Acessibilidade / Reportar erro
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 27, Número: 3, Publicado: 2021
  • A INCONGRUÊNCIA DO TAYLORISMO À INDÚSTRIA TÊXTIL COMO SISTEMA DE MÁQUINAS NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS Artigos

    Cunha, Elcemir Paço; Guedes, Leandro Theodoro

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo objetiva analisar a congruência formal e histórica entre o setor têxtil como sistema de máquinas (ou grande indústria) no Brasil e nos Estados Unidos e o taylorismo como método de ampliação da produtividade por meio da intensificação do trabalho na transição entre os séculos XIX e XX. Para realizar a análise, diferencia-se manufatura de grande indústria (sistema de máquinas), explicitando os métodos de ampliação da produtividade mais aderentes. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada por meio de estudo histórico de caráter qualitativo quanto à abordagem dos dados colhidos para o período entre 1842 e 1946. A conclusão central aponta para a incongruência entre taylorismo e setor têxtil como grande indústria no qual se desenvolveram outros métodos predominantes de ampliação da produtividade, como o maior número de máquinas por operário, nos Estados Unidos, e o prolongamento da jornada de trabalho, no Brasil. A contribuição principal aponta para a importância da delimitação precisa do taylorismo como método de intensificação e da pesquisa concreta por setor em lugar de conceituação abrangente e da generalização abusiva.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene como objetivo analizar la correspondencia formal e histórica entre el sector textil como sistema de máquinas (o gran industria) en Brasil y Estados Unidos y el taylorismo como método de aumento de la productividad a través de la intensificación del trabajo en la transición del siglo XIX y XX. Para realizar el análisis se diferencia manufactura de una gran industria (sistema de máquina), explicando los métodos de expansión de la productividad más adherentes. Metodológicamente, la investigación se llevó a cabo mediante un estudio histórico cualitativo sobre el enfoque de los datos recolectados para el período comprendido entre 1842 y 1946. La conclusión central apunta a la incongruencia entre el taylorismo y el sector textil como una gran industria en la que otros métodos predominantes de expansión de la productividad, como el mayor número de máquinas por trabajador, en Estados Unidos, y la extensión de la jornada laboral, en Brasil. El principal aporte apunta a la importancia de la delimitación precisa del taylorismo como método de intensificación y a la investigación concreta por sector en lugar de una conceptualización abstracta y una generalización abusiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyze the formal and historical congruence between, in one hand, the textile sector as a machine system (or large industry) in Brazil and the United States and Taylorism as a method of increasing productivity by intensifying work in the transition between the 19th and 20th centuries, in the other. In order to carry out the analysis, we differentiated manufacture and large industry (machine system), showing the most adherent productivity expansion methods. Methodologically the research was carried out by a qualitative historical study regarding the approach of the data collected for the period between 1842 and 1946. The central conclusion points to the low adherence between Taylorism and the textile sector as a large industry in which other predominant methods of expansion were developed productivity, such as the largest number of machines per worker, in the United States, and the extension of the working day, in Brazil. The main contribution points to the importance of the precise delimitation of Taylorism as a method of intensification and of concrete research by sector instead of an abstract conceptualization and abusive generalization.
  • A ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA: EPISTEMOLOGIA, METODOLOGIA E ESTADO DA ARTE Artigos

