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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 27, Número: 1, Publicado: 2022
  • Editorial - A debandada da CAPES: um novo capítulo na história da Pós-Graduação Brasileira Editorial

    Serafim, Milena Pavan; Gonçalves Junior, Oswaldo; Dias, Rafael
  • Aplicação do conceito de crowdsourcing na avaliação de instituições de ensino superior: um estudo comparativo entre instituições públicas e privadas Articles

    Vianna, Fernando; Graeml, Alexandre; Peinado, Jurandir

    Resumo em Português:

    O presente trabalho conduziu uma survey para capturar a importância percebida por discentes de Instituições de Ensino Superior brasileiras, públicas e privadas, sobre os fatores motivacionais que influenciam sua participação em avaliações institucionais, atividade observada à luz do conceito de crowdsourcing. Participaram da pesquisa 383 discentes, de três estados brasileiros e 25 cursos. Foi desenvolvida uma análise fatorial exploratória que definiu oito fatores motivacionais relevantes estatisticamente presentes nas respostas. Em seguida foi conduzida uma comparação entre as médias dos fatores e um teste paramétrico, com o objetivo de verificar a presença, ou não, de diferença da percepção dos fatores motivacionais entre os discentes das IES públicas e os discentes das IES privadas. Também foi conduzida uma análise de conteúdo de 93 respostas a uma questão aberta de resposta opcional, que fazia parte da mesma survey. O fator motivacional “relacionamento/socialização” emergiu como o mais relevante para os discentes de IES privadas, sendo que o fator motivacional “compartilhamento de conhecimento/altruísmo” também se destacou tanto entre os discentes de IES privadas quanto públicas. A análise das respostas à questão aberta evidenciou que os discentes relacionam a avaliação institucional a uma avaliação dos docentes, mais do que à avaliação da instituição.

    Resumo em Inglês:

    The present work conducted a survey to capture the perceived importance of motivational factors that influence the participation of public and private Brazilian Higher Education Institutions’ students in institutional assessments, in light of the concept of crowdsourcing. 383 students from three Brazilian states and 25 programs participated in the research. An exploratory factor analysis was carried out, leading to eight statistically relevant motivational factors that appeared in the responses. Then, a comparison was made between the means of the factors based on a parametric test to check if the difference in perception of the motivational factors by students of public institutions and students of private institutions was statistically significant. A content analysis of 93 open responses was also conducted. The motivational factor “relationship / socialization” emerged as the most relevant for private institutions’ students. “Knowledge sharing / altruism” also stood out among students from private and public institutions. The analysis of the open question responses showed that students relate the institutional assessment to an assessment of their lecturers, only, not of the whole institution.
  • Modelos instituidores do ensino superior brasileiro alemão e francês: uma revisão crítica da literatura sob a ótica da empregabilidade Articles

    Marcon, Mônica; Alves, Tiago Wickstrom

    Resumo em Português:

    A relação entre ensino superior e a empregabilidade é o tema do presente artigo. O objetivo é estabelecer fatos estilizados dos modelos de ensino superior Napoleônico (Francês) e Humboldtiano (Alemão) que evidenciem o perfil do egresso em termos de habilidades e competências para o mercado de trabalho. Tais modelos de ensino superior que influenciam a universidade brasileira desde sua constituição, geram habilidades e competências que se diferem em função do processo educacional a que se propõem, atuando sobre a empregabilidade de maneira peculiar. A metodologia empregada foi a elaboração de fatos estilizados a partir da revisão crítica da literatura. Os resultados revelaram que enquanto o modelo de ensino superior Napoleônico foca em desenvolver características práticas, o modelo de ensino Humboldtiano foca no desenvolvimento do pensar crítico do indivíduo.

