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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 6, Número: 3, Publicado: 2002
  • Editorial

    Guimarães, Tomás de Aquino
  • Estratégia, fatores de competitividade e contexto de referência das organizações: uma análise arquetípica Artigos

    Machado-da-Silva, Clóvis L.; Barbosa, Solange de Lima

    Resumo em Português:

    A avaliação da competitividade com base em indicadores de desempenho econômico tem limitado o conceito à dimensão da eficiência operacional. Sob essa ótica, a competitividade seria derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades que podem ser econômica ou financeiramente mensuradas. Entretanto, encontram-se razões suficientes na literatura sobre teoria institucional para considerar que a competitividade de uma organização não depende apenas de fatores econômicos, mas também de uma conduta socialmente valorizada que garanta a sua legitimidade e sobrevivência no contexto ambiental. Assim, no presente estudo, procurou-se identificar os fatores e respectivos valores subjacentes de competitividade, instituídos em três níveis do contexto ambiental (internacional, nacional e regional/local), com o objetivo de verificar como a competitividade tem sido visualizada e como esse entendimento pode influenciar a adoção de estratégias organizacionais na busca por posicionamento competitivo.

    Resumo em Inglês:

    The valuation of competitiveness only on the basis of economic performance imposes limits to the concept which has been studied mainly as confined to operational efficiency. It's means that competitiveness would derive from organizational excellence in performance which could be evaluated by means of economic and financial measures. However, there are enough arguments in the institutional theory literature that make us to believe organizational competitiveness also depends upon valued social conduct which may guarantee organizational legitimacy and survival. As such, this study sought to identify archetypes at three environmental levels based upon a set of values which represent patterns of competitiveness that have influence on organizational strategic positioning.
  • O processo de inovação em empresas intensivas em conhecimento Artigos

    Bignetti, Luiz Paulo

    Resumo em Português:

    O presente artigo propõe uma análise alternativa para a forma como se estuda o processo de inovação em empresas intensivas em conhecimento. Argumenta que a perspectiva clássica, ao descrever as atividades de P& D como processo fundamentalmente interno de geração de tecnologia e de produtos, é apropriada para o estudo de empresas que se defrontam com ambientes estáveis e que possuem produtos de longos ciclos tecnológicos. Para empresas intensivas em conhecimento, caracterizadas pela vinculação a ambientes turbulentos e voltadas para tecnologias de curto ciclo de vida, no entanto, essa perspectiva pode ser substituída por uma abordagem distinta, que considera o processo de inovação aberto e simultâneo ao processo de adoção. A atenção volta-se para os atores internos e externos e para os mecanismos por eles criados na formação de coalizões para desenvolver novas tecnologias e para criar novos mercados. Adotando uma metodologia interpretativa e construtivista, o artigo se baseia nas percepções dos tomadores de decisão de três empresas, na medida em que cada uma delas passava por três gerações de produtos, com ciclos de vida cada vez menores. O estudo analisa a relação entre as ações estratégicas, as práticas de inovação e o contexto ambiental, descrevendo as principais iniciativas dos tomadores de decisão em atividades de colaboração e de competição, características dos setores intensivos em conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    The article proposes an alternative approach to the analysis of the links between strategy and innovation in knowledge-based enterprises. Instead of the functional relationships envisaged by classical approaches, the indeterministic approach presented proposes that the environment is a construct, that organization and environment are intertwined, that there are deviation amplifying processes, and that the environment is shared and constructed by actors who influence, modify and create the context. The focus is on the role of decision makers and on the overall process established by them to develop new technologies and to create new markets. The paper reports the development of three generations of technologies in three knowledge-based organizations, as these processes were described by the main decision makers involved. It establishes the relationship among strategic decisions, innovation practices and environmental context and stresses the main characteristics of the initiatives of decision makers concerning the competition and cooperation features of the knowledge-based economy.
  • Estratégias de recuperação de serviço no varejo e seu impacto na fidelização dos clientes Artigos

    Figueiredo, Kleber Fossati; Ozório, Giovana Benevides; Arkader, Rebecca

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada junto a clientes do varejo brasileiro de bens, procurando identificar falhas percebidas no serviço, as estratégias de recuperação empregadas pelos varejistas e o impacto de tais estratégias sobre o comportamento futuro dos clientes no que se refere à repetição de compras. Utilizando-se a técnica do incidente crítico como metodologia exploratória, foram analisados 224 questionários válidos. Em 86 foram observadas estratégias de recuperação satisfatórias e, em 138, estratégias insatisfatórias. Foi possível identificar 13 tipos de falhas e 11 estratégias de recuperação. Os resultados sugerem que uma boa avaliação pelos clientes das estratégias de recuperação adotadas pelos varejistas influencia positivamente a retenção dos clientes.

