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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 4, Número: 3, Publicado: 2000
  • Editorial Editorial

    Machado-da-Silva, Clóvis L.
  • Motivation, measurement and rewards from a performance evaluation perspective

    Schiehll, Eduardo; Morissette, Raymond

    Resumo em Português:

    Novos ambientes de produção, competição global e novas tecnologias de informação são alguns dos tópicos utilizados para enfatizar que as organizações necessitam de mudanças no seu processo de avaliação de desempenho. A relação entre o grau de confiança na informação contábil e o comportamento individual tem sido investigada em pesquisas na área de contabilidade comportamental. Por outro lado, a perspectiva informacional estuda como o nível de desempenho organizacional depende da disponibilidade de indicadores de desempenho que permitam identificar a relação de causa-efeito entre decisões e resultados. Na tentativa de melhor compreender como estas teorias estão relacionados à avaliação de desempenho organizacional, este ensaio oferece uma discussão teórica sobre os seguintes tópicos: Quais são as dimensões da avaliação de desempenho organizacional? Como e em que extensão o sistema de remuneração está relacionado à avaliação de desempenho? Por que a definição de critérios para avaliação de desempenho organizacional é uma tarefa complexa?

    Resumo em Inglês:

    The new manufacturing environment, global competition and information technology represent issues often used to justify the need for organizations to change how they assess their overall performance. Behavioral accounting research provides insights on relationships between the level of reliance on accounting information for performance evaluation and individual behavior. From another perspective, agency studies investigate how organization's ability to function successfully is determined by the availability of performance information upon which managers can act. In an attempt to better understand how and why these theories may shed new lights on the evaluation of organizational overall performance, this paper discusses three related issues being: What are the main dimensions of organizational performance? How and to which extent is reward system related to performance evaluation? Why is performance criteria definition a difficult task?
  • Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho Artigos

    Abbad, Gardênia; Gama, Ana Lidia Gomes; Borges-Andrade, Jairo Eduardo

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem como objetivo relatar a validação de escalas de avaliação de reações ao treinamento, bem como os resultados da análise do relacionamento entre os três mais tradicionais níveis: reação, aprendizagem e impacto do treinamento no trabalho. A literatura especializada tem mostrado que os relacionamentos entre esses níveis nem sempre são significativos ou estão na direção tradicionalmente prevista. Apesar de muito importantes, medidas válidas e confiáveis de reação ainda são raras. O questionário de avaliação de reações descrito nesse trabalho contém 39 itens. Foi aplicado em uma amostra de servidores públicos participantes de 229 cursos de curta duração. As aproximadamente 3.700 respostas válidas aos questionários foram submetidas à análise dos principais componentes e à análise fatorial (PAF, rotação oblíqua - direct oblimin),e à análise de consistência interna (alfa de Cronbach). Foram obtidas duas escalas altamente confiáveis: uma concernente às reações ao treinamento e outra referente ao desempenho do instrutor. Quanto ao relacionamento entre os níveis de avaliação, encontrou-se que reações estão fortemente correlacionadas com impacto, porém fracamente com aprendizagem. Os resultados são discutidos em termos de suas implicações práticas e teóricas para avaliação de treinamento.

    Resumo em Inglês:

    The present paper aims to report the validation of training reaction scales, as well as to report the results from an analysis of the relationship among the three most common levels: reaction, learning and impact of training on work. The scientific literature has shown that the relationship between these levels has not always been significant, or toward the predicted direction. Despite their relevance, valid and reliable reaction measures are very rare. The used reaction questionnaire contains 39 items. It was applied in a sample of 229 training events. Approximately 3,700 valid questionnaires were subjected to factorial analysis (PAF - direct oblimin) and internal consistency analysis (Cronbach's alpha). Two scales with high level of reliabily were obtained: one of them concerning training reactions and the another concerning the instructor performance. Finally, very strong relationships were found between the reaction and impact levels, but poor relationships between the reaction and the learning level. The results are discussed in terms of their practical and theoretical implications for training evaluations.
  • Participação nos lucros ou resultados: oportunidade ou desafio para o movimento sindical? Artigos

