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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 16, Número: 5, Publicado: 2012
  • Documento sem título Editorial

    Kimura, Herbert
  • Antecedentes da adoção da computação em nuvem: efeitos da infraestrutura, investimento e porte Artigos

    Sanchez, Otavio Prospero; Cappellozza, Alexandre

    Resumo em Português:

    A computação em nuvem, uma forma peculiar de armazenamento e disponibilização de informações, tem despertado muito interesse pelo seu potencial de alterar significativamente os investimentos em infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI). Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que surge o benefício para as organizações da possibilidade de executarem computação em nuvem, os decisores deparam-se com o dilema advindo da possibilidade de que concorrentes tenham acesso a recursos anteriormente escassos ou diferenciais, fontes de vantagem competitiva. A questão que emerge é saber se a computação em nuvem aumenta a complexidade da decisão de investimentos ou, em oposição, simplifica essa análise, ao permitir que recursos sejam liberados para investimentos em outras competências requeridas pelo negócio. Esta pesquisa investiga quais são os antecedentes associados à decisão de efetuar computação em nuvem e avalia os efeitos da infraestrutura de TI existente, do porte e do montante de investimentos nessa decisão. Por meio da análise de dados secundários, apresenta um modelo estrutural acompanhado de explicações sobre as relações encontradas. As contribuições do artigo envolvem a explicação teórica sobre o problema da decisão de investimentos em TI nesse contexto e da decisão por adotar computação em nuvem, adicionalmente, apresenta algumas implicações gerenciais desses achados. Limitações da pesquisa e sugestões para evoluções em estudos futuros são apresentadas.

    Resumo em Inglês:

    Cloud computing, a peculiar form of storage and of making information available, has attracted much interest for its potential to significantly alter required investment in information technology infrastructure. As a paradox, while organizations can benefit from the possibility of implementing cloud computing, decision makers are faced with the dilemma arising from the possibility that competitors will have access to previously scarce or unique resources, essentially sources of competitive advantage. The question that arises is whether cloud computing increases the complexity of investment decisions or, in contrast, simplifies the analysis by allowing resources to be released for investment in other skills required by the business. This research investigates what antecedents are associated with the decision to undertake cloud computing and evaluates the effects existing IT infrastructure and the size and amount of investments have in this decision. Analysis of secondary data was used to develop a structural model, which is accompanied by explanations of the relationships uncovered. This paper's contributions include a theoretical explanation of the quandary related to IT investments within this context and the decision to adopt cloud computing and, additionally, the presentation of some managerial implications of these findings. Research limitations and suggestions for changes in future studies are also presented.
  • Os impactos das reclamações on-line na lealdade dos consumidores: um estudo experimental Artigos

    Almeida, Tatiane Nunes Viana de; Ramos, Anatália Saraiva Martins

    Resumo em Português:

    Em um ambiente em constante mutação e com consumidores mais exigentes e informados, a busca de um relacionamento duradouro, por meio da conquista da lealdade, passou a ser o objetivo de inúmeras empresas. Todavia estudos sugerem que essa lealdade pode ser afetada pelos comentários negativos disponíveis na internet. Assim, o objetivo deste estudo é examinar se as reclamações disponíveis no ambiente on-line impactam a lealdade a uma marca de aparelho celular. O método de pesquisa foi o experimental, considerando os antecedentes da lealdade do modelo NCSB Ampliado. A abordagem foi quantitativa e foram utilizados métodos da estatística descritiva, análise fatorial, regressão linear múltipla e teste não paramétrico de Wilcoxon para análise dos dados. Todas as cinco hipóteses propostas foram confirmadas, e os resultados comprovaram que as reclamações on-line podem impactar negativamente a percepção dos consumidores acerca da lealdade, assim como de seus antecedentes. Essas constatações representam um alerta para as empresas atentarem mais ao conteúdo disponível na internet, principalmente em relação às reclamações.

    Resumo em Inglês:

    In a constant changing environment characterized by highly informed consumers, the search for long-term relationships through customer loyalty is the goal of many companies. However, studies suggest this loyalty may be affected by negative comments available on the internet. Thus, the aim of this study is to examine if the complaints available in the online environment impact loyalty to a cell phone brand. The research method was experimental, considering the antecedents of loyalty found in the revised NCSB model (Norwegian Customer Satisfaction Barometer). The approach was quantitative, using methods including descriptive statistics, factor analysis, multiple linear regression and non-parametric Wilcoxon test to analyze the data. All five propositions were confirmed. The results showed that complaints available the web may negatively impact consumer perception as it concerns loyalty, as well as its antecedents. These substantiations represent a warning, so that companies can be more attentive to content available on the internet, especially any related to complaints.
  • A etnometodologia enquanto caminho teórico-metodológico para investigação da aprendizagem nas organizações Artigos

