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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 14, Número: 5, Publicado: 2010
  • Editorial Editorial

    Quintella, Rogério H
  • (Re)contando a velha história: reflexões sobre a gênese do Management Artigos

    Vizeu, Fabio

    Resumo em Português:

    Este trabalho pretender minimizar os problemas da ausência da perspectiva histórica no pensamento acadêmico sobre a Administração. Assim, apresentamos uma reflexão pouco utilizada no mainstream da área sobre as condições históricas que permitiram a emergência do Management enquanto instituição moderna, bem como os fatores que condicionaram sua disseminação. Construímos nossa discussão, revisitando textos seminais de historiadores marxistas e institucionalistas interessados em compreender as bases do processo de industrialização capitalista e a consequente institucionalização do saber e da prática do Management. Primeiramente, é na constituição histórica do capitalismo industrial que se observam as condições plurais de emergência e os elementos primitivos das práticas modernas de gestão e organização do trabalho. Um segundo passo foram as demandas específicas do grupo de engenheiros industriais norte-americanos e europeus. Tendo sido apresentadas em associações de classe e jornais especializados, tais demandas intensificaram o debate sobre a sistematização de princípios de Management, um processo de articulação de classe que teve em Taylor seu mais bem sucedido proponente. Na conclusão, apresentamos algumas implicações sobre o entendimento do Management centrado na reflexão que aqui se propôs sobre sua construção histórica.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to reduce problems involving the lack of historical perspective in academic thought concerning Management. Thus, we discuss in a way that is unusual in the academic mainstream the historical and social conditions that were important in inducing the rise of Management as a modern institution, in addition to the factors that conditioned its dissemination. We built our discussion revisiting some historians' seminal works, specifically those Marxists and Institutionalists who are interested in capitalist industrialization and in its consequent institutionalization of Management knowledge. First of all, it is in the historical constitution of industrial capitalism that we found the fundamental social transformations to improve modern management practices and modern work organization. The second step was the specific work requirements of American and European industrial engineers. They were presented in a specific debating arena, i.e., its professional association and engineering journals. These work demands intensified the debate about a particular agenda for Management principles, a social process of which Taylor as the most famous participant. In conclusion, we present some implications about the historical development of Management.
  • Participação de empresas estrangeiras e consórcios em leilões de blocos exploratórios de petróleo e gás no Brasil Artigos

    Costa, Antonio Rufino da; Lopes, Fernando Dias

    Resumo em Português:

    As empresas petrolíferas têm longo histórico de formação de arranjos cooperativos. A formação de consórcios para a participação em projetos de exploração e produção é prática usual, tendo sido observada a sua ocorrência no Brasil a partir de 1999, quando se iniciaram os leilões para concessão de blocos. O objetivo do presente trabalho é analisar a participação de empresas estrangeiras e de consórcios formados por empresas nos leilões de blocos exploratórios ofertados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis [ANP]. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, complementada com análise quantitativa, empregada para verificar a existência de correlação entre as participações de consórcios e de empresas estrangeiras e duas variáveis específicas: risco Brasil e preço do petróleo no mercado internacional. As conclusões, sob uma perspectiva neoinstitucional, apontam a conformação do modelo brasileiro aos padrões internacionais para este segmento econômico, a participação de grande número de empresas no processo de abertura, o papel de destaque da Petrobras nos leilões e a formação de parceria predominante entre a Petrobras e a Petrogal.

    Resumo em Inglês:

    Oil companies have a long history of cooperative arrangements. The formation of consortia for participation in projects of exploration and production is a common practice and has been seen in Brazil since 1999, when the oil sector was opened to foreign companies. The purpose of this article is to analyze the participation of foreign companies and consortia formed by companies in the bidding for exploratory blocks conducted by the Brazilian agency of oil, natural gas and biofuel [ANP]. The methodology employed is qualitative, supplemented by quantitative analysis, used to verify the existence of correlation between the shares of foreign companies and consortia and two specific variables: Brazil risk and oil prices on the international market. The findings, from a neoinstitutional perspective, point to the conformation of the Brazilian model to international standards in this economic segment, the participation of a large number of companies in the opening process, highlighting the role of Petrobras in the bid rounds, and the formation of a predominant partnership between Petrobras and Petrogal.
  • Processos de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de competências em instituições de ensino superior para a oferta de cursos superiores de tecnologia [CSTS] Artigos

