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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 26, Número: 3, Publicado: 2021
  • Editorial - Os cortes no orçamento da ciência brasileira: da Fronteira Sem Fim ao Fim da Linha? Editorial

    Serafim, Milena; Dias, Rafael; Etulain, Carlos Raul
  • Competências dos docentes no ensino superior Articles

    Moura, Stephanie Tonn Goulart; Petri, Jéssica Taís; Bianchi, Christine Elena; Kroenke, Adriana

    Resumo em Português:

    Na literatura, é possível detectar um distanciamento da academia com as competências exigidas no mercado de trabalho. Esse distanciamento, pode ser considerado um fator que influencia diretamente no desempenho dos alunos em sala de aula. O conhecimento prático deve partir do professor para que então as competências possam ser desenvolvidas nos alunos. Neste sentido, o objetivo deste estudo é investigar a percepção dos discentes sobre as competências dos docentes, durante o processo de ensino e aprendizagem. A amostra correspondeu a 162 discentes de duas instituições de ensino superior. Para análise, foi utilizada a análise fatorial, a fim de identificar fatores comuns entre as variáveis. Os resultados identificados nesta pesquisa indicam que as competências dos professores estão divididas em seis domínios: Relacionamento, Conhecimento, Conduta, Interesse, Organização e Integridade. Estas dimensões são consideradas na literatura como características de um bom professor. Como contribuição este estudo desmembra a análise da competência do docente no processo de ensino aprendizagem, e propõem fatores específicos do C.H.A que podem ser utilizados em instrumentos de mensuração futuros.

    Resumo em Inglês:

    In the literature, it is possible to detect a distancing between the academy and the skills required in the labor market. This distance can be considered a factor that directly influences the performance of students in the classroom. Practical knowledge must come from the teacher so that skills can be developed in the students. In this sense, the objective of this study is to investigate students 'perceptions about teachers' competencies during the teaching and learning process. The sample corresponded to 162 students from two higher education institutions. For analysis, factorial analysis was used to identify common factors among the variables. The results identified in this research indicate that the competences of professors are divided into six domains: Relationship, Knowledge, Conduct, Interest, Organization and Integrity. These dimensions are considered in the literature as characteristics of a good teacher. As contribution this study dismembers the analysis of the competence of the teacher in the process of teaching learning, and propose specific factors of the C.H.A that can be used in future measurement instruments.
  • Currículo e Criatividade na Educação Superior Articles

    Garcia, Joe

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma investigação qualitativa teórica sobre currículo e criatividade na educação superior. A expressiva expansão desse nível de ensino, em diversos países industrializados, originou uma ampla agenda de pesquisas sobre a formação universitária, que englobam diversas questões a indagar, tais como sobre a educação para a criatividade. É nesse contexto que situamos esta investigação, que tem por objetivo analisar um conjunto de princípios para orientar o currículo, tendo em perspectiva sustentar o desenvolvimento da criatividade dos estudantes em cursos de graduação. Nas seções de fundamentação teórica do texto, são exploradas questões sobre criatividade e currículo, bem como o pensamento de teóricos destacados na literatura educacional internacional sobre tais temas. Na parte principal do artigo são apresentados e analisados três princípios teóricos gerais para orientar a elaboração de currículos da graduação, na perspectiva da educação para a criatividade. Eles foram sintetizados de um conjunto recente de investigações teóricas sobre currículo e criatividade na educação superior, com o auxílio de um método de análise qualitativa temática aplicada a um conjunto recente de investigações teóricas sobre currículo e criatividade na educação superior. Os princípios elaborados referem-se tornar o currículo aberto, líquido e inspirado em transdisciplinaridade. Segundo as análises teóricas do artigo, tais proposições trariam mudanças no alcance dos currículos da graduação, na sustentação do desenvolvimento da criatividade dos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a qualitative theoretical research on curriculum and creativity in higher education. The significant expansion of this level of education in several industrialized countries has brought about a broad agenda of research on university education, encompassing several questions to ask, such as education for creativity. It is in this context that we situate this research, which aims to analyze a set of principles to guide the curriculum, in order to sustain the development of students' creativity in undergraduate programs. In the theoretical framework sections of the text, questions about creativity and curriculum are explored, based on the international educational literature, as well as the thinking of leading theorists on such topics. In the main part of the article, three general theoretical principles are presented and analyzed to guide the elaboration of undergraduate curricula, from the perspective of creativity education. They were synthesized using a qualitative thematic analysis method applied to a recent set of theoretical research on curriculum and creativity in higher education. The principles refer to making the curriculum open, liquid and inspired by transdisciplinarity. According to the theoretical analysis of the article, such propositions would bring changes in the scope of undergraduate curricula, in support of the development of students' creativity.
  • Política pública de interiorização e de ação afirmativa: uma possibilidade de ampliação de liberdades instrumentais e substantivas da população residente no litoral do Paraná Articles