    Bispo, Marcelo de Souza; Godoy, Arilda Schmidt

    Resumo em Português:

    Pensar as organizações enquanto campos simbólicos nos quais as pessoas convivem em constante interação mediada pela linguagem e, assim, constroem significado e sentido para suas atividades cotidianas, faz delas um espaço de aprendizagem e geração de conhecimento, envolvendo negociação e troca contínuas. As demandas sobre as organizações por inovação e mudança em razão do ambiente competitivo em que vivem sugerem novas formas de pensar o que é aprender e conhecer, que parece ir além do que está disponível nos meios formais de aprendizagem em que o conhecimento tácito e a aprendizagem coletiva resultando das interações sociais cotidianas ganham espaço. A partir dessa perspectiva, este ensaio tem como objetivo apresentar e analisar a possibilidade de investigação dos processos de aprendizagem nas organizações a partir do conceito de prática e à luz da etnometodologia, examinando como se articulam tais ideias e em que medida elas trazem novas maneiras de ver e compreender esse fenômeno. Sob as lentes da etnometodologia garfinkeliana, o texto traz um olhar diferenciado para a compreensão da aprendizagem organizacional a partir do conceito de prática (Gherardi, 2006). Como principais reflexões, o ensaio destaca que enxergar a aprendizagem organizacional sob os pressupostos da etnometodologia implica, necessariamente, pensar esse fenômeno a partir das práticas cotidianas das organizações e traz também a discussão sobre a demanda por uma melhor sistematização da etnometodologia como possibilidade de investigação empírica para as pesquisas em Administração.

    Resumo em Inglês:

    Thinking of organizations as symbolic fields where people live in constant interaction mediated by language, thus constructing meaning and sense for their daily activities, makes them a space for learning and knowledge generation that involves negotiation and continuous exchange. The demands on organizations for innovation and change because of the competitive environment in which they live suggest new ways of thinking about what learning and knowledge are. This goes beyond what is available through formal ways of learning, to include the tacit knowledge and collective learning results of everyday social interactions. From this perspective, this paper aims to present and analyze the possibility of investigation into organizational learning from the concept of practice and in the light of ethnomethodology by examining how they articulate these ideas and to what extent they bring new ways of seeing and understanding this phenomenon. Under the lens of garfinkelian ethnomethodology, the article brings a different view to understanding organizational learning based on the concept of practice (Gherardi, 2006). The main reflections of this essay point out that organizational learning under the assumptions of ethnomethodology implies the need to think about this phenomenon through the daily practices of organizations and also discusses the demand for better systematization of ethnomethodology as a possibility for empirical research in management studies.
  • Gestão de competências nas relações de trabalho: o que pensam os sindicalistas? Artigos

    Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da; Sarsur, Amyra Moyzes; Amorim, Wilson Aparecido Costa de

    Resumo em Português:

    O cenário macroeconômico no Brasil tem apontado para melhorias no mercado de trabalho e indicadores de emprego e renda, contexto que deveria favorecer a ação sindical. O que se observa, entretanto, é a manutenção de parâmetros tradicionais nas relações de trabalho. Este artigo objetiva analisar, sob a distinta ótica dos sindicatos, em que medida a implantação dos sistemas de gestão de competências tem sido objeto de ação sindical, tendo em vista sua adoção por boa parte das grandes organizações, e o fato de esta ser considerada uma ferramenta moderna de gestão empresarial e de pessoas. A abordagem metodológica privilegiou o enfoque qualitativo, utilizando pesquisa documental e de campo. As etapas de pesquisa constaram de: (a) levantamento bibliográfico; (b) consulta a bases de dados relacionais; (c) realização de painel de especialistas; e (d) grupo de foco. Os resultados apontam que a gestão de competências é um termo ausente nas negociações coletivas e desconhecido pelos sindicatos, reduzindo-se a ações de identificação e combate ao assédio moral e a metas abusivas, pauta central de reivindicações. Na mesma medida, o Estado não assume seu papel como agente indutor da melhoria das competências, e as organizações mantêm sua ação imperativa sobre os trabalhadores.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian macroeconomic environment has pointed to improvements in labor market, employment and income indicators, a context which should help union activity. However, traditional standards in labor relations have been maintained, especially in terms of pressures on workers to improve eligibility requirements and be accountable for results, without unions pressuring the government and organizations back. This article aims to analyze, under the distinct perspective of unions (collective representation of workers), to what extent the implementation of competence-based management systems has become a union issue, since they are considered a modern business management tool and have been adopted by many of the largest organizations. Methodology was based on a qualitative approach, using documentary and field research. Investigation steps consisted of: (a) literature review; (b) analysis of relational database; (c) expert panel; and (d) focus group. The results indicate that competence-based management is an unknown term in collective bargaining by unions, reducing their ability to identify and counter demanding and abusive goals, which is their main purpose. As such, the government doesn't assume its role of promoting skill development and organizations maintain their control over workers.
  • Cargos de livre nomeação: reflexões com base no empreendedor público em um estado-membro do Brasil Artigos

