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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2010
  • Editorial Editorial

    Quintella, Rogério H.
  • Tamanho do governo Brasileiro: conceitos e medidas Artigos

    Maciel, Vladimir Fernandes; Arvate, Paulo Roberto

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é construir uma medida de tamanho do governo para o Brasil, considerando as empresas estatais. Construímos o tamanho do governo, considerando o custeio do governo federal (medida internacional para o tamanho de governo) e os gastos de custeio das empresas estatais. Nossa medida mostra que o tamanho do governo entre 1980 e 2005 ficou em torno de 20% do PIB. Adicionalmente, investigamos a relação dessa medida com o número de partidos existentes na coalizão de governo. Nós usamos correlações não condicionadas para realizar a investigação, porque não tínhamos um número maior de observações (Greene, 2000). Nossos resultados mostram que existe correlação elevada entre a redução do custeio das empresas estatais e o crescimento do custeio do governo central, o que explica a manutenção do tamanho de governo. Percebe-se uma correlação elevada entre o custeio e o aumento desse espaço político no governo federal expresso pelo número de partidos que participam da coalizão de governo. O referencial teórico que relaciona o tamanho de governo ao número de partidos pode ser encontrado nos trabalhos de Volkerink e Haan (2001), Perotti e Kontopoulos (2002), Persson e Tabellini (2003) e Amorim e Borsani (2004).

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to build a measure of government size for Brazil in terms of state-owned companies. We build the government size considering the federal government's current expenditure (international measure) and the state-owned company's current expenditure. Our measure shows that the government size between 1980 and 2005 was around 20% of the GDP. Additionally, we investigate the relationship of this measure and the number of coalition parties. We use non-conditional correlated because we did not have a higher number of observations (Greene, 2000). Our results show that there is a high correlation between the reduction in the expenditure of the state-owned companies and the growth of the expenditure of the central government (that explains the maintenance of the government size). Moreover, there is a high correlation between the expenditure and the increase of the political space in federal government (measured by the number of parties that participate of the government coalition). Our theoretical references between government size and the number of coalition parties can be found in the works of Volkerink and de Haan (2001), Perotti and Kontopoulos (2002), Persson and Tabellini (2003), and Amorim and Borsani (2004).
  • Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras Artigos

    Sampaio, Mauro; Csillag, João Mario

    Resumo em Português:

    O propósito deste artigo foi investigar a difusão do postponement no ambiente de negócios brasileiro e identificar os direcionadores de sua implementação. Este estudo utilizou a metodologia de multicasos para avaliar um fenômeno muito conhecido na literatura, mas raro no mundo empresarial. Resultados sugerem que a adoção do postponement exige não apenas a reconfiguração do sistema logístico, mas também mudanças no relacionamento entre os membros da cadeia de suprimentos, investimentos em tecnologia e visão estratégica de seus líderes. Novos pré-requisitos foram identificados, sugerindo que o atual modelo para implementação do postponement necessita ser ampliado. As empresas precisam investir em mudanças de produto, processo, relacionamento na cadeia de suprimento e organizacionais para usufruir dos benefícios do postponement.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to investigate the adoption of postponement in the business environment in Brazil and which factors favor its implementation. This study used the methodology of multi-case studies to investigate this phenomenon that is well known in the literature, but rare in real business life. Results suggest that the implementation of postponement requires not only the reconfiguration of the logistics systems, but changes in the relationship between members in the supply chain, investments in technology and the strategic vision of their leaders. New prerequisites were identified, suggesting that the existing framework for implementation of postponement needs to be extended. Companies should invest in change of products, processes, supply chain relationships and organization to enjoy the benefits of postponement.
  • Os conflitos entre a prática gerencial e as relações em família: uma Abordagem complexa e multidimensional Artigos

    Silva, Anielson Barbosa da; Rossetto, Carlos Ricardo

    Resumo em Português:

    O artigo tem como objetivo compreender os significados da vivência de conflitos entre a prática gerencial e as relações em família. O estudo foi embasado epistemologicamente nos pressupostos do paradigma interpretativo, utilizou uma abordagem qualitativa e foi realizado com gerentes que atuam no Banco do Brasil. O conflito entre a prática gerencial e as relações em família está vinculado ao tempo dedicado ao exercício de papéis no trabalho e na família, à incompatibilidade de interesses e às divergências de percepção e de visão entre os agentes envolvidos. A pesquisa revelou a existência de fatores que geram conflito na prática gerencial e nas relações em família. A percepção dos gerentes é que os conflitos nas relações em família os afetaram emocionalmente e isso interfere no desempenho da prática gerencial. Abordar o tema numa perspectiva complexa e multidimensional é uma forma de reconhecer a existência de conexões espaciais, temporais e comportamentais e essa constatação pode auxiliar a compreender a experiência vivida de gerentes de forma singular e multifacetada. Estudos adicionais devem considerar os vínculos entre o gênero, a personalidade, o contexto, o tipo de trabalho e o estágio na carreira. Espera-se que o tema amplie o foco de análise do conflito e auxilie na compreensão da teoria e da prática organizacional.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to understand the meanings of conflict experience between management practice and family relations. The study, based epistemologically on the premises of the interpretative paradigm, used a qualitative approach and was conducted with managers who work at the Brazil Bank. The conflict between the management practice and the relations in the family is related to the time devoted to exercising the roles of work and family, the incompatibility of interests and differing perceptions on the part of the agents involved. The research revealed the existence of factors that provoke conflict in management practice and in family relationships. The managers' perception is that the conflicts in family relations affected them emotionally and interfere in their professional performance. Addressing the issue in a complex and multidimensional perspective is a way to acknowledge the existence of spatial, temporal and behavioral connections, and this finding may help to understand the experience of the managers in a unique and multifaceted way. Additional studies should consider the links between gender, personality, context, nature of work and career stage. It is hoped that the theme will broaden the analysis focus of conflict and support in the understanding of organizational theory and practice.
  • A dinâmica de relacionamentos nacionais e internacionais em processos de internacionalização: um estudo de caso de uma agência norte-americana de publicidade no mercado Brasileiro Artigos

    Massote, Cynthia Gambogi; Rezende, Sérgio Fernando Loureiro; Versiani, Ângela França

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa processos de internacionalização, a partir dos relacionamentos interorganizacionais que são estabelecidos, desenvolvidos e/ou rompidos em nível nacional e internacional entre a firma e os clientes. Especificamente, busca-se examinar se e como a dinâmica desses relacionamentos atua na seleção e alteração do modo de entrada em determinado mercado estrangeiro. Para tanto desenvolveu-se um estudo de caso de natureza qualitativa junto a uma agência norte-americana de publicidade que iniciou suas atividades no mercado brasileiro em 1984. Os resultados indicam que a internacionalização da agência de publicidade pode ser explicada a partir dos relacionamentos interorganizacionais da firma com anunciantes. Como o processo de desenvolver esses relacionamentos interorganizacionais opera em múltiplos contextos espaciais interdependentes, tem-se que os relacionamentos com anunciantes nacionais afetam e são afetados pelos relacionamentos internacionais, dando origem ao fenômeno do alinhamento de contas internacionais.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with internationalization processes from the standpoint of interorganizational relationships that are established, developed and broken off at the national and international levels between a firm and its clients. Specifically, the aim is to examine whether and how the dynamics of these relationships influence the selection and subsequent change of the entry mode in a particular foreign market. To do so, we have conducted a qualitative case study in a North American advertising agency that entered the Brazilian market in 1984. The results show that the internationalization of this agency is better explained by its interorganizational relationships with its clients. As the development of these relationships is embedded in multiple interdependent spatial contexts, the relationships with Brazilian clients affect and are affected by the relationships with international clients, which, in turn, promote international account alignment.
  • Medindo a imagem do destino turístico: uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item Artigos

    Pérez-Nebra, Amalia Raquel; Torres, Cláudio V.

    Resumo em Português:

    O potencial turístico do Brasil é reconhecido por diversos segmentos, e sabe-se de sua pouca representatividade no cenário internacional. Objetivou-se a construção e validação de um Instrumento de Imagem do Destino Turístico, e posterior comparação dos turistas reais e potenciais, além de uma revisão sobre o conceito de imagem do destino. Para a pesquisa se construiu um sítio eletrônico em quatro idiomas e enviaram-se e-mails nos mesmos idiomas. A pesquisa foi respondida por 658 pessoas, de 66 diferentes países. A média de idade foi de 33,2 anos (dp=11,5), 58,7% eram do sexo feminino, 53,9% eram solteiros, mais de 80% concluíram o terceiro grau, a maioria já fez viagem internacional (90,8%), mas poucos vieram ao Brasil (26,8%). O tratamento dos dados foi por meio de análise fatorial e análise de resposta ao item, além da diferença entre grupos. Os resultados ofereceram subsídios para alcançar o objetivo de construir e validar um Instrumento de Imagem do Destino. Foram encontrados cinco fatores: 1. Cenário específico, 2. Cultura local, 3. Luxo e conforto, 4. Infra-estrutura e segurança, e 5. Recreação e entretenimento. O segundo objetivo foi alcançado. Comparando os grupos, dois fatores apresentaram diferença entre turistas potenciais e reais. Aplicações e impactos são sugeridos ao longo do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Potential Tourism in Brazil is recognized by some segments. Yet it is known to represent little in the international scenario. The purpose of this study is to construct and validate a Tourism Destination Image Scale for comparison between real tourists and potential tourists, as well as the literature review of the destination image concept. For this study, an electronic site in four different languages was used, with e-mails being written and sent in the same four languages. 658 from 66 different countries responded. The sample was made up of females (58.7%), singles (53.9%), with an average age of 33.2 (SD=11.5) years. More than 80% had completed a bachelor's degree, the majority travelled to international locations (90.8%), but few travelled to Brazil (26.8%). Factor analysis, Item Response Theory and Group Differences were conducted. The results validated the Destination Image Scale. Five factors were found in this study: 1. Specific scenario, 2. Local culture, 3. Luxury and comfort, 4. Infra-structure and security, and 5. Recreation and entertainment. The second aim was achieved. The comparison between potential and real tourists shows differences in two factors. Applications and impacts were suggested in the work.
  • Gestão da cooperação empresa-universidade: o caso de uma Multinacional Brasileira Artigos