    Cristaldo, Rômulo Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa contribuir para a apreciação e sistematização da produção de conhecimento a partir do movimento da administração política. O objetivo principal é o de mapear o alcance e as características da perspectiva estudada por meio de um estudo bibliométrico. Para tanto, elaborou-se uma exposição do volume e vazão da produção sobre administração política no Brasil. Além disso, foram analisados aspectos metodológicos e epistemológicos das publicações. Chega-se à conclusão que a administração política é uma abordagem sociológica híbrida, na qual a matriz analítica se apresenta como dominante. pode-se afirmar que se trata de um campo em seus estágios iniciais de desenvolvimento, com comprovações empíricas ainda incipientes e predominância de estudos ensaísticos, teóricos ou exploratórios.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este paper asume el objetivo de comprender y categorizar la producción científica de la Administración Política. La idea principal es construir un estado del arte del concepto caracterizando su contribución bajo una visión general de su desarrollo. Por tanto, se realizó un estudio bibliométrico a partir del cual se midió el volumen y las principales revistas en que se publican su producción en Brasil. Además, se analizaron sus características metodológicas y epistemológicas. Las principales conclusiones mostram que el movimiento de la administración política es un enfoque sociológico híbrido donde la matriz analítica parece ser dominante. Además, el Movimiento de Administración Política aparece en sus premeras etapas de desarrollo, con escasa evidencia empírica, en el cual los trabajos ensayísticos, exploratórios y especulativos son los principales métodos empleados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to understand and categorize the scientific production of the Political Administration. The main idea is to build a state of the art of the concept in order to characterize its contribution drawing an overview of its development, thru bibliometrics analysis. Therefore, it was measured the volume and the journals in which their production becomes known in Brazil. Then, it was analyzed its methodological and epistemological features. The major findings concern to show that, first, the political administration movement is a hybrid sociological approach-in which the analytical matrix seems to be dominant-and, the Political Administration Movement appear in its first developments, with meager empirical evidence in where speculative, exploratory, and essayistic procedures are the mains methods employed.
  • ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: A TRAJETÓRIA BRASILEIRA E O CONTEXTO LOCAL EM PORTO ALEGRE (RS) Artigos

    Martins, Maique Berlote; Carbonai, Davide

    Resumo em Português:

    RESUMO A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada internacionalmente como um fator de benefício aos sistemas universais de saúde. No Brasil é regulamentada pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e nos últimos quatro anos tem sofrido reformas expressivas em suas diretrizes, alterando a forma como estes cuidados à saúde são implementados nos municípios. Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória da política de APS no Brasil e compreender o cenário local no município de Porto Alegre/RS. Com base em um estudo qualitativo e descritivo, foram analisados documentos oficiais sobre a APS (legislação federal e instrumentos normativos). Também, tivemos como fonte de dados o Plano Municipal de Saúde 2018-2021, o Relatório Anual de Gestão de 2020 e uma entrevista com uma gestora municipal da APS de Porto Alegre. Na trajetória nacional, reformas recentes indicam uma aproximação ao modelo mais seletivo de APS, maior flexibilização para parcerias com prestadores de serviço e redução da atuação comunitária. Em Porto Alegre, percebe-se uma fragmentação da gestão entre as Organizações Sociais do setor hospitalar, acompanhando as reformas nacionais e mudando expressivamente o desenho de funcionamento da APS.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La Atención Primaria de Salud (APS) se considera internacionalmente como un beneficio para los sistemas de salud universales. En Brasil, está regulado por la Política Nacional de Atención Primaria (PNAP) y en los últimos cuatro años ha experimentado importantes reformas en sus lineamientos, cambiando la forma en que esta atención de salud se implementa en los municipios. Este artículo tiene como objetivo analizar la trayectoria de la política de APS en Brasil y comprender el escenario local en la ciudad de Porto Alegre/RS. A partir de un estudio cualitativo y descriptivo, se analizaron documentos oficiales sobre APS (legislación federal e instrumentos normativos). También contamos con el Plan Municipal de Salud 2018-2021, el Informe Anual de Gestión 2020 y una entrevista con un gerente municipal de la APS de Porto Alegre como fuente de datos. En la trayectoria nacional, las reformas recientes indican un acercamiento al modelo de APS más selectivo, una mayor flexibilidad en las alianzas con los proveedores de servicios y una reducción de la acción comunitaria. En Porto Alegre, existe una fragmentación de la gestión entre las Organizaciones Sociales del sector hospitalario, siguiendo las reformas nacionales y cambiando significativamente el diseño de trabajo de la APS.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Primary Health Care (PHC) is considered internationally as a benefit to universal health systems. In Brazil, it is regulated by the National Primary Care Policy (PNAB) and in the last four years it has received significant reforms in its guidelines, changing the way in which this health care is implemented in municipalities. This article aims to analyze the trajectory of PHC policy in Brazil and understand the local context in the city of Porto Alegre/RS. Based on a qualitative and descriptive study, official documents on PHC (federal legislation and normative instruments) were analyzed. We also had as data source the Municipal Health Plan 2018-2021, the Annual Management Report 2020 and an interview with a municipal manager of the APS of Porto Alegre. In the national trajectory, recent reforms indicate an approach to the more selective PHC model, greater flexibility in partnerships with service providers and a reduction in community action. In Porto Alegre, there is a fragmentation of management between the Social Organizations of the hospital sector, following the national reforms and significantly changing the working design of the PHC.
  • CONFIANÇA INTERPESSOAL E CONFIANÇA ORGANIZACIONAL COMO ANTECEDENTES DOS COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL Artigos

