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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 16, Número: 3, Publicado: 2012
  • Editorial Editorial

  • O jogo de empresas no processo de aprendizagem em administração: o discurso coletivo de alunos Artigos

    Motta, Gustavo da Silva; Melo, Daniel Reis Armond de; Paixão, Roberto Brazileiro

    Resumo em Português:

    Este trabalho visa a analisar qual a percepção dos alunos a respeito do significado dos jogos de empresas no processo de aprendizagem em Administração. Os jogos têm-se destacado tanto por sua ampla utilização no ambiente acadêmico quanto no ambiente empresarial, pela possibilidade de vivência simulada de situações empresariais, nas quais é necessária a tomada de decisão. O que se observa, entretanto, é que as pesquisas ainda são muito frágeis na tentativa de comprovar a validade dos jogos como uma prática educacional capaz de agregar conhecimento à formação do administrador, ou seja, de contribuir para uma aprendizagem significativa. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa com 72 alunos dos cursos de graduação em Administração e de especialização em Administração ou áreas correlatas (lato sensu), submetidos à técnica de jogos de empresas. Os dados coletados foram analisados, qualitativa e quantitativamente, de acordo com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), desenvolvida por Lefevre e Lefevre (2003, 2005). Foi possível constatar que a percepção a respeito do jogo de empresas para os alunos está fortemente integrada às contribuições do mesmo para o processo de aprendizagem em administração. Alguns foram os fatores identificados como as principais contribuições: (a) o auxílio no treinamento para o processo decisório, encargo característico do administrador; (b) a vivência simulada das atividades empresariais; (c) o desenvolvimento de habilidades interpessoais para o trabalho em equipe; e (d) a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de administração.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze the perception students have about the meaning of business games in the management learning process. Business games are as useful in the academic environment as they are in the commercial environment, as they offer simulated experience of business situations and associated decision-making. Research that proves the validity of such games as an educational practice able to add knowledge to management training and contribute a meaningful learning experience is still incipient. Thus, this research was undertaken with 72 students from undergraduate and specialization courses in Management and related areas who have taken part in business games. The collected data was analyzed, qualitatively and quantitatively, using the Collective Subject Speech (CSS) method, developed by Lefevre and Lefevre (2003, 2005). What emerged is that the meaning of the business games for the students is related to its contributions to the management learning process. Some factors were identified as the main contributions: (a) the aid in developing decision-making skills, an integral characteristic of management roles; (b) the simulated experience of business activities; (c) the development of interpersonal abilities for teamwork; and (d) the application of knowledge acquired during Management courses.
  • Vantagem competitiva e sua relação com o desempenho: uma abordagem baseada em valor Artigos

    Brito, Renata Peregrino de; Brito, Luiz Artur Ledur

    Resumo em Português:

    Este ensaio teórico discute o conceito de vantagem competitiva identificando os desafios da área de estratégia em obter uma definição precisa, operacionalizável e que relacione o conceito com o desempenho das empresas. Inicia-se pela consolidação e pela análise dos principais trabalhos na área, em que explicitamos as lacunas e a falta de diferenciação entre os construtos de vantagem competitiva e desempenho. O artigo traz uma definição baseada na criação de valor superior, sendo esse delimitado pela diferença entre a disposição a pagar dos clientes e o custo de oportunidade dos fornecedores. Tal definição sugere que o valor criado pode ser divido em três partes: o valor apropriado pela empresa, o excedente dos clientes e o excedente dos fornecedores. Cada uma das partes traz implicações para o desempenho da empresa, sendo que o valor apropriado revela o lucro desta, e o valor não apropriado pode se traduzir em crescimento e em desempenho operacional. No tocante à operacionalização da vantagem competitiva, discutimos aspectos relativos à comparação entre empresas e à temporalidade de observação do evento. Como decorrências desse ensaio, está o estudo da lógica causal entre vantagem competitiva e desempenho, e a constatação de que o estudo da vantagem competitiva por meio de variável única é impreciso e não mede a extensão dos resultados das decisões estratégicas.

