Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 26, Número: spe, Publicado: 2021
  • Contextos e Desafios da Avaliação Psicológica: teoria, prática e pesquisa Editorial

    Oliveira, Katya Luciane de; Faiad, Cristiane
  • Desafios do Ensino da Avaliação Psicológica no Brasil: Adaptando Ações Articles

    Lima, Thatiana Helena de; Cardoso, Hugo Ferrari; Schelini, Patrícia Waltz; Zanini, Daniela Sacramento

    Resumo em Português:

    Resumo A pandemia da Covid-19 exigiu muitas mudanças em diversas áreas da Psicologia, como, por exemplo, a Avaliação Psicológica. Formas de ensino na modalidade presencial não se mostraram eficientes na modalidade remota e foi preciso uma adaptação cuidadosa que não fragilizasse o ensino e cuidasse das técnicas utilizadas, como os testes psicológicos. Assim, o objetivo do presente estudo é discutir a formação em Avaliação Psicológica, contudo, dessa vez, a luz do desafio decorrente da vivência da pandemia de Covid-19. Pretende-se, dessa maneira, oferecer subsídios para um ensino de qualidade para o momento vivido atualmente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La pandemia de Covid-19 requirió muchos cambios en varias áreas de la psicología, como la evaluación psicológica. Los métodos de enseñanza en la modalidad presencial no resultaron eficientes en la modalidad remota, y se requirió una cuidadosa adaptación que no debilitara la docencia y cuidara las técnicas utilizadas, como las pruebas psicológicas. Así, el objetivo del presente estudio es discutir la formación en Evaluación Psicológica, sin embargo, esta vez, a la luz del desafío que surge de la experiencia de la pandemia Covid-19. De esta forma, se pretende ofrecer subvenciones para la educación de calidad para el momento que estamos viviendo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Covid-19 pandemic required many changes in several areas of Psychology, such as Psychological Assessment. The face-to-face teaching methods did not prove efficient in the remote modality and thus there was a need for a careful adaptation that would address techniques, such as psychological assessments, without impairing learning. Therefore, this study aimed to discuss training in psychological assessment, in light of the challenge resulting from the experience of the Covid-19 pandemic. Hence, we intend to offer subsidies for quality training in psychological assessment for the moment currently experienced.
  • Desafios da Avaliação Psicológica para a Prática diante da Atuação Profissional Mediada pela Tecnologia de Informação Articles

    Muniz, Monalisa; Cardoso, Lucila Moraes; Rueda, Fabián J. M.; Noronha, Ana Paula Porto

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se refletir sobre os desafios para a prática da Avaliação Psicológica mediada pelas Tecnologias de Informação e Desenvolvimento da Comunicação (TIDCs). Este trabalho teórico foi norteado por três pontos, a saber, as TIDCs como ferramentas que perpassam o funcionamento da sociedade; o aumento exponencial do uso e a regulamentação das TIDCs na prática da avaliação psicológica; e as limitações, potencialidades e possibilidades de ações para qualificar a prática mediada pelas TIDCs. Duas ações foram pensadas, sendo elas a importância de realizar uma pesquisa nacional com a categoria e a sociedade sobre a percepção do processo e dos resultados da avaliação psicológica por meio das TIDcs e a necessidade de repensar a formação básica e continuada das psicólogas para o desenvolvimento de competências que possibilitem uma prática ética, técnica, científica e crítica sobre a avaliação psicológica mediada pelas TIDCs.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo fue reflexionar sobre los desafíos para la actuación en evaluación psicológica por intermedio de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TICs). El trabajo teórico estuvo guiado por tres ejes, siendo ellos: las TICs como herramientas que permean el funcionamiento de la sociedad; el gran aumento del uso y regulación de las TICs en la práctica de la evaluación psicológica; y las limitaciones, potencialidades y posibilidades de acciones para calificar la actuación mediada por las TICs. Se propusieron dos acciones, las cuales son la importancia de realizar una investigación nacional con los psicólogos y la sociedad sobre la percepción del proceso, y los resultados de la evaluación psicológica a través de las TICs, y la necesidad de repensar la formación básica y continua de los psicólogos para el desarrollo de competencias que permitan una actuación ética, científica y crítica sobre la evaluación psicológica por intermedio de las TICs.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of the present study was to reflect on the challenges for the practice of Psychological Assessment mediated by Information and Communication Technologies for Development (ITCD). This theoretical work was based on three points, i.e., ITCD as tools that permeate the functioning of society; the exponential increase in the use and regulation of ITCD in the practice of psychological assessment; and the limitations, potentialities, and possibilities for actions to qualify ITCD-mediated practice. Two actions were considered, i.e., the importance of conducting a national survey with psychologists and society about the perception of the process and the results of psychological assessment mediated by ITCD, and the need to rethink the basic and continuous training of psychologists for the development of competencies that enable an ethical, technical, scientific, and critical practice of Psychological Assessment mediated by ITCD.
  • Técnicas Gráficas na Predição do Rendimento Escolar Infantil Articles