    Andrade, Taís de; Estivalete, Vânia de Fátima Barros; Malheiros, Michel Barboza; Rossato, Vanessa Piovezan

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho consiste em analisar a influência dos antecedentes contextuais Confiança Interpessoal (CI) e Confiança Organizacional (CO) sobre os Comportamentos de Cidadania Organizacional (CCO). Por meio de uma survey. Foram investigados 988 trabalhadores do setor educacional pertencentes a treze organizações de ensino privadas do estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2017. Os dados obtidos foram analisados com o apoio do software SPSS e AMOS, por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os principais resultados encontrados expõem a relação de influência da Confiança Interpessoal e Organizacional sobre os Comportamentos de Cidadania Organizacional. As reflexões que emergem com os achados desta pesquisa, sugerem que o contexto social assume um papel central no estímulo aos comportamentos cooperativos e discricionários nas organizações. Observou-se também, que foram empreendidos avanços ao trazer esta discussão para o campo das instituições do setor educacional, as quais exercem um papel social, político e econômico ímpar. Para os gestores em educação, uma maior compreensão dos antecedentes contextuais sobre o CCO pode contribuir para o desenvolvimento de comportamentos voltados à cooperação, por meio do maior envolvimento entre os indivíduos e apoio da instituição à participação e valorização das contribuições dos trabalhadores do setor.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este trabajo es analizar la influencia de los antecedentes contextuales del Confianza Interpersonal (CI) y Confianza Organizacional (CO) en los Comportamientos de la ciudadanía organizacional (CC) O. A través de una encuesta, se investigaron 988 trabajadores del sector educativo pertenecientes a trece organizaciones educativas privadas en el estado de Rio Grande do Sul. Los datos obtenidos se analizaron con el apoyo del software SPSS y AMOS, a través del modelado de ecuaciones estructurales (MEE). Los principales resultados encontrados exponen la relación de influencia de la confianza interpersonal y organizacional en los comportamientos de ciudadanía organizacional. Las reflexiones que surgen de los resultados de esta investigación sugieren que el contexto social asume un papel central en la estimulación de comportamientos cooperativos y discrecionales en las organizaciones. También se observó que se hicieron avances para llevar esta discusión al campo de las instituciones del sector educativo, que desempeñan un papel social, político y económico único. Para los gerentes en educación, una mayor comprensión de los antecedentes contextuales de la CCO puede contribuir al desarrollo de comportamientos dirigidos a la cooperación, a través de una mayor participación entre las personas y el apoyo de la institución a la participación y apreciación de las contribuciones de los trabajadores en el sector.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this work is to analyze the influence of the contextual antecedents Interpersonal Trust (IT) and Organizational Trust (OT) on the Organizational Citizenship Behaviors (OCB). Through a survey, 988 workers from the educational sector belonging to thirteen private educational organizations in the state of Rio Grande do Sul were investigated, in 2017. The data obtained were analyzed with the support of the SPSS and AMOS software, through Structural Equation Modeling (MEE). The main results found expose the relationship of influence of Interpersonal and Organizational Trust on Organizational Citizenship Behaviors. The reflections that emerge from the findings of this research, suggest that the social context assumes a central role in stimulating cooperative and discretionary behaviors in organizations. It was also noted that advances were made in bringing this discussion to the field of educational sector institutions, which play a unique social, political and economic role. For managers in education, a greater understanding of the contextual background on the OCB can contribute to the development of behaviors aimed at cooperation, through greater involvement among individuals and support from the institution to the participation and appreciation of the contributions of workers in the sector.
  • INTERAÇÕES E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÁREA DE SEGURANÇA Artigos

