Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Contemporânea, Volume: 11, Número: 1, Publicado: 2007
  • Editorial

    Quintella, Rogério H.
  • Reforma regulatória brasileira dos anos 90 à luz do modelo de Kleber Nascimento Artigos

    Peci, Alketa

    Resumo em Português:

    O principal objetivo deste artigo é analisar a reforma regulatória da última década, à luz de outras reformas historicamente implementadas no Brasil. Para isso, inicialmente, é apresentada uma breve trajetória do processo de criação das agências reguladoras e discutido o papel regulatório do Estado. Em seguida, é analisado o marco regulatório, destacando-se as vulnerabilidades deste último e diferenciando dois movimentos principais: a política regulatória e as medidas de flexibilização da gestão pública. Visando inserir a análise da reforma regulatória numa perspectiva histórica, é revisitado um modelo clássico de análise das reformas no país, apresentado por Kleber Nascimento. Será observado até que ponto a reforma regulatória se distancia de outros esforços reformistas implementados no país. Entre as principais conclusões do artigo, destaca-se a relevância da discussão acerca do novo papel do Estado na atividade regulatória, escapando aos limites formais da reforma, traduzidos em medidas relativas ao modelo agência independente, que predomina até o momento.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this paper is to analyze the regulatory reform in the 1990's, based on a comparative perspective regarding other reforms historically implemented in Brazil. Initially, a brief trajectory of the process of creation of regulatory bodies is presented and the regulatory role of the State is discussed. Follows the analysis of regulatory apparatus, highlighting its vulnerabilities and differentiating two principal movements: the regulatory policy and the measures regarding public administration flexibility. In order to analyze the regulatory reform from a historical perspective, a classical model of analysis of public administration reforms, elaborated by Kleber Nascimento, is revisited. The differences between the regulatory reform and other reforms implemented in Brazil would be the principal question of investigation. The relevance of discussion about the new role of State in terms of regulation, furthering the formal boundaries of the reform - which implies measures regarding the independent agency model - is highlighted as one of the main conclusions of this paper.
  • Percepção de mudança organizacional: um estudo em uma organização pública brasileira Artigos

    Neiva, Elaine Rabelo; Paz, Maria das Graças Torres da

    Resumo em Português:

    Sendo a mudança organizacional um imperativo para as organizações na atualidade e tendo sua avaliação uma conotação muito complexa, o presente estudo objetivou avaliar a percepção de mudança organizacional conseqüente a um programa de mudança implantado. Foram os objetivos específicos: a) mensurar características organizacionais - valores organizacionais e configurações de poder - antes e depois de intervenções realizadas em uma organização pública brasileira; b) investigar a capacidade organizacional para a mudança e atitudes em relação à mudança, após as intervenções realizadas; c) investigar as mudanças individuais e organizacionais percebidas após a realização das intervenções. A aplicação dos instrumentos foi realizada antes e depois da implantação do referido programa, em dois momentos durante o período de quatro anos. Segundo dados encontrados, houve percepção de que a organização passou por mudanças na sua imagem externa, nos seus resultados e no desenvolvimento da competência profissional dos seus membros, mesmo havendo percepção de que a organização tem baixa capacidade para as mudanças. Os dados ainda revelaram que as atitudes dos indivíduos em relação à mudança foram de aceitação, mas também de temor. As características culturais da organização se mantiveram estáveis.

