Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 26, Número: 4, Publicado: 2021
  • Escala de Crenças Sobre Violência Conjugal (ECV): Versão Brasileira Artigos

    Moura, Julliane Quevedo de; Habigzang, Luísa Fernanda; Matos, Marlene; Gonçalves, Mariana

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo visou traduzir, adaptar e verificar evidências de validade da Escala de Crenças sobre Violência Conjugal (ECVC), bem como investigou diferenças nos índices de concordância com crenças legitimadoras de violência conjugal, considerando as variáveis gênero, escolaridade e possuir filhos. Os participantes foram adultos brasileiros (N = 1.337), maiores de 18 anos, sendo 66,34% pertencentes ao gênero feminino e 33,65% masculino. Foram realizadas análises fatoriais confirmatórias e exploratórias, e análise de comparação das médias através de uma ANOVA. Os 25 itens da escala apresentaram cargas fatoriais superiores a 0,46. A versão brasileira da escala apresentou estrutura unidimensional. Foi observado que os três indicadores utilizados para avaliar a consistência interna apresentaram valores satisfatórios. Por fim, identificou-se que participantes do gênero masculino, com menor escolaridade e com filhos apresentaram maior concordância com crenças legitimadoras de violência conjugal. Os resultados encontrados reforçam as qualidades psicométricas da escala indicando sua aplicabilidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo traducir, adaptar y verificar evidencias de validez de la Escala de Creencias sobre Violencia Conyugal (ECVC), así como investigar diferencias en los índices de concordancia con las creencias legitimadoras de violencia conyugal, considerando las variables género, educación y tener hijos. Los participantes eran adultos brasileños (N = 1.337), mayores de 18 años, de los cuales el 66,34% eran mujeres y el 33,65% hombres. Se realizaron análisis factoriales confirmatorios y exploratorios, y análisis de comparación de medias a través de ANOVA. Los 25 ítems de la escala presentaron cargas factoriales superiores a 0,46. La versión brasileña de la escala tenía una estructura unidimensional. Se observó que los tres indicadores utilizados para evaluar la consistencia interna presentaron valores satisfactorios. Finalmente, se identificó que los varones, con menor nivel educativo y con hijos, mostraron mayor acuerdo con las creencias legitimadoras de la violencia conyugal. Los resultados encontrados denotan las cualidades psicométricas de la escala, reforzando su aplicabilidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to translate, adapt, and verify the evidence of validity of the Belief Scale on Conjugal Violence (Escala de Crenças sobre Violência Conjugal - ECVC), as well as to investigate differences in the indices of agreement with legitimizing beliefs of conjugal violence, considering the variables gender, education, and having children. Participants were Brazilian adults (N = 1,337), over 18 years old, 66.34% of whom were women and 33.65% men. Confirmatory and exploratory factor analyses were conducted, as well as a comparison of means using ANOVA. The 25 items on the scale presented factorial loadings greater than 0.46. The Brazilian version of the scale had a unidimensional structure, and the three indicators used to assess internal consistency showed satisfactory values. Finally, results indicated that men with less education and with children showed greater agreement with beliefs legitimizing conjugal violence. The results reinforce the psychometric qualities of the scale, indicating its applicability.
  • Escala McGill-UFRGS para Avaliação dos Grupos de Amigos: Adaptação e Propriedades Psicométricas Artigos

    Pereira, Anderson Siqueira; DeSousa, Diogo Araujo; Dutra-Thomé, Luciana; Koller, Silvia Helena

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é apresentar o processo de adaptação e as propriedades psicométricas da Escala McGill-UFRGS de avaliação das funções de amizade em grupos de amigos. Participaram do estudo 521 jovens adultos com idades entre 18 e 30 anos (M = 22,68; DP = +-3,21). A estrutura de seis fatores da escala apresentou bons índices de ajuste (CFI = 0,968, TLI = 0,965, RMSEA = 0,067, IC90% = 0,063-0,071) na análise fatorial confirmatória e demonstrou invariância de medida entre gêneros e grupos etários. Os coeficientes de confiabilidade dos fatores da escala foram bons, com alfas de Cronbach variando entre 0,875 e 0,912, e confiabilidade composta variando entre 0,956 e 0,966. A Escala McGill-UFRGS mostra-se uma adaptação válida e confiável para a avaliação das funções de amizade em grupo de amigos entre jovens adultos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es presentar el proceso de adaptación y las propiedades psicométricas de la Escala McGill-UFRGS para la evaluación de las funciones de amistad en grupos de amigos. Participaron del estudio un total de 521 adultos jóvenes de 18 a 30 años (M = 22,68; DS = +-3,21). La estructura de seis factores de la escala mostró buenos índices de ajuste en el análisis factorial confirmatorio (CFI = 0.968, TLI = 0.965, RMSEA = 0.067, IC90% = 0.063-0.071) y demostró invarianza de medición entre géneros y grupos de edad. Los coeficientes de confiabilidad de los factores de la escala fueron buenos, con alfa de Cronbach oscilando entre 0,875 e 0,912 y confiabilidad compuesta entre 0,956 e 0,966. La escala McGill-UFRGS se presenta como un instrumento válido y fiable para la evaluación de las funciones de amistad en un grupo de amigos entre adultos jóvenes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article was to present the adaptation process and psychometric properties of the McGill-UFRGS Scale for the assessment of friendship functions in peer groups. A total of 521 young adults aged 18 to 30 years (M = 22.68; SD = + 3.21) participated in the study. The six-factor structure of the scale had good fit indices (CFI = 0.968, TLI = 0.965, RMSEA = 0.067, CI90% = 0.063-0.071) in confirmatory factor analysis and demonstrated measurement invariance across sex and age groups. The reliability estimates of the factor scores were good, with Cronbach’s alphas ranging from .875 to .912 and composite reliability ranging from .956 to .966. The McGill-UFRGS Scale proved to be a valid and reliable instrument for assessing friendship group functions among young adults.
  • Representações Sociais Sobre o Autismo Elaboradas por Estudantes Universitários Artigos

