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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 15, Número: 1, Publicado: 2011
  • Documento sem título Editorial

  • A gestão do desenvolvimento de produtos na indústria de materiais de construção Artigos

    Costa, Daniela Dutra da; Nascimento, Paulo Tromboni de Souza

    Resumo em Português:

    Essa pesquisa, qualitativa e exploratória, focou nas empresas Cecrisa e Tigre, líderes na indústria de componentes para construção, e buscou identificar o grau de formalização, as etapas da gestão do desenvolvimento de produtos e as práticas e características peculiares à IMC, cotejando-as com a literatura. Excetuadas algumas diferenças relevantes, constatou-se uma prática atualizada em relação à literatura e um processo e estrutura formais e organizados. Observou-se a predominância de projetos derivativos, em especial topológicos; diferenças na captação de ideias, com recurso à grande variedade de informações; a inserção pela Cecrisa de depoimentos de especialistas sobre a imagem da linha e a atualidade da ideia no desenvolvimento do conceito do produto, com reflexos potenciais nas suas peças promocionais. A Cecrisa se destaca ainda por montar o produto em etapas iniciais, utilizando a matéria-prima e o processo produtivo finais. As duas empresas realizam o lançamento interno do produto, distinguindo-se pela forma como é feito, o que não é tratado na literatura. As empresas estudadas recorrem à estrutura leve de projeto, pois são empresas pequenas com distâncias hierárquicas menores, onde constantemente acontecem reuniões formais e encontros informais para discussões e esclarecimentos dos projetos.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative and exploratory study, focusing on Cecrisa and Tigre, both leaders in the building material supply industry, attempts to identify the degree of formalization, the stages of the product development process (PDP) and the unique characteristics of the industry, comparing them with the reviewed literature. With the exception of some relevant differences, practices were up-to-date in relation to the literature and processes and structures were found to be formal and organized. Nevertheless, there are some relevant disparities. The findings of the study showed that in this sector incremental projects prevail, many oriented to topological projects. The process of capturing ideas gathers a larger amount of information, and in the concept development phase Cecrisa stands out because it includes expert opinions on the image of the product line, which may be used in its advertising. Cecrisa also stands out in the product design phase due to its development in the initial stages using raw materials and the final production process. Both companies launch their products internally, although each company does so in a different way, even though this phase is not included in the literature. These companies have lightweight projects because they are small, with smaller hierarchical distances, where formal and informal meetings are constantly held to discuss projects.
  • Relacionamentos interorganizacionais e resultados: estudo em uma rede de cooperação horizontal da região central do Paraná Artigos

    Castro, Marcos de; Bulgacov, Sergio; Hoffmann, Valmir Emil

    Resumo em Português:

    A partir de uma lacuna evidenciada na literatura, esta pesquisa tem por objetivo analisar os resultados gerados por uma rede interorganizacional de cooperação do segmento varejista de materiais de construção. Para tanto, buscou-se primeiramente compreender os seus motivadores, bem como os dificultadores e facilitadores, para levantar em seguida os seus resultados e verificar de que forma estes se relacionam com aqueles fatores: motivadores, facilitadores e dificultadores e sua relação com os resultados dos relacionamentos constituem o eixo central na discussão apresentada no referencial teórico. O estudo de caso se mostrou a estratégia mais indicada para esta pesquisa descritiva, pois sua flexibilidade permitiu a combinação de métodos qualitativos e quantitativos. As evidências indicam que o principal dificultador foi o baixo nível de cooperação e a alta competição entre as empresas participantes. No que tange aos resultados dos relacionamentos, constata-se que os fatores motivadores não encontram correspondência, quando em confronto com os resultados dos relacionamentos. Evidencia-se, ainda, aparente correlação positiva entre o fator dificultador relacionado à cooperação e à competição com o fato das ações da associação não produzirem os efeitos esperados.