    Resumo em Inglês:

    The organizational changes have been pointed out to be an imperative to the organizations nowadays, but its evaluation has been very complicated. The present study has the following objectives: a)measure organizational characteristics- organizational values and power considerations- before and after interventions accomplished in a Brazilian and public organization; investigate the organizational capacity for changes and attitudes towards the changes realized after the execution of interventions; investigate the individual and organizational changes realized after the interventions take place. The application of instruments has been carried out in two moments during a period of four years. According to data found, the organization passed through changes in its external image, in its outcomes and in its member's professional competence development. The organization showed low capacity for changes and individual preponderance attitudes were accepted and feared when related to the changes. The cultural organizational characteristics such as organizational values and power relationships were kept stable.
  • Análise do arcabouço legal do controle congressual sobre o Banco Central do Brasil Artigos

    Cruz Júnior, Adalberto Felinto da; Matias-Pereira, José

    Resumo em Português:

    O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o arcabouço legal à disposição do Congresso Nacional para o controle e supervisão das burocracias públicas federais, com o intuito de contribuir para o aprimoramento dos controles sobre essas agências estatais, tendo em vista o contexto de aprofundamento da vivência democrática, ora experimentado no Brasil. Para tanto, utilizou-se especificamente o caso do Banco Central do Brasil e procedeu-se a avaliações nos mecanismos de governança legalmente instituídos sobre o Bacen, em vigor até outubro de 2003. A partir da análise pôde-se concluir que o processo de delegação e, conseqüentemente, a estrutura de governança e de tomada de contas por parte do Congresso são incompletos, na medida em que a autoridade supervisora do Bacen se mostra mais efetivamente exercida pelo Poder Executivo que, em última instância, detém os poderes efetivos relacionados ao controle e supervisão sobre aquela entidade pública, em detrimento do Poder Legislativo. O controle parlamentar apresenta-se, assim, limitado, irresoluto e freqüentemente restrito a circunstâncias de apreciação de decisões já tomadas, fragilmente vinculado com as etapas de formulação e implementação das políticas relacionadas à moeda, ao crédito e ao câmbio.

    Resumo em Inglês:

    Given the context of consolidation of the democratic experience in Brazil, this research seeks to analyze the role of the Brazilian National Congress in controlling and supervising the federal bureaucracies, aiming to contribute to the improvement of the control over federal agencies. In order to accomplish the documental research, it has been used the case of the Brazilian Central Bank (Bacen). The research has been carried out by investigating the legal governance mechanisms created over the Bacen which are represented by the existing legislation at October/2003. It has been concluded that the delegation process and, consequently, the dynamics of accountability in use by the National Congress seem to be flawed. This can be attributed to the fact that the oversight authority over Bacen is effectively practiced by the Executive, which is the ultimate owner of the power over that public entity. Thus, the legislative control becomes more complex and usually limited to circumstances under which decisions are already taken, as it has not been previously linked with the stages of formulation and implementation of the monetary policy.
  • Proposing a theoretical framework to investigate the relationships between an organization and its environment Articles

    Gomes, Ricardo Corrêa; Gomes, Luciana de Oliveira Miranda

    Resumo em Português:

    Este trabalho propõe um modelo teórico de investigação da teoria dos stakeholder nas organizações. A teoria das organizações é modernamente dividida em modelos racionais, naturais e de sistema aberto. Neste artigo é apresentada uma classificação, que combina os três modelos citados justificando que, dadas as especificidades das organizações como sistema social, para se analisar o comportamento de uma organização é necessário que ela seja entendida nos aspectos natural e de sistema aberto. As aplicações deste artigo residem na utilização de um referencial teórico que é baseado em uma extensa revisão de literatura focada em teorias que buscam explicar o relacionamento organizações-ambiente. Desta forma, o artigo poderia ajudar os pesquisadores que estão envolvidos em desenvolver teorias que tenham como objetivo entender o comportamento das organizações ao serem influenciadas por seus ambientes e, também, explicar o relacionamento destas com agentes externos. As teorias de dependência de recursos e institucional são utilizadas para proporcionar maior suporte teórico à teoria dos stakeholder. No final do trabalho será apresentado um diagrama representando o modelo teórico que possibilita a investigação cientifica do comportamento das organizações frente a influências do meio em que vive.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes a theoretical framework for investigating stakeholder theory in organizations. The organizations theory can be understood in three theoretical models: rationalist, natural and open systems. These models are presented to justify that organizations should be analyzed taking into account that social system aspects and the natural and open system models are employed. The applications of this paper rely upon the theoretical framework which is based on an extensive literature review comprising environment based theories. This paper would be of help to researchers examining the whole set of the relationship of organizations with their environment instead of only the relationships with external agents. Employing the theoretical basis presented in this analysis, the researcher will be able to identify both feasible theoretical sources for his/her studies and useful approaches for carrying on his/her investigations. The paper presents theories for explaining the organization's behavior and performance as being influenced by stakeholders who inhabit its environment. Resource dependence and institutional theory are employed to give theoretical support to the stakeholder. At the end of the paper, a diagram representing the theoretical framework is presented.
  • Influências ambientais e inovação de produtos: estudo de casos em subsidiárias de multinacionais no Brasil Artigos