    Figueiredo, Sabrina Oliveira de; Pascuci, Lucilaine Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Um dos principais desafios da gestão de políticas públicas está em transformar intenções em ações. Trata-se de um sistema complexo caracterizado por agentes autônomos, multiplicidade de atores, interesses conflitantes, poder compartilhado, entre outros aspectos que geram uma lacuna entre formulação e implementação. Neste contexto, a dinamicidade das interações e a maneira com que elas são administradas têm implicações essenciais nos resultados. Este estudo explora conceitos de políticas públicas, interações e sistemas adaptativos complexos para analisar como as interações determinadas por sistemas justapostos e sistemas frouxamente articulados influenciaram o desenvolvimento de uma Política Pública de Segurança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação não participante e documentos, e foram analisados por meio de técnicas de análise de narrativa e análise documental. Resultados revelaram que, embora a formulação da política pública represente um sistema justaposto e a sua implementação, um sistema frouxamente articulado, a excessiva sistematização e dificuldades estruturais próprias da gestão pública limitam o alcance dos resultados. O alcance de resultados mais efetivos perpassa a formação de redes de interações que equilibrem padrões formais com a flexibilidade necessária para permitir contribuições advindas da capacidade de aprendizado dos implementadores.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Uno de los principales desafíos de la gestión de políticas públicas es transformar las intenciones en acciones. Es un sistema complejo caracterizado por agentes autónomos, multiplicidad de actores, intereses en conflicto, poder compartido, entre otros aspectos que generan una brecha entre formulación e implementación. En este contexto, la dinámica de las interacciones y la forma de gestionarlas tienen implicaciones esenciales en los resultados. Este estudio explora conceptos de políticas públicas, interacciones y sistemas adaptativos complejos para analizar cómo las interacciones determinadas por sistemas yuxtapuestos y sistemas libremente articulados influyeron en el desarrollo de una Política de Seguridad Pública. Los datos se reunieron mediante entrevistas, observación no participante y documentos, y se analizaron mediante técnicas de análisis narrativo y análisis documental. Los resultados revelaron que, aunque la formulación de la política pública representa un sistema yuxtapuesto y su implementación, un sistema libremente articulado, la excesiva sistematización y las dificultades estructurales inherentes a la gestión pública limitan el alcance de los resultados. El logro de resultados más efectivos permea la formación de redes de interacciones que equilibren las normas formales con la flexibilidad necesaria para permitir contribuciones derivadas de la capacidad de aprendizaje de los implementadores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT One of the main challenges of public policy management is to transform intentions into actions. It is a complex system characterized by autonomous agents, multiplicity of actors, conflicting interests, shared power, among other aspects that generate a gap between formulation and implementation. In this context, the dynamics of interactions and the way they are managed have essential implications for the results. This study explores concepts of public policy, interactions and complex adaptive systems to analyze how interactions determined by tightly and loosely coupled systems influenced the development of a public security policy. Data were collected through interviews, non-participant observation and documents, and were analyzed using narrative analysis techniques and document analysis. Results revealed that although the formulation of public policy represents a juxtaposed system and its implementation, a loosely coupled system, excessive systematization and structural difficulties inherent to public management limits its implementation. Achieving more effective results permeates the formation of interaction networks that balance formal standards with the necessary flexibility to allow contributions arising from informal interactions and, consequently, from the learning of the implementers.
  • RELATO INTEGRADO: EVIDENCIAÇÃO DE RISCOS RELACIONAIS PELAS EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROJETO PILOTO NO BRASIL Artigos