    Resumo em Inglês:

    Due to a gap in the literature, the objective of the present study is to understand the results of an interorganizational cooperation network in the retail segment of building materials. With this purpose, the motivating factors were first identified, in addition to the facilitating and complicating factors in order to achieve results and identify how they relate to these factors, and these factors and their link with the results of relationships are the center of the discussion presented in the literature review. The case study was regarded as the most effective strategy for this descriptive research since its inherent flexibility allowed both for a combination of qualitative and quantitative methods. It was seen that the main difficulty mentioned was the low level of cooperation and the high levels of competitiveness among the companies that were members of the association. In turn, concerning the results of the relationships, it was certified that the relationship motivators do not correspond with the results of such relationships. The study also demonstrates an apparent positive correlation between the complicating factor related to cooperation and competition with the fact that the association's actions do not produce the desired effect.
  • Redes sociais na produção científica dos programas de pós-graduação de ciências contábeis do Brasil Artigos

    Nascimento, Sabrina do; Beuren, Ilse Maria

    Resumo em Português:

    Este estudo objetiva identificar a formação de redes sociais na produção científica definitiva do triênio 2007-2009 dos programas de pós-graduação de ciências contábeis do Brasil. Pesquisa descritiva, por meio de um estudo bibliométrico e sociométrico, foi realizado, considerando os 199 docentes permanentes de 21 cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em ciências contábeis, distribuídos em 17 instituições de ensino superior. Na análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, com auxílio do software UNICET® 6 para confecção das redes de cooperação entre os programas investigados. Os resultados da pesquisa mostram que a evolução da produção científica definitiva, no triênio 2007-2009, em termos percentuais, foi maior nos programas com conceito 3; que a produção científica definitiva veiculada em periódicos pelos docentes permanentes dos programas analisados apresenta-se de forma dispersa nas estratificações do Qualis CAPES; e que a centralidade da rede social é ocupada pelo programa da USP. Conclui-se que, de modo geral, os programas de pós-graduação em ciências contábeis apresentam ligações fracas, esparsas e pouco densas.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to identify the development of social networks in the final scientific production of the 2007-2009 triennial of post graduate programs in accounting sciences in Brazil. A descriptive research, done through a bibliometric and sociometric study, was conducted, considering the 199 permanent faculties of 21 master and doctoral postgraduate programs in accounting sciences, distributed in 17 institutions of higher education. In the data analysis, descriptive statistics were used, with the aid of UNICET ® 6 software to create cooperation networks between the programs under study. The results show that the evolution of final scientific production in the 2007-2009 triennial was, in percentage terms, higher in grade 3 programs; the final scientific production published in journals by the programs" faculty analyzed is scattered throughout Qualis CAPES stratifications; and that the centrality of the social network is taken by the USP program. It was concluded that, in general, the postgraduate programs of accounting sciences have weak, scattered and sparse links.
  • Redes interorganizacionais horizontais vistas como sistemas adaptativos complexos coevolutivos: o caso de uma rede de supermercados Artigos

    Oliveira, Aline Lourenço de; Rezende, Daniel Carvalho de; Carvalho, Cleber Castro de

    Resumo em Português:

    Este trabalho busca compreender o fenômeno de surgimento e desenvolvimento das Redes Interorganizacionais Horizontais (RIHs). Para tanto, são utilizados os preceitos de sistemas adaptativos complexos (SACs) e da coevolução, ambas as abordagens são fundamentadas na Teoria da Complexidade. O objetivo do estudo é identificar características básicas de um sistema adaptativo complexo, presentes em uma rede interorganizacional horizontal de supermercados do sul de Minas Gerais. Realizou-se um estudo de caso qualitativo em uma rede decompras, denominada nesse estudo de Ômega Rede. Verificou-se que esta rede é um sistema formado pelo processo coevolutivo de seus agentes, cujo objetivo básico é de favorecer a sua competitividade. Este propósito tem ocorrido pelo aumento da eficácia operacional dos agentes e pelo aprendizado, o que resulta em inovaçõescoletivas e individuais. Os resultados também apontam a presença de elementos de auto-organização na Ômega Rede. As considerações da pesquisa possuem implicações na compreensão da competitividade no âmbito das redes, e da importância do aprendizado e das inovações no seu desenvolvimento. O trabalho também abre espaço para novos estudos das redes como formas organizacionais evolutivas.

