Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Contemporânea, Volume: 14, Número: 2, Publicado: 2010
  • Editorial Editorial

    Quintella, Rogério H.
  • "Corpo e Alma" nas organizações: um estudo sobre dominação e construção social dos corpos na organização militar Artigos

    Rosa, Alexandre Reis; Brito, Mozar José de

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo discutir como ocorre o processo de construção social do sujeito militar e os mecanismos de controle subjacentes a essa socialização. Resultado de uma pesquisa de mestrado, a análise aborda o corpo como elemento central desse processo, devido ao seu caráter performático na atividade militar. Nesse sentido, autores como Pierre Bourdieu e sua articulação campo-habitus como elemento de reprodução do social, em conjunto com as reflexões de Michel Foucault sobre o poder disciplinar e as tecnologias de docilização dos corpos, nos ajudam a compreender como se processam esses corpos, a partir de uma tecnologização inerente à socialização militar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com a observação não-participante, entrevistas em profundidade e análise documental e de conteúdo. Com base nos resultados, concluímos que há uma variação nas formas de dominação, no sentido de privilegiar técnicas que vão desde uma pedagogia corporal para os soldados, até uma pedagogia moral para os oficiais, como principais instrumentos que visam, sobretudo, a uma espécie de dominação total do sujeito, ou seja, possuí-lo de corpo e alma na organização militar.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss how the process of social construction of the military individual occurs. The result of research for a Master's Degree, the analysis approaches the body as the central element of this process due to its manner of performing in military activities. In this regard, authors like Pierre Bourdieu and his field-habitus articulation as part of social reproduction, along with Michel Foucault's thoughts about disciplinary power and the technologies for docilization of bodies help us to understand how these bodies are processed from an inherent technologizing in military socialization. The methodology used was the case study with non-participant observation, in-depth interviews and documentary and content analysis. Based on the results, we find that there is a variation in the forms of domination in order to prioritize some techniques that range from body pedagogy (for soldiers) to oral pedagogy (for officers), as the main instruments that aim, above all, at a kind of total individual domination, to put it in a nutshell, to take over one's body and soul in the military organization.
  • Quando descentralizar é concentrar poder: o papel do governo estadual na experiência catarinense Artigos

    Filippim, Eliane Salete; Abrucio, Fernando Luiz

    Resumo em Português:

    Uma das principais marcas da Constituição do Brasil de 1988 foi a ênfase dada à descentralização, tomada como positiva para a democratização. No entanto há diferentes formas de implementar o processo descentralizador. Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a experiência de descentralização pela via do governo estadual em Santa Catarina, iniciada em 2003. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se insere numa abordagem qualitativa de reconstrução histórico-institucional, por meio de um estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizados multimétodos. Foram realizadas entrevistas abertas com atores diretamente envolvidos no processo de descentralização, aplicando-se questionário dirigido às 36 Secretarias de Desenvolvimento Regionais [SDRs] e aos 24 Fóruns de Desenvolvimento. Foi realizada ainda a análise de documentos e a observação dos pesquisadores em reuniões, tanto de SDRs quanto de Fóruns de Desenvolvimento. O fenômeno estudado neste trabalho revela como a descentralização, ao contrário do esperado, pode ser usada como mecanismo de concentração de poder. Isto porque se, por um lado, a atuação do governo catarinense é propagada como maneira de se aproximar do cidadão, por outro construiu-se aí uma estratégia político-partidária de consolidação no poder da atual coalizão política dominante no Estado.

    Resumo em Inglês:

    One of the principal points of the 1988 Brazilian Constitution was the emphasis placed on decentralization. However, there are different forms of implementing the decentralization process. The aim of this article is to describe and analyze the decentralization experience by way of the state government in Santa Catarina, beginning in 2003. As for the methodological procedures, the study is inserted in a qualitative approach of historical-institutional reconstruction, through a case study. For data collection multi-methods were used. Interviews were conducted with actors who were closely involved in the decentralization process. A questionnaire was forwarded to 36 Regional Development Secretariats [RDS] and 24 Development Forums. Documents were also collected through analysis and the observations of researchers at meetings, both of the RDSs and the Development Forums. The phenomenon studied in this work shows how decentralization, contrary to what was expected, can be used as a power concentration mechanism. The reason for this is that, on the one hand, the actions of the government of Santa Catarina are a way of drawing closer to the people, and on the other hand, a party policy strategy to consolidate the power of the current coalition that is dominant in the State.
  • Reputação corporativa: construtos formativos e implicações para a gestão Artigos