    Takahashi, Adriana Roseli Wünsch; Fischer, André Luiz

    Resumo em Português:

    O propósito deste artigo é analisar os processos da aprendizagem organizacional que levaram ao desenvolvimento das competências necessárias para que instituições de ensino superior passassem a oferecer Cursos Superiores de Tecnologia [CSTs]. O escopo do estudo está limitado à cidade de Curitiba-PR e seus pressupostos assumem que a aprendizagem organizacional é o meio pelo qual as instituições adquirem as competências necessárias para viabilizar suas estratégias. A natureza da pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa, e o método utilizado é o estudo de casos múltiplos, em perspectiva longitudinal. Os resultados mostraram que o desenvolvimento da competência de ofertar CSTs demandou mudanças profundas na articulação dos recursos das duas instituições estudadas e a institucionalização de novos conhecimentos. Com base nos dados encontrados em cada caso, foi possível conduzir uma análise transversal, que permitiu constatar que determinadas competências podem ser construídas enquanto outras são desconstruídas, configurando o caráter dinâmico do desenvolvimento de competências e do processo de aprendizagem. Assim, foi possível não só corroborar o modelo de análise adotado, de Patriotta (2003), mas também revisá-lo, a fim de incorporar os resultados desta pesquisa teórico-empírica.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to analyze the organizational learning processes that led to the development of the necessary competences for higher education institutions to begin offering Higher Technological Courses. The range of this study is limited to Curitiba in Paraná State, and its assumption is that organizational learning is the way for institutions to obtain the necessary competences to make their strategies practical. The nature of this research is exploratory, using a qualitative approach, and the method used is the multiple case study in a longitudinal time perspective. The results of this multiple-case study showed that the development of the competences required profound changes in the articulation of resources in both institutions that were analyzed, in addition to the institutionalization of new knowledge. Based on the data found in each case, it was possible to conduct a transversal analysis, which made it possible to certify that some competences can be built and others extinguished, shaping the dynamic character of the competences and the learning process. Thus, it was possible to corroborate the analysis model that was used (Patriotta, 2003) and suggest advances for it.
  • Programas sociais corporativos e capital social: proposta de qualificação Artigos

    Macke, Janaina; Carrion, Rosinha Machado; Dilly, Eliete Kunrath

    Resumo em Português:

    Existe um discurso difundido no imaginário social que aponta as empresas como os atores mais qualificados para resolver os problemas sociais, dada a competência que elas vêm demonstrando para enfrentar a concorrência em mercado globalizado e competitivo. No entanto, defende-se que, subjacente a essa visão, está uma visão reducionista da complexidade dos fatos sociais, ao considerar os problemas do campo social como passíveis de serem equacionados pela simples gestão eficiente e eficaz de recursos. O presente artigo foi embasado em pesquisa empírica realizada em sete empresas da região da Serra Gaúcha, agraciadas com o prêmio Responsabilidade Social oferecido pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O método de trabalho utilizado foi o de estudos de casos múltiplos; como técnica de análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Dentre os resultados destacam-se: a fraca intensidade da relação entre empresa e beneficiados, o baixo grau de estruturação dos programas e uma sobreposição de programas atuando com o mesmo público. O artigo aponta os limites de programas sociais de empresas privadas, e propõe, a partir da teoria do capital social, uma proposta para qualificá-los, de modo a potenciar sua contribuição para a construção de uma sociedade mais equilibrada.

    Resumo em Inglês:

    There is a discourse that has already spread in the social imaginary that identifies the company as the best qualified actor for solving social problems, given their competence when it comes to facing the globalized and competitive market. Nevertheless, we argue that behind this point of view there is a reductionist view concerning the complexity of social facts, considering social problems simply as efficient and effective management resources. This study is based on empirical research that was conducted in seven enterprises in Rio Grande do Sul State. The companies won the Social Responsibility Award from the Legislative Assembly of Rio Grande do Sul. We used a multiple case study and a content analysis technique. The results show a weak relationship link between companies and the people who benefited, a low level of structured programs and an overlap of programs working with the same target public. The article points out the limits of the social programs and proposes a model - based on the social capital theory - in order to qualify them so that they can strengthen their contribution to building a more balanced society.
  • Sobre convergência e a prática metodológica do interacionismo interpretativo na pesquisa acadêmica de marketing Artigos

