Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Contemporânea, Volume: 13, Número: 2, Publicado: 2009
  • Editorial Editorial

    Quintella, Rogério H.
  • Indicadores e características da gestão de fontes externas de informação tecnológica e do desempenho inovador de empresas brasileiras Artigos

    Gomes, Clandia Maffini; Kruglianskas, Isak

    Resumo em Português:

    O estudo constitui parte de uma pesquisa maior, que procurou analisar a relação de algumas práticas de gestão de fontes externas da informação tecnológica com o desempenho inovador da empresa. No presente artigo são apresentadas as principais praticas para a gestão de fontes externas de informação tecnológica e os principais indicadores de desempenho inovador. A amostra foi composta por empresas do setor industrial que são associadas à ANPEI ou/e integrantes do cadastro do PGT/USP. A amostra contém 72 empresas (38% do universo da pesquisa). Os resultados evidenciaram que a maioria das empresas é de grande porte e de setores tecnologicamente sofisticados. As principais modalidades de acesso às informações tecnológicas são: a aquisição por compra de tecnologia, a parceria com fornecedores, a aproximação com as universidades e a contratação de consultores. As principais fontes de informação são: Departamento de P&D, Outros Departamentos, os Fornecedores, as Feiras e Exibições, as Universidades, Clientes, Network e os Institutos de Pesquisa. Os principais indicadores de desempenho inovador utilizados estão relacionados a produtos e/ou processos. Finalmente, a pesquisa sugere que o processo da gestão de fontes externas de informação para inovação tecnológica é pouco formalizado e carece de uma perspectiva estratégica.

    Resumo em Inglês:

    The study is part of a larger research project that sought to analyze the relationship between some management practices of external sources of technological information with the innovative performance of the enterprise. In this paper are presented the main practices for the management of external sources of technological information and some of the main indicators of innovation performance. The sample was composed of industrial enterprises associated with ANPEI and by companies on the mailing list of PGT/USP. The final sample had 72 subjects (38% of the research universe). The results suggest that most of the companies in the sample are large and belong to technologically sophisticated industrial sectors. The main access modalities to technological information are performed by: technology acquisition, partnership with suppliers and with universities. The main sources of technological information are: the R&D Department, Other Departments, Suppliers, Fairs and Exhibitions, Universities, Clients, Network and Research Institutes. The main innovation performance indicators used are closely related to products and/or processes. Finally, the results of the research suggest that the management of external sources of technological information for innovation lacks more formalization and strategic perspective.
  • Jogos de empresas e economia experimental: um estudo da racionalidade organizacional na tomada de decisão Artigos

    Sauaia, Antonio Carlos Aidar; Zerrenner, Sabrina Arruda

    Resumo em Português:

    Este artigo contribui, por meio de análise empírica de comportamentos em jogos de empresas, para a discussão das teorias clássicas da tomada de decisão, notadamente os estudos de Simon. Foram produzidos dados primários em jogos de empresas operados como experimentos laboratoriais encadeados. Buscaram-se evidências empíricas de como os indivíduos processam a informação recebida para tomar decisões. Em concordância com os teóricos de economia e finanças comportamentais (Barberis & Thaler, 2003; Breinholt, Chesteen, & Cooper, 1992; Shiller, 2000; Simon, 1957, 1976), as escolhas de alguns indivíduos mostraram-se racionais, mas de maneira limitada, produzindo resultados em desacordo com a teoria da utilidade esperada devido a alguns fatores cognitivos (Simon como citado em Bazerman, 2004, p. 6): simplificação; falta de critérios; restrição de tempo e de custo; percepção; capacidade de retenção da memória. As decisões subjetivamente racionais (racionais a priori) que pareciam alinhar meios e fins revelaram-se ineficientes (a posteriori), prejudicando o desempenho da organização (taxa interna de retorno) e reduzindo o incentivo dos gestores (avaliação de desempenho). As evidências aqui relatadas, baseadas em resultados objetivos e observações, abrem caminho para a aproximação entre pesquisas com jogos de empresas e a área de economia experimental.

