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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 16, Número: 1, Publicado: 2012
  • Editorial

  • Decisões de investimento em ativos de longo prazo nas empresas brasileiras: Qual a aderência ao modelo teórico? Artigos

    Frezatti, Fábio; Bido, Diógenes de Souza; Cruz, Ana Paula Capuano da; Barroso, Marcelo Francini Girão; Machado, Maria José de Camargo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi verificar como as organizações brasileiras de grande porte tratam investimentos de longo prazo. O constructo teórico levou em conta tanto a literatura de estratégia quanto a de finanças, a partir das quais foram propostas hipóteses envolvendo a utilização de métodos e mecanismos para avaliação de investimentos. Por meio de um questionário eletrônico, desenvolveu-se um levantamento junto a 82 empresas, e, com o emprego da técnica de modelagem de equações estruturais, constatou-se aderência parcial ao modelo teórico. Dentre os achados, verificou-se que os mecanismos de análise de investimentos estão associados positivamente à preocupação com a análise do risco percebido. Em adição, constatou-se que projetos aprovados no planejamento estratégico apresentam acompanhamento relativamente mais estruturado e que a maior necessidade de definição de financiamento e custo de oportunidade está associada positivamente à inclusão do projeto no planejamento estratégico.

    Resumo em Inglês:

    This study sought to determine how large Brazilian organizations treat long-term investments. The theoretical construct took into account literature from the fields of strategy and finance, both of which offer hypotheses that use methods and mechanisms in order to evaluate investments. Using an online questionnaire, a survey including 82 companies was developed. Utilizing structural equation modeling, partial adherence to the theoretical model was found. It was found that the mechanisms of investment analysis are positively associated with concern about the perceived risk analysis. In addition, it was discovered that projects approved through strategic planning have relatively more structured monitoring; and also that a greater need for defining funding and opportunity costs is positively associated with a project’s inclusion in strategic planning.
  • Building social capital for internationalization

    Rodrigues, Suzana Braga; Child, John

    Resumo em Português:

    Capital social pode ser definido como relacionamentos sociais que conferem benefícios atuais ou potenciais. Trata-se, portanto, de um tipo particular de recurso. As pesquisas recentes chamam atenção para a maneira como conexões e relacionamentos (networking), tanto domésticos quanto internacionais, podem ser crucialmente importantes para pequenas e médias empresas (PMEs) que buscam exportar ou Investir no exterior. Contudo pouco ainda se sabe sobre como as empresas iniciam, desenvolvem e mantêm o capital social. O presente artigo tem por base o estudo de 32 PMEs britânicas que exportam ou, tentam exportar, para o Brasil e de agências institucionais britânicas, cujo papel consiste em facilitar a condução de negócios entre as PMEs britânicas e brasileiras. O estudo abordou tanto as funções do capital social para as PMEs quanto o processo por meio do qual isso foi desenvolvido. A pesquisa apresentada neste trabalho confirma o valor do capital social no empreendedorismo internacional. O capital social pode facilitar a obtenção de informação e interpretação das oportunidades de mercado, além de outras vantagens. A pesquisa também confirma a importância vital da confiança interpessoal na sustentação do capital social entre pequenas empresas.

    Resumo em Inglês:

    Social capital may be defined as social relationships that confer actual or potential benefits. It can therefore be understood as a particular type of resource. Recent research has drawn attention to how connections and relationships (networking) both at home and abroad can be crucially important for small and medium-sized enterprises (SMEs) seeking to export or invest abroad. However, relatively little is known about how SMEs initiate, develop and maintain network relationships. This paper reports a study of 32 British SMEs exporting, or attempting to export, to Brazil and of domestic institutional agencies whose role was to facilitate business conducted between British and Brazilian SMEs. The study explored both the functions of social capital for the SMEs and the process whereby it was developed. Its findings confirm the value of social capital in international entrepreneurship. It can provide information, interpretation, market opportunities, and some degree of protection against the risks associated with foreignness, newness and smallness. The study also confirms the vital importance of personal trust in sustaining social capital between small firms.
  • Evolução de conhecimentos no relacionamento comprador-fornecedor Artigos

    Rezende, Sérgio Fernando Loureiro; Lima, Walmir Marques de Andrade; Versiani, Ângela França

    Resumo em Português:

    A partir de uma perspectiva dinâmica, este trabalho tem como objetivo avaliar como o relacionamento comprador-fornecedor influencia a evolução de conhecimentos tecnológicos, de mercado e logística, de processo e relacional, dominados por ambos os atores. Para tanto, foi feito um estudo de caso de natureza qualitativa e perspectiva longitudinal de um relacionamento entre duas firmas industriais. Embasado por dados coletados a partir de múltiplas fontes de dados, chegou-se ao resultado de que a transferência e/ou desenvolvimento de conhecimentos no relacionamento comprador-fornecedor depende do tipo de conhecimento. Identificou-se ainda a existência de padrões ecológicos de evolução de conhecimentos, em que a alteração das dimensões variedade e profundidade de um tipo de conhecimento é atrelada a outro tipo de conhecimento, como, por exemplo, tecnológico/mercado e logística/processo.