    Resumo em Inglês:

    The relationship between higher education and employability is the subject of this article. The objective is to establish stylized facts from the Napoleonic (French) and Humboldtian (German) higher education models that show the graduate's profile in terms of skills and competences for the job market. Such higher education models that have influenced the Brazilian university since its constitution generate skills and competences that differ according to the educational process they propose, acting on employability in a peculiar way. The methodology used was the publication of stylized facts based on a critical review of the literature. The results revealed that while the Napoleonic higher education model focuses on practical characteristics, the Humboldtian teaching model focuses on the development of the individual's critical thinking.
  • A ansiedade no meio universitário e sua relação com as habilidades sociais Articles

    Bernardelli, Luan Vinicius; Pereira, Camila; Brene, Paulo Rogério Alves; Castorini, Luccas Damasceno da Cunha

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é verificar o nível de ansiedade em estudantes universitários e sua relação com as habilidades sociais dos discentes. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que utiliza métodos estatísticos multivariados foram aplicados a fim de se verificar o impacto da ansiedade em diversas características dos discentes. Os resultados encontrados apontam que 53% das mulheres e 35% dos homens apresentaram provável ansiedade, totalizando 45% da amostra. Ainda apontam que alunos no último período do curso apresentam maiores níveis de ansiedade, comparado com os demais períodos. Por fim, verificou-se uma correlação negativa entre a ansiedade e as habilidades sociais, mensuradas pela capacidade de abordar uma autoridade, receptividade de elogio e pela capacidade de pedir ajuda. Dessa forma, os resultados apontam que a ansiedade no meio universitário é um problema que pode afetar de forma considerável o desempenho dos alunos na universidade e ações em sala de aula podem ajudar a mitigar as consequências de um problema cada vez mais comum nas universidades brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to verify the level of anxiety in university students and its relationship with the students' social skills. This is quantitative research, which uses multivariate statistical methods were applied in order to verify the impact of anxiety on different characteristics of students. The results found point out that 53% of women and 35% of men showed probable anxiety, totalling 45% of the sample. They also point out that students in the last period of the course have higher levels of anxiety, compared to the other periods. Finally, there was a negative correlation between anxiety and social skills, measured by the ability to approach an authority, receptivity to praise and the ability to ask for help. Thus, the results show that anxiety in the university environment is a problem that can considerably affect the performance of students at the university and actions in the classroom can help to mitigate the consequences of an increasingly common problem in Brazilian universities.
  • Precarização e Função Social: análise dos significados do trabalho de docentes da pós-graduação Articles

    Nunes, Thiago Soares; Gonçalves, Júlia; Torga, Eliana Marcia Martins Fittipaldi

    Resumo em Português:

    O trabalho pode proporcionar um continuum de significados que perpassa aspectos positivos, instrumentais e negativos, capazes de influenciar a forma que o indivíduo o interpreta, sua saúde, produtividade e vínculo organizacional. A Pós-Graduação - espaço de prestígio, produtividade e competição -, proporciona diversos sentidos para os docentes nos diferentes estágios de suas carreiras. Esta pesquisa analisou os sentidos e significados do trabalho para docentes vinculados à programas de pós-graduação stricto sensu de uma universidade brasileira. Por meio de uma pesquisa qualitativa e descritiva, 33 docentes vinculados a pós-graduação responderam questões sobre seu trabalho que foram submetidas a análise de conteúdo. Os sentidos positivos que surgiram nos discursos dos participantes estavam vinculados, principalmente, a função social da profissão, seja na formação discente ou na contribuição a sociedade por meio do ensino, pesquisa e extensão. Por outro lado, os sentidos negativos apareceram associados a precarização do trabalho e a desvalorização do docente. Os sentidos do trabalho, identificados na pesquisa, refletem situações de prazer e sofrimento que oscilam no decorrer dos anos, de um lado, a falta de atenção do Estado para com as universidades e docentes, e no outro, o corpo funcional das instituições na busca e luta para melhorar este ambiente.

    Resumo em Inglês:

    Work can provide a continuum of meanings that permeates positive, instrumental and negative aspects, capable of influencing the way that the individual interprets it, their health, productivity and organizational bond. The postgraduation - a place of prestige, productivity and competition -, provides different meanings for professors at different stages of their careers. This research analyzed the senses and meanings of the work for professors linked to the stricto sensu postgraduate programs of a Brazilian university. Through a qualitative and descriptive research, 33 professors linked to postgraduate courses answered questions about their work that were submitted to content analysis. The positive senses that emerged in the participants’ speech were mainly linked to the social function of the profession, whether in student education or in contributing to society through teaching, research and extension activities. On the other hand, negative senses appeared associated with the precariousness of work and devaluation of the professor. The senses of work, identified in the research, reflect situations of pleasure and suffering that fluctuate over the years, on the one hand, the lack of attention from the State towards universities and professors, and on the other, the functional body of institutions in the search and struggle to improve this environment.
  • Pós-graduações brasileiras em engenharia e a formação pedagógica docente: um estudo dos dados na Plataforma Sucupira Articles