    Resumo em Inglês:

    This paper seeks to understand the phenomenon of horizontal interorganizational networks (HINs). For this purpose, the framework of complex adaptive systems (CASs) and coevolution was used, both approaches based on the Complexity Theory. The objective is to identify basic features of a complex adaptive system, present in a horizontal interorganizational network of supermarkets in southern Minas Gerais. A qualitative case study was carried out on the retail purchase network, referred to in this study as the Ômega Network. It was found that this network is a system formed by the coevolutive process of its agents, whose basic objective is to promote their competitiveness. This process has resulted in increased operational effectiveness of the agents and learning, which results in collective and individual innovations. The results also indicate the presence of elements of selforganization in the Omega Network. The research results have implications for the understanding of competitiveness within the networks and the importance of learning and innovation in its development. The work also paves the way for new studies of networks as organizational evolving systems.
  • Repensando redes estratégicas Artigos

    Faria, Alexandre

    Resumo em Português:

    A disputa política com a área de estudos organizacionais (EO) pela liderança em pesquisa e ensino em administração iniciada nos anos 1960 nos Estados Unidos e a proliferação de escolas de pensamento nos anos 1980 resultaram em questionamentos acerca da relevância da área de estratégia. A globalização neoliberal e seus discursos impulsionaram a construção da relevância da área por meio de crescente especialização e internacionalização; mas questões de poder e política continuam sendo desprezadas pela literatura dominante. Este quadro ajuda a explicar o subdesenvolvimento de pesquisa em redes estratégicas, o problema de relevância das escolas de negócios no mundo anglo-americano, e a resistência de pesquisadores no Brasil e outros países à literatura dominante. A análise mostra que pesquisas em redes estratégicas em economias emergentes devem contemplar questões de poder e política, em perspectiva crítica que desafia assimetrias acentuadas pelo avanço do neoliberalismo, para produzir conhecimento relevante para estrategistas de empresas e do governo e para a sociedade. No Brasil pesquisadores das áreas de estratégia e de EO devem valorizar e reforçar a proximidade entre essas áreas e promover desenvolvimentos interdisciplinares com áreas como geografia, sociologia global e relações internacionais, e em especial com a literatura de redes baseada em economia política internacional.

    Resumo em Inglês:

    The political dispute with the field of organization studies (OS) for leadership in research and education in business administration in the US and the proliferation of schools of thought in the 1980s resulted in serious questioning of the relevance of the field of strategy. Neoliberal globalization and its discourses pushed strategists of big corporations and academics to build the relevance of the area through increasing specialization and internationalization, but the dominant literature still ignores power and political issues and downplays government organizations. This helps explain the underdevelopment of research in strategic networks, the translation gap faced by business schools in the Anglo-American world, and the resistance in Brazil and other countries to the dominant literature. Analysis shows that research in strategic networks in emerging economies should make visible power and political issues, particularly from a critical perspective on asymmetries enhanced by the advance of neoliberalism, and produce knowledge that is relevant to strategists from both business firms and government and also society at large. In Brazil, researchers from strategy and OS should value and reinforce the proximity of these fields, and foster interdisciplinary developments with geography, global sociology and international relations and in particular with the literature in networks based on international political economy.
  • A localização geográfica como recurso organizacional: utilização de sistemas especialistas para subsidiar a tomada de decisão locacional do setor bancário Artigos

    Carnasciali, Ana Maria dos Santos; Delazari, Luciene Stamato

    Resumo em Português:

    A localização geográfica de um ponto comercial em qualquer setor constitui um recurso físico que, somado aos recursos financeiros, de capital humano, organizacional, reputação e tecnológico podem levar a organização a uma condição ímpar em relação aos concorrentes. Decidir sobre a melhor localização do ponto comercial é uma das tarefas mais importantes a ser realizada; porém necessita de estudos criteriosos, e não apenas parâmetros baseados no bom senso e experiência dos especialistas. O que se propõe neste trabalho é a integração de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) e um Sistema Especialista (SE), a fim de subsidiar a tomada de decisões com relação à escolha da melhor localização para a abertura de uma agência bancária, neste caso do HSBC Bank Brasil S/A, de tal forma que essa melhor localização constitua um recurso físico competitivo para a organização. A utilização da informação geográfica como recurso físico necessita que diferentes variáveis sejam equacionadas até se obter a melhor solução. Neste trabalho, foi desenvolvido um sistema denominado Sistema de Prospecção de Imóveis para o Setor Bancário (SPI), que permite detalhar tais variáveis em termos de valor, raridade, dificuldade em serem imitadas e substituídas. Partindo-se de que a visão baseada em recursos (VBR) enfatiza a escolha estratégica, mediante a valorização de importantes ações, como identificar, desenvolver e desdobrar recursos-chave pela gerência da organização para maximizar os retornos, também foi realizada uma análise dos imóveis prospectados em termos de vantagem competitiva, concluindo-se que a VBR é o elemento que contribui para o SPI, pois eleva a sua capacidade de análise, indo além da questão de localização, ou seja, a VBR permite que os imóveis prospectados sejam examinados em termos de vantagem competitiva.

