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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 4, Número: 1, Publicado: 2000
  • Editorial Editorial

    Machado-da-Silva, Clóvis L.
  • Aplicação da teoria dos conjuntos vagos na medida e gestão do risco cambial económico Artigos

    Rodrigues, Lúcia Maria Portela de Lima

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresentamos um modelo de inferência em lógica vaga para a medida da exposição das empresas ao risco de câmbio económico. No sentido de ultrapassar as insuficiências da contabilidade de gestão tradicional na captação do fenómeno do risco cambial, este modelo avalia, de uma forma aproximada, o efeito das variações nas taxas de câmbio reais nos lucros operacionais e na posição competitiva da empresa. Relativamente ao efeito nos lucros operacionais, podemos dizer que depende do efeito das variações nas taxas de câmbio reais nos proveitos e nos custos operacionais, sendo ambos analisados como uma dupla variação, a dos preços e a das quantidades. No que respeita ao efeito das variações das taxas de câmbio reais na posição competitiva, consideraremos que depende essencialmente das variações observadas nos custos relativos dos concorrentes e nas suas quotas de mercado. Para testarmos o modelo utilizamos a unidade estratégica de negócios Fios de uma grande empresa têxtil portuguesa.

    Resumo em Inglês:

    In this study we present a model derived using fuzzy sets theory to measure the firm's exposition to economic exchange risk. In order to overcome the shortcomings of accounting in capturing the exchange risk phenomenon, this model evaluates approximately the effects of variations in real exchange rates on operational income and the competitive position of the firm. In this model operational income depends on the effects of variations in real exchange rates on operational benefits and costs. Operational benefits and costs are both analyzed as a double variation in prices and quantities. In what concerns the effect of variations in real exchange rates on the competitive position of the firm, we consider that it depends mainly on observed variations in the relative costs of competitors and their market shares. In order to test empirically the model we study the case of a strategic business unit of yarns in a large textile enterprise.
  • Opções de compra: o ajustamento ao mercado brasileiro de dois modelos de precificação Artigos

    Vitiello Jr, Luiz Roque de Souza

    Resumo em Português:

    O presente estudo verificou, para o período de julho de 1994 a junho de 1997, o ajustamento ao mercado brasileiro de dois modelos de precificação de opções de compra: o de Black e Scholes (1973), que reconhece que os retornos dos preços da ação-objeto seguem um processo de difusão log-normal e o proposto por Cox e Ross (1976), que admite um processo de difusão com elasticidade da variância constante. Com a utilização de diferenças percentuais relativas e do teste t, observou-se que ambos os modelos subprecificaram opções fora do preço e no preço, enquanto, para opções dentro do preço, somente as mais próximas do vencimento foram subprecificadas. Verificou-se que o modelo de Black e Scholes (1973) ajustou-se melhor às opções fora do preço e no preço, enquanto o modelo da elasticidade da variância constante ajustou-se melhor às opções dentro do preço. Por fim, os resultados sugerem que, embora o modelo de Black e Scholes (1973) se ajuste ligeiramente melhor ao mercado brasileiro, de uma forma geral, não se pode afirmar que um modelo seja superior ao outro na precificação de opções de compra.

    Resumo em Inglês:

    This study examined, from July 1994 to June 1997, the goodness of fitting to the Brazilian market of two call option pricing models: the Black and Scholes (1973), which assumes that the returns of the underlying stock prices follow a lognormal diffusion process, and the constant elasticity of variance, suggested by Cox and Ross (1976), which assumes that the returns of the underlying stock prices follow a constant elasticity of variance diffusion process. Through the use of relative percentage differences and the t-test, it was verified that both models underpriced options out of the money and in the money whereas for at the money options, only the closest to the expiration day were underpriced. It was also verified that the Black and Scholes (1973) model adjusted better to out of the money and at the money options whereas the constant elasticity of variance model fitted better to in the money options. Finally, the results suggest that, although the Black and Scholes (1973) model performs slightly better than the other, it cannot be said that one model fits better to the market than the other in the pricing of Brazilian call options.
  • Avaliação da organização logística em empresas da cadeia de suprimento de alimentos: indústria e comércio Artigos

