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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 17, Número: 2, Publicado: 2013
  • Editorial Editorial

    Kimura, Herbert
  • O efeito da marca na negligência da omissão: uma pesquisa experimental Artigos

    Lopes, Evandro Luiz; Silva, Dirceu da; Hernandez, José Mauro da Costa

    Resumo em Português:

    A negligência da omissão é caracterizada pela falta de sensibilidade a informações ausentes ou desconhecidas. Esse fenômeno é bastante recorrente, haja vista não ser raro um consumidor ter que tomar uma decisão amparada por um julgamento formulado com base em informações incompletas. Pesquisas anteriores indicaram que, frequentemente, as pessoas não conseguem identificar a ausência de informações importantes, fazendo com que fortes convicções sejam formadas com base em evidências pouco consistentes. Com isso, o principal propósito deste trabalho é compreender os efeitos da marca na negligência da omissão. Para tanto, foram realizados três experimentos envolvendo 769 estudantes de administração de empresas. As aplicações empíricas apoiam o entendimento de que indivíduos com baixo nível contextual cognitivo (não experts) são insensíveis à omissão de atributos, além de serem extremamente positivos nas avaliações que efetuam, mesmo quando não há motivo aparente para que isso ocorra. Comparando os achados dos experimentos, pode-se entender que uma marca reconhecida influencia de maneira mais contundente a avaliação dos experts do que a dos não experts. Mesmo que experts ancorem seus julgamentos na avaliação mais estrita dos atributos disponíveis, uma marca reconhecida desempenha forte influência na avaliação geral do objeto.

    Resumo em Inglês:

    Omission negligence is characterized by the lack of sensibility regarding unmentioned or unknown information. This phenomenon is very recurring, since it is not rare that a consumer has to make a decision supported by a judgment formulated from incomplete information. Prior research indicated that people often cannot identify the absence of important information, which results in strong convictions being formed based on little consistent evidence. The main purpose of this work is to comprehend brand effects on omission negligence. Three experiments were conducted, involving 769 undergraduate students of business administration. Empirical experiments support the understanding that individuals with a low contextual cognitive level (non-experts) are insensitive to attribute omission and are also extremely positive when completing evaluations, even when there is no apparent reason for that. Upon comparing the experiments' findings, it is understood that a recognized brand more incisively influences experts' evaluation than non-experts'. Even though experts anchor their judgments in a more strict evaluation of available attributes, a recognized brand has a strong influence on the object's general evaluation.
  • A qualidade do relacionamento com marca e as implicações sobre a lealdade Artigos

    Francisco-Maffezzolli, Eliane Cristine; Semprebom, Elder; Prado, Paulo Henrique Muller; Ribeiro, Clara Márcia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é contribuir para o desenvolvimento da literatura de relacionamento com marcas por meio do teste de mensuração do construto, conhecido por Qualidade do Relacionamento com Marca (BRQ), testando a relação desta variável sobre a lealdade, tida como um dos resultados mais relevantes na estrutura de relacionamento. Um survey com 508 casos, para tanto, foi conduzido. Duas categorias de produto foram avaliadas: tênis esportivo e calça jeans. A análise foi realizada por meio de equações estruturais. Os resultados demonstram a validade do modelo de medida, além de constatar a relação positiva e significativa (β = 0,65 / R2 = 43%) entre o BRQ e a lealdade. Os achados agregam a esta relação uma reflexão sobre a categoria de produto e a diferença de gênero. O grupo feminino e os avaliadores da categoria de produto tênis esportivo indicaram, respectivamente, maior impacto sobre a lealdade e maior poder de explicação da relação testada. Tais resultados implicam em considerar que o êxito das estratégias de relacionamento com marcas pode estar atrelado às variáveis de gênero e categoria de produto, fato que sugere maior atenção dos gestores quanto às estratégias promocionais a serem adotadas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to contribute to the literature on brand relationship through the measurement of the construct known as Brand Relationship Quality (BRQ), and test the relationship this variable has with loyalty, regarded as one of the most relevant results to the relationship structure. A survey was conducted with 508 respondents. Two product categories were evaluated: sports shoes and jeans. The analysis was performed using structural equation modeling. The results demonstrate the validity of the measurement model, and emphasize the positive and significant relationship between BRQ and loyalty. The findings add to this relationship a reflection on product category and gender differences. The female group and evaluators of the sport shoes category showed, respectively, the greatest impact on loyalty and greater explanatory power of this relationship. These results imply that the success of a brand relationship strategy can be linked to the variables of gender and product category, which suggests greater management attention be paid to selecting promotional strategies.
  • Casos de ensino no Brasil: análise bibliométrica e orientações para autores Artigos