    Bianchini, Daniela; Sulzbach, Mayra Taiza; Quadros, Diomar Augusto de

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo tem como propósito refletir sobre o acesso da população local à educação superior por meio da existência de uma instituição no local e essa com Ações Afirmativas, a luz do desenvolvimento humano de Amartya Sen. De maneira específica, a implantação do Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2005, no município de Matinhos, e as políticas internas da UFPR e da Lei de Cotas do Governo Federal. A principal fonte de informação utilizada foram os dados socioeducacional das inscrições ao vestibular e das matrículas disponibilizados pelo Núcleo de Concursos da UFPR. A UFPR no Litoral do Paraná alteraram o leque de oportunidades de acesso à educação superior para a população local, possibilitando a ampliação das liberdades instrumentais desta população, e possivelmente por meio da educação superior, as liberdades substantivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article aims to reflect on the access of the local population to higher education through the existence of an on-site institution and this one with Affirmative Actions, in light of Amartya Sen's human development. Specifically, the implementation of the Federal University of Paraná (UFPR), implemented in 2005 in the city of Matinhos, and the internal policies of UFPR and the Federal Government Quota Law. The main source of information used was the socio-educational data from the entrance exams and the enrollment made available by the UFPR Competition Center. The UFPR in the Paraná Coast changed the range of opportunities for access to higher education for the local population, enabling the expansion of the instrumental freedoms of this population, and possibly through higher education, the substantive freedoms.
  • Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem Articles

    Marques, Humberto Rodrigues; Campos, Alyce Cardoso; Andrade, Daniela Meirelles; Zambalde, André Luiz

    Resumo em Português:

    O aprendizado ativo constitui como um novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa, envolvente e motivadora, corroborando no ensino-aprendizagem, dado que a educação não pode mais ser considerada uma prática simples. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo identificar como as metodologias ativas estão sendo aplicadas nas instituições de ensino atuais. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre o conceito de métodos de ensino ativo nos últimos 10 anos. As descobertas oferecem recomendações teóricas, dado que proporciona um panorama acerca do tema, e práticas, uma vez que apresenta um primeiro caminho para os profissionais utilizarem esses métodos, como características, metodologias ativas existentes, disciplinas aplicáveis, entre outros.

    Resumo em Inglês:

    Active learning constitutes a new paradigm in quality, collaborative, engaging and motivational education, corroborating in teaching-learning, since education can no longer be considered a simple practice. From this perspective, the present work aims to identify how the active methodologies are being applied in the current teaching institutions. For this, a systematic literature review was conducted to verify how the concept of active teaching methods has been treated in the literature in the last 10 years. The findings provide theoretical recommendations, as it provides an overview of the subject, and practical recommendations, as it presents a first way for practitioners to use such methods, such as characteristics, existing active methodologies, applicable disciplines, among others.
  • A política de avaliação da produtividade acadêmica brasileira sob a ótica dos pesquisadores: uma meta-síntese Articles

    Magnin, Luana Silvy de Lorenzi Tezza; Takahashi, Adriana

    Resumo em Português:

    A meta de publicar com frequência em revistas de excelência tem configurado a jornada exaustiva de muitos docentes. Esta meta-síntese tem como objetivo verificar como os pesquisadores brasileiros têm estudado o posicionamento de seus pares diante da política de avaliação da produtividade científica no país formulada pela CAPES e CNPQ. Esses órgãos adotam critérios de produtividade que balizam a avaliação dos programas de pós-graduação e de seus docentes. Foram localizados 46 artigos científicos, dos quais 4 foram utilizados para a meta-síntese. Os critérios de seleção e análise adotados partem da filosofia de linguagem de Bakhtin: criticidade, plurilinguismo, posicionamento ideológico, qualidade dos insights e contextualização sócio-histórica. Mesmo os poucos estudos que atenderam aos critérios citados priorizam metodologias que amparam-se na lógica de mensuração quantitativa, havendo insuficiente apropriação de aspectos históricos e das vozes, nas análises. Verificou-se que a política de avaliação não apenas avalia, mas fortalece e induz determinadas práticas de pesquisa. Ao não se problematizar o contexto e as vozes, corre-se o risco de se adotar posicionamentos funcionalistas, que legitimam enunciados já em evidência, naturalizando-se a realidade e comprometendo-se a concepção do sujeito como agente de transformação. Conclui-se que estudos que possuem como objeto as políticas de avaliação devem considerar a construção dos modos de subjetividade do pesquisador. Há aspectos pouco esclarecidos na literatura no que se refere à maneira como os critérios de avaliação interferem nas formas de subjetivação do pesquisador, e em como ele organiza e significa o seu fazer e a si mesmo.

    Resumo em Inglês:

    The goal of frequent publishing in journals of excellence has resulted in exhaustive journeys of many teachers. This meta-synthesis aims to verify how the Brazilian researchers have studied the positioning of their peers, considering the scientific productivity’s evaluation policy in the country formulated by CAPES and CNPQ. Those institutions adopt productivity criteria that guide the evaluation of postgraduate programs and their teachers. A total of 46 scientific papers were found, of which 4 were used for the meta-synthesis. The criteria of selection and analysis adopted were based on Bakhtin's language philosophy: criticality, plurilingualism, ideological positioning, quality of insights and socio-historical contextualization. Even the few studies that met the above criteria prioritize methodologies that are based on quantitative measurement logic, with insufficient appropriation of historical aspects and voices in the analyzes. It was verified that the evaluation policy not only evaluates, but strengthens and induces certain research practices. By not problematizing the context and the voices, one runs the risk of adopting functionalist positions, which legitimize statements already in evidence, naturalizing reality and failing to recognize the individuals as transformation agents. We conclude that studies that focus on evaluation policies should consider the construction of the researcher's modes of subjectivity. There is not enough clarity in the literature about how does evaluation criteria interfere on individual’s subjectivity and on how does one organizes and gives meaning to it’s work and himself.
  • Percepção da transparência no ensino superior: um olhar além dos aspectos legais Articles

    Vieira, Kelmara Mendes; Visentini, Monize Sâmara; Pegoraro, Daniela

    Resumo em Português:

    O objetivo principal do estudo é o de avaliar como as partes interessadas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) percebem, para além dos aspectos legais, as práticas de transparência que nela estão sendo aplicadas, considerando as características das informações divulgadas, bem como da transparência em si. Também são avaliadas as percepções dos usuários dos canais de atendimento ao cidadão, como e-sic e ouvidoria, quanto às características das informações e da resposta recebidas. Uma metodologia de avaliação (índices) dessas três dimensões de percepção (informações, transparência da instituição e resposta recebida) é desenvolvida e testada com 1070 stakeholders da IES, por meio da aplicação de um questionário estruturado, validado por especialistas. Os resultados para o Índice de Percepção da Informação indicam que a instituição apresenta informações adequadas e o Índice de Percepção da Transparência permitiu a classificação da instituição no nível bom. Quanto à percepção das respostas recebidas, uma parcela dos usuários não obteve a resposta esperada (solicitação atendida no prazo), mas, no geral, a maioria percebe a resposta recebida como adequada. Conclui-se que, de maneira geral, a IES investigada tem uma boa avaliação da transparência por parte de seus stakeholders. O instrumento e a metodologia desenvolvidos neste estudo podem ser aplicados em diferentes instituições para a avaliação da transparência.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of the study is to evaluate how the stakeholders of a Higher Education Institution (HEI) perceive, in addition to the legal aspects, the transparency practices that are being applied by the institution, considering the characteristics of the information disclosed, as well as the transparency itself. The perception of users of citizen service channels such as e-sic and ombudsman regarding the characteristics of the information and response received are also evaluated. A methodology (index) for assessing these three dimensions of perception (information, institution transparency and response received) is developed and tested with 1070 HEI stakeholders, by applying a structured questionnaire validated by experts. The results for the Information Perception Index indicate that the institution has adequate information and the Transparency Perception Index allowed the institution to be rated at a good level. Regarding the perception of the responses received, a portion of users did not get the expected response (request met on time), but in general, most perceive the response received as adequate. It is concluded that, in general, the investigated HEI has a good evaluation of transparency by its stakeholders. The instrument and methodology developed in this study can be applied in different institutions for transparency assessment.
  • Contribuições e adaptação da matriz canadense para mensuração do retorno do investimento em pesquisa em saúde no âmbito da pós-graduação da Fundação Oswaldo Cruz Articles