    Sgarbi, Victor Souza; Santos, Cleber Nauber dos; Nascimento, Márcio Luis Ferreira; Luis, Suzana Maria Barrios; Sgarbi, Elaine dos Santos; Alves, Carlos Henrique Almeida

    Resumo em Português:

    Este trabalho, de cunho quantitativo, objetivou avaliar o espaço que programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros das áreas de engenharias dão à formação docente, que é um de seus objetivos, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com a Lei 9.394/96 das Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Tendo como base a análise da avaliação da pós-graduação entre 2013 e 2016, coletou-se mais de 1.600.000 dados extraídos da Plataforma Sucupira para identificar e quantificar a presença de termos chave da área de educação nos títulos de Disciplinas, Produções e Trabalhos Finais na área de engenharia. Observou-se que 0,39% das disciplinas, 0,8% da produção intelectual, 0,93% dos trabalhos finais e 0,54% da produção intelectual relevante dialogam de fato com a área pedagógica, concluindo que há uma desvalorização da formação docente nos programas analisados, reforçando estudos qualitativos prévios.

    Resumo em Inglês:

    This quantitative paper aimed to evaluate the space allocated in brazilian post-graduate stricto sensu programs in engineering to teacher training, which is one of its objectives set by the brazilian law 9.394/96, of the Guidelines and Bases of Education (LDB), and the agency Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel). Based on data analysis of the postgraduate evaluation between 2013 and 2016, more than 1,600,000 data were extracted from the Sucupira platform to identify and quantify the presence of key terms of education in the Subject titles, Intellectual Production and Major/Minor works in engineering. It was observed that 0.39% of the subjects, 0.8% of the intelectual production, 0.93% of the final papers and 0.54% of the relevant intellectual production actually work with the pedagogical area, concluding that there is a devaluation of the teaching training in the analyzed programs, reinforcing previous stud.
  • Sistema Georreferenciado de apoio à avaliação da infraestrutura de cursos universitários Articles

    Magalhães, Iara de Araújo; Brito, Patrícia Lustosa

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de Sistema de Informações Geográficas (SIG) que dê suporte à gestão da infraestrutura universitária, atendendo em especial à demanda de dados no processo de avaliação de cursos realizado pelo INEP/MEC. O espaço gerido pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi utilizado como estudo de caso para experimentação da proposta. A pesquisa aqui apresentada foi realizada em 4 etapas: 1) revisão de literatura buscando exemplos de outros SIG utilizados para gestão de infraestrutura levantando as demandas do INEP/MEC, 2) detalhamento das demandas da universidade por meio de entrevistas com gestores e técnicos da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA (SUMAI) e da Escola Politécnica. A partir dessas informações foram definidos quais dados espaciais, os atributos e as informações adicionais (como fotos e plantas baixas) são necessários para o sistema, 3) elaboração de método de cálculo de indicadores de qualidade da infraestrutura com base nos critérios do INEP/MEC e 4) exemplificação de produtos possíveis do sistema proposto para sua aplicação na gestão do espaço físico de uma unidade universitária ilustrando seu potencial.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to present a proposal for a Geographic Information System (GIS) that provides support for the management of the university infrastructure, in particular meeting the demands for data for the course evaluation process conducted by INEP/MEC. The space managed by the Polytechnic School of the Federal University of Bahia (UFBA) was used as a case study to experiment the proposal. The research presented here was carried out in four stages: 1) literature review looking for examples of other GIS used for university infrastructure management as well as the demands of INEP / MEC, 2) detailing the demands of the university through interviews with managers and technicians the UFBA Environment and Infrastructure Superintendence (SUMAI) and the Polytechnic School. Based on this information, it was defined which spatial data are needed for the system, the attributes and additional information (such as photos and floor plans), 3) elaboration of a method for calculating Infrastructure quality indicators based on the criteria of INEP/MEC and 4) examples of possible outputs of the proposed system for its application in the management of the physical space of a university unit, illustrating its potential.
  • Eficiência das universidades federais brasileiras Articles

    Silva, Cristiane Aparecida da; Rosa, Fabricia Silva da

    Resumo em Português:

    Este estudo objetiva analisar a eficiência das universidades federais concernentes aos produtos finais ofertados. Para isso analisou 37 universidades federais brasileiras, por meio da estatística descritiva e Análise Envoltória de Dados (DEA). Delimitou o ano de 2014 a 2016 para realizar as análises. A importância da investigação está no propósito de que a análise de eficiência das universidades pode ser um dos estímulos importantes para aumentar a qualidade do ensino e da pesquisa, como também melhorar a eficiência dos recursos públicos e sua alocação, resultando no aperfeiçoamento da gestão das universidades públicas e consequentemente um melhor desempenho da educação superior. Outra contribuição relevante é ter no conjunto de variáveis que compõe os produtos finais ofertados para a análise da eficiência, entre outras as variáveis: produção científica e depósitos de patente essas variáveis foram pouco investigadas na análise de eficiência na educação superior. Os resultados da análise demonstraram que quanto menor for os recursos humanos e financeiros nas universidades federais brasileiras menores será a quantidade de produção científica e revelaram também que mais da metade das universidades investigadas são eficientes. Contudo, tais resultados devem ser interpretados com cautela, em função do acesso temporal das variáveis utilizadas no modelo e de distintas localidades de algumas universidades, recomenda-se que futuras pesquisas investiguem outras variáveis para perceber o impacto na eficiência das universidades federais brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyze the efficiency of federal universities concerning the final products offered. For this, it analyzed 37 Brazilian federal universities, through descriptive statistics and data envelopment analysis (DEA). Delimited the year 2014 to 2016 to carry out the analyses. The importance of the investigation lies in the purpose that the analysis of university efficiency can be one of the important stimuli to increase the quality of teaching and research, as well as improve the efficiency of public resources and their allocation, resulting in the improvement of university management and consequently a better performance of higher education. Another relevant contribution is having in the set of variables that make up the final products offered for the analysis of efficiency, among other variables: scientific production and patent filings, these variables were little investigated in the analysis of efficiency in higher education. The results of the analysis showed that the smaller the human and financial resources in Brazilian federal universities, the smaller the amount of scientific production, and also revealed that more than half of the investigated universities are efficient. However, such results should be interpreted with caution, given the temporal access of the variables used in the model and different locations in some universities, it is recommended that future research investigate other variables to understand the impact on the efficiency of Brazilian federal universities.
  • Avaliação Acadêmica Multidimensional com o uso do “U-Multirank” Articles

    Prado, Antonio Fernando Bertachini de Almeida

    Resumo em Português:

    A avaliação de instituições Acadêmicas é um tópico de grande interesse no mundo e sempre trouxe muitas polêmicas. Esse assunto é atual no Brasil, pois a CAPES estuda novas formas de avaliação para a Pós-Graduação brasileira. A ideia principal é usar um modelo multidimensional, de forma a valorizar aspectos que são importantes para instituições Acadêmicas e para as comunidades onde estão inseridas, mas que não são captados pela avaliação atual, bastante focada em resultados gerados por pesquisas de ponta. Na ausência de uso de métodos multidimensionais de avaliação acadêmica no Brasil, é interessante analisar experiências internacionais nessa área para aprimorar o entendimento de como eles funcionam. Nesse cenário destaca-se o ranking acadêmico internacional “U-Multirank”, criado na Europa e que tem resultados desde 2014. O presente estudo analisará as Dimensões e Indicadores desse ranking e mostrará as correlações existentes entre Dimensões e Indicadores nas instituições de Ensino Espanholas.

    Resumo em Inglês:

    Evaluation of Academic Institutions is of great interest in the world, always causing controversies. This subject is current in Brazil, because CAPES is studying new forms to evaluate Brazilian Graduate Programs. The main idea is to use multidimensional models, to consider aspects that are important for academic institutions and for the communities where they are inserted, but that are not captured by the current evaluation, which is focused on results generated by international research. In the absence of multidimensional evaluation methods in Brazil, it is interesting to analyze international experiences in this area, to improve our understanding on how they work. In this scenario, the international academic ranking “U-Multirank” stands out. It was created in Europe and has results available since 2014. The present paper will analyze the Dimensions and Indicators of this ranking and their correlations in Spanish Education Institutions.
  • A experiência de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: determinantes da avaliação discente nos cursos de humanas da Unifesp Articles