    Resumo em Inglês:

    This theoretical paper discusses the concept of competitive advantage by identifying the challenges the field of business strategy faces in obtaining a precise and operational definition that links the concept to firm performance. Starting by the analysis and consolidation of literature in the area, we explicitly display the gaps and lack of differentiation between the constructs of competitive advantage and performance. This paper provides a definition based on the superior creation of value, with value defined as the difference between customers' willingness to pay and suppliers' opportunity cost. This definition suggests that the value created can be divided into three parts: the value appropriated by the firm, the customers' surplus, and the suppliers' surplus. Each part has implications for firm performance: while the appropriated value reveals the profit level, the value not appropriated can be translated into growth and operational performance. Regarding the operationalization of competitive advantage, we discuss aspects related to comparison between firms and the temporal observation of the event. As the main result of this discussion, we explore the causal logic between competitive advantage and performance and conclude that competitive advantage cannot be depicted by the observation of a unique variable, as it is imprecise and does not measure the extent of impacts strategic decisions have.
  • Características de personalidade e qualidade de vida de gestores no Rio Grande do Sul Artigos

    D'Amico, Simoni Missel; Monteiro, Janine Kieling

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento da tecnologia e da globalização ocasionou transformações mundiais nas empresas, exigindo um novo perfil dos líderes organizacionais. Neste contexto, a personalidade tornou-se um fator determinante na obtenção do êxito profissional. A qualidade de vida (QV) é um tema de ampla aplicação em pesquisas. Através de uma pesquisa explicativa, buscou-se investigar que características de personalidade de gestores influenciam na sua qualidade de vida. No estudo da personalidade, foi utilizado o modelo dos Cinco Grandes Fatores. A amostra foi de 100 gestores de 27 empresas gaúchas, sendo 77% homens e 23% mulheres. Aplicou-se a Bateria Fatorial de Personalidade, o Instrumento da Organização Mundial de Saúde de QV - versão breve e um questionário sociodemográfico. Os resultados principais indicaram que há correlação negativa entre QV e o fator Neuroticismo, bem como associações positivas entre QV e o fator Extroversão, assim, indicando que ser mais comunicativo, ativo e gregário e ter menor instabilidade emocional são características associadas à saúde dos gestores. O Neuroticismo ainda demonstrou ser um fator preditivo da QV, apontando que gestores com maior ajustamento e estabilidade emocional têm maior bem-estar. Estes resultados podem auxiliar no planejamento de futuras intervenções visando à promoção da saúde destes indivíduos.

    Resumo em Inglês:

    Technology development and globalization caused worldwide changes in companies, requiring a new profile of organizational leaders. In this context, personality has become a decisive factor in obtaining professional success. Quality of life (QOL) is a broad research topic in management studies. By employing the Big Five Factors model, this explanatory research sought to investigate which personality characteristics of managers influence their quality of life. The sample consisted of 100 managers, with 77% men and 23% women, from 27 companies in Brazil's Rio Grande do Sul state. The study applied a Factorial Personality Test Battery, the brief version of the World Health Organization Quality of Life test (WHOQOL-BREF), and a socio demographic questionnaire. Main results indicated that there is a negative correlation between QOL and Neuroticism and positive associations between QOL and Extroversion, indicating that being more communicative, active, and gregarious and having less emotional instability are characteristics that positively affect managers' health. Furthermore, Neuroticism showed to be a predictor of QOL, demonstrating that better adjusted and more emotionally stable managers have greater wellbeing. These results may help the planning of future interventions aimed at promoting these individuals' health.
  • O processo decisório descrito pelo indivíduo e representado nos sistemas de apoio à decisão Artigos

