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Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 26, Número: 3, Publicado: 2021
  • O conhecimento científico na área de Ciência da Informação: análise das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE) entre 2014 e 2017 Artigos

    Seabra Filho, Salim de Farias; Fell, André Felipe de Albuquerque

    Resumo em Português:

    RESUMO Como ocorre a trajetória da Ciência, assim como de que modo o conhecimento científico evolui são questionamentos presentes tanto nos ambientes acadêmicos como na sociedade em geral. Diversas são as investigações sobre os diferentes ramos da ciência para esmiuçar sua gênese, percurso histórico e, principalmente, a sua evolução. Desse modo, o presente artigo buscou analisar a evolução da Ciência da Informação (CI), tomando como referência as 64 dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE), no período entre 2014 e 2017, tentando oferecer uma análise detalhada sobre a maneira como se caracterizam as dissertações do PPGCI/UFPE, considerando a sua área de interesse, a sua natureza ontológica, epistemológica e metodológica. Entre outros resultados encontrados nas dissertações analisadas, notou-se o predomínio de pesquisas de natureza básica, baseadas predominantemente nos paradigmas positivista e físico, com o interesse técnico se sobressaindo significativamente perante os demais interesses.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT How science´s trajectory happens and how scientific knowledge evolves are some questions present at academic environment as well as in society. There are many researches concerning different science branches that intend to describe fully its genesis, historic footpath and, mainly, its evolution. Therefore, this study has tried to analyse Information Science´s evolution, through 64 developed dissertations from Pos-graduate Information Science Programme at Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE) during 2014 and 2017 and trying to offer a detailed scrutiny of how PPGCI/UFPE´s dissertations are like, taking into account its interest area, its ontological, epistemological and methodological nature. Among other findings within analysed dissertations, it was possible to notice a predominantly basic research nature, mainly based on positivistic and physical paradigms, with outstanding technical interest presence superior to all others.
  • Análise tecnológica e multisetorial das práticas de inteligência competitiva utilizadas pelas organizações brasileiras Artigos

    Oliveira, Paulo Henrique de; Gonçalves, Carlos Alberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Como ocorre a trajetória da Ciência, assim como de que a partir de um estudo quantitativo realizado com profissionais de inteligência de 66 organizações brasileiras pertencentes a alguns dos principais setores econômicos do país, constatou-se que nem todas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) consideradas como importantes por eles são efetivamente utilizadas nas atividades de elaboração e disseminação dos produtos de inteligência demandados pelos tomadores de decisões estratégicas, com exceção da internet. A dispersão encontrada quanto às demais TICs pode estar associada a diversos fatores, com especial destaque para: porte e natureza do setor industrial das organizações pesquisadas, disponibilidade das TICs nas respectivas organizações, tipos de produtos de inteligência demandados e prazo de entrega dos mesmos, além do nível de conhecimento, preferências pessoais e características das atividades de inteligência executadas. Os dados foram coletados por meio da aplicação online de um questionário estruturado aos respectivos profissionais e analisados com ajuda das técnicas da estatística descritiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT From a quantitative study with intelligence professionals from 66 brazilian organizations belonging to some of the main economic sectors of the country, it was found that not all of the Information and Communication Technologies (ICTs) considered important by them are effectively used the development of activities and dissemination of intelligence products demanded by the strategic decision makers, except the internet. The dispersion found for the other ICTs can be associated with several factors, with particular emphasis on: the size and nature of the industrial sector of the organizations surveyed, availability of ICTs within their organization, types of defendants intelligence products, timely delivery thereof, beyond the level of knowledge, personal preferences and characteristics of the implemented intelligence activities. Data were collected through the online application of a structured questionnaire to their professional and analyzed with the help of the techniques of descriptive statistics.
  • Modelagem de um Escritório de Gerenciamento de Processos: estudo em um campus de uma Universidade Federal Brasileira Artigos

    Lima, Jamylle dos Santos Melo; Carvalho, Victor Diogho Heuer de; Freitas Júnior, Olival de Gusmão

    Resumo em Português:

