Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Contemporânea, Volume: 19, Número: spe3, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Kimura, Herbert
  • Com que Cor Eu Vou pro Shopping que Você me Convidou? Artigos

    Nascimento, Marco César Ribeiro; Oliveira, Josiane Silva de; Teixeira, Juliana Cristina; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, analisa-se como os discursos sobre o perfil de usuários dosshoppings centers na cidade de Belo Horizonte evidenciam dois aspectos do contexto sócio-histórico brasileiro: as relações raciais e a segregação socioespacial nos contextos organizacionais. Discutem-se as relações raciais no Brasil considerando a cor como uma construção discursiva e osshoppings centers como organizações que podem se configurar como espaços de segregação socioespacial ao se constituírem como espaços simbolicamente privados de determinados grupos sociais. Utilizou-se a Análise do Discurso da corrente francesa como estratégia metodológica. Ocorpus de análise constitui-se por discursos presentes na rede social Facebook e se refere a uma imagem que foi veiculada em um portal de notícias sobre a cidade de Belo Horizonte que caracterizava, por meio de seis fotos, o perfil dos frequentadores dos shoppings centers da cidade. Os resultados da pesquisa evidenciam a construção discursiva da cor como dimensão de significação das representações e práticas sociais dos indivíduos que demarcam simbolicamente quem pode e onde deve circular em determinados espaços organizacionais, especialmente nosshoppings centers.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes how discourses on user profiles of shopping malls in the city of Belo Horizonte evidence two aspects of Brazilian socio-historical context: race relations and spatial segregation in organizational contexts. We discuss race relations in Brazil considering color as a discursive construction and shopping malls as organizations that can be configured as spaces of spatial segregation that constitute symbolically private spaces for certain social groups. We used French-style discourse analysis as a methodological strategy. The body of analysis was constituted by discourses present in the Facebook social network and refers to an image that was published by a news outlet about the city of Belo Horizonte that profiled the city's shopping mall clientele in a series of six photos. The research results evidence the discursive construction of color as a dimension of meaning of social practices and representations of individuals that symbolically demarcate who can circulate, and where, in determined organizational spaces, especially in shopping malls.
  • Contestações sobre o Masculino no Contexto do Trabalho: Estudo Pós-modernista em Mineradoras e Siderurgias Artigos

    Souza, Eloísio Moulin de; Bianco, Mônica de Fatima; Junquilho, Gelson Silva

    Resumo em Português:

    Resumo No momento sócio-histórico denominado de pós-modernidade, fronteiras sociais anteriormente estabelecidas têm sido destruídas (Bauman, 2001). Nesse contexto, também, impera a crise do masculino, o que provoca um questionamento sobre a masculinidade, bem como quanto ao predomínio dos antigos modelos culturais masculinos nos espaços organizacionais (Amaral, 2005; Brooks, 2010; Robinson, 2000). Este artigo pretende analisar, sob uma perspectiva cultural (Connell, 2004; Prasad, 2012), como as mudanças no masculino têm afetado a divisão do trabalho no setor minerossiderúrgico. Um aspecto relevante é que a maioria dos trabalhos sobre o gênero se dedica a estudar feminilidade como algo inerente à mulher, outro é o estudo do fenômeno masculinidade no ambiente de trabalho. A pesquisa realizada é qualitativa e a coleta de dados foi executada por meio de entrevistas com o uso de um roteiro semiestruturado. Como resultados, observou-se que tem ocorrido mudanças em relação à divisão de trabalho entre homens e mulheres, contudo essas mudanças ocorrem de forma mais acelerada na vida privada do que no ambiente de trabalho. A masculinidade exerce a função de organizadora do trabalho. É atribuída a mulheres, gaysefeminados e homens heterossexuais que apresentem atributos femininos, uma incapacidade laboral na execução de atividades de comando e concepção.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The sociohistorical time called postmodernity has destroyed previously established social boundaries (Bauman, 2001). A crisis of masculinity also prevails in this context, provoking a questioning of masculinity, as well as of the predominance of older male cultural models in organizational arenas (Amaral, 2005; Brooks, 2010; Robinson, 2000). Using a cultural approach (Connell, 2004; Prasad, 2012) this article aims to analyze how the changes in masculinity have affected the male division of labor in the mining and steel sector. An important aspect is that most of the work on gender is dedicated to studying femininity as something inherent to women, while another is studying the phenomenon of masculinity in the workplace. This field research was a qualitative one that collected data through semi-structured interviews. Changes were observed to have occurred in relation to the division of labor between men and women, however, these changes occur more rapidly in private life than in the workplace. Masculinity has the function of organizing work. An inability to perform work activities related to command and conceptualization is attributed to women and effeminate homosexual and heterosexual men.
  • Diferentes Vínculos Indivíduo-Organização: Explorando Seus Significados entre Gestores Artigos