    Resumo em Inglês:

    Difficulties in the prevential and recovery of failures in service operations have been credited to poor knowledge on their nature. Based on research with customers of goods retail operations in Brazil, the paper identifies perceived service failures, the recovery strategies employed by retailers to remedy them, and the impact of these strategies on resulting customer behavior. Using the critical incident technique, it was possible to identify 13 categories of failures and 11 recovery strategies used by operations. Results suggest that a good evaluation by customers of the recovery strategies adopted by retailers has a positive effect on customer retention.
  • Gestão estratégica com responsabilidade social: arcabouço analítico para auxiliar sua implementação em empresas no Brasil Artigos

    Coutinho, Renata Buarque Goulart; Macedo-Soares, T. Diana L. v. A.

    Resumo em Português:

    Seguindo uma tendência mundial, as empresas no Brasil estão cada vez mais preocupadas com a responsabilidade social. Sendo assim, passam a contemplar mudanças organizacionais de implicações estratégicas profundas. Parte-se da premissa de que, para serem efetivas, tais mudanças devem estar alinhadas com a estratégia de negócios da empresa. O objetivo deste artigo é compartilhar os resultados de pesquisa bibliográfica e documental nas áreas de negócios e sociedade e gestão estratégica, com vistas a desenvolver um conjunto de ferramentas conceituais que possa auxiliar na formulação e implementação mais eficaz de estratégias de negócios direcionadas à responsabilidade social, no contexto brasileiro. Primeiro apresenta-se o arcabouço analítico em questão, construído por meio da síntese de elementos pertinentes de ambas as áreas de conhecimento. Depois, fornece-se um exemplo de como este pode ser utilizado para auxiliar a análise das mudanças a serem realizadas, a fim de que as práticas de responsabilidade social estejam alinhadas com a estratégia de negócios da empresa e, desta forma, possam contribuir para sua efetividade.

    Resumo em Inglês:

    As elsewhere in the world, firms in Brazil are increasingly concerned with social responsibility. Thus, organizational changes are being contemplated that have profound strategic implications. It is assumed here that, to be effective, such changes should be aligned with the firm's business strategy. The objective of this article is to share the results of extensive bibliographical and documentary research, in the fields of business and society and strategy management, with a view to enhancing the chances of success with development and implementation, in the Brazilian context, of social responsibility-oriented business strategies. It presents a set of conceptual tools that was constructed or adapted on the basis of a synthesis of pertinent elements from both the strategy and social responsibility literature. An example is given of how these tools can be used to help analyze which changes should be carried out, so as to ensure that the key practices for becoming a socially responsible firm are aligned with its business strategy, and thus contribute to its effectiveness.
  • Estrutura fractal em mercados emergentes Artigos

    Ribeiro, Tulio Silva; Leal, Ricardo Pereira Câmara

    Resumo em Português:

    A Hipótese de Eficiência do Mercado é uma das bases da moderna teoria de finanças e estabelece que o comportamento aleatório na variação dos preços decorre do fluxo de informações não antecipadas. Um de seus paradigmas define que a distribuição dos retornos dos preços é aleatória e normalmente distribuída. Neste artigo, avaliamos a hipótese de que o processo estocástico gerador dos retornos de diversos mercados emergentes da Ásia e das Américas segue um processo aleatório não-normal alfa-estável. Por meio de estimativas dos parâmetros da distribuição e de simulações, encontramos evidências de que esses retornos realmente seriam mais bem descritos pela distribuição alfa-estável ou distribuição fractal. Estas distribuições acomodam flutuações grandes e freqüentes de preço melhor, pois a probabilidade de perdas substanciais é maior do que a prevista por uma distribuição normal e a assimetria da distribuição é considerada. As estimativas fornecidas para modelos usuais de finanças, como os otimizadores de média e variância de Markowitz e o modelo de apreçamento de opções de Black e Scholes, podem ser mais bem estimadas por meio da distribuição alfa-estável.

    Resumo em Inglês:

    The Efficient Markets Hypothesis is one of the fundamental concepts of modern financial theory. It states that the random behavior of prices stems from the unpredictable information flow. One of its paradigms defines the random returns distribution as normal. In this article we evaluate the hypothesis that the stochastic return generating process in the emerging markets of Asia and Latin America follows a non-normal alpha stable process. We estimate the distribution parameters through maximum likelihood estimation and simulation and present evidence that stock market returns would be better described by the alpha stable or fractal distribution. These distributions accommodate large and frequent price fluctuations as well as asymmetry, when the likelihood of large losses is greater than what would be warranted under a normal distribution. Inputs to usual financial models, such as Markowitz' mean-variance optimizers and the Black and Scholes option pricing model, may be better estimated by means of an alpha stable distribution.
  • Um modelo de previsão de solvência utilizando regressão logística Artigos

