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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 9, Número: 2, Publicado: 2005
  • Editorial

    Guimarães, Tomás de Aquino
  • Pesquisa qualitativa em marketing e suas variações: trilhas para pesquisas futuras Artigos

    Vieira, Valter Afonso; Tibola, Fernando

    Resumo em Português:

    A pesquisa qualitativa vem sendo crescentemente utilizada em marketing para desvendar os pensamentos e as motivações mais subjetivas do consumidor. Neste trabalho, após realizarmos uma breve revisão teórica do que é a pesquisa qualitativa em marketing, nosso objetivo concentrase em proporcionar e aventar as principais e mais empregadas variações dessa metodologia de pesquisa no campo do marketing, a saber: Entrevista de Profundidade, Grupos de Foco, Técnicas Projetivas, Pesquisa Observacional, ZMET (Zaltman Metaphor Elicitation Technique), Autodriving e Filmes. No tópico seguinte propomos uma tabela comparativa englobando as vantagens e desvantagens de cada variação da pesquisa qualitativa aplicada em marketing. Após as considerações finais delimitamos novas possibilidades para investigações futuras que acreditamos, possam ajudar ainda mais na utilização dessa técnica por profissionais de pesquisa no contexto nacional.

    Resumo em Inglês:

    The qualitative research is been increasingly used in marketing to unmask the thoughts and motivations more subjective from the consumer.After we accomplish an abbreviation theoretical-revision of what is the qualitative research in marketing, our main goal concentrate on to providing and to fanning the main and more used variations of that research methodology in marketing - In depth interview, focus group, projective techniques, observational research, ZMET (Zaltman Metaphor Elicitation Technique), autodriving and films. In the following topic we propose a comparative table including the advantages and disadvantages of each qualitative research variation applied in marketing. After the final considerations, we suggest possible applications for future investigations that can help even more the use of that technique for research professionals in the national context.
  • Formação gerencial: pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades de prática Artigos

    Antonello, Cláudia Simone; Ruas, Roberto

    Resumo em Português:

    O artigo pretende repensar a questão da formação gerencial e, neste sentido, destaca dois aspectos que estão estreitamente vinculados a esta temática: a) analisa a perspectiva da abordagem aprendizagem na ação nos cursos de formação gerencial de longa duração; b) introduz uma discussão acerca das alternativas para superar as dificuldades referentes à efetividade desses cursos na perspectiva de resposta às problemáticas empresariais. A partir destes objetivos, o artigo examina as possibilidades dos processos de Aprendizagem na Ação em cursos de pósgraduação lato sensu como forma de articulação entre informação teórica e experiência pessoal/profissional. Neste sentido, analisa a questão da estratégia de aprendizagem e reflete sobre o fato de ela ser tão ou mais importante que os conteúdos específicos das disciplinas e seminários, pelo menos no que se refere ao desenvolvimento de certo tipo de competências. Resulta em propor e discutir uma concepção que visa estabelecer conexões mais sistemáticas entre a modalidade de curso analisada e o processo de desenvolvimento de competências. Essa concepção é baseada na emergência de novos paradigmas no campo da aprendizagem e formação gerencial, cujos fundamentos se concentram na abordagem Aprendizagem na Ação, com destaque para a noção de Comunidades de Prática nas organizações.

    Resumo em Inglês:

    The article intends to rethink the managerial formation subject, and highlights, two narrowly linked aspects it this theme: a) it analyzes the use of the Learning in the Action approach in long duration managerial formation courses; b) it introduces a debate concerning the alternatives to overcome the difficulties regarding the effectiveness of those courses in solving business problems. From these objectives, the article examines the possibilities for using Learning in the Action processes in post-graduation Lato Sensu courses (as MBA's) as a way to connect theoretical information and personal/professional experience. In this sense, it analyzes the subject of the learning strategy to be so or more important than the specific contents of the disciplines and seminars, at least in what refers to the development of certain types of competences. Finally, it proposes a conception that seeks to establish more systematic connections among the analyzed courses and the competences development process. That conception is based on the emergency of new paradigms in the field of learning and managerial formation whose foundations concentrate on the Learning in the Action approach, with prominence for the notion of Communities of Practice in the organizations.
  • Alinhamento estratégico da utilização da internet e do comércio eletrônico: os casos Magazine Luiza e Fleury Artigos

