms, as exemplified in the implementation of the Paraná Digital Program in two public education institutions in Curitiba, Paraná, during the period from 2007 to 2013. The methodology used was qualitative, exploratory, and descriptive, accomplished by means of a comparative case strategy with a temporal cross-sectional perspective. Data collection was accomplished through interviews, document analysis and participant observation. Content analysis was used to comprehend the data obtained. Results show that a completed absorption capacity process leads to full organizational learning, and that faults in one process impact the other, demonstrating a recursive relationship mediated by social integration mechanisms.
  • Impacto Social: Estudo sobre Programas Brasileiros Selecionados de Pós-graduação em Administração de Empresas Artigos

    Wood Jr, Thomaz; Costa, Caio César Medeiros; Lima, Giovanna de Moura Rocha; Guimarães, Rosana Córdova

    Resumo em Português:

    Resumo Existe, na comunidade acadêmica, uma crescente preocupação com a questão do impacto social: os benefícios que as instituições de ensino e pesquisa trazem para a sociedade. Este artigo tem como objetivo contribuir para o debate sobre o impacto social no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação em Administração de Empresas. Para isso, este texto toma por base a literatura científica sobre impacto social e apresenta um estudo exploratório que envolveu três dimensões de impacto social: (a) a formação de pesquisadores em programas de doutorado, considerando os egressos dos programas e sua inserção no mercado de trabalho; (b) a utilização do conhecimento gerado pelos pesquisadores de cada programa, medido pelo fator H institucional, com a utilização do software Publish or Perish (PoP) sobre a base do Google Scholar; e (c) a citação de pesquisadores e de seus estudos na mídia especializada em negócios, medida por meio de um levantamento que tomou por base artigos veiculados nas publicações de negócios mais relevantes do Brasil. Essas três dimensões foram avaliadas em quatro programas de pós-graduação em Administração: FEA-USP, FGV-EAESP, PPGA-UFRGS e CEPEAD-UFMG. Os resultados indicam diferenças substantivas entre os programas nas três dimensões, favorecendo os mais antigos e localizados em São Paulo. Conclui-se que há, nas três dimensões pesquisadas, oportunidades para aumentar o impacto social. Sugerem-se ações para atender esse objetivo e procura-se indicar caminhos para desenvolver o conhecimento sobre o impacto social no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação em Administração de Empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the academic community there is a growing concern with the issue of social impact: the benefits that teaching and research institutions bring to society. This paper seeks to contribute to the debate on the social impact Brazilian graduate management programs have. It is based upon scientific literature on social impact and presents an exploratory study of three social impact dimensions: (a) the training of researchers in doctoral programs, focusing on graduates and their insertion in the labor market; (b) the use of knowledge generated by each program's researchers, as measured by the institutional H factor, using the Publish or Perish (PoP) software to survey the Google Scholar database; and (c) the citation of researchers and their studies in business media, measured through a survey of articles published in the most relevant Brazilian media outlets. These three dimensions were measured in four graduate programs: FEA-USP, FGV-EAESP, PPGA-UFRGS and CEPEAD-UFMG. The results show significant differences among the programs, favoring the oldest ones, which are located in São Paulo. The conclusion is that there are opportunities to improve social impacts in these three dimensions and recommended measures are suggested to help meet this goal. The study also indicates directions to develop further knowledge about what social impacts Brazilian graduate management programs can have.
  • Tecnologia da Informação Verde: Um Estudo sobre sua Adoção nas Organizações Artigos

    Salles, Ana Carolina; Alves, Ana Paula Ferreira; Dolci, Décio Bittencourt; Lunardi, Guilherme Lerch

    Resumo em Português:

    Resumo Frente à necessidade de melhor compreender a relação entre estratégias de sustentabilidade e Tecnologia da Informação (TI), objetivou-se, nesta pesquisa, analisar a adoção da TI Verde nas organizações, examinando, mais especificamente, os motivos de adoção, as práticas implantadas, os benefícios percebidos e as dificuldades enfrentadas. Para tanto, foram conduzidos três estudos de caso com empresas de diferentes setores econômicos, sendo fundamental o estudo de Orlikowski (1992) para o correto enquadramento teórico da investigação. Os resultados indicam que as ações, em sua grande maioria, enquadram-se em intersecções formadas pelas três dimensões da sustentabilidade - ambiental, social e econômica - e por uma quarta dimensão, chamada de legal. Além disso, mostram que a implementação parte, inicialmente, da identificação de benefícios financeiros e operacionais, revelando que os benefícios da dimensão ambiental surgem como uma consequência positiva das mudanças provocadas em função de aspectos econômicos e legais. Espera-se que este estudo possa auxiliar executivos no planejamento e na implementação de práticas de TI Verde, assim como pesquisadores interessados nessa temática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Due to the need to better understand the relationship between sustainability strategies and Information Technology (IT), this research aims to analyze the adoption of Green IT initiatives in organizations by specifically examining the adoption motives, implemented practices, perceived benefits and difficulties. To this end, we conducted three case studies with companies from different economic sectors, Orlikowski's research (1992) was fundamental in contributing to the theoretical framework. We found that most Green IT initiatives can be categorized within the intersections formed by the three sustainability dimensions - environmental, social and economic - and a fourth dimension called legal. Furthermore, we found the implementation of these practices started by identifying financial and operational benefits associated with their adoption. The results reveal that environmental benefits emerge as a positive consequence of changes caused by legal and economic aspects. We hope this study can help executives in planning and implementation of Green IT in their organizations, as well as for researchers interested in researching this topic.
  • Desaprendizagem Organizacional: Um Estudo de Campo na Universidade Federal de Santa Catarina Artigos