    Pinho, Ana Paula Moreno; Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt; Rowe, Diva Ester Okazaki

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho investigou o Comprometimento Organizacional nas bases afetiva, normativa e instrumental, de acordo com o modelo de Meyer e Allen (1991), e mais dois vínculos - Entrincheiramento e Consentimento Organizacionais. O objetivo foi analisar os significados atribuídos por gestores a esses três vínculos, explorando seus elementos distintivos. A pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo, através de entrevistas semiestruturadas com 20 gestores. O roteiro investigava os dados pessoais e o conceito atribuído a cada um dos vínculos. Para isso, utilizou-se, como recurso, a apresentação de fichas escritas com noções sobre cada construto. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo. Os resultados apontaram que comprometimento refere-se a aspectos positivos, às noções de envolvimento e motivação. O entrincheiramento foi relacionado ao medo de mudar de organização para não arriscar a estabilidade já adquirida. Demonstrou, ainda, ser um vínculo instrumental que aprisiona o sujeito, levando-o ao desenvolvimento de uma relação de dependência e acomodação. O consentir indicou submissão às relações de poder e autoridade, insatisfação com o trabalho e a organização. Concluiu-se que os três vínculos se diferenciam conceitualmente e indicam influenciar distintamente a relação entre indivíduo e organização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work investigated Organizational Commitment based on the three component model - affective, normative and continuance - introduced by Meyer and Allen (1991) and two constructs - Organizational Entrenchment and Consent. The objective was analysis of the meaning attributed by managers to three links, exploring their distinct elements. The research was carried out through the use of qualitative analysis of interviews with 20 managers. The interview script investigated personal data and the concepts attributed to each link. Data was submitted to content analysis. Results highlighted that managers have very different conceptual structures for the three constructs. Commitment was considered a positive tie, indicating engagement and motivation. In a different way, entrenchment was related to fear of changing organizations, in that changing jobs risks existing stability. Entrenchment turned out to be an instrumental tie that imprisons the subject and leads to development of a relationship of dependency and accommodation. Consent fit better into the idea of submission to power and authority relationships, and being unsatisfied with work and the organization. In conclusion, the three links are different in conceptual terms and indicate distinctive influence on relationships between individuals and organizations.
  • Análise sobre a Produção Acadêmica Brasileira em Comunidades de Prática Artigos

    Mendes, Luciano; Urbina, Ligia Maria Soto

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo neste artigo foi analisar a evolução das publicações acadêmicas brasileiras a respeito do termo comunidades de prática, visando identificar, ao longo do tempo, o crescimento destas comunidades, assim como as transformações dos conceitos e suas utilizações nos textos acadêmicos. Para tanto, houve necessidade de discutir o surgimento e as derivações do conceito de comunidades de prática nos principais textos que abordam esse tema. Logo em seguida, foi apresentado um tópico sobre o percurso metodológico, no qual foram descritas as técnicas de bibliometria e análise contextual utilizadas na pesquisa desenvolvida. Os resultados mostram que os textos clássicos discutidos na parte teórica deste artigo são comumente referenciados (bibliometria) na produção acadêmica brasileira. Apesar disso, fica evidente que, em termos de disseminação, ampliação, restrição ou limitação na utilização do conceito de comunidades de prática, existem modificações terminológicas que vinculam esse conceito mais aos propósitos dos pesquisadores e de suas pesquisas do que, necessariamente, à compatibilidade desse termo ao que está estabelecido na literatura sobre o tema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to analyze the evolution of Brazilian academic publication regarding the term communities of practice, to identify their growth over time, as well as transformations of the concept and conceptual forms used. To this end, we begin with the emergence of the concept of communities of practice through a general review of the classical texts that address the issue. Next, we detail our methodological approaches, which included bibliometric techniques and contextual analysis. The results show that the classic texts discussed in the theoretical part of this article are commonly referenced (bibliometrics) in Brazilian academic production. Despite this, it is evident that, in terms of dissemination, extension, restriction or limitation of the use of the communities of practice concept, there are conceptual modifications linking this concept more with researchers' purposes and their research than, necessarily, the compatibility of this concept to what is established in the literature on the theme.
  • Explorando Aspectos Indígenas da Gestão Numa Organização Financeira: Jeitinho e Sociedade Relacional Artigos