    Faria, Marina; Figueiredo, Klebler Fossati

    Resumo em Português:

    A demanda pela utilização de métodos participativos de ensino vem aumentando em cursos de administração. Correspondentemente, cresce o número de professores que utilizam esse método por meio de casos. Como forma de incentivar a disseminação de casos brasileiros, em 2007, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) passou a aceitar casos de ensino em seus congressos. A presente pesquisa tem por objetivo propor diretrizes para acadêmicos brasileiros em administração que desejem produzir casos de ensino, a partir de um panorama da produção dos casos nacionais publicados entre 2007 e 2011. Foi realizada uma análise bibliométrica acerca das publicações nos eventos da ANPAD e nos principais periódicos nacionais. Os resultados apontaram que os maiores problemas ocorrem nas notas de ensino. A maioria dos casos é considerada pelos autores como útil para as áreas de estratégia e de marketing, porém há áreas que contam com poucos casos, como gestão de pessoas, logística e finanças. A análise alertou para a predominância de um perfil de protagonista e para a falta de diversificação das fontes de dados utilizadas para a elaboração dos casos. O artigo traz 16 diretrizes com o propósito de orientar acadêmicos brasileiros que desejem produzir casos de ensino em administração.

    Resumo em Inglês:

    The demand for the use of active teaching methods is increasing in management courses. Correspondently, a growing number of teachers are using the case method. In order to encourage the spread of cases in Brazil, the Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD - Brazilian Academy of Management) began accepting teaching cases in its conferences in 2007. This research aims to propose guidelines for Brazilian scholars who wish to produce teaching cases based upon a panorama of national cases published between 2007 and 2011. We performed a bibliometric analysis of publications in ANPAD sponsored events and major national journals. The most common problems related to teaching notes. The majority of cases are indicated by the authors as useful in the areas of strategy and marketing, but there are areas with few cases, such as people management, logistics and finance. Our analysis drew attention to the predominance of a player profile and lack of diversification in data sources used for case preparation. This article provides 16 guidelines for Brazilian scholars who wish to producing teaching cases in management.
  • O pós-estruturalismo e os estudos críticos de gestão: da busca pela emancipação à constituição do sujeito Artigos

    Souza, Eloisio Moulin de; Souza, Susane Petinelli; Silva, Alfredo Rodrigues Leite da

    Resumo em Português:

    Os Estudos Críticos em Gestão (ECG) são formados por bases epistemológicas distintas. Contudo, haveria algum ponto em comum que fosse capaz de dar um status de campo de estudo aos ECG? Alguns autores afirmam que a busca pela emancipação seria uma característica comum às correntes de pensamento que fazem parte dos ECG. Diante desse panorama, este artigo problematiza se a emancipação realmente é uma característica presente no movimento pós-estruturalista, enfocando principalmente as possíveis diferenças entre o pós-estruturalismo e a Teoria Crítica sobre esse tema, bem como analisando quais as possíveis distinções existentes entre autores pós-estruturalistas relacionadas à emancipação e à subjetividade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em estudos que discutem as principais características dos Estudos Críticos em Gestão. Conforme será descrito, o pós-estruturalismo deixa claro que pretende romper com a dicotomia existente na concepção de sujeito, na qual, em um polo, encontra-se um sujeito completamente autônomo (sujeito individual) e, no outro, um sujeito determinado pelo social (sujeito coletivo), rompendo com a dicotomia agência versus estrutura. Entende-se que emancipação é um ponto-nodal entre os Estudos Críticos em Gestão e não somente uma característica comum. Nesse sentido, o que existem são emancipações no plural, pois há diferenças conceituais entre e dentro das abordagens dos Estudos Críticos em Gestão que têm implicações diretas nos conceitos de universalidade, subjetividade e emancipação, bem como em suas formas de ação política.

    Resumo em Inglês:

    Critical Management Studies have distinct epistemological bases. However, is there something in common that could the study field status? Some authors suggest that the quest for emancipation is be a common feature in currents of thought that are part of the Critical Management Studies. Thus, this article questions whether emancipation is really a characteristic feature of the poststructuralist movement, focusing mainly on the possible differences between post-structuralism and Critical Theory as regards this topic, as well as analyzing possible distinctions between poststructuralist authors related to subjectivity and emancipation. Therefore, we performed a bibliographical research of studies that discuss the main characteristics of Critical Management Studies. Post-structuralism clearly attempts to break with the subject's agency vs. structure dichotomy; where a completely autonomous subject (individual subject) is at one pole, and another socially determined subject determined (collective subject) is at the other. Emancipation seems to be not merely a common feature in Critical Studies, but also a nodal point. In this sense, emancipations only exist in the plural, because there are conceptual differences between and within the approaches to Critical Management Studies which have direct implications on the concepts of universality, subjectivity and emancipation, as well as on their forms of political action.
  • Sobrequalificação no trabalho e sua influência sobre atitudes e comportamentos Artigos