    Valadares, Josiel Lopes; Emmendoerfer, Magnus Luiz

    Resumo em Português:

    Este artigo visa, de forma reflexiva, a identificar as evidências de modernização da administração pública que um Estado-membro do Brasil obteve com o provimento de cargos de confiança como o cargo de empreendedor público. Em termos metodológicos, segue-se uma abordagem qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de dados primários e secundários. Para a realização da análise foi adotada a técnica de análise de conteúdo. Como contribuições, observa-se que o processo de pré-qualificação do empreendedor público trouxe um avanço para a administração pública no que tange à nomeação de cargos comissionados. No entanto, através da revisão da literatura e dos dados analisados, observou-se também que os cargos de livre nomeação no Brasil podem servir de moeda de troca na busca de apoio político por parte dos governos, quando não se constituem em mera apropriação clientelista de postos de trabalho, cujo acesso dá-se sem concurso público.

    Resumo em Inglês:

    In a reflective way, the objective of this paper is to identify evidence of the modernization of public administration that a Brazilian state has achieved in terms of filling positions by appointment, such as for public entrepreneurs, rather than by using civil servant exams,. The research used a qualitative approach, treating primary and secondary data to content analysis. Contributions of the research include the observation that prequalification processes for public entrepreneurs are an advancement in public administration in terms of filling appointed positions. However, based upon the literature review and data, appointing such positions in Brazil can be a way for governments to gain political support, at least when they don't consist of mere appropriation of government jobs for the purpose of bypassing civil exams, which are usually mandatory in Brazil.
  • Bem-estar no trabalho: relações com estilos de liderança e suporte para ascensão, promoção e salários Artigos

    Sant'anna, Liliane Lima; Paschoal, Tatiane; Gosendo, Eliana Elisabete Moreira

    Resumo em Português:

    O bem-estar tem sido apontado como fenômeno essencial para o funcionamento adequado e competitivo da organização. Este estudo testou a relação do suporte organizacional para ascensão, promoção e salários, e os estilos gerenciais com o bem-estar no trabalho. Essa variável contemplou o afeto positivo, o afeto negativo e a realização pessoal do trabalhador. O estudo foi conduzido em duas organizações privadas. Um total de 157 trabalhadores respondeu a um questionário composto pela Escala de Avaliação do Estilo Gerencial (Melo, 2004), pela Escala de Suporte Organizacional Percebido (Tamayo, Pinheiro, Tróccoli, & Paz, 2000) e pela Escala de Bem-Estar no Trabalho (Paschoal & Tamayo, 2008), todas validadas no Brasil. Os dados foram analisados por meio de correlações bivariadas e pela regressão múltipla padrão. Os resultados indicaram que tanto os estilos gerenciais quanto o suporte para ascensão, promoção e salários apresentam associações significativas com o bem-estar no trabalho. O suporte, por sua vez, apresentou as associações mais fortes com os fatores de bemestar, e foi seu principal preditor. Assim, quanto mais positiva é a percepção de suporte, maiores são o afeto positivo e a realização do trabalhador, e menor é o afeto negativo. Ações e práticas da organização parecem ser mais importantes para o bem-estar laboral do que comportamentos específicos de gestores.

    Resumo em Inglês:

    Well-being has been pointed out as an essential phenomenon for the adequate and competitive performance of organizations. This current study tested the relationships managerial styles and organizational support for ascension, promotion, and salaries have with work well-being. This variable includes the positive effects, the negative effects and personal fulfillment at work. The study was conducted in two private organizations. A total of 157 workers answered a survey composed by using the Evaluation Scale of Managerial Styles (Melo, 2004), Organizational Support Scale (Tamayo, Pinheiro, Tróccoli, & Paz, 2000) and Work Well-being Scale (Paschoal & Tamayo, 2008), all of which have been validated in Brazil. The data was analyzed by means of bivariate correlation and standard multiple regression. The results indicate that managerial styles as well as support for ascension, promotion and salary have significant association with work well-being. The variable support presented stronger associations with well-being factors and it was also the most important predictor. The more positive the perception of support is, the greater the positive affect and worker fulfillment is and the lesser the negative affect is. Organizational actions and practices seem to be of utmost importance for work well-being, rather than specific behavior of managers.
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