    Resumo em Inglês:

    Through the empirical analysis of behavior in business games, this paper contributes to the discussion of the classical theories on decision making, especially the studies of Simon. Primary data from sequential experiments were collected from business games that operated as laboratory experiments. According to the theorists of Experimental Economics and Behavioral Finance (Barberis & Thaler, 2003; Breinholt, Chesteen, & Cooper, 1992; Shiller, 2000; Simon, 1957, 1976), there was evidence that the choices of some individuals were rational, although in a limited way, producing results in disagreement with the expected utility theory. Their judgment prevented their organizations from maximizing the results because of some cognitive factors (Simon as cited in Bazerman, 2004, p. 6) such as simplification, lack of criteria, time restriction, cost restriction, perception and the ability to retain information in the memory. The subjectively rational decisions (rational a priori), which seemed to align means and ends, were shown to be inefficient (a posteriori) reducing the organizational performance indicator (internal rate of return) and lowering incentives for the managers (performance evaluation). The evidence shown here, based on objective data and observations, makes it possible to study problems in the field of Experimental Economics through business games.
  • A gestão de pessoas e seus mecanismos de sedução em um processo de aquisição Artigos

    Homem, Ivana Dolejal; Oltramari, Andréa Poleto; Bessi, Vânia Gisele

    Resumo em Português:

    O artigo discute as mudanças na forma de gestão de pessoas, a partir do processo de aquisição de uma empresa familiar, por uma empresa multinacional e como os trabalhadores remanescentes percebem tais mudanças. É um estudo de caso com 23 sujeitos: 3 da área de gestão de pessoas e 20 trabalhadores de cargos diversos. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas e fontes documentais. Os resultados indicam que a área de gestão de pessoas, por meio de suas políticas e programas, usa de mecanismos que buscam amenizar o impacto cultural, tentando normalizar e normatizar comportamentos, numa tentativa de seduzir os trabalhadores para o projeto da nova empresa. A mudança apresenta-se fortemente marcada pela imposição e participação nos programas e pelo controle, que na empresa familiar se dava pela imposição concreta das normas e na multinacional está centrado na adesão e interiorização das novas regras. Os novos modos de trabalhar demandam um sujeito que necessita mobilizar sua vida pessoal em prol da organização, em busca de uma educação formal compatível com as exigências da Empresa M, por exemplo. O setor de gestão de pessoas tenta garantir a adesão e a participação dos colaboradores com o uso de recompensas materiais e simbólicas e por meio da proximidade controlada das chefias.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the changes in the people management procedures, starting from the acquisition process of a family company by a multinational company, and how its remaining workers have perceived these changes. This is a case study consisting of 23 participants and the data collection was carried out by means of semi-structured individual interviews and documents. The results indicate that the human resource area makes use of mechanisms that seek to soothe the cultural impact as an attempt to seduce workers for the project of the new company. This change is strongly marked by impositions to the participation of programs and by the control that was accomplished in the family company by the concrete imposition of norms, whereas now it is centered in the adhesion and internalization of new rules in the multinational company. The new manner of working has required that a worker would abandon his personal life on behalf of the company. The department of human resource management seeks to guarantee the adhesion and the participation of workers by using material and symbolic rewarding, and by means of the proximity controlled by the managers.
  • Os modelos multiestágios de maturidade: um breve relato de sua história, sua difusão e sua aplicação na gestão de pessoas por meio do People Capability Maturity Model (P-CMM) Artigos