    Dias, Camila Cristina Vasconcelos; Maciel, Silvana Carneiro; Silva, João Victor Cabral da; Menezes, Thaís de Sousa Bezerra de

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou identificar a estrutura e os processos sociocognitivos da representação social do autismo elaborada por universitários. Participaram 206 universitários brasileiros, maioria mulheres com idade média de 22 anos e provenientes de instituições públicas. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), estudada por meio da análise prototípica no IRAMUTEQ e questões dissertativas, cujos dados foram submetidos à apreciação de conteúdo temático-categorial. Os resultados indicaram que a representação social do autismo foi ancorada na doença mental e objetivada na descrição de autismo infantil contida na CID-10, visto que o elemento mais frequente da estrutura foi “criança” e o mais prontamente evocado foi “doença”. Tais achados evidenciam, especialmente, que a representação ancorada na doença mental implica em atribuir ao autismo e às pessoas autistas o arcabouço de crenças e cognições que refletem uma atmosfera de muitos desafios para a superação de fenômenos como o preconceito e a discriminação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo identificar la estructura y los procesos sociocognitivos de la representación social del autismo desarrollada por universitarios. Participaron 206 estudiantes de universidades brasileñas, en su mayoría mujeres con una media de edad de 22 años, provenientes de instituciones públicas. Se utilizó la Técnica de Asociación Libre de Palabras (TALP), investigada mediante análisis prototípico en IRAMUTEQ y preguntas abiertas, cuyos datos fueron sometidos a análisis de contenido por categorías temáticas. Los resultados indicaron que la representación social del autismo estaba anclada en la enfermedad mental y objetivada en la descripción del autismo infantil contenida en la CIE-10, visto que, el elemento más frecuente de la estructura fue “niño”, y el más fácilmente evocado fue “enfermedad”. Los hallazgos muestran especialmente que, una representación anclada en la enfermedad mental, implica atribuir al autismo y a las personas autistas en un marco de creencias y cogniciones que refleja una atmósfera de múltiples desafíos para superar fenómenos como el prejuicio y la discriminación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to identify the structure and socio-cognitive processes of the social representation of autism elaborated by university students. A total of 206 Brazilian university students participated in the study, most of whom were women attending public universities with a mean age of 22 years. The free word association technique was used, analyzed by prototypical analysis in IRAMUTEQ, and open questions were analyzed with thematic-categorical content analysis. The results revealed that the social representation of autism was anchored in mental illness and objectified in the description of Childhood Autism at ICD-10 since the most frequent element of the structure was “child” and the most readily evoked was “illness.” These findings especially suggest that a representation anchored in mental illness implies an attribution of a framework of beliefs and cognitions to autism and autistic people that reflects an atmosphere of many challenges to overcome phenomena such as prejudice and discrimination.
  • Desempenho em Aritmética de Estudantes com e sem Sintomas de TDAH Artigos

    Sperafico, Yasmini Lais Spindler; Pisacco, Nelba Maria Teixeira; Rohde, Luis Augusto Paim; Nogues, Camila Peres; Dorneles, Beatriz Vargas

    Resumo em Português:

    Resumo O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que frequentemente acarreta prejuízos ao desempenho acadêmico. O presente estudo teve como objetivo verificar a extensão desses prejuízos no desempenho aritmético, comparando estudantes com sintomas de TDAH com o de seus pares sem TDAH. O desempenho aritmético de 93 estudantes com sintomas de TDAH e 447 estudantes sem TDAH, entre 7 e 16 anos, de escolas públicas de Porto Alegre (3º a 9º ano), foi avaliado pelo Subteste de Aritmética do TDE. Estudantes com sintomas de TDAH apresentaram escores mais baixos e uma quantidade maior de erros de procedimento do que os estudantes sem o transtorno. Os resultados sugerem que sintomas frequentes de TDAH têm relação com maior ocorrência de erros no desempenho em aritmética dos estudantes avaliados neste estudo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El Trastorno por Déficit de Atención/Hiperactividad (TDAH) es un trastorno que frecuentemente acarrea perjuicios al desempeño académico. El presente estudio tuvo como objetivo verificar la extensión de las deficiencias en el desempeño aritmético, comparando el rendimiento de estudiantes con y sin síntomas de TDAH. El desempeño aritmético de 93 estudiantes con síntomas de TDAH y 447 estudiantes sin TDAH provenientes de escuelas públicas de Porto Alegre (del 3º al 9º año) y con edades entre los 7 y los 16 años, fueron evaluados por el Subtest de Aritmética del Test de Rendimiento Escolar. Los estudiantes con síntomas de TDAH presentaron puntuaciones más bajas y una mayor cantidad de errores de procedimiento que los estudiantes sin el trastorno. Los resultados sugieren que, en los estudiantes evaluados en este estudio, los síntomas frecuentes del TDAH se relacionan con una mayor frecuencia de errores en el desempeño en aritmética.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is a highly prevalent disorder that often impairs academic performance. The present study aimed to verify the extent of these impairments in arithmetic performance by comparing the performance of students with and without ADHD symptoms. The arithmetic performance of 93 students with ADHD symptoms and 447 students without ADHD was evaluated by the Arithmetical Subtest of the School Performance Test. Participants were attending public elementary schools in the municipality of Porto Alegre (3rd to 9th grades) and their age range was 7 to 16 years old. Those with ADHD symptoms had lower scores and a higher number of procedural errors than those without ADHD. The results suggest that frequent symptoms of ADHD are related to a higher frequency of errors in the arithmetic performance of the students assessed in this study.
  • Namoro e violência no namoro: Representações Sociais de Adolescentes Escolares Articles

    Silva, Karla Costa; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Bú, Emerson Araújo Do; Cavalcanti, Jaqueline Gomes; Pinto, Adriele Vieira de Lima

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se, neste estudo, analisar as Representações Sociais de adolescentes acerca do namoro e violência no namoro (VN) a partir de suas ancoragens sociais. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva-exploratória, que contou com 215 adolescentes de escolas públicas da cidade de João Pessoa-Paraíba, com idades entre 14 e 18 anos (M=16,16; DP=1,26), prevalentemente do sexo feminino (60,5%). Os participantes responderam à Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP); o Conflict in Adolescent Dating Relationship Inventory (CADRI); e um questionário sociodemográfico. Dados do CADRI e de caracterização sociodemográfica foram submetidos a análises descritivas, enquanto os da TALP a uma Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados ancoraram os objetos sociais nas esferas afetiva, comportamental, psicoafetiva, psico-orgânica e valorativa. O namoro foi objetivado como cumplicidade, fidelidade, respeito, amor, compromisso, decepção, traição, beijo e briga. Enquanto a VN foi objetivada como ciúmes, desrespeito, tristeza, briga, covardia, estupro, errado, ódio, morte e verbal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue analizar las Representaciones Sociales de los adolescentes sobre la violencia en el noviazgo (VN) desde sus anclajes sociales. Se trata de una investigación cuantitativa-cualitativa, descriptiva-exploratoria, que contó con 215 adolescentes de la ciudad de João Pessoa-Paraíba, con edades entre 14 y 18 años (M=16,16; DP=1,26), prevalentemente del sexo femenino (60,5%). Los participantes respondieron a la Técnica de Asociación Libre de Palabras (TALP); Conflict in Adolescent Dating Relationship Inventory (CADRI); y un cuestionario sociodemográfico. Datos del CADRI y de caracterización sociodemográfica se sometieron a análisis descriptivos, mientras que los de la TALP através de la Análisis Factorial de Correspondencia. Resultados anclaron los objetos sociales en esferas afectivas, conductuales, psicoafetivas, psicoorgánicas y valorativas. El noviazgo fue objetivado como complicidad, fidelidad, respeto, amor, compromiso, decepción, traición, beso y pelea. El VN fue objetivada como celos, falta de respeto, tristeza, pelea, cobardía, violación, mal, odio, muerte y verbal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to analyze the Social Representations of adolescents on dating and dating violence from their social anchors. This is a quantitative-qualitative, descriptive-exploratory study, involving 215 adolescents from public schools located in the city of João Pessoa - Paraíba, aged between 14 and 18 (M=16.16; SD=1.26), predominantly female (60.5%). Participants answered the Free Word Association Technique (FWAT); the Conflict in Adolescent Dating Relationship Inventory (CADRI); and, a sociodemographic questionnaire. Data from the CADRI and sociodemographic characterization were submitted to descriptive analysis, while those from the FWAT to the Correspondence Factor Analysis. Results anchored social objects in the affective, behavioral, psycho-affective, psycho-organic and valorative spheres. Dating was objectified as complicity, fidelity, respect, love, commitment, deception, betrayal, kiss, and fight. While dating violence was objectified as jealousy, disrespect, sadness, quarrel, cowardice, rape, wrong, hate, death and verbal.
  • Implicações da Vitimização por Bullying Escolar para a Saúde Mental: Evidências Qualitativas Articles