    RESUMO As práticas de gestão organizacional precisam se adequar às exigências de eficiência e constante atualização tecnológica,não sendo diferente na Gestão Universitária, e a Gestão de Processos de Negócio contribui para que essa adequação seja alcançada.Este artigo destina-se a apresentar a modelagem de um Escritório de Gerenciamento de Processos (EGP)para um campus de uma universidade federal brasileira. Para isso, realizaram-se coletas de dados por meio de um questionário com o gestor de um EGP externo, de uma entrevista estruturada com um gestor-chave interno e de análise de documentos da gestão universitária. Os sujeitos participantes foram escolhidos por conveniência e os dados foram analisados qualitativamente, de forma a se descreverem impressões, opiniões e históricos referentes ao tema central, e ainda para embasar o processo de modelagem do escritório, levando em consideração detalhes presentes nos documentos de gestão.Por fim, obtiveram-se os modelos dos processos que embasam o EGP utilizando a notação padrão para modelagem de processos de negócios, com apoio de um software especializado. Destaca-se que o processo de implantação de um EGP não é algo a ser executado a curto prazo, uma vez que envolve gestão de mudanças (na estrutura e na cultura organizacional) e diversas tramitações burocráticas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The practices of organizational management need to be adapted to the requirements of efficiency and constant technological updating, not being different in University Management, and the Business Process Management contributes to achieving this adequacy. This paper aims to present the modeling of a Process Management Office (PMO) for a campus of a Brazilian federal university. For this, data were collected through a questionnaire with the manager of an external PMO, a structured interview with a key internal manager and the analysis of documents of the university management. The subjects were chosen for convenience and the data were analyzed qualitatively, in order to describe impressions, opinions and histories referring to the central theme, and to base the process of modeling the office, considering details present in the management documents. Finally, the process models that support PMO using the standard notation for business process modeling were obtained with the support of a specialized software. It is noteworthy that the deployment process of an EGP is not something to be implemented in the short term, since it involves change management (in organizational structure and culture) and various bureaucratic formalities.
  • Inteligência competitiva: revisão sistemática da produção nacional Artigos

    Ribeiro, Anna Carolina Mendonça Lemos; Oliveira Junior, Almir de

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho se objetivou realizar uma revisão da produção nacional, em periódicos nacionais de primeira linha, nas áreas de administração e de ciência da informação, sobre inteligência competitiva. O estudo é de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, adotando como procedimento a revisão sistemática da literatura. Segundo os critérios de seleção, os resultados indicam que os estudos sobre IC são:escassos; preponderantemente referentes à esfera privada; predominantemente da área da ciência da informação;não possuem uma regularidade linear de publicação; e apresentam maior pico de publicação em 2013.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this work, the objective was to carry out a review of the national production on competitive intelligence in top national journals, in the areas of administration and information science. The study is descriptive and has a qualitative approach, adopting the systematic literature review as a procedure. According to the selection criteria, the results indicate that studies on CI are scarce and preponderant to the private sphere, as well as predominant in the area of information science, do not have a linear publication regularity and have a higher publication peak in 2013.
  • As contribuições da Customer Knowledge Management no processo de inovação Artigos

    Muniz, Emerson Cleister Lima; Figueiredo, Yohani Dominik dos Santos; Dandolini, Gertrudes Aparecida; Souza, João Artur de

    Resumo em Português:

    RESUMO Para inovar, organizações necessitam conhecer bem as necessidades e demandas dos clientes e conectar-se a eles para explorar ao máximo seus conhecimentos.Logo utilizar abordagens que lidem com estes conhecimentos como é o caso da Gestão do Conhecimento do Cliente, Customer Knowledge Management(CKM)é essencial.Com isto, esta pesquisa objetiva identificar as principais contribuições da Customer Knowledge Management no processo de inovação por meio de uma revisão sistemática integrativa da literatura. Como resultados, constata-se que ela contribui em diversos aspectos na inovação é uma excelente ferramenta para captar e gerar novas ideias e conceitos. Ela permite a quebra de barreiras entre clientes e organizações, aproximando-os e os tornando elos principais do processo de geração de valor e co-criadores de inovação. No mais, a CKM contribui na melhoria da comunicação, fluxo e compartilhamento de informações e conhecimentos dos clientes ao longo de todo o processo de inovação permitindo às organizações conhecer melhor as reais demandas dos clientes e projetar inovações mais convergentes. Por fim, constata-se que o uso da CKM na inovação é um elemento chave de sucesso para manter as organizações competitivas e mais bem preparadas para as mudanças que ocorrem no mercado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT To innovate, organizations need to know their customers' needs and demands well and connect with them to make the most of their knowledge. Therefore, using approaches that deal with this knowledge, such as Customer Knowledge Management, Customer Knowledge Management (CKM) is essential. With this, this research aims to identify the main contributions of Customer Knowledge Management in the innovation process through a systematic integrative literature review. As a result, it appears that it contributes in several aspects to innovation is an excellent tool to capture and generate new ideas and concepts. It allows the breaking down of barriers between customers and organizations, bringing them closer and making them the main links in the process of generating value and co-creators of innovation. In addition, CKM contributes to the improvement of communication, flow and sharing of information and knowledge of customers throughout the innovation process, allowing organizations to better understand the real demands of customers and design more convergent innovations. Finally, it appears that the use of CKM in innovation is a key element of success to keep organizations competitive and better prepared for the changes that occur in the market.
  • Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância Artigos