    Buchele, Gustavo Tomaz; Teza, Pierry; Müller, Isabela Regina Fornari; Souza, João Artur de

    Resumo em Português:

    Resumo Ao mesmo tempo em que as organizações adquirem novos conhecimentos, processo este chamado de aprendizagem organizacional, elas também descartam os obsoletos, processo denominado desaprendizagem organizacional. Desaprendizagem organizacional se refere ao descarte de velhas rotinas para abrir caminho para novas, e seu estudo tem recebido limitada atenção das pesquisas. Assim, a partir da necessidade de maior entendimento de como ocorre o processo de desaprendizagem, o estudo aqui apresentado objetivou descrever o processo de desaprendizagem organizacional em um setor de uma organização pública, contexto ainda menos estudado, se comparado com organizações privadas. Para isso, utilizando como suporte a teoria de rotinas organizacionais, utilizou-se da pesquisa de campo para descrever o processo de desaprendizagem organizacional em uma das Pró-Reitorias da Universidade Federal de Santa Catarina. Verificou-se, entre outros pontos, que as mudanças funcionam como alavancas para a desaprendizagem organizacional, e que aprendizagem e desaprendizagem organizacional estão intimamente ligadas por meio da incorporação e descarte de rotinas organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract While organizations acquire new knowledge, a process called organizational learning, they also discard obsolete knowledge, a process called organizational unlearning. Organizational unlearning focuses on the disposal of old routines to make way for new ones, and its study has received limited attention from research. Thus, due to the need for greater understanding of the unlearning process, the study presented here aims to describe the organizational unlearning process in a public organization, a context even less studied than private organizations. For this, support by the theory of organizational routines, we used field research to describe the organizational unlearning process in one of Colleges of the Federal University of Santa Catarina. Among other things, changes were found to act as levers for organizational unlearning, and organizational learning and unlearning are closely linked through the introduction and disposal of organizational routines.
  • Sistemas de Reputação: Um Estudo sobre Confiança e Reputação no Comércio Eletrônico Brasileiro Artigos

    Feitosa, Douglas de Lima; Garcia, Leandro Sumida

    Resumo em Português:

    Resumo Os sistemas de reputação desempenham um papel relevante no comércio eletrônico atual, ao passo que o processo de elaboração e aferição de índices para lojas virtuais aparece como um dos determinantes na decisão de compra do consumidor. Assim, à luz da relação teórica entre os construtos confiança e reputação, este trabalho tem o objetivo de analisar a coerência dos indicadores apresentados por sistemas de reputação de dois grandes sites brasileiros de avaliação de empresas. Foram utilizados dados de 90 empresas do comércio eletrônico brasileiro que possuíam selos de reputação e confiança em seu portfólio. Para tanto, utilizou-se a técnica ANOVA para comparação das médias de reputação de empresas que possuem diferentes selos de confiança. Os resultados demonstram que não existe coerência entre os sistemas de reputação brasileiros e reforçam a existência de outras variáveis preditoras no modelo teórico para avaliação dos escores providos por essas empresas. As conclusões deste trabalho ressaltam a necessidade de realização de novos estudos para compreensão dos vieses e variáveis inerentes aos sistemas de reputação brasileiros, viabilizando o aprofundamento teórico da relação entre os construtos confiança e reputação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Reputation systems play an important role in the current electronic commerce scenario, as formulation and standardization of indices for web-stores contribute to determine customers' buying decisions. In light of the theoretical relationship between the constructs trust and reputation, this paper intends to analyze the coherence between evaluation indexes built by reputation systems from two big business review sites. We used data from 90 Brazilian e-commerce companies (that maintain .br domains) which have achieved both reputation seals and trust seals. An ANOVA test was used in order to compare the mean of the reputation index of companies that have different trust seals. Results showed no coherence between the reputation systems and also increased the likelihood of existence of other predictive variables in this theoretical model, when it comes to assessing indices provided for those companies. This paper's conclusions highlight the need for new studies which will allow the comprehension of particularities and variables related to reputation systems in Brazil and thus lead to a more accurate understanding of the theoretical relationship between trust and reputation.
  • Há Fatores Não Econômicos na Formação do Preço de Imóveis? Artigos

    Brando, Lincoln; Barbedo, Claudio Henrique

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho procura investigar a existência de um fator explicativo para a evolução do preço de imóveis residenciais, em particular nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Procura-se modelar o comportamento desses preços em função de variáveis explicativas de demanda e oferta, e avaliar em que medida variáveis dos tipos comportamentais e econômicas ajudam a explicar o movimento de preços. Os resultados sugerem que o preço de imóveis é influenciado por determinantes não usuais à luz da teoria econômica, como a variação do preço no mês anterior, uma medida de expectativa, e a performance da Bolsa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims to identify the existence of explanatory factors for real-estate pricing, focusing on homes in the Rio de Janeiro e São Paulo markets. We tried to model prices as a function of supply and demand factors, and then proceed to evaluate to what extent adding behavioral and economic factors helps improve explanation of price movements. The results suggest that home pricing is explained by variables not usually used in economic theory, such as the previous month's price, expectation measurement and stock exchange performance.
  • Green IT Strategies and Applications: Using Environmental Intelligence. Bhuvan Unhelkar. Boca Raton, Flórida: CRC Press, 2011. 480 p. ISBN 978-14-3983-780-1. Resenhas Bibliográficas

    Theis, Vanessa; Schreiber, Dusan
  • Public Sector Entrepreneurship. Dennis Patrick Leyden e Albert N. Link. New York: Oxford University Press, 2015. 250 p. ISBN: 978-0-19-931385-3. Notas Bibliográficas

    Emmendoerfer, Magnus Luiz
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
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