    Resumo em Inglês:

    From a dynamic standpoint, this article aims to analyze how the buyer-supplier relationship influences the evolution of the technological, market, logistics, process and relational knowledge held by both actors. For this purpose, a qualitative case study of a relationship between two industrial firms was conducted using a longitudinal perspective. Based on data collected from a variety of sources, the results of the research point out that the transfer and/or development of knowledge in the buyer-supplier relationship under study is contingent on the type of knowledge. Furthermore, an ecological pattern of evolution of knowledge was identified in which the alteration of the dimensions of variety and depth of a type of knowledge is linked to another type of knowledge, e.g., technological/market and logistic/process.
  • Intervenientes na transferência de tecnologia universidade-empresa: o caso PUCRS Artigos

    Closs, Lisiane; Ferreira, Gabriela; Sampaio, Cláudio; Perin, Marcelo

    Resumo em Português:

    Poucos estudos abordam a transferência de tecnologia universidade-empresa (TTUE) em países em desenvolvimento (Póvoa & Rapini, 2010), sobretudo, no Brasil, em universidades privadas (Closs & Ferreira, 2010). Este trabalho, nesse sentido, busca identificar e analisar intervenientes em processos envolvendo patentes acadêmicas, investigando pesquisadores e a gestora do Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT), no estudo do caso da PUCRS. Muitos dos intervenientes assemelharam-se aos identificados por outros estudos nacionais e internacionais. Entre os motivadores que se destacaram estão os desafios científicos e a competição para produzir patentes. O ambiente de inovação foi favorecido por políticas institucionais e o acesso à informação, estruturas de laboratórios, equipes qualificadas e grupos de pesquisa multidisciplinares viabilizaram a geração de inventos. A existência do parque tecnológico na universidade facilitou a disseminação do conhecimento tácito entre a universidade e empresas. A dificuldade para conciliar pesquisa, patenteamento e docência requer atenção, pois os pesquisadores foram essenciais para o sucesso na comercialização de tecnologias acadêmicas. Sugere-se, desse modo, a criação de políticas que possibilitem mais tempo aos pesquisadores para a atuarem na Transferência de Tecnologia Universidade-Empresa (TTUE) e o desenvolvimento de suas habilidades relacionais e comerciais.

    Resumo em Inglês:

    Few studies have addressed the university-industry technology transfer (UITT) process in developing countries (Póvoa & Rapini, 2010); especially, in Brazilian private universities (Closs & Ferreira, 2010). This paper seeks to identify and analyze elements in processes involving academic patents through a case study investigating researchers and the TTO manager of PUCRS. Many results were similar to those identified by other national and international studies. Among the drivers that stand out are scientific challenges and competition to produce patents. An innovative environment was favored by institutional policies. Access to information structures, laboratories, skilled staff and multidisciplinary research groups favored invention. The existence of the technology park in the university also facilitated the dissemination of tacit knowledge between universities and companies. Reconciling research, teaching, and patenting with each other is an issue that requires special attention, because researchers were essential to successful commercialization of academic technology. We suggest the creation of policies which allow researchers more time for UITT and developing their interpersonal and commercial skills.
  • Identificando os condicionantes socialmente construídos (Enacted) das práticas estratégicas em ambientes altamente institucionalizados Artigos

    Maciel, Cristiano de Oliveira; Weymer, Alex Sandro Quadros; Augusto, Paulo Otávio Mussi

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi examinar a relação entre práticas estratégicas e propriedades construídas (enacted) dentro do contexto dos dirigentes das congregações de uma Igreja de confissão evangélica de Curitiba, um ambiente altamente institucionalizado. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade para construção de um corpus textual, estudado via análise de conteúdo, com auxílio do software ATLAS.ti. Os achados empíricos revelaram existir equifinalidade das práticas estratégicas à medida que diferentes ações são empregadas para reforçar as mesmas propriedades de um contexto coletivamente decretado. Essas práticas mostraram-se centradas principalmente em ações de (a) comunicação e de (b) relacionamento com os fiéis. Conclui-se que essas práticas estratégicas sustentam e são sustentadas recursivamente pelo relacionamento de três principais metapropriedades socialmente construídas (enacted): (a) Pressões Contextuais; (b) Bíblia; e, (c) Central da Igreja.

