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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 15, Número: 4, Publicado: 2011
  • Editorial

    Quintella, Rogério H.
  • Extensão de marcas corporativas de serviços: o efeito da similaridade percebida da extensão e da qualidade percebida da marca Artigos

    Hernandez, José Mauro da Costa; Menck, Tassia de Moraes; Lopez, Diego Martins G.; Mocellin, Luiz Fernando T.

    Resumo em Português:

    O principal objetivo deste estudo é avaliar o efeito da qualidade percebida da marca-mãe e da similaridade percebida sobre as avaliações de extensões de marcas corporativas de serviços. Adicionalmente, também se deseja verificar se a elaboração das características da extensão contribuem para a sua avaliação. As hipóteses foram testadas por meio de três experimentos que envolveram no total 1.131 respondentes. No Estudo 1 foram utilizadas marcas fictícias como estímulo e verificou-se que a qualidade da marca-mãe teve efeito mais importante que a similaridade percebida sobre as avaliações de uma extensão de marca de serviços. No Estudo 2, utilizando como estímulos marcas reais, os mesmos resultados do Estudo 1 foram obtidos. No Estudo 3 verificou-se que a elaboração das características da extensão contribuiu positivamente apenas para uma das extensões propostas para a marca-mãe de alta qualidade, mas não teve nenhum efeito para as extensões propostas para a marca-mãe de baixa qualidade. Tomados em conjunto, os resultados sugerem que a qualidade percebida da marca-mãe tem papel fundamental na avaliação de extensões de marcas corporativas de serviços. O estudo contribui ainda com diversas hipóteses para estudos futuros e implicações gerenciais para gerentes de marcas corporativas de serviços.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this study is to assess the effect of parent brand perceived quality and perceived similarity on the evaluation of corporate service brand extensions. It is also the intention of this study to verify whether providing information cues about the characteristics of the extension contributes to the brand extension evaluation. The hypotheses were tested by means of three experiments involving 1,131 subjects. The results of Study 1, conducted with fictitious brands as stimuli, demonstrated that the perceived quality of the parent brand played a more significant role than perceived similarity on the evaluations of brand extensions. In Study 2, where real brands were used as stimuli, the results were the same as in Study 1. Study 3 found that providing information cues about the characteristics of the extensions had a positive effect for one of the extensions of the high quality parent brand but not for the two proposed extensions of the low quality parent brand. Taken as a whole, the results suggest that the perceived quality of the parent-brand plays a fundamental role in the evaluation of corporate service brand extensions. The study also contributes several hypotheses for future studies and managerial implications for managers of corporate service brands.
  • O conceito desempenho em estudos organizacionais e estratégia: um modelo de análise multidimensional Artigos

    Matitz, Queila Regina Souza; Bulgacov, Sergio

    Resumo em Português:

    O presente trabalho propõe um Modelo Multidimensional de Análise do Conceito Desempenho Organizacional, desenvolvido com base em modelos anteriores e utilizado para a realização de análise de conteúdo comparativa, categorial, transnacional, longitudinal, descritivo-quantitativa e inferencial-qualitativa de pesquisas empíricas brasileiras e estrangeiras das áreas de estudos de organizações e de estratégia, publicadas entre 2005 e 2007. Conclui-se que o novo modelo ajustou-se à análise de pesquisas empíricas, além de ampliar modelos anteriores em termos de exaustividade e exclusividade das categorias de análise. Em particular, o novo modelo constitui um avanço ao incluir categorias de análise relacionadas aos padrões de atribuição e de interação causal. A análise comparativa das pesquisas brasileiras e estrangeiras revelou o seguinte: (a) preferência pelo uso de indicadores unidimensionais de desempenho, das áreas econômico-financeiro-mercadológica e a partir de perspectiva teórica racional; (b) preferência pelo uso de dados objetivos secundários do nível de análise organizacional e perspectiva temporal estática não-cumulativa comparativa retrospectiva; e (c) preferência por desenhos de pesquisa que pressupõem relações multilineares diretas e horizontais, em que o desempenho funciona como variável dependente.

