Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Contemporânea, Volume: 18, Número: 3, Publicado: 2014
  • Documento sem título Editorial

  • Relações raciais e estudos organizacionais no Brasil Artigos

    Rosa, Alexandre Reis

    Resumo em Português:

    O presente ensaio teórico discute o tema das relações raciais no Brasil e explora suas interfaces com os estudos sobre gestão da diversidade nas organizações. Para tanto, busca problematizar a apropriação que a referida área de estudos tem feito dos trabalhos norte-americanos, colocando em segundo plano - ou até mesmo ignorando - os estudos sobre relações raciais desenvolvidos pela antropologia e pela sociologia brasileiras. Essa problematização nos ajuda a perceber que os estudos organizacionais no Brasil têm se colocado de maneira deslocada nesse debate, seja pela suposição de que nossa gestão da diversidade deve seguir parâmetros anglo-saxões, seja pelo distanciamento que a área tem mantido dos estudos brasileiros que abordam minorias raciais e sua dinâmica de relações. A parte final do ensaio recupera dois importantes trabalhos produzidos no âmbito dos estudos brasileiros sobre relações raciais e, a partir deles, analisa as possíveis contribuições desse debate para o estudo de organizações brasileiras. Este trabalho termina chamando a atenção dos pesquisadores para a necessidade de se resgatar o debate brasileiro como forma de contextualizar a gestão da diversidade no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This theoretical essay discusses the issue of race relations in Brazil and explores its interfaces with studies on diversity management in organizations. Therefore, it seeks to problematize this field's appropriation of American studies, pushing to the background - or even ignoring - studies on race relations developed in Brazilian anthropology and sociology. This questioning helps us realize that organizational studies in Brazil have been displaced in this debate, either by the assumption that our diversity management should follow Anglo-Saxon parameters, or by the distance that the area has maintained from Brazilian studies that address racial minorities and their dynamic relations. The final part of the paper retrieves two important works produced under Brazilian studies on race relations and, from them, examines this debate's contributions to the study of Brazilian organizations. The paper concludes by drawing researchers' attention to the need to rescue the Brazilian debate as a way of contextualizing diversity management in Brazil.
  • O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços Artigos

    Solalinde, Gabriela; Pizzutti, Cristiane

    Resumo em Português:

    A teoria da sinalização afirma que os sinais são ações que a empresa pode realizar para transmitir informações sobre a qualidade dos seus produtos. Este trabalho busca ampliar o conhecimento existente sobre sinalização de qualidade ao estendê-lo ao setor de serviços, através da investigação de dois sinalizadores de qualidade: o preço e a responsividade. O controle comportamental percebido, entendido como a percepção do indivíduo sobre sua habilidade para realizar um comportamento, é proposto como moderador da relação entre as variáveis sinalizadoras e a qualidade percebida. Foram conduzidos dois estudos experimentais de desenho fatorial e intersujeitos para se testar as hipóteses formuladas com base na literatura. Os resultados de ambos os experimentos demonstram que a sinalização de qualidade através das variáveis preço e responsividade afetam a qualidade percebida. O segundo estudo suporta a hipótese envolvendo a moderação do controle comportamental percebido na relação entre a variável sinalizadora preço e a qualidade percebida, mas não entre responsividade e qualidade percebida. Esses resultados e as implicações encontradas são finalmente discutidos no capítulo de considerações finais.

    Resumo em Inglês:

    Signaling theory states that signals are firms' actions that communicate information about the quality of a product. The main purpose of this research is to investigate the effect of signal quality in a service context, through the investigation of the signaling effects of price and responsiveness in a service context. Perceived behavior control, regarded as an individual's perception of the ability to perform a behavior, was proposed as a moderator between signaling variables and perceived quality. Two experimental studies with factorial and inter-subject designs were conducted in order to test the hypotheses formulated from the literature review. Results from both experiments show that signaling quality through price and responsiveness can affect perceived quality. The second experiment supports the hypothesis of perceived behavior control moderation between price as a signaling variable and perceived quality, but not between responsiveness and perceived quality. These results and their implications are discussed in the final section of the paper.
  • Relação entre estratégia de diferenciação e inovação, e sistemas de controle gerencial Artigos

    Beuren, Ilse Maria; Oro, Ieda Margarete

    Resumo em Português:

