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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 16, Número: 2, Publicado: 2012
  • Editorial

    Kimura, Herbert
  • Como você fez sua escolha?: o papel do foco motivacional sobre a tendência a inovar Artigos

    Mantovani, Danielle; Korelo, Jose Carlos; Prado, Paulo Henrique Muller

    Resumo em Português:

    As intenções de adotar novos produtos são guiadas pelos sistemas de motivação nos sentidos de promoção de realizações (experiências positivas) e de prevenção de arrependimentos (experiência negativa). Este artigo supre uma lacuna teórica ao propor que tais sistemas motivacionais atuam por meio de um conjunto de objetivos de escolha, que, por sua vez, determinam a tendência do consumidor em inovar na categoria de produtos. A partir de entrevistas exploratórias e de um survey junto a consumidores que haviam adquirido produtos eletrônicos de uso pessoal recentemente, os autores examinam o problema como quatro objetivos de escolha. Destes, dois são de promoção (justificar e confiar na escolha) e dois de prevenção (evitar o arrependimento e avaliar os custos dessa mesma escolha), sendo que todos direcionam as tendências a adotar novos produtos. Conforme o grau de adoção de novas tecnologias, dois grupos de respondentes emergiram das análises. A comparação dos modelos dos grupos sugere que os respondentes com maior tendência a inovar demonstram maior confiança na escolha, maior capacidade de justificar a escolha, e também são mais capazes de evitar se arrepender. Tais resultados sugerem que os objetivos de escolha são antecedentes explicativos do comportamento de escolha e adoção de produtos inovadores.

    Resumo em Inglês:

    Intentions to adopt new products are guided by motivational systems in the sense that they promote accomplishments (positive experiences) and prevent regrets (negative experiences). This article fills a theoretical gap by proposing that motivational systems act through a set of choice-related Goals, which determine consumers' tendencies to innovate in product categories. Based upon exploratory interviews and a survey of consumers that have recently acquired personal electronics, the authors examine how four chosen Goals, two regarding promotion (justification and confidence in choice) and two regarding prevention (avoiding regret and evaluate costs associated with choices), guide the tendency to adopt new products. Two groups of respondents emerged from analyzing the degree to which the consumers adopt new technology. Comparison of the group models suggests that the respondents with the greater innovativeness show greater confidence in their choices, greater capacity for justifying their choices, and also a greater chance of not regretting their choices. These results suggest that choice-related Goals are antecedents that explain choice-related behavior and the adoption of innovative products.
  • Sentidos do trabalho e racionalidades instrumental e substantiva: interfaces entre a administração e a psicologia Artigos

    Andrade, Sílvia Patricia Cavalheiro de; Tolfo, Suzana da Rosa; Dellagnelo, Eloise Helena Livramento

    Resumo em Português:

    Os debates sobre racionalidade e seus conceitos são clássicos em administração. Em contrapartida, os estudos sobre os significados e os sentidos atribuídos ao trabalho, na psicologia, são da década de 1970. Ao estudar os sentidos do trabalho, os autores não têm se remetido à questão das racionalidades instrumental e substantiva, mas priorizado a identificação daquilo que caracteriza um trabalho com sentido. Neste ensaio teórico, tem-se como pressuposto que os sentidos atribuídos ao trabalho estão relacionados aos tipos de racionalidades presentes na sociedade e nas organizações de trabalho. Pretende-se, assim, identificar aproximações entre os traços que caracterizam os sentidos atribuídos ao trabalho e as racionalidades instrumental e substantiva. Apresentam-se elementos que caracterizam os sentidos do trabalho com base em referências da psicologia, enfocando as pesquisas de Morin (1996, 2001), bem como estudos que caracterizam os traços constitutivos das racionalidades em questão, tradicionalmente estudados na administração, com ênfase em Serva (1993, 1996, 1997a, 1997b). Essa tentativa de articulação possibilitou também o desenvolvimento da concepção de sentidos do trabalho do tipo instrumental e do trabalho do tipo substantivo; destacando-se que há uma imbricação entre ambos os tipos de sentidos nas organizações.