    Martins, Sérgio Silveira

    Resumo em Português:

    As potencialidades da participação nos lucros ou resultados (PLR) têm sido apresentadas sob a ótica empresarial, tanto como estratégia de comprometimento, quanto como alternativa de aumentos salariais. Tendo em vista que a participação dos sindicatos nos acordos coletivos foi garantida só a partir de agosto de 1997, e diante deste posicionamento das empresas, no atual momento de crise ou impasse vivido pelo movimento sindical e da natureza específica das negociações em cada empresa em torno da PLR, muitos desafios estão colocados no sentido tanto de capacitação e de estratégia de negociação, bem como de organização burocrático-administrativa por parte das entidades sindicais. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar a evolução, atuação, preparação e percepção das lideranças sindicais em face da PLR. Ao se analisar o perfil dos acordos assinados até o momento, pode-se observar que há um predomínio da participação nos resultados, onde as condições de pagamento são a existência de metas e um abono fixo, ou seja, tais programas podem tornar-se uma maneira oportunista de se transformar os antigos bônus ou prêmios anuais em PLR, já que sobre estes não há incidência de encargos sociais, e as antigas negociações de campanha salarial perderam importância em função da estabilidade econômica.

    Resumo em Inglês:

    The potential of profits or results sharing (PRS) has been presented to business sector, as well as the strategy for compromising or as alternative to salary raising. Having in mind the participation of the union in colective deals in Brazil has been guaranteed only as of August of 1997, and before the position of companies, from the actual moment of crisis or impass that the union's movement is being throught and the specific nature of the PRS negociations, many challenges are anousing in the area of capacitation and negociation challenge, as well as burocratic/administrative organization of the union entities. In that sense, the present study has its object to analise the evolution, preparation, actions, and the point of view of the union's liders reguarding PRS. While analising the charateristics of the deals alreary signed, one may observe that the majority has chosen results sharing, where the payment conditions are the existence of goals and fixed bonus, that is, such programs may become an opportunist way to transform the old bonus or annual surety in PRS, since these don't require social duties and the old salary negociations have lost its importance because of the economic stability.
  • Gestão da qualidade total e qualidade de vida no trabalho: o caso da Gerência de Administração dos Correios Artigos

    Monaco, Felipe de Faria; Guimarães, Valeska Nahas

    Resumo em Português:

    Este trabalho refere-se aos temas qualidade total e qualidade de vida no trabalho. O objetivo é avaliar as transformações dos aspectos relacionados à qualidade de vida no trabalho, a partir daintrodução do programa de qualidade total numa empresa pública prestadora de serviços. É uma pesquisa teórico-empírica de abordagem qualitativa, que privilegiou o estudo de caso. Neste estudo, compreende-se qualidade de vida no trabalho como uma expansão natural da qualidade total, de forma que os programas de qualidade total melhorem os resultados das empresas, mas também a satisfação, o bem-estar e a condição de vida das pessoas.

    Resumo em Inglês:

    This paper refers to total quality and quality of work life. The main goal is to estimate the changes in the aspects related to quality of work life since the introduction of total quality control. This is a qualitative study based on a theoretic-empirical research. A case study was conducted on a public agency. It is important to say that in this study quality of work life is understood as a natural expansion of total quality because these programs are generally used only as a way to improve the company results. In my concept they should also be seen as a way to improve the people life condition.
  • Avaliação das condições logísticas para a adoção do ECR nos supermercados brasileiros Artigos

    Ângelo, Cláudio Felisoni de; Siqueira, João Paulo Lara de

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem dois objetivos distintos. O primeiro é o de identificar os requisitos necessários à implantação da filosofia do efficient consumer response (ECR) por parte dos supermercados. O segundo propósito é o de avaliar as condições logísticas atuais das principais redes brasileiras em termos da utilização das práticas propostas pelo ECR. A identificação dos requisitos para a introdução de tais procedimentos é feita com base na literatura e em entrevistas com especialistas. A situação atual dos supermercados brasileiros é avaliada com base em uma pesquisa de campo. Conclui-se que o relacionamento dos supermercados com a indústria ainda é muito pouco expressivo. A principal razão apontada é a baixa utilização do eletronic data interchange (EDI).