    Otoni, Fernanda; Pacheco, Janaína Thaís Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo verificou o valor preditivo das tarefas do teste Figuras Complexas de Rey (tipo de cópia e tipo de memória) e do Desenho da Figura Humana (inteligência não verbal) para avaliar o rendimento escolar em crianças do Ensino Fundamental I. Realizou-se um estudo com delineamento transversal em que participaram 344 alunos, com idades entre os seis e 10 anos (M = 7,99; DP = 1,47). Aplicou-se coletivamente, em sala de aula, as Figuras Complexas de Rey e o Desenho da Figura Humana. Os resultados evidenciaram correlações significativas positivas entre a percepção visual, a memória imediata e a inteligência não verbal com as notas de português e matemática. O modelo de path analysis indicou que a inteligência não verbal foi capaz de predizer o rendimento escolar das disciplinas de língua portuguesa e matemática, enquanto as habilidades de planejamento e percepção visual foram significativas para predizer o rendimento em matemática.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio verificó el valor predictivo de las tareas del Test de la Figura Compleja de Rey (tipo de copia y tipo de memoria) y del Dibujo de la Figura Humana (inteligencia no verbal) para evaluar el desempeño escolar de los niños de la Escuela Primaria I. Se realizó un estudio transversal en el que participaron 344 alumnos con edades entre 6 y 10 años (M = 7.99; SD = 1.47). Los tests de la Figura Compleja de Rey y del Dibujo de la Figura Humana fueron aplicados colectivamente en clase. Los resultados mostraron correlaciones positivas significativas entre la percepción visual, la memoria inmediata y la inteligencia no verbal con el rendimiento en las asignaturas de lengua portuguesa y matemáticas. El modelo de path analysis indicó que la inteligencia no verbal fue capaz de predecir el rendimiento en lengua portuguesa y matemáticas, mientras que las habilidades de planificación y percepción visual fueron significativas para predecir el rendimiento en matemáticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study verified the predictive value of the tasks of the Rey Complex Figures test (type of copy and type of memory) and the Drawing of the Human Figure (non-verbal intelligence) to assess school performance in children of Elementary School I. A cross-sectional study involving 344 students, aged between six and 10 years old (M = 7.99; SD = 1.47). Rey Complex Figures and the Human Figure Drawing were applied collectively in the classroom. The results showed significant positive correlations between visual perception, immediate memory and non-verbal intelligence with Portuguese and math scores. The path analysis model indicated that non-verbal intelligence was able to predict school performance in Portuguese and mathematics subjects, while planning and visual perception skills were significant in predicting math performance.
  • Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Médio (EAVAP-EM) Articles

    Inácio, Amanda Lays Monteiro; Boruchovitch, Evely; Bzuneck, José Aloyseo

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se no presente estudo estimar indicadores de validade com base na estrutura interna e precisão da versão adaptada da Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Médio (EAVAP-EM), por meio de uma análise fatorial confirmatória (AFC). Participaram 701 alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio (M = 16,1; DP = 1,0), provenientes de instituições públicas e particulares dos estados do Paraná e de São Paulo. A AFC indicou a presença dos três fatores da EAVAP-EM, com consistência interna considerada adequada, sendo que o instrumento apresentou bons índices de ajuste. Houve correlações positivas e significativas entre os fatores, com magnitude variando de média a grande. Ainda, os estudantes reportaram fazer mais uso de estratégias metacognitivas. Os resultados evidenciam importantes avanços no que concerne a medidas com bons indicadores psicométricos para avaliação das estratégias de aprendizagem, considerando sua relevância ao contexto psicoeducacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del presente estudio fue estimar evidencias de validez a partir de la estructura interna y la precisión de la versión adaptada de la Escala de Evaluación de Estrategias de Aprendizaje para la Escuela Preparatoria (EAVAP-EM), mediante un Análisis Factorial Confirmatorio (AFC). Participaron 701 estudiantes de primero a tercer año de secundaria (M = 16.1; DS = 1.0), de instituciones públicas y privadas de las provincias de Paraná y São Paulo. El AFC indicó la presencia de los tres factores del EAVAP-EM, con consistencia interna considerada adecuada. El instrumento mostró índices de ajuste adecuados. Hubo correlaciones positivas y significativas entre los factores, cuya magnitud varió de moderada a alta. Además, los estudiantes informaron que hacen un mayor uso de las estrategias metacognitivas. Los resultados evidencian avances importantes en cuanto a medidas con buenos indicadores psicométricos para evaluar estrategias de aprendizaje, considerando su relevancia para el contexto psicoeducativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to estimate validity evidence based on the internal structure and accuracy of the adapted version of the Learning Strategies Assessment Scale for High School (EAVAP-EM), using Confirmatory Factor Analysis (CFA). Participants were 701 first- to third-year high school students (M = 16.1; SD = 1.0), from public and private institutions in the states of Paraná and São Paulo. The CFA indicated the presence of the three factors of the EAVAP-EM, with adequate internal consistency. The instrument also showed good fit indices. There were positive and significant correlations between the factors, with magnitude ranging from medium to large. Moreover, students reported making more use of metacognitive strategies. The results evinced significant advances regarding measures with good psychometric parameters to assess learning strategies, considering their relevance to the psychoeducational context.
  • Escala de Motivação para Aprender com o Uso das TDIC (EMA - TDIC) Articles

