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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 19, Número: 5, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Kimura, Herbert
  • Carteiras Igualmente Ponderadas com Poucas Ações e o Pequeno Investidor Artigos

    Santiago, Diogo Carneiro; Leal, Ricardo Pereira Câmara

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa carteiras igualmente ponderadas (1/N) com foco no investidor sem sofisticação, com carteiras de pequenas de ações. A quantidade de ações incluídas nas carteiras 1/N foi de 6 a 16, e o rebalanceamento, feito apenas três vezes ao ano. O período de análise incluiu retornos diários e mensais, entre 1998 e 2011. O desempenho das carteiras 1/N foi comparado ao de fundos de investimento em ações (FIAs), a uma carteira de mínima variância global com limite de 10% sobre os pesos positivos (MVP 10%) e ao Ibovespa. As comparações empregaram testes não paramétricos, medidas de retorno ajustado ao risco e consideram custos de transação. Os resultados, por sua vez, indicam que os FIAs selecionados apresentam desempenho, na melhor das hipóteses, equivalente ao das carteiras 1/N, apesar de apresentarem desvio padrão menor. Não se constatou retorno mediano das carteiras 1/N significativamente diferente do da Ibovespa e do da MVP 10%. O critério de seleção das ações, segundo ordenamento pelo Índice de Sharpe do período anterior, é relevante, mas o rebalanceamento pode ser feito menos de três vezes ao ano. As carteiras 1/N são, portanto, uma alternativa atraente em relação aos FIAs para investidores com carteiras pequenas de ações, apesar de seus custos de transação poderem ultrapassar 400 pontos base por ano.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes equally-weighted stock portfolios (1/N) focusing on unsophisticated investors with small portfolios. The number of shares included in the 1/N portfolios ranged from 6 to 16 with rebalancing executed only three times a year. The period of analysis included daily and monthly returns between 1998 and 2011. The performance of the 1/N portfolios was compared to stock mutual funds, a global minimum variance portfolio with a 10% limit on positive weights (MVP 10%) and the Ibovespa index. The comparisons employed nonparametric tests, measures of risk-adjusted return and considered transaction costs. The results indicate that the performance of the selected funds is, at best, equivalent to the 1/N portfolios, albeit with a lower standard deviation. There was no significant difference in the median returns of the 1/N portfolios relative to the Ibovespa and MVP 10%. The stock selection criterion according to the ranking by the previous period Sharpe ratio is relevant, but rebalancing may be carried out less than three times a year. The 1/N portfolios are an attractive alternative to stock funds for investors with small stock portfolios even though their transaction costs may exceed 400 basis points per year.
  • Empreendedorismo Religioso: Um Estudo sobre Empresas que Exploram o Nicho da Religiosidade Artigos

    Borges, Alex Fernando; Enoque, Alessandro Gomes; Borges, Jacquelaine Florindo; Almeida, Lorrana Laila Silva de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho consistiu em compreender as particularidades da manifestação do empreendedorismo religioso em empresas que nascem no contexto da religião e comercializam artigos religiosos. A partir de um quadro teórico que articula as definições de empreendedorismo e processo empreendedor, e que estabelece relações entre empreendedorismo e religião, foram estudadas, por meio de pesquisa qualitativa, 22 empresas que comercializam produtos de diferentes denominações religiosas, situadas nas três maiores cidades da região do Triângulo Mineiro. Os resultados mostram a manifestação de um tipo particular de empreendedorismo, observado através das seguintes categorias: o empreendedor religioso, envolvendo a análise da ideia e das motivações individuais para a abertura da empresa; a religião enquanto oportunidade de negócio, envolvendo a análise do contexto e dos aspectos religiosos e comerciais que influenciam o processo do empreendedorismo religioso; e os resultados desta ação empreendedora, envolvendo os efeitos concretos e simbólicos do empreendedorismo religioso.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper consisted of comprehending the particularities of religious entrepreneurship concerning businesses that emerge in a religious context and sell religious products. Based on a theoretical framework that articulates both entrepreneurship and entrepreneurial process definitions, and that establishes relationships between entrepreneurship and religion, 22 businesses that sell products from various religious denominations located in the three largest cities of the Triângulo Mineiro region were studied through qualitative research. The results show the manifestation of a particular type of entrepreneurship, associated with the following categories: the religious entrepreneur, involving the analysis of ideas and individual motivations for business creation; religion as business opportunity, involving the analysis of contextual, religious and business aspects that influence religious entrepreneurship; and the results of those entrepreneurial actions, involving concrete and symbolic effects of religious entrepreneurship.
  • O Papel do Consultor no Processo de Alinhamento Estratégico Artigos