    Castanha, Eduardo Tramontin; Rengel, Rodrigo; Koch, Amanda Manes; Gasparetto, Valdirene

    Resumo em Português:

    RESUMO O Relato Integrado (RI) deve prover uma visão da qualidade das relações que a organização mantém com as partes interessadas e evidenciar os riscos que afetam a capacidade de gerar valor no curto, médio e longo prazo. Assim, este estudo tem o objetivo de investigar como os riscos relacionais são evidenciados pelas empresas participantes do projeto piloto do RI no Brasil. Realizou-se análise de conteúdo dos RIs de 11 empresas participantes do projeto piloto do RI. Os resultados evidenciam que apesar dos riscos relacionais possuírem representatividade na relação entre organizações, estes são divulgados de forma não padronizada, implícita e dispersa ao longo dos documentos. Ao classificar os riscos evidenciados nas categorias de riscos relacionais, observou-se predominância da evidenciação de riscos de potencial conflito e de não aprendizagem. Por outro lado, o risco de invasão não foi divulgado por nenhuma empresa. Para atender ao propósito do RI, as organizações devem torná-lo mais compreensível quanto a riscos relacionais e formas de mitigá-los. Uma orientação por parte do International Integrated Reporting Council quanto à evidenciação de riscos relacionais pode melhorar a padronização das informações divulgadas e o poder informativo do RI para os usuários externos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El Informe Integrado (RI) debe brindar una visión de la calidad de las relaciones que la organización tiene con sus grupos de interés y resaltar los riesgos que afectan la capacidad de generar valor en el corto, mediano y largo plazo. En vista de esto, este estudio tiene como objetivo investigar cómo los riesgos relacionales son divulgados por las empresas que participan en el proyecto piloto RI en Brasil. Para ello se realizó un análisis de contenido de RI de 11 empresas participantes en el proyecto piloto. Los resultados mostraron que si bien los riesgos relacionales tienen representatividad en la relación entre organizaciones, se dan a conocer de manera no estandarizada, implícita y dispersa a lo largo del documento. Al clasificar los riesgos evidenciados en las categorías de riesgos relacionales, se observó el predominio de la divulgación de riesgos de potencial conflicto y no aprendizaje. Por otro lado, ninguna empresa reveló el riesgo de invasión. Para cumplir el propósito de RI, las organizaciones deben hacer más comprensible los riesgos relacionales y las formas de mitigarlos. La orientación del International Integrated Reporting Council con respecto a la divulgación de riesgos relacionales por parte de las empresas puede mejorar la estandarización de la información divulgada y el poder informativo de RI a los usuarios externos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Integrated Report (IR) should provide a view of the quality of the relationships that the organization has with its stakeholders and highlight the risks that affect the ability to generate value in the short, medium and long term. In view of this, this study aims to investigate how relational risks are disclosed by companies participating in the RI pilot project in Brazil. For this, RI content analysis of 11 companies participating in the pilot project was carried out. The results showed that although the relational risks have representativeness in the relationship between organizations, they are disclosed in a non-standardized, implicit and dispersed manner throughout the document. When classifying the risks evidenced in the categories of relational risks, the predominance of the disclosure of risks of potential conflict and non-learning was observed. On the other hand, the risk of invasion was not disclosed by any company. To serve the purpose of RI, organizations must make it more understandable about relational risks and ways to mitigate them. Guidance from the International Integrated Reporting Council regarding the disclosure of relational risks by companies can improve the standardization of the information disclosed and the informative power of RI to external users.
  • TRAJETÓRIAS EMERGENTES DE STARTUPS BRASILEIRAS-CANADENSES À LUZ DO MODELO DE UPPSALA, EMPREENDEDORISMO DE IMIGRANTES E DA EFFECTUATION Artigos

    Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz; Machado, Michel Mott; Cruz, Eduardo Picanço; Cunha, Robson Moreira