    Silveira, Victor Natanael Schwetter

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo teórico é discutir o desenvolvimento e a aplicação de modelos multiestágios de maturidade nas organizações e, em particular, o modelo de maturidade People Capability Maturity Model ou P-CMM (Curtis, Hefley, & Miller, 1995, 2002), uma metodologia inovadora que busca mensurar o nível de maturidade em gestão de pessoas nas organizações. A partir de um esforço de pesquisa bibliográfica do tema, o artigo, de caráter teórico e exploratório, recupera o desenvolvimento histórico recente dos modelos de maturidade e apresenta suas principais contribuições. Inicialmente são apresentados os fundamentos teóricos dos modelos baseados em estágios. Em seguida discute-se a difusão desses modelos na área organizacional. Finalmente, apresenta-se o modelo P-CMM e discute-se sua metodologia e aplicação. Observa-se que o P-CMM promove um diagnóstico e uma orientação dos processos organizacionais, mensurando a progressão dos estágios de maturidade, orientando, em cada estágio, as práticas consistentes para desenvolver, organizar e gerar a melhoria contínua na gestão das pessoas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this theoretical article is to discuss the development and application of maturity multilevels models on people management in organizations, specifically, the People Capability Maturity Model or P-CMM (Curtis, Hefley, & Miller, 1995, 2002), an innovating methodology to measure the maturity level on people management in organizations. Starting from a bibliographic research effort about this subject, the article, featured on a theoretical and explorative approach, recovers recent historical development of maturity models and shows its main contributions. Initially, the multilevel models theoretical bases are introduced. On sequence, the dissemination of these models on organizational field is overviewed. Finally, the People Capability Maturity Model is introduced and its methods and application are examined. In conclusion, it is evidenced that the P-CMM can provide a diagnostic view and an organizational processes orientation, measuring the maturity level advance and providing, at each level, the best practices to develop, organize and to stimulate the continuous improvement on people management.
  • Análise empírica do senso de controle: buscando entender o excesso de confiança Artigos

    Mendes-da-Silva, Wesley; Yu, Abraham Sin Oih

    Resumo em Português:

    No emergente campo das finanças comportamentais, em cujo contexto são abordados detalhes do comportamento humano, relativos à tomada de decisões financeiras, estes detalhes são considerados implicações da psicologia cognitiva e da sociologia. Desse modo, a ainda pequena, porém crescente, produção científica acerca dessa temática no âmbito nacional, tem considerado essencialmente as conseqüências dos vieses cognitivos dos agentes, que podem comprometer a validade de julgamentos realizados. Alguns dos vieses cognitivos, como o excesso de confiança e a procrastinação, considerados na literatura, sofrem influência do senso de controle que cada indivíduo possui. Desse modo, o objetivo deste artigo é verificar associações entre idade e senso de controle, analisando os efeitos mediadores de outras características pessoais sobre essa associação. O estudo é conduzido a partir de dados coletados no primeiro trimestre de 2006, em 421 indivíduos residentes no Brasil. Os principais resultados sugerem uma associação quadrática significativa, do tipo U invertido, entre idade e senso de controle, estando essa relação sob a influência da educação e da percepção de saúde geral do indivíduo. Assim, parece que as pessoas têm a evolução de seu senso de controle ao longo da vida mediada pela sua educação, como também por sua saúde.

    Resumo em Inglês:

    In the emerging field of behavioral finance, where details of human behavior concerning financial decision making are broached, implications of cognitive psychology and sociology are considered. In this way, scientific production, still small but making steady headway, of this thematic in the national scope has essentially laid more focus on the consequences of the cognitive biases of agents, which can reduce the validity of judgments which have been made. Some of the cognitive biases considered in literature, such as overconfidence and procrastination, are influenced by the sense of control that each person possesses. In this way, this article aims to verify associations between age and sense of control, analyzing the mediating effect of other personal characteristics on this association. The study stems from data collected during the first trimester of 2006, from 421 people living in Brazil. The main results suggest a significant quadratic association, like an inverted U curve, between age and sense of control, with this relationship being influenced by the level of education and the perceived general health conditions of each individual. It would seem, therefore, that the evolution of people's sense of control during their lifetimes is influenced by their education and global health.
  • Cointegração e descoberta de preços de ADR brasileiros Artigos

    Kawamoto, Claudio Akira; Kawamoto, Carlos Tadao

    Resumo em Português:

    Este trabalho examina a formação dos preços de papéis brasileiros negociados na New York Stock Exchange [NYSE] através de American Depositary Receipts [ADRs]. Verificou-se se os preços dos pares ação-ADR possuem tendência comum de longo prazo, isto é, se suas séries cointegram e, além disso, quantificou-se a contribuição de cada ativo (ADR e ação) na formação do preço de longo prazo através da razão de ajustamento proposta por Eun e Sabherwal (2003). Complementando o trabalho de Sanvicente (1998), que analisou a integração entre os índices Ibovespa e Dow Jones, este trabalho examina a hipótese de integração, utilizando dados desagregados, com uma amostra de 32 papéis, que perfaziam conjuntamente mais de 67% do volume da bolsa brasileira, e seus respectivos ADRs, no período de fevereiro de 1999 a junho de 2006. Os resultados apontam que em apenas 15 pares há uma tendência de longo prazo comum entre a ação e sua ADR; em apenas 2 pares os parâmetros do modelo de correção de erros (VECM) são estatisticamente significantes, indicando que para somente 6,25% da amostra os ajustes necessários para a manutenção de um equilíbrio de longo prazo ocorrem em ambos os mercados.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines double-listing contribution for the price discovery of Brazilian stocks negotiated at the NYSE through ADRs. It examines whether the prices of stock/ADR pairs have their own common long term relation or, alternatively, whether the prices are cointegrated. Furthermore, it quantifies the contribution of each asset (ADR and stock) in long term price formation through the method proposed by Eun and Sabherwal (2003). Complementing the work of Sanvicente (1998), which analyzes the cointegration between the Ibovespa and Dow Jones indexes, this paper examines the cointegration hypothesis using disaggregated data, with a sample of 32 stocks that jointly made up over 67% of the volume of the Brazilian Market and its respective ADRs between February 1999 and June 2006. The results show that in only 15 pairs is there a long-term relationship between stock and its ADR. The results also show that the parameters of the vector error correction model (VECM) are statistically significant in only two pairs, demonstrating that the necessary adjustments for the maintenance of a long term equilibrium occur in both markets for only 6.25% of the sample.
  • O Moving Average Convergence-Divergence como ferramenta para a decisão de investimentos no mercado de ações Artigos

    Vidotto, Rodrigo Silva; Migliato, Antônio Luiz Tonissi; Zambon, Antonio Carlos

    Resumo em Português:

    O aumento do número de investidores na Bovespa desde o início da década de 2000 é decorrente da estabilização da inflação e da queda nas taxas de juros no período. A utilização de ferramentas que auxiliem os investidores nos processos de tomada de decisões é de suma importância em um mercado competitivo e arriscado. A análise técnica de ações é utilizada para identificar tendências nos movimentos dos preços das ações e assim indicar os momentos favoráveis para comprar ou vender ações. Dentre esses indicadores técnicos, há o Moving Average Convergence-Divergence [MACD], que utiliza o conceito de médias móveis em sua formulação e é considerada pelos analistas financeiros uma ferramenta simples de operar e interpretar. O objetivo deste artigo é avaliar a eficácia do MACD em indicar os momentos de compra e venda de ações de cinco empresas - escolhidas de forma aleatória - de um total de noventa empresas que integram o Novo Mercado da Bovespa e, analisar a rentabilidade auferida durante o ano de 2006, tendo como referencial a valorização do Ibovespa no ano de 2006. Nesse sentido, os resultados apurados mostram que a rentabilidade média acumulada das cinco ações foi de 26,7% contra uma rentabilidade média acumulada do Ibovespa de 0,90%.

    Resumo em Inglês:

    The increase in the number of investors at Bovespa since 2000 is due to stabilized inflation and falling interest rates. The use of tools that assist investors in selling and buying stocks is very important in a competitive and risky market. The technical analysis of stocks is used to search for trends in the movements of share prices and therefore indicate a suitable moment to buy or sell stocks. Among these technical indicators is the Moving Average Convergence-Divergence [MACD], which uses the concept of moving average in its equation and is considered by financial analysts as a simple tool to operate and analyze. This article aims to assess the effectiveness of the use of the MACD to indicate the moment to purchase and sell stocks in five companies - selected at random - a total of ninety companies in the Bovespa New Market and analyze the profitability gained during 2006, taking as a reference the valorization of the Ibovespa exchange in that year. The results show that the cumulative average return of the five companies was of 26.7% against a cumulative average return of 0.90% for Ibovespa.
  • Proposta de escala para mensurar o valor percebido no varejo bancário brasileiro Artigos

    Paiva, João Carlos Neves de; Barbosa, Francisco Vidal; Ribeiro, Áurea Helena Puga

