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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 1, Número: 3, Publicado: 1997
  • Editorial Editorial

  • Porter revisitado: análise crítica da tipologia estratégica do mestre Artigos

    Carneiro, Jorge Manoel Teixeira; Cavalcanti, Maria Alice Ferreira Deschamps; Silva, Jorge Ferreira da

    Resumo em Português:

    As estratégias genéricas de liderança em custo, diferenciação e enfoque desenvolvidas por Michael Porter (1980) vêm merecendo destacada aceitabilidade, tanto no meio acadêmico quanto no empresarial. Este artigo discute as opiniões de diversos autores de renome, os quais têm apresentado críticas, complementos e refinamentos a esta tipologia básica. Destaque especial é concedido a Chrisman, Hofer e Boulton (1988) e Miller e Dess (1993), por suas extensões à tipologia de Porter (1980), e a Mintzberg (1988), por seu trabalho de detalhamento da estratégia de diferenciação. Como contraponto à análise externa (baseada na estrutura da indústria) que orienta a tipologia de Porter (1980), são apresentados os conceitos da Resource-Based View, uma teoria de estratégias baseada nos recursos e competências da empresa (análise interna), ainda em desenvolvimento, mas que vem ganhando gradual aceitação no meio acadêmico. Por fim, a evolução do pensamento de Porter - de 1980 à 1996 - é analisada, de forma a evidenciar como o próprio autor vem detalhando e redefinindo o foco de seu objeto de estudo - da análise da estrutura da indústria até o sistema de atividades da empresa.

    Resumo em Inglês:

    Michael Porter's (1980) strategic typology is presented. Some critical analyses, complements and refinements advanced by many authors, especially Mintzberg (1988), are discussed. Some extensions proposed by Miller and Dess (1993) and Chrisman, Hofer and Boulton (1988) are also shown. The Resource-Based View is put forward as a counterpoint. The evolution of Porter's (1980) line of thought through the years - since 1980 until 1996 - is also discussed, which makes it possible to understand the way Porter (1980) has been detailing and redefining his focus - from industry structure up to the system of activities.
  • Avaliação do desempenho de gestores de investimentos sem recurso a carteiras padrão Artigos

    Machado-Santos, Carlos; Armada, Manuel José da Rocha

    Resumo em Português:

    Em alternativa ao que tradicionalmente tem vindo a ser feito na área da avaliação do desempenho de gestores de carteiras de investimentos, alguns autores propuseram novas abordagens no sentido de se obterem medidas de performance, recorrendo à informação contida na composição dessas carteiras. Muito recentemente foram sugeridas novas metodologias que, para além de utilizarem como inputs a composição dos fundos a avaliar, não utilizam nenhum índice de mercado como carteira padrão, evitando desta forma a questão, largamente debatida e criticada na literatura, dos possíveis enviezamentos causados pela utilização de benchmarks ineficientes. Neste contexto, e com base numa amostra de seis fundos de investimento mobiliário para o mercado português, procedemos a um estudo na base da metodologia proposta por Grinblatt e Titman (1993). Os resultados indicam que os fundos obtiveram retornos globais positivos. Para os subperíodos estudados, a evidência empírica indica que os mesmos gestores parecem alcançar uma melhor performance quando o mercado accionista sofre variações negativas, o mesmo não se verificando quando este mercado varia positivamente e de forma acentuada.

    Resumo em Inglês:

    As an alternative to what traditionally has been made in the area of portfolio performance evaluation, some authors have proposed new approaches in order to obtain measures of performance using information included in the composition of such portfolios. Very recently, new methodologies have been proposed which, besides the use of the portfolios holdings as inputs, do not use any market index as a proxy, avoiding in this way the possible biases caused by the use of inefficient benchmarks that has been largely analyzed and discussed in the literature. In such a context, and with a database consisting of six professionally managed portfolios (mutual funds) of the portuguese market, we carried out a study based upon the methodology of Grinblatt and Titman (1993). The results show that those portfolios had positive overall returns. For the subperiods studied, the empirical evidence seems to indicate that the managers achieve a better performance when the stock market experiments negative returns, than when this market shows large positive returns.
  • O perfil dos usuários de caixa-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitiba Artigos