    Resumo em Inglês:

    This paper has two different purposes. The first one is to establish the main requirements necessary to settle the efficient consumer response (ECR) ideas. Secondly, it is also intended to unveil the present logistic conditions of Brazilian supermarket industry related to the previous identified requirements to the ECR approach . The requirements are pointed out considering interviews with experts and literature revision. The present situation of Brazilian supermarkets is discussed based on a research carried out with 21 companies from the group of the most important Brazilian chains. The main conclusion is that the integration of Brazilian supermarkets with their suppliers is still very weak. The limited use of electronic data interchange (EDI) is the most important explanation for this finding.
  • Modelagem de equações estruturais e satisfação do consumidor: uma investigação teórica e prática Artigos

    Farias, Salomão Alencar de; Santos, Rubens da Costa

    Resumo em Português:

    Este artigo é resultado de uma pesquisa que discute a aplicação da técnica estatística multivariada denominada análise de equações estruturais ou análise de caminhos, na avaliação de um esquema teórico da satisfação do consumidor, no segmento da terceira idade. Inicialmente, os autores dissertam sobre satisfação e análise de equações estruturais, apresentando uma revisão teórica destes temas, para mostrarem em seguida o modelo de satisfação do consumidor que serviu de base para as avaliações realizadas neste estudo. O principal objetivo foi o de investigar os antecedentes da satisfação do consumidor no segmento da terceira idade, visando a identificar quais os que são mais relevantes na determinação desta resposta pós-compra. Encontrou-se que dos antecedentes propostos pela teoria e avaliados neste estudo, os que mais contribuíram para a resposta de satisfação foram, em ordem de importância: desempenho, desconfirmação, justiça e emoções.

    Resumo em Inglês:

    This paper is the result of a quantitative research project that discusses the application of the multivariate technique structural equation modeling or path analysis, to the assessment of a theoretical customer satisfaction framework, using a sample of elderly consumers in Brazil. The authors discuss customer satisfaction and structural equation modeling, and present a literature review of both topics. The customer satisfaction model that was used in the modeling process is then shown. The main objective was to investigate what leads to customer satisfaction among the elderly, trying to identify which factors are the most relevant to the post-purchase response in this specific market segment. It was found that of the antecedents proposed by customer satisfaction theory, the ones that most contributed to the satisfaction response in this segment were: performance, disconfirmation, justice and emotions.
  • Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes Artigos

    Ramos, Anatália Saraiva Martins; Costa, Fabrício de São Paulo H. A. Rubim

    Resumo em Português:

    O comércio eletrônico pela Internet ou Internet commerce, restrito no presente estudo ao segmento das instituições financeiras, será focado a partir da análise do uso de serviços bancários pela Internet, particularmente o serviço de personal banking do Banco do Brasil, em que serão abordados aspectos comparativos com seus principais competidores e a visão de seus usuários. O estudo se baseia em investigação de seis grandes sites de bancos e também se utiliza de uma pesquisa de campo, que envolve amostra de clientes de uma agência do Banco do Brasil para complementar o estudo a partir da visão do usuário. Por meio dos resultados da pesquisa, numa abordagem situacional de identificação das barreiras a superar e sugestões de melhorias, as áreas de tecnologia de informação e marketing de bancos poderão montar uma estratégia em face da concorrência, no sentido de melhorar a posição competitiva no mercado.

    Resumo em Inglês:

    The present paper aims to show the e-commerce in the segment of financial institution, in which will be analyzed the use of banking services on the Web, particularly the service of the personal banking of the Banco do Brasil, where will be studied comparatives aspects with its main competitors and customers perceptions. This work is substantiated not only in investigation of websites but also in exploratory research involving customers of a agency of the Banco do Brasil. Utilizing the findings of the research, the Banco do Brasil could be able to build a strategy toward the competitive advantage in order to improve its position because of both the identification of barriers that it has to overcome and suggestions of benefits.
  • Estratégias organizacionais na trajetória da EMPASC Artigos

    Santos, Lucy Woellner dos; Ichikawa, Elisa Yoshie; Cunha, Cristiano J. Castro de Almeida