    Boehe, Dirk Michael; Zawislak, Paulo Antônio

    Resumo em Português:

    Este artigo busca identificar e entender as influências do ambiente no processo de inovação de produtos e propor um modo de classificar estas diferentes formas de influências. A inovação em produtos requer capacidades tecnológicas e estas resultam de processos de aprendizagem. Contrastando as perspectivas que tratam de processos internos de aprendizagem, este artigo enfoca estímulos externos que impulsionam e sustentam esses processos. A principal contribuição consiste na classificação de diferentes tipos de estímulos externos, que podem ser atribuídos a três categorias: o ambiente operacional, o ambiente institucional e o ambiente corporativo da subsidiária. Da combinação desses ambientes resulta uma tipologia com oito categorias, as quais serão ilustradas, usando evidências empíricas de subsidiárias localizadas no Brasil. Como segunda contribuição deste estudo, será explorada a possibilidade de reforço mútuo dos estímulos desses três ambientes. Quando houver uma combinação sinérgica entre eles, mais sustentáveis serão as atividades inovadoras da subsidiária ao longo do tempo. Nesse sentido, a análise de mudanças nos três ambientes pode explicar por que as atividades inovadoras da subsidiária têm sido reduzidas, eliminadas ou ampliadas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to identify and understand the influences of the organizational environment on the process of product innovation as well as to propose a scheme to classify these different forms of influences. Product innovations are based on a firm's technological capabilities which, in turn, result from organizational learning processes. Contrasting approaches which study internal learning processes, this article focuses on external stimuli for innovation from the subsidiary's organizational environment - namely, the task, institutional and corporate environment. Combining these three organizational environments results in a typology of eight different categories which we illustrate using case examples of subsidiaries located in Brazil. In addition, we explore the hypothesis that the mutual reinforcement of stimuli from several environment categories contribute to the sustainability of a subsidiary's innovative activities. Thus, observing changes in these three environments may help to explain why the subsidiary's innovative activities are reduced, eliminated or enhanced.
  • Avaliação do programa de gestão inter-institucional Circuito Sul Mineiro de Cafeicultura na região sul do Estado de Minas Gerais Artigos

    Romaniello, Marcelo Márcio; Amâncio, Robson; De Benedicto, Samuel Carvalho

    Resumo em Português:

    O governo do Estado de Minas Gerais, por intermédio de suas instituições públicas, criou o Programa Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura, na busca dos seguintes objetivos: melhorar a qualidade do café, aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção. Entretanto, apesar da importância desse programa como subsídio para a solução de problemas referentes à cafeicultura na região sul de Minas Gerais, ele ainda não foi avaliado. Portanto conduziu-se este trabalho com o objetivo de avaliar o Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura, considerando-se uma abordagem metodológica orientada por diferentes métodos de pesquisa, analisando os objetivos declarados e a sua efetividade quanto aos resultados alcançados. Neste trabalho montou-se um referencial teórico que orientou as perspectivas analíticas contidas na seção de resultados e discussões. Com esta pesquisa, evidenciou-se que a combinação de métodos quantitativos (survey) e qualitativos (roteiro semi-estruturado) demonstrou ser uma abordagem adequada e complementar para extrair dados e avaliar o programa em foco. Observaram-se, ainda, evidências de que os objetivos declarados pelo programa foram parcialmente atingidos, baseando-se nas percepções dos cafeicultores, que são os usuários diretos do Programa.

