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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 3, Número: 2, Publicado: 1999
  • Editorial Editorial

    Machado-da-Silva, Clóvis L.
  • Testes paramétricos e não-paramétricos de reversão para a média da rendibilidade de índices do mercado accionista Artigos

    Areal, Nelson Manuel de P. B. da Costa; Armada, Manuel José da Rocha

    Resumo em Português:

    Recentemente vários estudos empíricos têm questionado a hipótese de a rendibilidade das acções seguir um percurso aleatório, apresentando um comportamento de reversão/aversão para a média. O presente trabalho de investigação utiliza rendibilidades nominais, reais e em excesso a uma rendibilidade isenta de risco, de vários índices (na sua maioria, criados especificamente para a realização deste estudo), calculadas para vários horizontes temporais de médio e longo prazo, sendo um estudo pioneiro no mercado português de capitais. Foi utilizada a metodologia da regressão pelo método dos mínimos quadrados. A significância estatística foi aferida pela utilização de testes de significância estatística paramétricos e não-paramétricos. A utilização de testes não-paramétricos dispensa a verificação da hipótese de normalidade, sendo eficiente mesmo na presença de autocorrelação e heteroscedasticidade não condicional, apresentando ainda a vantagem de não ser necessário confiar em correcções que apenas têm validade assimptótica, o que constitui grande vantagem devido ao limitado número de observações destes estudos. Detectamos a existência de comportamentos de reversão para a média e de aversão à média das rendibilidades das acções, resultados estes que não colocam, necessariamente, em causa a hipótese de eficiência do mercado accionista.

    Resumo em Inglês:

    In the last few years several research studies challenged the traditional weak form efficiency tests of the stock market. These studies suggested mean aversion/reversion behaviour of stock market returns. This is a pioneer study of the Portuguese stock market, and uses nominal, real and excess returns, computed for various longer-horizons. The ordinary least square regression methodology was used. The statistical significance of the results was studied using traditional parametric tests as well as non-parametric tests. The non-parametric test does not require the assumption of normality and the use of correction procedures only valid asymptotically, which an advantage is due to the relative small sample size of these studies. The evidence is mixed, as we detected the presence of tendencies towards mean aversion and mean reversion. These results, however, do not necessarily reject the weak form market efficiency hypothesis.
  • Percepção de suporte organizacional: desenvolvimento e validação de um questionário Artigos

    Oliveira-Castro, Gardênia Abbad de; Pilati, Ronaldo; Borges-Andrade, Jairo Eduardo

    Resumo em Português:

    A literatura especializada em comportamento organizacional tem considerado o conceito de suporte organizacional muito importante na compreensão do desempenho no trabalho, do comprometimento, da cidadania e da rotatividade, mas as pesquisas nessa área carecem de medidas confiáveis de percepção de suporte. Este trabalho relata a experiência de construção de um questionário brasileiro de suporte, baseada na proposta teórica de Eisenberger et al. (1986) e em aspectos levantados numa amostra de trabalhadores de empresas privadas e órgãos públicos. Os itens, após análise qualitativa e validação semântica, foram transformados em questionário aplicado em uma amostra de 1384 trabalhadores. As respostas a esse questionário, submetidas a análises fatoriais (PAF) com rotação oblíqua, produziram dois tipos de estruturas empíricas: uma unifatorial - percepção de suporte organizacional, e outra com quatro subescalas - gestão de desempenho, carga de trabalho, suporte material ao desempenho e ascensão, promoção e salários. Todas têm altos índices de confiabilidade (alfas de Cronbach). São discutidas as aplicações desse questionário nas pesquisas sobre comportamento organizacional e sugeridos mais estudos que garantam maior generalidade aos resultados.

