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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 15, Número: 3, Publicado: 2011
  • Editorial

  • Os efeitos da participação em comunidades virtuais de marca no comportamento do consumidor: proposição e teste de um modelo teórico Artigos

    Almeida, Stefânia Ordovás de; Mazzon, José Afonso; Dholakia, Utpal; Müller Neto, Hugo Fridolino

    Resumo em Português:

    As comunidades virtuais de marca são fenômeno recente e relevante, com fortes implicações na gestão de marketing. Os estudos realizados, entretanto, ainda não responderam a uma importante questão: quais são os ganhos que as empresas podem ter em termos de intenções de recomendação, recompra e lealdade do consumidor por meio da ação de comunidade virtual de marca? Assim, este trabalho propõe e testa um modelo teórico para explicar a força das comunidades virtuais de marca no comportamento do consumidor. Para o estudo utilizaram-se duas comunidades para o mesmo produto: XBOX da Microsoft. A amostra final totalizou 555 casos. Os resultados, mediante a modelagem de equações estruturais, apontam a validação do modelo proposto e confirmação dos efeitos positivos da Homogeneidade Psicográfica Percebida e da Disponibilidade de Avenidas Virtuais na Participação na Comunidade e destes três constructos, mais o Relacionamento com a Marca na Identificação com a Comunidade. O impacto da Identificação com a Comunidade nas Influências da Comunidade foi significativo, mas não na Participação na Comunidade. As Influências da Comunidade também tiveram impacto significativo nas Avaliações e Intenções. Estes achados são discutidos.

    Resumo em Inglês:

    The virtual brand communities as established venues for marketing actions are a recent and relevant phenomenon, with strong implications in the marketing field. Despite its significance, recent studies have not addressed an important question: what are the earnings that companies may have in terms of intent of recommendation, repurchase and loyalty through the action of a brand virtual community? This study proposes and tests a theoretical framework to explain the strength of virtual brand communities on consumer behavior. To test the research hypotheses, two different communities for the same product were used - the Microsoft XBOX game console. The final sampling was 555 cases. The findings, achieved through structural equations modeling, indicate model validity and a direct impact of Psychographic Homogeneity and Availability of Virtual Venues on Participation Level and also an impact of these three dimensions plus Relationship with the Brand on Community Identification. The impact of Community Identification on Community Influences was significant, but not the impact of Participation Level. Community Influences also had a direct positive impact on Future Intentions. Considerations on these results are discussed.
  • Cognição do ambiente competitivo: um estudo dos construtos mentais utilizados por proprietários de pequenas empresas Artigos

    Ramos, Simone Cristina; Ferreira, Jane Mendes; Gimenez, Fernando Antonio Prado

    Resumo em Português:

    A abordagem cognitiva pode ser útil na compreensão dos elementos que permeiam o processo de análise do ambiente competitivo das organizações, por respeitar a complexidade do fenômeno e permitir o entendimento das intenções dos gestores e seus processos de representação do mundo. Coerente com esta proposta, os objetivos deste artigo são identificar e descrever os construtos mentais utilizados pelo dirigente para avaliação de seu ambiente competitivo e determinar se existe associação entre os construtos mentais dos dirigentes de pequenas organizações e contexto de referência e setor de atividade. A metodologia aliou procedimentos qualitativos e quantitativos e diferencia-se por empregar a grade de repertório de Kelly, cuja premissa é o entendimento do mundo associado à categorização de elementos da percepção. A amostra foi composta de 48 empresas industriais de pequeno porte localizadas em Curitiba, PR. Os resultados indicam que o conjunto de construtos utilizados é único para cada dirigente, mas puderam ser notadas comunalidades cognitivas, com a utilização mais frequente de seis construtos. A análise mostra que eles independem do contexto de referência e do setor de atuação. As conclusões permitem inferências acerca dos construtos mentais dos respondentes e seus quadros de referênciapara a avaliação do ambiente competitivo.