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo identificar e analisar o padrão estratégico da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (EMPASC), no período de sua existência (1975-1990). Metodologicamente este é um trabalho quantiqualitativo. É um estudo de caso longitudinal com perspectiva histórica, buscando compreender o contexto no qual se deu a trajetória da EMPASC. A análise revelou um padrão estratégico de constante crescimento, observado na identificação de indicadores tais como a programação de pesquisa, o quadro de pesquisadores, o número de estações experimentais, publicações e outros. Além desse padrão, três estratégias foram analisadas com maior profundidade, por terem representado momentos relevantes na trajetória da pesquisa agrícola em Santa Catarina no período analisado: o vínculo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a articulação com o Governo do Estado e a parceria com a iniciativa privada.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to identify and analyze the strategic pattern of the Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (EMPASC), during its existence (1975-1990). Methodologically this is a work quantitative and qualitative. It is a longitudinal case study having a historic perspective, trying to comprehend the context in which the EMPASC's trajectory has occurred. The analysis reported a strategic pattern of steady growing, observed in the identification of indicators such as the research programming, the researchers' board, the number of experimental stations, publications and others. Besides this pattern, three strategies were analyzed more deeply, by having represented relevant moments in the trajectory of the agricultural research in Santa Catarina State in the analyzed period: the connection with Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, the articulation with the state government and the partnership with the private sector.
  • Planejamento estratégico e proatividade: um estudo de caso em duas unidades regionais do Banco Central do Brasil Artigos

    Almeida, Antonio Francisco de

    Resumo em Português:

    Este trabalho procura avaliar se o processo do planejamento estratégico no Banco Central do Brasil tem sido suficiente para tornar a organização mais proativa, usando para isso a aplicação de questionário ao corpo gerencial de duas unidades descentralizadas. O questionário já havia sido aplicado a uma das unidades, em 1995, após os desdobramentos do Encontro de Administração Estratégica, realizado em novembro de 1991. Nesta pesquisa, o questionário foi reaplicado em dezembro de 1998, desta vez em duas unidades, para avaliar os desdobramentos do Encontro Estratégico de abril de 1998, e comparar os resultados com a pesquisa de 1995. Assim, com um corte vertical no tempo (comparação das avaliações em uma mesma unidade, em dois momentos distintos), e com um corte horizontal na organização (comparação das avaliações de duas unidades no mesmo referencial temporal), pretende-se investigar a relação entre proatividade e o planejamento estratégico da instituição na perspectiva de duas unidades regionais.

    Resumo em Inglês:

    This paper evaluates if the process of strategic planning in Banco Central do Brasil has been sufficient, from a temporal perspective, to make the organization more proactive. Our focus was on two decentralized units, one of which replied a questionare given out in 1995 after the Meeting of Strategic Management of Banco Central do Brasil (November/1991). The questionare was handed out again in December/1998 to both organizational units, after the Meeting of Strategic Management in april/1998. Therefore, it was possible to evaluate the answers of one organizational unit at two distinct times and to compare the replies of two different units at the same moment.
  • Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil: as pesquisas survey na década de 90 Documentos E Debates

    Froemming, Lurdes Marlene Seide; Luce, Fernando Bins; Perin, Marcelo Gattermann; Sampaio, Cláudio Hoffmann; Beber, Sedinei José Nardelli; Trez, Guilherme

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas empíricas do tipo survey publicadas na década de 90 nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), além dos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Entre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa, embasamento conceitual e questão de pesquisa, desenho de pesquisa, instrumento de medida e coleta de dados, confiabilidade e validade dos constructos, tipos de análises dos dados empregados e apresentação dos resultados. A partir desta análise e do cruzamento entre as variáveis, algumas conclusões sobre a qualidade do conjunto de artigos avaliados são emitidas.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an inventory of survey research published in the years 90. This production is available in the periodics Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) and Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) and in the anuals of Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). The analised variables for each paper were: nature of research, theorical base and research problem, research design, measuring instruments, reliability and validity from the constructs, kind of data analysis and finding presentations. Considering this analysis and correlations of the variables, some conclusions are emitted about the quality of the set of evaluated papers.
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