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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 17, Número: 4, Publicado: 2013
  • Editorial

    Kimura, Herbert
  • Mulheres e suas histórias: razão, sensibilidade e subjetividade no empreendedorismo feminino Artigos

    Ferreira, Jane Mendes; Nogueira, Eloy Eros Silva

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é identificar os elementos que permitem conhecer a subjetividade de mulheres empreendedoras segundo a teoria proposta por González Rey (2009). A subjetividade se dá por meio de uma configuração de sentidos subjetivos provenientes tanto do plano individual, como também dos construídos socialmente. Assim, a constituição subjetiva é formada por meio de diferentes forças que se mantêm em permanente transformação ao longo da trajetória dos sujeitos. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo seguiu os parâmetros da Epistemologia Qualitativa. Trata-se de uma abordagem qualitativa em que é utilizado um conjunto de procedimentos específicos desenhados especialmente para desvendar os indicadores de sentido que, por sua vez, formam a configuração subjetiva. Os resultados indicam que a configuração subjetiva do empreendedorismo para as mulheres está apoiada em sentidos subjetivos associados às suas trajetórias, ao contexto atual e à cultura dentro da qual a atividade é desenvolvida. O empreendedorismo, nesta pesquisa, aparece como uma característica individual que começa a ser constituída na infância. No entanto, as empreendedoras se constituem como tal ao longo de sua história, quando devem lidar com as condições adversas do mundo empresarial, visto como machista. Nesse contexto, a abertura da empresa é um evento que marca fortemente a trajetória dessas mulheres, tendo uma natureza simbólica que atua como constituinte da subjetividade delas. No mesmo sentido, a multiplicidade de papéis e a concorrência entre espaços sociais, pois sublinham que a família interfere na dinâmica dos negócios, assim como os mesmos negócios estão presentes em seus lares. Além disso, a forma como empreendem é delimitada pelas condições concretas em que viveram/vivem.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to identify the elements that allow understanding the subjectivity of women entrepreneurs according to González Rey's theory (2009). Subjectivity is a configuration of subjective senses originating from individual and social levels. Thus, a subjective constitution is formed by different forces that remain constantly changing throughout subjects' history. The methodology used to achieve the objective of this paper follows Qualitative Epistemology. This is a qualitative approach that uses a set of specific procedures specifically designed to reveal the indicators which form the subjective configuration. The results indicate that women's subjective entrepreneurship configuration rests on subjective meanings associated with the trajectories, context and culture within which the activity is developed. Entrepreneurship in this research appears as an individual characteristic that is formed in childhood. However, these women exist as entrepreneurs throughout their histories; especially when they have to deal with adverse conditions in the business world, which is seen as sexist. In this context, a company's opening is an event that strongly marks these women's histories, with a symbolic nature that becomes an integral part of their subjectivities. Similarly, the multiplicity of roles and competition between social spaces highlight how family interferes with business dynamics, as well as how businesses are present in the home. Also, the way they undertake entrepreneurial activities is delimited by the concrete conditions in which they lived / live.
  • Antecedentes e consequências dos conflitos entre trabalho e família Artigos

    Oliveira, Lucia Barbosa de; Cavazotte, Flávia de Souza Costa Neves; Paciello, Raul Ricardo

    Resumo em Português:

    A interface entre trabalho e família tem atraído a atenção de pesquisadores ao longo das últimas três décadas (Greenhaus, 2008). Transformações no contexto do trabalho e uma maior preocupação com o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional têm contribuído para ampliar o interesse pelo tema. A partir de uma amostra de 296 trabalhadores com nível superior, foram testadas hipóteses formuladas com base no modelo proposto por Anderson, Coffey e Byerly (2002). Em primeiro lugar, avaliaram-se os impactos de políticas organizacionais (flexibilidade de horário e apoio no cuidado com dependentes) e de práticas informais (suporte gerencial e percepção de consequências na carreira) sobre o conflito trabalho-família (CTF) e o conflito família-trabalho (CFT). Também foram testadas hipóteses relativas às consequências desses conflitos, especificamente satisfação no trabalho, intenção de deixar a empresa, estresse e absenteísmo. Os resultados indicaram que o suporte gerencial contribui para reduzir o CTF, enquanto que a percepção de consequências na carreira tende a promovê-lo. Com relação às consequências dos conflitos, foram encontrados impactos significativos sobre a satisfação no trabalho, o estresse e a intenção de deixar a empresa, mas não sobre o absenteísmo.