    Thomaz, José Carlos; Brito, Eliane Pereira Zamith

    Resumo em Português:

    Reputação corporativa é frequentemente associada ao desempenho organizacional. Por outro lado, a literatura sugere que a identificação dos grupos de stakeholders com a empresa e sua comunicação com estes grupos são relevantes para explicar as diferenças de reputação entre empresas. Desta forma, este estudo objetivou testar a relação entre reputação, identificação, comunicação e desempenho organizacional. A pesquisa foi conduzida em duas fases; na primeira se tratou da construção da escala de mensuração de reputação e a adequação da escala de cada um dos demais construtos. Todas as medidas usadas foram perceptuais. A segunda fase consistiu no levantamento de dados, usando as escalas testadas na fase anterior. Foram coletados dados de 12 empresas, resultando numa amostra de 2.139 respondentes, sendo 1.025 funcionários e 1.114 clientes. Os dados foram analisados, usando modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram que são significativos os efeitos da comunicação sobre a identificação organizacional e sobre a reputação, bem como os efeitos da identificação sobre a reputação. Também é elevado o impacto da reputação sobre o desempenho. Conclui-se que a comunicação e a identificação são fatores críticos para explicar a variabilidade da avaliação da reputação e, consequentemente, do desempenho organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Corporate reputation is frequently associated with organizational performance. However, the literature suggests that corporate communication and the stakeholder's identification with the organization are both relevant when it comes to explaining differences in corporate reputation evaluation. Considering these inputs, this study tests the relationship between corporate reputation, identification, corporate communication and organizational performance. The research occurred in two phases because it was necessary to develop or adapt the measurement scale for each one of the four constructs. All measures were perceptual in nature. The second phase of the research consisted of data gathering and analyses; and for that, the scales tested in the phase one were used. Data from 12 organizations were collected, resulting in a sample of 2,139 respondents or 1,025 employees and 1,114 customers. Structural equation modeling was used for analyzing the data. The results show strong effects of communication on organizational identification and reputation, as well as of identification on corporate reputation. The impact of reputation on organizational performance was also relevant. The study leads to the conclusion that communication and identification are critical factors in explaining the variability of reputation of organizations and, consequently, performance.
  • Institucionalização como mecanismo de controle de marketing Artigos

    Leão, André Luiz Maranhão de Souza; Mello, Sérgio Carvalho Benício de

    Resumo em Português:

    Dentre as atividades administrativas, o controle é a mais negligenciada de todas. Contudo o controle torna-se peça fundamental na medida em que a área de marketing tem buscado mais e mais métricas para medir seu resultado. Ao analisar a atual perspectiva do controle de marketing, concluímos que esta seja contingencial. Devido a isto, alguns problemas foram identificados. Sugerimos outra perspectiva, perspectiva institucional, como mais adequada. Para a nossa análise assumimos como escopo a perspectiva dos encontros de serviço. Esta escolha é devida à nossa crença de que todos os negócios são, em essência, de serviços, bem como de que os encontros de serviço trazem para o ambiente interno aspectos do ambiente externo, uma vez que clientes e funcionários de contato são sujeitos do ambiente sociocultural. Com isto em vista, este ensaio teórico propositivo tem por objetivo o desenvolvimento de um processo de controle de marketing baseado nos significados da organização. Contudo reconhecemos que, sendo esta uma visão de longo prazo, interesses de curto prazo podem comprometê-la.