    Resumo em Inglês:

    This article’s objective was to investigate the relationship between strategic practices and context properties enacted by directors of a Protestant Church in Curitiba. Churches are considered highly institutionalized environments. Data collection was conducted through in-depth interviews to compose a body of text, which was then analyzed by content analysis using the software ATLAS.ti. The empirical findings show that there is equifinality of strategic practices, because different actions are employed to reinforce the same properties of a collectively enacted context. These practices were centered mainly in: (a) communication and (b) relationships with congregants. It can be concluded that these strategic practices support and are recursively sustained by the relationships among three main socially constructed (enacted) properties: (a) Contextual pressures; (b) the Bible, and (c) Denominational Offices.
  • Representações sociais sobre as relações de parentesco: estudo de caso em um grupo empresarial familiar Artigos

    Lescura, Carolina; Brito, Mozar José de; Borges, Alex Fernando; Cappelle, Mônica Carvalho Alves

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho consiste em compreender as representações sociais acerca das relações de parentesco em grupo constituído por doze organizações familiares do ramo farmacêutico, situadas em uma cidade do Estado de Minas Gerais. Recorreu-se à abordagem teórico-metodológica das representações sociais, para resgatar as representações produzidas pelos diferentes atores sobre a influência das relações de parentesco no cotidiano do grupo familiar. As análises evidenciaram a ocorrência de duas grandes representações: parentesco como integração social e mecanismo de manutenção da ordem organizacional vigente e parentesco como fonte de conflito. Conclui-se que o grupo familiar estudado compartilha, no mesmo espaço, de práticas contraditórias e objetivos diversos, ora atendendo às necessidades empresariais, ora sendo dominado pelos desejos individuais e/ou familiares. Portanto, torna-se complexa a tarefa de ditar fórmulas e modelos analíticos para compreender esses objetos, como o grupo empresarial familiar, pois, em seu cotidiano, suas ações são permeadas de aspectos objetivos e subjetivos, concomitantemente, em dinâmica constante de interação de família com a organização.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to comprehend social representations of kinship relations in a group consisting of twelve family firms from the pharmaceutical industry, located in the State of Minas Gerais, Brazil. In addition, the theory of social representations was employed as the methodological approach, in order to uncover representations produced by different actors about the influence of kinship relations on the family group. The results revealed the occurrence of two major representations: kinship as social integration and a mechanism for the maintenance of the established organizational order, and kinship as a source of conflict. We concluded that the family businesses all shared aspects of contradictory practices and diverse objectives; at times focusing on business objectives and needs, while at other times being dominated by personal and/or family desires. As such, it is difficult to develop formulas and analytical models to understand study objects such as the family business group. This is because its actions are characterized by simultaneous subjective and objective aspects, in a constant dynamic of interaction between family and business.
  • Orientação para aprendizagem, orientação para mercado e desempenho organizacional: evidências empíricas Artigos

    Abbade, Eduardo Botti; Zanini, Roselaine Ruviaro; Souza, Adriano Mendonça

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo identificar de que forma a Orientação para Aprendizagem (OPA) e a Orientação para Mercado (OPM) influenciam o desempenho das empresas da região central do Rio Grande do Sul. O método empregado foi uma pesquisa de levantamento com 123 empresas da região central do RS. O instrumento de coleta de dados foi elaborado utilizando a escala de OPA (Sinkula, Baker, & Noordewier, 1997), a escala MARKOR (Kohli, Jaworski, & Kumar, 1993) e itens de avaliação do desempenho organizacional, propostos por Narver e Slater (1990) e Baker e Sinkula (1999). Os resultados sugerem que a OPM exerce influência positiva e significativa no desempenho organizacional das empresas pesquisadas. Foi constatado também que a OPM influencia significativamente o Desempenho Organizacional, quando intermediada pela OPA; assim como a OPA exerce influência significativa no desempenho das organizações, quando intermediada pela OPM.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to identify how learning orientation (LO) and market orientation (MO) influence the performance of enterprises in the central region of the state of Rio Grande do Sul (RS), Brazil. The method used involved a survey of 123 companies in central RS. The instrument for data collection was developed using the LO scale (Sinkula, Baker, & Noordewier, 1997), the MARKOR scale (Kohli, Jaworski, & Kumar, 1993) and items for evaluation of organizational performance proposed by Narver and Slater (1990) and Baker and Sinkula (1999). The results suggest that MO has a significant positive influence on the organizational performance of the companies surveyed. It was also noted that the MO significantly influences organizational performance when mediated by the LO, just as the LO has a significant influence on organizational performance when mediated by MO.
  • A influência dos valores organizacionais no desempenho de agências bancárias Artigos