    Abib, Gustavo; Hoppen, Norberto

    Resumo em Português:

    O Alinhamento Estratégico (AE) entre a Tecnologia de Informação (TI) e os negócios continua sendo uma prioridade para os gestores, conforme estudos recentemente realizados em vários países. Contudo, como constataram outras pesquisas feitas sobre o tema, o AE não parece ser um processo prioritário e eficaz de planejamento e gestão no dia a dia da TI nas empresas. Também, com frequência, verifica-se a ação de consultores externos no desenvolvimento e na implementação de ferramentas de TI nas empresas, tanto para uso estratégico, como operacional. O papel do consultor no processo de AE é pouco enfatizado nas pesquisas. Considerando a importância da sua atuação na área de TI, este trabalho propõe a discussão do papel do consultor no processo de AE. Para tanto, foi analisada a implantação de um portal corporativo de natureza estratégica em uma empresa transnacional de grande porte. Neste estudo de caso longitudinal, adotaram-se observação participante e entrevistas semiestruturadas como principais estratégias para a coleta dos dados. Dentre os resultados obtidos, destacam-se o complexo papel do consultor, baseado em habilidades técnicas e sociopolíticas e, em especial, as necessidades de compartilhamento de conhecimentos. Evidenciaram-se, também, competências do consultor para tornar o seu papel mais efetivo no processo de AE.

    Resumo em Inglês:

    The Strategic Alignment (SA) between Information Technology (IT) and Business remains a priority for managers, according to recently realized studies in several countries. However, as found by a large number of the surveys on this subject, SA does not constitute a priority to companies when planning and implementing IT. Also, consultants often participate in the SA process, particularly to develop and implement IT devices, as much for strategic as operational purposes. The role of these consultants has not been sufficiently analyzed in research on SA. Considering the importance of the consultant’s role in the SA process, our study proposes a discussion of this role as an external agent. Therefore, we analyzed the case of a strategic corporate portal developed in a large transnational company. We adopted participant observation and semi-structured interviews to collect data in this longitudinal case study. The main results we highlight are the complex roles of IT consultants during the AE process, based on their technical and sociopolitical knowledge and especially the need for knowledge sharing. Consultant skills were also necessary to fulfill more effective roles in the AE process.
  • Análise dos Efeitos em Mercado de Capitais Decorrentes de Fusões: O Caso BRF S.A. Artigos

    Romano, Patrícia Ribeiro; Almeida, Vinicio de Souza e

    Resumo em Português:

    Este trabalho investigou os possíveis efeitos no mercado de capitais ocorridos antes, durante e após a fusão da Sadia e Perdigão (nova BRF S.A), anunciada em 19 de maio de 2009. Para isso, relata, analisa e apresenta, através de estudo de eventos, o comportamento dos retornos extraordinários em oito eventos, selecionados em diferentes subperíodos, tanto para as duas empresas integrantes da fusão como para seus principais concorrentes de mercado. Os eventos foram divididos em: seis relacionados à fusão e aquisição (F&A) e dois não relacionados. Os resultados mais significativos estatística e economicamente foram os primeiros. Houve retornos extraordinários positivos e estatisticamente significativos tanto para empresa Sadia (adquirida) quanto para a adquirente (Perdigão), sendo que os retornos da firma adquirida foram maiores do que os retornos da empresa adquirente. Outra verificação que este estudo revelou foi que a fusão resultou em preços acionários maiores para as empresas rivais em todos os períodos analisados, apresentando retornos extraordinários positivos e significantes. Além disso, este trabalho está em linha com a hipótese de probabilidade de aquisição.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the possible effects on the capital markets that occurred before, during and after the merger between Sadia and Perdigão (new BRF) announced on May 19, 2009. Through event study analysis this research reports, analyzes and presents the behavior of abnormal returns in eight selected events in different periods, both for the two companies included in the merger process as well as for their main competitors in the market. The events were divided into six related to the merger and acquisition and two unrelated to the M&A. The most statistically and economically significant results came from the events related to the merger. There were positive and statistically significant abnormal returns for both the acquiring company and the acquired company. Returns for the acquired firm were higher than the returns of the acquiring company. Another result that this study showed was that the merger resulted in higher stock prices for rival firms in all periods analyzed, showing positive and significant abnormal returns. This result is in line with the acquisition probability hypothesis.
  • A Influência do Constrangimento do Consumidor no Processo de Compra Artigos

