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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 9, Número: 4, Publicado: 2005
  • Editorial

    Guimarães, Tomás de Aquino
  • Emoções, inteligência e negociação: um estudo empírico sobre a percepção dos gerentes portugueses Artigos

    Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de; Sobral, Filipe João Bera de Azevedo

    Resumo em Português:

    A investigação sobre negociação no contexto empresarial tem-se concentrado nos aspectos processuais e de decisão, ignorando o estudo das características individuais do negociador.Alguma literatura mais recente destaca o impacto decisivo que o perfil da inteligência pode ter nos resultados da negociação. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da Inteligência Cognitiva e da Inteligência Emocional nas negociações em contexto empresarial. Para o efeito, foi realizado um estudo empírico das percepções dos gerentes das 500 maiores empresas portuguesas sobre a importância de algumas características da inteligência e o papel da emoção na negociação. Os resultados revelam que os gerentes atribuem maior importância aos aspectos cognitivos do queaos aspectos emocionais. É igualmente sugerido que o controle das emoções e da sua visibilidade é determinante para o êxito do negociador; mas a sua manipulação é um comportamento reprovável no ambiente negocial. Com esta pesquisa descritiva e exploratória, pretende-se lançar pistas para investigações futuras sobre a importância da emoção e da inteligência nos processos negociais.

    Resumo em Inglês:

    The research on negotiation in business environment has been focused mainly in the negotiation processes and decision making issues, neglecting the role of personal characteristics. Recent research has drawn attention to the impact of the negotiator intelligence on negotiation outcomes. This paper aims to analyze the importance of Cognitive Intelligence and Emotional Intelligence on business context negotiations. For this purpose, it was conducted an empirical research on the perceptions of top management executives of the 500 largest Portuguese companies, inquiring about the importance of personal characteristics and emotion on negotiation outcomes. Results show that managers emphasize cognitive over emotional aspects. It is also suggested that the control of emotions and their visibility have a positive impact on negotiator's success, even though emotional manipulation is disapproved as a negotiation tactic. This study has descriptive and exploratory purposes, contributing to develop foundations for future research that explores the role of emotion and intelligence in negotiation.
  • Escolaridade, salários e empregabilidade: tem razão a teoria do capital humano? Artigos

    Balassiano, Moisés; Seabra, Alexandre Alves de; Lemos, Ana Heloisa

    Resumo em Português:

    A teoria do capital humano e a discussão contemporânea acerca da empregabilidade abordam os impactos do capital educacional nas práticas produtivas dos indivíduos numa estrutura socioeconômica capitalista. O discurso corrente sobre essa relação tende a valorizar os efeitos da escolaridade diante da renda obtida pelos trabalhadores e das suas chances de inserção no mercado de trabalho. Este trabalho analisa estatisticamente as relações entre escolaridade, salário e empregabilidade pela perspectiva de um modelo estrutural, visando avaliar premissas da teoria do capital humano e da empregabilidade numa situação concreta. Para isso foi utilizada a base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e do Emprego, com informação sobre os indivíduos que se encontravam no mercado formal de trabalho na Região Metropolitana do Rio de Janeiro em 1999. Os resultados mostraram que o impacto da escolaridade no nível de salário e na empregabilidade deve ser visto com ressalvas.

    Resumo em Inglês:

    Both the human capital theory and the contemporary discussion of the employability approach the actual impacts of the education capital on the productive practices of people in a capitalist socioeconomic society. The main stream of this relationship tends to emphasize the education effects in the income received by the workers, as well as their chances to get into and remain in the work market. The present paper statistically analyses the relationships between education, wages and employability under the perspective of a structural equation model, in order to compare and to contrast both theories, using real data. Rais dataset, with information of the subjects working in the formal work market in the metropolitan area of Rio de Janeiro in 1999 was used to test the model. The results revealed that the impact of the education on wages and employability should be regarded with some caution.
  • Expatriação e estratégia internacional: o papel da família como fator de equilíbrio na adaptação do expatriado Artigos

    Pereira, Neuri Amabile Frigotto; Pimentel, Ricardo; Kato, Heitor Takashi

    Resumo em Português:

    Este artigo procura destacar, por meio de uma revisão da literatura, a importância da internacionalização da estratégia das empresas e o papel da família do trabalhador no exterior, o expatriado, no processo de seu ajustamento ao novo ambiente. Sendo o ajustamento um fator importante para o sucesso da estratégia de internacionalização, discute-se a importância da internacionalização e da expatriação, a natureza da atividade do expatriado para as empresas, os desafios a serem enfrentados e o papel da família no processo de ajustamento. Conclui-se que a família é fundamental neste ajustamento, sendo apresentadas algumas sugestões de pesquisas a serem realizadas, bem como possíveis hipóteses a serem testadas.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on the importance of the international strategy and the role of the family in the process of the expatriates' adjustment in a foreign country. Being this adjustment one of the main factors in organizations international strategy success, it is discussed, by a review of the literature, the importance of internationalization, the nature of the activity of the expatriate, the importance of them to their employers, the obstacles they confront and the role of the family to their social adjustment. The conclusion is that the family plays a critical role in expatriates' adjustment, and suggestions of new research topics, and also some hypothesis to be studied, are presented.
  • Contribuição da gestão de operações para a internacionalização de empresas Artigos

    Paiva, Ely Laureano; Hexsel, Astor Eugênio

    Resumo em Português:

    Mercados internacionais têm sido um desafio para empresas brasileiras. Este artigo, com base em múltiplos estudos de caso, avalia o processo de inserção internacional, utilizando o enfoque da gestão de operações. Discutem-se as decisões tomadas ao longo da cadeia de valor de operações, CVO, seguindo uma lógica de estágios e de escolhas estratégicas. Inicialmente, os casos indicam diferentes decisões ao longo da CVO das empresas pesquisadas, considerando diferentes níveis de inserção no mercado internacional. Essas decisões compreendem as atividades de suprimento, pesquisa e desenvolvimento de produtos, P&D, produção, distribuição e serviços agregados. O estudo sugere que nos estágios iniciais as ações são centradas nas atividades de distribuição e serviços e há uma orientação preferencial pela aprendizagem. Por outro lado, em estágios mais avançados, as decisões tomadas ao longo da CVO indicam que escolhas estratégicas levariam à expansão geográfica das atividades nos mercados internacionais.

    Resumo em Inglês:

    International markets have been a challenge for Brazilian companies. This article analyzes the process of entrance in international markets from an operations-based perspective based on multiple case studies. We discuss the decisions that take place along the operations value chain (OVC), following stage and strategic choice logics. The cases indicate different decisions in the OVC's activities, according to the company's insertion in international markets. The OVC's activities ranges supply, R&D, manufacturing, distribution and services. The results suggest that learning is the first objective for companies in the initial stages of internationalization. On the other hand, there are evidences that the geographic expansion of international activities is based on strategic choices along the OVC, when companies are in the most advanced stages of internationalization.
  • A influência do país de origem no desempenho das empresas Artigos

    Brito, Luiz Artur Ledur; Vasconcelos, Flávio Carvalho de

    Resumo em Português:

    A dispersão dos resultados de empresas norte americanas tem sido analisada, na área de estratégia, com a técnica de componentes de variância. Os efeitos da empresa têm aparecido como os mais relevantes, seguidos dos efeitos do ramo de negócios, e dos específicos ao ano. Este trabalho amplia esta linha de estudos ao considerar uma amostra de empresas de 78 países. Um novo tipo de efeito foi criado: o efeito país refletindo a influência do país no desempenho. Uma amostra da Compustat Global de 12.592 empresas, 60.092 observações (1997/2001) foi usada. Os resultados indicam que o efeito país existe e é relevante. A composição da variância varia em função do setor econômico considerado. Na Mineração, Construção e Transportes o efeito país total (soma do efeito país direto e da sua interação com o ramo de negócios) é o mais relevante superando o efeito da empresa individual. Nos demais setores ele é o segundo principal efeito e apenas no setor de serviços o efeito país não aparece de forma relevante. Os resultados evidenciam, de forma empírica, o efeito do contexto institucional no desempenho e indicam que a transposição de teorias e conclusões desenvolvidas em outros contextos pode necessitar de adaptações relevantes.