    Beluce, Andrea Carvalho; Oliveira, Katya Luciane de; Almeida, Leandro Silva; Baptista, Makilim Nunes

    Resumo em Português:

    Resumo A motivação para aprender, como componente socioafetivo, tem sido investigada como um fenômeno facilitador para a permanência dos jovens na educação formal. O objetivo deste estudo foi buscar evidências de conteúdo e da estrutura interna dos itens integrantes de um instrumento para identificar a qualidade motivacional para aprender com o uso das TDIC (EMA - TDIC), sendo seu âmbito de aplicação os estudantes dos ensinos médio e superior. Participaram neste estudo 822 estudantes que responderam coletivamente à escala. Realizou-se análises descritivas e fatoriais exploratória (AFE) e confirmatória (AFC) dos itens. Os resultados da AFC corroboraram o modelo estrutural instituído na AFE, isto é, confirmou-se a estrutura de três dimensões: Motivação Controlada, Motivação Autônoma e Desmotivação. Novos estudos estão em andamento, visando ampliar as evidências psicométricas do instrumento, aumentando as possibilidades de rentabilização desse questionário nos contextos educativos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La motivación para aprender, como componente socio-afectivo, ha sido investigada como un fenómeno facilitador para la permanencia de los jóvenes en la educación formal. El objetivo de este estudio fue buscar evidencias de contenido y de estructura interna de los ítems que conforman un instrumento para identificar la calidad motivacional para aprender con el uso de las TICs (EMA - TDIC), para los estudiantes de secundaria y preparatoria. En este estudio participaron 822 estudiantes que respondieron colectivamente a la escala. Se realizaron análisis descriptivos y exploratorios (AFE) y confirmatorios (AFC) de los ítems. Los resultados del AFC corroboraron el modelo estructural establecido en el AFE, es decir, se confirmó la estructura tridimensional: Motivación Controlada, Motivación Autónoma y Desmotivación. Se están realizando nuevos estudios, con el objetivo de ampliar la evidencia psicométrica del instrumento, aumentando las posibilidades de rentabilizar este cuestionario en contextos educativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The motivation to learn, as a socio-affective component, has been investigated as a facilitating phenomenon for the permanence of young people in formal education. The aim of this study was to seek evidence of content and the internal structure of the items that make up an instrument to identify the motivational quality for learning with the use of DICT (EMA - TDIC), with its scope being students in high school and higher education. Participants in this study were 822 students, who responded collectively to the scale. Descriptive and exploratory (EFA) and confirmatory (CFA) analysis of the items were performed. The CFA results corroborated the structural model established in the EFA, that is, the three-dimensional structure was confirmed: Controlled Motivation, Autonomous Motivation and Demotivation. New studies are underway, aiming to expand the psychometric evidence of the instrument, increasing the possibilities of making this questionnaire useful in educational contexts.
  • Implicações da Motivação na Aplicação das Estratégias de Aprendizagem de Tecnólogos Articles