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo evidencia trajetórias de 19 empreendedores brasileiros de startups estabelecidas no Canadá. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os respondentes. Dado que há poucos estudos relativos aos empreendedores brasileiros no Canadá, buscou-se verificar quais seriam suas barreiras e principais dificuldades, oportunidades e estratégias de sucesso empreendidas por eles no país. O artigo inicia com uma discussão sobre o empreendedorismo imigrante e a criação de startups. Em seguida, aborda-se o movimento migratório de brasileiros para o Canadá, tratando dos negócios brasileiros em geral e das startups, onde também focaliza-se na definição de startups e o seu perfil no Brasil, além do ecossistema canadense de startups. O presente artigo tem como contribuição teórica confrontar os dados coletados com as teorias de empreendedorismo de imigrantes, teoria da effectuation startups e modelo de Uppsala, visando elencar de forma teórica os elementos observados no grupo pesquisado. Ao final do artigo apresenta-se um diagrama que ilustra a jornada do empreendedor imigrante no processo de desenho e validação de seu modelo de negócios, sendo que as conclusões podem contribuir para as teorias empreendedoras, mostrando aspectos específicos do contexto de startups canadenses. Já como implicações práticas o estudo pode fornecer dados para possíveis políticas futuras, que objetivem atrair para o ecossistema de tecnologia canadense, empreendedores brasileiros mais qualificados e hábeis.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente estudio muestra las trayectorias de 19 emprendedores brasileños de startups establecidas en Canadá. Los datos se recopilaron mediante entrevistas semiestructuradas con los encuestados. Dado que existen pocos estudios relacionados con los emprendedores brasileños en Canadá, buscamos verificar cuáles serían sus barreras y principales dificultades, oportunidades y estrategias exitosas emprendidas por ellos en el país. El artículo comienza con una discusión sobre el emprendimiento de inmigrantes y la creación de startups. Luego, se aborda el movimiento migratorio de brasileños a Canadá, tratando el negocio brasileño en general y las startups, donde también se enfoca en la definición de startups y su perfil en Brasil, además del ecosistema de startups canadienses. El aporte teórico del presente artículo es comparar los datos recolectados con las teorías del emprendimiento de inmigrantes, teoría de efectuación, startups y el modelo de Uppsala, con el objetivo de enumerar de manera teórica los elementos observados en el grupo investigado. Al final del artículo se presenta un diagrama que ilustra el recorrido del emprendedor inmigrante en el proceso de diseño y validación de su modelo de negocio, y las conclusiones pueden contribuir a las teorías emprendedoras, mostrando aspectos específicos del contexto de las startups canadienses. Como implicaciones prácticas, el estudio puede proporcionar datos para posibles políticas futuras, que apuntan a atraer emprendedores brasileños más calificados y capacitados al ecosistema tecnológico canadiense.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study highlights the trajectories of 19 Brazilian entrepreneurs from startups established in Canada. Data were collected through semi-structured interviews with respondents. Given that there are few studies related to Brazilian entrepreneurs in Canada, we sought to verify what would be their barriers and main difficulties, opportunities and successful strategies undertaken by them in the country. The article starts with a discussion about immigrant entrepreneurship and the creation of startups. Then, the migratory movement of Brazilians to Canada is addressed, dealing with Brazilian business in general and startups, where it also focuses on the definition of startups and their profile in Brazil, in addition to the Canadian startup ecosystem. The present article's theoretical contribution is to compare the collected data with the theories of entrepreneurship of immigrants, effectuation theory, startups and the Uppsala model, aiming at listing in a theoretical way the elements observed in the researched group. At the end of the article, a diagram is presented that illustrates the journey of the immigrant entrepreneur in the process of designing and validating his business model, and the conclusions can contribute to entrepreneurial theories, showing specific aspects of the context of Canadian startups. As practical implications, the study can provide data for possible future policies, which aim to attract more qualified and skilled Brazilian entrepreneurs to the Canadian technology ecosystem.
  • INOVAÇÃO FRUGAL: ESTUDOS DE CASO SOBRE A CRIAÇÃO DE VENTILADORES MECÂNICOS PARA A PANDEMIA DA COVID-19 Especial: Contribuições Da Administração Para Superar A Crise Em Tempos De Pandemia