    Costa, Priscila Rezende da; Porto, Geciane Silveira; Feldhaus, Diogenes

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é analisar como uma multinacional brasileira gerencia a cooperação com fontes externas de tecnologia, tais como universidades e institutos de pesquisa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva; como método, utilizou-se o estudo de caso, onde se estudou em profundidade a Empresa Brasileira de Compressores [Embraco]. Os resultados da pesquisa revelaram que a Embraco gerencia a cooperação com fontes externas de tecnologia, a partir de um modelo de gestão formal, integrado por onze práticas administrativas que são processadas linearmente. Estas práticas gerenciais são basicamente efetivadas seqüencialmente em três fases: a fase de pré-desenvolvimento da cooperação, na qual ocorre a definição dos projetos, a seleção dos parceiros e o planejamento das atividades; a fase de desenvolvimento da cooperação, onde os contratos são firmados, a infra-estrutura é organizada, e as atividades são executadas e acompanhadas; e a fase de pós-desenvolvimento da cooperação, na qual as atividades são avaliadas, o conhecimento é transferido, e a propriedade intelectual é garantida. Apenas as práticas de acompanhamento e de avaliação tendem a ocorrer de forma mais dinâmica, ao longo do processo de cooperação.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to examine how a Brazilian multinational manages cooperation with external sources of technology, such as universities and research institutes. To achieve this, qualitative research of a descriptive nature was performed and the case study method was used. Empresa Brasileira de Compressores [Embraco] was studied in depth. The survey results showed that Embraco manages cooperation with external sources of technology following a formal pattern of management, integrated by eleven administrative practices that are linearly processed. These management practices are basically carried out sequentially in three stages: the pre-development of cooperation stage, which is the project definition, the partner selection and the activity planning; the cooperation development stage, in which contracts are signed, the infrastructure is organized and activities are implemented and monitored; and the cooperation post-development stage in which the activities are evaluated, knowledge is transferred and intellectual property is guaranteed. Only monitoring and evaluation practices tend to occur more dynamically through the cooperation process.
  • Análise de citações utilizadas em ADI: 10 Anos de anais digitais do enanpad (1997-2006) Artigos

    Graeml, Alexandre Reis; Macadar, Marie Anne

    Resumo em Português:

    Depois de 10 anos de anais digitais do Enanpad, o momento parece propício para a realização de balanços sobre a evolução das suas diversas áreas ao longo deste tempo. O fato de os artigos deste período estarem todos disponíveis em meio eletrônico facilita a realização de estudos que lancem mão dessa massa de dados eletrônica na obtenção de subsídios para análise. Este artigo apresenta os achados de uma pesquisa quantitativa que consistiu no tratamento dos dados contidos nas 9.289 referências, dos 339 artigos aceitos pela área de ADI do Enanpad, de 1997 a 2006. Dentre os resultados mais significativos está o mapeamento das principais fontes das idéias que fundamentam os trabalhos dos pesquisadores brasileiros da área, identificando-se países, instituições, periódicos, editoras, eventos científicos e autores que os inspiram.