    Resumo em Inglês:

    The organizational behavior specialized literature has been considering the importance of the organizational support concept for the understanding of performance at work and of commitment, citizenship and turnover. However the research in the area needs reliable measures of the perception of support. This work reports the experience in developing a Brazilian questionnaire for support, based on Eisenberger et al. (1986) theoretical proposal and on private and public organizations workers surveyed aspects. These aspects were qualitatively analyzed and semantically validated and the resulting items were transformed in a questionnaire, that have been responded by a sample of 1384 workers. Their responses were submitted to a factorial analysis (PAF), with oblique rotation, and produced two types of empirical structures: one unifactorial - perception of organizational support and another with four sub-scales - performance management, work load, material support to performance and ascension, promotion and salaries. They all have high reliability scores (Cronbach's alphas). The use of this questionnaire in organizational behavior research is here discussed and more studies are suggested; they may insure a broader generalized utilization.
  • Estratégia em pequenas empresas: uma aplicação do modelo de miles e snow Artigos

    Gimenez, Fernando A. P.; Pelisson, Cleufe; Krüger, Eugênio G. S.; Hayashi Jr, Paulo

    Resumo em Português:

    O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em pequenas empresas visando a identificar as estratégias competitivas adotadas pelos seus dirigentes. Para tanto utilizou-se o modelo proposto por Miles e Snow (1978) na classificação das escolhas estratégicas reportadas pelos respondentes. Dados coletados em 107 empresas da cidade de Londrina, PR, distribuídas por 8 ramos de atividades, permitiram verificar a ocorrência dos 4 tipos estratégicos propostos por Miles e Snow (1978), isto é, estratégias defensiva, analítica, prospectora e reativa. O desempenho das empresas que adotaram estratégias reativas foi menos eficaz em termos de crescimento, confirmando uma das proposições centrais do modelo. A estratégia mais freqüente foi a analítica. Não foi encontrada nenhuma diferença nas escolhas estratégicas que pudesse ser associada ao gênero do dirigente da pequena empresa.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper was to identify competitive strategies adopted by small firms. Miles and Snow's (1978) model of competitive strategies was used to classify reported strategic choices. Data were collected with 107 enterprises in the city of Londrina, PR, Brazil, belonging to 8 different business sectors. Results indicated that 4 types of competitive strategies were found in accordance with Miles and Snow's (1978) model. Companies' performance differed according to competitive strategies, that is, reactors were less effective in terms of growth, thus confirming one of the main model's propositions. The most frequent strategy was analytical. No differences were found that could be attributed to manager's gender.
  • Subsídios à tomada de decisão da escolha da modalidade para o planejamento dos transportes no estado do Paraná Artigos

    Martins, Ricardo Silveira; Caixeta Filho, José Vicente

    Resumo em Português:

    Os canais de comercialização de grãos e farelo de soja convivem com a separação geográfica entre produção e consumo ou exportação no Estado do Paraná. Nesse sentido, o aprimoramento da oferta dos serviços de transporte é instrumento particularmente interessante na construção da competitividade das commodities, em cujos mercados prevalecem como padrão de concorrência o preço. Esse estudo utilizou modelos de racionalização do uso da infra-estrutura de transporte, com base nos fretes, para balizar a avaliação entre a distribuição modal socialmente desejável e aquela efetivamente observada. Os resultados obtidos sinalizaram para o incremento muito significativo na utilização das ferrovias. Em decorrência do desvio em relação à situação efetivamente observada, sugere-se que haja esforços dos órgãos de planejamento dos transportes para o aprimoramento de outros aspectos associados ao transporte ferroviário, tais como pontualidade, perdas e condições gerais de acondicionamentos, o que talvez tenha mais facilidade de ser implementado, em face da gestão privada das ferrovias paranaenses. Isso poderia fazer convergir interesses particulares dos usuários e interesses públicos.