    Oliveira, Wanderlei Abadio de; Silva, Marta Angélica Iossi; Silva, Jorge Luiz da; Carlos, Diene Monique; Pereira, Beatriz; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou compreender o impacto da vitimização por bullying na saúde mental de adolescentes. Trata-se de uma investigação qualitativa, desenvolvida junto a 55 estudantes de 11 escolas públicas de uma cidade do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo a análise de conteúdo no software Atlas.TI. No grupo de participantes, 19 estudantes revelaram já ter sofrido bullying na escola. Verificou-se nas narrativas que a vitimização por bullying representa uma ameaça à saúde e bem-estar mental, caracterizando-se como uma experiência negativa, cotidiana e duradoura na trajetória escolar. Quatro categorias temáticas foram identificadas: 1) Sofrimentos mentais atribuídos às agressões sofridas; 2) Emoções negativas associadas à escola e aos relacionamentos com pares; 3) Impotência e passividade; e 4) Desconfiança diante das fracas respostas institucionais. Os resultados podem subsidiar intervenções com foco na promoção da saúde mental na escola junto aos estudantes vitimizados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo por objetivo comprender el impacto de la victimización por acoso escolar en la salud mental de los adolescentes. Se trata de una investigación cualitativa, desarrollada junto a 55 estudiantes de 11 escuelas públicas brasileñas. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas semiestructuradas y analizadas según el análisis de contenido en el software Atlas.TI. 19 estudiantes revelaron ya haber sufrido acoso en la escuela. Se verificó que la victimización representa una amenaza para la salud mental y el bienestar, caracterizándose como una experiencia negativa, cotidiana y duradera en la trayectoria escolar. Se identificaron cuatro categorías temáticas: 1) las enfermedades mentales atribuidas a las agresiones sufridas; 2) Emociones negativas asociadas a la escuela y a las relaciones con pares; 3) Impotencia y pasividad; y 4) Desconfianza ante las débiles respuestas institucionales. Los resultados pueden subsidiar intervenciones con foco en la promoción de la salud mental en la escuela.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to understand the impact of victimization caused by bullying on the mental health of adolescents. It is a qualitative investigation conducted with 55 students from 11 public schools in a city of Minas Gerais State, Brazil. The data were collected through semi-structured interviews and reviewed according to content analysis using Atlas TI software. A total of 19 students participating in the study reported having already suffered bullying at school. It was verified in the narratives that the victimization by bullying represents a threat to the health and mental well-being of the students, characterizing itself as a painful, daily and lasting experience in the school trajectory. Four thematic categories were identified: 1) Mental illness attributed to the aggressions suffered; 2) Negative emotions associated with school and peer relationships; 3) Impotence and passivity; and 4) distrust of weak institutional responses. The results can support interventions to promote mental health at school with victimized students.
  • Investigando a Invariância do Teste de Monitoramento Metacognitivo Articles

    Gomes, Cristiano Mauro Assis; Araujo, Jhonys de; Castillo-Díaz, Marcio Alexander

    Resumo em Português:

    Resumo Há uma hegemonia dos métodos de autorrelato e thinkaloud para avaliar metacognição. Isso é problemático, pois eles geram substanciais vieses do respondente e confirmatório, trazendo prejuízo à medida. O Teste de Monitoramento Metacognitivo (TMC) foi criado para avaliar a metacognição mediante o desempenho e eliminar os vieses supramencionados. Há evidências de validade convergente, divergente, estrutural, preditiva e incremental do TMC. Este artigo amplia os estudos de validade e analisa a invariância configural, métrica e escalar do TMC, em relação ao sexo, nacionalidade, e nível educacional. A amostra do estudo é composta por brasileiros e hondurenhos, e estudantes da 6ª à 12ª séries da educação básicae ensino superior. Os resultados indicam invariância configural, métrica e escalar para a variável sexo, assim como invariância configural e invariância parcial métrica e escalar para nacionalidade e nível educacional. Conclui-se que o TMC permite comparar médias da variável latente mensurada nos grupos analisados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Hay un predominio de métodos de auto-reporte e think aloud para evaluar la metacognición. Esto es problemático, ya que dichos métodos producen un considerable sesgo de respuesta y confirmación, lo que implica un perjuicio en la medición. La Prueba de Monitoreo Metacognitivo (PMM) fue diseñada para evaluar la metacognición por medio del desempeño y eliminar los sesgos mencionados anteriormente. Hay evidencia de validez convergente, divergente, estructural, predictiva e incremental de la PMM. Este artículo amplía los estudios de validez sobre la PMM, analizando la invarianza configural, métrica y escalar de la PMM con respecto a las variables sexo, nacionalidad y nivel educativo. La muestra del estudio está formada por brasileños y hondureños, y estudiantes de 6º a 12º grado de educación básica y educación superior. Los resultados indican invarianza configural, métrica y escalar para la variable sexo así como invarianza configural e invarianza parcial escalar y métrica para nacionalidad y nivel educativo. Se concluye que la PMM permite comparar medias de la variable latente medida en los grupos analizados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Metacognition is predominantly measured by the self-report and think-aloud methods. This is problematic since they produce considerable both respondent and confirmatory biases, which implies damage to the measurement. The Metacognitive Monitoring Test (MMT) was created to evaluate metacognition through performance and eliminate the aforementioned biases. There is evidence of MMT convergent, divergent, structural, predictive and incremental validity. This article expands the validity studies about the MMT by analyzing the configural, metric and scalar invariance of MMT across sex, nationality, and educational level variables. The sample is composed of Brazilian and Honduran subjects, as well as 6st to 12st grades and higher education students. Results indicate configural, metric and scalar invariance for the sex variable, as well as configural invariance and metric and scalar partial invariance for nationality and educational level. It is concluded that the MMT allows comparing means of the latent variable measured in the analyzed groups.
  • Adaptabilidade de Carreira, Percepções de Desenvolvimento Profissional e Empregabilidade: uma análise mediacional Articles