    Resumo em Inglês:

    Among management activities, control is the most neglected. However, monitoring becomes a key player as the area of marketing has continually sought out metrics to measure its results. Upon analyzing the current perspective of marketing control, we conclude that it is contingential. As a result, some problems were identified. We suggest that a different, institutional perspective may be more adequate. For our analysis, we assumed as scope the perspective of service encounters. This choice was due to our belief that all businesses are - in essence - service-oriented, and that service encounters bring aspects of the external environment to the internal environment, as customers and contact employees are from the socio-cultural environment. With this in mind, the aim of this theoretical essay is to develop a marketing control process based on the meanings of the organization. However, we recognize that - as this is a long-term view - short-term interests may compromise it.
  • Publicação científica nacional e internacional sobre franchising: levantamento e análise do período 1998 - 2007 Artigos

    Melo, Pedro Lucas de Resende; Andreassi, Tales

    Resumo em Português:

    O sistema de franquia movimenta na economia brasileira cerca de R$ 46 bilhões/ano, por meio de 1.197 redes de franquias que licenciam 65.500 unidades, gerando quase 600 mil empregos diretos. Nos EUA esse número é ainda mais significativo, com cerca de 760.000 unidades franqueadas e movimentam US$ 1,53 trilhão/ano na economia. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma inédita meta-análise sobre franchising, envolvendo 61 artigos científicos nacionais e internacionais publicados de 1998 a 2007 e veiculados à Anpad e em periódicos relacionados no Proquest (Qualis A, B ou C). São abordados os seguintes questionamentos: como tem evoluído a pesquisa científica em franchising; em quais veículos acadêmicos estão vinculados; as principais temáticas abordadas; os vínculos institucionais destes autores; a participação dos estados e países; a predominância de determinados autores; os métodos de pesquisa utilizados e os segmentos econômicos de aplicação. Os resultados evidenciam a concentração dos trabalhos nacionais no Enanpad; a predominância de trabalhos sobre Empreendedorismo e Estratégia, internacionalmente, com foco em teorias de econômicas; a maioria dos autores oriundos de instituições do sul e sudeste do Brasil e dos EUA; uma forte predominância de pesquisas e a aplicação das pesquisas em setores diversos da economia.

    Resumo em Inglês:

    The franchising system generates about forty-six billion reais a year in the Brazilian economy by way of 1,197 franchising networks that licnse 65,500 units, generating almost 600,000 direct jobs. In the USA that number is higher still, with around 760,000 units that generate 1.53 trillion dollars a year in the economy. The objective of this paper is to develop an unpublished goal-analysis on franchising involving 61 Brazilian and international scientific papers published from 1998 to 2007 and published by Anpad and in related periodical in Proquest (Qualis A, B or C). Saint approached the following questions: how scientific research into franchises has developed; in which academic vehicles are they linked; the main themes that are dealt with; which institutions these authors are connected with; the participation of states and countries; the predominance of certain authors; the research methods used and the economic segments of application. The results show that Brazilian works are concentrated in Enanpad; the predominance of works on Entrepreneurship and Strategy, internationally, with focus in economic theories; most of the authors are connected to institutions in the south and south-east of Brazil and the USA; a strong predominance of the surveys and the application of the research in several sections of the economy.
  • Importância dos fatores não-tecnológicos na implementação do CPFR Artigos

    Vivaldini, Mauro; Pires, Sílvio R. I.; Souza, Fernando Bernardi de

    Resumo em Português:

    De acordo com o Voluntary Interindustry Commerce Standards [VICS], o Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment [CPFR] se baseia na padronização, registro e sincronização de dados eletronicamente, apoiado pela gestão colaborativa existente entre as empresas (VICS, 2004). A partir desta definição, pode-se concluir que existem dois fatores preponderantes na implementação do CPFR: um essencialmente tecnológico e outro não-tecnológico. Nesse contexto, o propósito principal deste estudo é identificar na literatura os chamados fatores não tecnológicos que envolvem o CPFR e analisá-los em situações reais. A importância desses fatores é analisada, então, por meio do estudo de dois casos reais de implementação do CPFR, respectivamente, em uma grande rede de fast food e em um grande distribuidor de alimentos, que operam no Brasil. Os resultados destacam, principalmente, que a previsão da demanda realizada pela empresa coordenadora do CPFR é preponderante sobre o entendimento da demanda por todos os elos da cadeia de suprimentos, que a cultura colaborativa é considerada muito importante no relacionamento ao longo da cadeia (embora não seja determinante para a implementação dos processos) e que o monitoramento das atividades é fundamental para o alinhamento das empresas na gestão do CPFR.