    Resumo em Inglês:

    The marketing chain of grains and soybean meal live together with the geographical separation between production and consumption or export in the State of Paraná, Brazil. The improvement of the transport services supply is an important tool in the construction of the competitiveness of the commodities, in whose markets prevails as competition pattern the price. This study used rationalization models about the transport infrastructure, based in freights, to beacon the evaluation socially between the modal distribution desirable and that indeed observed. The obtained results signalled for the quite significant increment in the use of the railroad transportation. Due to the deviation in relation to the situation indeed observed, one suggests that there is the need of efforts associated to the rail transport, such as punctuality, losses and general conditions of packaging, what perhaps has more means of being implemented in face of the deprived administration of the railroads of the State of Paraná. That could converge interests peculiar of the users and public interests.
  • A definição de categorias para o estudo de comportamentos proativos na recuperação de informações Artigos

    Pozzebon, Marlei; Freitas, Henrique M. R. de; Petrini, Maira

    Resumo em Português:

    Este estudo explora o relacionamento existente entre as características técnicas de um projeto de sistema de informação e apoio à decisão e os comportamentos dos usuários no seu uso. Seu objetivo: apresentar um modelo conceitual de Enterprise Information Systems (EIS), construído a partir da literatura, das tendências tecnológicas e de estudos de caso, que identificam características de sistema para comportamentos proativos dos usuários na recuperação de informações. Entre os principais resultados, pode-se destacar a definição de categorias relacionadas com as características dos sistemas - flexibilidade, integração e apresentação - e de categorias relacionadas com os comportamentos dos usuários na recuperação de informações - exploração de dados (scanning) e busca focada (focus search) - bem como a apresentação de um modelo conceitual para sistemas EIS. Pode-se destacar também a exploração de uma nova técnica para métodos qualitativos, denominada Modelagem de Casos, desenvolvida com o objetivo de buscar maior exploração do contexto na fase de análise de dados.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the relationship between technical characteristics of decision support and information system project and users' behaviors. The objective is to present a conceptual model of Enterprise Information Systems (EIS) that was constructed starting from the literature, the technological tendencies and the case studies, which identifie system characteristics for proactive users' behaviors, in recovery information. Among the main results, we can stand out the definition of categories related with the systems characteristics - flexibility, integration and presentation - and the definition of categories related with the users' behaviors in the information recovery - scanning and focus search - as well as the presentation of a conceptual model for EIS systems. We can also stand out the exploration of a new technique for qualitative methods, called Case Modeling, developed with the objective of looking for a larger exploration of the context in the phase of data analysis.
  • Relações de trabalho e inovação tecnológica na gerência de sistemas de uma organização produtora de jornais Artigos

    Ansaloni, José Armando; Ésther, Angelo Brigato

    Resumo em Português:

    Estudou-se a gerência de sistemas de produção de jornais de uma empresa de comunicações, objetivando identificar e analisar os impactos da adoção de novas tecnologias de produção e da definição de novas áreas de atuação sobre as relações de trabalho. Entrevistaram-se empregados do setor de produção e pré-impressão de jornais, coletando-se informações quanto à situação de trabalho no momento atual e no período imediatamente anterior à implantação da nova tecnologia. Observou-se que cargos e funções foram eliminados e que o processo de trabalho foi amplamente remodelado, alcançando-se a instância da gestão da força de trabalho, em que se estabeleceram relações mais flexíveis e liberais. Houve aperfeiçoamento de processos, com alguns traços de reengenharia de processo. Departamentos se tornaram equipes de trabalho, com supervisão flexibilizada, no esforço de se promover interação e participação do empregado. A atitude mais democrática assumida pelas chefias também parece ter contribuído para a evolução das relações de trabalho e para o aumento da produtividade na organização; no entanto algumas práticas da organização remontam a um modelo tradicional de gestão e de relações de trabalho. A adoção de novas tecnologias de produção é encarada como fator positivo, necessário e inadiável.