    Pires, Péricles José; Marchetti, Renato Zancan

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada para identificar o perfil dos usuários dos caixas-automáticos em agências bancárias de Curitiba (PR). Na classificação dos altos, médios e baixos usuários dos caixas-automáticos, utilizou-se a análise de correspondentes múltiplos (MCA). Constatou-se, na análise dos resultados, que os altos usuários pertencem às classes sociais mais elevadas, principalmente do sexo masculino, e situam-se na faixa etária de 36 a 45 anos. Seus hábitos de leitura referem-se a jornais de outros estados, revistas esportivas e de atualidades. Estão familiarizados com as novas tecnologias de comunicação, sendo usuários de serviços e equipamentos, como: televisão por assinatura, Internet, telefonia celular, microcomputadores e aparelhos de fax. Foram, também, analisadas as operações realizadas nos caixas-automáticos em comparação com o atendimento pessoal, a influência exercida pelo banco na decisão de uso destes serviços, os aspectos relacionados às tarifas cobradas, a qualidade da orientação recebida dos funcionários, assim como a percepção dos clientes quanto ao ambiente onde os equipamentos estão localizados.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of this research is to identify the profile of Automated Teller Machine users, from the degree of utilization of the principal available operations in this equipment. The research focused on ATMs installed in the self-service areas of Banco do Estado do Paraná (Banestado), Banco do Brasil, Bradesco and Bamerindus, located in Curitiba - Brazil. The research also consisted of 296 questionnaires which were applied in the self-service environment of the above mentioned banks, from September 19 to October 4, 1996, during business hours. To build such profile, a reference key was utilized in order to rate high, medium and low users, a tool that proved to be consonant in the generation of scores. Also analyzed were the issues concerning ATM operations in comparison with services performed by a clerk, the influence from the bank and from other people in the decision to use an ATM, taxes and fees, advertising, the instructions for use given by clerks, and the client's perception of the environment in which the equipment is located. While forging this profile, that includes demographic and psychographic variables, it was possible to identify that the high users belong to higher social classes, they are 26 to 45 years of age, they read national newspapers; sports, automotive and current affairs magazines; they watch cable TV and own or use personal computers, fax machines, cellular phones, and they access the Internet. The results show that ATMs represent a tangible benefit to clients, for they are faster, easy to use and they carry the client's required privacy and reliability, being essential at the choice of a bank by the client. The perception regarding the influence from advertising refers to that which is broadcast on television and in the environment of the ATMs. Although clients have indicated their own initiative towards the use of the equipment, the necessity of an instructing clerk to help with the operations was explicit, chiefly with less common operations, such as ATM transferals and deposits.
  • Tecnologia da informação e processo produtivo de gestão em uma organização cooperativa: um enfoque estratégico Artigos

    Brito, Mozar José de; Antonialli, Luiz Marcelo; Santos, Antônio Carlos dos

    Resumo em Português:

    O objetivo da presente pesquisa foi analisar como a tecnologia de informação (TI) exerce influência na estratégia de uma cooperativa de cafeicultores. Estudaram-se os efeitos na informatização das operações internas e para a atualização diária das cotações de preços do café no mercado internacional. Os resultados demonstraram que antes da implantação da TI, a cooperativa apresentava vários problemas ligados à gestão de suas operações internas; dependia de agentes internacionais para receber as informações do preço do produto no mercado externo (via telefone/telex). A implantação da TI teve como marco a instalação da rede interna em regime on line na sede, e a rede externa em regime off line entre a sede e os núcleos. Envolveu esforços financeiros, técnicos e operacionais para contornar os problemas decorrentes da implantação, com destaque para o problema da conectividade entre os antigos sistemas operacionais existentes. A solução foi através do recente investimento na nova arquitetura "cliente-servidor" e do novo sistema operacional UNIX instalado na sede. Após a implantação da TI, a cooperativa ganhou agilidade, precisão e segurança na troca de informações das operações internas. A atualização de preços do café no mercado internacional se modernizou, tornou-se mais ágil e confiável, através de um contrato de assinatura com uma empresa especializada em informações on line, que fornece cotações do mercado futuro nas Bolsas de Mercadorias de Nova York, Londres e BM&F.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the present paper was to analyze how the information technology (IT) exercises influence upon the strategy of a coffee grower's cooperative. The effects upon the informatization of internal operations and as regards the daily updating of quotation of prices of the coffee in international market. The results showed that before the establishment of IT, the cooperative presented a number of problems related to the management of its internal operation, it depended on international agents to receive price information of the product in foreign market (via telephone/telex). The establishment of IT had as landmark the installation of the internal network in on line regime in the seat and the external network in off line regime between the seat and the branchs. Financial, technical and operational efforts were involved to overcome the problems due to the establishment, standing out the problem of the connectivity among the old existing operational systems. The solution was by means of the latter investiment of the new "customerserver"architecture and the new operational UNIX system installed in the seat. After the establishment of IT, the cooperative achieved agility, accuracy and safety in the change of infomation of internal operations. The updating of coffee prices in the international market grew modern, became agile and reliable, through a signature contract with an on line information specialized company, which provides quotation of the future market in Merchandise Exchange of New York, London and BM&F (São Paulo - Brazil).
  • S.I.G. para a gestão de custos por qualidade: estudo de caso em uma cooperativa de café Artigos

    Oliveira, Luciel Henrique de

    Resumo em Português:

    Os Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) utilizados nas cooperativas de café normalmente controlam apenas as quantidades estocadas por tipo de café, não controlando seus custos. Consideram como custo a média dos preços de compra de café, em determinado período, impossibilitando o conhecimento do verdadeiro custo dos blends vendidos, de acordo com sua qualidade e margem de lucro. Assim, o resultado real das operações só é conhecido quando analisado um longo período, porque sofre influência das flutuações dos vários tipos de café comprados e vendidos. Este trabalho estuda um caso real, e apresenta um SIG que integra a gestão de estoques com o gerenciamento de custos de café por qualidade, através do Custeio Baseado em Atividades. Parte-se de uma visão ampliada da empresa no mercado, considerando-se que a cooperativa pode utilizar lotes de café do cooperado para posterior compra ou devolução de produto da mesma espécie. Integrando-se os controles de estoques da cooperativa e dos cooperados, físico e "virtual" com o mercado consumidor, é possível o controle e o planejamento da comercialização mais eficiente para a redução dos riscos da cooperativa.