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi desenvolver uma escala para identificar e classificar os atributos mais valorizados pelos clientes no relacionamento com bancos de varejo. Há carência de estudos sobre a percepção de valor que considerem variáveis como setores da economia, segmentos de consumidores ou regiões geográficas, possibilitando maior precisão nas estratégias para conquistar, de forma duradoura, a preferência de consumo do cliente, focando seus negócios atuais e futuros. A metodologia utilizada reuniu procedimentos sugeridos por diversos autores que são referências na área, com ênfase no processo de triangulação, em que a abordagem qualitativa funciona como suporte consistente para análises quantitativas. A escala passou por processos de purificação, diversos testes qualitativos e quantitativos, apresentando confiabilidade e validade. Os resultados indicaram que escalas específicas são mais eficazes para explicar fenômenos de marketing relacionados a valor para o cliente, bem como a relevância da metodologia utilizada para novas pesquisas nesse campo de estudos. Contudo são recomendáveis novos estudos empíricos para confirmar a validade da escala proposta.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to develop a scale in order to identify and classify the most valued attributes of retail banks by their customers. There is a shortage of studies about customer value that take into account variables such as economic sectors, customer segments or geographic regions, thereby allowing greater precision on developing strategies to conquer customer loyalty in present and future transactions. The methodology applied relies on solid conceptual and theoretical thinking and gathered procedures recommended by recognized authors, including the triangulation process, which emphasizes the qualitative approach as a support for quantitative analysis. Purification processes and several qualitative and quantitative tests provide reliability and validity to the scale. The results also show that specific scales are more precise when it comes to explaining marketing phenomena related to customer value in addition to the relevance of the methodology for further studies in that field. This notwithstanding, further studies are recommended in order to confirm the validity of the proposed scale.
  • RIPASA: venda e ajuste com minoritários Caso De Ensino

    Perera, Luiz Carlos Jacob; Kerr, Roberto Borges

    Resumo em Português:

    Em 2004, a holding Zogbi, Derani e Zarzur [ZDZ] coloca em negociação o controle da Ripasa, uma forma atraente de crescimento sem alterar o equilíbrio vegetativo do mercado. Concorrentes nacionais e estrangeiros vão disputar essa jóia da coroa, a menor das grandes empresas produtoras de papel e celulose. O Caso Ripasa é uma descrição detalhada de uma situação real de negócio, a aquisição do controle acionário da Ripasa pela Votorantim Celulose e Papel [VCP] e pela Suzano Bahia Sul, empresas concorrentes que se uniram em uma aliança estratégica, em forma de consórcio, para realizar a aquisição. O caso analisa o processo de venda e a complexa negociação com os minoritários. A questão central a ser discutida é o valor a ser pago aos acionistas minoritários. A complexidade da situação decorre da falta de clareza do Estatuto Social da Ripasa, o qual, dando margem a interpretações controversas sobre o direito de tag along, cria um conflito entre agentes. Esse fato agrava-se em vista de as empresas adquirentes se terem afastado das boas práticas de governança corporativa, arrastando a decisão do caso por cerca de dezoito meses.

    Resumo em Inglês:

    In 2004, the Zogbi, Derani and Zarzur [ZDZ] holding began negotiations to sell control of Ripasa, an attractive growth opportunity for its competitors which would not alter the market equilibrium. National and international competitors will dispute this crown jewel, the smallest of the big cellulose and paper companies. The Ripasa Case is a detailed description of a real business situation, the acquisition of the control of Ripasa by Votorantim Celulose e Papel [VCP] and Suzano Bahia Sul, two competing companies that joined forces in a strategic alliance designed as a consortium to acquire the control of Ripasa. The Case analyzes the acquisition process and the complex agreement with minority stockholders. The main question under discussion is the price to be paid to the minority stockholders. The situation became more complex due to the ambiguity of Ripasa´s Social Statute, which allowed for more than one interpretation on the tag along rights and caused a conflict between agencies. The acquiring companies decided not to take into consideration the best practices of Corporate Governance, aggravating the problem and delaying a final agreement for eighteen months.
  • A Empresa Sustentável Resenhas Bibliográficas

    Streit, Jorge Alfredo Cerqueira
  • Negócios com Japão, Coréia do Sul e China: economia, gestão e relações com o Brasil Resenhas Bibliográficas

    Silva, Jean Barros e
  • O desafio da aposentadoria: o exemplo dos executivos do Brasil e da Nova Zelândia Notas Bibliográficas

    Kato, Érika Mayumi
  • Simbolismo organizacional no Brasil Notas Bibliográficas

    Farias, Fabrício Alves
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br