    Sauerbronn, João Felipe Rammelt; Ayrosa, Eduardo André Teixeira

    Resumo em Português:

    Muitos fenômenos de marketing e do comportamento do consumidor não são observáveis dentro de uma perspectiva hipotético-dedutiva, e permanecem sem investigação, seja por falta de interesse da comunidade acadêmica, seja devido às carências metodológicas. Neste artigo realizamos uma discussão metodológica, na qual apresentamos nossa experiência com a utilização do Interacionismo Interpretativo em pesquisa acadêmica de marketing e suas consequências metodológicas práticas. Apresentamos as posições ontológica e epistemológica da pesquisa e mostramos como utilizamos o método do Interacionismo Interpretativo. Esta opção demonstrou ser adequada à forma de investigação, organização e operação propostas na tese. Mesmo sendo necessárias algumas adaptações, o Interacionismo Interpretativo ofereceu uma solução aplicada aos problemas de análise dos volumosos dados resultantes da abordagem qualitativa. Ao retratar essa experiência na condução de uma pesquisa de marketing de caráter interpretativo, esperamos oferecer maior compreensão a respeito desta orientação e incentivar mais pesquisadores a adotarem opções semelhantes.

    Resumo em Inglês:

    Many issues on marketing and consumer behavior remain uninvestigated because of the research community's lack of interest or because of methodological difficulties. We present in this paper our experience using Interpretive Interactionism in academic marketing research and its consequences on methodological practice. Discussing the ontological and epistemological aspects of a doctoral dissertation, we show how we managed to use the method developed by Norman Denzin (1989). This option has proved its adequacy to the investigation approach adopted. Even though it was necessary to adapt the method, Interpretive Interactionism has offered an applied solution to the problem of dealing with the huge amount of qualitative data. Improving comprehension of interpretive research methods, we hope to offer support to other researchers interested in alternative research methods.
  • Tangibilidade e intangibilidade na determinação do desempenho persistente de firmas Brasileiras Artigos

    Carvalho, Francisval de Melo; Kayo, Eduardo Kazuo; Martin, Diógenes Manoel Leiva

    Resumo em Português:

    Preconiza a RBV que os recursos e competências são distribuídos de forma heterogênea entre as firmas, sendo a principal causa da variação observada entre seus desempenhos. Quando esses recursos são raros, valiosos e difíceis de serem imitados e a firma dispõe de estrutura organizacional adequada para explorá-los, eles têm o potencial de promover desempenho acima da média e persistente. O objetivo deste artigo é avaliar se o desempenho persistente das firmas tem alguma relação com a intangibilidade ou tangibilidade dos seus recursos. A amostra foi constituída por empresas brasileiras de capital aberto com ações listadas na Bovespa. A técnica estatística utilizada foi o painel dinâmico com estimativas pelo Método dos Momentos Generalizados. Os resultados mostram que, para as empresas brasileiras analisadas, a intangibilidade dos recursos não se revelou como vantagem competitiva sustentável, pois foi constatado que esses recursos não contribuem para a persistência do desempenho superior das firmas. Por outro lado, a tangibilidade dos recursos contribuiu de forma significativa para a persistência do desempenho superior das firmas de diversos setores da economia.

    Resumo em Inglês:

    RBV states that resources and capabilities are heterogeneously distributed among firms and are the main drivers of their different performances. When these resources are rare, valuable and difficult to imitate and the firm has a suitable organizational structure for exploiting them, they have the potential to lead the firms to a persistent, above average performance. The aim of this article is to analyze whether the firm's persistent performance is related to the intangibility or tangibility of their resources. The sample comprises Brazilian public companies listed on the Bovespa Stock Exchange in São Paulo. The statistical technique employed was the dynamic panel data, with estimates obtained by the generalized method of moments. The results show that, in the case of the Brazilian companies under study, the intangibility of resources was not a sustainable competitive advantage because these resources do not persistently contribute to the higher performance of firms. On the other hand, the tangibility of resources played a significant contribution to the persistent performance of firm operating in different industries.
  • Humor e discriminação por orientação sexual no ambiente organizacional Artigos