    Resumo em Inglês:

    A Multi-dimensional Analytical Model of Organizational Performance Concept, developed on the basis of previous models, was used to accomplish a comparative, categorical, cross-national, longitudinal, descriptive-quantitative and inferential-qualitative content-analysis of Brazilian and Foreign empirical studies from Organizational Studies and Strategy areas, published from 2005 to 2007. It was concluded that this new model applies to empirical research analysis, being distinguished from previous models in terms of greater exaustivity and exclusivity of its categories of analysis. Particularly, the new model constitutes an advance because it includes categories of analysis related to attribution patterns and causal interaction. Comparative analysis of Brazilian and foreign researches revealed (a) preference for unidimensional performance indicators from economic-financial-marketing areas and from a rational theoretical perspective; (b) preference for secondary and objective data, from organizational level of analysis and not-cumulative comparative retrospective static temporal perspective; and (c) preference for research designs that estimate direct and horizontal multilinear relations between the variables, in which performance is used as a dependent variable.
  • A relação entre confiança e custos de transação em relacionamentos interorganizacionais Artigos

    de Andrade, Carlos Henrique Mascarenhas; Rezende, Sérgio Fernando Loureiro; Salvato, Márcio Antônio; Bernardes, Patrícia

    Resumo em Português:

    Partindo do pressuposto de que a confiança é um mecanismo relacional de governança que pode interferir nos custos associados à formação, desenvolvimento e manutenção de relacionamentos interorganizacionais, busca-se, neste trabalho, testar a relação entre confiança e custos de transação nesses relacionamentos. A partir da literatura de confiança e de custos de transação, foram formuladas quatro novas hipóteses, que sugerem uma relação negativa entre confiança e custos de informação, de negociação, de implementação e de monitoramento em relacionamentos interorganizacionais. Utilizando análise de regressão múltipla, tais hipóteses foram testadas em um estudo de caso de natureza quantitativa, em que o comprador é representado por uma montadora de automóveis e os fornecedores por uma amostra dos seus principais fornecedores. Os resultados sugerem que a confiança está relacionada negativamente com os custos de negociação e de monitoramento. Não foram encontradas, por sua vez, relações estatísticas significativas entre confiança e custos de informação e de implementação. Acredita-se que tais resultados representam uma compreensão mais refinada da relação entre confiança e custos de transação em relacionamentos interorganizacionais à medida que sugerem que os quatro tipos de custos de transação não são perfeitamente correlacionados.

    Resumo em Inglês:

    Based on the assumption that trust is a mechanism of relational governance, which can influence the costs associated with the formation, development and maintenance of interorganizational relationships, in this article one aims to test the relation between trust and transaction costs in these relationships. Based on the literature on trust and on transaction costs, one puts forward four new hypotheses, which suggest a negative relation between trust and costs of information, of negotiation, of implementation and of monitoring in interorganizational relationships. These hypotheses were tested using multiple regression analysis in a quantitative case study where the buyer is illustrated by an automaker and its suppliers are represented by a sample of the major ones. The results suggest that there are significant, yet negative relations between trust and costs of negotiation and of monitoring. The relations between trust and costs of information and of implementation, in turn, are not statistically significant. We believe that these results represent a more-fined grained understanding of the relation between trust and transaction costs in interorganizational relationships to the degree that it is suggested that the four types of transaction costs are not perfectly correlated.
  • Gênero, imersão e empreendedorismo: sexo frágil, laços fortes? Artigos

    Vale, Gláucia Maria Vasconcellos; Serafim, Ana Carolina Ferreira; Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa

    Resumo em Português:

    Homens e mulheres estiveram, historicamente, imersos em redes sociais distintas. Quanto tal fato poderia estar repercutindo, ainda hoje, na situação das mulheres, enquanto empreendedoras? Apesar de sua importância, a literatura sobre empreendedorismo feminino, imersão e redes sociais é relativamente recente. O presente trabalho, de cunho teórico-empírico, avança nesse campo, ao analisar, no contexto de uma metodologia quantitativa, o processo de criação de empresas de mulheres, comparando-o com o dos homens. Conclui-se que existem diferenciações tanto na natureza da imersão como na maneira como as mulheres utilizam as redes na construção de seus empreendimentos. As mulheres recorrem, relativamente mais, a laços que lhe são mais próximos, para informações e suporte. O artigo apresenta quatro tipos de contribuições. No plano teórico oferece alguns elementos para a reflexão sobre a universalidade versus as peculiaridades do comportamento empreendedor e avança na compreensão e operacionalização do conceito de imersão. No plano metodológico, além do caráter inédito da pesquisa quantitativa e comparativa, também introduz, como inovação, um conjunto de indicadores sobre imersão. No plano prático, ao desvendar aspectos pouco conhecidos da dinâmica empreendedora feminina, gera subsídios para a concepção de políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    Men and women have been historically embedded in differentiated social networks. The female trajectory has been conditioned by the presence of strong ties. Such circumstances may have led to peculiar repercussions on women's roles as entrepreneurs. Despite their relevance, studies piecing together gender, entrepreneurship, embeddedness and social networks are relatively new. This paper, drawing on both theoretical insights and quantitative empirical research, attempts to shed light on the phenomenon of female entrepreneurship as it stands against male entrepreneurship. The results suggest that both women and men are embedded in different social networks, and that each of them use their ties in a different way, in so far as their businesses creation goes. Women are relatively more prone to using closer ties to gather information and support. This article offers four contributions. First, at the theoretical level, some new insights offered on the universality versus peculiarities of entrepreneurial behavior. Contributions are also offered, on methodological grounds, including the use of some indicators of embeddedness to analyze and compare the two entrepreneurial groups. At the practical level, by revealing some little-known aspects of the feminine entrepreneurial dynamic, it provides ideas for the formulation of public policy.
  • Gestão de Recursos Humanos: uma metanálise de seus efeitos sobre desempenho organizacional Artigos

    de Oliveira, Agostinha Mafalda Barra; de Oliveira, Alexandre José

    Resumo em Português:

    O campo de estudo da Gestão Estratégica de Recursos Humanos e, mais especificamente, da relação entre práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) e desempenho organizacional, apresenta controvérsias que ainda precisam ser resolvidas. Isto significa que permanece a necessidade de revisar a literatura dos estudos neste campo, para encontrar algum sentido no vasto número de conclusões propostas. Por esse motivo, a fim de atualizar e acatar sugestões e examinar moderadores, ainda não analisados em outras revisões, a proposta para o presente estudo é realizar uma metanálise dos resultados de 194 registros de estudos empíricos e originais, realizados e/ou publicados entre os anos de 1985 a 2007, mantendo a metanálise por uma ou mais práticas de GRH e por um ou mais indicadores de desempenho organizacional. Para a realização desta metanálise escolhemos o método de metanálise psicométrica de Hunter e Schmidt (2004). Com base nesta metanálise, podemos inferir que há uma relação positiva entre GRH e desempenho organizacional. A estimação da magnitude desta relação aumenta, quando as práticas de GRH são combinadas em um sistema ou dois ou mais resultados de desempenho organizacional são levados em consideração.

    Resumo em Inglês:

    The field of Strategic Human Resource Management, especially the relationship between Human Resource Management (HRM) practices and organizational performance, has controversies that remain unresolved. This means that there is still a need to review the literature of this field in order to find some meaning in the large number of proposed conclusions. Therefore, in order to update, accept suggestions and examine moderators not analyzed in other reviews, this study aims to conduct a meta-analysis of the results of 194 registers of empirical and original studies, conducted and/or published from 1985 to 2007, concerning one or more practices of HRM and one or more organizational performance indicators. For the meta-analysis, Hunter and Schmidt's (2004) psychometric meta-analysis method was chosen. From this meta-analysis it is possible to conclude that there is a positive relationship between HRM and organizational performance. Estimation of the magnitude of this relationship increases when the HRM practices are combined into one system or two or more organizational performance outcomes are considered.
  • A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa Artigos

    Araújo, Uajará Pessoa; Antonialli, Luiz Marcelo; Guerrini, Fábio Muller; Oliveira, Renato Ferreira de

    Resumo em Português:

    Esta investigação investigou o papel da percepção, seus condicionantes e seus efeitos na lógica da ação dos pesquisadores na formação de parcerias, no âmbito da rede subjacente ao Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. Abalizado pela teoria institucional e pela teoria de redes, partiu-se da suposição de que a percepção dos agentes (sobre a sua posição/localização estrutural, os recursos disponíveis e a dinâmica de apropriação de recursos da rede) é significativa à medida que seria fator condicionante da estratégia de inserção dos pesquisadores na sua rede colaborativa. No estudo, recorreu-se: (a) à análise de conteúdo em entrevistas com pesquisadores; (b) à análise sociométrica de coautorias em artigos; (c) à análise sociométrica da escolha preferencial entre pesquisadores do café; (d) à análise multivariada de um banco de dados de subprojetos do Consórcio e de respostas a uma survey submetida aos responsáveis pelos subprojetos. Os resultados assinalam que o posicionamento estrutural do agente, ainda que relevante, não condiciona a percepção dos agentes e isso pode ter implicações nas suas estratégias de ação. Conjuminada a essa indicação, foi possível identificar um grupo de regularidades e lógicas de ação incidentes no conjunto de cientistas pesquisados. Seria nesse campo que o pesquisador praticaria a sua agência: onde monitora e percebe os recursos e as limitações da rede, se insere e aos colegas e mobiliza parcerias.

    Resumo em Inglês:

    This study examined the role of perception, its grounds and effects on the logic of the action of researchers when forming partnerships in their underlying Brazilian Consortium network for Coffee Research and Development. Supported by the institutional theory and the network theory, it started out with the assumption that the perception of agents (regarding the structural position/location, the network resources and the dynamics of resource appropriation) is relevant as it would be a determining factor when it came to inserting researchers in their collaborative network. The study resorted to: (a) the content analysis of interviews with researchers; (b) the sociometric analysis of co-authorship; (c) the sociometric analysis of the preferential choice among coffee researchers; and (d) the multivariate analysis of a database of the consortium sub-projects and responses to a survey of those responsible for subprojects. The results point out that the structural position of the agent in its network, though significant, does not determine the perception of these agents and this may have implications for their strategies. Along with this statement, it was possible to identify a group of regularities as well as a set of logical actions on the part of the scientists under study. It would be in this field that the researcher would practice his agency, where he monitors and perceives the resources and limitations of the network in which he and his colleagues are included and form partnerships.
  • Proposta de um instrumento para aferir a esperança e sua relação com intenções comportamentais dos consumidores Artigos

    Vieira, Valter Afonso

    Resumo em Português:

    No que tange ao objetivo principal, este estudo (a) sugere um instrumento para aferir esperança e (b) testa-o numa série de hipóteses da rede nomológica. Foi realizada uma pesquisa do tipo survey, visando analisar a estrutura do instrumento de esperança sugerido. Um total de 226 questionários foi entregue a alunos de graduação, configurando a amostra de conveniência e do tipo não-probabilístico. Inicialmente, embora maus ajustamentos dos modelos tenham sido identificados, as evidências sugerem uma estrutura de quatro fatores para o construto esperança, ou pelo menos refuta seu caráter unidimensional. Assim, importância, desejo, esperança e possibilidade refletem a variável latente; importância explicou a maior variância do fenômeno. Segundo, um exame de diversos modelos rivais não apresentou modelo superior ao indicado na estrutura B, a qual é representada pelas quatro dimensões.

    Resumo em Inglês:

    This paper has a main goal (a) to propose a scale for measuring hope and (b) to test the scale in a nomological literature context. A survey research was made looking for analyzing the scale proposed. A non-probabilistic and convenience sample was used, corresponding to a total of 226 business student who fulfilled the questionnaires. The adjustments of the structural equation modeling was not good, however a four factor structure was found, which is in agreement with the theory, rejecting the unidimensional feature. Thus, desire, hope, possibility and importance are the dimensions of the latent variable. The second conclusion is that, testing rival models, the best one was structure B, which has four dimensions.
  • Artigos