    Minussi, João Alberto; Damacena, Cláudio; Ness Jr, Walter Lee

    Resumo em Português:

    O processo de entrada de novos bancos estrangeiros no mercado brasileiro, aliado à estabilidade monetária do país, está requerendo do sistema financeiro uma mudança em seu perfil de atuação, principalmente na área de crédito. Neste sentido, este artigo representa uma importante contribuição ao apresentar os resultados do teste e comprovação de uma nova técnica (regressão logística) para avaliar o risco de crédito. Esta ferramenta estatística se mostrou mais robusta em relação a outras técnicas utilizadas em trabalhos desta natureza. Ademais, as características da amostra (tamanho, perfil e origem) consubstanciam-se como diferenciais deste estudo em relação aos anteriores, pois foram utilizados 323 clientes de uma instituição financeira, identificados como empresas do setor industrial. Em função da revisão da literatura, foram selecionados 49 indicadores financeiros para a análise de solvência. Através da aplicação da análise estatística, conhecida como regressão logística, foi obtido o modelo econométrico de previsão de solvência, composto por 5 variáveis. A precisão deste modelo foi bastante alta, pois 94,85% das empresas foram classificadas corretamente. A validação do modelo foi realizada por meio do método conhecido como cross-validation, ou seja, a subdivisão da amostra original: uma para a definição do modelo e outra para a sua validação.

    Resumo em Inglês:

    The process of entry of foreign banks in the Brazilian financial system, together with the achievement of monetary stability, are requiring changes in the profile of action of Brazilian banks, especially in the area of credit. In this sense, this article represents an important contribution in testing a new technique (logistic regression) in evaluating credit risk. The statistical technique used shows itself more robust than other methods that have been used in previous studies of this nature. Additionally, characteristics of the sample used (size, profile, and source) differentiate this study from others. 323 clients from the industrial sector of a financial institution were used. Through the application of the statistical technique known as logistic regression, an econometric model of solvency prediction was developed that includes five variables. The precision of the model was relatively high, in that 94.85% of the sample was classified correctly. The validation of the model was performed by the method known as cross-validation, dividing the original sample in two: one part for constructing the model and the other for validating the model.
  • Os fatores que motivam a adoção da terceirização da Tecnologia de Informação: uma análise do setor industrial de São Paulo Artigos

    Prado, Edmir Parada Vasques; Takaoka, Hiroo

    Resumo em Português:

    O objetivo desse artigo é identificar os principais fatores que motivam a terceirização de serviços da área de Tecnologia de Informação. O texto apresenta inicialmente a definição utilizada de terceirização e um modelo de referência útil para a sua avaliação. Em seguida se apresenta a metodologia de pesquisa, a descrição das variáveis e os resultados da pesquisa. No final são apresentadas as conclusões do trabalho. Para atingir esses objetivos foram pesquisadas 100 empresas do setor industrial do Estado de São Paulo. Utilizou-se um modelo de pesquisa com 39 variáveis, que foram resumidas em 7 fatores principais, por meio da utilização da técnica estatística de análise fatorial. Esses fatores são: redução de custo, acesso ao conhecimento e à tecnologia, gestão de recursos humanos, atividades rotineiras, prestação de serviços, flutuação de mão-de-obra e atividades com alto grau de particularidade.

    Resumo em Inglês:

    The adoption of Information Technology (IT) outsourcing is increasing among the organizations. These solutions are more than simply cutting costs. They add value to the business. This new scenario increases the importance of outsourcing, and the understanding of these phenomena helps the organizations manage its IT area. The objective of this paper is to identify the main factors that motivate the adoption of IT outsourcing. The text defines the concept of outsourcing and presents a reference model for outsourcing evaluation. The research methodology and results are also presented. The survey was conducted with industrial companies of the State of São Paulo, in Brazil. The research was accomplished through interviews of one hundred Brazilian companies. This model has 39 variables that drive the identification of 7 main factors for adoption of outsourcing. The seven factores obtained through the use of statistical techniques are: cost reduction, access to knowledge and technology, human resources management, routine activities, better and more efficient services, variation on work load, and activities with high degree of specification.
  • Um estudo empírico sobre os benefícios da procura e do uso da Internet como fonte de informações Artigos

    Hernandez, José Mauro da Costa

    Resumo em Português:

    Este estudo replica estudos anteriores sobre os benefícios da procura de informações e introduz a Internet como fonte de informações para investigar se seus usuários obtiveram mais benefícios na compra de automóveis novos que os não usuários. Os resultados, além de terem permitido a identificação de amplo conjunto de variáveis que determinaram o tempo de procura, também levaram à conclusão que os compradores que utilizaram a Internet como fonte de informações investiram mais tempo na procura do que os compradores que não a utilizaram. Este resultado provavelmente é decorrente da diferença entre os perfis dos dois grupos (os usuários da Internet são mais jovens, possuem mais anos de educação formal e têm renda superior, características geralmente associadas a pessoas que investem mais tempo em procura). Quando os dois grupos foram analisados em conjunto, verificou-se que o tempo investido em procura não esteve associado positivamente com a obtenção de maiores descontos na compra de automóveis novos. No entanto, ao analisar-se os dois grupos separadamente, constatou-se que o tempo de procura esteve positivamente associado com a obtenção de maiores descontos para o grupo de usuários da Internet, mas não para o grupo de não usuários. Discute-se os resultados obtidos e sugere-se algumas modificações no modelo teórico.