    Carvalho, Luara; Mourão, Luciana

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi testar o papel mediador da Percepção de Desenvolvimento Profissional na relação entre Adaptabilidade de Carreira e Percepção/Expectativa de Empregabilidade dos universitários. Participaram da investigação 1.105 estudantes (57% mulheres), oriundos de diferentes cursos de graduação e instituições. Os instrumentos adotados contavam com evidências de validade e na análise de dados utilizamos a modelagem por equações estruturais. Os resultados deram suporte à hipótese de pesquisa e corroboram estudos empíricos anteriores. O modelo indicou bom ajuste dos dados ao modelo hipotetizado (X2/gl=0,65; CFI=0,94; TLI=0,94; RMSEA=0,05; efeito indireto=0,31). A confirmação da relação mediadora contribui para o entendimento dos processos relativos à Percepção/Expectativa de Empregabilidade entre universitários. Impactos para o planejamento de carreira de universitários e subsídios para a gestão do Ensino Superior são algumas das implicações práticas do estudo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue probar el papel mediador de la percepción del desarrollo profesional en la relación entre la adaptabilidad a la carrera y la percepción/expectativa de empleabilidad de los estudiantes universitarios. El estudio incluyó 1.105 estudiantes (57% mujeres), provenientes de diferentes campos e instituciones. Los instrumentos adoptados tenían evidencias de validez y en el análisis de datos utilizamos el modelado de ecuaciones estructurales. Los resultados apoyaron la hipótesis de investigación y corroboran estudios empíricos previos. El modelo indicó un buen ajuste de los datos al modelo hipotético (X2/gl=0,65; CFI=0,94; TLI=0,94; RMSEA=0,05; efecto indirecto=0,31). La confirmación de la relación mediadora contribuye a la comprensión de los procesos relacionados con la Percepción/Expectativa de Empleabilidad entre los estudiantes universitarios. Los impactos para la planificación de la carrera de los estudiantes universitarios y las subvenciones para la gestión de la Educación Superior son algunas de las implicaciones prácticas del estudio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to test the mediating role that Perception of Professional Development has in the relationship between Career Adaptability and Perception of/Expectation of Employability among undergraduate students. A total of 1.105 students (57% of women) participated in the investigation, all from different undergraduate courses and institutions. The instruments used had evidence of validity, and data were analyzed through structural equation modeling. The results supported the research hypothesis and corroborate previous empirical studies. The model showed good fit for the data as to the hypothesized model (X2/df=0.65; CFI=0.94; TLI=0.94; RMSEA=0.05; indirect effect=0.31). The confirmation of the mediating relationship contributes to the understanding of the processes related to Perception of/Expectation of Employability among undergraduate students. Impacts on the career planning of undergraduate students and subsidies for Higher Education management are some of the practical implications of this study.
  • Compatibilidade Indivíduo-Organização e Intenção de Rotatividade: Moderação da Confiança na Organização Articles

    Ramos, Juliana Rodrigues; Ferreira, Maria Cristina; Martins, Leonardo Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo investigou a relação da compatibilidade indivíduo-organização com a intenção de rotatividade, e o efeito moderador da confiança do empregado na organização. A amostra compôs-se de 381 trabalhadores de ambos os sexos (61% do sexo feminino), com idade média de 39,23 anos, que responderam às versões on-line de medidas de valores organizacionais, de confiança do empregado na organização e de intenção de rotatividade. Os resultados indicaram que quanto maior a compatibilidade entre o indivíduo e a organização, relacionada aos valores de conservadorismo e harmonia, menor a intenção de rotatividade. A confiança nos padrões éticos da organização moderou a relação da compatibilidade indivíduo-organização associada aos valores de autonomia e de domínio com a intenção de rotatividade. Concluiu-se que a baixa confiança nos padrões éticos da organização contribui para acentuar a relação negativa entre a compatibilidade associada a tais valores e a intenção de rotatividade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio examinó la relación entre la compatibilidad individuo-organización e la intención de salida, moderada por la confianza en la organización. La muestra fue compuesta por 381 trabajadores de ambos sexos (61% sexo femenino) con edad media de 39,23 años. Los participantes respondieron a la versión online de los instrumentos de valores organizacionales, confianza del empleado en la organización e intención de salida. Los resultados indicaron que cuanto mayor es la compatibilidad individuo-organización en lo que se refiere a valores de conservadurismo y armonía, menor es la intención de rotatividad. La confianza en los patrones éticos de la organización moderó la relación de la compatibilidad individuo-organización asociada a los valores de autonomía y dominio y la intención de rotatividad. Se concluyó que la baja confianza en los patrones éticos de la organización contribuye a acentuar la relación negativa entre la compatibilidad asociada a tales valores y la intención de rotatividad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study examined the relationship between person-organization fit and turnover intentions, along with the moderating effect of organizational trust. The sample consisted of 381 workers of both genders (61% female) and average age of 39.23, who answered the on-line versions of organizational values, organizational trust and turnover intention measures. The results showed that the higher the person-organization fit related to conservatism and harmony values, the lower the turnover intention. Trust in the organization’s ethical standards moderated the relationship between person-organization fit related to dominance and autonomy values and turnover intention. It was concluded that a reduced trust in the organization’s ethical standards contributes to accentuate the negative relation between person-organization fit associated with such values and turnover intention.
  • Adolescentes que se autolesionam: como percebem e explicam tal comportamento? Articles