    Resumo em Inglês:

    The location of a business site is a material resource and, along with its financial and technological resources, may provide a company with a distinguished position in comparison with its competitors. Deciding on the best location of a business site is a major task and requires several studies This paper proposes the integration of a Geographic Information System and an Expert System (SES) to support decision-making regarding the choice of the best location to open a branch of bank so that location constitutes a competition material resource for the organization. In this paper, we develop a system called the Realty Prospecting System for the Banking Sector (RPS), which allows these variables to be detailed in terms of value, rarity and difficulty to imitate and substitute. Assuming that the resource based view (RBV) emphasizes the strategic choice by the recovery of important actions such as identifying, developing and deploying key resources for the management of the organization to maximize returns, an analysis of the prospected properties in terms of competitive advantage was also conducted, concluding that the RBV is the element that contributes to the SPI. It increases ability to analyze the system beyond the question of location, i.e., the RBV allows prospected properties to be examined in terms of competitive advantage.
  • CEOs e composição do conselho de administração: a falta de identificação pode ser motivo para existência de teto de vidro para mulheres no Brasil? Artigos

    Madalozzo, Regina

    Resumo em Português:

    O aumento significante da participação feminina na força de trabalho não impediu que permanecessem as diferenças com relação aos salários e à igualdade de tratamento nas promoções com relação ao gênero. Segundo a teoria da divisão do trabalho dentro da família, de acordo com as vantagens relativas de cada membro do casal (Becker, 1965), a diferença salarial e de promoção pode implicar menor investimento por parte das mulheres em seu aperfeiçoamento profissional. Neste trabalho, utilizamos uma base de dados inédita, referente a 370 empresas, que possibilita a investigação sobre a existência de teto de vidro para as mulheres no Brasil. Utilizando a metodologia empírica de probit, que permite a análise de variáveis binárias qualitativas, como a presença de uma mulher ou um homem no cargo mais elevado de uma empresa, concluiu-se neste estudo que existe uma relação entre a dificuldade da promoção de mulheres e a existência de um Conselho de Administração para ela. Com base na análise de Westphal e Fredrickson (2001), pode-se dizer que os resultados encontrados mostram que o Conselho de Administração busca escolher um CEO (do inglês Chief Executive Officer) que represente ao máximo seu próprio perfil de atuação e que, sendo o Conselho majoritariamente masculino, indivíduos do sexo feminino sofrem maior resistência à promoção.

    Resumo em Inglês:

    The significant growth of female labor market participation did not resolve the gender-related differences concerning wages and promotion. According to the family division of work theory, a comparative advantage between the couple would determine the home and market division of work (Becker, 1965). The wage gap and promotion rates differential could imply less investment by women in their professional background. In the present work, we use a unique dataset of 370 companies that enable the testing of the glass ceiling phenomenon for women in Brazil. Using the empirical probit methodology that enables a qualitative binary analysis of the major occupation of men or women in the companies, the main conclusion of this study is related to the complexity of female promotion if there is a Board of Administration at the company level. Following the analysis of Westphal and Fredrickson (2001), our results show that the Board usually chooses a CEO that better represents its own profile and, being mostly composed of males, there is greater resistance to female promotion.
  • Teoria dos jogos e microssociologia: avenidas de colaboração Artigos

    Kirschbaum, Charles; Iwai, Tatiana

    Resumo em Português:

    A abordagem da Teoria dos Jogos tem sido frutífera em analisar situações estratégicas, enquanto seus pressupostos têm atraído críticas importantes do campo sociológico. As críticas sociológicas à TJ apresentam limitações na explicação da confiança entre indivíduos. Da mesma forma, os dilemas sociais parecem obstruir a possibilidade de explicação da cooperação. No limite, as vertentes sociológicas são contrapostas à TJ. Esse artigo explora as possíveis avenidas de colaboração entre a TJ e a microssociologia. Recuperamos neste artigo as vertentes sociológicas que reconhecem o enraizamento social da escolha racional, principalmente na utilização da comunicação e linguagem. Argumentamos que a construção de experimentos econômicos que envolvam dilemas sociais, mas que são permeados por momentos de comunicação entre os atores, permite a geração de material passível de análise qualitativa sob a perspectiva de quadros interpretativos (Goffman) e convenções (Boltanski e Thevenot) e interação com atores não-humanos (Latour).

    Resumo em Inglês:

    The Game Theory approach has been fruitful in analyzing strategic contexts, while its assumptions have attracted important criticism from the sociological field. Specifically, the sociological criticism portrays GT as failing to explain trust among individuals. In addition, social dilemmas seem to obscure the explanation of how cooperation is possible. Taking this comparison to its extreme, one is led to believe that the sociological thinking sharply opposes GT. In contrast, this article explores the possible avenues of collaboration between GT and microsociology. We recover in this article the sociological approaches that recognize the social embeddedness of rational choice, mainly by the use of communication and language. We argue that the construction of economic experiments involving social dilemmas, and punctuated with dialogue, generate rich material for qualitative analysis. We propose that this qualitative material be interpreted under frame analysis (Goffman), conventions (Boltanski & Thevenot) and non-human interactions (Latour).
  • Cordilheira de Santana Casos De Ensino Em Administração

    Hexsel, Astor Eugênio; Fachin, Roberto Costa; Wilk, Eduardo; Toni, Deonir de; Thomé, Rosana

    Resumo em Português:

    O caso Cordilheira de Santana - aqui referido simplesmente como Cordilheira - foi escrito com o objetivo de contribuir para o entendimento da formulação estratégica no setor vinícola, focando o caso de uma empresa nascente, com ambições de crescer com vinhos finos no estrato superior do setor, com preços calculados de acordo com essa ambição, mas que não está alcançando os resultados esperados. As informações sobre a indústria concentram-se nas vinícolas do sul do país, que tem presença predominante no quadro nacional. O caso inicia no ano de 2008, em viagem da diretora Rosana, da Cordilheira, de São Paulo para Porto Alegre, preocupada com os resultados obtidos. Dados anexos ao caso, como nota técnica do setor vinícola, permitem ao aluno ter um quadro do setor como um todo, com vistas a reflexões sobre o posicionamento da empresa. A nota que se segue possibilita ao professor explorar melhor as perspectivas diversas possivelmente a enfrentar pela diretora, no afã de fortalecer a estratégia vigente ou redirecioná-la.

    Resumo em Inglês:

    The Cordilheira de Santana case, from now on referred to simply as Cordilheira, was conducted and reported with the main purpose of contributing to the understanding of the process of strategy formulation in the winery sector. It presents the case of a recently created small firm aiming to compete in the market by offering high quality based on reduced premium line products, with prices established in accordance. Even so, it has not achieved the expected results. The wine industry with its basis in the wineries of the extreme south of Brazil, which is the most productive sector in the whole country, is also discussed. The case study began in 2008, when Rosana, owner and director of the company, travelled from São Paulo to Porto Alegre and highly concerned that the expected results had not been achieved. Data included as a technical note on the wine industry provides information on the industry as a whole, enabling students to reconsider the firm´s positioning in the market. The teaching note that follows provides the professor with information that will allow him to explore several perspectives that will have to be faced by Rosana further. She may choose to strengthen the present strategy or to take it in a new direction.
  • Gestão de Idéias para Inovação Contínua Resenhas Bibliográficas

    Fiedler, Ligia
  • Inovação estratégias e comunidades de conhecimento Resenhas Bibliográficas

    Frá, Edimeri
  • Inovação tecnológica: como garantir a modernidade do negócio Notas Bibliográficas

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