    Reis, Eliete dos; Löbler, Mauri Leodir

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo verificar se um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) reproduz o processo de decisão humana. Para isso, tomaram-se, como base, os elementos fundamentais do método Processo Analítico Hierárquico (AHP), de Saaty (1991), que permitiu constituir cinco categorias de análise. Assim, por meio de um experimento em laboratório, foi realizada a tarefa de escolha de notebook sob duas maneiras: com e sem auxílio de um SAD, no qual foi utilizado o protocolo verbal think aloud, tendo somente a mente do indivíduo como guia da decisão. A apresentação dos resultados exibiu diferença significativa para quatro das cinco categorias de análise. Por meio dos testes de hipóteses, a única categoria que não teve diferença significativa em ambas as tarefas foi a ordem de escolha dos critérios. Com relação às demais categorias, não foi encontrada comprovação estatística para afirmar que o processo se assemelha ao processo de decisão com o auxílio de um SAD, embora o resultado final da decisão tenha sido o mesmo. Por tal razão, a hipótese deste estudo não pode ser confirmada, não sendo possível afirmar que um SAD reproduz o processo de decisão humana. Com relação ao comportamento do decisor, sobre as opções de busca de informações, pode-se dizer que o processo se assemelha em ambas as tarefas, uma vez que o decisor buscou as informações por critério.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to check if a Decision Support System (DSS) reproduces the process of human decision. For this, we used the fundamental elements of the Saaty's (1991) Analytic Hierarchy Process (AHP), which allows up to five categories of analysis. Accordingly, through a laboratory experiment enacted the task of choosing a notebook in two different ways: with the aid of a DSS; and without the aid of the system, and only the individual's mind to guide the decision while using a think aloud protocol. The results showed significant differences for four of the five categories of analysis. Through hypothesis testing, the only category that had no significant difference in both tasks was the order of choice criteria. Regarding the other categories, statistical evidence did not support the idea that the processes are similar, even if the final decision was the same. For this reason, this study's hypothesis was not confirmed; it is not possible to say that a DSS reproduces the human decision-making process. Regarding the conduct of the decision-maker concerning options for finding information, the process is similar in both tasks, since the decision-maker sought information according to criteria.
  • Analisando frames tecnológicos: um estudo das interpretações sociais da tecnologia da informação no contexto organizacional Artigos

    Mussi, Clarissa Carneiro; Zwicker, Ronaldo

    Resumo em Português:

    Frames tecnológicos (estruturas cognitivas compartilhadas em relação à tecnologia) constituem a temática desta pesquisa. O objetivo foi analisar a natureza e a extensão de diferenças em frames tecnológicos de grupos sociais distintos, assim como compreender as razões para congruências e incongruências. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino superior, e o objeto de estudo tratou-se de um sistema de informação acadêmico internacional, implementado e em uso nessa instituição. Com pressupostos epistemológicos sustentados pela perspectiva interpretativa, metodologicamente o estudo caracterizou-se por uma abordagem qualitativa. Entrevistas em profundidade, observação participante, revisão documental e artefato físico constituíram-se como as fontes de dados empíricos. Adotaram-se os fundamentos do método hermenêutico-dialético para análise e interpretação dos dados coletados. O estudo propiciou identificar que diferentes interpretações sobre o sistema de informação acadêmico são socialmente construídas pelos indivíduos inseridos em grupos sociais e fortemente afetadas pelo que acreditam, conhecem e esperam desse sistema. Características pessoais, contextuais e tecnológicas integram-se criando, reforçando e modificando frames tecnológicos, contribuindo para o delineamento de congruências e incongruências.