    Resumo em Inglês:

    Management of production systems of newspapers in a communication corporation were studied, aiming to identify and analyse the impact of adopting new technologies of production and definition of new acting areas in labour relations. Employees in producting and pre-printing of newspapers were interviewed to give us informations concerning the present work situation and that of the period immediately prior to the adoption of the new technology. Employment and jobs were observed to be eliminated and the labour process was widely remodelled, the management of the labour force achieving more flexible and liberal forms. There was a process improving with some traits of reengineering process. Departaments became work teams, with smoothed supervison, in an endeavour to promote employee's integration and paticipation in the process. The more democratic attitude assumed by the leaders also seems to have contributed to the evolution in labour relations and in the increase of productivity. However some practices of the organization constitute rather a traditional management and labour relations model. The adoption of new technologies of production is faced as a positive and necessary factor which cannot be put off.
  • A externalização de atividades: fundamentos e experiências no setor de autopeças gaúcho Artigos

    Pinheiro, Ivan Antônio

    Resumo em Português:

    Inicialmente, este trabalho identifica, na literatura, as principais vertentes do pensamento teórico que fundamentam as decisões de subcontratação e terceirização para, logo a seguir, a partir de elementos de uma pesquisa em andamento no Rio Grande do Sul, verificar em que medida as experiências vêm confirmando as proposições téoricas. Além dos dados da pesquisa, o trabalho utiliza matérias publicadas em revistas de negócios e periódicos de cunho acadêmico. O autor defende o argumento de que admitir a subcontração e a terceirização como uma tendência a ser seguida por (quase) todas as empresas, independentemente do porte e/ou setor por exemplo, é precipitada, pois há circunstâncias em que a subcontratação pode aumentar os custos da empresa, comprometer a qualidade, trazer incerteza aos prazos de desenvolvimento e entrega, e expor a sua tecnologia, entre outras características relacionadas à sua competitividade.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the main theoretic arguments that sustain the subcontracting decision by firms. It also reports a fieldwork conducted in Rio Grande do Sul, Brazil, that tries to verify how such theoretical concepts work in practice. Secondary data were collected on business magazines and scientific journals. These data reinforce the author's argument that subcontracting should not be considered as a general tendency, because in some cases it may be unprofitable, raising costs, reducing quality, increasing uncertainty concerning products and delivery schedules. Moreover, when the technology is the advantage of a company, subcontracting may reduce its competitive power.
  • Perfil do executivo no mercado globalizado Artigos

    Echeveste, Simone; Vieira, Berenice; Viana, Débora; Trez, Guilherme; Panosso, Carlos

    Resumo em Português:

    Impulsionadas pela globalização, empresas transnacionais, instaladas no Brasil, estão colaborando para a formação de um novo perfil profissional para executivos brasileiros. As mudanças que derivam deste cenário passam a exigir dos profissionais conhecimentos e aptidões diferenciadas para a atuação no ambiente atual de negócios. O presente estudo busca traçar o perfil ideal do executivo em face das exigências do mercado globalizado, destacando-se os principais atributos que este profissional deve apresentar, segundo a visão de profissionais decisores das 500 maiores empresas do ranking da revista Exame (1997). Realizou-se uma pesquisa descritiva, a partir de duas etapas: uma exploratória, na qual se geraram os atributos a serem avaliados e uma quantitativa, para a mensuração do grau de importância de cada indicador arrolado. Os atributos referentes ao perfil do executivo no mercado considerados mais importantes são: integridade, visão estratégica, liderança, conhecimento das operações da empresa, capacidade de decisão, negociação e coordenação de trabalhos em equipe, foco nos resultados, ética no trato das questões profissionais e sociais, motivação, pró-atividade e habilidade para o trato interpessoal.

    Resumo em Inglês:

    The globalization process has led the Brazilian transnational companies to redefine their executives' profiles. Implementing these changes requires specific knowledge and capabilities in order to act in the current business environment. Presently, the goal of the study is to describe the profile of the executive facing the demands of a global market. We emphasized the main attributes that this executive must have as described by the visionaries of the top 500 companies ranking from Exame Magazine (1997). To do this we implemented a descriptive research in two stages: (1) an exploratory research which generated the attributes that will be evaluated and; (2) a quantitative stage to measure the degree of importance for each indicator.The executive principal attributes on the global market are: integrity, strategic view, leadership, business operations knowledge, ability to make decisions, ability to negotiate and coordinate team efforts, profit mindedness, ability to understand social and professional ethical questions, motivation, proactivity and the skills to manage interpersonal relationships.
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