    Irigaray, Hélio Arthur Reis; Saraiva, Luiz Alex Silva; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    Em face da multiplicidade de manifestações sociais no mundo organizacional, o humor se destaca como forma de comunicar algo, mesmo que não explícito, aparando arestas e suavizando críticas e agressões, sob o pretexto de provocar o riso. Neste artigo o objetivo é analisar o humor como forma de manifestação da discriminação por orientação sexual no ambiente de trabalho. Para isso, com base em literatura especializada sobre as funções sociais, denotativas e conotativas do humor e a inserção profissional de homossexuais masculinos e femininos no meio profissional foi conduzida uma pesquisa qualitativa com trabalhadores heterossexuais e homossexuais de empresas localizadas nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo, entre 2005 e 2008, no sentido de apreender suas histórias de vida. Estas foram gravadas, transcritas integralmente, e trabalhadas por meio da vertente francesa da análise do discurso. Os principais resultados revelam que o humor dos heterossexuais sobre os homossexuais gays é explícito, e aparentemente legitimado pela sociedade, já que estes são engraçados. Identificou-se que, de forma relativamente surpreendente, os próprios gays fazem piadas sobre si próprios, ratificando, por meio do riso, o estigma social. As principais conclusões apontam a necessidade de politização do humor, como forma de comunicação nas organizações, pois ele cumpre, como parte de suas funções sociais, o papel de auxiliar dos processos sociais de tolhimento e discriminação social.

    Resumo em Inglês:

    To deal with multiple social manifestations in the organizational world, humor is an important form of communicating something, although not in an explicit way, smoothing critics and aggressions under the pretext of getting a laugh. In this paper we discuss humor as a form of manifesting discrimination of sexual orientation in the work place. Based on specialized literature about social, denotative and connotative functions of humor, and the insertion of female and male homosexuals in a professional atmosphere, we conducted a qualitative study with heterosexual and homosexual workers in companies located in the metropolitan regions of the cities of Rio de Janeiro and São Paulo from 2005 through 2008 to obtain their life stories. The interviews were recorded and fully transcribed. They were then subjected to a French discourse analysis technique. The main results suggest that heterosexual humor about gays is explicit, and it seems to be socially legitimated because gays are funny. We also found surprising evidence that gays make jokes about themselves, confirming social stigma through laughs. The main conclusions discuss the need to put humor in a political context, as a form of communication in organizations, because one of its social functions is to aid the social processes of controlling and social discrimination.
  • Evolução da qualidade das práticas de governança corporativa: um estudo das empresas Brasileiras de capital aberto não listadas em bolsa Artigos

    Almeida, Moisés Araújo; Santos, Joséte Florencio dos; Ferreira, Lúcio Flávio Vieira de Medeiros; Torres, Fernando José Vieira

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo analisar a evolução da qualidade das práticas de governança corporativa das empresas brasileiras de capital aberto não listadas em bolsa, no período de 2003 a 2007. Os dados foram coletados através do Sistema DIVEXT da CVM. Como proxy para determinar a qualidade das práticas de governança, foi utilizado o Índice de Governança Corporativa das Empresas Brasileiras de Capital Aberto Não Listadas em Bolsa, calculado a partir de um conjunto de 14 perguntas binárias e objetivas. Os resultados da pesquisa apontam que metade das empresas investigadas apresentou bom nível de governança. Em relação à dimensão Transparência, verificou-se uma melhora na elaboração de relatórios financeiros, obedecendo aos prazos legais e que cerca da metade das companhias contrataram alguma das auditorias globais. Quanto à Composição e Funcionamento do Conselho não foram constatados sinais de melhoria, justificada pela diminuição do atendimento às exigências no que se refere à quantidade de membros, independência e prazo de mandato. Já os resultados da estrutura de Controle e Conduta mostram que a grande maioria das empresas não possuía acordos entre acionistas, significando evolução positiva no sentido de boas práticas de governança.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the evolution of the quality of corporate governance practices by Brazilian companies that are non listed on the stock exchange from 2003 through 2007. The data were collected through System DIVEXT of the CVM. As a proxy for determining the quality of corporate governance practices, the Corporate Governance Index of the Brazilian Companies Unlisted on Stock Exchange was used, calculated from a set of 14 binary and objective questions. The results of the research show that half of the companies under study had a good level of governance. Concerning the Transparency dimension, the findings showed that there had been an improvement in the drafting of financial reports and that legal deadlines were being met. Furthermore, approximately half of the companies had contracted some form of global auditing. In the Composition and Functioning of Advice there were no signs of improvement, due to less concern over demands concerning the number of members, independence and length of mandate. The results of the Structure of Control and Behavior show that the vast majority of the companies had no agreements between shareholders. This is a positive improvement in good governance practices.
  • Tentativas de suicídio de bancários no contexto das reestruturações produtivas Documentos E Debates