    Resumo em Inglês:

    Technological frames (shared cognitive structures that relate to technology) are the main theme of this research. Its general goal is to analyze the nature and extension of the differences that sustain technological frames for different social groups as well as to understand the motivations for congruencies and incongruencies. The research was conducted in a higher education institution with an international academic information system as its object of analysis. The system was already implemented at the time of the research and is in use today. Methodologically, this study is characterized by epistemological suppositions supported by an interpretative perspective and a qualitative approach. In-depth interviews, participant observation, document analysis and physical artifacts were the sources of empirical data. Data analysis and interpretation were backed up by a dialectic-hermeneutic method. The results point to different interpretations of the academic information system. These interpretations are socially constructed by the individuals and become greatly affected by their prior knowledge of the system, their assumptions and expectations towards it. Personal and contextual characteristics as well as technological ones are integrated creating, reinforcing and modifying congruencies and incongruencies in technological frames.
  • O efeito do grau de internacionalização nas competências internacionais e no desempenho financeiro da PME brasileira Artigos

    Floriani, Dinorá Elite; Fleury, Maria Tereza

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é identificar a relação entre o Grau de internacionalização (GRI), o desempenho financeiro e o desenvolvimento de competências internacionais das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras. O aumento do GRI, mediado pelo desenvolvimento das habilidades em lidar com o mercado internacional (Knight & Kim, 2009), assegura competências internacionais que podem distinguir as PMEs com alto GRI das PMEs que operam localmente (Penrose, 1959; Teece, Pisano, & Shuen, 1997). Por meio de uma survey aplicada em 114 empresas de até 200 funcionários (Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior [MDIC], 2010), esta pesquisa testou a hipótese que o aumento do GRI desenvolve competências internacionais e melhora o desempenho financeiro. Devido à utilização de construtos de natureza complexa, a existência de erros e a necessidade de se identificarem múltiplas relações simultaneamente, a modelagem de equações estruturais (SEM) foi utilizada como técnica estatística. Os resultados indicam que, com o aumento do grau de internacionalização, a PME desenvolve competências internacionais e, assim, apresenta um desempenho superior. A relação de mediação do desenvolvimento de novas competências entre o aumento do GRI e o desempenho financeiro organizacional explora uma nova abordagem nos negócios internacionais, principalmente para as PMEs.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work is to identify the relationship between the Degree of Internationalization (DOI) of Small and Medium size Brazilian Companies (SME) and both financial performance and the development of international competencies. The increase in DOI, mediated by the development of abilities to deal with the international market (Knight & Kim, 2009) ensures international competencies that can differentiate SMEs with high DOI from those that operate locally (Penrose, 1959; Teece, Pisano, & Shuen, 1997). By means of a survey applied to 114 companies with up to 200 employees (Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior [MDIC], 2010), this research tested the hypothesis where an increase in DOI involves the development of international competencies and improves financial performance. Due to the complex nature of the constructs used in this study, the presence of errors, and the need to identify multiple relationships simultaneously, we used the structural equation modeling (SEM) statistical technique. The results indicate that with an increase in the degree of internationalization, the SMC develops its international competencies and, therefore, has better performance. The relationship, in the mediation of the development of new competencies, between the increase in DOI and organizational financial performance explores a new approach in international business, particularly for SMCs.
  • Pesquisa científica da área de marketing no Brasil: uma revisão da primeira década do século 21 Documentos E Debates

    Sampaio, Cláudio Hoffmann; Perin, Marcelo Gattermann; Luce, Fernando Bins; Santos, Mirela Jeffman dos; Santini, Fernando de Oliveira; Oliveira, Marta Olivia Rovedder de; Lenz, Geanderson de Souza
  • Réplica 1 - pesquisa científica brasileira em marketing: quo vadis? Documentos E Debates

    Rocha, Angela da; Ferreira, Jorge Brantes
  • Réplica 2 - sabemos a lição, mas ainda não aprendemos: comentários sobre a pesquisa científica da área de marketing, no Brasil Documentos E Debates

    Vieira, Francisco Giovanni David
  • Tréplica - o que nos falta aprender? Documentos E Debates

    Sampaio, Cláudio Hoffmann; Perin, Marcelo Gattermann; Luce, Fernando Bins; Santos, Mirela Jeffman dos; Santini, Fernando de Oliveira; Oliveira, Marta Olivia Rovedder de; Lenz, Geanderson de Souza
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