    Bonfim, Marilyn; Araujo-Jorge, Tania

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta a adaptação da matriz e indicadores para mensuração do retorno de investimento em pesquisa em saúde, para avaliação de um programa de indução à pesquisa, no âmbito de 16 cursos de doutorado da Fundação Oswaldo Cruz, uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria. A matriz canadense se mostrou adequada para avaliação dos resultados do programa, em virtude dos atributos como flexibilidade, amplitude e profundidade, contemplando abordagens quantitativas e qualitativas. Para adaptação, foram consideradas as cinco dimensões avaliativas, bem como seus indicadores e métricas, critérios como validade, relevância, disponibilidade, custo e tempo de coleta de dados, orientaram a adaptação ao contexto brasileiro e ao objeto de estudo. Como resultado apresenta-se a matriz adaptada, os indicadores, assim como a fonte de coleta de dados e forma de análise dos dados. Ressalta-se a relevância deste estudo como contribuição à crescente demanda acadêmica e da sociedade civil por avaliação do investimento de recursos públicos em pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the adaptation of the matrix and indicators for measuring the return on investment in health research, for the evaluation of a research induction program, within 16 doctoral courses of the Oswaldo Cruz Foundation, one of the actions of the Brasil Sem Miséria Plan. The Canadian matrix proved to be adequate for evaluating the results of the program, due to attributes such as flexibility, breadth and depth, including quantitative and qualitative approaches. For adaptation, the five evaluative dimensions were considered, as well as their indicators and metrics, criteria such as validity, relevance, availability, cost and time of data collection, guided the adaptation to the Brazilian context and the object of study. As a result, the adapted matrix, the indicators, as well as the data collection source and data analysis method are presented. The relevance of this study is highlighted as a contribution to the growing academic and civil society demand for evaluating the investment of public resources in research.
  • Internacionalizar para quê? As razões de instituições públicas de ensino superior no Ceará Articles

    Teixeira, Linnik Israel Lima; Soares, Maria Elias; Oliveira Júnior, Marcos Antônio Cavalcante de; Barroso, Elane dos Santos Silva; Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa

    Resumo em Português:

    A internacionalização do ensino superior ganhou grande repercussão nas universidades brasileiras, que passam a ter cada vez mais inserção no cenário científico e acadêmico internacional, evidenciada pelos rankings elaborados por organismos internacionais. Dado que a internacionalização vem sendo gradativamente institucionalizada nas universidades, no âmbito do planejamento e da estrutura organizacional, o presente estudo busca compreender as razões que as motivam a participar do processo. Entender as razões contribui no estabelecimento de políticas específicas para o tema, visto que é etapa inicial para o planejamento. Classificado como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, o estudo delimitou três instituições federais de ensino superior (IFES) no Ceará com ações reconhecidas de internacionalização. Na pesquisa de campo, realizaram-se entrevistas com gestores das IFES envolvidos no fenômeno, e na pesquisa documental coletaram-se dados sobre o histórico de atuação das IFES na internacionalização. Os resultados evidenciam que as principais razões consistem em: capacitação docente, capacitação discente nas dimensões profissional e cultural, busca por reputação e reconhecimento e pressões ambientais. As diferenças entre as IFES podem ser explicadas pela sua história e missão institucional. Os resultados são convergentes com a literatura e contribuem como diretrizes na elaboração do planejamento de políticas institucionais para internacionalização.