    Cunha, Neide de Brito; Ferraz, Adriana Satico; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desta pesquisa foi investigar a associação existente entre a motivação intrínseca e extrínseca para o uso das estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas em tecnólogos. Foram analisadas também as possíveis diferenças em ambos os construtos em face do sexo e do curso. Participaram 96 estudantes de dois cursos tecnológicos de uma instituição de ensino pública do interior paulista. Foram utilizadas a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Universitários e a Escala de Estratégias de Aprendizagem em Universitários. Os resultados apontaram a prevalência da motivação intrínseca e das estratégias metacognitivas e que as orientações motivacionais se relacionaram positivamente com as estratégias cognitivas e metacognitivas. Não houve diferenças em relação ao sexo e ao curso frequentado. Novos estudos devem ampliar os conhecimentos quanto às características desse público que em seus cursos tem objetividade dos seus currículos para a inserção no mercado de trabalho e as atividades práticas como uma realidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue investigar la asociación entre la motivación intrínseca y extrínseca para el uso de estrategias de aprendizaje cognitivo y metacognitivo en tecnólogos. También se analizaron las posibles diferencias en ambos constructos en cuanto a sexo y curso. Participaron 96 estudiantes de dos cursos tecnológicos de una institución de educación pública de la provincia de São Paulo. Se utilizó la Escala de Motivación para Aprender para Estudiantes Universitarios y la Escala de Estrategias de Aprendizaje para Estudiantes Universitarios. Los resultados mostraron la prevalencia de la motivación intrínseca y las estrategias metacognitivas y que las orientaciones motivacionales se relacionaron positivamente con las estrategias cognitivas y metacognitivas. No hubo diferencias con respecto al género y al año de escolarización. Nuevos estudios deben ampliar el conocimiento sobre las características de este público, cuyos planes de estudio se orientan para la inserción en el mercado laboral e incluyen las actividades prácticas como una realidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate the association between intrinsic and extrinsic motivation for the use of cognitive and metacognitive learning strategies in technologists. Possible differences in both constructs in terms of sex and course were also analyzed. Participants were 96 students from two technological courses at a public education institution in the state of São Paulo. The Motivation to Learn Scale for University Students and the Scale for Learning Strategies for University Students were used. The results showed the prevalence of intrinsic motivation and metacognitive strategies. The motivational orientations were positively related to cognitive and metacognitive strategies. There were no differences regarding gender, or the course attended. New studies should broaden the knowledge about the characteristics of this public, whose course curricula are directed toward inclusion in the labor market and include practical activities as a reality.
  • Adaptação da Teacher Emotions Scale (TES) ao Contexto Brasileiro Articles

    Moreira, Tatiana; Faiad, Cristiane; Jesuíno, Ana Deyvis Santos Araújo; Lima-Costa, Ariela Raissa; Frenzel, Anne C.

    Resumo em Português:

    Resumo As emoções são reações psicobiológicas complexas, articulando padrões motivacionais, impulso de ação e mudanças fisiológicas. O objetivo foi validar um instrumento de autorrelato para avaliação das emoções de professores em um contexto brasileiro. Propõe-se a adaptação da Escala de Emoções do Professor (TES) - desenvolvido em alemão e traduzido para o inglês -, que avalia o prazer, a raiva e a ansiedade dos professores. Oito especialistas traduziram e retraduziram a escala de e para inglês e alemão. Os participantes foram 410 professores, que também responderam à Escala de Afeto (AS) e ao Work Burnout Inventory (WBI). A análise fatorial exploratória encontrou três fatores (prazer, α = 0,88, ansiedade, α = 0,67 e raiva, α = 0,81), como na escala original e correlações significativas entre as dimensões das escalas e as subescalas AS e WBI. A adaptação dessa escala contribuirá para as pesquisas atuais sobre as emoções dos professores no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las emociones son reacciones psicobiológicas complejas, que articulan patrones motivacionales, impulsos de acción y cambios fisiológicos. El objetivo fue validar un instrumento de autoinforme para la evaluación de las emociones de los docentes para el contexto brasileño - la Escala de Emociones de los Docentes (TES), desarrollada en alemán y traducida al inglés, que evalúa el placer, la ira y la ansiedad de los profesores. Los participantes fueron 410 docentes, quienes también respondieron a la Escala de Afecto (AS) y el Inventario de Burnout en el Trabajo (WBI). El análisis factorial exploratorio encontró tres factores (placer, α = 0,88, ansiedad, α = 0,67 e ira, α = 0,81), como en la escala original. También se encontraron correlaciones significativas entre las dimensiones de las escalas y las subescalas AS y WBI. La adaptación de esta escala contribuirá a la investigación actual sobre las emociones de los profesores en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Emotions are complex psychobiological reactions, articulating motivational patterns, an impulse for action, and physiological changes. The aim was to adapt and validate a self-report instrument for the assessment of teachers’ emotions in a Brazilian context. We propose the adaptation of the Teacher Emotions Scales (TES) - developed in German and translated to English -, which assesses teachers’ enjoyment, anger, and anxiety. Eight specialists translated and back-translated the scale in and from both English and German. Participants were 410 teachers and professors, who also answered the Affect Scale (AS) and the Work Burnout Inventory (WBI). Exploratory factorial analysis found three factors (enjoyment, ω = .88, anxiety, ω = .67, and anger, ω = .81), as in the original scale. We also found meaningful correlations between the dimensions of the scales and the AS and WBI subscales. Adapting this scale will contribute to current research on teacher emotions in Brazil.
  • Análise das Qualidades Psicométricas da Versão Portuguesa do Inventário de Avaliação da Espontaneidade (SAI-R) Articles