    Melo, Wagner Fabiano de; Domenico, Silvia Marcia Russi de

    Resumo em Português:

    Este artigo objetivou verificar a influência dos valores organizacionais de agências bancárias no desempenho destas unidades. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição bancária pública. O Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO) foi adaptado para a mensuração dos valores organizacionais das agências. O desempenho de cada agência foi medido de forma objetiva, pelo percentual de metas integralmente realizadas no ano de 2009. A amostra é do tipo não probabilística e composta por 271 agências, cujos dados acerca dos valores organizacionais foram proporcionados por 720 respondentes. A análise dos dados revelou que os valores organizacionais das agências se estruturam em quatro fatores: respeito aos stakeholders, diversão para os empregados, atuação competente e prestígio. Prestígio está positivamente correlacionado com o desempenho e o respeito aos stakeholders e a diversão para os empregados estão inversamente correlacionados com a variável dependente. A análise de regressão múltipla resultou em um modelo que explica 9,5% da variância no desempenho e composto por dois fatores como variáveis preditoras que influenciam positivamente o desempenho: prestígio e atuação competente. Os resultados mostraram que os valores organizacionais são uma das variáveis que podem impactar no desempenho de agências bancárias.

    Resumo em Inglês:

    This paper aimed to investigate the influence organizational values at bank branches have on bank branch performance. The research was undertaken at branches of a Brazilian publicly held bank. The questionnaire called Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO, or Inventory of Organizational Values Profiles) was adapted to measure the organizational values of bank branches. Bank branch performance was measured objectively, using the percentage of goals accomplished during the year 2009. The sample is non-probabilistic and is formed by 271 bank branches and the data about the organizational values of bank branches was provided by 720 respondents. Data analysis revealed that the organizational values of bank branches are organized into four factors: respect for stakeholders, employee entertainment, competent performance, and prestige. Prestige is positively correlated with bank branch performance, and respect for stakeholders and employee entertainment are negatively correlated with the dependent variable. The multiple regression analysis yielded an equation that accounts for 9.5% of the variance in performance and contains two factors as independent variables which positively influence bank branch performance: prestige and competent performance. The results showed that organizational values are one of the variables that can impact bank branch performance.
  • Sandálias Kenner Casos De Ensino Em Administração

    Borelli, Fernanda Chagas; Hemais, Marcus Wilcox; Dias, Pedro Ivo Rogedo Costa

    Resumo em Português:

    Este caso descreve a trajetória da Kenner, uma empresa tradicionalmente com foco em produto que vê seu público mudar drasticamente: de jovens de classes alta e média alta para consumidores de classes mais baixas. Por conta do excessivo cuidado com a qualidade do produto, parte da empresa não aceitava bem este novo consumidor, acreditando que seu público natural deveria ser o de alto poder aquisitivo. A partir de uma reestruturação, em meados de 2007, é criada uma área de marketing, que traz para a empresa a preocupação de conhecer um pouco mais sobre seus consumidores e suas preferências. Em meados de 2009, a imagem da marca parece ainda estar nas mãos de seu público, que a associava a bandidos, armas, drogas e violência. Era preciso retomar as rédeas, definindo seu posicionamento. Mas, antes, era necessário decidir-se quanto ao mercado-alvo. O caso instiga o leitor a analisar a situação da empresa e apresentar e avaliar alternativas de curso; com isso, permite debater conceitos de segmentação, escolha do mercado-alvo e posicionamento, bem como decisões sobre o composto de marketing.

    Resumo em Inglês:

    This case describes the story of Kenner, a company that traditionally focused only on its product and is now realizing that its target market has changed drastically: from young higher-income consumers they are now lower-income consumers. Because of the excessive care with product quality, part of the company did not accept this new consumer, believing that the original consumer of the product should be their target market. As part of the restructuring of the company, in 2007 a marketing department was created, concerned with getting to know its consumers and their preferences better. In 2009, the year the case is set, the image of the company still appeared to be defined by its consumers, being associated with criminals, guns, drugs and violence. It was necessary to take control of the situation and decide on the market positioning the company would adopt. But before this, it was necessary to decide what the company’s target market would be. The case invites the reader to analyze the company’s situation and present and evaluate different alternatives in order to debate concepts of market segmentation, target market decisions and market positioning, as well as decisions related to the marketing mix.
  • Resenhas Bibliográficas

    Laruccia, Mauro M.
  • Marketing: em busca do óbvio Resenhas Bibliográficas

    Cantagallo, Maria Virginia
  • Casos de ensino: cooperativismo e associativismo Notas Bibliográficas

    Emmendoerfer, Magnus Luiz
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