    Resumo em Inglês:

    The internationalization of higher education has gained significant repercussions in Brazilian universities, which are increasingly inserted in the international scientific and academic scene, evidenced by the rankings prepared by international organizations. Given that internationalization has been gradually institutionalized in universities, within the scope of planning and organizational structure, this study seeks to understand the rationales that motivate them to participate in the process. Understanding the rationale for internationalization contributes to establishing specific policies for the theme since it is an initial stage for planning. Classified as a descriptive research, with a qualitative approach, the study delimited three federal higher education institutions (IFES) in Ceará with recognized internationalization actions. In the field research, interviews were conducted with IFES managers involved in the phenomenon, and in the documentary research, data were collected on the history of IFES 'performance in internationalization. The results show that the main rationales are: teacher training, student training in the professional and cultural dimensions, search for reputation and, recognition and environmental pressures. Their institutional history and mission can explain the differences between IFES. The results are convergent with the literature and contribute the guidelines in the preparation of institutional policy planning for internationalization.
  • Rankings acadêmicos internacionais nas mídias de duas universidades de pesquisa brasileiras Articles

    Barreyro, Gladys Beatriz; Santos, Poliana Pereira dos; Ferreira, Flávio Batista

    Resumo em Português:

    Os rankings acadêmicos internacionais, criação do século XXI, têm se tornado uma frequente fonte de referência acerca da qualidade da educação superior para o grande público, apesar de receberem críticas variadas quanto a sua legitimidade e confiabilidade. Este texto apresenta os resultados de um estudo sobre os usos dos rankings em mídias impressas e eletrônicas de duas universidades brasileiras: a Universidade de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas. Através da análise das matérias, realizou-se uma caracterização das formas como os resultados dos rankings internacionais foram divulgados por estas universidades em suas mídias oficiais, de modo a buscar indícios de possíveis usos durante o período de 2013-2017. Verificou-se que eles são descritos, explicados e utilizados em diversas comparações. Embora os resultados obtidos pelas universidades nas classificações sejam comemorados, também há críticas e suas limitações são expostas, principalmente por acadêmicos ocupando cargos de gestão e por estudiosos da temática.

    Resumo em Inglês:

    The international academic rankings, created in the 21st. Century, have become a frequent source of reference on the quality of higher education, despite being critiziced by their legitimacy and uses. This paper presents the results of a study on the uses of rankings in print and electronic medias of two brazilian universities: The University of São Paulo and the State University of Campinas. Articles about rankings published in the universities oficial medias during the period of 2013-2017 were selected and analizes in order to look fo their uses. It was found that they are identifies, explaindes and used in several comparisons. Despite the performances of the universities being celebrated, the rankings are also critiziced and their methodological limitations, exposed, mainly by academics who hold management positions and experts on the issue.
  • Construção do marco regulatório da educação superior brasileira Articles

    Peixoto, Maria Carmo Lacerda; Pinto, Jane Cristina da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a construção do marco regulatório da educação superior brasileira, considerando as alterações ocorridas no Estado a partir da emergência da Nova Gestão Pública. Nessas circunstâncias, os atos normativos federais são produzidos por uma diversidade de órgãos e instâncias que atuam na regulação e avaliação da educação superior, tendo sido publicada uma multiplicidade de normas. Para o artigo foram identificados e analisados atos normativos publicados entre 2001 e 2019, com o intuito de apreender o movimento de construção desse conjunto de normas e dos condicionantes que influenciaram na sua configuração atual. O estudo revelou que sucessivas mudanças foram introduzidas nos processos de avaliação e regulação da educação superior por meio do quadro normativo e de seus diferentes instrumentos, demarcando os objetivos e interesses que envolvem a elaboração e a implementação de uma política pública.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the construction of the regulatory framework for Brazilian higher education, considering the changes promoted in the State with the emergence of the New Public Management. Federal normative acts are produced by a diversity of public organs and instances, that act in the regulation and evaluation higher education with a large number of rules being published. For the purpose of the article, normative acts published between 2001 and 2019 were identified and analyzed, aiming to apprehend the movement of construction of this set of norms and the conditions that influenced its current configuration. The study revealed successive changes introduced in the processes of evaluation and regulation of higher education, through the normative framework and its different instruments, demarcating objectives and interests involved in the elaboration and implementation of a public policy.
  • Avaliação institucional de graduados em farmácia sobre sua formação em saúde para o SUS Articles