    Resumo em Inglês:

    Performance dispersion of North American firms has been analyzed, in the strategy field, using the variance components technique. Firm effects have been identified as the most relevant ones, followed by industry and year effects. This research expands this line of study considering a sample of firms from 78 different countries. A new type of effect was created: the country effect reflecting the influence of country of origin in performance. A Compustat global sample of 12,592 firms with 60,092 observations (1997/2001) was used. Results indicate that country effects do exist and are relevant. Variance composition varies by economic sector. In Mining, Construction and Transport, total country effect (adding pure country effect to country x industry interaction) is the largest variance component, being more important than firm effects. In most remaining economic sectors it is the second most important effect and only in Services it does not show up. Results demonstrate empirical evidence of the influence of the institutional context in performance and indicate that transposition of theories and conclusions derived in particular contexts may need relevant adaptations to be applied to different countries and settings.
  • O Controller como gestor da Tecnologia da Informação: realidade ou ficção? Artigos

    Borges, Tiago Nascimento; Parisi, Cláudio; Gil, Antonio de Loureiro

    Resumo em Português:

    A Tecnologia da Informação (TI) vem aumentando rapidamente a sua participação em todas as áreas de negócios, criando constantemente novos desafios para os gestores das empresas. Neste panorama, espera-se dos profissionais de Controladoria, responsáveis pelo fornecimento e gestão dos sistemas de informações de controle e avaliação de desempenho da empresa, mais do que simplesmente conhecimento em tecnologia. Estes profissionais precisam participar colaborativamente com a área de TI, do processo de gestão da informatização da empresa. Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a Tecnologia da Informação no ambiente organizacional e a necessidade da Controladoria na gestão desta área. Foi realizada, igualmente, uma pesquisa com gerentes da área de Tecnologia da Informação e Controladoria, a fim de se confrontar opiniões sobre o papel do Controller na gestão da Tecnologia da Informação, obtendo-se alguns resultados interessantes, comentados neste trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Information Technology has quickly increased its importance in several business areas, creating constantly new challenges for company managers. Within such context, controllers are expected to be responsible for supplying and managing the information control systems as well as evaluating the company performance, instead of simply having good knowledge on technology. All these professionals need to participate deeply into the IT area of a company - that is, in the process of company management computerizing. This study presents a review of specific bibliography concerning Information Technology applied to the company organizational environment and also discusses the necessity of having a Controllership working in this same area management. It has been equally carried out a survey together controlling managers of both Information Technology and Controllership areas in order to collect their opinions on paper about the Controller working in the Information Technology management, and, besides that, some other interesting comments on the results were also taken into consideration in this article.
  • Contribuições à consolidação da teoria estratégica interorganizacional: uma análise dos relacionamentos horizontais Artigos

    Pereira, Breno Augusto Diniz; Pedrozo, Eugenio Avila

    Resumo em Português:

    O reconhecimento de que nenhuma organização contempla em si mesma todos os recursos e competências necessárias a uma oferta compatível com a demanda é um novo fator que remete as organizações a ações articuladas de complementaridade em rede. Assim, nesse ambiente de grandes transformações, o processo de gerar novas combinações recai sobre a capacidade das organizações em gerir eficientemente os seus relacionamentos interorganizacionais. Trata-se assim de um tema emergente em que diferentes enfoques levam a discussões polêmicas. O desafio do presente trabalho é aprofundar o conhecimento, ampliar o domínio, oferecer uma visão analítica sobre o tema referente à produção de resultados individuais, por meio do trabalho cooperativo em rede. Também deve ser fruto oriundo deste trabalho a consolidação de um modelo analítico de desenvolvimento de redes interorganizacionais que possa contribuir no auxílio tanto de gestores públicos quanto privados.