    Gonzalez, António-José; Martins, Paulo Jorge; Lima, Margarida Pedroso de; Rosado, António

    Resumo em Português:

    Resumo A espontaneidade e as suas ligações à saúde mental e ao bem-estar são uma componente central quer na teoria quer na prática do psicodrama, e a literatura especializada associa a presença de patologia à falta de espontaneidade. Neste artigo, elencam-se alguns dos resultados obtidos em estudos em língua inglesa do SAI-R e apresentam-se os estudos da sua validação para a população portuguesa. Na validação do SAI-R para o contexto português, foi confirmada a estrutura fatorial com 719 sujeitos, distribuídos em duas amostras independentes. Os participantes tinham idades entre os 18 e os 69 anos. Por fim, foram testadas a fiabilidade compósita e a validade convergente, bem como a validade do tipo critério em duas amostras independentes (n 1ªamostra =348 e n 2ªamostra =371). Apesar de serem necessários mais estudos com populações clínicas, o SAI-R apresenta-se como um instrumento curto e válido para aplicar em contextos clínicos e não clínicos quando se pretende avaliar a espontaneidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La espontaneidad y sus vínculos con la salud mental y el bienestar son una componente central tanto en la teoría como en la práctica del psicodrama, y la literatura especializada asocia la presencia de patología con la falta de espontaneidad. En este artículo se enumeran resultados obtenidos con la versión inglesa del SAI-R y se presentan estudios para su aplicación en la población portuguesa. En la validación del SAI-R para el contexto portugués, se confirmó la estructura factorial con 719 sujetos, distribuidos en dos muestras independientes. Los participantes tenían entre 18 y 69 años. Finalmente, se probaron la confiabilidad compuesta y la validez convergente, así como la validez cruzada en las dos muestras independientes (n muestra 1 = 348 y n muestra2 = 371). Aunque son necesarios más estudios con poblaciones clínicas, el SAI-R se presenta como un instrumento breve y válido para ser aplicado en contextos clínicos y no clínicos en la evaluación de la espontaneidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Spontaneity and its connections to mental health and wellbeing are a central theme in both the theory and practice of psychodrama, and the specialized literature sometimes even associates the presence of pathology with a lack of spontaneity. In this article, we list some of the results obtained in studies with the English-language version of the spontaneity scale and present its validation studies for the Portuguese population. We verified a factorial structure with 719 subjects, divided into two independent samples in the validation of the SAI-R for the Portuguese context. Participants had an age range of 18 to 69 years old. Furthermore, composite reliability, convergent validity, and cross validity were tested in two other independent samples (n sample1 =348 and n sample2 =371). Although further studies with clinical samples are needed, the SAI-R presents itself as a short and valid instrument to apply in clinical and non-clinical settings when assessing spontaneity.
  • Propriedades Psicométricas do Questionário Disexecutivo (DEX): Um Estudo com Adultos Idosos Brasileiros Articles

    Oliveira, Camila Rosa de; Lima, Margarida Maria Baptista Mendes Pedroso de; Barroso, Sabrina Martins; Argimon, Irani Iracema de Lima