    Surdi, Marla; Mezadri, Tatiana; Lopes, Stella Maris Brum

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de egressos do Curso de Farmácia de uma Universidade Comunitária de Santa Catarina sobre sua formação em saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS). Dos 1.253 egressos 90 participaram da avaliação institucional e foram separados em três grupos: G1 que tiveram uma formação pautada no modelo biomédico, G2 que foram influenciados pelas transformações que ocorreram com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e G3 com um currículo instituído para uma formação crítica-reflexiva voltada a atender os preceitos da saúde pública. Foi enviado por e-mail um questionário on-line com perguntas referente ao perfil sociodemográfico, profissional e formação em saúde para o SUS. Na comparação entre os Grupos foi realizada a prova não paramétrica de KrusKal-wallis seguido pelo pós-teste de Dunn. Os resultados demonstraram que a maioria dos egressos eram do sexo feminino (80%), a faixa etária prevalente foi de 29 a 38 anos (52,2%), 74,4% deram continuidade a formação após a graduação e 90% demoraram até 6 meses para ingressarem no mercado de trabalho. A percepção dos egressos com relação a participação durante sua formação em atividades referentes a formação para o SUS demostraram resultados significativos (p<0,05) para todas as variáveis com diferença expressiva antes das DCN e da implantação do Programa de Reorientação da Formação Profissional para o SUS (Grupo 1) e após (Grupos 2 e 3). Conclui-se que, na percepção dos egressos, o curso contribuiu para uma formação com abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na atenção básica, promovendo transformações no ensino e aprendizagem e de prestação de serviços à comunidade.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze the perception of graduates of the Pharmacy Course at a Community University in Santa Catarina about their health education for the Unified Health System (SUS). Of the 1,253 graduates, 90 participated in the institutional assessment and were separated into three groups: G1 who had a training based on the biomedical model, G2 who were influenced by the changes that occurred with the implementation of the National Curricular Guidelines (DCN) and G3 with a curriculum instituted for a critical-reflexive formation aimed at meeting the precepts of public health. An online questionnaire was sent by email with questions regarding the socio-demographic, professional and health education profile for SUS. In the comparison between the Groups, the KrusKal-wallis non-parametric test was performed followed by the Dunn post-test. The results showed that the majority of the graduates were female (80%), the prevalent age group was 29 to 38 years old. (52.2%), 74.4% continued their training after graduation and 90% took up to 6 months to enter the job market. The graduates' perception of participation during their training in activities related to training for SUS showed significant results (p <0.05) for all variables with significant difference before the DCN and the implementation of the Professional Training Reorientation Program for SUS (Group 1) and after (Groups 2 and 3). It is concluded that, in the perception of the graduates, the course contributed to a training with a comprehensive approach to the health-disease process with an emphasis on primary care, promoting changes in teaching and learning and the provision of services to the community.
  • A internacionalização na política científica brasileira e seus impactos para os programas de pós-graduação Articles

    Costa, Joyce Pereira da; Costa, Ana Ludmila Freire; Yamamoto, Oswaldo Hajime

    Resumo em Português:

    A investigação objetivou identificar as concepções e os direcionamentos conferidos à internacionalização da pós-graduação pela política científica brasileira. Analisamos o conteúdo de 10 documentos da política científica brasileira que apresentam as principais diretrizes para o desenvolvimento do setor. Verificamos que a internacionalização é abordada como meio que aparece predominantemente direcionada ao mercado, como sinônimo de qualidade e serve de instrumento de exclusão aos financiamentos por parte dos programas de pós-graduação (PPGs). Tais pontos impactam o desenvolvimento dos PPGs e da ciência aí produzida, limitando sua potencialidade de contribuir para responder às reais necessidades de toda a população. Diante disso, argumentamos que qualquer tentativa de internacionalização que contribua para o desenvolvimento científico e social exige um reposicionamento global quanto ao papel social da ciência que esteja alinhado a uma perspectiva de transformação social.