    O estudo objetiva verificar a relação da estratégia de diferenciação e inovação de produtos com o desenho dos Sistemas de Controle Gerencial, nas dimensões redes sociais, cultura orgânica inovadora e controles formais, em empresas têxteis brasileiras. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, e foi realizada por meio de uma survey em uma amostra de 101 empresas associadas à Associação Brasileira da Indústria Têxtil. Aos gestores dessas empresas aplicou-se um questionário extraído de Chenhall, Kallunki e Silvola (2011). Para analisar as hipóteses replicadas desse estudo, aplicaram-se estatística descritiva e modelagem de equações estruturais (SEM). Os resultados apresentam evidências consistentes das conexões entre estratégia de diferenciação e inovação de produtos e desenho dos SCG, cuja relação é confirmada pelo uso dos controles formais e pela inovação de produtos. No entanto, não se confirma que empresas que adotam estratégias de diferenciação atingem níveis mais elevados de inovação de produtos. Observa-se ainda que as redes sociais favorecem a cultura orgânica inovadora, mas não reforçam a relação com inovação de produtos. Conclui-se que os resultados coadunam com os da pesquisa de Chenhall et al. (2011), exceto para a relação entre diferenciação e inovação, em que não se encontrou significância estatística.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this study is to investigate the relationship between product differentiation strategies, innovation and Management Control System designs, which consist of social network dimensions, innovative organic cultures and formal controls in Brazilian textile companies. The research is characterized as descriptive and was conducted through a survey of a sample of 101 companies associated with the Brazilian Association of Textile Industry. These companies' managers answered a questionnaire extracted from Chenhall, Kallunki and Silvola (2011). Descriptive statistics and Structural Equation Modeling (SEM) were used to examine this study's replicated hypotheses. The results show consistent evidence of connections between product differentiation strategies, innovation and MCS design; a relationship confirmed by the use of formal controls and product innovation. However, the research did not confirm that companies which adopt differentiation strategies achieve higher levels of product innovation. Social networks were seen to encourage innovative organic culture, but did not reinforce the relationship with product innovation. The results and conclusions are consistent with Chenhall et al. (2011), except for the relationship between differentiation and innovation, in which no statistical significance was observed.
  • Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade? Artigos

    Vale, Gláucia Maria Vasconcellos; Corrêa, Victor Silva; Reis, Renato Francisco dos

    Resumo em Português:

    Alguns autores consideram que as pessoas podem ser levadas ao empreendedorismo seja pelo motivo oportunidade, seja pelo motivo necessidade, alternativamente. Outros, uma minoria, vêm sugerindo que as motivações não possuem uma natureza dicotômica, que outros motivos poderiam intervir no processo e que poderia, eventualmente, ocorrer reforço ou interação entre diferentes motivos. O presente artigo insere-se no contexto dessas reflexões. Busca, por meio de uma pesquisa qualitativa associada a uma quantitativa, identificar os motivos intervenientes na criação de novos empreendimentos. Enquanto a primeira sugere a possibilidade de motivações múltiplas, a segunda - construída a partir de referências aí geradas - atesta a presença de tais motivações. Os resultados indicam que os motivos ultrapassam a lógica binária oportunidade versus necessidade, incluindo: oportunidade, atributos pessoais, mercado de trabalho, insatisfação com emprego, família e influência externa.

    Resumo em Inglês:

    Most research purports to show the prevalence of either need or opportunity as the driving motive for entrepreneurship. Some has suggested that there is no such dichotomy; other motives can interfere, with interaction among them. This paper delves into such matters insofar as it brings to bear a qualitative research associated with a quantitative one, both targeted to identify the motives underlying the genesis of new undertakings. While the first procedure suggests the presence of multiple motives, the second - built from generated references - ratifies the occurrence of such motives. Results suggest that underlying motives bypass the binary conundrum of need versus opportunity and go deeper, in order to include: opportunity, personal attributes, labor markets, job frustration, family pressures, and external influences.
  • Percepções de valor e elementos estruturantes das microfranquias Artigos

    Melo, Pedro Lucas de Resende; Borini, Felipe Mendes; Cunha, Julio Araujo Carneiro da

    Resumo em Português:

    As microfranquias são franquias que requerem o investimento de até R$ 50 mil. Há atualmente 336 redes de franquias que operam nesse formato no Brasil. A importância desse tipo de negócio se justifica pelo crescimento do poder aquisitivo das classes de menor renda. Entretanto, trata-se de um modelo de franquias com carência de estudos. O objetivo deste artigo está fundamentado em identificar se existem diferenças entre as microfranquias e as franquias convencionais diante dos elementos estruturantes do sistema de franchising. Isso significa avaliar se as franquias convencionais se diferenciam das microfranquias quanto à percepção de valor do suporte pelo franqueado e a percepção de valor da marca pelo mesmo. Foram analisadas um total de 1090 redes de franquias convencionais e redes de franquias que operaram por microfranquias, de acordo com dados editados no período de 2007 a 2012. Adicionalmente, realizaram-se três estudos de casos com microfranqueados. A técnica da regressão OLS comprovou que há diferenças na percepção de valor quanto à marca da rede de franquias, e que não há diferenças na percepção do suporte ao franqueado.

    Resumo em Inglês:

    A microfranchise requires investment of up to R$ 50 mil. There are currently 336 franchise chains operating in this format in Brazil. The importance of this type of business is justified by lower income classes' increased purchasing power. However, it is a franchise model that has not been extensively studied. The purpose of this article is to identify whether there are differences between conventional franchises and microfranchises related to value perception and structural elements of the franchise system. This means assessing whether conventional franchises differ from microfranchises in regards to franchisees' perception of support value and perceived brand value. We analyzed 1090 conventional chains and chains which operated through microfranchising using data published during the period 2007-2012. Additionally, we performed three case studies with microfranchisees. OLS regression showed that there are differences in the perception of franchise brand value and but not in the perception of support to the franchisee.
  • Dependência e criação de trajetória na organização não governamental parceiros voluntários Artigos

    Bitencourt, Claudia; Oliveira, Talita

    Resumo em Português:

    A dependência de trajetória (DT) não consegue explicar satisfatoriamente as escolhas estratégicas das organizações. Há determinados momentos em que a organização precisa inovar, buscando novas soluções. Essa abordagem caracteriza a criação de trajetória (CT), aparentemente uma oposição aos princípios da DT. Este artigo busca analisar, com base na DT e na CT, os eventos críticos ocorridos e as perspectivas futuras da organização não governamental Parceiros Voluntários. A pesquisa ocorreu por meio de um estudo de caso e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os principais atores da organização, seguidas da análise de conteúdo. As sub-categorias analisadas para explicar DT e CT são, respectivamente: momentos iniciais, processos atuais, resultados e perspectivas futuras, relações sociais, inovação. Os principais resultados indicam que as escolhas estratégicas são influenciadas pela trajetória e por perspectivas futuras da organização, havendo variação de intensidade em cada projeto, evento e parceria realizada pela ONG. Assim, em relação à DT, destacam-se a história da organização, as estratégias deliberadas, os padrões nas escolhas e o risco do aprisionamento. Para CT foi central a identificação das estratégias emergentes, das capacidades técnicas, do engajamento e a visibilidade.

    Resumo em Inglês:

    Path dependence (PD) is not able to satisfactorily explain organizations' strategic choices. There are some moments in which an organization needs to innovate and seek new solutions. This approach characterizes path creation (PC), apparently in opposition to PD principles. This article aims to analyze critical events and future prospects at the Volunteer Partners NGO, based on PD and PC. Field research was conducted through a case study based on semi-structured interviews with key organization stakeholders, followed by content analysis. The sub-categories analyzed in order to explain PD and PC are, respectively, initial moments, current processes, results and future prospects, social relations, and innovation. The main results indicate that strategic choices are influenced by the organization's history and future prospects, with a variation of intensity in every project, event and partnership. Thus, regarding PD we highlight organizational history, deliberate strategies, choice patterns and risk of imprisonment. Aspects relevant for analyzing PC included emerging strategies, technical capabilities, engagement and visibility.
  • Resenhas bibliográficas: sustentabilidade: o que é, o que não é Resenhas Bibliográficas

    Streit, Jorge Alfredo Cerqueira
  • Handbook de administração pública Notas Bibliográficas

    Emmendoerfer, Magnus Luiz
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br