    Silva, César Roberto Lavalle da; Fleury, Paulo Fernando

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é avaliar o estágio de desenvolvimento da organização logística de empresas industriais e comerciais, pertencentes à cadeia de suprimento do setor alimentício. A utilização do modelo analítico desenvolvido por Bowersox e Daugherty (1992), e adaptado por Lavalle (1995), permitiu comparar o segmento industrial e comercial desta cadeia de suprimento, no que diz respeito ao grau de sofisticação da organização logística. A análise dos dados obtidos por meio de pesquisa de campo indica que, relativamente às empresas comerciais, as empresas industriais tendem a ter operações logísticas mais complexas; como conseqüência, buscam maior nível de flexibilidade operacional. Segundo o modelo adotado, o nível de flexibilidade, por sua vez, está diretamente relacionado ao nível de sofisticação da organização logística.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to present a study on the stage of development of logistic organization on the commercial and industrial companies belonging to Brazilian supply chain in food industry. The industrial and commercial companies were compared in relation to the degree of sophistication of their logistic organization, based on a model developed by Bowersox and Daugherty (1992), and adapted by Lavalle (1995). The results, based on field research, indicate that industrial companies have a higher level of operational complexity than commercial companies, and as a consequence they seek higher flexibility on their operations by means of a more sophisticated logistic organization.
  • Indicadores de qualidade na administração municipal: um estudo exploratório na prefeitura da cidade de Recife Artigos

    Vieira, Marcelo Milano Falcão; Calado, Sônia Maria Rodrigues; Morais, Diogo Gonçalves Veras de; Araújo, Stella Maria Medeiros de; Leão, Fernando Pontual de Souza

    Resumo em Português:

    Neste artigo discute-se como analisar práticas de administração da qualidade em organizações públicas. Argumenta-se que esta é uma questão complexa, uma vez que existem poucos elementos objetivos que permitam definições e medidas concretas. Entretanto, se qualidade está, em última análise, relacionada com a percepção de algo bom, salienta-se que a percepção de grupos organizacionais em relação a práticas de qualidade pode oferecer elementos úteis para o entendimento da questão. Através de um estudo teórico-empírico, procura-se identificar os elementos significativos da definição de qualidade para a administração direta da cidade de Recife (PE) na gestão 1997-2000, bem como analisar a lógica e a consistência em que se fundamentam. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise documental e analisados de forma descritivo-interpretativa. Os resultados apontam para uma série de indicadores de qualidade, agrupados em três dimensões: estrutural, recursos humanos e política. Conclui-se com sugestões para a introdução de programas de qualidade e para a avaliação do desempenho da administração municipal.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses how to analyse quality management practices in public organizations. We argue that this is a rather complex issue, since there are few objective elements that allow accurate definitions and measures. However, if it is true that quality is related to the perception of something good, than the perception of organizational groups has to be taken into consideration. This study aims to investigate significant components of quality definition for the management of the city of Recife, PE, Brazil, according to their county governors. Data were gathered by means of open-ended interviews and documentary analysis, and were analysed in a qualitative way. The results show three main dimensions of quality with a group of specific indicators for each one. We conclude with some suggestions for the introduction of quality management programmes and for evaluation of public management performance.
  • Qualidade total, saúde e trabalho: uma análise em empresas sucroalcooleiras paulistas Artigos

    Scopinho, Rosemeire Aparecida

    Resumo em Português:

    Entre os assalariados rurais canavieiros predominam concepções e práticas em saúde de natureza individual, biologicista e curativa. O artigo analisa a política de gestão de recursos humanos no setor sucroalcooleiro paulista, procurando refletir sobre as suas implicações para os trabalhadores, no que se refere à compreensão da saúde-doença como processo bio-psicossocial e um direito básico de cidadania. A análise focaliza o processo de reestruturação produtiva em curso no setor, que se vale de um conjunto de inovações tecnico-organizacionais, especialmente na implantação dos programas que visam à qualidade total, como estratégias gerenciais para obter aumento de produtividade, melhora na qualidade e redução dos custos de produção. A política de gestão de recursos humanos, aparentemente humanista e participativa, não supera os mais tradicionais métodos de gestão do trabalho, não se traduz em melhorias reais na qualidade de vida, e ainda contribui para dificultar o processo organizativo dos trabalhadores. As práticas empresariais em saúde e formação de recursos humanos objetivam o controle e adequação do trabalho às exigências de produtividade e qualidade.

    Resumo em Inglês:

    Among rural sugar cane wage earners the predominant conceptions and uniform practices in health are of an individual, biologicist and curative nature. This paper analyses the human resource administrative policy, in an attempt to think upon its implications for the workers, inasmuch as it refers to the understanding of health-illness as a bio-psycho-social process and a basic right of citizenship. The reflection is carried out having as a background the productive restructuration process in progress in the sector, which comprises a set of technical-organisational innovations, especially those concerning the implementation of the total quality programmes as managing strategies to obtain productivity, quality and a reduction in the cost of production. Although the policy for administration of human resources incorporates a humanistic and participatory speech, it does not represent an attitude that outdoes the most traditional methods in work administration. It does not manifest itself in real improvements in the quality of life, and also contributes to making more difficult the worker's organising process. The business practices in health and human resource training, are more linked to work control and its adequacy to quality and productivity needs.
  • Validação de uma medida de percepção de imagens organizacionais Artigos

    Borges-Andrade, Jairo Eduardo; Pilati, Ronaldo

    Resumo em Português:

    O constructo imagens organizacionais tem sido apontado como útil para a compreensão do comportamento humano no trabalho; contudo quase sempre essas imagens são obtidas a partir da opinião de especialistas ou de gerentes. Falta uma medida confiável da percepção dessas imagens por parte de um conjunto mais amplo de membros das organizações. O presente trabalho buscou desenvolver essa medida, testá-la no âmbito de diferentes contextos organizacionais em diversas partes do Brasil e validá-la psicometricamente. As oito metáforas de Morgan (1996) serviram de base teórica para a elaboração das questões. O questionário foi respondido por quase 2.000 indivíduos, durante dois anos, tendo recebido sucessivas revisões. Com procedimentos de análise fatorial, com rotação oblíqua, foram finalmente identificadas duas imagens organizacionais percebidas. O cálculo do alfa de Cronbach indicou um índice de confiabilidade adequado para a utilização segura do instrumento construído em pesquisa e análise organizacional.

    Resumo em Inglês:

    The organizational images contruct has been considered useful for the understanding of human behavior at work. However, those images are almost always obtained from experts' or managers' opinions. A reliable measure of the perception of images, from the point of view of a broader set of organization members, is needed. The present work has tried to develop that measure, to test it within different organizational contexts in several parts of Brazil and to psychometrically validate it. Morgan's (1996) eight metaphors have served as the theoretical basis for formulating questions. The questionnaire was responded by almost 2.000 individuals, during two years, and it has been successively revised. Through the use of factor analysis, with oblique rotation, two perceived organizational images have been finally identified. The calculation of Cronbach's alpha scores has pointed out to adequate reliability indices for the safe use of the developed instrument in organizational research and analyses.
  • Influência da mudança de gestão nas estratégias de uma cooperativa agropecuária Artigos

    Antonialli, Luiz Marcelo

    Resumo em Português:

    O presente trabalho teve por objetivo analisar a influência da mudança de gestão nas estratégias de uma cooperativa agropecuária do sul de Minas Gerais. Os resultados demonstraram que os entrevistados têm consciência das forças ambientais, às quais a cooperativa está exposta, porém concordam em que a resposta da organização ao ambiente tem sido lenta, principalmente porque as decisões estratégicas são tomadas de forma colegiada, em esporádicas assembléias que, no geral, apresentam baixa participação dos associados. Não há planejamento estratégico na cooperativa. As estratégias limitam-se às propostas divulgadas pelas chapas na época da eleição, as quais tendem a constituir o compromisso do mandato. Tal fato pode influenciar as estratégias, tanto em nível de formulação quanto de implementação, e provocar sua descontinuidade no longo prazo. Os principais fatores que podem influenciar as estratégias da cooperativa devido à mudança de gestão são: ausência de planejamento estratégico, amadorismo gerencial da diretoria e divergências políticas dos grupos de interesse envolvidos na disputa do poder. A última eleição de diretoria na cooperativa caracterizou-se como incidente crítico para a organização, afetou o clima organizacional com reflexos traumáticos para todos os envolvidos no processo: membros da chapa vencedora e perdedora, funcionários e cooperados.

    Resumo em Inglês:

    The present work aimed to analyse the influence of the shift of administration on the strategies of an agricultural cooperative in southern Minas Gerais, Brazil. The results showed the interviewees are aware of the environmental forces to which the cooperative is exposed but they agree that the response of the organization to environment has infrequent gatherings which in general present poor participation of the members. There are no strategical planning in the cooperative. The strategies limit themselves to the proposals divulged by the slates at the time of election, which during the mandate are seeked to fulfill. Such a fact may influence the strategies, both at the formulation and implementation level and cause its discontinuation at long term. The chief factors which may influence the strategies of the cooperative due to the shift of administration are: absence of strategical planning, managerial amateurism of the board of directors and political divergence of the concerned groups involved in power disputes. The last election for the board of directors in the studied cooperative was characterized as a critical incident for the organization, having affected the organizational climate with traumatic reflexes to all involved in the process: members in the winning and defeated slate, employees and members.
  • Gestão de pessoas por competências: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações Artigos

    Dutra, Joel Souza; Hipólito, José Antonio Monteiro; Silva, Cassiano Machado

    Resumo em Português:

    A gestão de pessoas vem passando por amplo processo de transformação, na medida em que os sistemas tradicionalmente utilizados como referencial - centrados em cargos - vêm demonstrando fragilidades diante do ambiente turbulento e mutável pelo qual vêm passando as organizações, especialmente aquelas insertas em setores de vanguarda. A proposta deste artigo consiste na apresentação de um modelo capaz de balizar a gestão de pessoas de forma integrada, a despeito das pressões ambientais, estruturado a partir do conceito de competências. A aplicabilidade do modelo é testada a partir da análise de sua implementação numa empresa do setor de telecomunicações, o qual passou por profundas alterações nos últimos anos. O artigo começa com o resgate do conceito de competências, em suas diversas correntes teóricas, seguido pela apresentação do setor e da empresa estudados. Em seguida, listam-se os principais resultados esperados com a implementação do modelo e realiza-se uma análise do processo de implementação. A eficiência do modelo é checada a partir da percepção dos gerentes da organização estudada, que aponta para o sucesso do referencial, enquanto balizador das decisões inerentes à gestão de pessoas.

    Resumo em Inglês:

    The human resource management is experiencing a huge changing process, as well as the traditional approach - job-centred - is showing fragilities in a turbulent and changing organizational environment, specially in vanguard and innovative industries. The proposal of this paper is to present a new model, based on competence concepts, which provide integrated orientation to all aspects of human resource management in despite of the environment pressure. The applicability of the model is tested through an analysis of its implementation in a telecommunication company, which has been suffering deep transformations during the last years. The paper starts with a conceptual review of competence, considering different theoretical streams, followed by industry and company presentations. After that, the main expected outputs with the model implementation are listed and an analysis of this process is accomplished. The model efficiency is corroborated by a company managers perception survey, which confirms the success of this kind of system as a base for decision-making about human resource management.
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