Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Psicologia em Estudo, Volume: 26, Publicado: 2021
  • PRECARIZAÇÃO E SOFRIMENTOS: PARA ALÉM DE UMA EDITORAÇÃO Editorial

  • O SER HUMANO É ASSIM, SOFRE, MAS ALGUNS DIAS SÃO PIORES: A PERCEPÇÃO DOS PACIENTES PARA O INÍCIO DO USO DOS MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS Artigo

    Filardi, Agnes Fonseca Ribeiro; Mendonça, Simone de Araújo Medina; Oliveira, Djenane Ramalho de

    Resumo em Português:

    RESUMO. O processo de medicalização da nossa sociedade, na atualidade, acontece em várias direções, indicando que todo e qualquer tipo de mal-estar pode ser tratado com medicamentos. O objetivo da pesquisa foi compreender o início do uso dos psicotrópicos para superar os problemas enfrentados no cotidiano. Entrevistas em profundidade foram realizadas com 19 pessoas sobre os problemas que levaram ao início do uso de medicamentos psicotrópicos. Este estudo utilizou os pressupostos filosóficos de Heidegger e o tratamento de dados conforme proposto por Max van Manen. A análise desvelou o tema ‘O ser humano é assim, a gente sofre, mas alguns dias são piores’, que diz respeito às dificuldades vividas que desencadearam os sentimentos de raiva, ansiedade, estresse, tristeza e angústia, levando ao uso dos medicamentos psicotrópicos. A vivência das dificuldades enfrentadas na vida foi apontada como principal motivo para o início do uso do medicamento, como forma de preservar a saúde mental.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. El proceso de medicalización de nuestra sociedad, en la actualidad, ocurre en varias direcciones, indicando que todo y cualquier tipo de malestar puede ser tratado con medicamentos. El objetivo de la investigación fue comprender el inicio del uso de los psicotrópicos para superar los problemas enfrentados en el cotidiano. Se llevaron a cabo entrevistas en profundidad con 19 personas sobre las razones para comenzar a tomar medicamentos psicotrópicos. Este estudio utilizó los supuestos filosóficos de Heidegger y el tratamiento de datos según lo propuesto por Max van Manen. ‘El ser humano es así, la gente sufre, pero algunos días son peores’, que se refiere a las dificultades vividas que desencadenaron los sentimientos de rabia, ansiedad, estrés, tristeza y angustia, llevando al uso de los medicamentos psicotrópicos. La vivencia de las dificultades enfrentadas en la vida fueron identificadas como principal motivo para el inicio del uso del medicamento, como forma de preservar la salud mental.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The current process of medicalization in our society has occurred in several directions, indicating that any malaise can be treated with medicines. This study aimed to understand the beginning of the use of psychotropic medicines to overcome the problems faced in individuals’ daily lives. In-depth interviews were carried out with 19 individuals about their reasons to start taking psychotropic medicines. This study used Heidegger’s philosophical assumptions and data analysis as proposed by Max van Manen. The analysis revealed the theme, ‘Human beings are like that, we suffer. But some days are worse’, which refers to the difficulties experienced that triggered feelings of anger, anxiety, stress, sadness and anguish, leading to the use of psychotropic medicines. The experience of the difficulties faced in life was pointed out as the main reason to start using medicine to preserve individuals’ mental health.
  • RELAÇÕES DE GÊNERO NA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE: FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA Artigo

    Moreira, Maria Ignez Costa; Jayme, Juliana Gonzaga; Alves, Cláudio Eduardo Resende; Souza, Magner Miranda de; Coelho, Nilma

    Resumo em Português:

    RESUMO. Este texto apresenta o relato reflexivo do projeto de formação continuada docente na rede municipal de educação de Belo Horizonte, entre 2015 e 2018, no campo das relações de gênero. A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais promoveu as condições necessárias para a realização e integração das atividades acadêmicas de extensão, ensino e pesquisa nos níveis da graduação e pós-graduação. Apesar do contexto político nacional das ofensivas antigênero no campo educacional, a demanda por ações formativas partiu de docentes e gestores/as da educação ao se depararem com os impactos das assimetrias na aprendizagem entre meninas e meninos, bem como situações de violência de gênero na escola. À luz dos pressupostos teóricos pós- estruturalistas de gênero, a formação utiliza metodologias diversificadas como grupos de estudo, seminários, oficinas pedagógicas e estudos de caso em diferentes espaços da cidade como escolas, universidade e museus. A análise dos quatro anos do projeto revela a importância de uma abordagem interdisciplinar das relações de gênero e de caráter permanente, pois ações formativas isoladas têm se mostrado ineficazes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. En este texto se presenta el informe de reflexión del proyecto de formación continua de profesores y profesoras de la Red Municipal de Educación de Belo Horizonte, entre 2015 y 2018, en el ámbito de las relaciones de género. La asociación entre el Departamento Municipal de Educación y la Pontificia Universidad Católica de Minas Gerais promovió las condiciones necesarias a la realización e integración de las actividades académicas de extensión, enseñanza e investigación en los niveles de licenciatura y posgrado. A pesar del contexto político nacional de las ofensivas de género en el ámbito educativo, la demanda de acciones de capacitación provino de los maestros y administradores de la educación cuando se enfrentaron a los impactos de las asimetrías en el aprendizaje entre niñas y niños, así como a situaciones de violencia de género en la escuela. A la luz de los supuestos teóricos postestructuralistas de género, la capacitación utiliza diversas metodologías como grupos de estudio, seminarios, talleres pedagógicos y estudios de caso en diferentes espacios de la ciudad como escuelas, universidades y museos. El análisis de los cuatro años del proyecto muestra la importancia de un enfoque interdisciplinario de las relaciones de género de carácter permanente, ya que las acciones formativas aisladas han demostrado ser ineficaces.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. This text presents the reflective report of the project of continuous teacher training in the Municipal Education Network of Belo Horizonte, between 2015 and 2018, in the field of gender relations. Partnership between the Municipal Department of Education and the Pontifical Catholic University of Minas Gerais promoted the necessary conditions for the implementation and integration of academic activities of extension, education and research at undergraduate and graduate levels. Despite the national political context of gender offensives in the educational field, the demand for training actions came from teachers and education managers when they faced the impacts of asymmetries in learning between girls and boys, as well as situations of gender violence at school. In the light of the post-structuralist theoretical assumptions of gender, training uses diverse methodologies such as study groups, seminars, pedagogical workshops and case studies in different spaces of the city, such as schools, universities and museums. The analysis of the four years of the project revealed the importance of an interdisciplinary approach to gender relations of a permanent nature, since isolated training actions have proved ineffective.
  • A FUNÇÃO CONSTITUTIVA DA VOZ E O PODER DA MÚSICA NO TRATAMENTO DO AUTISMO Artigo

    Lucero, Ariana; Vivès, Jean-Michel; Rosi, Fernanda Stange

    Resumo em Português:

    RESUMO. O artigo parte de uma experiência de pesquisa sobre o tratamento psicanalítico em grupo de crianças autistas, para refletir acerca da presença de mais de um analista no setting. A interação entre os analistas favorece uma abordagem não diretiva, permitindo à criança que ela se aproxime espontaneamente, sem ser forçada a um contato que pode ser sentido como extremamente angustiante pelo autista. Ademais, constatam-se os efeitos da voz como suporte para os próprios interventores, que dialogam, brincam e cantam entre eles, suscitando uma animação libidinal capaz de mobilizar a criança autista. A música que circula nas brincadeiras de roda veicula tanto aspectos simbólicos da cultura quanto o real do gozo de alíngua. Em um caso particular, a prosódia do canto mostrou-se uma forma imaginária específica de tratar a dimensão real da voz que invade o sujeito autista. Servindo-se de canções populares como objetos de mediação, foi possível orientar o tratamento a partir de uma solução que veio do próprio sujeito, que, antecipado neste ato, pode ouvir a invocação para advir. Evidencia-se assim, também no autismo, o papel do objeto pulsional voz para a constituição subjetiva.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. El artículo parte de una experiencia de investigación sobre el tratamiento psicoanalítico en grupo de niños autistas, para pensar se a propósito de la presencia de más de un analista en el setting. La interacción entre analistas favorece un abordaje no directivo, permitiendo que el niño se acerque espontáneamente, sin ser forzado a un contacto que puede ser extremadamente angustiante para el autista. Además, se constatan los efectos de la voz como soporte para los propios interventores, que dialogan, juegan y cantan entre sí, evocando una animación liminal capaz de movilizar el niño autista. La música que circula en las cirandas transmite tanto los aspectos simbólicos de la cultura cuanto el real del goce de la lengua. En un caso particular, la prosodia del canto se ha mostrado una forma imaginaria específica de tratar la dimensión real de la voz que invade el sujeto autista. Haciendo uso de canciones populares como objetos de mediación, fue posible guiar el tratamiento a partir de una solución proveniente del propio sujeto, que, anticipado en este acto, puede escuchar la invocación para venir a ser. Se evidencia así, también en el autismo, el papel del objeto pulsional voz para la constitución subjetiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Based on a research experience regarding the psychoanalytical group treatment of autistic children, the article reflects on the presence of more than one analyst in the setting. The interaction between analysts favors a non-directive approach, enabling the child to take action spontaneously, without being forced to a contact that can be extremely unsettling for the autist. Furthermore, one observes the effects of voice as a support for the caretakers, who talk, play and sing with each other, eliciting a libidinal excitement able to involve the autistic child. The music that reverberates through the circle games transmits both the symbolic aspects of culture and the real of la langue’s jouissance. In a particular case, the singing prosody revealed itself to be a specific imaginary way to treat the real of voice which invades the autistic subject. Using folk songs as mediation objects, it was possible to conceive a treatment direction that took into account a solution that sprung from the subject, who, anticipated in this act, can hear the invocation to arise. Thus, one evidences, also in autism, the role of voice as pulsional object in the subjective constitution.
  • DESAMPARO E AÇÕES ESPECÍFICAS DE CUIDADOS COM UM ADOLESCENTE NA REDE PÚBLICA Artigo

    Guerra, Andréa Máris Campos; Januzzi, Mônica Eulália da Silva; Ferrari, Ilka Franco

    Resumo em Português:

    RESUMO. Este trabalho apresenta dados preliminares de pesquisa pós-doutoral que investiga, a partir da psicanálise, a noção de ‘desamparo’ em jovens em situação de vulnerabilidade, na busca por ‘ações específicas’ de cuidado na prática institucional em dispositivos de políticas públicas. Partimos da interface entre psicanálise e direito, bem como da supervisão de caso sob ação da Justiça Restaurativa. Analisamos, pela metodologia do caso único, um caso de adolescente sob medida protetiva e socioeducativa, do qual são extraídas duas observações orientadoras: a dimensão da transmissão e filiação e do ‘desamparo’ e da ‘ação específica’ na adolescência. Como resultado, sistematizamos quatro lógicas de orientação para composição da ‘ação específica’: o sujeito e a dimensão simbólica, o sujeito e o circuito pulsional, a implicação e a retificação no campo do Outro, e as inflexões sobre a equipe. Concluímos que o desamparo é uma chave de leitura psicanalítica para a noção de vulnerabilidade e que a supervisão institucional favorece a construção melhor orientada para a ação específica de cuidados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. El documento presenta datos preliminares de la investigación postdoctoral que investiga, desde el psicoanálisis, la noción de impotencia en los jóvenes vulnerables, en busca de coordinadas que establezcan acciones específicas de atención en la práctica clínica e institucional en dispositivos de políticas públicas. Partimos de la interfaz entre el Psicoanálisis y la ley, basada en la supervisión de casos bajo la acción de justicia restaurativa. El estudio de caso analizó un caso de adolescente bajo medidas protectoras y socioeducativas, de las cuales se toman tres observaciones para guiar la discusión: la dimensión de transmisión y afiliación; impotencia y acción específica ante la adolescencia. Como resultado de la supervisión institucional, hemos reunido cuatro planes de lectura guía para su composición: el sujeto y la dimensión simbólica, el sujeto y el circuito de conducción, la implicación y rectificación en el campo del Otro, y las inflexiones en el equipo. Concluimos que la impotencia es una lectura psicoanalítica clave para la noción de vulnerabilidad y que la supervisión institucional favorece una mejor construcción de la atención orientada a la acción.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents preliminary data from a postdoctoral research that investigates, from psychoanalysis, the notion of helplessness in vulnerable young people, in the search for specific care actions in clinical and institutional practice in public policy devices. We start from the interface between Psychoanalysis and law, based on a case under supervision for restorative justice action. The study analyzed a case of an adolescent under protective and socio-educational measures, from which two observations are taken to guide the discussion: the dimension of transmission and affiliation, and the helplessness and specific action in the face of adolescence. As a result, we have gathered from institutional supervising four guiding plans for its lecture: the subject and the symbolic dimension, the subject and the drive circuit, the implication and rectification in the Other’s field, and the inflections on the team. We conclude that helplessness is a psychoanalytic key for the notion of vulnerability and that institutional supervision favors the construction better oriented towards specific care actions.
  • SITUAÇÕES DE SUICÍDIO: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JUNTO A PAIS ENLUTADOS Artigo

    Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de

    Resumo em Português:

    RESUMO. Com o tema da clínica psicológica em situações de suicídio, mais especificamente o da atuação do psicólogo junto a pais enlutados, pretendemos defender que a formação em psicologia pode favorecer conhecimentos e experiências diferenciados de outros saberes. Para alcançarmos nosso objetivo, analisamos publicações, reportagens e entrevistas com pais afetados pelo acontecimento. Assim, temas como a morte, o luto, a saudade e a clínica psicológica foram desenvolvidas mediante uma revisão narrativa da literatura de publicações científicas. Em conclusão, pretendemos defender a possibilidade de uma prática psicológica para além dos manuais, os quais prescrevem ao profissional os comportamentos a serem expressos nas situações referidas. Ir além dos manuais significa poder acompanhar a experiência de luto sem jargões ou simbolismos meramente técnicos, ou seja, poder, na própria experiência de luto, em uma atitude serena e paciente, tal como desenvolvida por Kierkegaard e Heidegger, permanecer junto à dor ou ao sofrimento, sustentando a possibilidade de um momento epifânico, como nos mostra Clarice Lispector.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. Con el tema de la clínica psicológica en situaciones de suicidio, más específicamente el papel del psicólogo con los padres en luto, queremos argumentar a favor de la formación en psicología que puede pasar un conocimiento y experiencia distintos de otros conocimientos. Para lograr nuestro objetivo, analizamos publicaciones, informes y entrevistas con los padres afectados por el evento. Así, se desarrollaron temas como la muerte, duelo, anhelo y la clínica psicológica a través de una revisión bibliográfica de publicaciones científicas. En conclusión, queremos defender la posibilidad de la práctica psicológica además de los manuales, que prescriben los comportamientos de profesionales de cómo deben expresarse en esas situaciones específicas. Ir más allá de los manuales, es ser capaces de seguir la experiencia de dolor sin jerga o simbolismos simplemente técnicos, es decir, poder, por propia experiencia de duelo, en una actitud tranquila y paciente, como desarrollado por Kierkegaard y Heidegger, quedar lado a lado con el dolor o el sufrimiento, sosteniendo la posibilidad de un momento transformador, como nos muestra Clarice Lispector.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. With the topic of clinical psychology in situations of suicide, more specifically, of the role of the psychologist with bereaved parents, we aimed to defend that training in psychology can favor knowledge and experiences differentiated from other formations. To reach our goal, we analyzed how these parents are affected by the event, in publications, reports and interviews. Thus, themes such as death, bereavement, missing and clinical psychology were developed by a narrative review of the scientific literature. In conclusion, we defended the possibility of a psychological practice not restricted by manuals, which prescribe the behaviors to be expressed in such situations. Going beyond manuals means being able to follow the experience of grief without jargons or merely technical symbolisms, that is, being able, in the experience of one’s own grief in a serene and patient attitude, as developed by Kierkegaard and Heidegger, to remain close to pain or suffering, sustaining the possibility of an epiphanic moment, as shown by Clarice Lispector.
  • ENDEREÇAMENTOS MATERNOS E PRODUÇÕES VOCAIS INFANS: O SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO Artigo

    Pereira, Amanda Schreiner; Vorcaro, Angela Maria Resende; Keske-Soares, Marcia

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este estudo analisa a função dos endereçamentos maternos nos primórdios da constituição psíquica com base nas inscrições primárias que fazem corpo no infanseevidenciam o lugar da voz escandida no psiquismo. Embasado na leitura da obra de Freud e de Lacan, o artigo aborda os tempos diacrônicos das produções vocais dos bebês, vinculando-os aos momentos sincrônicos da constituição do sujeito na psicanálise. A pesquisa realizada foi um estudo de caso exploratório-descritivo, do qual participaram dois bebês e suas mães. Os casos foram acompanhados longitudinalmente durante o período de um a 11 meses de idade dos bebês. Os resultados apontados atestam: a primariedade rítmica incidente no infans; os contornos prosódicos vocais nos bebês; a instauração da voz apelativa e a voz que ressoa articulada. Conclui-se que o sujeito ressoa, em seu corpo, a temporalidade do andamento materno desde os primeiros endereçamentos, o que se evidencia nas manifestações vocais do bebê.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: En este estudio se analiza la función de los direccionamientos maternos en los principios de la constitución psíquica con base en las inscripciones primarias que hacen el cuerpo del infansy evidencian el lugar de la voz escandida en el psiquismo. Basado en la lectura de la obra de Freud y Lacan, el artículo aborda los tiempos diacrónicos de las producciones vocales de los bebés, vinculándolos a los momentos sincrónicos de la constitución del sujeto en el Psicoanálisis. La investigación realizada ha sido un estudio de caso exploratorio-descriptivo, en el que participaron dos bebés y sus madres. Los casos han sido acompañados longitudinalmente durante el período de uno a once meses de edad de los bebés. Los resultados obtenidos señalan: la primariedad rítmica incidente en el infans; los contornos prosódicos vocales en los bebés; la instauración de la voz apelativa y la voz que resuena articulada. Se concluye que el sujeto resuena, en su cuerpo, la temporalidad del andamiento materno desde los primeros direccionamientos, lo que se evidencia en las manifestaciones vocales del bebé.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This study aimed to analyze the function of maternal addressing in the psychic constitution, considering the primary inscriptions that act on the infans and evidence the place of the scandid voice on the psychism. Based on Freud’s and Lacan’s studies, the article addresses the diachronic timing of the vocal production of babies, linking them to the synchronic moments of the constitution of the subject in psychoanalysis. This was an exploratory descriptive case study, and the participants were two babies and their mothers. Cases were longitudinally followed up; from the time the babies were one to 11 months old. The results reflect the primary nature of rhythm in the infans; the prosodic features of infant vocalizations; the onset of the voice of appeal and the articulate voice. We conclude that the body of the subject echoes the temporality of maternal speech from the very first addressments, as evidenced by the vocal manifestations of the infant.
  • SENTIMENTO MATERNO AO RECEBER UM DIAGNÓSTICO DE MALFORMAÇÃO CONGÊNITA Artigo

    Medeiros, Ana Caroline Reis; Vitorino, Bruna Leme de Carvalho; Spoladori, Isabella Carolina; Maroco, Jeisibel Camara; Silva, Vera Lucia Menezes da; Salles, Maria José Sparça

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo objetiva analisar o sentimento materno ao receber um diagnóstico de malformação congênita do filho nos períodos: pré-natal, nascimento e primeira infância. O estudo foi realizado com mães de filhos com anomalia fetal, por meio de noventa e sete entrevistas, que continham perguntas sobre gravidez e percepção acerca do diagnóstico. Direcionado ao sentimento destacam-se as questões: ‘Como você se sentiu ao receber o diagnóstico?’, ‘Qual o sentimento atual?’, ‘Como encontrou conforto?’. Para compreensão dos dados foi utilizada a análise qualitativa de conteúdo com base numa estrutura de categorias. O diagnóstico de malformação congênita desmitifica as expectativas maternas quanto ao futuro do filho, configurando um cenário de ansiedade, confusão, insegurança e múltiplos medos. O auxílio, seja da equipe multidisciplinar de saúde, religioso ou familiar, é importante para ajudar mães a reduzirem o impacto emocional do diagnóstico, além de auxiliar com as dificuldades iniciais em estabelecer o vínculo com o bebê.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: El objetivo de articulo es analisar el sentimiento de la madre al recibir, en los períodos pré-natal, nacimento y primera infância, el diagnóstico de malformación congênita de su hijo. Para ello fue realizado un estúdio con madres cuyos hijos son portadores de anomalia fetal, por medio de noventa y siete entrevistas, que contenían preguntas sobre el embarazo y sobre el impacto de conocer el diagnóstico del bebé. Direccionado al sentimiento materno, se destacan en él, los siguientes aspectos: ‘Como usted se sentio al recibir el diagnóstico?’, ‘Cual es su sentimiento actualmente?’, ‘Como encontro consuelo?’. Para poder compreender mejor los datos fue utilizada una análisis cualitativa de contenido con base en una estructura de categorias. El diagnóstico de malformación congénita desmitifica las expectativas maternas em relación al futuro de su hijo, configurando un escenário de ansiedad, confusión, inseguridad e múltiples miedos. El auxílio, sea del equipo multidisciplinario de salud, religioso o familiar, es importante para ayudar a las madres a reduzir el impacto emocional producido por el conocimiento del diagnóstico, y además servir de auxilio en las dificuldades iniciales de establecer un vínculo con el bebé.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article aims to analyze the maternal feelings about a congenital malformation diagnosis received before birth, immediately after birth, or in early infancy. This study was conducted with mothers whose children have congenital anomalies, based on ninety-seven interviews that included questions regarding pregnancy and the mothers’ perspective on their child diagnosis. Regarding maternal feelings, the main questions were: ‘How did you feel when you first heard the diagnosis?’, ‘How have you been feeling?’, ‘Where have sought comfort?’. Qualitative analysis was performed based on categories for data comprehension. Congenital malformation diagnosis breaks down the maternal expectations around the child’s future, creating an environment full of anxiety, confusion, insecurity and multiple fears. The support of the multidisciplinary health team, religious and domestic is important to reduce the emotional impact suffered by the mothers after the diagnosis. It also helps the early difficulties in bonding with the baby.
  • A ATIVIDADE PEDAGÓGICA PARA ADOLESCENTES: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Artigo

    Zanelato, Eliete; Urt, Sonia da Cunha

    Resumo em Português:

    RESUMO: A adolescência, com base na Teoria Histórico-Cultural, é um período do desenvolvimento humano que está ligado não só a mudanças biológicas, mas também sociais; é um período de superação das estruturas de consciência desenvolvidas desde a infância e incorporação de elementos da vida adulta, principalmente no que tange à capacidade de pensar por conceitos ou desenvolvimento do pensamento teórico. Nesse artigo de cunho teórico lançamos o seguinte problema: como seria uma atividade pedagógica que leva em consideração o adolescente concreto e que possibilite seu desenvolvimento psíquico? Para isso, trazemos dados dos estudos de Vygotski (1996), Leontiev (1978, 2004) e Elkonin (1961) acerca da adolescência e, a partir deles, lançamos indicativos para uma atividade pedagógica destinada a esse público. Defendemos que a Pedagogia Histórico-Crítica é um caminho possível para a atividade pedagógica com adolescentes e sua boa utilização proporciona o acesso à apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade, sem desconsiderar que o aluno é um ser concreto.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. La adolescencia, basada en la Teoría Histórico-Cultural, es un período del desarrollo humano que está ligado no sólo a cambios biológicos, sino también sociales, es un período de superación de las estructuras de conciencia desarrolladas desde la infancia e incorporando elementos de la vida adulta, especialmente el desarrollo de las funciones psíquicas superiores y la capacidad de con respecto a la capacidad de pensar por intermedio de conceptos o el desarrollo del pensamiento teórico. En ese artículo teórico lanzamos el siguiente problema: ¿cómo sería una actividad pedagógica que toma en consideración al adolescente concreto y que posibilite su desarrollo psíquico? Para ello, traemos datos de los estudios de Vygotski (1996), Leontiev (1978, 2004) y Elkonin (1961) acerca de la adolescencia y, a partir de ellos, lanzamos indicativos para una actividad pedagógica destinada a ese público. Defendemos que la Pedagogía Histórico-Crítica es un camino posible para la actividad pedagógica con adolescentes y su buena utilización proporciona el acceso a la apropiación de los conocimientos históricamente producidos por la humanidad sin desconsiderar lo que el alumno es un ser concreto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Adolescence, based on Historical-Cultural Theory, is a period of human development linked not only to biological but also social changes. It is a period of overcoming the structures of consciousness developed since childhood and incorporating adult life elements, especially concerning concepts or theoretical thinking development. In this theoretical article, we present the following problem: what would be a pedagogical activity that considers the concrete adolescent and allows his psychic development? For this, we bring data from the studies of Vygotsky (1996), Leontiev (1978, 2004) and Elkonin (1961) about adolescence and, from them, we have published indicatives for a pedagogical activity aimed at this audience. We argue that Historical-Critical Pedagogy is a possible path for pedagogical activity with adolescents. Its proper use provides access to the appropriation of knowledge historically produced by humanity, without disregarding that the student is a concrete being.
  • CLÍNICA E PESQUISA DO AUTISMO: OLHAR ÉTICO PARA O SOFRIMENTO DA FAMÍLIA Artigo

    Moraes, Anna Victória Pandjarjian Mekhitarian; Bialer, Marina Martins; Lerner, Rogério

    Resumo em Português:

    RESUMO: No presente artigo, temos como objetivo discutir, do ponto de vista da ética, alguns impactos que o autismo pode ter nas relações familiares. Para tanto, recorremos a uma revisão bibliográfica acerca de possíveis efeitos do autismo nas relações familiares e também à apresentação de recortes autobiográficos de famílias de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A reflexão desenvolvida ao longo do artigo leva a pensar sobre como a criança com TEA, com suas singularidades, pode vir a impactar as relações familiares e sobre como a subjetividade da criança afeta a família ao mesmo tempo em que é afetada por ela. Dessa forma, esperamos alargar e aprofundar o horizonte das pesquisas que enfocam este tema e fornecer novos elementos para a escuta e cuidado dos pais e irmãos na clínica do autismo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: En este artículo, nuestro objetivo es discutir, desde el punto de vista de la ética, algunos impactos que el autismo puede tener en las relaciones familiares. Para habilitar esta discusión, recurrimos a una revisión de la literatura sobre los posibles efectos del autismo en las relaciones familiares y también a la presentación de recortes autobiográficos de familias de niños con Trastorno del Espectro Autista (TEA). La reflexión desarrollada a lo largo del artículo lleva a pensar cómo el niño con TEA, con sus singularidades, puede impactar las relaciones familiares, reflexionando sobre cómo la subjetividad del niño afecta a la familia al mismo tiempo que se ve afectada por ella. De esta manera, esperamos ampliar y profundizar el horizonte de investigación sobre este tema y proporcionar nuevos elementos para la escucha y el cuidado con a los padres y hermanos en la clínica de autismo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In this article, we aim to discuss, from a standpoint of the field of Ethics, some impacts that autism may have on the family. We made a literature review about possible effects of autism on family relationships and autobiographical texts of relatives of people with Autism Spectrum Disorder (ASD). We discuss how people with ASD, with their singularities, may impact family relationships, and how the person’s subjectivity simultaneously impacts and is impacted by the family. In this way, we hope to broaden and deepen the horizon of researches that focus on such issues providing new elements for listening and caring for parents and siblings in autism-related treatment.
  • ENTRE O CORPO E O OUTRO: UMA LEITURA LAPLANCHEANA DA VELHICE Artigo

    Santos, Michelle Aguilar Dias; Belo, Fábio Roberto Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo propõe uma leitura psicanalítica da velhice a partir da Teoria da Sedução Generalizada, de Jean Laplanche. Para isso, recupera a noção de reforço pulsional presente em Freud, reinterpretando-a a partir da noção de apoio sistematizada por Laplanche, para pensar as modificações corporais e seus efeitos sobre a economia libidinal dos sujeitos em processo de envelhecimento. Os autores defendem a hipótese de uma possível reabertura da situação originária nesse momento da vida, levando em consideração as alterações corporais próprias ao processo de envelhecimento, bem como os significados sociais e subjetivos que atribuímos às diversas perdas e mudanças vivenciadas por velhas e velhos. São abordados também as relações da velhice com a alteridade, a passividade originária e o processo de luto. Ao final, é ressaltada a necessidade de mais estudos aprofundados sobre o tema, assinalando a significativa contribuição da psicanálise, sobretudo no que tange aos impactos psíquicos da velhice.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente artículo propone una lectura psicoanalítica de la vejez a partir de la Teoría de la Seducción Generalizada, de Jean Laplanche. Para ello, recupera la noción de refuerzo pulsional presente en Freud, reinterpretándola a partir de la noción de apoyo sistematizada por Laplanche, para pensar las modificaciones corporales y sus efectos sobre la economía libidinal de los sujetos en proceso de envejecimiento. Los autores defienden la hipótesis de una posible reapertura de la situación originaria en ese momento de la vida, teniendo en cuenta las alteraciones corporales propias del proceso de envejecimiento, así como los significados sociales y subjetivos que atribuimos a las diversas pérdidas y cambios vivenciados por viejas y viejos. Se abordan también las relaciones de la vejez con la alteridad, la pasividad originaria y el proceso de duelo. Al final, se resalta la necesidad de más estudios en profundidad sobre el tema, señalando la significativa contribución del psicoanálisis, sobre todo en lo que se refiere a los impactos psíquicos de la vejez.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present paper proposed a psychoanalytical reading of the old age based on the Jean Laplanche’s Theory of Generalized Seduction. To this end, we retake the notion of drive reinforcement, present in Freud’s theory, reinterpreting it from the notion of leaning systematized by Laplanche in order to think about corporal modifications and their effects on the libidinal economy of aging subjects. The authors defend the hypothesis of a possible reopening of the original situation in this moment of life, considering the corporal changes specific to the aging process, as well as the social and subjective meanings that we attribute to the various losses and changes experienced by the old women and men. We also discuss the several relationships between old age and otherness, original passivity and the mourning process. At the end, it is emphasized the need for further in-depth studies on this subject, signing the significant contribution of Psychoanalysis, especially about the psychical impacts in old age.
  • REALIDADE VIRTUAL NA PRÁTICA DE MINDFULNESS EM PSICOTERAPIA: UMA REVISÃO NARRATIVA Artigo

    Paula, Dirce Maria Bengel de; Moretti, Luciana

    Resumo em Português:

    RESUMO A associação entre mindfulness (MF) e Realidade Virtual (RV) é recente. O MF vem sendo utilizado na psicoterapia em razão dos efeitos terapêuticos observados. Entretanto, não são todos os pacientes que conseguem obter o benefício desse recurso, sendo a RV uma via para o trabalho com o MF por facilitar o sentido de presença. Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a utilização terapêutica da RV na prática de MF. Foram analisados 23 artigos completos, sendo os principais focos de pesquisa: o aprimoramento dos ecossistemas imersivos e dos recursos terapêuticos no contexto do MF em relação à experiência do usuário; o desenvolvimento de recursos tecnológicos econômicos; material de fácil manuseio para facilitar a experiência do usuário. Concluímos que a RV pode ser facilitadora como ferramenta no tratamento de pacientes cujo perfil se enquadra em terapia mediada por MF, embora sejam necessários estudos controlados que permitam compreender as especificidades da RV e as variáveis com valor terapêutico.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La asociación entre mindfulness (MF) y Realidad Virtual (VR) es reciente. MF se ha utilizado en psicoterapia debido a los efectos terapéuticos observados. Sin embargo, no todos los pacientes pueden obtener el beneficio de este recurso, siendo la RV una forma de trabajar con el MF porque facilita el sentido de presencia. Este artículo tuvo como objetivo realizar una revisión narrativa de la literatura sobre el uso terapéutico de la RV en la práctica de MF. Se analizaron 23 artículos completos, siendo los principales focos de investigación: la mejora de ecosistemas inmersivos y recursos terapéuticos en el contexto de MF en relación a la experiencia del usuario; el desarrollo de recursos tecnológicos económicos; material fácil de manejar para facilitar la experiencia del usuario. Concluimos que la RV puede ser un facilitador como herramienta en el tratamiento de pacientes cuyo perfil encaja en la terapia mediada por MF, aunque son necesarios estudios controlados para entender las especificidades de la RV y las variables con valor terapéutico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The association between mindfulness (MF) and Virtual Reality (VR) is recent. MF has been used in psychotherapy due to the therapeutic effects reported. However, not all patients are able to obtain the benefits of this resource, and VR becomes a way to work with MF as it facilitates the sense of presence. This paper presents a narrative review of the literature about therapeutic uses of VR in the practice of MF. A total of 23 complete papers were analyzed, being the main research focuses: the improvement of immersive ecosystems and therapeutic resources in the context of MF in relation to the user experience; the development of economic technological resources; easy to handle material to facilitate the user experience. We concluded that VR can be a facilitator as a tool in the treatment of patients who could benefit from MF-informed therapy, although controlled studies are needed to understand the specificities of VR and the variables with therapeutic value.
  • MEDICALIZAÇÃO, DISLEXIA E TDA/H NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Artigo

    Rodrigues, Thais de Sousa; Silva, Silvia Maria Cintra da

    Resumo em Português:

    RESUMO Entende-se por medicalização o processo pelo qual situações cotidianas são individualizadas e transformadas em problemas médicos. O ensino superior tem sido alvo de práticas medicalizantes, principalmente em relação ao Transtorno de Déficit de Atenção com/sem Hiperatividade (TDA/H) e dislexia, uma vez que não existe um consenso sobre a existência destes supostos transtornos. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar os laudos de dislexia e TDA/H utilizados para o ingresso no ensino superior a partir das contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Neste estudo, foi realizado um levantamento dos laudos nos anos de 2003 a 2016 apresentados por candidatos junto ao setor responsável pelos processos seletivos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foram elencados 809 requerimentos, em que 96 candidatos tinham laudos de dislexia e/ou TDA/H, sendo 42 do sexo feminino e 54 do masculino, 34 destes com intenção para o curso de medicina. O número de requerimentos aumentou de 2003 para 2016, assim como o uso de medicamentos, sendo que 32 candidatos comprovam o uso do composto cloridrato de metilfenidato. Neste sentido, perguntamo-nos se os diagnósticos e fármacos têm sido utilizados para facilitar o ingresso ao ensino superior. Além disso, é imprescindível que o atendimento especial a candidatos com laudos de dislexia e TDA/H seja repensado e tais pseudodiagnósticos desconstruídos, uma vez que culminam na proliferação de laudos, aumento do consumo de fármacos e, consequentemente, contribuem para o processo de medicalização da vida.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Se entiende por medicalización el proceso por el cual situaciones cotidianas son individualizadas y transformadas en problemas médicos. La enseñanza superior ha sido objeto de prácticas de medicalización, principalmente en relación con el Trastorno de Déficit de Atención con / sin Hiperactividad (TDA / H) y Dislexia, ya que no existe consenso sobre la existencia de estos supuestos trastornos. En este sentido, en esta investigación se tuvo como objetivo conocer y analizar los laudos de Dislexia y TDA / H utilizados para el ingreso en la Enseñanza Superior a partir de las contribuciones de la Teoría Histórico-Cultural. En este estudio, se realizó un levantamiento de los laudos en los años 2003 a 2016 presentados por candidatos junto al sector responsable por los procesos selectivos de la Universidad Federal de Uberlândia (UFU). Se incluyeron 809 solicitudes, en las cuales 96 candidatos tenían laudos de Dislexia y / o TDA / H, siendo 42 del sexo femenino y 54 del masculino, 34 de ellos con intención para el curso de Medicina. El número de solicitudes aumentó de 2003 a 2016, así como el uso de medicamentos, siendo que 32 candidatos comprueban el uso del compuesto de Metilfenidato. En este sentido, nos preguntamos si se han utilizado diagnósticos y fármacos para facilitar el ingreso en la Enseñanza Superior. Además, es imprescindible que la atención especial a candidatos con laudos de Dislexia y TDA / H sea repensada y tales pseudo diagnósticos deconstruidos, una vez que culminan en la proliferación de laudos, aumento del consumo de fármacos y, consecuentemente, contribuyen al proceso de medicalización de la vida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Medicalization is understood as the process by which daily situations are individualized and transformed into medical problems. Higher Education has been the target of medicalizing practices, especially in relation to Attention Deficit Disorder with/without Hyperactivity (ADHD) and Dyslexia, since there is no consensus about the existence of these supposed disorders. In this regard, the general objective was to know and to analyze Dyslexia and ADHD technical reports used for entry to Higher Education through Cultural-Historical Theory contributions. Technical reports of candidates presented to the sector responsible for selection processes at the Federal University of Uberlândia (UFU), between 2003 and 2016, were examined. There were 809 applications, 96 candidates with reports for dyslexia and/or ADHD, 42 females and 54 males, 34 candidates with intention for Medical school. The number of requests increased between 2003 and 2016, as well as the use of medication; 32 candidates used methylphenidate hydrochloride. In this sense, we ask ourselves if diagnoses and medications have been used to facilitate entry to higher education. In addition, it is necessary to rethink the special attention given to candidates with dyslexia and ADHD reports and to deconstruct these supposed pseudodiagnoses, since they culminate in the proliferation of reports, increase in drug consumption and, consequently, contribute to the process of life medicalization.
  • INTERVENÇÕES EM PLANTÃO PSICOLÓGICO HUMANISTA-FENOMENOLÓGICO: PESQUISA EM SERVIÇO-ESCOLA Artigo

    Barbosa, Fabio; Casarini, Karin Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO O plantão psicológico é uma modalidade de atenção clínica em psicologia que disponibiliza atendimentos imediatos sem restrição de demanda. Ainda, o trabalho especializado oferecido pelo psicólogo consegue identificar os recursos pessoais do cliente para lidar com sua demanda e promover sua saúde sem necessidade de assistência intensiva. Para os demais casos, encaminhamentos e orientações permitem acionar outros serviços apropriados. Este trabalho teve como objetivo identificar e compreender as intervenções empregadas por um plantonista. A partir de análise de conteúdo de registros documentais de seis casos atendidos na modalidade de plantão psicológico realizado em uma clínica-escola e utilizando as matrizes teóricas da psicologia humanista-fenomenológica, foram identificadas e discutidas três unidades significativas a respeito das intervenções empregadas, nomeadas de reflexão, cuidado e explicação. Foi possível, então, relacionar as intervenções a uma facilitação de processo terapêutico e de ajuda ao cliente, encaminhando-o para um posicionamento mais pessoal e consciente. Houve a configuração de um ambiente de empatia e de aceitação incondicional em que os afetos puderam ser recebidos pelo plantonista com uma postura coerente e sensível. Somado a isso, foi possível desenvolver uma relação de aproximação entre o cliente e suas experiências, favorecendo ressignificações e maior consciência sobre seus modos de estar no mundo, logo uma condição mais autônoma e autêntica de existência. Por fim, algumas contribuições foram apresentadas e alguns temas centrais problematizados para dar corpo e movimento às pesquisas acerca do plantão psicológico.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La guardia psicológica es una modalidad de atención clínica en psicología que ofrece atendimientos inmediatos sin restricción de demanda. Además, el trabajo especializado ofrecido por el psicólogo logra identificar los recursos personales del cliente para lidiar con su demanda y promover su salud sin necesidad de asistencia intensiva. Para los demás casos, las remisiones y las orientaciones permiten accionar otros servicios apropiados. En esta investigación se tuvo como objetivo identificar y entender las intervenciones empleadas por un psicólogo de guardia. A partir de análisis de contenido de registros documentales de seis casos atendidos en la modalidad de guardia psicológica realizado en una escuela clínica y utilizando el enfoque de la psicología humanista-fenomenológica, fueron identificadas y discutidas tres unidades significativas respecto de las intervenciones empleadas, denominadas de reflexión, cuidado y explicación. Es posible, entonces, relacionar las conductas a una facilitación de proceso terapéutico y de ayuda al cliente, encaminándolo hacia un posicionamiento más personal y consciente. Hubo la configuración de un ambiente de empatía y de consideración positiva incondicional en que los afectos pudieron ser recibidos por el psicólogo de guardia con una postura coherente y sensible. Al sumado a ello, fue posible desarrollar una relación de acercamiento entre el cliente y sus experiencias, favoreciendo resignificaciones y mayor conciencia sobre sus modos del estar en el mundo, luego una condición más autómata y auténtica de existencia. Por último, algunas contribuciones fueron presentadas y algunos temas centrales problematizados para dar cuerpo y movimiento a las investigaciones acerca de la guardia psicológica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Psychological duty is a modality of clinical attention in psychology that makes available immediate appointments without restriction of requests. In addition, the specialized work offered by the psychologist is able to identify the personal resources of the client in order to deal with their request, and to promote their health without the need for intensive care. For the balance of the other cases, referral reports and guidance enable the activation of other appropriate services. This work aimed to identify and to understand the interventions employed by a psychologist on duty. Starting from the content cnalysis of records of six cases attended by the psychological duty schedule performed in a school-clinic, and by the use of the humanistic-phenomenological approach in psychology, three categories were identified and discussed regarding the interventions employed, namely reflections, care, and explanation. Thus, it was possible to relate the actions to a facilitator of the therapeutic process and help the attended person, leading them to a more personal and aware position. There is a setting of an empathic environment, and of unconditional positive regard in which the affections could be received by the psychologist on duty from a coherent and sensible posture. Added to this, it was possible to develop a proximity relationship between the attended person and their life experiences, favoring resignifications and a greater awareness of their ways of being in the world, so, a more autonomous and authentic condition of existence. Finally, some contributions were presented, and some core topics problematised in order to embody and give movement to the research about the psychological duty.
  • IRA E CYBERBULLYING ENTRE ADOLESCENTES: AMIZADE, INJUSTIÇA E IMAGEM EM AMBIENTES DIGITAIS Artigo

    Marín-Cortés, Andrés; Herrera-Pérez, Valentina; Aguirre-Mosquera, María

    Resumo em Português:

    RESUMO. O cyberbullying é um problema crescente, especialmente entre a população adolescente. Esse fenômeno merece pesquisas científicas que visam explicá-lo no maior número possível de aspectos, incluindo emoções. Dentro dessa estrutura, a presente investigação se preocupa em analisar a raiva em adolescentes envolvidos em situações de cyberbullying. Foi realizado um estudo com desenho qualitativo e método fenomenológico-hermenêutico, no qual foram entrevistados 31 adolescentes entre 12 e 17 anos de idade, envolvidos em situações de cyberbullying no papel de vítimas ou espectadores. As vítimas do cyberbullying sentem raiva, principalmente quando os ataques são de pessoas que consideram amigas. Essa emoção é experimentada junto com outros afetos, como tristeza e vergonha. Para os espectadores, a raiva está associada a situações de injustiça e à percepção de que os agressores não têm empatia pelas vítimas. Os adolescentes reconhecem os efeitos negativos que o cyberbullying tem sobre a imagem das pessoas em ambientes digitais. Compreender o lugar que as emoções ocupam nas agressões mediadas pelas TIC é essencial para gerar conhecimento que serve de base para o desenho e implementação de programas de intervenção psicossocial do cyberbullying e promover espaços de reflexão sobre o que significa intimidade, amizade e confie na era digital.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. El cyberbullying es un problema creciente, sobre todo entre la población adolescente. Este fenómeno amerita investigación científica que apunte a explicarlo en el mayor número de aspectos posibles, incluyendo las emociones. En este marco, la presente investigación se ocupa de analizar la ira en adolescentes involucrados en situaciones de cyberbullying. Se realizó un estudio con diseño cualitativo y método fenomenológico-hermenéutico, en el que se entrevistaron 31 adolescentes entre los 12 y 17 años de edad, implicados en situaciones de cyberbullying en los roles de víctimas o espectadores. Las víctimas de ciberacoso sienten ira, especialmente, cuando las agresiones provienen de parte de personas a quienes consideraban sus amigos. Esta emoción se experimenta junto con otros afectos como la tristeza y la vergüenza. Para los espectadores, la ira está asociada a situaciones de injusticia y a la percepción de que los agresores no tienen empatía hacia las víctimas. Los adolescentes reconocen los efectos negativos que el cyberbullying tiene sobre la imagen de las personas en entornos digitales. Comprender el lugar que ocupan las emociones en las agresiones mediadas por TIC es fundamental para generar conocimiento que sirva de base para el diseño e implementación de programas de intervención psicosocial del ciberacoso, y promover espacios de reflexión sobre de lo que significa la intimidad, la amistad y la confianza en la era digital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Cyberbullying is a growing problem, especially among the adolescent population. This phenomenon warrants scientific research that aims to explain it in as many aspects as possible, including emotions. In this context, this research deals with the analysis of anger in adolescents involved in cyberbullying situations. A study with qualitative design and the phenomenological-hermeneutic method was conducted, in which 31 adolescents between the ages of 12 and 17 were interviewed, involved in cyberbullying situations in the roles of victims or bystanders. Victims of cyberbullying feel angry, especially when the assaults come from people they considered their friends. This emotion is experienced along with other affections such as sadness and shame. For bystanders, anger is associated with situations of injustice and the perception that aggressors have no empathy for the victims. Adolescents recognize the negative effects that cyberbullying has on people's image in digital environments. Understanding the place of emotions in ICT-mediated aggressions is essential to generate knowledge that serves as the basis for the design and implementation of psychosocial intervention programs in cyberbullying, and to promote spaces for reflection on what intimacy, friendship, and trust mean in the digital age.
  • CONSCIÊNCIA, CORAGEM E AMOR: ANÁLISE BEHAVIORISTA DE OBJETIVOS DA PSICOTERAPIA ANALÍTICA FUNCIONAL Artigo

    Xavier, Rodrigo Nunes

    Resumo em Português:

    RESUMO. A Psicoterapia Analítica Funcional é uma abordagem clínica baseada em uma análise funcional comportamental do ambiente terapêutico típico. Seus objetivos e técnicas terapêuticas podem ser descritos em diferentes termos, privilegiando ou não a linguagem utilizada na análise experimental do comportamento. Na formulação original, é destinada a diminuir a frequência de comportamentos clinicamente relevantes (CCRs) problemáticos e aumentar a dos de progresso e de interpretação pela técnica das cinco regras: observar CCRs, evocar CCRs, reforçar CCRs, observar os efeitos da intervenção e implementar a generalização. Sob a influência da Ciência Contextual Comportamental, estes mesmos elementos passaram a ser descritos com o rótulo de ‘Modelo Consciência, Coragem e Amor’ (ACL, do inglês Awareness, Courage and Love). O objetivo deste trabalho foi identificar se a linguagem da nova proposição era compatível com a usada por B. F. Skinner. O método foi uma revisão destes termos, ou seus sinônimos, em importantes livros da obra de B. F. Skinner, notadamente uma literatura caracterizada por sua derivação dos achados de laboratório em pesquisas sobre o comportamento operante. Os livros consultados foram Ciência e comportamento humano, Sobre o behaviorismo, O comportamento verbal, Walden II e Questões recentes na análise comportamental. A revisão permitiu concluir que os termos consciência, coragem e amor já haviam sido explorados na literatura skinneriana, oferecendo análises funcionais e mostrando que seu uso é compatível com o sistema comportamental.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. La Psicoterapia Analítica Funcional es un enfoque clínico basado en un análisis funcional del comportamiento del ambiente terapéutico típico. Sus objetivos y técnicas terapéuticas pueden ser descritos en diferentes términos, privilegiando o no el lenguaje utilizado en el análisis experimental del comportamiento. En la formulación original, está destinada a disminuir la frecuencia de comportamientos clínicamente relevantes (CCR) problemáticos y aumentar la de los de progreso y de interpretación por la técnica de las cinco reglas: observar CCRs, evocar CCRs, reforzar CCRs, observar los efectos de la intervención e implementar la generalización. Bajo la influencia de la Ciencia Contextual Comportamental, estos mismos elementos pasaron a ser descritos con el rótulo ‘Modelo Consciencia, Coraje y Amor’ (ACL, del inglés Awareness, Courage and Love). El objetivo de este trabajo fue identificar si el lenguaje de la nueva proposición era compatible con la usada por B. F. Skinner. La metodología fué una revisión de estos términos, o sus sinónimos, en importantes libros de la obra de B. F. Skinner, notable por ser una literatura caracterizada por su derivación de los hallazgos de laboratorio en investigaciones sobre el comportamiento operante. Los libros consultados fueron Ciencia y comportamiento humano, Sobre el conductismo, El comportamiento verbal, Walden II y Cuestiones recientes en el análisis de la conducta. La revisión permitió concluir que los términos conciencia, coraje y amor ya habían sido explorados en la literatura skinneriana, ofreciendo análisis funcionales y demostrando que su uso es compatible con el sistema conductual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Functional Analytic Psychotherapy is a clinical approach based on a behavioral functional analysis of the typical therapeutic setting. Its objectives and therapeutic techniques can be described in different terms, privileging or not the language used in the experimental analysis of behavior. In its original formulation, this approach aims to decrease the frequency of problematic clinically relevant behaviors (CRBs) and to increase those of progress and interpretation by the five-rules technique: observe CRBs, evoke CRBs, reinforce CRBs, observe the effects of the intervention, and implement generalization. Under the influence of the Behavioral Contextual Science, these same elements came to be described with the label ‘Awareness, Courage and Love Model’ (ACL Model). The goal of this study was to identify whether the language of this new proposition was compatible with that used by B. F. Skinner. The method was a review of these terms, or their synonyms, using important books of the work of B. F. Skinner, notably a literature characterized by its derivation of laboratory findings in research on operant behavior. The books consulted were Science and human behavior, About behaviorism, Verbal behavior, Walden II and Recent issues in the analysis of behavior. This review made it possible to conclude that the terms awareness, courage and love had already been explored in the Skinnerian literature, offering functional analyses and showing that their use is compatible with the behavioral system.
  • SAÚDE MENTAL DE TRABALHADORAS EM ESTUDO: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE DE GÊNERO Artigo

    Salvaro, Giovana Ilka Jacinto; Mariano, Patrícia

    Resumo em Português:

    RESUMO. O artigo busca apresentar considerações sobre a saúde mental de trabalhadoras como tema em produções acadêmicas brasileiras (2000-2016), de modo a potencializar contribuições ao debate de gênero no âmbito das relações de trabalho e do adoecimento. Para tanto, fizemos um levantamento da produção acadêmica brasileira, publicada de 2000 a 2016 e disponível na Biblioteca Virtual em Saúde - Brasil (BVS), sobre a temática saúde da trabalhadora. Do universo total de artigos localizados e analisados ao longo da pesquisa, a saúde mental foi foco de um número considerável de estudos, os quais evidenciaram, de modo geral, a relação entre a divisão sexual do trabalho e a prevalência do adoecimento de mulheres em diferentes contextos laborais. Na direção do debate proposto, 14 artigos foram selecionados pelo fato de relacionarem o tema da saúde mental a contextos profissionais produzidos como territórios femininos/masculinos de atuação e, sobretudo, por possibilitarem problematizar a desigualdade de gênero como base da divisão sexual do trabalho e da prevalência do adoecimento mental de trabalhadoras.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. El artículo busca presentar consideraciones sobre la salud mental de trabajadoras como tema en producciones académicas brasileñas (2000-2016), de modo a potenciar contribuciones al debate de género en el ámbito de las relaciones de trabajo y de la enfermedad. Para ello, realizamos un mapeo de la producción académica brasileña, publicada del período 2000 a 2016, disponible en la Biblioteca Virtual en Salud - Brasil (BVS), sobre la temática salud de la trabajadora. En el universo total de artículos localizados y analizados a lo largo de la investigación, la salud mental ha sido foco de un número considerable de estudios, que evidenciaron, en general, la relación entre la división sexual del trabajo y la prevalencia de la enfermedad de las mujeres en distintos contextos laborales. En la dirección del debate propuesto, 14 artículos han sido seleccionados por el hecho de relacionar el tema de la salud mental a contextos profesionales producidos como territorios femeninos/masculinos de actuación y, sobre todo, por posibilitaren problematizar la desigualdad de género como base de la división sexual del trabajo y de la prevalencia de la enfermedad mental de las trabajadoras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. The article sough to analyze considerations on the mental health of women workers as a theme in the Brazilian academic productions (2000-2016), in order to enhance contributions to the gender debate in the context of work relations and illness. Therefore, we performed a mapping of the Brazilian academic literature published from 2000 to 2016, available on the Virtual Health Library - Brazil, on the subject of woman worker health. From the total universe of articles located and analyzed throughout the research, mental health was the focus of a considerable number of studies, which showed, in general, the relationship between the sexual division of labor and the prevalence of illness among women in different contexts. In the direction of the proposed debate, 14 articles were selected because they relate the topic of mental health to professional contexts produced as female/male territories in which they operate and, above all, because they made it possible to problematize gender inequality as the basis of the sexual division of labor and prevalence of mental illness of women workers.
  • NECESSIDADES DO BEBÊ COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA CRECHE: A PERCEPÇÃO DE EDUCADORAS Artigo

    Bossi, Tatiele Jacques; Rodrigues, Antônia Madeira; Sehn, Amanda Schöffel; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    RESUMO. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de educadoras frente às necessidades de duas bebês com deficiência física em contexto de inclusão na creche. Realizou-se um estudo de caso múltiplo, com seis educadoras que atendiam a turma de Mariana (24 meses), e quatro educadoras que atendiam a turma de Vitória (18 meses), as quais responderam uma entrevista semiestruturada. Ambas as bebês tinham deficiência física e frequentavam escolas de educação infantil da rede pública de Porto Alegre. Os dados foram analisados através de diversas leituras do material, produzindo um relato clínico. Em relação à Mariana, as educadoras destacaram a necessidade de estímulo e de suporte físico à bebê, bem como a importância do afeto na relação educadora-bebê, presente em um ‘olhar a mais’, mais sensível. Quanto à Vitória, as educadoras reforçaram a importância da integração entre as áreas da saúde e da educação, assim como de um olhar mais atento às diferentes necessidades da bebê com deficiência. A partir dos resultados, foi possível compreender nesse ‘olhar a mais’, destacado pelas educadoras como necessário para atender à demanda das bebês com deficiência física, uma exigência de maior disponibilidade corporal e psíquica.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. Este estudio tuvo como objetivo investigar la percepción de educadoras frente a las necesidades del bebé con discapacidad física en el contexto de inclusión en la guardería. Se realizó un estudio de caso múltiple, cuyas participantes fueron seis educadoras que atendían a la clase de Mariana, y cuatro educadoras que atendían a la clase de Vitória, las cuales respondieron una entrevista semiestructurada. Ambas bebés tenían deficiencia física y frecuentaban escuelas de Educación Infantil de la red pública de la ciudad de Porto Alegre/Brasil. Los datos fueron analizados a través de diversas lecturas del material, produciendo un relato clínico. En cuanto a Mariana, 24 meses, las educadoras destacaron la necesidad de estímulo y de soporte físico a la bebé, así como la importancia del afecto en la relación educadora-bebé, que hace presente en una ‘mirada a más’, más sensible. En cuanto a Vitória, 18 meses, las educadoras reforzaron la importancia de la integración entre las áreas de la salud y la educación, así como de una mirada más atenta a las diferentes necesidades de la bebé con discapacidad. A partir de los resultados, fue posible comprender en esa ‘mirada a más’, destacada por las educadoras como necesario para atender a la demanda de los bebés con discapacidad física, una exigencia de mayor disponibilidad corporal y psíquica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. This study aimed to investigate the perception of educators regarding the needs of two babies with physical disabilities in the context of inclusion in the day care center. A multiple-case study was carried out. The participants were six educators who oversaw Mariana’s class, and four educators who oversaw Vitoria’s class, and all 10 educators answered a semi-structured interview. Both babies were physically disabled and attended public schools in Porto Alegre/Brazil. The data were analyzed through several readings of the material, which resulted in a clinical report. In relation to Mariana (age 24 months) the educators emphasized the baby’s need for stimuli and physical support, as well as the importance of affection in the educator-baby relationship, which was present as a more sensitive ‘extra thought’. As for Vitória (age 18 months), educators reinforced the importance of integration between the health and education fields, as well as closer attention to the different needs of the disabled baby. Based on the results, it was possible to observe within that ‘extra thought’ - highlighted by the educators as necessary to fulfill the needs of babies with physical disabilities - a demand for greater physical and psychic availability.
  • PLANTAS QUE CURAM E DECOLONIALIDADE. PRÁTICAS COTIDIANAS COMUNITÁRIAS DAS MULHERES, EM MONTES DE MARIA Artigo

    Parra-Valencia, Liliana; Galindo, Dolores; Fernandes, Saulo Luders

    Resumo em Português:

    RESUMO. O artigo parte das reflexões de pesquisa de doutorado Grupalidade Curadora. Descolonialidade dos saberes-práticas camponesas e afroindígenas em Montes de Maria (Caribe colombiano), interessada, a partir de uma perspectiva descolonial, esses saberes para curar que foram excluídos pela ciência moderna e colonial, silenciando o potencial envolvido na comunidade. Focalizamos as práticas cotidianas como curar com plantas usadas pelas mulheres camponesas nas comunidades San Francisco, Medellín e Villa Colombia (Ovejas-Sucre). As ferramentas e técnicas eram mapeamento de saberes e práticas comunitárias, entrevistas coletivas, observações e visitas comunitárias pelos caminhos e hortas; também o diário de campo, como ferramenta de apoio ao registro e descrição. O método de análise qualitativa da informação privilegiou o ponto de vista e a experiência das mulheres. Aportes descoloniais orientaram nossas reflexões e a análise do material de campo sobre os saberes e práticas de cura. No conhecimento silenciado que reside nas práticas cotidianas, haveria as chaves para curar as dores da guerra nos territórios colombianos; o que justifica uma reflexão e um aprendizado para a academia, em especial, para a Psicologia Comunitária.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. El artículo parte de las reflexiones de la investigación de Doctorado Grupalidad curadora. Descolonialidad de saberes-prácticas campesinas y afroindígenas en Montes de María (Caribe colombiano); interesada, desde una perspectiva descolonial, por aquellos saberes para curar que fueron excluidos por la ciencia moderna y colonial, silenciando el potencial que entraña la comunidad. Nos centramos en las prácticas cotidianas como curar con plantas que utilizan las mujeres campesinas en las comunidades San Francisco, Medellín y Villa Colombia (Ovejas-Sucre). Las herramientas y técnicas fueron el mapeo de saberes y prácticas comunitarias, entrevistas colectivas, observaciones y recorridos comunitarios por las veredas y las huertas; también el diario de campo, como herramienta de apoyo para el registro y la descripción. El método de análisis cualitativo de la información, privilegió el punto de vista de la experiencia de las mujeres. Los aportes descoloniales orientaron nuestras reflexiones y el análisis del material de campo sobre los saberes y prácticas de cura. En el conocimiento silenciado que reside en las prácticas cotidianas de las mujeres campesinas estarían las claves para curar los dolores de la guerra en los territorios colombianos; lo que justifica una reflexión y un aprendizaje para la academia, en particular, para la Psicología Comunitaria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. This article originates from the PhD research Groupality curator: Decoloniality of peasant and afro-indigenous knowledge/practices in Montes de Maria (Colombian Caribbean); from a decolonial perspective, it is interested on the knowledge of cure that were excluded by modern/colonial science. Ando as a consequence, it has silenced the potential of the community. The central point of our study are the practices of everyday life related to cure with medicinal plants that are employed by peasant women in the communities of San Francisco, Medellin and Villa Colombia (Ovejas-Sucre). The tools and techniques we used were mapping community knowledge and practices, collective interviews, observations, trips along the countryside roads and vegetable gardens, and, finally, a field diary—as support tool for registration and description. The method of qualitative analysis of information privileges the point of view and experience of woman. The decolonial contributions enabled us to direct our reflections and analyses of the field material toward knowledge and practices of cura. In the silenced knowledge that resides in the practices of everyday life of peasant women would be the keys to heal the pains of war in the Colombian territories; which justifies a reflection and learning for the academy, in particular, for Community Psychology.
  • CONCEPÇÕES DE GÊNERO E PROFISSIONAIS DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Artigo

    Graff, Greice; Strey, Marlene Neves; Habigzang, Luísa Fernanda

    Resumo em Português:

    RESUMO Para uma atuação técnica qualificada nas políticas públicas é fundamental que as/os profissionais atentem às suas concepções de gênero. Essas influenciam suas práticas e interferem no relacionamento com as/os usuárias/os, podendo ser discriminatórias e reforçar desigualdades sociais. Gênero refere-se às construções sociais que normatizam a subjetividade e a sexualidade. Investigações sobre atuação profissional com viés de gênero na assistência social que abordem localidades menores são escassas. Este estudo objetivou compreender as concepções de gênero de profissionais de nível superior que trabalham no Centro de Referência de Assistência Social. Para isso, foram feitas entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise temática, com 14 profissionais da psicologia e do serviço social que atuam em municípios do interior do Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram práticas que reforçam a família e o espaço doméstico como atribuições da mulher, e dificuldade das participantes na identificação e intervenção em situações de violência contra a mulher. Sugere-se, portanto, que sejam feitas pesquisas sobre a atuação técnica e intervenções abordando a temática de gênero e violência.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Para una actuación técnica calificada en las políticas públicas es fundamental que los/as profesionales atiendan a sus concepciones de género. Estas influyen en sus prácticas y interfieren en la relación con los/as usuarios/as, pudiendo incluso ser discriminatorias y reforzar desigualdades sociales. El género se refiere a las construcciones sociales que normalizan la subjetividad y la sexualidad. Son escasas las investigaciones sobre actuación profesional con abordaje de género en la asistencia social de localidades menores. Este trabajo estudia las concepciones de género de profesionales del Centro de Referencia de Asistencia Social. Participaron 14 profesionales de psicología y servicio social, actuantes en pequeños municipios de Río Grande del Sur. Se realizaron entrevistas semiestructuradas, sometidas al análisis temático. Los resultados indicaron prácticas que refuerzan la familia y el espacio doméstico como atribuciones de la mujer, y dificultades de las participantes en identificar e intervenir en situaciones de violencia contra la mujer. Se sugieren investigaciones sobre actuación técnica e intervenciones abordando la temática de género y violencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. For a qualified technical performance in public policies, professionals must consider their gender conceptions since they may influence their practices and interfere in the relationship with the users, which can be discriminatory and reinforce social inequalities. Gender refers to the social constructions that regulate subjectivity and sexuality. Unfortunately, gender-based investigations that address social assistance professionals smaller locations are scarce. This study aimed to understand the gender concepts of higher education professionals who work at the Social Assistance Reference Center (known in Brazil as Centro de Referência de Assistência Social- CRAS). A total of 14 professionals from the psychology and social service working in municipalities in the interior of Rio Grande do Sul participated. Semi-structured interviews were carried out, subjected to thematic analysis. The results indicated practices that reinforce the family and the domestic space as women's attributions. In addition to, participants' difficulty in identifying and intervening in situations of violence against women. Therefore, research on technical performance and interventions addressing the gender theme and violence is suggested.
  • A RELAÇÃO ENTRE HIPERTENSÃO ARTERIAL, ANSIEDADE E ESTRESSE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA Artigo

    Oliveira, Ana Raquel de; Bezerra, Hannah Carla de Jesus; Gaudêncio, Edmundo de Oliveira; Batista, José Roniere de Morais; Lucena, Maria do Socorro Roberto de

    Resumo em Português:

    RESUMO. Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura para verificar o que os estudos têm abordado sobre a relação entre estresse e ansiedade em pessoas hipertensas. Para tanto, o levantamento dos estudos foi realizado nas bases PsycINFO, Portal da Capes, Scielo e Medline BVS-PSI, utilizando os descritores ‘hipertensão arterial’ and ‘estresse’ and ‘ansiedade’, e seus correspondentes na língua inglesa ‘arterial hypertension’ and ‘stress’ and ‘anxiety’ e espanhola ‘hipertensión’ and ‘estrés’ and ‘ansiedad’, considerando os últimos seis anos (2013 a 2018). Foram selecionados 14 estudos. Os resultados foram agrupados em três categorias: a) o impacto causado pelo diagnóstico de doenças crônicas não transmissíveis, b) fatores psicológicos associados à hipertensão arterial e c) relação saúde física versus saúde mental: uma questão também de método. Os resultados mostraram que ansiedade e estresse, além da depressão podem apresentar-se como aspectos moduladores da hipertensão arterial. Portanto, considera-se necessária a desmistificação da lógica cartesiana entre mente e corpo, para que sejam efetivadas ações de cuidado integral dos sujeitos e de promoção à saúde. Espera-se que os resultados obtidos reafirmem a importância de considerar os aspectos psicológicos e emocionais nas doenças crônicas e que estudos futuros com diferentes delineamentos sejam desenvolvidos na área da psicologia.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. Este estudio tuvo como objetivo realizar una revisión bibliográfica integradora para verificar lo que los estudios han abordado sobre la relación entre estrés y ansiedad en personas hipertensas. Para ello, el levantamiento de los estudios fue realizado en las bases PsycINFO, Portal da Capes, Scielo y Medline BVS-PSI, utilizando los descriptores ‘hipertensión arterial’ y ‘estrés’ y ‘ansiedad’, y sus correspondientes en la lengua inglesa ‘arterial hipertension’ y ‘ansiedad’ y ‘ansiedad’, considerando los últimos seis años (2013 a 2018). Se seleccionaron 14 estudios. Los resultados fueron agrupados en tres categorías: a) el impacto causado por el diagnóstico de enfermedades crónicas no transmisibles, b) factores psicológicos asociados a la hipertensión arterial y c) Relación entre salud física y mental: una cuestión también de método. Los resultados mostraron que la ansiedad y el estrés, además de la depresión pueden presentarse como aspectos moduladores de la arterial hipertension. Por lo tanto, se considera necesaria la desmistificación de la lógica cartesiana entre mente y cuerpo, para que se efectúen acciones de cuidado integral de los sujetos y de promoción a la salud. Se espera que los resultados obtenidos reafirmen la importancia de considerar los aspectos psicológicos y emocionales en las enfermedades crónicas, y que estudios futuros con diferentes delineamientos se desarrollen en las demas áreas de salud, ademas del área médica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study was to conduct an integrative literature review to verify which studies addressed the relationship between stress and anxiety in hypertensive patients. To do so, the study was carried out at the bases PsycINFO, Portal da Capes, Scielo and Medline BVS-PSI, using the descriptors ‘arterial hypertension’ and ‘stress’ and ‘anxiety’, and their correspondents in the English language ‘arterial hypertension’ and ‘stress’ and ‘anxiety’ and Spanish ‘hypertension’ and ‘anxiety’, considering the last six years (2013 to 2018). The results were grouped into three categories: a) The impact caused by the diagnosis of chronic non communicable diseases, b) Psychological factors associated with arterial hypertension and c) Deconstructing the dichotomy: physical health vs. mental health. The search resulted in the inclusion of 14 empirical studies. The results showed that anxiety and stress, in addition to depression, may present as modulatory aspects of arterial hypertension. Therefore, it is considered necessary the demystification of the cartesian logic between mind and body, so that actions of integral care of the subjects and promotion of health are carried out. It is hoped that the results obtained reaffirm the importance of considering the psychological and emotional aspects in chronic diseases, and that future studies with different designs be developed in the other areas of health, besides the medical area.
  • RELAÇÕES FAMILIARES NA BULIMIA NERVOSA Artigo