    Scarabelli, Bruna Hernandes; Machado, Hilka Pelizza Vier; Sartori, Rejane

    Resumo em Português:

    RESUMO A Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2 (SARS-CoV-2), causadora da Coronavírus 2019 (Covid-19), se alastrou, tornando-se em pouco tempo uma pandemia. A doença provocou a escassez de ventiladores mecânicos no mercado brasileiro e mundial. Esta pesquisa teve como objetivo compreender o desenvolvimento de ventiladores mecânicos destinados ao atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19, focando em dificuldades e na configuração da inovação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, um estudo de casos múltiplos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com os agentes inovadores. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os equipamentos desenvolvidos constituem inovação frugal, uma vez que apresentam pelo menos quatro características desse tipo de inovação: acessibilidade e baixo custo; atendimento a determinada necessidade; uso de peças alternativas; e inovação. Os participantes apresentaram comportamento resiliente para vencer as dificuldades associadas ao custo de homologação; tempo, criatividade e distanciamento social; necessidades de conhecimento específico; e necessidade de trabalhar com margem de custo reduzida. A pesquisa apresenta uma contribuição para a compreensão do desenvolvimento da inovação frugal em contexto contingência, como foi o caso da pandemia, focando em indivíduos criadores e no processo de criação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El síndrome respiratorio agudo severo del coronavirus 2 (SARS-CoV-2), que causa el Coronavirus 2019 (Covid-19), se ha propagado y se ha convertido rápidamente en una pandemia. A raíz de la enfermedad, los mercados brasileño y mundial se han encontrado en una situación de escasez de ventiladores mecánicos, por lo que esta investigación presenta el objetivo de comprender el desarrollo de los ventiladores mecánicos para la atención de pacientes afectados por la Covid-19, centrándose en las dificultades y la configuración de la innovación. Para eso, se realizó una investigación exploratoria con enfoque cualitativo, un estudio de casos múltiples, con la recolección de datos a través de entrevistas semiestructuradas con agentes innovadores. Se aplicó la técnica de análisis de contenido de los datos y los resultados demuestran que se los equipos desarrollados son una innovación frugal, ya que presentan al menos cuatro características de este tipo de innovación: accesibilidad y bajo costo; atención a una necesidad específica; uso de piezas alternativas; e innovación. Los participantes mostraron resiliencia para superar las dificultades asociadas con el costo de aprobación; tiempo, creatividad y distancia social; necesidades específicas de conocimiento; y la necesidad de trabajar con un margen de coste reducido. La investigación presenta un aporte a la comprensión del desarrollo de la innovación frugal en un contexto de contingencia, como fue el caso de la pandemia, centrándose en los individuos creativos y en el proceso de creación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Severe Acute Respiratory Syndrome of Coronavirus 2 (SARS-CoV-2), which causes Covid-19, has spread, quickly becoming a pandemic. The disease caused a shortage of mechanical fans in the Brazilian and worldwide markets. This research aimed to understand the development of mechanical ventilators for the care of patients affected by Covid-19, focusing on difficulties and the configuration of innovation. An exploratory research was carried out, with a qualitative approach, a multiple case study. Data collection took place through semi-structured interviews with innovative agents. Data were analyzed through content analysis. The results demonstrate that the equipment developed is a frugal innovation, since it has at least four characteristics of this type of innovation: accessibility and low cost; meeting a certain need; use of alternative parts; and innovation. Participants showed a resilient behavior to overcome the difficulties associated with the approval cost; time, creativity and social distance; specific knowledge needs; and the need to work with a reduced cost margin. The research presents a contribution to the understanding of the development of frugal innovation in a contingency context, as was the case of the pandemic, focusing on creative individuals and on the creation process.
Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br