    Fernandes, Ricardo Antonio; Hanashiro, Darcy Mitiko Mori

    Resumo em Português:

    Resumo Há um crescente interesse de pesquisadores em compreender conceitos localmente relevantes, e não importados de outras culturas, chamado de abordagem indígena de gestão (indigenous management). Seguindo essa linha de pensamento, este artigo realizou uma análise da literatura socioantropológica e de estudos organizacionais sobre a cultura brasileira, que resultou em uma síntese de cinco traços característicos da nossa sociedade: Hierarquia, Ambiguidade, Malandragem, Jeitinho e Sociedade Relacional. Com foco em dois traços: Jeitinho e Sociedade Relacional, o artigo buscou identificar e analisar a incidência de ambos na gestão de uma organização financeira. Um questionário, com escalas do tipo Likert, foi desenvolvido e aplicado em uma amostra de 303 funcionários. Os resultados evidenciaram o Jeitinho descrito por uma estrutura de três dimensões: contorno de regras, flexibilização e estratégia informal de resolução de problemas. A Sociedade Relacional, por sua vez, foi composta por quatro dimensões: pessoalidade, relações afetivo-familiares, predominância da confiança sobre as relações impessoais e predominância do relacionamento pessoal sobre o profissional. Independentemente de variáveis sociodemográficas, o Jeitinho foi identificado como uma prática social comum, e a Sociedade Relacional como um ambiente que favorece a utilização do Jeitinho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There is an increasing interest from researchers to understand concepts which are meaningful for our own society, and not imported from other cultures, called indigenous management approaches. Following this line of research, this article carried out a socio-anthropological literature analysis in the field of organizational studies on Brazilian culture which resulted in a synthesis of five distinctive traits of our society: Hierarchy, Ambiguity, Trickery (Malandragem), Jeitinho and Relational Society. The article focused on Jeitinho and Relational Society and aimed to identify and analyze the incidence of both traits, in the management of a financial organization. A questionnaire, using a Likert scale, was developed and applied to a sample of 303 employees from such an organization. Jeitinho can be described through a three-dimensional structure: circumvent rules, flexibility and an informal problem-solving strategy. The Relational Society, also a multidimensional construct, was composed of personal relationships, familiar-affective relations, trust-dominance over impersonal relations and personal relationship dominance over professional ones. Regardless of the socio-demographic variables,Jeitinho was identified as a common social practice and Relational Society was seen as an environment that favors the use ofJeitinho.
  • Conexão Social Intraorganizacional, Suporte no Trabalho e Identificação Organizacional Artigos

    Maciel, Cristiano Oliveira; Camargo, Camila

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente trabalho foi examinar em que medida os recursos relacionais, (a) suporte no trabalho (nas dimensões organização, chefe, colegas) e (b) conexão social intraorganizacional, estão associados à identificação organizacional. A realização de um survey com 209 participantes evidenciou que suporte do chefe não se relaciona significativamente à identificação organizacional, mas suporte da organização, suporte dos colegas e conexão social intraorganizacional, sim. Entretanto, verificou-se que a influência do suporte dos colegas é negativa sobre a identificação. Conclui-se que, em função da valência de seus efeitos, diferentes recursos relacionais podem tanto se complementar quanto concorrer pela variação no grau da identificação organizacional. Destaca-se, portanto, que as organizações devem ser compreendidas como constelações de laços sociais caracterizados por diferentes conteúdos, às vezes sinérgicos, outras vezes concorrentes, no que concerne à construção do sentido de unicidade do funcionário com sua organização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to examine the extent to which relational resources, (a) support at work (in organizational, supervisor, and coworker dimensions) and (b) intra-organizational social connection, are associated with organizational identification. A survey with 209 participants showed that supervisor support was not significantly related to organizational identification, but organizational support, coworker support and intra-organizational social connection were. However, the influence of coworker support on identification was found to be negative. Thus, it was possible to conclude that, depending on the valence of their effects, different relational resources can be complementary or competitive in explaining variation in the degree of organizational identification. Therefore, organizations should be understood as constellations of social ties characterized by different contents, sometimes synergistic and others competing regarding construction of the uniqueness an employee has with an organization.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br