    Valdanha-Ornelas, Élide Dezoti; Squires, Claire; Barbieri, Valéria; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    RESUMO. Transtornos alimentares, como a bulimia, são psicopatologias de etiologia multifatorial que têm nas relações familiares um dos principais fatores desencadeadores e mantenedores dos sintomas. Este estudo teve por objetivo analisar as vivências das relações familiares na perspectiva de uma jovem diagnosticada com bulimia, de sua mãe e seu pai. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, descritivo e transversal, cujo delineamento abarca a tríade pai-mãe-filha. Foram entrevistados três membros de uma família (pai, mãe e filha diagnosticada com bulimia). Os dados foram coletados por meio de roteiros de entrevista semiestruturada e analisados pela perspectiva do referencial teórico psicanalítico, a partir da construção de categorias temáticas. Os resultados mostraram que, assim como a filha, os pais também apresentaram fragilidades no seu desenvolvimento emocional, culminando em dificuldades no estabelecimento da diferenciação eu-outro nos membros da família. Essas dificuldades culminaram em vivências familiares de instabilidade, com vínculos de dependência impregnados por sensações paradoxais de invasão da intimidade e sentimentos de desamparo. Os resultados encontrados trazem avanços para o conhecimento da área, em especial no nível da compreensão das relações familiares no contexto da bulimia, e oferecem subsídios para o planejamento de ações e intervenções dos profissionais envolvidos na assistência a pacientes e familiares.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. Trastornos de la conducta alimentaria, como bulimia, son psicopatologías de etiología multifactorial que tienen las relaciones familiares como uno de los principales factores desencadenantes y mantenedores de los síntomas. Este estudio tuvo por objetivo analizar las vivencias de las relaciones familiares en la perspectiva de una joven diagnosticada con bulimia, de su madre y de su padre. Se trata de un estudio de caso cualitativo, descriptivo y transversal, con delineamiento compuesto por la tríada padre-madre-hija. Se entrevistaron a tres miembros de una familia (padre, madre e hija diagnosticada con bulimia). Los datos fueron recolectados por medio de guiones de entrevista semiestructurada y analizados por la perspectiva del referencial teórico psicoanalítico, a partir de la construcción de categorías temáticas. Los resultados mostraron que, al igual que la hija, los padres también presentaron fragilidades en su desarrollo emocional, culminando en dificultades en el establecimiento de la diferenciación yo-otro en esos miembros de la familia. Estas dificultades culminaron en vivencias familiares de inestabilidad, con vínculos de dependencia impregnados por sensaciones paradójales de invasión de la intimidad y sentimientos de desamparo. Los resultados encontrados contribuyen con avances en el conocimiento del área, en especial en el nivel de la comprensión de las relaciones familiares en el contexto de la bulimia, y ofrecen subsidios para acciones e intervenciones de los profesionales involucrados en la asistencia a pacientes y familiares.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Eating disorders, such as bulimia, are psychopathologies of multifactorial etiology that have one of the primary triggerings and sustaining factors for symptoms in family relationships. This study aimed to analyze the experiences of family relationships from the perspective of a young woman diagnosed with bulimia, her mother and her father, who were interviewed. This is a qualitative, descriptive and cross-sectional case study whose design encompasses the father-mother-daughter triad. Data were collected through semi-structured interview scripts and analyzed from the perspective of the psychoanalytic theoretical framework, based on the construction of thematic categories. The results showed that, as the daughter, her parents also showed weaknesses in their emotional development, culminating in difficulties in establishing the self-other differentiation in these family members. These difficulties arose instability in family experiences, with dependence bonds permeated by paradoxical feelings of invasion of intimacy and helplessness. The results expand the knowledge of the field, especially in terms of understanding family relationships in the context of bulimia, and provide support for the actions and interventions planning of professionals involved in caring for patients and their families.
  • CONFLITOS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: O QUE SABEMOS SOBRE ISSO? Artigo

    Prata-Ferreira, Paula Andréa; Vasques-Menezes, Ione

    Resumo em Português:

    RESUMO. A pesquisa objetivou compreender e avaliar o sofrimento psíquico e adoecimento do professor universitário a partir da percepção de seu trabalho e de sua relação com ele. Utilizando-se da abordagem qualitativa, foram entrevistados sete professores de instituições públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro, com idades entre 31 e 66 anos (M = 50; DP = 11,87). A avaliação do conteúdo se deu com o softwareIramuteq, por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). As entrevistas mostraram que o professor percebe seu trabalho como fascinante, porém neurotizante. Esse conflito pode levá-lo ao sofrimento e adoecimento. Mesmo que a admissão de novas políticas educacionais e organizacionais seja um desejo comum aos professores, foi possível notar a conquista de ações próprias, como o redesenho do trabalho (jobcrafting), como forma de lidar com as demandas laborais e criar condições que não levem ao adoecimento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. Este estudio tuvo como objetivo comprender y evaluar el sufrimiento y la enfermedad psíquica de los profesores universitarios en función de la percepción de su trabajo y su relación con él. Empleando un enfoque cualitativo, se entrevistó a siete profesores, de edades entre 31 y 66 años (M = 50 / DP = 11,87), de instituciones públicas y privadas del estado de Río de Janeiro. La evaluación del contenido se realizó mediante la Clasificación Jerárquica Descendente, utilizando el software Iramuteq. Las entrevistas mostraron que los profesores perciben su trabajo como fascinante pero sujeto a la neurotización. Este conflicto puede llevarlos al sufrimiento y la enfermedad. Apesar de que la adopción de nuevas políticas educativas y organizativas es un deseo común entre los profesores, fue posible notar su participación en acciones genuinas como rediseño del trabajo (creación de trabajo) como una forma de tratar las demandas laborales y crear nuevas condiciones que no conducirán a enfermar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. This study aimed to understand and evaluate psychic suffering and sickening of university professors based on the perception of their work and their relationship with it. With a qualitative approach, seven professors, between 31 and 66 years old (M = 50; SD = 11,87), from public and private institutions from the state of Rio de Janeiro were interviewed. The evaluation of the content was made by means of the Descendent Hierarchical Classification, using the Iramuteq software. The interviews showed that the professors perceive their work as fascinating but subjected to neuroticization. This conflict can lead them to suffering and sickening. Even though the adoption of new educational and organizational policies is a common wish among professors, it was possible to notice their engagement in genuine actions as job crafting as a form of dealing with labor demands and create new condition that will not lead to sickening.
  • ANÁLISE HISTÓRICO-CONCEITUAL DA IMAGEM CORPORAL EM FONTES CIENTÍFICAS DE PSICOLOGIA (1900-1935) Artigo

    Nazareth, Ana Clara de Paula; Castro, Thiago Gomes de

    Resumo em Português:

    RESUMO As pesquisas em imagem corporal creditam ao neurologista Paul Schilder (1886-1940) a definição do termo em 1935. A análise da composição do conceito pode contribuir para o entendimento de sua disseminação em uma comunidade de linguagem. Através de uma análise conceitual em fontes primárias buscou-se identificar a circulação do conceito na literatura de psicologia no início do século XX. Foram revisados artigos publicados em periódicos científicos de Psicologia e livros de Psicologia entre 1900 e 1935. Foram acessadas fontes nos idiomas espanhol, francês, inglês e português. Apenas dois artigos apresentaram referência explícita ao termo imagem corporal, enquanto os outros artigos tangenciaram ideias relativas à imagem do corpo. Já os textos dos livros de psicologia não apresentaram referências explícitas ao conceito, mas descreveram teorias alinhadas às pesquisas em percepção corporal pela literatura de processos psicológicos básicos. A compreensão geral de imagem corporal herdada pela literatura em psicologia foi antecedida por definições associadas ao esquema corporal, como a percepção de movimento e a propriocepção.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. Las investigaciones en imagen corporal acreditan al neurólogo Paul Schilder (1886-1940) la definición del término en 1935. El análisis de la composición del concepto puede contribuir al entendimiento de su diseminación en una comunidad de lenguaje. Desde un análisis conceptual en fuentes primarias se buscó identificar la circulación del concepto en la literatura de psicología a principios del siglo XX. Se revisaron artículos publicados en revistas científicas de psicología y libros de psicología entre 1900 y 1935. El idioma de las fuentes consultado fueran Español, Francés, Inglés y Portugués. Sólo dos artículos presentaron referencia explícita al término imagen corporal, mientras que los otros artículos tangenciaron ideas relativas a la imagen del cuerpo. Los textos de los libros de psicología no presentaron referencias explícitas al concepto, pero describieron teorías alineadas a las investigaciones en percepción corporal por la literatura de procesos psicológicos básicos. La comprensión general de la imagen corporal heredada por la literatura en psicología fue precedida por conceptualizaciones asociadas al esquema corporal, como la percepción de movimiento y la propriocepción.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Body image researchers credit the neurologist Paul Schilder (1886-1940) with the term's definition in 1935. The analysis of the concept's composition can contribute to understanding its dissemination in a language community. We sought to identify the circulation of the idea in the psychology literature in the early twentieth century through a conceptual analysis of primary sources. Articles published in Psychology scientific journals and Psychology books between 1900 and 1935 were reviewed. Sources published in Spanish, French, English and Portuguese were accessed. Only two articles presented an explicit reference to the term body image, while the other articles touched on body image ideas. On the other hand, the psychology books' texts did not present explicit references to the concept. Still, they described theories aligned with research on body perception within primary psychological processes literature. The general understanding of body image inherited by the literature in psychology was preceded by definitions associated with body scheme, such as the perception of movement and proprioception.
  • DIMENSÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM MIGRANTES EM URGÊNCIA SOCIAL: A REDE TRANSFERENCIAL Artigo

    Seincman, Pedro Magalhães; Rosa, Miriam Debieux

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho apresenta, no bojo da clínica psicanalítica, um estudo de caso permeado pelas especificidades dos contextos de urgência social no campo da migração. Entendemos como uma situação de urgência social aquela em que a falta de condições materiais a que uma parcela de pessoas é submetida se une a discursos que colocam o sujeito em posições de objetificação, de submissão ao outro no laço social, em situações, pois, de desamparo discursivo (Rosa, 2016). As elaborações teórico-clínicas estão fundadas na experiência clínica que embasou a construção do caso clínico de uma criança e seus pais, bolivianos, marcados pelas consequências do trabalho escravo e pelo diagnóstico de autismo do filho. Guiando-nos pelas movimentações oriundas desse caso, apresentamos as posições assumidas pelo psicanalista diante do contexto em que se articulam aspectos sócio-políticos do sofrimento e situações de migração forçada. Esse percurso conflui na direção de situar novas abordagens e dispositivos psicanalíticos que considerem a posição do sujeito no laço social, propondo possibilidades diante das demandas endereçadas à clínica psicanalítica nos contextos institucionais e de urgência social. Além disso, propomos a noção de rede transferencial, como instrumento que norteia o trabalho do psicanalista no contato interinstitucional, com os profissionais de outras áreas e com aqueles que se encontram em situações de urgência social.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente trabajo busca investigar, en el seno de la clínica psicoanalítica, un estudio de caso permeado por las especificidades de los contextos de urgencia social en el campo de la migración. Entendemos como urgencia social las situaciones en que la falta de condiciones materiales a que una parte de personas es sometida se une a discursos que colocan al sujeto en posiciones objetivas, de sumisión al otro en el lazo social, en situaciones, pues, de desamparo discursivo (Rosa, 2016). Las elaboraciones clínicas teóricas se basan en la experiencia clínica que apoyó la construcción del caso clínico de un niño y sus padres, bolivianos, marcado por las consecuencias del trabajo esclavo y por el diagnóstico de autismo del hijo. Guiándonos por los movimientos surgidos en este caso, presentamos las posiciones tomadas por el psicoanalista en un contexto en que se articulan los aspectos sociopolíticos del sufrimiento y situaciones de migración forzada. Este recorrido confluye en la dirección de situar nuevos enfoques y dispositivos psicoanalíticos que tomen em consideración la posición del sujeto en el lazo social, proponiendo cambios significativos frente a las demandas dirigidas a la clínica psicoanalítica por contextos institucionales y de urgencia social. Además, proponemos la noción de red transferencial, como un instrumento que orienta el trabajo del psicoanalista en el contacto interinstitucional, con profesionales de otras áreas y con aquellos que se encuentran en situaciones de urgencia social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study sought to investigate, in the perspective of psychoanalytic clinic, a case study permeated by the specificities of the contexts of social urgency in the field of migration. Social urgency entails situations in which the lack of material conditions of a portion of people joins discourses that place the subject in positions of objectification, submission to the other in the social bond, therefore in situations of discursive helplessness (Rosa, 2016). The theoretical and clinical elaborations are based on the clinical experience that supported the construction of the clinical case of a child and their parents, Bolivians, marked by the consequences of slave labor and the child’s autism diagnosis. Based on the movements arising from this case, we present the positions taken by the psychoanalyst facing a context in which the socio-political aspects of suffering articulate with situations of forced migration. This path converges in the effort to locate new approaches and psychoanalytic devices, which takes into account the subject position in the social bond, proposing significant changes vis-à-vis the demands addressed to the psychoanalytic clinic by institutional and social urgency contexts. In addition, we propose the notion of transferential network, as an instrument that guides the psychoanalyst’s work with interinstitutional contacts, with professionals from other areas and with those who are in situations of social urgency.
  • TRAJETÓRIA DE MIGRAÇÃO DE MULHERES HAITIANAS EM PORTO ALEGRE: UM ESTUDO QUALITATIVO Artigo