    Resumo em Inglês:

    After 10 years of digital proceedings for Enanpad (the largest academic business conference in Brazil), this would seem to be a good time to evaluate how its Information Management field is performing. The fact that all papers published in the proceedings during this period of time are available in electronic media makes it easy for studies to be carried out that use that huge amount of available electronic data. This paper presents the findings of a quantitative study that involved handling the data contained in 9.289 references included in the 339 papers published in the proceedings of the Information Management field in Enanpad, from 1997 to 2006. Amongst the most significant results is the identification of the authors, universities, journals, publishers and scientific events that inspire researchers in the IS field in Brazil.
  • Previsão não-linear de retornos na BOVESPA: volume negociado em um modelo auto-regressivo de transição suave Artigos

    Iquiapaza, Robert Aldo; Bressan, Aureliano Angel; Amaral, Hudson Fernandes

    Resumo em Português:

    Neste artigo, avalia-se a capacidade preditiva de um modelo auto-regressivo de transição logística suave (lstar) na geração de retornos estatisticamente significativos, quando se utiliza como variável de transição o volume negociado e o próprio retorno defasado, para o índice Ibovespa da Bolsa de Valores de São Paulo, analisado em termos diários entre os anos de 1996 e 2006. A justificativa para a inclusão do volume encontra-se em características do mercado e em algumas evidências de finanças comportamentais, que indicam que existe uma relação negativa entre volume e retornos futuros. O modelo possui, em geral, bom ajuste aos dados, embora não tenha a capacidade de gerar lucros reais adicionais, se os custos de transação são de 0.5% por operação. Para custos menores existe certa capacidade de previsão, embora inferior à de um modelo ar(1) e da estratégia de comprar e manter. considerando o risco, para custos de 0.035% por operação, o modelo auto-regressivo possibilita a obtenção de um índice de sharpe 20% maior do que com a estratégia de comprar e manter.

    Resumo em Inglês:

    In this study, the predictive power of a logistic smooth transition auto regression model (LSTAR) in generating statistically significant returns is evaluated when the transition variable is trading volume and the lagged return itself, for the São Paulo Stock Exchange's Ibovespa Index, with the analysis based on daily data between 1996 and 2006. The reason for the inclusion of trading volume is found in some market characteristics and behavioral finance results, which indicate the existence of a negative relationship between trading volume and future returns. The model shows a good adjustment to the data, although it does not have the ability to generate additional profits if the transaction costs are of 0.5% per trade. For lower costs there is some predictive power, though lower than an AR(1) model and a buy and hold strategy. Considering the risk, for transaction costs of 0.035% per trade, the autoregressive model permitted a Sharpe index 20% larger than the buy and hold strategy.
  • A morte simbólica em mudanças organizacionais: o caso do Banco do Brasil Casos De Ensino Em Administração

    César, Ana Maria Roux

    Resumo em Português:

    O caso trata das perdas simbólicas, vivenciadas pelos funcionários do Banco do Brasil, após a implantação de um plano de reestruturação, que teve como uma das principais ações a criação do primeiro plano de demissão voluntária [PDV]. Apresenta estudo que identifica a percepção que os funcionários tiveram das mudanças, enquanto perda ou ganho, em relação a três dimensões: Práticas de Recursos Humanos, Afiliação a Grupos e Pertinência à Empresa. Também identifica o estado de ânimo destes funcionários bem como a possível existência de sintomas somáticos no período subseqüente às mudanças. O caso apresenta uma fotografia sem retoques do estado psicológico de funcionários envolvidos em processos de mudança, e serve de subsídio para o desenvolvimento de programas de sensibilização para mudanças organizacionais. Tem os seguintes objetivos educacionais: 1. analisar aspectos psicossociais relacionados aos processos de mudança e à competitividade; 2. Propiciar aplicação da teoria à prática, solicitando que os alunos desenvolvam um programa de sensibilização para mudanças organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    The case deals with the symbolic losses experienced by Banco do Brasil employees after the implementation of a restructuring plan, of which one of the main actions was the creation of the first voluntary redundancy plan [VRP]. The study attempts to identify employees' perceptions as Loss or Gain, considering three dimensions: Human Resources Practices, Group Affiliation and Organizational Commitment, as well as employees' moods and the possible existence of somatic symptoms among them in the months leading up to the organizational changes. The case provides a real picture of employees' psychological states involved in change processes, and the research findings can serve as inputs for the development of motivational programs in organizations that are undergoing changes. The case has 2 objectives: 1. to analyze the psychosocial aspects related to organizational changes and competitiveness; 2. to require students to develop motivational programs for organizations that are undergoing changes, putting theory into practice.
  • Estratégias de comunicação em grupo: como se apresentar em eventos empresariais e acadêmicos Resenhas Bibliográficas

    Monteiro, Milton Jonas
  • Shopping center: a catedral das mercadorias Resenhas Bibliográficas

    Mendes, Bruna de Souza
  • Gestão e avaliação de políticas sociais no Brasil Notas Bibliográficas

    Emmendoerfer, Magnus Luiz
  • Cultura organizacional e liderança Notas Bibliográficas

    Santos, Bruno
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