    Martinez, Antonio Lopo

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a relação entre a cobertura de analistas, erros de previsão e gerenciamento de resultados. Confirma o papel de analistas como Gatekeepers, ao demonstrar que os analistas estimulam a transparência e inibem o gerenciamento de resultados. Para a cobertura dos analistas utilizou-se a base de dados da I/B/E/S, onde também foram coletadas informações relativas às projeções de consenso dos analistas para companhias abertas brasileiras. Os resultados indicaram existir uma correlação negativa entre o número de analistas e a magnitude dos accruals discricionários em termos absolutos, indicando que a cobertura de analista inibe o gerenciamento de resultados. Verificou-se também uma correlação negativa entre a cobertura de analistas e os erros de previsão, identificando que quando uma empresa é acompanhada com um número grande de analistas, a previsão de seu consenso é mais precisa e acurada. Na analise multivariada as regressões estatisticamente satisfatórias evidenciaram resultados significativos no mesmo sentido. Os analistas do mercado, apesar das severas críticas que recebem da imprensa especializada, na realidade têm um efeito positivo sobre a governança corporativa, por monitorar a gestão e inibir o gerenciamento de resultados.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the relationship of analysts' coverage, forecasting errors and earnings management. It corroborates the role of analysts as gatekeepers by finding that analysts enhance transparency and reduce the scope of earnings management. To identify analysts' coverage we used the I/B/E/S, from where we also obtained information on the consensus projections of analysts for listed Brazilian companies. The results indicated a negative correlation between the number of analysts covering firms and the magnitude of their discretionary accruals in absolute terms, indicating that more scrutiny inhibits earnings management. We also found a negative correlation between analysts' coverage and forecasting errors. Multivariate regressions showed statistically significant results in the same sense. Therefore, market analysts, despite the severe criticism they receive from the specialized press, actually have a beneficial effect on corporate governance by monitoring managers and inhibiting earnings management.
  • Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios Documentos E Debates

    Mozzato, Anelise Rebelato; Grzybovski, Denize
  • Réplica 1 - análise de conteúdo: faça perguntas às respostas obtidas com sua ‘pergunta’! Documentos E Debates

    Freitas, Henrique M. R. de
  • Réplica 2 - análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios Documentos E Debates

    Vergara, Sylvia Constant
  • Tréplica - análise de conteúdo: ampliando e aprofundando a reflexão sobre a técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração Documentos E Debates

    Mozzato, Anelise Rebelato; Grzybovski, Denize
  • Caso WebBusiness: vender ou não vender, eis a questão Casos De Ensino Em Administração

    Avrichir, Ilan; Almeida, Victor Manoel Cunha de; Andreassi, Tales

    Resumo em Português:

    O caso real WebBusiness defronta os estudantes com a necessidade de tomar uma decisão crítica na vida de um pequeno empresário, que está sendo bem sucedido: vender ou não vender sua empresa. O empresário em questão, Moris Litvak, desenvolveu e opera uma plataforma para reserva de hotéis pela web. Para posicionar-se de forma sustentada diante dessa decisão, o aluno precisa avaliar a situação do negócio, as competências do empresário e sua equipe e a qualidade da oferta sendo feita, praticando dessa forma habilidades críticas para a gestão de um novo empreendimento. Para permitir esse posicionamento, o caso oferece informações extensas sobre a trajetória de vida do empresário, desenvolvimento e estrutura atual da empresa, mercado, produtos, competidores, aliados, resultados financeiros atuais e previstos e detalhes da oferta de compra. Possibilita o cálculo do valor da empresa, a partir dos resultados projetados para os próximos cinco anos, para confronto com a oferta recebida. Possibilita também discussão da plausibilidade ou não dos resultados previstos e de outros aspectos subjetivos envolvidos na decisão.

    Resumo em Inglês:

    The WebBusiness case, based on real facts, confronts students with the need to make a critical decision in the life of a small entrepreneur who is enjoying a successful venture: to sell or not to sell his business. The main character of the case, Moris Litvak, developed and operates an online platform that allows hotels to receive reservations over the web. To argue consistently for or against selling, the student has to evaluate the business situation, the entrepreneur's competences and those of his team and the quality of the buying offer received. In doing so, he or she practices critical skills for the management of a new business. To allow for a well reasoned argument, the case offers extensive information about the entrepreneur life's trajectory, the organization's development and existing structure, its market, products, competitors and alliances, and also the present and projected financial results and details of the offer received. The data provided makes it possible for the student to calculate the value of the firm, based on the projected five years of results and to compare this value with the one being offered for it. The case also has data to support a discussion concerning the plausibility of the results projected by the entrepreneur and of other subjective aspects involved in the decision.
  • Resenhas Bibliográficas

    Festinalli, Rosane Calgaro; Tibola, Jucélia Appio; Canopf, Liliane
  • Sustentabilidade e geração de valor: a transição para o Século XXI Notas Bibliográficas

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