    Resumo em Inglês:

    The cognitive approach may be useful in understanding the elements that pervade the process of analyzing organizations' competitive environment. Respecting its complexity, the approach helps in understanding managers' intentions and their processes of world representation. Consistent with this proposal, this article aims to identify and analyze the mental constructs used by managers to assess their competitive environment and highlights the association among such constructs with reference context (RC) and sector of activity. The method allied quantitative and qualitative procedures and differentiates itself from other studies in the use of Kelly's Repgrid. This technique has as its main premise that the understanding of the world is associated with the categorization of elements of perception by individuals. The sample consisted of 48 small industrial firms located in Curitiba-PR. The results indicated that the set of constructs used is unique to each leader; however cognitive commonalities could be noticed in the more frequent use of six constructs. The analysis shows that managers' adoption of constructs is not dependent on RC and on sector of activity as well. The findings allow inferences about the mental constructs of the respondents in terms of their frames of reference and the assessment of the competitive environment.
  • Uma visão da empresa baseada em habilidades: contextos estratégicos e contingenciais Artigos

    Nobre, Farley Simon; Tobias, Andrew M; Walker, David S

    Resumo em Português:

    Este artigo estende a metáfora da corporação, baseada na árvore, e propõe que a cognição representa a principal habilidade que contribui para nutrir o desenvolvimento de competências essenciais na organização. A partir dessa extensão, este trabalho levanta a seguinte questão: Qual é o papel ou função da cognição na organização que busca o desenvolvimento de competências essenciais e vantagem competitiva sustentável? Este artigo responde a esse problema, ao apresentar duas perspectivas, que contribuem para a introdução do campo da cognição organizacional nos domínios da visão da empresa, baseada em recursos, e da teoria da contingência. Em sua primeira perspectiva, este artigo propõe uma visão da organização baseada em habilidades, que está fundamentada em conceitos da empresa, baseada em recursos, e em capacidades dinâmicas. Em sua segunda perspectiva, este trabalho introduz uma visão contingencial da cognição organizacional, desenvolvida por meio de relações causais e proposições. Com base nessas perspectivas, esta pesquisa sustenta a tese de que a cognição é fonte de controle da incerteza ambiental e, de forma complementar, a cognição contribui para a criação da vantagem competitiva sustentável da organização.

    Resumo em Inglês:

    This paper extends the corporation-based metaphor of the tree by proposing that cognition is the core ability which contributes to nourishing the development of core competencies in the organization. From such an extension, this paper takes a raises the following question: What is the role of cognition in the organization that is in the pursuit of core competencies and sustainable competitive advantage? This paper answers this problem by presenting two perspectives that contribute toward introducing the field of organizational cognition into the domains of the resource-based view and contingency. First, it proposes an ability-based view of the organization through analogies which are most associated with the concepts of the resource-based view and dynamic capabilities of the firm. Second, it proposes a contingency-based view of organizational cognition which is most developed through causal relations and also deductive and inductive reasoning. Grounded in these perspectives, this study sustains the thesis that cognition is a source of controlling environmental uncertainty and, complementarily, cognition contributes toward creating and sustaining the organization's competitive advantage.
  • Comprometimento, satisfação e cooperação no trabalho: evidências da primazia dos aspectos morais e das normas de reciprocidade sobre o comportamento Artigos

    Maciel, Cristiano de Oliveira; Camargo, Camila

    Resumo em Português:

    O objetivo no presente estudo é verificar as relações entre comprometimento organizacional, satisfação e cooperação no trabalho. A satisfação é posicionada como construto antecedente das dimensões do comprometimento e a cooperação como consequente comportamental desses dois construtos. O método de pesquisa adotado foi o levantamento (survey), com uso de amostragem não probabilística por conveniência. Após exame da literatura e desenvolvimento das hipóteses, foram coletados 331 questionários válidos, que foram respondidos por funcionários de 8 organizações do setor de serviços de Curitiba (PR). As hipóteses foram testadas por meio de um Modelo de Equações Estruturais, que apresentou bons índices de ajustamento e revelou que a satisfação no trabalho é preditora significativa da variação das três dimensões do comprometimento, mas com maior influência sobre as dimensões afetiva e moral. Em relação à cooperação, a satisfação não exerce influência estatisticamente significativa, mas potencia os efeitos do comprometimento moral sobre o comportamento cooperativo. As outras duas dimensões do comprometimento, afetiva e instrumental, não exercem efeitos diretos sobre a cooperação, o que destaca a primazia dos aspectos morais e das normas de reciprocidade sobre o comportamento cooperativo.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to verify the relationships among organizational commitment, satisfaction and cooperation at work. The satisfaction is positioned as antecedent construct from the commitment dimensions and the cooperation as a behavioral consequent of this two constructs. The research method adopted was the survey using not probabilistic sampling by convenience. After literature review and hypothesis development, was collected 331 valid questionnaires, which were answered by employees from 8 organizations of the service sector in Curitiba (PR). The hypothesis were tested by a Structural Equation Model that presented good adjustment rates e revealed that satisfaction at work is a significant predictor of the variation of the three commitment dimensions, but with biggest influence over the affective and moral dimensions. Regarding to cooperation, the satisfaction doesn't exert statistically significant influence over the cooperative behavior. The others two dimensions of the commitment, affective and instrumental, don't exert any direct effect over cooperation, what stresses the primacy of the moral aspects and reciprocity norms over cooperative behavior.
  • O processo de formação de estratégias de manufatura em empresas brasileiras de médio e pequeno porte Artigos

    Corrêa, Carlos Alberto; Corrêa, Henrique Luiz

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa é uma investigação exploratória, com o objetivo de melhor entender os processos de formação da estratégia de manufatura nas empresas brasileiras de médio e pequeno porte. Desenvolve-se uma matriz para o auxílio da tipificação e análise dos processos de formação de estratégias de manufatura, com uma dimensão representando o sentido predominante do processo (top-down ou bottom-up) e a outra, a consideração ou não da existência de trade-offs entre critérios de desempenho no processo de formação das estratégias de manufatura. Essa matriz é então aplicada na análise em profundidade de quatro estudos de caso de empresas brasileiras de médio porte. Conclusões são tiradas sobre como as empresas pesquisadas formam suas estratégias de operação em termos de (a) definição de prioridades competitivas; (b) estabelecimento de objetivos de desempenho para a manufatura; (c) priorização de programas de melhoramentos da manufatura; e (d) definição dos indicadores de eficácia da manufatura. É também proposta, entre outras, hipótese de existência de correlação entre os processos bottom-up de formação das estratégias e a contribuição da manufatura na competitividade da empresa.

    Resumo em Inglês:

    The present study is exploratory in nature and aims at achieving a better understanding of the formation of manufacturing strategy in small and medium size Brazilian manufacturing companies. An analytical tool (a matrix) is developed to help classify and analyze manufacturing strategy formation processes, and this matrix utilizes two main dimensions: the predominant direction (top down or bottom up) and the consideration (or not) of trade-offs between manufacturing performance criteria in the formation of manufacturing strategy. The proposed matrix is then applied in the in-depth analyses of four case studies of Brazilian medium size manufacturers. Conclusions are drawn and hypotheses formulated as to how small and medium size Brazilian companies form their manufacturing strategies in terms of (a) definition of competitive priorities, (b) establishment of performance objectives for the manufacturing function, (c) ranking - in terms of priority - of manufacturing improvement programs and (d) definition of manufacturing effectiveness indicators. Some hypotheses are formulated, among which that there may be a correlation between the level of emphasis on bottom-up manufacturing strategy formation and the level of contribution that manufacturing brings to the company's competitiveness.
  • A relação da comunicação e gestão de obras como um processo de transformação conversações/textos Artigos

    Oliveira, Ricardo Rocha de; Jungles, Antônio Edésio

    Resumo em Português:

    O artigo discute a relação entre comunicação e gestão de obras, a partir dos conceitos da Escola de Montreal de comunicação organizacional. Na revisão conceitual são apresentadas duas orientações teóricas: (a) a gestão de obras como organização temporária, uma construção social de pessoas reunidas em determinado período de tempo; (b) a organização como uma constante tradução de conversações em textos. Os métodos da pesquisa são expostos, com a descrição do contexto dos eventos comunicativos e as formas de coleta e análise dos dados. Para discutir a conceituação, apresenta-se a seleção, transcrição e análise de uma conversação, ocorrida durante uma reunião de planejamento operacional de certa obra. Como resultado da análise, observa-se como a conversação e os recursos de linguagem utilizados permitiram a emergência da compreensão coletiva, com a transformação dos diversos agentes em um ator coletivo, um texto que traduz como a organização irá tratar da situação. Destaca-se a contribuição na discussão do tema discurso, comunicação e organizações de duas formas: (a) a observação de teorias de comunicação, no contexto de organizações temporárias, e especificamente na gestão de obras; (b) a apresentação de uma metodologia de coleta, seleção e análise de episódios em eventos comunicativos, ocorridos em ambientes de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the relationship between communication and construction management based on the concepts of The Montreal School of organizational communication. In the conceptual review, two theoretical orientations are presented: (a) construction management as a temporary organization; (b) organization as a constant transformation of conversations into texts. The research methods are presented with a description of the context of the communicative events and the forms of data collection and analysis. In order to discuss the conceptualization, the selection, transcription and analysis of a conversation which took place during an operational planning meeting of a construction is presented. As a result of the analysis, it was observed how the conversation and the language resources used enable the emergence of a collective comprehension, with the transformation of several agents into one collective actor, one text, which expresses how the organization will deal with a situation. The contribution of communication and organization was highlighted in two ways: (a) the observation of communication theories in the context of temporary organization and, specifically, construction management; (b) the presentation of a methodology for the collection, selection and analysis of episodes of communicative events which occurred in the workplace.
  • Social networks and sales performance

    Claro, Danny Pimentel; Laban Neto, Sílvio Abrahão

    Resumo em Português:

    Este artigo trata do impacto das redes informais na melhoria no desempenho de vendedores. Redes informais criam uma estrutura que supera a hierarquia formal de uma organização. O foco deste artigo está na rede de aconselhamento e em duas estruturas de rede que têm impacto no desempenho. A pesquisa observou vendedores que desenvolvem uma estrutura coesa, de acordo com a visão de James Coleman, ou uma estrutura que contém buracos estruturais, segundo Ronaldo Burt. Foi incluído também no modelo de análise a questão da força dos laços, de acordo com o trabalho seminal de Mark Granovetter de 1973. Dados censitários de uma organização foram coletados de cerca de 500 funcionários de uma empresa fornecedora de material para a produção agropecuária que conta com 23 filiais. A estimação de uma amostra de 101 vendedores desta empresa mostrou a importância de estruturas coesas, mediante a métrica de centralidade de grau, para as três medidas de desempenho dos vendedores. Laços fortes têm também impacto positivo no desempenho, o que sugere a importância da construção destes laços com membros da rede. Idade, tempo de casa e nível educacional também são suscetíveis de causar impacto no desempenho. Estes resultados implicam que a empresa deve estimular contatos entre colaboradores, para permitir a melhor difusão de informações técnicas e comerciais.

    Resumo em Inglês:

    This paper argues that an informal network can itself be a basis for the increase in a sales manager's performance. Informal networks create a structure that surpasses the formal hierarchical structure defined by the firm. We concentrated on the advice network and considered two different views of network structure that claim to have impact on performance. To explore this claim, we examined whether sales managers develop either a highly cohesive network structure (i.e. Coleman's view) or one containing structural holes (i.e. Burt's view) in order to achieve higher sales. We also investigated the matter of tie strength put forward by Granovetter in his seminal 1973 work. Census data was collected from about 500 personnel from an agricultural input retailer having 23 divisions. Estimates from a sample of 101 sales managers showed the importance of a highly cohesive structure (degree centrality) for the three measures of sales manager's performance. The strong ties have a positive impact on performance, suggesting the importance of building up strong bonds with network contacts. Sales managers' age, time within the retailer and education also influence performance. These results imply that firms should stimulate contacts among personnel to spread technical and commercial information.
  • Influência da LRF sobre a gestão financeira: espaço de manobra dos municípios paranaenses extremamente pequenos Artigos