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi verificar as propriedades psicométricas do Questionário Disexecutivo (DEX) por meio de análise fatorial exploratória (AFE), evidências de confiabilidade e de validade convergente, em uma amostra de adultos idosos neurologicamente preservados. Participaram 345 adultos idosos que responderam, além do DEX, um questionário sociodemográfico e clínico, o Miniexame do Estado Mental (MEEM) e duas tarefas de fluência verbal. A AFE foi conduzida por meio de análise paralela com base na geração de matriz de correlação policórica, bem como correlação de Pearson entre os escores do DEX, idade, escolaridade, MEEM e tarefas de fluência verbal. A AFE sugeriu a extração de dois fatores (“Inibição” e “Regulação Social e Planejamento”) e o DEX associou-se negativamente com a idade e com o MEEM. Conclui-se que o DEX apresentou estrutura fatorial satisfatória para adultos idosos, podendo ser considerado uma medida confiável de autorrelato para queixas de funções executivas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue verificar las propiedades psicométricas del Cuestionario Disejecutivo (DEX) a través del análisis factorial exploratorio (AFE), evidencias de confiabilidad y validez convergente, en una muestra de adultos mayores preservados neurológicamente. Participaron 345 adultos mayores que respondieron, además del DEX, un cuestionario sociodemográfico y clínico, el Mini Examen del Estado Mental (MEEM) y dos tareas de fluidez verbal. La AFE se realizó mediante Análisis Paralelo basado en la generación de una matriz de correlación policórica, así como la correlación de Pearson entre las puntuaciones del DEX, edad, nivel de escolarización, MEEM y tareas de fluidez verbal. La AFE sugirió la extracción de dos factores (“Inhibición” y “Regulación y Planificación Social”) y el DEX se asoció negativamente con la edad y con el MEEM. Se concluyó que el DEX presentó una estructura factorial satisfactoria para adultos mayores, lo que puede considerarse una medida de autoinforme fiable para las quejas de funciones ejecutivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to verify the psychometric properties of the Dysexecutive Questionnaire (DEX) through exploratory factor analysis (EFA), evidence of reliability, and convergent validity, in a sample of neurologically preserved older adults. Participants were 345 older adults who answered, in addition to DEX, a sociodemographic and clinical questionnaire, the Mini-Mental State Examination (MMSE), and two verbal fluency tasks. The EFA was conducted through Parallel Analysis based on the generation of a polychoric correlation matrix, as well as Pearson’s correlation between the DEX scores, age, education, MMSE, and verbal fluency tasks. According to the EFA, the extraction of two factors (“Inhibition” and “Social Regulation and Planning”) was suggested and DEX was negatively associated with age and MMSE. In conclusion, DEX presented a satisfactory factorial structure for older adults, which can be considered a reliable self-report measure for complaints of executive functions.
  • Propriedades Psicométricas do Personality Inventory for DSM-5 (PID-5) em Amostras Brasileiras Articles

    Oliveira, Sérgio Eduardo Silva de; Bandeira, Denise Ruschel; Primi, Ricardo; Krueger, Robert Frank

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo investigar as propriedades psicométricas do Inventário de Personalidade para o DSM-5 (PID-5) para amostras clínica e comunitária brasileiras. Esta pesquisa incluiu 1.210 pessoas, sendo 554 delas com indicadores de psicopatologia. Os participantes responderam ao PID-5 e ao Self-Reporting Questionnaire, além de um questionário sobre dados sociodemográfico e de saúde que incluía os seis itens do módulo de risco de suicídio Mini International Neuropsychiatric Interview. Os resultados mostraram que as 25 facetas do PID-5 apresentaram coeficientes de confiabilidade adequados e evidências de unidimensionalidade. A estrutura de cinco fatores do instrumento foi replicada com altos níveis de congruência com a amostra representativa da América do Norte. Os escores PID-5 foram estatisticamente diferentes entre os grupos clínicos e comunitários e foram positivamente correlacionados com medidas de risco de suicídio e sintomas psicopatológicos. Este estudo apresenta as propriedades psicométricas do PID-5 e sua adequação para uso na população brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo investigar las propiedades psicométricas del Inventario de Personalidad para el DSM-5 (PID-5) en muestras clínicas y comunitarias de Brasil. Esta investigación incluyó a 1.210 personas, 554 de ellas con indicadores de psicopatología. Los participantes respondieron al PID-5 y al Self-Reporting Questionnaire, además de un cuestionario de datos sociodemográficos y de salud que incluía los seis ítems del módulo de suicidio de la Mini Entrevista Neuropsiquiátrica Internacional. Los resultados mostraron que las 25 facetas del PID-5 presentaron coeficientes de confiabilidad adecuados y evidencias de unidimensionalidad. La estructura de cinco factores del instrumento se replicó con altos niveles de congruencia con la muestra representativa de Norteamérica. Las puntuaciones de PID-5 fueron estadísticamente diferentes entre los grupos clínicos y comunitarios, y se correlacionaron positivamente con las medidas de riesgo de suicidio y síntomas psicopatológicos. Este estudio presenta las propiedades psicométricas del PID-5 y su idoneidad para su uso en la población brasileña.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate the psychometric properties of the Personality Inventory for DSM-5 (PID-5) in Brazilian community and clinical samples. This research included 1,210 people, 554 of them with psychopathology indicators. The participants answered the PID-5 and the Self-Reporting Questionnaire, in addition to a sociodemographic and health data questionnaire that included the six items of the suicidality module of the Mini International Neuropsychiatric Interview. The results showed that the 25 facets of the PID-5 had adequate reliability coefficients and evidence of unidimensionality. The instrument’s five-factor structure was replicated with high levels of congruence with the representative sample from North America. PID-5 scores were statistically different between clinical and community groups and were positively correlated with measures of suicide risk and psychopathological symptoms. This study presents the psychometric properties of PID-5 and its suitability for use in the Brazilian population.
  • Relação entre Solidão e Indicadores de Saúde Mental em Idosos durante a Pandemia da COVID-19 Articles