    Vazquez, Daniel Arias; Pesce, Lucila

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a avaliação dos estudantes de graduação em Ciências Sociais, Filosofia, História, História da Arte, Letras e Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo sobre o processo de ensino-aprendizagem durante o primeiro semestre de oferta dos cursos no regime de Atividades Domiciliares Emergenciais (ADE), implantado devido à pandemia de Covid-19. Realizou-se um survey, com 468 respondentes, via questionário autoaplicável, para coletar a avaliação discente - por meio de indicadores em escala qualitativa (Likert) e quantitativa (notas de 0 a 10) - e outras informações que foram agrupadas em quatro dimensões: 1) participação e interação; 2) saúde mental; 3) disponibilidade de tempo; 4) condições materiais de estudo. Além da análise descritiva, utilizou-se dois modelos de regressão (linear e logística) para verificar os fatores pedagógicos, socioeconômicos e emocionais que explicam as diferenças nas avaliações dos estudantes. Os resultados mostraram queda na qualidade geral dos cursos em ADE na percepção dos estudantes. A avaliação é mais positiva entre os que conseguiram participar e interagir, com melhor aproveitamento das aulas síncronas. Quando há aumento de stress e dificuldade de concentração, a avaliação piora. Por fim, as condições materiais adequadas de estudo apareceram como fatores necessários, mas não suficientes para uma boa avaliação discente.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes the evaluation of undergraduate students in Social Sciences, Philosophy, History, Art History, Letters and Pedagogy at the Federal University of São Paulo on the teaching-learning process during the first semester of offering courses under the Home Activities Emergency regime (ADE, in portuguese), implemented because the Covid-19 pandemic. A survey was carried out with 468 respondents, by a self-applied questionnaire, to collect the student´s evaluation - through indicators in a qualitative (Likert) and quantitative (scores from 0 to 10) scale - and other information that were grouped into four dimensions: 1) participation and interaction; 2) mental health; 3) time availability; 4) material conditions of study. In addition to the descriptive analysis, two regression models (linear and logistic) were used to verify the pedagogical, socioeconomic, and emotional factors that can explain the differences in student assessments. The results showed a drop in the general quality of courses in ADE in the students' perception. The evaluation is better among those who were able to participate and interact, with better use of synchronous classes. When increased stress and difficulty concentrating happen, the assessment worsens. Finally, adequate study material conditions were necessary factors, but not sufficient, for a good evaluation.
  • Relato NEWTON CESAR BALZAN Fazer doutorado não é para qualquer um Relato

    Calderón, Adolfo-Ignacio; Wandercil, Marco; Costa, Rafael Fernando da; Meneghel, Stela Maria

    Resumo em Português:

    Formação de professores, qualidade do ensino, avalição e autoavaliação institucional, sempre foram estudadas em profundidade pelo professor Newton César Balzan. Persona que soube combinar seu marcante papel na docência e atividades de gestão com proeminente participação na história de duas grandes universidades no Estado de São Paulo, tem na educação, reconhecidamente, seu trabalho de pesquisador e divulgador científico dessa área do conhecimento. Com o objetivo de abordar o processo de formação de pesquisadores em nível de doutorado na visão do professor Newton Cesar Balzan, retomamos elementos marcantes de sua trajetória por meio de lembranças, cartas, mensagens, e-mails trocados entre o homenageado e os autores, assim como, transcrição de sua fala no projeto Vivências realizado em 2016, no âmbito da disciplina obrigatória “A produção do conhecimento no campo das Ciências da Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No intuito de manter viva a voz do professor Balzan, este texto contém também aspectos pessoais com forte vínculo emocional, devido a influência exercida pelo homenageado nos autores deste.

    Resumo em Inglês:

    Teacher education, teaching quality, institutional assessment and self-assessment have always been studied in depth by Professor Newton César Balzan. Someone who knew how to combine his outstanding role in teaching and management activities with prominent participation in the history of two great universities in the State of São Paulo, has had his work recognized as a researcher and scientific disseminator in this area of knowledge in education. In order to address the process of training researchers at the doctoral level in the view of Professor Newton Cesar Balzan, we return to important elements of his trajectory through memories, letters, messages, e-mails exchanged between the recipient and the authors, and also, a transcription of his speech in the project Vivências held in 2016, in the scope of the mandatory subject “The production of knowledge in the field of Educational Sciences” of the Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Campinas. In order to keep Professor Balzan's voice alive, this text contains personal aspects with a strong emotional bond, due to the influence exerted by the honoree on its authors.
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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