    Souza, Jéssica Gabriela Tamião de; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresenta resultado de pesquisa, que objetivou analisar a Competência em Informação no contexto da Educação a Distância (EAD), por meio da prática profissional de tutores a distância. Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação, os sete pilares de Bruce (1999) e sugere um quadro que inter-relaciona as temáticas. Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná. Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais. Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão. Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EAD.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT It presents a research results, which aimed to analyze the Information Literacy in the context of Distance Learning, through the professional practice of distance instructors. To do so, how to develop a theoretical research on topics related to Distance Learning, Information Literacy and Bruce's seven pillars (1999) and suggests a framework that interrelates as thematic. The methodological approach was guided by a field research at the Distance Learning Institution, in Londrina state of Paraná. Qualitative data were collected through semi-structured interviews with distance instructors, in order to identify the practice of Information Literacy in their professional activities. The results identified that although instructors have informational skills, but Information Literacy practice is not institutionalized at the University in question. It is concluded whether an application of Information Literacy models is essential for the optimization of professional practices in the Distance Learning context.
  • Territórios pouco explorados: o estudo dos registros de visitantes em livros de comentários de dois museus de ciências brasileiros Artigos

    Santos, Karlla Kamylla Passos dos; Rocha, Jessica Norberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho, de caráter qualitativo e exploratório, estudamos os livros de comentários de dois museus e centros de ciências brasileiros - a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Museu Ciência e Vida da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - a fim de compreender e explorar seu potencial para coletar dados sobre a opinião dos públicos. Ao todo coletamos 1.724 comentários de 10 livros, do período de 2011 a 2018. Para exploração e análise, adotamos a análise de conteúdo, bem como um protocolo que divide os comentários em: pré-ativo, ativo e proativo. Nos interessou analisar os comentários apontados como ativos e proativos, totalizando em 1.512 registros, organizados nas seguintes categorias: acessibilidade; afetividade; ciência e aprendizagem; equipe; exposição; infraestrutura; papel dos espaços museológicos na sociedade.A multiplicidade de fatores que puderam ser elencados ao estudarmos os livros de comentários, nos permite afirmar que eles são uma rica fonte de informação a respeito dos públicos que frequentam os museus e suas demandas. Contudo, eles ainda são territórios pouco explorados, tanto nas instituições museais, quanto em áreas acadêmicas, e esses registros não podem ser silenciados e esquecidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this qualitative and exploratory work, we studied the commentary books of two Brazilian museums and science centers- the Science House (Casa da Ciência) of the Federal University of Rio de Janeiro and the Science and Life Museum (Museu Ciencia e Vida) of the Center for Science and Higher Education at Distance Foundation of the State of Rio de Janeiro - in order to understand and explore its potential to collect data on publics opinions. We collected 1,724 comments from 10 books, from 2011 to 2018. For exploration and analysis, we adopted content analysis, as well as a protocol that divides comments into: pre-active, active and proactive. We were interested in analyzing the comments identified as active and proactive, totaling 1,512 records, organized into the following categories: accessibility; affectivity; science and learning; team; exhibition; infrastructure; role of museum spaces in society. The multiplicity of factors that could be listed when studying commentary books, allows us to affirm that they are a rich source of information about the audiences that go to museums and their demands. However, they are still underexplored territories, both in museums and in academic areas, and these records cannot be silenced and forgotten.
  • Jesse Shera no Brasil? contribuições para a biblioteconomia brasileira na década de 1950 Artigos