    Schütz, Daiana Meregalli; Borges, Lisandra; Ferreira, Heloísa Gonçalves; Irigaray, Tatiana Quarti

    Resumo em Português:

    Resumo O isolamento social causado pela pandemia mundial interferiu não somente na forma como as pessoas se relacionam, mas também trouxe grande impacto na saúde mental da população, independentemente da idade. Este estudo teve como principal objetivo avaliar a intensidade de sintomas de depressão e de ansiedade, estresse percebido, níveis de solidão e de bem-estar psicológico em idosos durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19. Participaram do estudo 86 idosos, de 60 a 90 anos de idade (M = 70,95; DP = 7,08), moradores da região sul do país. Eles foram entrevistados por uma chamada de vídeo por WhatsApp e responderam sobre sintomas de estresse, ansiedade, solidão, depressão e saúde mental positiva. Os resultados mostraram que 55,8% apresentaram sintomas acentuados de estresse, 18,6% sintomas de ansiedade, 16,3% sintomas de depressão e 5,82% solidão moderada a grave. Verificou-se que os participantes que se sentiam mais sozinhos apresentaram menores escores de bem-estar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El aislamiento social causado por la pandemia mundial ha interferido en la manera en que las personas se relacionan, teniendo un gran impacto en la salud mental de la población, independientemente de su edad. Este estudio tuvo como objetivo evaluar la intensidad de los síntomas de depresión y ansiedad, estrés percibido, niveles de soledad y bienestar psicológico en ancianos durante el distanciamiento social por la pandemia de COVID-19. El estudio incluyó a 86 personas mayores, de 60 a 90 años (M=70,95; DS=7,08), residentes en la región sur del país. Fueron entrevistados por una videollamada de WhatsApp y respondieron sobre síntomas de estrés, ansiedad, soledad, depresión y salud mental positiva. Los resultados mostraron que 55,8% tenía síntomas de estrés severo, 18,6% síntomas de ansiedad, 16,3% síntomas de depresión y 5,82% soledad moderada a severa. Se averiguó que los participantes que se sentían más solos tenían puntuaciones de bienestar más bajas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Social isolation due to the global pandemic influenced not only the way how people interact, but it also brought a huge impact on the population’s mental health, regardless of their age. This study aimed to evaluate the intensity of symptoms of depression and anxiety, perceived stress, levels of loneliness, and psychological well-being in the elderly during social distancing due to the COVID-19 pandemic. The study included 86 elderlies, aged 60 to 90 years old (M=70.95; SD=7.08), living in the southern region of the country. They were interviewed by a WhatsApp video call and responded about symptoms of stress, anxiety, loneliness, depression, and positive mental health. The results showed that 55.8% had high stress symptoms, 18.6% anxiety symptoms, 16.3% depression symptoms, and 5.82% moderate to severe loneliness. It was found that participants who felt more alone had lower well-being scores.
  • Pode o pensamento crítico ser avaliado de forma breve? Articles

    Saiz, Carlos; Almeida, Leandro S.; Rivas, Silvia F.