    Resumo em Inglês:

    The work-family interface has attracted the attention of researchers over the past three decades (Greenhaus, 2008). Changes in the world of work and a growing concern about the balance between personal and professional lives have contributed to increased interest in the topic. Drawing on a sample of 296 workers with higher education, hypotheses were tested based on the model proposed by Anderson, Coffey and Byerly (2002). First, we evaluated the impact organizational policies (schedule flexibility and dependent care benefits) and informal practices (manager support and perceived career consequences) have on the work-to-family conflict (WFC) and family-to-work conflict (FWC). We also tested hypotheses concerning the consequences of these conflicts, specifically job satisfaction, turnover intentions, stress and absenteeism. The results indicated that manager support helps reduce WFC, whereas perceived career consequences tend to promote it. Regarding the consequences of such conflicts, we found significant impacts on job satisfaction, stress and turnover intentions, but not on absenteeism.
  • Hedge e especulação com derivativos cambiais: evidências de operações cotidianas Artigos

    Lopes, João Luiz Guillaumon; Schiozer, Rafael Felipe; Sheng, Hsia Hua

    Resumo em Português:

    Este trabalho investiga a dinâmica no uso de derivativos de moedas por parte de empresas não financeiras brasileiras a partir de um banco de dados único, que contém 29 mil operações de balcão efetivamente contratadas por essas empresas junto a um grande banco internacional, entre 2003 e 2011. Embora pesquisas no Brasil (Novaes & Oliveira, 2005; Rossi, 2011) e nos EUA (Géczy, Milton, & Schrand, 2007) apontem para a existência de uma conduta especulativa nas decisões dos gestores, o efetivo impacto desse tipo de comportamento nas decisões da empresa ainda é pouco conhecido, bem como suas implicações para a gestão financeira de riscos e a governança corporativa. Nossa metodologia compara os retornos de contratos que foram mantidos até o vencimento, com os de contratos cuja liquidação foi antecipada pelas empresas. Os resultados mostram que, no período de 2003 a 2008, houve um forte componente especulativo nas decisões cotidianas de tomada e desmonte de posições com derivativos cambiais das empresas. Já no período de 2009 a 2011, não se identifica tal comportamento especulativo, em linha com os resultados de Coutinho, Sheng e Lora (2012). Os resultados reforçam a evidência de que as grandes perdas com derivativos cambiais em 2008 tenham funcionado como um alerta para gestores, conselheiros, investidores e reguladores, que passaram a monitorar mais atentamente as operações com derivativos.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the dynamics of currency derivatives usage by Brazilian non-financial firms, using a unique database of over-the-counter operations contracted between these companies and a large international bank between 2003 and 2008. Although prior studies using Brazilian (Novaes & Oliveira, 2005; Rossi, 2011) and US (Géczy, Milton, & Schrand, 2007) firms point to the existence of speculative behavior in managers' decisions, the effective impact of this behavior on the companies' operations is still little known, as are its implications for financial risk management and corporate governance. Our methodology compares the returns of derivatives contracts that were settled at their originally contracted maturity, with the return of contracts whose settlement was anticipated by the firm. We find evidence that routine decisions to commit to and unwind derivatives positions were influenced by speculative behavior in the period 2003-2008. However, during the period 2009-2011, we find no evidence of speculation, in line with the results of Coutinho, Sheng and Lora (2012). Our results reinforce the evidence that massive losses caused by currency derivatives in late 2008 worked as a wake-up call for managers, boards, investors and regulators, who started monitoring derivatives operations more closely.
  • Inovação global de subsidiárias estrangeiras localizadas em mercados emergentes Artigos

    Costa, Sidney; Borini, Felipe Mendes; Amatucci, Marcos

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo mostrar que a inovação global em subsidiárias estrangeiras instaladas em mercados emergentes depende dos contextos competitivos nacional e internacional. A dependência é direta no âmbito internacional e indireta no contexto competitivo nacional. Isso porque as subsidiárias precisam se inserir nas redes externas do país hospedeiro para se valer dos benefícios do contexto competitivo nacional. Nesse intuito, o artigo utiliza como objeto de investigação as subsidiárias estrangeiras instaladas no Brasil como representantes das subsidiárias hospedadas em mercados emergentes. Para tanto, faz uso de modelos de equações estruturais. O resultado sugere que as subsidiárias estrangeiras localizadas em mercados emergentes que praticam atividades de inovação global usam estratégias diferenciadas para acessar os recursos do ambiente externo. Para aproveitar os benefícios do contexto competitivo nacional do país hospedeiro, elas precisam se envolver em redes técnicas como meio de superar as adversidades do local e aprender a operar no mercado emergente. Por sua vez, as subsidiárias integradas em cadeias produtivas globais fazem uso direto do contexto competitivo internacional localizado em países desenvolvidos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to show that global innovation in foreign subsidiaries located in emerging markets depends directly on the international competitive context and indirectly on the national competitive context. This requires subsidiaries participate in networks external to the host country to benefit from a domestic competitive context. For this reason, the article uses foreign subsidiaries installed in Brazil as the object of research, as a representative sample of subsidiaries located in emerging markets. Structural equation modeling was applied to a survey conducted with subsidiaries in Brazil to test proposed hypotheses. The results show that foreign subsidiaries that carry out activities of global innovation while located in emerging markets use differentiated strategies to access resources in the external environment. In order to benefit from the host country's national competitive benefits, subsidiaries need to get involved in technical networks as a means of learning to operate in an emerging market and overcome domestic market challenges. Subsidiaries integrated in global supply chains make direct use of the international competitive contexts located in developed countries.
  • The non-economic dimension of changes prompted by cross-border acquisitions: a relational view