    Maciel, Cristiano Oliveira; Camargo, Camila

    Resumo em Português:

    O interesse pela noção de competência tem contribuído para que o conceito de sobrequalificação no trabalho permaneça à margem da corrente principal no campo dos estudos organizacionais. Para explorar essa lacuna, delineou-se o seguinte objetivo de pesquisa: verificar a influência da sobrequalificação percebida no trabalho sobre satisfação, intenção de saída e cooperação do indivíduo na organização. Após desenvolvimento das hipóteses, foram investigados, por meio de um survey, 331 trabalhadores de oito organizações. As hipóteses foram testadas por meio de um Modelo de Equações Estruturais. Os resultados apontam que, das duas dimensões da Sobrequalificação, Incongruência (habilidades além do necessário para a função) e Contracrescimento (restrições para desenvolvimento e uso das habilidades), é o fator Contracrescimento que influencia mais significativamente a Satisfação, a Intenção de Saída e o Comportamento Cooperativo. Contrariamente a uma das hipóteses, verificou-se que a dimensão Incongruência influencia positivamente na cooperação do indivíduo com a organização.

    Resumo em Inglês:

    In the organizational studies field, interest in the notion of competence has contributed to keeping the concept of overqualification at work outside of the mainstream. The research objective of this investigation intends to fill this gap: to verify the influence an individual's Perceived Overqualification at work has on Satisfaction, Intention to leave an organization, and Cooperation within an organization. After developing hypotheses, 331 workers from 8 organizations were investigated via survey and the hypotheses were tested using Structural Equation Model. The results point out that, between the two Overqualification dimensions - Mismatch (having more skills than necessary for a function) and No Growth (restrictions to the development and use of skills), it is the No Growth factor that more significantly influences Satisfaction, Intention to leave an organization and Cooperative behavior. We further verified that the Mismatch dimension positively influences an individual's cooperation within an organization.
  • Efeitos da internacionalização sobre o desempenho de multinacionais de economias em desenvolvimento Artigos

    Andrade, Alisson Maxwell Ferreira de; Galina, Simone Vasconcelos Ribeiro

    Resumo em Português:

    A relação entre o grau de internacionalização e o desempenho das empresas multinacionais (EMNs) tem sido amplamente estudada na literatura de negócios internacionais. Entretanto, a maior parte dos estudos é realizada com empresas dos países desenvolvidos. De modo a contribuir com o desenvolvimento da teoria de internacionalização-desempenho, este artigo mostra uma análise dessa relação no universo das EMNs de economias em desenvolvimento. O principal objetivo do trabalho é avaliar se a estratégia de expansão internacional dessas EMNs está sendo traduzida em forma de eficiência e eficácia na gestão do negócio da empresa. A amostra do estudo corresponde a 33 das 100 empresas multinacionais (EMNs) mais internacionalizadas de economias em desenvolvimento, sendo que as informações levantadas referem-se a um período de 6 anos (2004-2009). Os dados foram obtidos junto a duas fontes: (a) United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD); e (b) Thomson Reuters Datastream. Após análises de regressão múltipla, método dos mínimos quadrados, bem como análise de dados em painel, verificou-se uma relação linear-negativa entre o grau de internacionalização e o desempenho das EMNs de economias em desenvolvimento, indicando que quanto maior o grau de internacionalização, menor tende a ser o desempenho dessas empresas.

    Resumo em Inglês:

    The relationship between the degree of internationalization and performance of multinational corporations (MNCs) has been widely studied in international business literature. However, most studies have been performed with companies from developed countries. In order to contribute to the development of the theory of internationalization-performance, this study examines this relationship in the universe of MNCs from developing economies. The main objective of this study is to analyze if these MNCs' international expansion strategies are being translated in an efficient and effective way in terms of managing company business. Our sample includes 33 of the 100 most highly internationalized multinational companies (MNCs) from developing economies, and the information was collected over a 6 year period (2004-2009). Data were obtained from two sources: (a) the United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD); and (b) Thomson Reuters Datastream. Multiple regression analysis, Ordinary Least Squares (OLS) method, and panel data analysis found a negative-linear relationship between the degree of internationalization and developing economy MNC performance, indicating that the higher the degree of internationalization, the lower MNC performance tends to be.
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