    Romano, Alice Queiroz Telmo; Pizzinato, Adolfo

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo visa abordar a recente imigração haitiana no estado do Rio Grande do Sul, explorando o significado do fenômeno migratório para mulheres haitianas. Na introdução é traçado um panorama sobre a feminização da migração, em especial da imigração haitiana. Os objetivos desta pesquisa são: (1) conhecer as diferentes trajetórias de migração de mulheres haitianas e (2) compreender como ocorrem as relações de gênero no processo migratório. Foram realizadas entrevistas narrativas com dez imigrantes, cujas perguntas se reportavam à trajetória de migração. A partir da análise das entrevistas busca-se compreender como é a trajetória de migração dessas mulheres e o que foi encontrado de semelhanças e diferenças com o que vem sendo publicado sobre migração de mulheres haitianas. Algumas questões, como idioma, família e trabalho, tiveram destaque e foram aprofundadas. Em suas falas foi observado como ser haitiana encontra-se vinculada vivência de migração. Também foi visto que suas trajetórias são marcadas por protagonismo ao decidirem migrar sozinhas para outros países. Os achados desta pesquisa oferecem um panorama ainda circunscrito e delimitado da realidade das mulheres haitianas em Porto Alegre, mas que pode servir de suporte para pensar políticas públicas e intervenções que visem tanto conscientizar a população brasileira sobre esse tema tão emergente, quanto apresentar possibilidades de acolhimento e fomentação de direitos humanos para a população imigrante e refugiada.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN. El presente artículo tiene por objeto abordar la reciente inmigración haitiana en el estado de Rio Grande do Sul, explorando el significado del fenómeno migratorio para las mujeres haitianas. En la introducción se traza un panorama sobre la feminización de la migración, en particular de la inmigración haitiana. Los objetivos de esta investigación son: (1) conocer las diferentes rutas de migración de las mujeres haitianas y (2) la comprensión de cómo se producen las relaciones de género en el proceso de migración. Se realizaron entrevistas narrativas con diez inmigrantes, cuyas preguntas se reportaban la trayectoria de migración. A partir del análisis de las entrevistas se busca comprender cómo es la trayectoria de migración de estas mujeres, lo que fue encontrado de semejanzas y diferencias con que viene siendo publicado sobre migración de mujeres haitianas. Algunas cuestiones, como el idioma, la familia y el trabajo, se destacaron y se profundizaron. En sus declaraciones fue observado cómo ser haitiana se encuentra vinculada a la vivencia de migración. También fue visto que sus trayectorias están marcadas por protagonismo al decidir migrar solas a otros países. Los hallazgos de esta investigación ofrecen un panorama aún circunscrito y delimitado de la realidad de las mujeres haitianas en Porto Alegre, pero que puede servir de soporte para pensar políticas públicas e intervenciones que visan tanto concientizar a la población brasileña en cuanto a este tema tan emergente, cuanto presentar posibilidades de acogida y fomento de derechos humanos para la población inmigrante y refugiada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. This article aimed to address the recent Haitian immigration in the state of Rio Grande do Sul, exploring the significance of the migratory phenomenon for Haitian women. The introduction outlines the feminization of migration, especially Haitian immigration. The objectives of this study are: (1) to know the different trajectories of migration of Haitian women and (2) to understand how gender relations in the migratory process occur. Narrative interviews were carried out with ten immigrants, whose questions were related to the migration trajectory. The analysis of the interviews sought to understand the migration trajectory of these women, what was found of similarities and differences with what has been published on the migration of Haitian women. Some issues, such as language, family and work, have been highlighted and deepened. Their speeches showed how being Haitian is linked to the experience of migration. Their trajectories are marked by protagonism when deciding to migrate alone to other countries. Our findings provide a still limited and defined panorama of the reality of Haitian women in Porto Alegre, but which can serve as a support for thinking about public policies and interventions aimed at raising awareness among the Brazilian population on this very emerging topic, and promoting human rights for the immigrant and refugee population.
  • DA SEXUAÇÃO COMO SOFISMA: A CONTINGÊNCIA NA ESCOLHA DA POSIÇÃO SEXUADA Artigo

    Lima, Vinícius Moreira; Bedê, Heloísa; Vorcaro, Ângela

    Resumo em Português:

    RESUMO. Este trabalho propõe uma releitura do artigo freudiano de 1925 sobre ‘Algumas consequências psíquicas da distinção anatômica entre os sexos’, seguindo a via aberta por Lacan com sua teoria da sexuação. No texto de Freud, parece haver uma proposição temporal de fundo acerca da assunção da posição sexuada, que acaba levando a um esquematismo edipiano que nem sempre dá conta da singularidade da sexuação para além dos seus arranjos normativos. Partindo daí, pode o sofisma dos três prisioneiros - pela introdução diferencial dos tempos de ‘ver’, ‘compreender’ e ‘concluir’ - auxiliar numa leitura não normativa do corpo no processo de sexuação? Desdobrando essa questão, discutiremos a importância de sustentar, com Lacan, uma diferenciação aguda e precisa entre o falo e o pênis, bem como entre a diferença sexual e a distinção anatômica entre os sexos. Concluímos apontando para os limites da norma edipiana para prever ou determinar o que será do sujeito, uma vez que, sendo o Outro barrado (e não um sistema completo de dominação), abre-se o espaço da contingência em que se revela, para cada um, a escolha inconsciente de sua posição sexuada.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo propone una relectura del artículo freudiano de 1925 sobre ‘Algunas consecuencias psíquicas de la distinción anatómica entre los sexos’ siguiendo la vía abierta por Lacan con su teoría de la sexuación. En el texto de Freud, parece haber una proposición temporal de fondo acerca de la asunción de la posición sexuada, que acaba llevando a un esquematismo edípico que ni siempre da cuenta de la singularidad de la sexuación más allá de sus arreglos normativos. A partir de ahí, ¿puede el sofisma de los tres prisioneros - por la introducción diferencial de los tiempos de ‘ver’, ‘comprender’ y ‘concluir’ - auxiliar en una lectura no normativa del cuerpo en el proceso de sexuación? Al desdoblar esta cuestión, discutiremos la importancia de sostener, con Lacan, una diferenciación aguda y precisa entre el falo y el pene, así como entre la diferencia sexual y la distinción anatómica entre los sexos. Concluimos apuntando a los límites de la norma edípica para prever o determinar lo que será del sujeto, en la medida en que, siendo el Otro barrado y no un sistema completo de dominación, se abre el espacio de la contingencia en que se revela, para cada uno, la elección inconsciente de su posición sexuada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work proposes a re-reading of the Freudian article of 1925 named ‘Some psychical consequences of the anatomical distinction between the sexes’, following the path opened by Lacan with his theory of sexuation. In Freud’s text, there seems to be an implicit temporal proposition about the assumption of the sexed position, which leads to an Oedipal schematism that does not always account for the singularity of sexuation beyond its normative arrangements. Thus, we raise the question: can the sophism of the three prisoners - by the differential introduction of the time for ‘seeing’, ‘understanding’, and ‘concluding’ - help us to deliver a non-normative reading of the body in the process of sexuation? Branching out this question, we will discuss the importance of maintaining, with Lacan, an acute and precise differentiation between the phallus and the penis and between sexual difference and the anatomical distinction between the sexes. Finally, we conclude by pointing to the limits of the Oedipal norm to predict or determine what will be made of the subject, since, by considering the Other as barred - and not a complete system of domination -, a space of contingency is opened, revealing for each one the unconscious choice of their sexed position.
  • PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OFICINAS COM ADOLESCENTES Relato De Experiência

    Severo, Franciéli Katiúça Teixeira da Cruz; Giongo, Carmem Regina

    Resumo em Português:

    RESUMO. Diante das necessárias interfaces entre a psicologia e os direitos humanos, este estudo pretende relatar e analisar, reflexivamente, uma intervenção em educação em direitos humanos com adolescentes participantes de um projeto social de uma cidade situada na região metropolitana de Porto Alegre. O percurso metodológico escolhido para este estudo foi o relato de experiência de oficinas de educação em direitos humanos que ocorreram durante os meses de maio e junho de 2017. Os participantes foram 15 adolescentes de diferentes níveis de escolaridade, com idade média 13,9 anos, todos participantes de um projeto social. A experiência foi relatada em Diário de Campo e analisada pela metodologia da Análise temática de Minayo. Como resultado deste estudo, foram relatados os desafios e as contribuições da psicologia na construção de oficinas de educação em direitos humanos com adolescentes. Verificou-se a importância de construir as oficinas de educação em direitos humanos com o grupo, permitindo o compartilhamento e o reconhecimento da realidade dos participantes. Neste sentido, ressalta-se a importância de trabalhar esta temática com adolescentes, além da potência existente na contribuição da psicologia diante da articulação com os direitos humanos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Delante de las necesarias interfaces entre la Psicología y los Derechos Humanos, este estudio pretende relatar y analizar, reflexivamente, una intervención en Educación en Derechos Humanos con adolescentes participantes de um proyecto social de una ciudad situada en la región metropolitana de Porto Alegre. El recorrido metodológico escogido para este estúdio fue el relato de experiencia de talleres de Educación en Derechos Humanos que acontecieron durante los meses de mayo y junio de 2017. Los participantes fueron 15 adolescentes de diferentes grados de escolaridad, com edad media 13,9 años, todos participantes de um proyecto social. La experiencia fue relatada em Diario de Campo y analizada a través de la metodología de la Análisis Temática de Minayo. Como resultado de este estudio, fueron relatados los desafíos y las contribuciones de la psicologia en la construcción de talleres de Educación en Derechos Humanos con adolescentes. Se verifico la importancia de construir los talleres de Educación en Derechos Humanos com el grupo, permitiendo la compatibilidad y el reconocimiento de la realidad de los participantes. En este sentido, se resalta la importancia de trabajar esta temática con adolescentes, además de la potencia existente en la contribución de la psicología frente de la articulación com los Derechos Humanos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Due to the needed interfaces between Psychology and Human Rights, this study intends to report and analyze, reflectively, an intervention in Human Rights Education with adolescents who took part in a social project of a city located in the metropolitan region of Porto Alegre. As the methodological path chosen for the study, an account of experience with Human Rights Education workshops that took place during the months of May and June of 2017. The participants were 15 adolescents of different educational levels, with a mean age of 13.9 years, all of whom participated in a social project. The experience was reported in a Field Journal and analyzed through Minayo’s Thematic Analysis methodology. According to the study’s, challenges and contributions of Psychology in the development of Human Rights Education workshops with adolescents were reported. The importance of building the Human Rights Education workshops with the group was noticed, which allows the sharing and recognition of the participants’ reality. Thus, the importance of addressing this topic along with adolescents, as well as the power in the contribution of Psychology to the articulation with Human Rights are highlighted.
  • REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE O LEGADO DE VIGOTSKI: ENTREVISTA COM O PROFESSOR NIKOLAI VERESOV (ENTREVISTA COM NIKOLAI VERESOV) - PARTE II Entrevista

    Toffanelli, Ana Caroline; Franco, Adriana de Fátima
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br