    Resumo em Inglês:

    The debates about rationality and its concepts are classical in management studies. Nevertheless, research on the meanings attributed to work, from psychology, are from the 1970s. When studying the meanings of work, authors have not referred to the issue of instrumental and substantive rationality, but have prioritized the identification of that which characterizes work with meaning/sense. In this theoretical essay, the presumption is that the meanings attributed to work are related to the types of rationality present in society and work organizations. As such, the aim is to identify approximations between the features that characterize the meanings attributed to work and instrumental and substantive rationality. Elements that describe the meanings of work are presented, based on psychological references and focusing on research by Morin (1996, 2001); as well as studies that characterize the constitutive features of instrumental and substantive rationality, traditionally studied in management, with emphasis on Serva (1993, 1996, 1997a, 1997b). This possible articulation allowed for the development of work meaning/sense conception of the instrumental type and work meaning/sense of the substantive type; highlighting that there is an overlap between both types of senses in organizations.
  • Relações de gênero e subjetividade na mineração: um estudo a partir da fenomenologia social Artigos

    Macedo, Fernanda Maria Felicio; Boava, Diego Luiz Teixeira; Cappelle, Monica Carvalho Alves; Oliveira, Maria de Lourdes Souza

    Resumo em Português:

    As mulheres vêm ganhando espaço na esfera pública, no que tange ao mercado de trabalho e às representações sociais. Neste cenário, pode-se destacar o setor de extração mineral, que vem aceitando mulheres em toda a sua extensão funcional. Diante disso, pretende-se analisar como se processam as relações de gênero no contexto organizacional de uma empresa de extração mineral. Como referencial, são utilizadas as discussões que pautam o estudo das relações de gênero e subjetividade no universo do trabalho. Já a metodologia de pesquisa se fundamenta na fenomenologia social idealizada por Alfred Schütz. Conclui-se que a mulher na mineração vem conseguindo conquistas, entretanto tais conquistas se devem à sua masculinização, sem existência de respeito e valorização das diferenças. A legitimação do trabalho feminino somente ocorre quando este está adequado aos padrões de desempenho masculino. Dessa forma, o presente estudo se faz relevante em sua contribuição para as pesquisas científicas sobre gênero, ao estudar as relações entre homens e mulheres em um ambiente com características tão singulares quanto o da mineração. No mais, no trabalho apresenta-se como diferencial o emprego da fenomenologia social na pesquisa sobre gênero, podendo servir de aporte para investigações vindouras.

    Resumo em Inglês:

    Women are gaining space in the public sphere, in relation to the labor market and social representations. In this context, the mineral extraction sector stands out, as it has been accepting women in all its functional extensions. Given this, we intend to analyze the process of gender relations in the organizational context of a mining company. Discussions that guide the study of gender relations and subjectivity in work are used as reference. Research methodology is based on social phenomenology as conceived by Alfred Schütz. We conclude that women have managed gains in the mining industry, but these achievements are due to masculinization, as in fact there is no respect and appreciation for their differences. The legitimacy of women's work occurs only according to existing standards of male performance. Thus, this work is relevant in its contribution to scientific research on gender, and to study the relationships between men and women in an environment with such unique characteristics as the mining industry. In addition, the work features a unique use of phenomenology in social research on gender and might serve as a reference for future investigations.
  • Eficiência relativa da política nacional de procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade Artigos

    Pedroso, Marcel de Moraes; Calmon, Paulo Carlos Du Pin; Bandeira, Ludmila Ferreira; Lucena, Rogéria Aparecida Valter de

    Resumo em Português:

    O trabalho avalia a eficiência relativa das Unidades Federativas na gestão da Política Nacional de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de Média Complexidade por meio da utilização de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis [DEA]), para o ano de 2006. A modelagem DEA foi desenvolvida para determinar a eficiência de unidades tomadoras de decisão (Decision Making Units [DMUs]), em situações nas quais não seja relevante ou não se deseje considerar somente o aspecto financeiro. Foram selecionados dados e indicadores relativos às despesas totais de política, leitos cirúrgicos, médicos cirurgiões (inputs), população (uncontrolled input) e produção hospitalar de cirurgias eletivas (como output). O artigo apresenta os valores observados e esperados para as variáveis propostas, e sugere o nível de esforço necessário para que a UF se desloque para a fronteira de eficiência relativa. A utilização da metodologia ilustra as potencialidades da Análise Envoltória de Dados como técnica alternativa aos modelos econométricos para avaliação de políticas públicas, contratualização de metas e priorização de ações corretivas, na medida em que identifica, por variável de interesse, as folgas ou níveis de esforços necessários para o alcance de patamares mais eficientes de gestão.