    Resumo em Inglês:

    The state of Minas Gerais, Brazil, government by mean of its public institutions created the Southern Minas Gerais Circuit of Coffee Culture program in the search for the following objectives: to improve the quality of coffee, increase yield and reduce production costs. Nevertheless, in spite of the importance of this program as a subside to the solution of problems related with coffee culture, it has not been evaluated yet. Therefore, this work was conducted with the purpose of evaluating the Southern Minas Gerais Circuit of Coffee Culture, taking into account a methodological approach guided by different research methods, surveying the stated objectives and its effectiveness concerning the reached results. In this work, a theoretical referential based which guided the analytic perspectives contained in the section of results and discussions was accomplished. By this research work, it was stressed that the combination of quantitative (surveys) and qualitative (semi-structured norm) proved to be a adequate and complementary approach to extract data and to evaluate the program under focus. Further, evidence that the objective stated by the program was partially attained, by basing upon the coffee growers, perceptions who the direct users of the Program.
  • Um estudo comparativo de formas de segmentação de mercado: uma comparação entre VALS-2 e segmentação por variáveis demográficas com estudantes universitários Artigos

    Veiga-Neto, Alípio Ramos

    Resumo em Português:

    A segmentação de consumidores vem sendo utilizada no planejamento estratégico de empresas e instituições com objetivo de agrupar os consumidores segundo determinadas características que possam conferir homogeneidade a cada grupo. Este trabalho investigou a relação entre a segmentação por classes econômicas e a segmentação psicográfica, que agrupa os consumidores segundo suas atitudes, estilos de vida, comportamento de compra e características demográficas. A pesquisa utilizou como sujeitos um grupo de conveniência formado por 367 alunos de uma IES particular por considerar que são futuros profissionais que utilizarão técnicas de segmentação. Foi utilizado um instrumento, adaptado da proposta denominada VALS-2, do Instituto SRI, juntamente com o sistema de classificação ABIPEME. Como resultado, observou-se que, nesse grupo, as atitudes e estilos de vida se distribuíram verticalmente entre todas as classes econômicas detectadas no grupo. Conclui-se que, para o grupo testado, existe pouca relação entre esses dois tipos segmentação: a segmentação por classes econômicas oferece menores benefícios para esse mercado, a segmentação psicográfica pode ser ferramenta fundamental para a estratégia de marketing e que são necessários instrumentos de classificação psicográfica mais adaptados às particularidades do consumidor brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    The consumers' segmentation has been used on strategic planning of companies and institutions with the objective of containing the consumers in accordance with certain characteristics that can give homogeneity to each group. This work investigated a relationship among the economic classes segmentation and the psychographics segmentation, that puts on the same group consumers in accordance with their attitudes, lifestyles, purchase behavior and demographic characteristics. The research used as subjects a convenience group formed by 367 students of a private institution of higher education, considering this people are future professional that will use segmentation techniques. Was used a questionnaire adapted from VALS-2 of the SRI Institute, together with the classification system ABIPEME. As result, was found that, in that group, the attitudes and lifestyles were distributed in a vertical line among all the economic classes detected in the group. As conclusion, for the tested group, little relationship exists among those two types of segmentation, the segmentation for economic classes offers few benefits for that market, the psychographic segmentation can be primordial tool for the marketing strategy and are necessary more adapted instruments of psychographic classification to the Brazilian consumer's particularities.
  • Redes Entre Organizações: domínio do conhecimento e da eficácia operacional Resenhas Bibliográficas

    Baraniuk, James Alexandre
  • Michel Foucalt: poder e análise das organizações Resenhas Bibliográficas

    Saraiva, Luiz Alex Silva
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br