    Selbach, Luiza; Marin, Angela Helena

    Resumo em Português:

    Resumo A autolesão é prevalente na adolescência e indicada como um problema de saúde pública. Objetivou-se compreender como adolescentes percebem e explicam esse comportamento, considerando características de seu contexto familiar e escolar. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, do qual participaram cinco adolescentes que se autolesionavam, matriculados em uma escola pública de Novo Hamburgo-RS, que responderam aos instrumentos: Ficha de Dados Sociodemográficos, Entrevista Semiestruturada, Inventário de Percepção de Suporte Familiar, Inventário de Comportamentos Autorreferidos para Jovens de 11 a 18 Anos e Delaware School Climate Survey-Student. Analisou-se individualmente cada caso e realizou-se a síntese de casos cruzados. A autolesão foi indicada como uma estratégia para aliviar sofrimento. Evidenciou-se baixo suporte familiar, carência de competências e presença de indicadores de problemas internalizantes e externalizantes, assim como avaliação negativa das relações entre pares e do engajamento estudantil. Frente a um fenômeno complexo, faz-se importante contemplar questões individuais e relacionais nas intervenções.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La autolesión es frecuente en adolescencia y se indica como un problema de salud pública. El objetivo era comprender cómo adolescentes perciben y explican este comportamiento, considerando características de su contexto familiar y escolar. Es un estudio de caso múltiple, en el participaron cinco adolescentes con autolesión, matriculados en escuela pública en Novo Hamburgo-RS, que respondieron a los instrumentos: Hoja de Datos Sociodemográficos, Entrevista Semiestructurada, Inventario de Percepción de Apoyo Familiar, Auto informe para Jóvenes de 11 a 18 años y Delaware School Climate Survey-Student. Cada caso se analizó individualmente y se realizó una síntesis cruzada de casos. La autolesión se indicó como estrategia para aliviar el sufrimiento. Se evidenció poco apoyo familiar, falta de habilidades y presencia de indicadores de problemas de internalización y externalización, así como una evaluación negativa de las relaciones con los compañeros y la participación de los estudiantes. Ante un fenómeno complejo, es importante contemplar problemas individuales y relacionales en las intervenciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Self-harm is a prevalent adolescence behavior, indicated as a public health problem. The objective was to understand how adolescents perceive and explain this behavior, considering family and school characteristics. It’s a multiple case study, in which five self-harming adolescents participated, enrolled in a public school in Novo Hamburgo-RS, participated in the study. They answered the following instruments: Sociodemographic Data Sheet, Semi-Structured Interview, Family Support Perception Inventory, Youth Self-Reporting and Delaware School Climate Survey-Student. Each case was individually analyzed and cross-case synthesis was performed. Self-harm was indicated as a strategy to relief suffering and regulate emotions. Low familial support, lack of skills, and presence of internalizing and externalizing problems were evidenced, as well as negative evaluation of peer relations and student engagement. When faced with a complex phenomenon, it is important to contemplate individual and relational issues in interventions.
  • Desenvolvimento Emocional de Alunos Superdotados: Estudo Comparativo Acerca das Sobre-Excitabilidades Articles