    Resumo em Inglês:

    This paper evaluates the relative efficiency of Brazilian states (and the federal district of Brasilia) in the management of a National Policy for Elective, Medium-Complexity Surgical Procedures by using a Data Envelopment Analysis - DEA, for the year 2006. The DEA model was developed to determine the efficiency of Decision Making Units - DMUs, when it is neither relevant nor desirable to consider only financial aspects. Data and indicators used were related to the total costs of the National Policy: surgical beds, surgeons (inputs), population (uncontrolled input) and elective surgery hospital production (as an output). This article presents values that were both observed and expected for the proposed variables and suggests the level of effort required so that each state may move towards relative efficiency. The use of this methodology illustrates the potential DEA has as an alternative technique to econometric models for evaluating public policies, the setting of goals, and the prioritization of corrective actions when variables show that there are gaps or further effort required to attain more efficient management standards.
  • Bem-estar no trabalho: um estudo sobre suas relações com clima social, coping e variáveis demográficas Artigos

    Rocha Sobrinho, Fábio; Porto, Juliana Barreiros

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo identificar o impacto de variáveis demográficas, do clima social e coping no bem-estar no trabalho. Para abordar bem-estar foi utilizado modelo que unifica as correntes eudaimônicas e hedonistas, e foram utilizadas as escalas de bem-estar no trabalho, compostas pelos fatores: realização no trabalho, afetos positivos e negativos; clima social. Esta, por sua vez, composta pelos aspectos: inovação e desempenho, reconhecimento e autonomia, adaptada para o contexto organizacional, validada no estudo e coping, composta pelos fatores: esquiva, manejo e controle. Participaram da pesquisa 2.438 funcionários de uma organização confessional do ramo de educação, que corresponde a 58% da população. As análises de correlação e regressão demonstraram que os fatores de clima impactam no bem-estar, dentre esses, autonomia apresentou correlação positiva e de moderada a alta com bem-estar, e os fatores inovação, desempenho e reconhecimento apresentaram correlações mais fortes. Nos fatores de coping, esquiva teve resultado fraco na correlação, porém, manejo e controle tiveram resultado significativo. Concluiu-se que o clima social e as estratégias de enfrentamento do estresse impactam no bem-estar no trabalho. Apesar das contribuições, foram limitações a coleta ter sido realizada pela própria organização, e o estudo se restringir a uma organização apenas.

    Resumo em Inglês:

    The current study has as its main goal to identify the influence demographic variables, social climate and coping have on work well-being. Towards this end, we used scales of work well-being composed by three factors: self-fulfillment, negative and positive affects, and social climate, all adapted to the organizational context and composed by the factors of innovation, performance, recognition, autonomy, and coping as composed by control, escape and management. A sample of 2,483 employees from a Religious educational organization took part in this research, which corresponds to 58% of the organization's population. As observed, age and education levels positively influence the variation of work well-being. Correlation and regression analysis show that all social climate factors influence work well-being; in particular, autonomy presented a moderate to high positive correlation, and recognition with work well-being and the factors innovation and performance showed the strongest correlations. Factors of coping-appraisal focus and emotion focus had stronger impact on the results. The conclusion is that social climate and mastering coping have meaningful roles for predicting work well-being. Limitations of this paper are the fact that data were collected by the organization and the study was done in only one organization.
  • McMoral, iPolítica, cidadania Wireless: reflexões para o ensino e a pesquisa em RSE no Brasil Artigos

    Kreitlon, Maria Priscilla

    Resumo em Português:

    Este ensaio é proposto como reflexão eminentemente teórica e possui três objetivos principais. Primeiramente, discutir a produção de discursos sobre responsabilidade social empresarial (RSE), sob uma perspectiva crítica, entendendo tais discursos como campo de embate político, onde, em nome de uma causa aparentemente convergente, atores e poderes antagônicos se enfrentam e lutam por projetos bastante diferentes, quando não opostos. Em seguida, analisar o estado atual do ensino e da pesquisa sobre RSE no Brasil, tanto em termos das principais abordagens adotadas, como das referências e métodos que aí predominam, de modo a verificar quão questionadoras ou reprodutoras do statu quo são essas práticas. Por fim, no intuito de ilustrar o tipo de enfoque sistêmico, que se revela geralmente ausente desse campo de estudos, são abordadas três características estruturais e estruturantes das sociedades capitalistas avançadas: a tendência à hiper-racionalização, que tudo rotiniza e desumaniza; a proliferação de microcomunidades relativamente fechadas de comunicação e ação; e a exacerbação do individualismo e do desenraizamento social. Argumenta-se que estes fenômenos contemporâneos, assim como outros tantos, da mesma natureza, inevitavelmente influenciam qualquer possibilidade concreta ou eventual resultado, no que diz respeito à chamada responsabilidade social empresarial.

    Resumo em Inglês:

    This essay is intended primarily as a theoretical reflection on corporate social responsibility (CSR) and has three main objectives. Firstly, to discuss the production of CSR discourses from a critical perspective, seeing these discourses as a locus of political struggle where, under the name of an apparently common cause, conflicting forces and actors may actually fight for very different or even opposing goals. Secondly, to analyze the current state of CSR education and research in Brazil by identifying the main approaches adopted by practitioners in the field, as well as their most common references and methods, in order to verify how challenging or validating of the status quo these practices are. Finally, in order to illustrate the kind of systemic approach that appears to be generally absent from CSR teaching and research, the essay discusses three structural and structuring characteristics of advanced capitalist societies: their strong tendency towards hyper-rationalization, which routinizes and dehumanizes everything; the proliferation of relatively closed micro-communities of communication and action; and the intensification of individualism and social rootlessness. It is argued that these contemporary phenomena - alongside many similar ones - inevitably end up having a strong influence on the concrete possibilities or eventual outcomes regarding any so-called corporate social responsibility.
  • Valor e vantagem competitiva: buscando definições, relações e repercussões Artigos

    Ito, Nobuiuki Costa; Hayashi Junior, Paulo; Gimenez, Fernando Antonio Prado; Fensterseifer, Jaime Evaldo

    Resumo em Português:

    O tópico central que motiva o presente trabalho é o papel que o valor desempenha nas teorias de estratégia e que, apesar de ser considerado nas principais correntes de pensamento do campo, ainda apresenta indefinição. O objetivo é explorar as principais definições de valor e suas implicações para o desenvolvimento teórico no campo da Administração Estratégica, mais especificamente, para as investigações sobre vantagem competitiva sustentável. Ao trabalhar com conceitos de valor, como valor de uso, valor de troca, criação de valor, valor capturado, valor percebido e uso do valor, pode-se demonstrar que a formação e a sustentação de vantagem competitiva estão além do olhar predominantemente econômico. Elas necessitam ser complementadas por dimensões que atinjam o consumidor, alterando seu estado de espírito, seus desejos e suas emoções. A vantagem competitiva, nesse novo contexto, pode ser entendida como uma governança de um sistema de firmas que se alinham para a criação e a entrega de um valor de uso, e que se relaciona mutuamente para dividir o valor. Em um movimento recursivo, as informações e valores seguem a montante e a jusante da cadeia de firmas, formando um fenômeno complexo em que o processo de formação da estratégia é determinado por uma heurística própria de cada estrategista.

    Resumo em Inglês:

    Value represents a central issue in Strategy theory and yet remains a vague and unclear concept. To shed light on this question, this paper explores the main definitions of value and their implications for the theoretical development of the field of Strategic Management, particularly concerning sustainable competitive advantages. By using different concepts related to value, such as use value, value creation, exchange value, perception of use value and use of the value, it is argued that for an enhanced understanding of the process of creating and sustaining competitive advantages it is necessary to go beyond the traditional economic paradigm and explicitly include the consumer behavior perspective. Competitive advantage, in this enlarged context, may be seen as the result of a coordinated system of firms that align for value creation and delivery and mutually interact for the sharing of the captured value. In a recursive movement, information and values flow both upstream and downstream in the supply chain formed by interacting firms, generating a complex strategy creation phenomenon determined by the specific heuristics of each strategist.
  • Executive MBA programs: what do students perceive as value for their practices?