    Resumo em Inglês:

    According to the Voluntary Interindustry Commerce Standards [VICS], Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment [CPFR] is based on the standardization, registration and electronic synchronization of data, supported by collaborative management among companies (VICS, 2004). Based on this definition, it can be concluded that there are two dominant factors in the implementation of CPFR: one essentially technological and the other non-technological. In this context, the main purpose of this study is to identify the so-called non-technological factors involved in CPFR reported in the literature and to analyze them in real situations. The importance of these factors is then analyzed through the study of two real cases of CPFR implementation, the first in a large fast food network and the second at a wholesale food distributor operating in Brazil. The main findings indicate that the demand forecast conducted by the company that coordinates CPFR carries the most weight in the understanding of demand by the companies of the whole supply chain, that the collaborative culture is considered a very important factor in the relationships along the chain (albeit not essential to the implementation of processes), and that the monitoring of activities is fundamental in aligning the companies with CPFR management.
  • A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática Artigos

    Antonello, Claudia Simone; Godoy, Arilda Schmidt

    Resumo em Português:

    A literatura sobre Aprendizagem Organizacional [AO] tem avançado não somente no volume de publicações, mas apontando outras dimensões do tema. Envolve diversos campos teóricos: psicológicos, sociológicos, culturais, históricos e metodológicos, além da gestão propriamente dita. Assim, pergunta-se: Quais questões e características básicas fazem a AO peculiar e a separa de outros conceitos relacionados? Para responder a este questionamento são apresentadas as diversas perspectivas teóricas que abordam AO, algumas questões e reflexões relacionadas às teorias, assim como definições e estudos desenvolvidos no campo. Utilizando-se uma análise de inspiração multiparadigmática, as contribuições identificadas foram agrupadas em cinco campos que apresentam alguns temas e questões recorrentes. Esta análise aponta quatro questões (relacionadas ao nível de análise, resultados da aprendizagem, mudanças e processos de aprendizagem), que o conceito de AO deve superar para tornar-ser significativo. Visando superar estes desafios, sugere-se a adoção de uma perspectiva baseada em práticas.

    Resumo em Inglês:

    The literature on Organizational Learning [OL] has been moving forward not only in the volume of publications but also by pointing to other dimensions of the theme. The debate involves several theoretical fields psychological, sociological, cultural, historical and methodological - in addition to management itself. A question emerges: which issues and basic characteristics make OL different and separated from the other related concepts? In order to answer this question a number of theoretical perspectives of OL are presented and discussed, along with some inquiries and reflections related to these theories, as well as definitions and studies developed in this field. Using the multiparadigmatic approach, the literature on OL was organized and grouped into five fields. This analysis pointed to four questions (related to the level of learning, learning results, changes and learning processes) that the concept of OL has to overcome to become significant. It is suggested that a possible way to overcome these challenges is to adopt a perspective based on practices.
  • Fatores condicionantes de inadimplência em processos de concessão de crédito a micro e pequenas empresas do Estado de Minas Gerais Artigos

    Camargos, Marcos Antônio de; Camargos, Mirela Castro Santos; Silva, Flávio Wagner; Santos, Fabiana Soares dos; Rodrigues, Paulo Junio