    Sousa, Rhaissa Andrêssa Ramos de; Fleith, Denise de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi comparar estudantes superdotados, com talento acadêmico e artístico, e não superdotados em relação às sobre-excitabilidades, bem como investigar a percepção de professores de um atendimento educacional especializado a alunos com altas habilidades/superdotação acerca do desenvolvimento emocional de seus estudantes. Participaram do estudo 150 discentes, além de seis professores. Como instrumentos foram utilizados questionários de caracterização dos participantes, escala de sobre-excitabilidade e roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram analisados mediante estatística inferencial e análise de conteúdo. Os resultados indicaram diferenças significativas entre estudantes superdotados e não superdotados nos padrões de sobre-excitabilidades intelectual e imaginativa, bem como uma tendência dos professores em caracterizar emocionalmente os alunos superdotados com ênfase em transtornos e fragilidades psicológicas. Investir em estratégias educacionais que utilizem informações decorrentes dos padrões de sobre-excitabilidade como instrumentos facilitadores do processo de aprendizagem dos superdotados pode contribuir para aumentar o envolvimento dos alunos na escola, mantendo-os motivados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue comparar estudiantes superdotados, con talento académico y artístico, y no-superdotados en relación con la sobreexcitabilidad, así como investigar la percepción de docentes de un servicio educativo especializado para superdotados sobre el desarrollo emocional de sus alumnos. El estudio incluyó a 150 estudiantes y seis profesores. Como instrumentos se utilizaron cuestionarios de caracterización de los participantes, una escala de sobreexcitabilidad y un guión de entrevista semiestructurada. Los datos se analizaron mediante estadística inferencial y análisis de contenido. Los resultados indicaron diferencias significativas entre los superdotados y no-superdotados en las sobreexcitabilidades intelectual e imaginativa, así como una tendencia de los profesores a caracterizar emocionalmente a los superdotados con énfasis en los trastornos psicológicos y las debilidades. Invertir en estrategias educativas que utilicen información derivada de la sobreexcitabilidad como herramientas facilitadoras del proceso de aprendizaje de los superdotados puede contribuir a aumentar la participación de los estudiantes en la escuela, manteniéndolos motivados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to compare gifted, with academic and artistic talent, and non-gifted students regarding overexcitability, as well as to investigate the perceptions of teachers from a specialized educational program for the gifted about their students’ emotional development. The study included 150 students and six teachers. As instruments, we used participants characterization questionnaires, an overexcitability scale and a semi-structured interview script. Data were analyzed using inferential statistics and content analysis. The results indicated significant differences between gifted and non-gifted students in the patterns of intellectual and imaginative over-excitability, as well as a tendency for teachers to emotionally characterize gifted students with an emphasis on psychological disorders and weaknesses. To invest in educational strategies that use information derived from overexcitability patterns as facilitating tools for the learning process of the gifted can contribute to increasing student engagement at school, keeping them motivated.
  • Adaptação do Questionário sobre a Parentalização para o Contexto Brasileiro Articles

    Féres-Carneiro, Terezinha; Londero-Santos, Amanda; Natividade, Jean Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo A parentalização compreende um fenômeno de reversão de papéis entre os subsistemas familiares, incluindo distorções de papéis e inversão de hierarquia. Este estudo teve como objetivos adaptar e buscar evidências de validade do Questionário sobre a Parentalização para o contexto brasileiro. Após procedimentos de tradução, o instrumento foi aplicado em 868 adultos de quatro regiões do Brasil, sendo 55,4% mulheres. Análises fatoriais exploratórias e confirmatórias revelaram a solução de três fatores para a parentalização (i.e., parentalização emocional, parentalização instrumental e percepção de injustiça) como adequada, com satisfatórios índices de consistência interna, consonante com a teoria sobre o construto. Também se encontraram relações com outras variáveis conforme esperado, por exemplo, as pessoas que apresentavam indicadores de parentalização no discurso mostraram maiores níveis nos três fatores do construto; já as mulheres mostraram maiores níveis de parentalização do que os homens. A versão brasileira do instrumento apresentou satisfatórias evidências de validade e indicadores adequados de fidedignidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La parentalización comprende un fenómeno de reversión de roles entre los subsistemas familiares, incluyendo distorsiones de roles e inversión de jerarquía. Este estudio tuvo como objetivos adaptar y buscar evidencias de validez del Inventario sobre la Parentalización para el contexto brasileño. Después de procedimientos de traducción, el instrumento fue aplicado en 868 adultos de cuatro regiones de Brasil, siendo 55,4% mujeres. Análisis factoriales exploratorias y confirmatorias revelaron la solución de tres factores para la parentalización (i.e., parentalización emocional, parentalización instrumental y percepción de la injusticia) como adecuada, con índices de consistencia interna satisfactorios, consonante con la teoría sobre el constructo. Conforme esperado, también se encontraron relaciones con otras variables, por ejemplo: las personas que presentaban indicadores de parentalización en el discurso mostraron niveles más altos en los tres factores del constructo; ya mujeres mostraron niveles más altos de parentalización que los hombres. La versión brasileña del instrumento presentó satisfactorias evidencias de validez e indicadores adecuados de confiabilidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Parentification involves a role reversal phenomenon between family subsystems, including role distortions and hierarchy inversion. The purpose of this study was to adapt and search for validity evidence of the Parentification Questionnaire for the Brazilian context. After translation procedures, the authors applied the instrument in 868 adults of four geographic regions of Brazil, of which 55.4 percent were women. Exploratory and confirmatory factor analyses revealed the solution of three parentification factors (i.e., emotional parenting, instrumental parenting and perceived unfairness) as adequate, with satisfactory internal consistency rates, following the construct theory. As expected, the authors also found relations with other variables; for example, people who presented parentification indicators in their speeches displayed higher levels in the three factors of the construct; while women displayed higher levels of parentification than men. The Brazilian version of the instrument showed satisfactory validity evidence and appropriate reliability indicators.
  • DASS-21: avaliação do distresse psicológico pelo Modelo Bifactor e análise dos itens Articles

    Peixoto, Evandro Morais; Oliveira, Karina da Silva; Campos, Carolina Rosa; Gagnon, Joel; Zanini, Daniela Sacramento; Nakano, Tatiana de Cássia; Bueno, José Maurício Haas

    Resumo em Português:

    Resumo O termo “distresse” psicológico tem sido utilizado na literatura para se referir a uma variável contínua operacionalizada por meio dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Esta pesquisa propõe a utilização da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) para avaliação do distresse psicológico. Comparou-se o ajuste de diferentes modelos de medidas propostos a DASS-21 por meio da análise fatorial confirmatória e verificou-se os parâmetros dos itens com o Andrich rating scale model. Uma amostra não clínica de 530 participantes (idade: M = 24,35, DP = 6,55, 71,89% mulheres), respondeu ao instrumento. Os resultados indicaram melhor adequação do modelo bifactor composto por três fatores específicos (depressão, ansiedade e estresse) e um fator geral (distresse psicológico geral), conforme hipótese teórica. A avaliação das propriedades dos itens possibilitou melhor compreensão da organização do contínuo representado pelo construto distresse psicológico (severidade dos sintomas). Conclui-se que a versão brasileira da DASS-21 é uma medida adequada do distresse psicológico geral.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El término distrés psicológico se ha utilizado en la literatura para referirse una variable continua operada por medio de los síntomas de depresión, ansiedad y el estrés. En esta investigación el distrés psicológico se mide a través de la Escala de Depresión, Ansiedad y Estrés (DASS-21). El Análisis Factorial Confirmatorio comparó el ajuste de diferentes modelos de medición para la DASS-21 y los parámetros de los ítems se verificaron a través de la Andrich rating scale model. Una muestra no clínica de 530 participantes (24,35 ± 6,55, 71,89% mujeres), respondieron al instrumento. Los resultados indicaron una mejor adecuación del modelo bifactor compuesto por tres factores específicos (depresión, ansiedad y estrés) y un factor general (distrés psicológico general), lo que correspondió con la expectativa teórica. La evaluación de las propiedades del ítem permitió una mejor comprensión de la organización del continuo representado por el constructo distrés psicológico. Se concluye que la versión brasileña DASS-21 es una medida adecuada del distrés psicológico general.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The term distress has been used to refer to a continuous variable operationalized through symptoms of depression, anxiety, and stress. In this study, psychological distress is measured using the Depression, Anxiety, and Stress Scale (DASS-21). Confirmatory Factor Analysis compared the fit of different measurement models for the DASS-21, with the parameters of the items verified through the Andrich rating scale model. A non-clinical sample of 530 participants (mean age=24.35±6.55 years; 71.89% women) responded to the instrument. According to the theoretical hypothesis, the results indicated a better fit for the bifactor model, composed of three specific factors (depression, anxiety, and stress) and a general factor (general psychological distress). The assessment of the item properties allowed for a better understanding of the organization of the continuum represented by the construct psychological distress. It is possible to conclude that the Brazilian version of the DASS-21 is an adequate measure for psychological distress.
  • Psicopatia e Estresse em Autores de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Articles

    Zilki, Áquila Araujo Gonçalves Rodrigues; Resende, Ana Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo foi investigar se Autores de Violência Sexual (AVS) contra crianças e adolescentes, com e sem psicopatia, se diferenciam em relação à capacidade de administrar o estresse e distresse. Participaram do estudo 30 reeducandos cumprindo pena em regime fechado por crimes sexuais contra crianças e adolescentes, divididos em dois grupos: G1 AVS considerados sem psicopatia (N = 20; PCL-R < 30); e G2 AVS com psicopatia (N = 10; PCL-R ≥ 30). Os instrumentos utilizados foram: um protocolo de coleta de informações no processo criminal; o teste de Rorschach de acordo com o Sistema de Avaliação por Performance (R-PAS), considerando as variáveis do domínio de estresse e distresse, e o Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R). Os dados foram analisados por meio do teste t de student e análise de regressão linear. Os resultados evidenciaram que 16% da psicopatia em AVS foi explicada por menor nível de estresse e distresse.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo investiga si agresores sexuales (AS) de niños y adolescente, con y sin psicopatía, se diferencian en relación a la capacidad de administrar el estrés y el distrés. Participaron 30 reeducandos cumpliendo pena en régimen cerrado por crímenes sexuales contra niños y adolescentes, divididos en dos grupos: G1 AS considerados sin psicopatía (N = 20; PCL-R < 30); y G2 AS con psicopatía (N = 10; PCL-R ≥ 30). Instrumentos utilizados: protocolo de colecta de informaciones en el proceso criminal; test de Rorschach conforme el Sistema de Evaluación por Performance (R-PAS), considerando las variables del dominio de estrés y distrés y Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R). Los datos fueron analizados según el test t de student y AS fueron por menor nivel de estrés y distrés.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article was to investigate whether child and adolescent’s sexual offender (SO), with and without psychopathy, differ in relation to their ability to manage stress and distress. Thirty prisoners serving time in jail for sexual crimes against children and adolescents participated in the study, which was divided into two groups: G1 SO considered without psychopathy (N = 20; PCL-R <30); and G2 SO with psychopathy (N = 10; PCL-R ≥ 30). The instruments used were: a protocol for collecting information on criminal proceedings; the Rorschach test according to the Performance Assessment System (R-PAS), considering the variables of the stress and distress domain, and the Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R). The data were analyzed using Student’s t-test and linear regression analysis. The results showed that 16% of psychopathy in SO was explained by a lower level of stress and distress.
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br