    Saccol, Amarolinda I. Costa Zanela

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tem por objetivo identificar como ocorre a formação de estratégias e o planejamento da utilização da Internet e do Comércio Eletrônico (CE) considerando a questão do Alinhamento Estratégico, no contexto brasileiro. Para isso, utiliza o método de Estudos de Casos Múltiplos, analisando duas empresas de referência, consideradas pioneiras na utilização da Internet e do CE de forma intensiva, no Brasil: o Magazine Luiza, no setor varejista, e o Fleury - Centro de Medicina Diagnóstica, no setor serviços. Apesar de as empresas pesquisadas pertencerem a segmentos distintos, foram encontrados diversos pontos comuns que ajudam na compreensão da questão pesquisada, indicando elementos que contribuem para o Alinhamento Estratégico da Internet/CE com a estratégia organizacional e com a estratégia de Tecnologia de Informação.

    Resumo em Inglês:

    The article presents the results from a research project that aims to identify how strategy formulation and strategic planning are done regarding the Internet and Electronic Commerce usage, taking into consideration the Strategic Alignment issue, in a Brazilian context. To reach its goal, the research applied a Multiple Case Studies Method, analyzing two benchmark companies in Internet and Electronic Commerce usage in Brazil: the Magazine Luiza, from the Retail Sector, and the Fleury - Centro de Medicina Diagnóstica, from the Health Service sector. Despite the fact that the companies belong to very distinct sectors, there are a lot of common factors that support the research question comprehension, pointing some elements that contribute to the Strategic Alignment of Internet and Electronic Commerce usage in relation to organizational strategy and Information Technology Strategy.
  • Laços sociais e formação de arranjos organizacionais cooperativos: proposição de um modelo de análise Artigos

    Lopes, Fernando Dias; Baldi, Mariana

    Resumo em Português:

    Os benefícios estratégicos e econômicos entram como primeira consideração na formação e gerenciamento de arranjos cooperativos (LANE; BEAMISH, 1990); no entanto pesquisas têm mostrado que fatores socioculturais exercem papel significativo no desempenho desses arranjos organizacionais (EBERS, 1997; GULATI, 1998; RING; VAN DE VEN, 1994); e que os fatores econômicos e tecnológicos, por sua vez, estão imersos em relações sociais, sendo moldados por elas (GRANOVETTER, 1985; POLANYI, 1944; UZZI, 1997). Considerando as diferentes fases do processo de formação de arranjos organizacionais cooperativos (GULATI, 1998), pode-se afirmar que os laços sociais exercem influências distintas em cada uma das fases, sendo esta variação dependente do tipo de arranjo. Este artigo constitui ensaio teórico com a proposição de um modelo de análise sobre a relação entre laços sociais e a formação de arranjos organizacionais cooperativos. A primeira parte apresenta o argumento central e as pressuposições básicas do estudo. A segunda parte compõe-se de uma revisão do conceito de arranjos organizacionais cooperativos e a influência dos aspectos sociais. A terceira parte constitui uma revisão do conceito de laços sociais. A última parte apresenta o modelo e recomendações para realização de testes empíricos.

    Resumo em Inglês:

    The strategic and economic benefits go as a first issue on the formation and management of cooperative arrangements (LANE; BEAMISH, 1990). However researches have showed that social-cultural issues play an important role at the performance of this kind of arrangements (EBERS, 1997; GULATI, 1985; RING; VAN DE VEN, 1994) and that the economic and technological issues, by the time, are embedded in social relations being shaped by them (GRANOVETTER, 1985; POLANYI, 1944; UZZI, 1997). By taking in count the different phases of the process of the formation of cooperative organisational arrangements (GULATI, 1998), some one could say that the social ties play great influences on each phase, where theses variation depend on the type of arrangement. This paper consists on a theoretical essay whose proposition is a theoretical model of analysis about the relation between social ties and the formation of cooperative organisational arrangements. The first part presents the central argument and the basic assumptions of the study. The second part is a review of the concept of cooperative organisational arrangements and the influence of the social issues. The third part consists on the review of the social ties' concept. The last part presents the model of analysis and recommendations to empirical test.
  • Sobre a dimensão tempo-espaço na análise organizacional Artigos

    Vergara, Sylvia Constant; Vieira, Marcelo Milano Falcão

    Resumo em Português:

    No presente ensaio trata-se da dimensão tempo-espaço na evolução da realidade humana e busca resposta para a seguinte questão: essa dimensão é uma categoria útil para a compreensão das organizações? Por quê? Argumenta-se que sim, porque ela amplia o poder explicativo dos objetos que compõem as organizações, as quais se configuram de maneira distinta conforme o tempo-espaço em que são concebidas e praticadas. O ensaio parte da premissa leibiniziana de que o tempo é uma ordem de sucessões e o espaço uma ordem de coexistências. Vale-se da reflexão dos autores sobre o tema, em um processo argumentativo, que procura justificar que o tempo-espaço e as formas de organização da sociedade assinalam o habitus social em diversas temporalidades e que a semiologia determinante da contagem do tempo permitiu estabelecer a seqüência evolucionária da organização e das técnicas no interior das civilizações. Na presente atualidade, o tempo-espaço é uma variável fundamental na dinâmica da economia global e nas relações sociais e culturais. Se, na física, o tempo e o espaço ganharam novas conceituações, numa ruptura com a teoria newtoniana, nas ciências sociais revela-se ser o tempo-espaço socialmente construído, logo, os eventos sociais representam a dimensão humana da espaciotemporalidade.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this essay is to discuss the time-space dimension in human reality evolution and search for an answer to the following question: is that dimension helpful for the understanding of organizations? Why? It is argued that it is, since it broadens the explanatory power of objects that compose organizations, which are shaped in accordance to time-space in which they are conceived and practiced. The essay takes the leibnizian premise that time is an order of successions, and space is an order of coexistences. It makes use of the authors' reflections about the theme in an argumentative process that seeks to justify that time-space and forms of organizing society assigns the social habitus in several temporalities, and that the determinant semiology of time-counting allowed the establishment of an organizational evolutionary sequence and techniques inside civilizations. Nowadays time-space is a fundamental variable in the dynamic of global economy as well as of social and cultural relations. While in physics time and space got new definitions, breaking with Newton's theory, in social sciences time-space reveals itself to be socially constructed, thus, social events represent the human dimension of time-space.
  • Avaliação de métodos de exigência de capital para risco de ações no Brasil Artigos

    Araújo, Gustavo Silva; Moreira, João Maurício de Souza; Clemente, Ricardo dos Santos Maia

    Resumo em Português:

    Este trabalho examina quatro métodos de determinação da exigência de capital para cobertura de risco de mercado de instituições financeiras, decorrente da exposição em ações e seus derivativos, excetuando-se o caso de opções. Para as simulações são montadas duas carteiras com ativos que compõem o Ibovespa. Os métodos avaliados seguem as orientações do Comitê de Basiléia, inserindose o primeiro método na abordagem padronizada e os demais na de modelos internos, que utilizam o conceito de Valor em Risco (VaR). Os métodos de VaR empregados são: histórico, diagonal e alisamento exponencial (RiskmetricsTM). A aferição destes métodos segue metodologia indicada por Basiléia, que se baseia no VaR para o horizonte de 1 dia. Adicionalmente, aplica-se o teste de Kupiec para proporção de exceções, verifica-se o número de observações que ultrapassam a exigência de capital para cada método, bem como a magnitude das diferenças entre o capital exigido e as perdas verificadas. Embora o método histórico tenha apresentado um melhor desempenho do VaR, os melhores resultados no tocante à exigência de capital são obtidos pelo método de alisamento exponencial.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses four methods of calculating capital requirements for coverage of market risk due to exposure in stocks and their derivatives, except options. For simulation purposes, two theoretical portfolios are created with assets that participate in the composition of Ibovespa. The methods evaluated follow the directives of the Basel Committee. The first is based on the standardized approach and the others, on the internal models approach based on the Value-at-Risk (VaR) concept. The VaR methods evaluated are historical, Diagonal and the RiskmetricsTM approach. The backtesting of the methods follows the methodology suggested by the Committee. Additionally, for the methods based on VaR, it is applied the Kupiec test for proportion of failures. The relevance of the difference between the capital required and the verified losses is also considered. Although the historical method presents the best VaR performance, the best results with respect to the capital requirements belong to the RiskmetricsTM approach.
  • Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço: um estudo com usuários de Internet Banking no Brasil Artigos

    Brei, Vinícius Andrade; Rossi, Carlos Alberto Vargas

    Resumo em Português:

    O presente trabalho desenvolve e testa um modelo teórico baseado em hipóteses que analisam a relação entre a confiança, o valor percebido e a lealdade de usuários de Internet Banking em situações de trocas relacionais de serviço no Brasil. Uma pesquisa em todo o País com 611 usuários de Internet Banking de um grande banco de varejo e as análises através da técnica de Modelagem em Equações Estruturais validam, de forma geral, o modelo testado. As relações testadas no modelo levam à conclusão de que a confiança tem forte impacto no valor percebido pelos clientes que, por sua vez, também têm forte impacto na lealdade desses clientes à empresa. Valor foi identificado como uma variável mediadora parcial da relação entre confiança e lealdade. São apresentadas, ainda, conclusões acerca da atuação das empresas e sugestões para pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    This paper is aimed on the development and test of a theoretical model based on hypotheses that analyze end-customers' trust, perceived value and loyalty on Internet Banking services relational exchanges in Brazil. Tested model is validated using structural equation modeling based on survey results with 611 Internet Banking end-customers of a major brazilian retail bank. Tested hypotheses show that trust has a strong impact on customers' perceived value which also has a strong impact on customers' loyalty. Perceived value was identified as a partial mediator variable on the trust-loyalty relationship. Managerial and future research suggestions are also presented.
  • Um estudo da informatização em empresas industriais paulistas Artigos

    Vidal, Antonio Geraldo da Rocha; Zwicker, Ronaldo; Souza, César Alexandre de

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo o estudo dos principais recursos envolvidos no uso de Tecnologia da Informação por empresas industriais, relacionados com a infra-estrutura de tecnologia, sistemas de informação, negócios eletrônicos, recursos humanos e investimentos. Inicialmente são discutidos conceitos relacionados ao assunto e em seguida são apresentados os resultados de uma pesquisa de natureza descritiva, conduzida em 326 indústrias paulistas de pequeno, médio e grande porte. Os resultados permitem caracterizar o emprego de recursos de TI e estabelecer comparações entre os diferentes portes de empresa em relação às variáveis pesquisadas. Este trabalho representa a primeira parte de um projeto de especificação de métricas e instrumentos que possibilitem avaliar o nível de informatização de empresas industriais.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is the study of the main aspects of the Informatization process in industrial companies related to technology infrastructure, information systems (IS) use, information technology (IT) management and e-business. Initially are discussed concepts related to the subject and next are presented the results of an exploratory survey carried out in 326 small, medium and large Brazilian industries. Results characterize the main IT resources utilized and set up comparisons among the different company sizes with regard to the surveyed variables. This work constitutes the first part of a project that aims the development of measuring specifications and instruments that will assess the level of IT use in private companies.
  • Fundação Lindolfo Saraiva Casos De Ensino Em Administração

    Roesch, Sylvia Maria Azevedo

    Resumo em Português:

    Programas de Compromisso de Gestão e enxugamento de um governo estadual levam à mudança na estrutura organizacional de uma fundação pública estadual no Brasil. Este caso de ensino descreve o processo pelo qual se procedeu à junção de duas gerências em uma nova Central. Com isto, Helena, gerente de uma das gerências, virá a perder o seu cargo. A mudança é concebida em gabinete e Romualdo, presidente da fundação, está receoso de comunicá-la a Helena, que é sua amiga e funcionária tão antiga na casa quanto ele. A estratégia que implementa é a de utilizar três reuniões, para dar a impressão de que a mudança foi concebida de forma gradual e participativa. O caso é narrado do ponto-de-vista de Helena.

    Resumo em Inglês:

    Public sector downsizing programmes provoke changes in the organizational structure of a Brazilian state foundation. This teaching case describes the merging process of two of its departments. As a result Helena, the head of one of them, will loose her managerial position. The change is conceived at closed doors and Romualdo, the president of the foundation, is wondering how he is going to communicate the decision to Helena, who is his friend and has been working in the organization as long as him. The strategy he eventually uses is to phase the information in three different meetings, so to convey the impression to Helena that change was gradual and participative. The case is narrated from the point of view of Helena.
  • Pesquisa qualitativa em administração Resenhas Bibliográficas

    Waiandt, Claudiani
  • The power of productivity: wealth, poverty, and the threat to global stability Resenhas Bibliográficas

    Pereira, José Matias
  • Economia de serviços: teoria e evolução no Brasil Notas Bibliográficas

    Santos, Marcos Ferreira
  • Paradoxos organizacionais: uma visão transformacional Notas Bibliográficas

    Souza, Susane Petinelli
  • O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo Notas Bibliográficas

    Sant'Anna, Sérgio Robert de
  • A dialética da pós-modernidade: a sociedade em transformação Notas Bibliográficas

    Cordeiro, Fábio dos Santos
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