    Isabella, Giuliana; Barros, Lucia Salmonson Guimarães; Mazzon, José Afonso

    Resumo em Português:

    O constrangimento é uma emoção que emerge em várias situações de compra e de consumo. Faltam estudos que abordem de forma abrangente como o consumidor se comporta no momento que está constrangido. Por isso, o objetivo deste artigo é mapear como o consumidor age durante o processo de compra em situações que geram constrangimento. Para isso, foi escolhido o varejo farmacêutico, onde é possível comprar uma série de produtos que podem causar constrangimento, como preservativos, testes de gravidez, pílula do dia seguinte, entre outros. Como estratégia de investigação empírica, entrevistas em profundidade com 30 balconistas de farmácia e 26 consumidores foram realizadas. A análise de conteúdo efetuada propiciou a elaboração de um frameworkconceitual e um conjunto de proposições. De acordo com oframework, o consumidor, ao se sentir constrangido, decide se abandona a compra (desistindo ou pedindo para outra pessoa fazê-la) ou se encara a situação; se optar por encarar a situação, toma coragem e desenvolve estratégias para enfrentá-la e terminá-la o mais breve possível. As ações dos consumidores são detalhadas neste framework.

    Resumo em Inglês:

    Embarrassment is an emotion that emerges during various purchase and consumption situations. There is a lack of studies comprehensively addressing how consumers behave when they are embarrassed. Therefore, the aim of this paper is to map how consumers behave during purchase process situations that cause embarrassment. To do so, drugstores were selected since they are places where a number of products that can cause embarrassment, such as condoms, pregnancy tests, and day-after pills, can be purchased. In-depth interviews with 30 drugstore sales representatives and 26 consumers were conducted using an empiric investigation strategy. Content analysis resulted in the creation of a conceptual framework and some theoretical propositions. According to the framework, consumers, when feeling embarrassed, decide whether to abandon the purchase (by giving up or asking someone else to make the purchase) or if they face the situation, remain confident, and develop strategies to deal with the situation and finish it as soon as possible. The framework details consumers’ actions.
  • Análise Sócio-hermenêutica do Discurso da Sustentabilidade a Partir de Materiais Visuais Artigos

    Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima; Godoi, Christiane Kleinübing; Coelho, Christiano

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva demonstrar a análise do discurso da sustentabilidade − objeto de estudo − a partir de materiais visuais. Os relatórios de sustentabilidade divulgados pela empresa estudada durante cinco anos (2007 a 2011) foram utilizados como fontes discursivas. Concluímos que o discurso da sustentabilidade dessa empresa, a partir das perspectivas metodológicas de análise de materiais visuais e dos níveis de análise sócio-hermenêutica do discurso, é uma construção carregada de interesses explícitos e, principalmente, implícitos. O estudo contribui para a exploração da potencialidade da incorporação desses materiais à análise de fenômenos organizacionais e para o estímulo do uso dessa abordagem como prática metodológica.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to demonstrate the discourse analysis on sustainability - the study object - based on visual materials. Sustainability reports published over the past five years (2007–2011) by the studied company were used as discursive sources. We concluded that the company’s discourse on sustainability, from the methodological perspectives of visual material analysis and socio-hermeneutic levels of discourse analysis, is a construction loaded with explicit and implicit interests. The study contributes to exploring the potential of incorporating these materials in the analysis of organizational phenomena and to stimulate the use of this approach as a methodological practice.
  • O Futuro das Cidades Notas Bibliográficas

    Emmendoerfer, Magnus Luiz
  • Assédio Moral em Organizações Públicas e a (Re)ação dos Sindicatos Notas Bibliográficas

    Souza, Ranniéry Mazzilly Silva
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