    Vazquez, Ana Claudia Souza; Ruas, Roberto Lima

    Resumo em Português:

    O propósito do estudo foi investigar a percepção de alunos de MBA acerca do processo de aprendizagem gerencial. Foi realizado um trabalho de natureza exploratória e qualitativa com 160 alunos de 6 programas de MBA no Brasil, no período de 2004 a 2008. Os dados foram coletados através de questionário aplicado em atividades de grupo, o qual foi construído com objetivo de conduzir os participantes a identificarem conteúdos e experiências de aprendizagem associados ao desenvolvimento de capacidades e competências. Foi discutida a indicação de uma miríade de tecnologias pedagógicas para educadores sem que fossem considerados os conhecimentos valorizados como importantes pelos alunos. Três aspectos foram identificados como os mais relevantes na experiência de aprendizagem dos alunos de MBA: (a) abertura para explorar novos modos de interpretar o mundo; (b) desenvolvimento de capacidades específicas; e (c) desenvolvimento de competência relacional. A principal contribuição deste artigo é elucidar o engajamento ativo dos alunos nas oportunidades de aprendizagem criadas pelos educadores de MBA e os resultados alcançados no desenvolvimento de capacidades e competências. Com base nas evidências, argumenta-se que o planejamento pedagógico elaborado por educadores deve considerar os alunos de MBA como protagonistas do processo de aprendizagem gerencial.

    Resumo em Inglês:

    This paper explores MBA students' perceptions about their learning process and the outcomes of development of capabilities and competences. A qualitative exploratory study was conducted between 2004 and 2008 with 160 students enrolled in 6 different MBA programs in Brazil. The data were collected at group activities using a questionnaire to lead the participants to identify the contents and experiences from their MBA's that were associated with the development of capabilities and competences relevant to practice. Examining the current literature and its indications of a myriad of pedagogical approaches, we discuss the MBA educators' pedagogical planning for developing capacities and competences without considering which knowledge is valued as relevant by students. Our results identified three aspects as the most relevant in MBA students' learning experiences: (a) openness to exploit new ways of interpreting the world; (b) development of specific capabilities; and (c) development of relational competence. The main contribution of our study is to highlight the students' active engagement in the learning opportunities created by MBA educators and their outcomes. Based on the evidence, we argue that the pedagogical planning developed by educators should consider MBA students as the protagonist of their management education process.
  • Tudo por causa da Flavinha: o caso do Dog Tour da Nathuna Viagens e Turismo Casos De Ensino Em Administração

    Peinado, Jurandir; Menegassi, Cláudia Herrero Martins; Fernandes, Bruno Henrique Rocha

    Resumo em Português:

    O caso trata da iniciativa inovadora de uma amante de animais que, após vivenciar inúmeras situações de constrangimento por não ser aceita em hotéis e locais públicos com sua cachorrinha, resolve montar uma agência de turismo que oferece um serviço diferenciado: o Dog Tour - um turismo em que as pessoas podem levar seus cachorros, já com itinerários apropriado e hotéis que aceitam a permanência dos pets nos quartos com seus donos. O caso apresenta toda a trajetória da empresária para abrir o negócio, suas estratégias de divulgação sem custo, e a diversificação de produtos que lançou a partir da mesma temática. Tem os seguintes objetivos educacionais: (a) analisar o processo de criação de um negócio com base em necessidades pessoais; (b) analisar as estratégias de divulgação utilizadas pela empresária; (c) Propiciar uma análise do caso baseada nos modelos mentais da empresária.

    Resumo em Inglês:

    The case concerns the groundbreaking initiative of an animal lover who, after experiencing numerous embarrassing situations when not being accepted in hotels and public places in the company of a pet, decided to set up a travel agency that would offer a different service: the Dog Tour - tourism on which people can take their dogs, with its own itineraries and hotels that allow pets to stay in a room with their owners. The case presents the whole trajectory of the entrepreneur from the opening of the business to its dissemination strategies without cost and the diversification of products with the same theme. The case has the following educational objectives: 1. to analyze the process of creating a business based on personal needs; 2. to analyze the strategies revealed by the businesswoman; and 3. to provide an analysis of the case based on the mental models of the entrepreneur.
  • Brandsense: segredos sensoriais por trás das coisas que compramos Resenhas Bibliográficas

    Roling, Liciane
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