    Paiva, Talita de Cássia Lima; Silva, Diana Rocha da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo apresenta as contribuições de Jesse Hauk Shera para a configuração da Biblioteconomia no cenário brasileiro a partir da década de 1950, focalizando a análise no conteúdo e ideais disseminados no curso ministrado no Brasil. A pesquisa caracteriza-se como histórico-documental, destarte, foram contatadas instituições responsáveis pela guarda da memória da Biblioteconomia brasileira para obtenção de fontes primárias, entre estes periódicos da década de 1950. No conjunto de fontes secundárias estão trabalhos científicos de observadores da Biblioteconomia brasileira e participantes deste momento histórico, que forneceram informações para reconstituir o período. Como resultado pode-se afirmar que Jesse Shera atuou no saber e fazer biblioteconômico da década de 1950 por meio de discussões e produções em torno do campo biblioteconômico. Sua influência é comprovada na educação de bibliotecários, em argumentações de dilemas e estudos na epistemologia da Biblioteconomia. Conclui-se que Shera foi e ainda é um expoente desta ciência e sua contribuição no Brasil foi significativa para uma teoria e prática com vieses norte-americano de pragmatismo e interação social. Sua produção bibliográfica se apresenta aberta a investigações no estudo sobre este teórico e no percurso da Biblioteconomia no país.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study presents the contributions of Jesse Hauk Shera to the configuration of Librarianship in the Brazilian scenario from the 1950s, focusing on the analysis of the content and ideals disseminated in the course taught in Brazil. The research is characterized as historical-documentary, thus, institutions responsible for keeping the memory of Brazilian Librarianship were contacted in order to obtain primary sources, including periodicals from the 1950s. In the set of secondary sources are scientific works of observers of Brazilian Librarianship and participants of this historical moment, which provided information to reconstitute the period. As a result it can be stated that Jesse Shera acted in the knowledge and librarianship of the 1950s through discussions and productions around the librarianship field. His influence is evidenced in the education of librarians, in arguments of dilemmas and studies in the epistemology of librarianship. We conclude that Shera was and still is an exponent of this science and his contribution in Brazil was significant for a theory and practice with North American biases of pragmatism and social interaction. His bibliographic production is open to investigations on this theoretician and on the path of Librarianship in the country.
  • Memória institucional e memória organizacional: faces de uma mesma moeda Artigos

    Santos, Juliana Cardoso dos; Valentim, Marta Lígia Pomim

    Resumo em Português:

    RESUMO A memória tem a característica de ser ubíqua e é considerada um fenômeno de identificação e pertencimento no qual o indivíduo é sujeito e objeto. Nesse contexto, objetiva-se apresentar algumas diferenças entre memória institucional e memória organizacional no intuito de evidenciar que ambas se integram, não havendo subordinações. No que tange aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualitativa, tipologicamente descritiva e exploratória. Para tanto, realizou-se um protocolo de Revisão Sistemática da Literatura,contemplando o período de 2009 a 2019. Considera-se que os achados podem contribuir para enriquecer o referencial teórico do campo científico da Ciência da Informação, mais especificamente no que se refere à memória institucional,relacionada à legitimidade, e à memória organizacional,vinculada à eficiência e eficácia das organizações. Como resultados, evidencia-se que não há subordinações, mas sim algumas particularidades e individualidades entre a memória institucional e a memória organizacional, demonstrando que a memória institucional se relaciona ao valor social do grupo, tem dificuldade em ser prática, realista e objetiva, está no todo instituído, não é pragmática, é um objeto intencional e um fenômeno coletivo que lida com relações de poder; já a memória organizacional é prática, pragmática, objetiva, está a serviço, tem foco em ações concretas e na construção de processos de gerenciamento e está voltada à produtividade. Como similaridades,identificou-se que ambos os processos de memória são cíclicos, mutáveis, estão em constante construção, são singulares e devem ser considerados fenômenos sociais, pois são produtos de relações sociais. Considera-se que os achados podem contribuir para enriquecer o referencial teórico do campo científico da Ciência da Informação, mais especificamente no que se refere à memória institucional, relacionada à legitimidade, e à memória organizacional, vinculada à eficiência e eficácia das organizações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Memory has the characteristic of being ubiquitous and is considered a phenomenon of identification and belonging in which the individual is both subject and object. In this context, the objective is to present some differences between institutional memory and organizational memory in order to show that both are integrated, with no subordination. With regard to methodological procedures, this research is qualitative, typologically descriptive and exploratory. For that, a Systematic Literature Review protocol was carried out, covering the period from 2009 to 2019. It is considered that the findings can contribute to enrich the theoretical framework of the scientific field of Information Science, more specifically with regard to institutional memory related to legitimacy and organizational memory linked to the efficiency and effectiveness of organizations. As a result, it is evident that there are no subordinations, but some particularities and individualities between institutional memory and organizational memory, demonstrating that institutional memory is related to the social value of the group, has difficulty in being practical, realistic and objective, it is in the whole instituted, it is not pragmatic, it is an intentional object and a collective phenomenon that deals with power relations; organizational memory, on the other hand, is practical, pragmatic, objective, at the service, focused on concrete actions and on the construction of management processes, and is focused on productivity. As similarities, it was identified that both memory processes are cyclical, mutable, are under constant construction, are unique and should be considered social phenomena, as they are products of social relations. It is considered that the findings can contribute to enrich the theoretical framework of the scientific field of Information Science, more specifically with regard to institutional memory, related to legitimacy, and organizational memory, linked to the efficiency and effectiveness of organizations.
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