    Resumo em Inglês:

    This study replicates previous studies focusing on consumer information search benefits and introduces the Internet as a source of information to investigate whether its users obtained more benefits in the purchase of new automobile than non-users. The results, besides allowing the identification of a large set of search determinants, also permitted to conclude that buyers that used the Internet as a source of information spent more time searching than buyers that did not use the Internet. This finding is likely to result from the different search profiles of both groups (Internet users are younger, more educated, and have higher income, characteristics usually associated with more search). When both groups were analyzed together, it was found that time spent on search was not positively associated with higher discounts in the purchase of the new automobile. However, when the two groups were separated and analyzed, it was found that time spent on search was positively associated with higher discounts for the group of Internet users but not for the group of non-users. Findings are discussed and modifications in the theoretical model are suggested.
  • A estruturação de dissertações e teses em administração: caracterização teórica e sugestões práticas Documentos E Debates

    Mattos, Pedro Lincoln

    Resumo em Português:

    Os conflitos do que se identifica como opções metodológicas na estruturação de produtos acadêmicos, especialmente dissertações e teses, têm, a um tempo, revelado e acentuado a necessidade de se buscar um sentido maior que oriente aquele trabalho e não o deixe exposto ao sério risco de perder-se no formalismo. Este parece uma ameaça, tanto mais quanto metodologias se porfiam na busca mais adequada de representação do real. Qual o sentido daqueles produtos acadêmicos? Este ensaio propõe, como alternativa preferível, que se adote o próprio sentido pragmático deles, caracterizado-os como ações comunicativas assertivas, uma retórica racional argumentativa, conceito aristotélico reelaborado por Perelman e Olbrechts-Tyteca. Põe-se em contraste, portanto, a análise hermenêutica do discurso com o paradigma epistemológico do conhecimento moderno. À discussão teórica seguem-se, na parte final, sugestões práticas de como poderiam estruturar-se dissertações, teses e mesmo artigos acadêmicos, geralmente também elaborados com sentido assertivo em comunicação à comunidade científica.

    Resumo em Inglês:

    The conflicts of what is identified as methodological options on the structuring of academic products, particularly dissertations and theses, have, at a time, reveled and stressed the necessity of a search for a higher meaning which can guide that work and prevent it from the serious risk of falling lost in formalism. Formalism is a threat, as much as methodologies strive and compete in search of a better representation of reality. Which is the meaning of those academic products? This essay holds to be a preferable alternative the adoption of their pragmatic meaning itself, so taking them as assertive, communicative actions and argumentative, rational rhetoric, which is an Aristotelian concept re-elaborated by Perelman and Olbrechts-Tyteca. Hermeneutic discourse analysis is, therefore, set in contrast with epistemological paradigm of modern knowledge. In the final part, theoretical discussion is followed by practical suggestions on how dissertations, theses and even academic papers could be structured, as they are also generally addressed to scientific community in an assertive way.
  • Refletindo sobre o texto a estruturação de dissertações e teses em administração: caracterização teórica e sugestões práticas, de Pedro Lincoln Mattos Documentos E Debates

    Vergara, Sylvia Constant
  • A respeito da estruturação de dissertações e teses em administração Documentos E Debates

    Siqueira, Moema Miranda de
  • A propósito dos comentários feitos ao artigo a estruturação de dissertações e teses em administração: caracterização teórica e sugestões práticas Documentos E Debates

    Mattos, Pedro Lincoln
  • Handbook de estudos organizacionais. Volume 2: reflexões e novas direções Resenhas Bibliográficas

    Bertero, Carlos Osmar
  • Comportamento do consumidor Resenhas Bibliográficas

    Vieira, Valter Afonso
  • Comportamento organizacional Notas Bibliográficas

    Caldas, Miguel Pinto
  • Documento sem título Notas Bibliográficas

    Caldas, Miguel Pinto
  • Marketing para produtos inovadores Notas Bibliográficas

    Luce, Fernando Bins
  • Gestão de desempenho: julgamento ou diálogo? Notas Bibliográficas

    Caldas, Miguel Pinto
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