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do nosso estudo foi validar uma versão breve do Teste Completo de Pensamento Crítico (PC) PENCRISAL, em espanhol e português. Aqui apresentamos o primeiro. Esta versão resumida consiste em 2 fatores, com 3 itens cada. Um fator avalia a argumentação geral e o outro as formas de raciocínio mais utilizadas no dia a dia. Além disso, ambos os fatores avaliam indiretamente a tomada de decisão e a resolução de problemas, graças à natureza dos itens, nos quais se levantam problemas diários que devem ser resolvidos e para os quais, às vezes, devem ser tomadas decisões. A análise fatorial confirmatória nos oferece índices adequados de ajustamento que sustentam a estrutura da versão resumida do teste apresentado. Os coeficientes de confiabilidade e validade são razoavelmente robustos, o que faz com que este teste sirva para os objetivos de investigação declarados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de la investigación ha sido validar una versión breve de la prueba completa de pensamiento crítico (PC) PENCRISAL, en español y portugués. Aquí se presenta la primera. Esta versión breve consta de 2 factores, con 3 ítems cada uno. Un factor evalúa argumentación general, y el otro las formas de razonamiento más empleadas a diario. Además, ambos factores evalúan indirectamente la toma de decisiones y la solución de problemas, gracias a la naturaleza de los ítems, en los que se plantean problemas cotidianos que se deben resolver y, en ocasiones, hay que tomar decisiones. El análisis factorial confirmatorio nos ofrece índices de ajuste adecuados que avalan la estructura de la versión breve del test presentado. Los coeficientes de fiabilidad y validez son razonablemente robustos, lo que hace que esta prueba sirva a los objetivos de investigación establecidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of our study was to validate a short version of the PENCRISAL complete critical thinking test, in Spanish and Portuguese. Here we present the first. This short version consists of 2 factors, with 3 items each. One factor assesses general argumentation, and the other the forms of reasoning most used on a daily basis. In addition, both factors indirectly evaluate decision-making and problem solving, thanks to the nature of the items, in which daily problems are raised that must be solved and for which decisions must sometimes be made. The confirmatory factor analysis offers us solid and consistent indices that support the structure of the short version of the test presented. The reliability and validity coefficients are reasonably robust, as to make this test serve very well for the stated objectives.
  • Quão Eficazes são os Estímulos de Anáglifos 3D? Uma Análise no Reconhecimento Emocional Articles

    Moret-Tatay, María del Carmen; Pérez-Mengual, Núria; Sáiz-Mauleón, Begoña; Lapuerta, Francesc Bañuls

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi examinar o papel dos ambientes virtuais no reconhecimento visual. Foi escolhida uma técnica clássica e economicamente acessível a todos: o anáglifo. Foi desenvolvida uma bateria de imagens que diferiam em sua carga emocional. Avaliou-se a valência emocional do novo estímulo por meio da bateria SAM. As modalidades 2D e anáglifo também foram testadas. Participaram 32 sujeitos no primeiro estudo e 42 sujeitos na tarefa de reconhecimento. Os resultados: i) Os participantes foram mais precisos nos ambientes 2D clássicos em comparação com os 3D; ii) os participantes foram mais eficientes na condição negativa 3D em comparação com o resto das condições emocionais nessa categoria, enquanto o ambiente neutro foi o mais eficiente para 2D. Sugere-se que a codificação da informação seria mais simples para um estímulo 2D, no entanto, efeitos tão robustos quanto a carga emocional se manifestariam mais claramente em uma apresentação mais profunda.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue examinar el papel de los entornos virtuales en el reconocimiento visual. Se eligió una técnica clásica y económicamente accesible: el anaglifo. Se desarrolló una batería de imágenes que diferían en su carga emocional. La valencia emocional del nuevo estímulo fue evaluada a través de la batería SAM. Se probaron las modalidades 2D y anaglifo. 32 sujetos participaron en el primer estudio y 42 sujetos en la tarea de reconocimiento. Los resultados: i) los participantes fueron más precisos en entornos 2D clásicos en comparación con 3D, ii) los participantes fueron más eficientes en la condición 3D negativa en comparación con el resto de las condiciones emocionales en esta categoría, mientras que el entorno neutral fue el más eficiente para 2D. Se sugiere que la codificación de información sería más simple para un estímulo 2D, sin embargo, efectos tan robustos como la carga emocional se manifestarían más claramente en una presentación de mayor profundidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to examine the role of virtual environments in visual recognition. A classic and economically accessible technique was chosen: anaglyph. A battery of images that differed in their emotional charge was developed. The emotional valence of the new stimulus was evaluated using the SAM battery. 2D and anaglyph modalities were also tested. 32 subjects participated in the first study and 42 subjects in the recognition task. The results: i) Participants were more accurate in classic 2D environments compared to 3D, ii) participants were more efficient in the negative 3D condition compared to the rest of the emotional conditions in this category, while the neutral environment was the most efficient for 2D. It is suggested that coding information would be simpler for a 2D stimulus, however, effects as robust as emotional charge would manifest more clearly in a deeper presentation.
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br