    Gerigk, Willson; Clemente, Ademir

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo avaliar e mensurar os reflexos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) sobre o espaço de manobra da gestão financeira dos municípios paranaenses com menos de cinco mil habitantes, tendo como referência as peculiaridades e atribuições dos governos locais. A fundamentação teórica compreende os conceitos relacionados à organização do setor público brasileiro, LRF, administração pública gerencial, gestão municipal e, especificamente, gestão financeira municipal. A pesquisa é caracterizada como descritiva e explicativa quanto aos objetivos, bibliográfica e documental quanto aos procedimentos e quantitativa quanto à abordagem do problema. Os municípios paranaenses com menos de cinco mil habitantes que disponibilizaram informações junto à base de dados Finanças do Brasil, da Secretaria do Tesouro Nacional (FINBRA), constituem a população pesquisada. A técnica estatística empregada é a regressão linear múltipla. Nas análises de regressão foram incluídas 22 variáveis explicativas, envolvendo aspectos financeiros e de gestão dos municípios. Conclui-se que o espaço de manobra da gestão financeira dos municípios paranaenses com menos de cinco mil habitantes foi significativamente modificado pela LRF, passando a depender mais fortemente da poupança de receitas correntes.

    Resumo em Inglês:

    This article is aimed at evaluating the impact of the Law of Fiscal Responsibility (LRF) on financial freedom of municipal governments. The study focuses on small municipalities of the Paraná State with less than 5 thousand inhabitants and considers the local government peculiarities and duties. The theoretical framework includes the organization of the Brazilian public sector, LRF, managerial public administration, municipal administration and municipal financial administration. The research work is descriptive and explanatory as to objectives, bibliographical and documental in respect to procedures, and quantitative in relation to approach. The analysis includes all the Paraná State municipalities with less than 5 thousand inhabitants that made available financial information through the Finances of Brazil Database at the General Office of National Treasury (FINBRA). The employed statistical technique is the multiple linear regression analysis. A total of 22 explanatory variables relating to financial aspects and administration style of municipal governments are considered. The main conclusion is that managerial freedom of financial administration of municipal governments has been significantly modified by LRF providing that such freedom became much more dependent upon savings of current receipts.
  • Amendopar Casos De Ensino Em Administração

    Torres, Renata Cesar; Arkader, Rebecca; Garcia, João Luiz Kupperman; Montebeller, Edson

    Resumo em Português:

    Trata-se de caso de ensino que discute um problema gerencial enfrentado por empresa brasileira de médio porte. A Amendopar era uma empresa familiar fabricante de produtos à base de amendoim, que vinha atuando há 47 anos no mercado brasileiro. Sua fábrica, localizada em Londrina, Paraná, havia alcançado o limite de sua capacidade de produção. Tendo já uma posição consolidada no mercado de seu Estado de origem, os proprietários contemplavam possibilidades de crescimento em outros mercados. Geravam interesse, também, os significativos ganhos tributários que obteriam com a possível instalação de uma nova unidade em São Paulo. No entanto, o desafio agora era decidir se o momento e as dimensões da nova unidade eram adequados e quais investimentos seriam necessários. Estas decisões seriam discutidas em uma reunião de diretoria, para a qual o Diretor Industrial estava se preparando.

    Resumo em Inglês:

    This study is a teaching case that deals with a managerial problem faced by a medium-size Brazilian company. Amendopar was a family business in the peanut products industry that operated in the Brazilian market for 47 years. The Londrina, Paraná unit was operating close to its maximum production capacity, imposing a limit to the company's growth. Having an already well established position in its state of origin, the owners were considering expanding into other markets. There was also interest on their part because of the tax benefits they would reap by establishing a new production unit in São Paulo State. However, the challenge at this time was to decide whether it was the right time to make this move and how much investment would be required. These decisions would be made at a meeting to be held and for which the Industrial Director was preparing.
  • Diversidade sexual e trabalho Resenhas Bibliográficas

    Coimbra, Kary Emanuelle Reis
  • A psicologia do líder Notas Bibliográficas

    Mendes, Adriane M. M
  • Endomarketing inteligente: a empresa pensada de dentro para fora Notas Bibliográficas

    Andrade, Murilo Martins
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