    Santos, Marcelo Augusto Finazzi; Siqueira, Marcus Vinícius Soares; Mendes, Ana Magnólia
  • Réplica 1 - Suicídio e trabalho: problemas conceituais e metodológicos que cercam a investigação dessa relação Documentos E Debates

    Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt; Gondim, Sônia Maria Guedes
  • Réplica 2 - Réplica ao artigo "tentativas de suicídio entre bancários no contexto de reestruturação produtiva" Documentos E Debates

    Lima, Maria Elizabeth Antunes
  • Tréplica - Relações entre suicídio e trabalho: diferenças epistemológicas e (im)possibilidade de diálogo Documentos E Debates

    Santos, Marcelo Augusto Finazzi; Siqueira, Marcus Vinícius Soares; Mendes, Ana Magnólia
  • Gestão do desempenho na administração pública: o caso da TI governo Casos De Ensino Em Administração

    Fetzner, Maria Amélia; Oltramari, Andrea Poleto; Olea, Pelayo Munhoz

    Resumo em Português:

    Este caso para ensino examina o tema gestão do desempenho, partindo da intenção de um gerente de sistemas de empresa pública de tecnologia em contar com um sistema de GD. A partir da constatação de demandas e pressões para resultados organizacionais, esse gerente reflete sobre o gerenciamento atual e pregresso de desempenho na empresa e vai trazendo à tona o assunto em várias instâncias da organização: diretoria, recursos humanos, supervisores de área. Neste processo se vão revelando elementos para diagnóstico da situação, que antecede a implantação de um programa, como características do contexto, dilemas gerenciais, dificuldades, expectativas, objetivos e riscos e que servem como subsídios para um projeto de implantação de gestão do desempenho numa empresa. O material possibilita discussões e reflexão sobre o processo de gerência do desempenho, em termos de objetivos: conceitos, planejamento da implantação de ações na área de Recursos Humanos [RH], interação entre RH e áreas-clientes nas empresas e suas estratégias de atendimento, gestão pública e privada.

    Resumo em Inglês:

    This case for teaching examines the theme of performance management, from the intention of a system's manager of a public company to have a Performance Management System. From the awareness of demand and pressure for organizational results, this manager thinks about current and past performance management in the company and mentions the subject at many organizational levels: Board of Directors, human resources and area supervisors. Within this process, some elements are revealed to diagnose the situation, which takes place before the implementation of a program, such as context characteristics, management dilemmas, difficulties, expectations, objectives and risks that serve as subsidies for a performance management implementation project in a company. The material creates space for discussions and reflections on the performance management process from the point of view of objectives, planning of the implementation of actions in the area of Human Resources [HR], the interaction between Human Resources [HR] and customer-areas in the companies and their strategies for service and public and private management.
  • A encruzilhada da nanotecnologia: inovação, tecnologia e riscos Resenhas Bibliográficas

    Santos, Flávia Ferreira dos
  • Psicologia e trabalho: apropriações e significados Resenhas Bibliográficas

    Andrade, Sílvia Patricia Cavalheiro de; Cavalheiro, Gabriela; Kaufmann, Karina Beatrice; Tolfo, Suzana da Rosa
  • Inovação organizacional e tecnológica Notas Bibliográficas

    Buononato, Flávio José
  • Inovação: quebrando paradigmas para vencer Notas Bibliográficas

    Vicenzi, Luciano E.
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