    Resumo em Inglês:

    The Executive Information Systems (EIS) used in Brazilian coffee co-operatives usually control only the quantitative stock by kind of coffee and do not control specific costs. So they consider the average of the purchases prices in a determined period, thus rendering impossible to know the blends real cost according to their quality. Therefore the real result of the operations is known only if a long period is analyzed, because it is influenced by fluctuations of several coffee kinds purchased and sold. The chief purpose of this paper is to investigate a real case in a large Brazilian coffee co-operative; it proposes a model for an EIS component, aiming to integrate the stock management with management of cost by quality, using the concept of an activity based cost. From an amplified view of the enterprise in the market, we consider that the co-operatives may use associated coffee batches for later purchase or devolution of a same species product. In this way, integrating the co-operative stock control with the correspondent portions of the associated partners, it is possible to get a more efficient control and planning of the market in view of the co-operative risks reduction.
  • Contribuições de recursos humanos para a competitividade em qualidade: estudo de casos Artigos

    Santos, Fernando César Almada; Carpinetti, Luís Cesar Ribeiro; Gonçalves, Marilson Alves

    Resumo em Português:

    A inserção da gestão de recursos humanos na gestão da estratégia empresarial pode colaborar para o sucesso de programas de qualidade total, enfatizando-se as vantagens competitivas que podem ser criadas por essa parceria, tais como aprendizagem organizacional, gestão da cultura organizacional e organização baseada em equipes. Pesquisa exploratória em quatro empresas manufatureiras, líderes em seus mercados e de médio e grande porte da região central do Estado de São Paulo, permite demonstrar como o programa de recursos humanos pode contribuir para a efetividade de programas de qualidade total. Para a realização desta pesquisa, os principais elementos da gestão de recursos humanos e qualidade são analisados tanto pelo nível de implantação, como pela importância estratégica para a consecução da estratégia empresarial.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an exploratory research carried out in four manufacturing companies (large to medium size) located in the central region of São Paulo State, Brazil. The research was conducted aiming at characterising the companies in regarding to quality and human resource management practices. The results evidence that inclusion of human resource management in the entrepreneurial strategic management may co-operate with the success of total quality programmes, emphasising the competitive advantages which can be created from this partnership, namely organisational learning, organisational culture management and team-based management. The main elements of human resource and quality management had both their rate of importance to the consecution of business strategy and intensity of application analysed.
  • Estratégias de comprometimento e planos de participação nos lucros: tendências recentes Artigos

    Becker, Grace Vieira; Ruas, Roberto Lima

    Resumo em Português:

    Num ambiente em que o perfil do trabalho implica envolvimento do trabalhador, a fim de que tome iniciativas do tipo controle da qualidade, identificação de defeitos, participação em grupos de melhorias e outras formas de ação que requerem disposição para participar, ressalta-se a questão do comprometimento. Na busca de princípios e práticas de gestão que contemplem esta nova "exigência", os Planos de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no Brasil vem paulatinamente conquistando espaços, dada a crescente valorização de incentivos monetários para amenizar as condições precárias da nossa classe trabalhadora. Como ainda são raros os estudos sobre o assunto no nosso país, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada em quatro indústrias no Rio Grande do Sul, sobre suas experiências na prática de Planos de PLR. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa através de estudo exploratório-descritivo. As entrevistas procuraram captar como as empresas estudadas estão utilizando esta estratégia de gestão de recursos humanos e mostrar os reflexos desta estratégia sobre os trabalhadores. Nosso objetivo se orienta por uma tentativa de identificar tendências, características e sistemáticas desses Planos, mesmo porque seria prematuro pretender conclusões definitivas acerca da difusão dessa estratégia para o caso brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    In an environment in which the work profile implies the worker's involvement in the process of taking initiatives such as quality control, defects identification, participation of team groups and other ways of performance requiring disposition to participate, subject of commitment stands out. Looking for management principles and practices absorbing this new "requirement", the Profit or Gain Sharing Plans in Brazil are gradually conquering their space because of the increasing valorization of monetary incentives to minimize the delicate conditions of Brazilian working class. Due to the small amount of studies on this subject in our country, this paper presents results of a research led in four industries in the State of Rio Grande do Sul on their experiences in the practice of PGSP. The methodology employed has been of a qualitative kind, using an exploratory-descriptive study. The interviews aimed observing how the studied companies are employing this ruman resources management strategy and to show its reflexes on their workers. Our objective is an attempt to identify trends, characteristics and structures concerning to these plans, once it would be premature to seek more definitive conclusions on the diffusion of this strategy for the Brazilian case.
  • A formação acadêmica e a ciência: ampliando o debate sobre o mestrado profissional Documentos E Debates

    Spink, Peter
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