    Resumo em Inglês:

    The recognition that no organization contemplates in itself same all the resources and necessary abilities to offers compatible with the demand is a new factor that sends to the organizations the articulated action of complementarities in net. Thus, in this environment of great transformations the process to get new combinations is falling again on the capacity of the organizations into managing its interorganizations relationships efficiently. Thus one is about an emergent subject where different approaches take the quarrels controversies. The challenge of the present work is to deepen the knowledge, to extend the domain, to offer an analytical vision on the referring subject to the production of individual results, through the cooperative work in net. It also must be a product of this work to the consolidation of an analytical model of development of interorganizations nets that can contribute in such a way as in the aid of how many private public managers.
  • Lealdade à marca e sensibilidade ao preço: um estudo da escolha da marca pelo consumidor Artigos

    Botelho, Delane; Urdan, André Torres

    Resumo em Português:

    Este artigo empírico usa dados escaneados em painel de domicílios para estimar e analisar a elasticidade-preço da escolha da marca em dois grupos de clientes: os leais e os não leais à marca de uma categoria de bem de consumo. O objetivo principal é verificar diferenças de sensibilidade ao preço entre os grupos de consumidores na escolha da marca. O método usado para a análise dos dados é o da Máxima Verossimilhança, com a abordagem da maximização da utilidade, empregando-se o modelo logit misto, com dois tipos de vetores de parâmetros: o de características dos domicílios e o de atributos das marcas. Os resultados indicam que a diferença de sensibilidade ao preço entre os consumidores varia de acordo com as marcas. Com isto, conclui-se que profissionais de marketing podem tomar decisões mais efetivas de apreçamento levando em conta as características dos domicílios e os atributos das marcas. Considerando que a disponibilidade de dados escaneados no Brasil aumentou consideravelmente desde o início da década de 1990, esta ferramenta de análise pode ser útil ao setor varejista brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    This empirical paper applies scanner panel data to estimate brand choice price-elasticities for two groups of households: loyal and non-loyal consumers to a brand of a consumer good. The main objective is to verify differences in price sensitiveness among those consumers when they choose brands. The method of Maximum Likelihood and the approach of utility maximization are used to estimate the mixed logit model with two types of parameter vectors: household characteristics and brand attributes. The results show that differences in price elasticities among consumers vary according to each brand, implying that marketing managers can take more effective decisions when considering household characteristics and brand attributes. Such analysis can be helpful for the Brazilian retail sector, as the availability of scanner data has been increasing since last decade.
  • Cosméticos Contém 1g: um caso de empreendedorismo e inovação Casos De Ensino Em Administração

    Guimarães, Liliane de Oliveira; Cardoza, Guillermo

    Resumo em Português:

    Este caso de ensino descreve a fundação e a expansão da Contém 1g, uma empresa brasileira do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Fundada em 1984 como empresa têxtil, seu proprietário redirecionou o negócio e iniciou a produção de perfumes em 1994. A história empresarial da Contém 1g é marcada pelo lançamento de novos produtos e pela utilização, a partir de determinado momento, de um sistema híbrido de vendas: venda direta e franquia. A decisão de expandir o negócio é o ponto de partida para a discussão bem como as habilidades necessárias para consolidar sua posição no mercado internacional. O caso da Contém 1g pode ser utilizado para discutir temas de caráter acadêmico relacionando inovação e empreendedorismo e expansão de empresas bem como servir para iniciar uma discussão sobre processo de desenvolvimento organizacional.

    Resumo em Inglês:

    This teaching case describes the foundation and expansion of Contém 1g, a Brazilian company in the personal hygiene, perfumes and cosmetics sector. Founded in 1984 as a textile company, it took an entirely new direction in 1994 when its owner rerouted the business and started to produce perfumes. Contém 1g's business history is marked by the launching new products and by the implementation of a hybrid sales system, namely: direct sales and franchise. His decision to expand the business is the starting point for our discussion and the skills to be explored as it seeks to consolidate its position in the international market. Contém 1g's teaching case can be used both to depict academic subjects dealing with the role of innovation in entrepreneurship or business growth as well as a classroom device to start discussion on business organization development process.
  • Projetos e relatórios de pesquisa em administração Resenhas Bibliográficas

    Dias, Alexandre Teixeira
  • A evolução das ciências contábeis no Brasil Notas Bibliográficas

    Melo, Joyce de Souza Cunha
  • Empreendedorismo: além do plano de negócio Notas Bibliográficas

    Faria, Maria de Fátima Bruno de
  • Indicadores de sustentabilidade: uma análise comparativa Notas Bibliográficas

    Pimentel, Thiago Duarte
  • Contabilidade internacional Notas Bibliográficas

    Silva, César Augusto Tiburcio
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