    Resumo em Inglês:

    The investigation presented here aimed to identify the concepts and guidelines conferred on internationalization by Brazilian scientific policy, especially in graduate programs. We analyzed the contents of 10 documents related to Brazilian scientific policy containing the main guidelines for developing the sector. We found that internationalization is discussed in terms predominantly directed to the market, as a synonym for quality and serves as an instrument of exclusion to funding by the graduate programs (PPGs). Such points impact the development of PPGs and the science produced, limiting their potential to contribute to meet the real needs of the entire population. We argue that any attempt to promote internationalization that can truly contribute to national scientific and social development requires global reassessment of the role that science must play in society, in line with a perspective of social transformation.
  • Modelo curricular formativo e integrativo na Odontologia: uma análise do ensino da Biossegurança Articles

    Jesus, Leda Freitas de; Câmara, Volney de Magalhães

    Resumo em Português:

    As medidas de Biossegurança para prevenção e proteção contra os riscos ocupacionais na Odontologia são aprendidas durante o período de graduação. A importância de tais medidas ficou evidente na pandemia de COVID-19. Esta pesquisa transversal, exploratória e descritiva objetivou analisar a Biossegurança como componente curricular das faculdades de Odontologia brasileiras. População de estudo composta por coordenadores de cursos de graduação em Odontologia do Brasil. Coleta de dados por meio de um questionário online, entre novembro/2019 e fevereiro/2020. Os resultados foram analisados de forma descritiva e agregada. Dos 68 cursos respondentes, em 43 havia disciplina específica para Biossegurança, todas obrigatórias, 5 teóricas e 38 teórico-práticas. Principais motivos para existência da disciplina específica: importante para a formação/exercício profissional; estabelecimento de boas práticas de trabalho; apresentar conceitos/normas. Principal motivo para não haver disciplina específica: adoção de currículo integrado/interdisciplinar. Conteúdo programático mais extenso nos cursos com disciplina específica, com predomínio de tópicos relacionados a prevenção e controle de infecção em ambos os grupos. Entre as referências bibliográficas adotadas, houve predominância de livros-texto e de manuscritos produzidos por instituições governamentais brasileiras, com a maioria dos cursos informando revisarem rotineiramente as referências. Identificaram-se 28 nomenclaturas para a disciplina, ofertada principalmente nos períodos iniciais do curso e como pré-requisito para outras disciplinas. Considera-se ideal que no currículo dos cursos de graduação em Odontologia conste uma disciplina específica para Biossegurança, obrigatória, no primeiro ano e com reforço do tema ao longo do curso, principalmente nas disciplinas com atividades práticas. Sugerem-se alguns tópicos sobre Biossegurança para o conteúdo curricular.

    Resumo em Inglês:

    Biosafety measures for prevention and protection against occupational risks in Dentistry are learned during the graduation period. The importance of such measures has become even more clear during the COVID-19 pandemic. We conducted a transversal, exploratory, descriptive research with the purpose of analyzing the topic of biosafety as part of the Brazilian Dental Schools’ curriculum. The population study was composed of individuals who work as coordinators of 68 Dentistry undergraduate programs. All the data was collected through an online questionnaire between November 2019 and February 2020. The results were analyzed through descriptive and aggregate methods. There were specific, mandatory courses on Biosafety in 43 of the 68 programs, 5 of them being theoretical while 38 were theoretical-practical courses. The respondents mainly listed the following reasons for the existence of a specific course: the relevance for professional education/practice, the establishment of best practices, and the presentation of concepts/norms. We found that the main reason for the lack of a specific course was the adoption of an integrated/interdisciplinary program. The curricular content is more comprehensive in the programs that offer specific courses on biosafety, with the most predominant topics in both types of courses being related to infection prevention and control. Among the listed bibliographic references, Brazilian governmental institutions’ textbooks and manuscripts prevailed, and most programs informed that these references are frequently revised. We identified 28 different course names, which are mostly offered at the beginning of the program and as prerequisites for other courses. We consider it ideal to include a mandatory specific course on biosafety to be taken during the Dentistry undergraduate programs, as well as to reinforce the topic throughout the program, mainly in the practical courses. We also suggest some topics on biosafety to be included in the curricular content.
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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