    Rezende, Sergio Fernando Loureiro; Ferreira, Jeferson Vinhas; Versiani, Angela França; Guimarães, Liliane Oliveira

    Resumo em Português:

    A partir da visão relacional de F&A proposta pela Abordagem de Redes Industriais, investigamos a dimensão não econômica das mudanças pós-aquisição nos relacionamentos da firma adquirida. Baseado em uma matriz 2 x 2, essa dimensão é ilustrada pelos relacionamentos da adquirida com organizações com fins lucrativos nos quais recursos não econômicos são transacionados (denominados Sociais) ou com organizações sem fins lucrativos nos quais a adquirida transaciona recursos econômicos (denominados Parcerias) ou não econômicos (denominados Comunidades). Nós construímos um estudo de caso qualitativo a partir da aquisição da firma brasileira Grupo Paraíso pela multinacional suíça Holcim enfocando dez relacionamentos da firma adquirida. Os resultados indicam que esses relacionamentos mudaram em termos de profissionalização, grau de dependência e número de atores. O aumento da profissionalização é observado em todos os relacionamentos. Essa mudança (tipo e direção) foi considerada a mais importante mudança pós-aquisição. O grau de dependência e o número de atores aconteceram em segmentos específicos da rede da adquirida, representados pelos relacionamentos Comunidades e Sociais respectivamente.

    Resumo em Inglês:

    Building on the relational view of M&A suggested by the Industrial Network Approach, we looked at the non-economic dimension of post-acquisition changes in the relationships of the acquired firm. Based on a 2x2 matrix, this is illustrated by the relationships between the acquired firm with for-profit organizations through which non-economic resources are transacted (called Social) or with non-profit organizations with which it transacts either economic (called Partnership) or non-economic resources (called Community). We built a qualitative case study from the acquisition of the Brazilian firm Paraíso Group by the Swiss multinational Holcim, and focused on ten relationships of the acquired firm. We found that these relationships changed in terms of professionalism, degree of dependence and number of actors. An increase in professionalism is observed in all the relationships. This type and direction of change was considered the most important post-acquisition change. The degree of dependence and number of actors changes happened in specific segments of the acquired firm's network, represented by the Community and Social relationships, respectively.
  • Cognição e sustentabilidade: estudo de casos múltiplos no índice de sustentabilidade empresarial da BM&FBovespa Artigos

    Nobre, Farley Simon; Ribeiro, Rhubens Ewald Moura

    Resumo em Português:

    A busca da sustentabilidade nas organizações demanda de seus participantes uma complexidade cognitiva mais elevada devido às suas dimensões sistêmicas e aos seus múltiplos critérios associados à economia, à sociedade e ao meio ambiente. Este artigo estuda a relação entre Grau de Complexidade Cognitiva (GCC) e Sustentabilidade em Organizações (SEO) de empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA). Como metodologia de pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, conduzida por meio de estudo de casos múltiplos. Utilizou-se pesquisa documental para levantar relatórios de sustentabilidade e questionários do ISE que foram submetidos à análise de conteúdo. A amostra intencional foi constituída por seis empresas que disponibilizaram por completo seus relatórios de sustentabilidade e questionários do ISE. As avaliações de GCC e SEO das empresas foram realizadas respectivamente sob as óticas do modelo de Criação de Valor Sustentável (CVS) e das dimensões, critérios e indicadores do ISE. Resultados de análises permitiram verificar similaridades e diferenças entre os casos estudados e confirmaram a existência de uma relação com tendência positiva entre GCC e SEO.

    Resumo em Inglês:

    The search for organizational sustainability in organizations demands a higher cognitive complexity from their participants due to their systemic dimensions and various aspects associated with the economy, society and environment. This paper studies the relationship between Degree of Cognitive Complexity (DCC) and Sustainability in Organizations (SIO) of companies that participate in the Corporate Sustainability Index (CSI) of Bolsa de Valores of São Paulo (BM & FBOVESPA - the Brazilian Stock Exchange). Its research methodology was based on a qualitative approach and multiple case studies. Document research was used to find sustainability reports and CSI questionnaires were implemented and then subjected to content analysis. An intentional sample was composed of six companies that made their full sustainability reports and CSI questionnaires available. The companies' DCC and SIO were respectively evaluated from the perspectives of Sustainable Value Creation (SVC) and Corporate Sustainability Index (CSI). Comparative analyses showed similarities and differences among the cases and a tendency for a positive relationship between DCC and SIO.
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