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é identificar e analisar os fatores condicionantes da inadimplência nos processos de financiamentos concedidos pelo BDMG no Programa GERAMINAS entre junho de 1997 e janeiro de 2006. Utilizou-se do universo de dados do período, constituído de 25.616 processos de 17.743 micro e pequenas empresas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, na qual foi utilizado o Modelo de Regressão Logística Binária. Foi constatado que os seguintes fatores atuam como condicionantes da inadimplência: 1) ter maior porte (pequena x micro); 2) atuar em um mercado com baixas oportunidades; 3) ser do setor industrial, quando comparado com o comercial e de serviços; 4) pouco tempo de atividade da empresa; 5) nível de informatização intermediário e gerenciada por sócios possuidores do diploma de segundo grau; 6) valor dos bens do avalista; 7) experiência do sócio no negócio; 8) uso dos recursos obtidos no financiamento como capital de giro; 9) valor do faturamento da empresa. A maioria dos resultados obtidos encontra suporte na literatura, exceto quanto aos fatores 5, 8 e 9, que a contrariam, instigando novas pesquisas. Gerencialmente, os fatores encontrados nesta pesquisa poderiam ser utilizados para traçar políticas ou estratégias por parte da instituição pesquisada e outras correlatas na redução ou controle do seu nível inadimplência.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to identify and analyze the factors that lead to the default in the processes of financings granted by the BDMG in the GERAMINAS Program between June of 1997 and January of 2006. The data of the period were used, consisting of 25,616 processes pertaining to the 17,743 micro and small businesses. It is a quantitative study, which made use of the Model of Binary Logistic Regression to analyse the data. The results have shown the following determinants factors of the default: 1. the size of company (small x micro businesses); 2. market with low opportunities; 3. to be of the industrial sector, when compared with the commerce and of services; 4. company has been operational for a short time; 5. intermediate level of informatization and managed by partners possessing only high school diplomas; 6. value of the goods of the guarantor; 7. experience of the business partners; 8. use of the resources obtained in the financing as working capital; 9. value of the invoicing of the company. The majority of these findings are supported by the literature, except factors 5, 8 and 9, that oppose it, which menas a need for further studies. In terms of management, the findings of this study could be used to form policies or strategies for the institution under study, or similar institutions, in order to reduce or control their levels of default.
  • Documento - sobre maestria, profissionalização e artesanato intelectual Documentos E Debates

    Fischer, Tânia
  • Réplica 1 - as dimensões e desafios do mestrado profissional Documentos E Debates

    Vasconcelos, Flávio Carvalho de; Vasconcelos, Isabella Freitas Gouveia de
  • Réplica 2 - Mestrado Profissional, você sabe com quem está falando? Documentos E Debates

    Menandro, Paulo Rogério Meira
  • Tréplica - reimaginar a pós-graduação: resgatando o elo perdido Documentos E Debates

    Fischer, Tânia
  • Focus empreendimentos: o resgate da credibilidade Caso De Ensino

    Miguel, Lilian Aparecida Pasquini; Brunstein, Janette

    Resumo em Português:

    O caso em questão trata da situação de crise em uma organização após a deflagração de um escândalo político de abrangência nacional, que envolveu seu nome num esquema de corrupção. Apresenta o cenário de crescimento e prosperidade da organização antes da crise e suas metas para o futuro. Descreve como a corporação foi atingida pelo esquema de corrupção e os seus reflexos nos negócios. Expõe as medidas tomadas pela corporação para reverter o cenário que ameaçou sua reputação e imagem, incluindo a revisão do planejamento estratégico e a necessidade de reestruturação da empresa. Por fim, instiga o leitor a avaliar as condutas tomadas pela organização e apresentar alternativas, bem como a refletir sobre a viabilidade da retomada do crescimento diante do contexto com que tais envolvimentos políticos são tratados no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This case presents a crisis in an organization after the news of a nationwide political scandal involving the institution broke. It presents the organization's scenario of growth and prosperity before the crisis and its goals for the future. It also describes how the institution was affected by the corruption scheme and its reflections on the organization's business. It reveals the measures taken to reverse the situation that threatened its image and reputation, including reviewed strategic planning and the need to restructure the company. Finally, it encourages the reader to evaluate the measures taken by the organization and propose alternatives, as well as reflecting on the steps to resume growth in the context that this type of political involvement is dealt with in Brazil.
  • Gestão da empresa familiar: conceitos, casos e soluções Resenhas Bibliográficas

    Teixeira, Luciana; Emmendoerfer, Magnus Luiz
  • Taylorismo e Fordismo na indústria paulista: o empresariado e os projetos de organização racional do trabalho, 1920 - 1940 Resenhas Bibliográficas

    Paiva, Thiago Alves
  • Marketing: gerenciamento e serviços Notas Bibliográficas

    Esteves-Alves, Marcelo
  • A encruzilhada da nanotecnologia: inovação, tecnologia e riscos Notas Bibliográficas

    Dossa, Alvaro Augusto
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br